Li esse quando era morador de rua, foi uma doação. O texto é magnífico e o vídeo é muito bom, com vários elementos de alta crítica literária. Um dos vídeos que mais me emocionou no seu canal.
@carlosalbertocruzneca82955 жыл бұрын
Cara que legal. Mesmo em um ambiente contrário, vc lendo. Gostaria de saber mais desta história pessoal. Fiquei muito feliz em ver seu comentário.
@gabrielfagundes92084 жыл бұрын
@@carlosalbertocruzneca8295 tbb
@srbordelzao4 жыл бұрын
As vezes o bidê rosa pode ser duro, as vezes molhado, as vezes gelado - o que importa é que ele É.
@vanessavanessinha46024 жыл бұрын
Caramba, que comentário inspirador! Desejo que sua vida seja repleta de bênçãos 🤗
@alinesales46044 жыл бұрын
Que bom, boa sorte
@anapaulapelosomatos13027 жыл бұрын
Para mim Emma Bovary é o retrato da insatisfação humana que sempre na ilusão de seu sonho não consegue ver o que tem de bom nas coisas e pessoas. Na busca do sonho ideal, despreza o real e nunca está satisfeito e em paz. Não é que temhamos que ser resignados, mas devemos tomar a vida pela nossa própria falhabilidade. De todos os personagens eu tive amor e ódio. Finalmente são humanos: nem bons nem maus. Humanos apenas.
@josefacristina82524 жыл бұрын
Não é a toa que Madame Bovary é conhecido como "Dom Quixote de saia"
@larissanunes3723 жыл бұрын
Perfeito, super concordo!
@hcsf20243 жыл бұрын
Emma viveu, logo sofreu.
@iadellshaddai3 жыл бұрын
Então um estuprador não é nem bom nem mau? Então um assassino não é nem bom nem mau? fala serio né!
@iadellshaddai3 жыл бұрын
Se não existe certo ou errado nossa vida torna-se um caos. Se fosse um homem ferrando a vida de uma mulher ele seria criticado de outra forma. Vejo em seu comentário uma tentativa de minimizar as inúmeras merdas que essa personagem, que representa várias mulheres da vida real, fez.
@sabrinaalmeida40387 жыл бұрын
Interessante quando Emma reflete que não está mais empolgada com seu romance, mas diz que ainda continua a escrever cartas, porque não acha adequado que amantes não se escrevam cartas. Mostrando a idealização que ela tinha de que a vida seria um romance perfeito.
@julianenunes53957 жыл бұрын
Tatiana é a única pessoa nesse KZbin q me faz assistir um vídeo de mais de 30 min q qdo acaba fico me perguntando: "mas já acabou?"
@beatriznascimento43326 жыл бұрын
Ela é ÓTIMA
@veronicamaria98344 жыл бұрын
Que boa interpretação, da KZbin ,sobre o livro.Esse livro nos trás muitas respostas para algumas interrogações interiores q venhamos a ter, reflexões sobre críticas q temos por algumas pessoas sem fazer ate mesmo de uma leitura de nós mesmos.Otimo livro intediamte história.
@eneidapontes9045 Жыл бұрын
Igualmente
@gilmarbernardo_7 жыл бұрын
Resenha de um clássico + manhã de domingo + café: Paraíso.
@juliohenriquebaltazar32757 жыл бұрын
Gilmar Bernardo melhor combinação
@radfemea82187 жыл бұрын
Gilmar Bernardo tinha acabado de pensar nisso kkkk
@MeGaBrUnOsK7 жыл бұрын
Exatamente! Hahahah ❤️
@vanessabarbosa34997 жыл бұрын
Junto com a chuvinha gostosa que está caindo.
@raylsongb7 жыл бұрын
Concordo plenamente!
@rafaeloxn35867 жыл бұрын
Adoro os spoiler ... até prq eu nunca lembro mesmo depois hahaha
@lss9275 жыл бұрын
Rafael Oxn Hahahahahahahah eu tbbbb 👵
@chagasales58215 жыл бұрын
Queria ter esse mesmo dom hehe
@gabrielfagundes92084 жыл бұрын
Sonho
@marebaldezcosta98464 жыл бұрын
Kkkkkkkkkll
4 жыл бұрын
Meu Deus, achei que só eu gostasse de spoilers principalmente porque não lembro nada depois... Hahahaha
@Jvaqn7 жыл бұрын
Eu adoro seus vídeos porque tu não se contenta em simplesmente comentar o livro, tu pesquisa e lê os livros e textos de apoio e traz pra gente essa belezura de vídeo!!!
@alinedesousa4024 жыл бұрын
Verdade. A Isabela Lubrano do canal Ler antes de morrer também faz um excelente trabalho.
@marli27586 ай бұрын
Compro até os livros de apoio. Amo as dicas o empenho a dedicação da Tatiana. 🎉🎉🎉
@larissaleonor62005 жыл бұрын
Eu li há pouco tempo e fiquei chocada com a descrição da morte dela. Dói no leitor. O marido, com sua morte na pobreza e num permanente choque, foi o que me deu mais pena. Sua morte: terrível. O fim do livro foi daqueles que me deixou muda e pensativa por um bom tempo.
@thainefernandasell92837 жыл бұрын
A idealização que a Emma tinha não se limitava a um romance perfeito. Ela idealizava tudo. O romance, a maternidade, status social, beleza, riqueza. E, em uma discussão que tivemos em aula sobre o livro, chegamos a conclusão de que, com a sua morte, ela finalmente consegue alcançar seu objetivo. Pela primeira vez ela está completamente satisfeita. No momento em que ela toma o arsênico, ela se sente muito feliz. Ela finalmente vai ter feito algo memorável, ela vai morrer como alguém de um romance. Ela vai, de certa forma, alcançar suas idealizações. De maneira mórbida ueheuheuhe mas vai. Eu, particularmente, quando li, não gostei muito, achei o livro um tanto arrastado, mas as discussões que ele traz são muito boas e sempre há coisas para se falar sobre esse livro. Ótimo vídeo
@beatriznascimento43326 жыл бұрын
Por isso que eu acho que ela tinha algum probleminha rs, coitada dela gente tá doido. Não consigo ter raiva dela queria ser amiga para dizer agora PARE pegue no bumbum, agora desce, desce no compasso. Gente ela era bipolar, gastos são um traço desse distúrbio e a questão sexual nessa patologia é SUPER presente. Pra mim ela tentava amar mas não amava ninguém, penso que se ela fugisse com algum dos caras ela faria a mesma coisa.
@JessicaRodrigues-zr6pq Жыл бұрын
@@beatriznascimento4332 Sim, é tudo idealizado. Ela mesma diz que não se pode tocar os ídolos de ouro (os amantes devem ficar num lugar inalcançável).
@euvoceeosobrenatural9340 Жыл бұрын
Exatamente... eu não gostei do livro, nem da trama, nem dos personagens. Meu Deus, quanto tédio... O tédio da personagem parece que impregna até o leitor.
@FabricioHBC Жыл бұрын
Eu já acho que quem morreu como um protagonista de romance foi o Charles.
@Mariana-xb7uk2 жыл бұрын
Concordo que o livro é sobre o tédio. O vazio que sentimos. Quando peguei pra ler pensei que era mais uma história de adulterio, com punição feminina, e me deparei com uma história sobre o vazio do ser humano, a inércia e a luta pra não ser uma morta-viva
@euamanda4197 жыл бұрын
Oii Tudo bem ? Vejo vários booktuber reclamando que resenha não dá link, tá na hora de eles aprender a fazer uma boa "resenha", pois o canal da tati tem várias "resenhas" e todas dão muitas visualizações pois são bem feitas e gostosas de assistir .
@tatifeltrin7 жыл бұрын
Obrigada, Amanda!
@Rafasoi7 жыл бұрын
Tati, você falando de “Madame Bovary” só me fez pensar em “Primo Basílio”. Merece ganhar um vídeo também, e tem um monte de paralelo com esse livro!
@daniellepecanha3 жыл бұрын
Quando estava lendo também lembrei muito do Primo Basilio
@euvoceeosobrenatural9340 Жыл бұрын
Eu li esse livro aos 14 anos de idade, de uma adaptação de bolso. Aos 20 anos reli a edição integral... Sabe quando a gente termina um livro com uma sensação de vazio? 😐😮💨É um clássico, bem escrito e tudo o mais. Porém é um livro que nos joga na cara um mundo insosso e leviano: o mundo dos sonhos de Ema. Nesse mundo não há nada: nem amor verdadeiro, nem amor à família, nem amor por nada. Ela se entendia com tudo, só a gastança parece preencher aquele mundo incolor onde ela vive... como um leitor tem que imergir no enredo e sentir na pele o que os personagens sentem, dá para sentir até agonia, uma tristeza, uma deprê ao terminar a leitura. nem Ema, nem Charles deixam boa impressão. É tudo entediante. Eu comparo esse livro com "O Morro dos Ventos Uivantes" e, nossa!! Sair do mundo estático, incolor e chato de Ema e adentrar a vida pujante, se bem que cheia de dramas, lutas, paixões, de Emily Brontë é como sair de um dia chuvoso e frio e cair de para-quedas em uma floresta tropical, cheia de flores, árvores gigantes, céu azul e muito sol.
@jaquegomes37718 ай бұрын
Adoro terminar um livro clássico e vir nos seus vídeos para poder passar mais um tempinho com a história e saber os pormenores das obras.
@ayamerj7 жыл бұрын
A Emma sempre aparece como uma mulher apaixonada por seus amantes. Mas da minha leitura eu tiro que ela nunca amou homem algum. O que ela amava era a esperança que ela via neles de ter uma vida melhor. Inclusive no próprio marido foi isso que a atraiu. Então ela criava todas aquelas cenas de amor, iludindo a eles e a si mesma de que existia ali um sentimento maior, quando na vdd tudo que ela queria era ter uma vida melhor. A vida que ela julgava merecer pela educação refinada que ela teve e pela personalidade moderna que tinha. Ela por si, sendo mulher, nunca poderia alcançar essa ascenção social, então fazia de td que podia para conquistar isso através dos homens com quem se relacionava. Não se pode dizer que ela n usou de tds os meios q tinha pra alcançar seu objetivo maior que era ser feliz da forma que ela achava que merecia ser. Infelizmente todos os esforços n foram o bastante.
@gabriellacardosopaiva4176 жыл бұрын
Janaina Nascto Emma tinha uma vida sem sentido e provavelmente nunca se envolveu emocionalmente com ninguém. A história dela é sobre o tédio e a melancolia, bem triste pra todo mundo.
@Alineehere6 жыл бұрын
Janaina Nascto Concordo em partes, até porque isso fica claro no momento em que ela se convence que se o Charles fizer a cirurgia isso pode trazer fama e reconhecimento para o nome "Bovary" dela. E dinheiro consequentemente. Mas quando tudo dá errado ela só sente um ódio maior pela "incompetência" do marido, porque isso tira dela a oportunidade da vida melhor.
@frankdelvan12945 жыл бұрын
Resumindo: Hipergamia
@adilsonrocha69015 жыл бұрын
Ela é uma personagem muito ocisosa
@anaguimaraes6143 Жыл бұрын
@@adilsonrocha6901acredito que porque nessa época a mulher ainda não trabalhava fora de casa. O papel da mulher era ser esposa e mãe. Embora a Emma também não tenha gostado de desempenhar esses papéis. 😂😂
@clarissalira99427 жыл бұрын
Tb fiquei com a impressão de que o autor amava a Emma. Ele realmente demorou pra se despedir dela. Ótimo vídeo, muito esclarecedor!
@bibliotecas79194 жыл бұрын
A carta do pai, a carta do amante Rodolphe, a morte da Emma e o destino da filha foram arrasadores... já o debate no velório do farmacêutico e o vigário foi hilário... morri de rir em pleno velório.
@marli27585 ай бұрын
Ri muito Tb. Na carruagem balançando e passando pelos.mesmos lugares os transeuntes olhando aquele chacoalhar. Kkkk ri muito.
@carolinasantos2822 Жыл бұрын
Esse livro nem é realismo é um tapa na cara mesmo kkkkkkkk Bom demais !
@harleyhalbergson4972 жыл бұрын
Ícone do realismo francês que influenciou tudo o mundo! Gosto quando você aponta os livros de apoio para completar a leitura/estudo da obra.
@monalizamiguel5 жыл бұрын
Taiana, lê e faz um vídeo sobre "O amante de Lady Chatterley".
@joaovictoralvesvieiradealm95084 жыл бұрын
Também queria que ela lesse
@selmanunes8573 жыл бұрын
Eu também gostaria muito!👏
@anaguimaraes6143 Жыл бұрын
Acabei de ler esse livro em francês para a prova final do curso. Já havia lido há décadas atrás em português. Mas acredito que a versão francesa é mais completa. Amei a profundeza do vídeo. 👏
@wanessajamilly Жыл бұрын
Sempre faço a caminho contrário: leio o livro e depois venho verificar se a Tatiana já resenhou ele pra saber se temos percepções semelhantes sobre a história. 😂 Vídeo impecável e completo, como sempre 👏🏾
@evelyngrazii5 ай бұрын
Também faço sempre isso! Rs
@suehelenvieira5767 жыл бұрын
Este foi um dos livros mais marcantes que li na graduação de Letras. Lembro-me de ter feito um seminário sobre o assunto e meu grupo teatralizou a cena das cartas com a empregada de Emma. Gostei de conhecer a parte crítica e não conhecia a comparação com Ana Karerina. Na época se cogitou a comparação com Capitu.
@karolveras91007 жыл бұрын
Livro sensacional e resenha idem! Na metade do livro, cheguei à “conclusão” que Emma tinha transtorno bipolar. Fui atrás e tem algumas análises referente a isso. Parabéns pelos vídeos sempre inspiradores e primorosos.
@cafelivroseoutrosviciospor61557 жыл бұрын
Tati, faz um vídeo indicando livros de teoria literária, o que vc acha?
@ludmilla27027 жыл бұрын
Confesso que li Madame Bovary para fugir do tédio! Hehehe por isso não enxerguei tudo isso quando li. Sua resenha me fez querer reler. E os spoilers também. Aliás, para clássicos não existem spoilers. #querosaberofinalsempre
@adrianacarvalho12353 жыл бұрын
Eu achei bem chato o livro. O conheço pessoas que gostam muito desse livro.
@LSH2982 жыл бұрын
Eu tô achando esse livro terrivelmente chato,a Emma é um porre e não gosto da escrita do Flaubert. Depois de ler Os Miseráveis, fica difícil me agradar.
@marli27585 ай бұрын
Tb vou reler.
@Deksinha7 жыл бұрын
Sou atriz e faz mtos anos que tenho verdadeira paixão pelo texto Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams. Gostaria mto de uma resenha sua sobre esse texto teatral belíssimo. Fica a sugestão pois adoro a maneira como vc destrincha cada obra. Acredito que a riqueza e complexidade da personagem Blanche Dubois vai resultar em um vídeo interessantíssimo sobre a força dessa personagem da literatura dramática. Bjos e amo seus vídeos
@andreabezerra2086 Жыл бұрын
Eu li esse livro e vou te contar, gostei muito. Claro que os personagens são difíceis de gostar, mas é bom ver como era na época que a obra foi feita. Realmente a leitura foi pra mim gostosinha !
@TransylvaniaGirl7 жыл бұрын
*Uma resenha tão bonita que supera o livro !! Tentei ler e não consegui. Não vou desistir !! Os seus vídeos são demais !! Tati, bom domingo*
@ayamerj7 жыл бұрын
Transylvania Girl Tenta ler a nova edição da Martin Claret. Ela é bem bonita e a leitura está bem suave.
@ghrasycristiannysantanarib68417 жыл бұрын
A literatura é uma coisa incrível ! Não gostei deste livro, li uma vez somente. Mas um outro livro de Flaubert me prendeu completamente. Li inclusive várias vezes , é o Salambô.
@DanielAlves-mk3dl6 жыл бұрын
Essa mulher é uma biblioteca :0 fico perdido de tanta informação, é o melhor canal literário do youtube!
@michellea.71257 жыл бұрын
Poxa, não li esse e não vi nenhum filme. Mas parece uma ótima construção de personagens! Tati, lê "A Verdadeira Vida de Sebastian Knight" do Nabokov, queria muito um vídeo sobre ❤🌷 e pelo que eu vi aqui no canal vc amou Lolita do mesmo autor, dá uma chance!
@silviahelp27 жыл бұрын
Flaubert saiu foi rindo desse povo todo que processou ele .
@nicoprates76825 жыл бұрын
Ele faz até uma dedicatória irônica pra juiza que comandou o processo contra ele kkkkk
@Gilberthdahora5 жыл бұрын
Li pela primeira vez aos 20 anos e até hoje lembro de muitas passagens como se fossem lembranças vívidas!
@diogovasconcelospessoa94824 жыл бұрын
Não sou muito fã de romances, mas me parece um ótimo escritor.
@laiannekaren2969 Жыл бұрын
Vídeo perfeito ❤ Me ajudou a tirar dúvidas sobre a obra e foi bem explicativo Obrigada ❤
@lincolnmoreira-l2z5 ай бұрын
Excelente rezenha da busca desesperada, tão comum ao humano,como nos diz Freud na busca do afeto não recebido, recalcado mas presente no inconsciente ou em Lacan a busca pelo objeto "a", intangível, povoando o imaginário de Emma mas impossivel de ser simbolizado.
@leo.nardo.895 жыл бұрын
A forma com que Emma fantasia a realidade tentando uma vida próxima ao que lê nos livros é basicamente o que a sociedade atual faz, só que com influencers digitais que mostram uma vida perfeita. Talvez por isso hoje há tanta insatisfação, as pessoas não são mais capazes de distinguir o que é real do que é apenas propaganda ilusória. Apesar de todas as suas falhas, quedas, e fim, Emma nos ensina muito, e também nos traz muitos questionamentos. Parabéns pelo vídeo. Adorei!
@rodrigoferreira80927 жыл бұрын
Madame Bovary vulgo primeiro romance da literatura realista é de longe um dos melhores livros do genero que já li na vida.
@emersondovale7 жыл бұрын
Eu tenho (minha mãe tem) a segunda edição brasileira desse livro, é tão antigo que as pontas de algumas páginas quebraram e não rasgaram. Foi um dos primeiros livros que li na vida, eu tinha uns 12 anos.
@nadyandrade79664 жыл бұрын
Passando só para elogiar a belíssima qualidade da produção da Tati, que não só trás uma incrível resenha, como também resumos de textos, capítulos e até mesmo livros inteiros de apoio à obra que ela está citando... Que trabalho fantástico! Tati, é um prazer te acompanhar! Seu trabalho é único no You Tube Brasil e é de uma preciosidade sem tamanho! Parabéns! Quero te acompanhar por muitos e longos anos ainda! Um grande abraço e obrigada!
@geracaokoka-kola45237 жыл бұрын
tenho paixão por esse livro!!!
@meninodiogo11 ай бұрын
que resenha impecável
@anaceciliamascarenhas87887 жыл бұрын
Eu sou a única que gostou do CHARLES Bovary?
@elidaalmeida9876 жыл бұрын
Eu sentia muita pena dele. O cara até se esforçava, gostava dela de verdade
@alicesantos74906 жыл бұрын
Gostava da primeira esposa dele, mas ninguém comenta nada sobre ela rs
@alicematos55446 жыл бұрын
Também gostei dele. Tinha momentos que eu queria entrar no livro pra aconselhar ele. E acho que ele se sentia muito pressionado por tudo: pais, professores, colegas de escola, vizinhos, amigos e a esposa. Sinto que ele era bem sensível a pressão.
@angelicaalves96415 жыл бұрын
Ele era digno de pena.
@aniquelecarvalho97375 жыл бұрын
Eu gosto tbm
@lisianebernarecki23137 жыл бұрын
Amo o livro Madame Bovary , é um dos meus preferidos.A resenha foi uma das melhores.
@vivircarneiro2 жыл бұрын
Extraordinário vídeo! Muito obrigada, Tatiana Feltrin. Você é uma crítica-estudiosa-leitora de dar inveja!
@laranucciruchiga9615 Жыл бұрын
Adorei ler este livro.
@danielemiranda6212Ай бұрын
Análise perfeita! Amei ❤
@renatatavares17637 жыл бұрын
Aquele vídeo que a gente fica aguardando todo domingo.
@kamylaribeirotavares30943 жыл бұрын
Achei uma semelhança um tanto prazerosa, mas um bocado angustiante também entre MADAME BOVARY e O PRIMO BASÍLIO, mas simplesmente adorei ambos! 😄💜
@carolinesalvador721 Жыл бұрын
Tatiana, meu deus, estou obcecada pelo seu canal
@juliotimberlake17 жыл бұрын
Já está virando um habito ter videos de manhã de domingo da Tati com livros clássicos
@alessandroruan52785 жыл бұрын
Eu achei excelente a forma da despedida, nausante e demorados. Um livro incrível
@readingbooksandmore7 жыл бұрын
Seus comentários sobre a Madame Bovary e a Anna me lembram um outro romance de adultério do século XIX, chama Effi Briest, super recomendo!
@guilhermegasparlocks7 жыл бұрын
Esse livro é espetacular, li tem uns dois anos e considero o marco do início de minha vida como leitor (ele e "Triste Fim de Policarpo Quaresma"). Essa primeira impressão quanto à história acompanhar inicialmente o Charles me ocorreu também, mas minha professora acabou me orientando na leitura e não poderia ter tido melhor experiência. Excelentíssima resenha, como sempre...
@fastfast-nb4ej7 жыл бұрын
eu também fiquei muito confuso no início do livro! não entendi nada, mas amo demais esse livro!!!
@flaviafrancisco91395 жыл бұрын
Mulher! Eu estou impressionada com a quantidade de livros que lês .
@priscillafaria35898 ай бұрын
ainda não terminei de ler, mas já tinha visto spoiler sobre o final do livro. É uma história que está me marcando assim como aconteceu com 'O morro dos ventos uivantes'. Uma história de sofrimento, em que não é possível sentir simpatia pelos personagens ou torcer por eles. Acho fenomenal livros desse tipo.
@marli27586 ай бұрын
Achei Morro dos ventos uivantes mais envolvente.
@Kapereira7 жыл бұрын
Amei esse clássico e olha que li há muuuuito tempo, muito nova
@brunocosta63116 жыл бұрын
Livro maravilhoso: bem escrito, relevante, atual (apesar de datar do século 19) e inovador. Um dos melhores que li na vida
@josewilliam48697 жыл бұрын
faz videos sobre sherlock holmes tati
@BrunaDias-cs8jw3 жыл бұрын
A melhor crítica de livros
@claucoelho7 жыл бұрын
Amei Tati. Passei a vida ouvindo falar deste livro. Como não li ainda? Vou resolver isso já! Obrigada Tati! Amei a resenha!!! Amo seus vídeos longos!🌻🌹🌷
@amendoimcomcafe7 жыл бұрын
Muito boa resenha, Tati! Eu adorei ler esse livro. Está entre os melhores do ano para mim. E em seguida li o Anna Karienina e notei tb mtas semelhanças... O fato da Ema ter todo o controle da trama, é bem interessante... Beijos!
@lucianaimbiriba1727 жыл бұрын
Oi Tati! Você já leu Meu Pé de Laranja Lima? Gostaria de ver vídeo seu sobre ele. Vi uma edição de 50 anos da Melhoramentos, e era tão linda. Fiquei encantada e curiosa em conhecer o livro.
@SuperMarrieth7 жыл бұрын
Não li o livro, mas tive a sensação de conhecer esse enredo como vc tati!
7 жыл бұрын
Parabéns, Tati! Esta foi uma das resenhas mais completas a que já assisti aqui no canal - e olha que há várias outras muito completas! Abraços!
@Langley5547 жыл бұрын
Estéticamente é um texto lindo, mas achei uma história massante. Preciso reler!!!
@JosueNeves1007 жыл бұрын
Esse livro é incrível, uma narrativa que não perde o fio em nenhum momento contando uma história que, pelo menos ao meu ver, é a tragédia do nosso tempo. Muito agradecido por essa resenha!!
@monicasalles87127 жыл бұрын
Fantástico...Eu não tinha nenhum interesse nesse livro. Mas com sua narração e com as indicações dos textos de apoio, mudei radicalmente de ideia.
@luciamonteiro38317 жыл бұрын
Tatiana, esta é uma das melhores resenhas que já assisti. Obrigada mesmo. Nota mil!!!.
@milenaguimaraesrobertocern52867 жыл бұрын
Enquanto assistia o vídeo, não parei de pensar no Primo Basilio de Eça de Queiroz.
@cintialuz12137 жыл бұрын
Milena Guimarães Roberto Cerniauskas eu Tbm kkkkk
@beatriznascimento43326 жыл бұрын
Coitada da luisa
@daniellepecanha3 жыл бұрын
Eu li Madame Bovary e só lembrava do primo basilio também
@lukielsantos18753 жыл бұрын
Todos os livros realistas são meio que inspirados nesse livro,principalmente o primo Basílio
@jennifherricardo26915 жыл бұрын
vai muito além disso. Eu vi o filme e percebí uma forte referência a uma falta de propósito de vida e um vazio existencial, onde ela usava as compras e encontros como fuga de escape da realidade. Uma história triste... espero ler o livro.
@mizu12397 жыл бұрын
Você diz: pula uns segundinhos você que não leu. E eu o que faço, mesmo não tendo lido, vejo mesmo assim. Gosto muito dos seus spoilers rs, mas gosto muito do embasamento teórico e o prazer com que comenta sobre os livros. obrigada pelas resenhas.
@estiloRihanna7 жыл бұрын
Melhor booktuber ever!
@isadoranunes62867 жыл бұрын
Que-video-lindo Tati, esse é um dos livros favoritos da minha vida :) Amo a narrativa do Flaubert, a escrita dele, da forma como ele traz essa questão do tédio, das expectativas que não coincidem com a realidade.. Não sei bem se concordo com o q Harold Bloom fala sobre Freud.."Não é o desejo reprimido que provoca a angústia, mas uma angústia primária que enseja a repressão. Quanto à variedade de neurose envolvida nesse processo, Freud especula que a histeria decorre do medo de perder o amor". Bom, como estudante de Psicanálise, posso comentar que tem um probleminha de tradução aí. A palavra "repressão" é na verdade a palavra "recalque", assim como "reprimido" provavelmente deveria ser traduzido como "recalcado". [outra situação parecida: a palavra trieb, em alemão, costuma ser erroneamente traduzida como "instinto", quando na verdade é "pulsão"]. Esses erros de tradução permeiam toda a obra do Freud, infelizmente.. Essa questão da perda do amor..não sei também... não consigo muito ver a relação disso com a histeria.. "As histéricas sofrem de reminiscências" essa é a frase de Freud. Talvez essa "tradição" q existe, sobre trazer a histeria à discussão quando se fala de Madame Bovary, venha do fato de que o livro foi escrito no início da metade do século XIX, época em que a histeria era tipo uma dessas "doenças da moda" e era muito estudada pelos médicos e psiquiatras da época. Ao mesmo tempo, a histeria comparecia, geralmente, mais em mulheres. Na minha opinião, umas das principais questões q o livro traz é justamente a impossibilidade de uma satisfação completa na vida. Sobre a variedade de narradores no livro: Uma das coisas mais interessantes é que, bem no início, temos um narrador que, aparentemente, estava presente na sala de aula junto do Charles-criança, reparou Tati? É como se fosse alguém observando a cena em que o Charles-criança passa toda aquela vergonha na sala de aula e é malhado pelos colegas. Aí algumas páginas depois, esse narrador meio que "some" '_' SPOILER Sim, a morte da Ema e todo o processo de definhamento dela é contado em páginas e mais páginas, lembro que achei angustiante demaaais e não via a hora de acabar logo tudo. Lembro que cheguei a pensar na hora "Caramba, o Flaubert ñ teve pena nenhuma da Ema" rsrrss Enfim, livro (e video) incrível! bjos :******
@lorenabrito657 жыл бұрын
Oi, Tati. Estou lendo o Deslocamentos do Feminino, da Maria Rita Kehl, onde ela faz uma análise do Madame Bovary a partir da psicanálise. É um complemento interessante à leitura do livro, pois ela faz um paralelo entre a construção da feminilidade a partir do final do século XVIII, e a chamada posição feminina da teoria psicanalítica. Abraço!
@hildenymedeiros86367 жыл бұрын
A Mulher de trinta anos, de Balzac, tem o tédio como um dos temas fortes também.
@isadoraemiiwahashi8647 жыл бұрын
30 minutos de vídeo é muito amor ❤️❤️❤️
@ntjfil13 жыл бұрын
Meu deus, você é muito adequada, que mulher sensacional. Muito obrigado, imersão total, alem do mais, com a mesma verosimilhança que o realismo busca, quem vos fala ouviu nesse respectivo vídeo. Gratidão minha querida. Grande abraços.Magnífico, abringiu, de maneira indireta, sobre o realismo psicológico e a busca da dissecção do realismo no comportamento humano. De maneira análoga, é válido destacar também que um dos maiores realistas comportamenteis do brasil é Machado de Assis. Impressionado com você.
@julianaoliveira1483 Жыл бұрын
Já comecei esse livro mas nunca consegui continuar. Já Ana Karenina é um dos meus favoritos
@LayzaPm7 жыл бұрын
Amei a nova intro.
@sarahmvalves Жыл бұрын
Maravilhoso vídeo obrigada! Amo estes dois livros que você fez associação e explicou muito bem! Adorei! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️
@fabioribeiro015 жыл бұрын
Uma aula de Flaubert e Madame Bovary! Muito obrigado!!
@gvbarbosa787 жыл бұрын
Na parte final, onde é feita a comparação entre Emma e Anna, eu achava que aconteceria um confronto entre Emma e Capitu, de Machado de Assis. Sabe aquelas conversas do tipo "ouvi dizer", hehe, pois então, parece que a mulher de olhos de ressaca teria sido inspirada, em partes, pela obra de Flaubert. O curioso é nunca encontrei nada (e isso também significa que minhas buscas foram superficiais) sobre isso, ninguém comentando. Ótima resenha de um ótimo livro. Adoro quando você enriquece a resenha com a literatura crítica! Inté!
@gilbertomoreiracosta9978 ай бұрын
Excelente resenha
@reginacellydepaula98684 жыл бұрын
Magnífica a história dela ! Eu amo 😍
@alinebitencourt26827 жыл бұрын
Quem mais aí passou o livro lendo as cagadas que a Emma fazia pensando: Meu Deus mulher, para de fazer merda!!!
@alessandrabezerra17117 жыл бұрын
Aline Bitencourt eu Kkkk tinha vontade de entrar no livro e dar na cara dela!
@tatifeltrin7 жыл бұрын
+Aline Bitencourt rs, com certeza, é uma atrás da outra...
@ayamerj7 жыл бұрын
Aline Bitencourt Kkkkk eu ficava querendo que ela fizesse mais. Pq msm cometendo erros. Ela viveu cada erro intensamente. Eram pequenos momentos onde ela era realmente feliz. Mesmo com consequências desastrosas foi melhor do que se não tivesse vivido nada.
@AnasoaresescritoraBr7 жыл бұрын
Eu tinha vontade de sacudir a Emma. Nunca uma mulher fez tanta burrice num livro só...
@lucassampaio14847 жыл бұрын
Ela é chata mesmo! Uma mula.
@agtanara99147 жыл бұрын
Obra literária espetacular!!!
@LetOliva4 жыл бұрын
Não dá vontade de parar de assistir aos vídeos da Tatiana ! Ora bolas, tenho obrigações me esperando mas tô aqui rsrsrs
@vanessamachado4696 жыл бұрын
Gostei imensamente da sua explicação Tati. Agora vou entender melhor esse Clássico. Antonio Batista.
@MrDeborahmonte7 жыл бұрын
Tati, faz um vídeo sobre O Corcunda de Notre-Dame do Victor Hugo
@julianapimentelmasela26957 жыл бұрын
Tati adorei a resenha e os seus comentários são muito pertinentes !! 👏👏👏
@helenacastellobranco90617 жыл бұрын
Não há palavras para descrever minha emoção quando você faz o paralelo com Ana Karenina 😙😚 cada vez mais fã
@tamarachagas86447 жыл бұрын
Que vídeo incrível!!!!! Li madame bovary na época da faculdade... faz tempo. Relembrando... dicas de leituras de apoio incríveis!!! Um beijo Tati!
@carlaalmeida5012 жыл бұрын
Uau!!! Um dos melhores vídeos do canal. Quanta informação! Parabéns Tati!
@ericaladislau16505 жыл бұрын
Acabei o livro e vim correndo rever a resenha da Tati. 💘
@reginacellydepaula98684 жыл бұрын
Tatiana, faz um vídeo com a história da Dama das Camélias ! Por favor 🙏
@kikidocinho7 жыл бұрын
excelente vídeo! Li o livro "Madame Bovary" a uns três anos atrás. Por conta da sua análise do livro, senti vontade de lê-lo novamente.