Me identifiquei com todos. É uma dor tão grande quando vc percebe que a sua vida toda foi uma mentira.
@andrinasantos3314 жыл бұрын
Minha mãe manipulou tanto minha família que agora todos acreditam que sou algo que não sou.
@pacifique-se3 жыл бұрын
Sei bem como é 😐
@fabianapereira29212 жыл бұрын
Te entendo perfeitamente, vivi o mesmo, e hoje quero distância mesmo..já sofri o suficiente 🤷
@rebecaalves2035 Жыл бұрын
Eu também
@mardrimoura4 жыл бұрын
Olá *Alan Mocellim* Esse mundo paralelo dos relações abusivas são sempre surpreendentes, pois crescemos acreditando, que no seio familiar que esta o nosso porto seguro, todas as nossas fichas são depositas e romantizadas. *Só para varias mais um exemple aula!* Grato, *Marcelo Adriano*
@user-is7yp7xj4b4 жыл бұрын
Nossa! Acho que a maioria das pessoas que exercem ou exerceram a paternidade/maternidade, neste mundo, se encaixou em algum desses dez itens. , infelizmente! Isso explica essa sociedade humana tão louca, desde sempre!! Socorro!!! Gratidão! 😘
@AlanMocellim4 жыл бұрын
Sim, é muito comum que ocorra pelo menos algum desses itens em qualquer família. O grande problema está na frequência (quando ocorre sempre), na abrangência (em muitas situações) e na quantidade (mais de uma dessas formas). Por exemplo, a maioria das pessoas que desenvolvem algum nível de codependência, ou são cronicamente deprimidas, ou principalmente aquelas que desenvolveram transtornos de personalidade cresceram com um familiar ou uma família em que essas formas de manipulação são frequentes e normalmente mais de uma delas, provavelmente quase todas elas.
@lidiaoliveiradearaujo9083 Жыл бұрын
@@AlanMocellimAlan eu vivia reclamando murmurando como os meus parentes me tratava isso é vitimizar né??
@mariaantonia42554 жыл бұрын
se cria um cativeiro emocional romantizado.
@alessandrasilva80804 жыл бұрын
Muito bom Alan, Você falou de dupla mensagem, isso gera a dissonância coginitiva, que é uma tortura psicologica terrível que dificulta a pessoa na fase adulta de discernir entre o posicionamento mais adequado e o inadequado. As famílias precisam observar a educação de seus filhos. Nossa sociedade não educa ninguém só condiciona, pra gerar adultos obdientes a figuras de autoridades. Depois reclamam o porque de tanta discordâncias e conflitos emocionais.
@Fernanda-te1uv2 жыл бұрын
Voltei aqui depois de cometer o erro de tentar reatar com uma das pessoas da família. Nossa! Eu tive vários tipos de abuso... Obrigada por explicar pra mim mesma o que vivi.
@PriStms4 жыл бұрын
Eu identifiquei faz um bom tempo, que todos estes elementos estavam presentes em minha relação com parte da minha família de sangue, mais próxima. Em proporções grandes. Fui procurar um psicólogo, que me fez refletir e ver o quanto tudo isso estava me afetando emocionalmente e até, fisicamente. Fisicamente, pq eu comecei a somatizar a dor e isso virou baixa imunidade e em doenças. Já faz um bom tempo que pratico o desapego emocional e a distância física, segura. Não participo mais de festas comemorativas e não entro em assuntos que não sejam essenciais. Tirei visualização destes em redes sociais de grande parte das coisas que faço e posto, pq isso estava virando "treta", depois. Francamente, hj em dia estou pegando minha criança ferida no colo e dando tudo a ela, que eu preciso. Não é fácil e por vezes é doloroso, mas quando dói, eu me concentro mais ainda em minha recuperação. Utilizo grupos de apoio de 12 passos, leituras e me observo. Isso tudo só faz com que eu fique melhor a cada dia. Pena não ter tido entendimento, pra ter feito, antes.
@ivi80603 жыл бұрын
Me identifiquei com seu depoimento, sei como é viver num Campo Minado praticamente a vida inteira , sinto tudo isso que você descreveu e se não tivesse acesso a profissionais excelentes como o Alan e Elisabeth Zamerul, morreria achando que era " louca ".😪 Um abraço fraterno.
@lucicristina80884 жыл бұрын
Mt obrigada pelo vídeo, identifiquei várias situações q minha família está inserida, vc falou uma frase q me marcou MT e me ajudou a compreender "os pais querem o melhor pra eles mesmos" ouço tanto de minha mãe q eu devo fazer oq ela quer pq ela quer o melhor pra mim, eu sempre pensei q ela não sabe oq é melhor pra mim pq ela nem me conhece e agr vc me ajudou a compreender MT obrigada
@DedeSouza1704 жыл бұрын
Estranho que eu não me recordo muito como foi a relação da minha mãe comigo durante a minha infância ... acho que ela não me dava atenção, eu cresci esquecida , não fui estimulada nem incentivada... hoje nem convivo com ela
@laraf...4 жыл бұрын
Me vi em vc, Karen. Não tenho experiências com a minha mãe, e as poucas experiências que tenho com família, são trágicas. Embora vc n viva mais com ela, eu fui a que restou em casa. Minhas irmãs casaram e eu fiquei com ela. E parece que cada dia a personalidade dela piora, pois a frustração dela é o casamento fracassado.
@condessa.k4 жыл бұрын
Olha! Tenho certeza q se eu tivesse lembranças boas com a minha mãe eu recordaria. Fui a "invisível".....
@Juuxr2 жыл бұрын
Meninas, também me identifico com vocês. É muito desconfortável estar convivendo com ela só agora, aos 24, e perceber que somos totalmente estranhas em relação a outra. É algo mais parecido com uma colega a dividindo casa do que uma mãe. Na cabeça dela, ela foi uma mãe incrível. Fala que as memórias ruins que tenho (como vocês, tenho poucas memórias, mas destas, a maioria são ruins ou indiferentes, dá pra contar as boas nos dedos) foram implantadas por alienação pariental. É desconfortável demais viver com uma estranha que deveria ser a pessoa que mais te ama nesse mundo e vice versa. Hoje em dia ela fala que me ama muito, cria uma realidade nas redes sociais de mãe presente e amável, e eu só consigo sentir desconforto, pois eu sei bem que é mentira. É como vocês falaram, se tivesse sido uma boa convivência, teríamos memórias disso. Pelo menos acho que fomos abençoadas em não recordamos muito da nossa relação com nossas mães na infância. Acredito que o nosso inconsciente nos poupou de memórias ruins que nos marcariam negativamente.
@ariannaarianna78973 жыл бұрын
E o meus caso foi o contrário do do vídeo . No fim do ensino medio eu queria estudar direito. Ela perguntou pra que e eu disse na maior inocência que queria ser advogada ou prestar concurso público. Ela deu um xiliques. Me obrigou a cursar publicidade e propaganda,me formei e nunca trabalhei na area . Depois Ela própria cursou e formou em direito .mas o cúmulo mesmo foi ela tentar me impedir de ingressar na pm ba. Apelou até que eu não tinha capacidade e era demais pra mim essa profissão ,ai a ficha caiu .
@arlansoares25014 жыл бұрын
Meu pai fica controlado quem for q seja em tudo, como se ele não tivesse membros nele cara, tipo beba água assim não assim, coma assim não assim, ande assim não assim, um absurdo
@karimecalixto1699 күн бұрын
Chegando em seu canal agora. Todos os assuntos aqui são muito importantes para serem analisados e compreendidos. Isso me ajuda muito pois sobrevivi neste ambiente, e como cc mencionou em outro vídeo, está família vive no caus, na disputa de imposição um sobre o outro. E sim, eu me afastei a algum tempo, e venho cuidando de mim e das emoções, principalmente de graus de ansiedade, mas a espiritualidade tem ajudado muito, buscar auto conhecimento, a filosofia estoica e fazer trabalho comunitário. Desejo compreensão e acolhimento para todos que aqui chegarem ❤😊
@carlinhossouza48003 жыл бұрын
Esse vídeo é cabuloso. O mais difícil é explicar para os outros como nos sentimos. Pois parece que somos mal. Não adianta se fazer intender. O lance é procurar a cura através de tratamento junto ao profissional do assunto.
@ivi8060 Жыл бұрын
Dificil explicar principalmente para quem não quer entender porque está se beneficiando. O Corpo Guarda As Marcas de Bessel Van Der Kolk é um livro excelente sobre Traumas, se tiver interesse.
@laraf...4 жыл бұрын
Ainda sou vítima de todas manipulações. Diminuíram mais pq eu me posiciono e, se antes eu era "ruim", hoje sou um "MONSTRO". No início eu ficava mal, depois eu comecei a confrontá-los. Depois disso, preferiram fazer isso na frente das pessoas pq achavam q eu n teria coragem de bater de frente. Ledo engano. Kkkkk Parece que pra manipuladores, o remédio é surtar de vez em quando. Mas eu ri da chantagem econômica. Minha mãe faz IGUAAL!! Lembro dela dizer, eu ainda adolescente, que não pagaria meus estudos. Na hora eu pensei "que mãe que n quer que o filho estude?!" Ao invés de raiva eu só fiquei "?????". Tema excelente! E a qualidade do vídeo está show!!
@biancarcunha30194 жыл бұрын
Que absurdo, estou sofrendo horrores para entender meus pais abusivos, negação, culpa, quero cura-los, ajudá-los, aí vou assistir o vídeo e vejo que meu marido tem muitos traços de manipulador. Ameaça, diminui os sentimentos delas a nada e ironiza, fala que vai expor defeitos, engole o choro, está chorando por nada, muitos outros...era só o que faltava.
@vagnerdasneves4 жыл бұрын
Essa cultura de manipulação deixa marcas pra vida toda, não é? Obrigado por mais uma apresentação excelente! 🙏🏽
@natcaracho3 жыл бұрын
To aqui devorando esses vídeos para entender minha família. Todos os tópicos muito necessários
@monique2954 жыл бұрын
Você está descrevendo tudo oque minha mãe faz. Principalmente a parte de atrapalhar minha autonomia.
@nomefake44013 жыл бұрын
Essa parte do emprego é mto real pra mim. Meu pai vive dizendo q somos vagabundos mas q filho dele nao vai trabalhar tipo???? Qro sair de casa o quanto antes, tenho 23 anos e ainda nao consegui dar os primeiros passos pra isso.... Mas olha quando eu sair, nao vou olhar pra tras
@condessa.k4 жыл бұрын
Muito obrigada! Vc deixa tudo claro e organizado para que eu entenda o que foi feito comigo. Vc me lembra "Eduardo mãos de tesoura". ❤ e eu adorei esse filme pela bondade do personagem.
@mariamadalenastoffelpereir44243 жыл бұрын
Estou impressionada com seu profissionalismo e conhecimento.Para mim o melhor de todos que ouvi até agora.Obrigada por nos esclarecer tanto.Amo.E gosto muito da sua pessoa também.
@KalinLo3 жыл бұрын
Vivi quase todas essas formas, se não, elas mas de alguma forma diferente. Excelentes seus vídeos.
@Lu-wp7oq4 жыл бұрын
Faz um vídeo falando sobre mães que negligenciam os filhos, e permitem que sejam agredidos por seus pais?
@lcfgv80323 жыл бұрын
Up
@ivi80602 жыл бұрын
Seu comentário me lembrou um filme da Netflix - O Violino do Meu Pai - vale a pena assistir.
@mariateixeira30824 жыл бұрын
Obrigada por suas postagens. Elas estão sempre nos ajudando a compreender questões complexas.
@Faby11044 жыл бұрын
Seus videos tocam profundamente em crenças enraizadas. Passei por tudo o wue foi dito. Como tirar essas questões do inconsciente? Percebo que mesmo conhecendo na razão os processos pelos quais passei, ainda sofro ansiedade qdo sou submetida a prática como entrevistas de emprego, provas etc.
@keniabanhoetosa4 жыл бұрын
Eu te admiro muito! Obrigada pelo seu canal e pela forma como vc coloca as coisas! 🌷🙏
@marcelorosamelo75373 жыл бұрын
Se não dá prá se separar de família abusiva, faça novas amizades, mude o foco.
@marcelorosamelo75372 жыл бұрын
@@Sandra0973 Coragem, colega!!!
@uberdelas4 жыл бұрын
Adoro seus vídeos!!! Vc esclarece de uma forte que consigo entender na íntegra!! Gratidão 😉😊😍😘
@mariajulia-kb7km4 жыл бұрын
Eu ignorava meu irmão quando ele desobedecia como forma de tentar ensinar ele. Não sabia que isso era errado. Vivendo e aprendendo.
@endisbandage77334 жыл бұрын
Você é muito estiloso e sempre tem bons conselhos, obrigado, continue com esse trabalho.
@marceleluizepereiraferreir37003 жыл бұрын
Grata a vida por conhecer seus vídeos.
@flaviasanz85094 жыл бұрын
Um vídeo melhor que o outro!!!!! Sofro disso e acho que vem de gerações. Minha mãe repete em mim o mesmo que a mãe dela fazia com ela. Vejo um padrão na minha família toda. Isso me perturba pq eles reforçam comportamentos abusivos um do outro. Então, minha mãe continua, sem se dar conta, sofrendo abusos de irm@s e pelo marido (que aprendeu que pode tratar ela desse jeito). Daí, quer reproduzir os mesmo abusos em mim. Só que eu não aceito e digo que o que fazem com ela não é legal. E muito perturbador pq ela é minha "algoz", mas também é vítima num nível pior pq ela não se opõe, é uma mulher negra e disléxica e a família era pobre. Eu queria muito que ela percebesse e se livrasse de todos esses abusos pq faz muito mal pra ela e pra mim tb
@liusos99294 жыл бұрын
Parabéns! Seu trabalho tem me ajudado muito a esclarecer questões muito profundas! Obrigada
@Juliana-ke1jy4 жыл бұрын
Obrigada pelos esclarecimentos 👏🏻👏🏻👏🏻
@jessicamatzenbacher84882 жыл бұрын
Verdade, acontece muito a invalidação na família!
@1990..... Жыл бұрын
E quando seu pai e mãe fazem isso tudo com fúria ao extremo gritando alguém se identifica..
@eleniacardosolele32094 жыл бұрын
Tema da maior importância
@nomefake44013 жыл бұрын
Queria saber oq se pode fazer quando o irmãos sao toxicos... Minha caçula é verbalmente abusiva comigo e acha perfeitamente normal. Eu nao sei oq fazer, nao qria ter q desistir da relaçao mas ta foda
@solangeaparecida69663 жыл бұрын
Excelentes vídeos! Continue ajudando mais pessoas! Parabéns!!
@hg21114 жыл бұрын
Faz um vídeo ensinando a identificar um psicólogo narcisista?
@toninha46584 жыл бұрын
Vídeo muito esclarecedor Alan. Será que pelo fato de muitos pais terem sido manipuladores com seus filhos na infância e adolescência é que existam tantos adultos dependes emocionais ?
@alessandrasilva80804 жыл бұрын
Esse comportamentos geram disturbios diversos. Muitos dos abusadores se tornam inseguros em estabelecer relacionamento saudável, desconfiam, não conseguem ter apego seguro. Se tornam adultos instaveis nas relações, o transtorno narcisista é uma causa de insegurança, ao contrário do que muito acreditam possuem baixa autoestima e consequentemente são individuos inseguros. Dependem de suas vítimas mais não se vinculam por afeto, mas por trauma. Por isso os jogos de vai e vem na relação, eles não estão conscientes totalmente. Foi treinado dessa maneira. Assim as pessoas empaticas ficam em dúvida de sua capacidade de se vincular de forma saudavel e passa a se dedicar demasiadamente nas relações na tentativa de não ser rejeita. Cede tudo em troca de afeto. Podem ocorrer esses tipos de tanstornos dentro dessa famílias.
@AlanMocellim4 жыл бұрын
A dependência pode se desenvolver por meio de uma família ou contexto que não favorece a independência, que não estimule a individualidade, que reforça a tolerância à atitudes de invalidação emocional e desrespeito. Pessoas dependentes são muitas vezes inseguras e tem baixa autoconfiança e autoestima, mas ao mesmo tempo acreditam que é função delas melhorar a relação, que se vierem a se esforçar mais as coisas podem melhorar. Essa atitude de supercompensação pelo esforço para agradar o outro tende a surgir na infância, ou pela criação por familiares muito temperamentais, contexto em que a criança se sujeita a situações desagradáveis para "acalmá-los", ou pela criação por familiares indiferentes, contexto em que a criança se esforça para agradar para ganhar um pouco de atenção.
@toninha46584 жыл бұрын
@@AlanMocellim É isso que acontecia comigo. Quando criança ficava agradando minha vida mãe o tempo todo, limpando a casa sendo obediente, resignada. Sempre apaziguado as situações de conflito. Mas não recebia nenhum elogio ou gratidão.
@luciaspinola87722 жыл бұрын
Maravilhoso!!! Gratidão
@julianasilveirapinheiro66994 жыл бұрын
Mais um vídeo maravilhoso! Obrigada!
@sophiabassi46174 жыл бұрын
Uma pessoa abusiva pode mudar após alguma doença? A pessoa abusiva na minha vida teve uma doença há uns anos atrás. Antes disso, era extremamente abusiva psicologicamente e moralmente. Depois dessa doença, parece que sumiu esse comportamento, mas está voltando de novo aos poucos.
@uberdelas4 жыл бұрын
Não mudam. Aconteceu com meu pai e meu ex marido. Absolutamente não mudam!!!!!!!!!
@Maryha89384 жыл бұрын
A pessoa está te manipulando. Quando precisa de vc te trata de uma forma X , quando não precisa mais ou vai melhorando a dependência volta a te tratar da forma Y . A essência da pessoa não muda. 🍀🌹
@AlanMocellim4 жыл бұрын
Depende muito. O fato de estar voltando aos poucos é um péssimo sinal. Algumas pessoas com comportamentos desse tipo, após um grande choque, como um trauma, uma perda significativa, fracasso profissional, uma doença grave, pode ter diminuição desses comportamentos. Em geral, se essa pessoa tiver fontes de apoio para lidar com seus problemas graves os comportamentos tendem a voltar ao patamar de antes; se forem, em contrário, abandonadas ou invalidadas continuamente, pode ser que o comportamento diminua ou desapareça. Em narcisistas, por exemplo, isso pode levar ao que alguns chamam de "narcisismo colapsado", que é quando os comportamentos abusivos diminuem e resta depressão e crises de ansiedade constantes. Uma situação em que esses comportamentos abusivos podem não voltar é quando, após uma grande perda, resolvem entrar em terapia e permanecem em tratamento por anos - aí sim temos uma oportunidade de mudança definitiva.
@HenriqueRamos-sc3wp4 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Valeu!
@alessandrahaneke3 жыл бұрын
Olá Alan. Sou nova no canal, tem algum vídeo sobre pais tóxicos, como lidar, como conviver? Não consigo sair de casa ainda, e o convívio é um INFERNO!! Me ajuda! Obg. 😔
@elianaqueiroz6654 жыл бұрын
Muito oportuna esta reflexao. Muito enriquecedora
@nev_-_49343 жыл бұрын
Amo seu estilo ❤️
@Fernanda-te1uv4 жыл бұрын
Muito bom! Muito certeiro!
@izabella22562 жыл бұрын
Como é difícil criar filhos. Todos os pais são imperfeitos, são seres humanos tentando fazer o seu melhor, mas também tendo que lidar com as suas próprias limitações. Não é fácil.
@ivi806011 ай бұрын
Não existe ser humano perfeito, a questão é sobre pessoas com algum Transtorno que formam Famílias Disfuncionais ( pai, mãe, filho....). Quem tem Transtorno de Personalidade Narcisista por exemplo, destroe a vida principalmente do Bode Expiatório.
@priscilae.36224 жыл бұрын
Levei minha filha na psicóloga e ela não sabe o que é "Teoria do Apego e Padrões de Relacionamento", foda é q este tipo de abordagem não se encontra em quase nenhum profissional...
@lucianafernandes3404 жыл бұрын
É bem isso
@ivi806011 ай бұрын
Alan acabou de postar o vídeo sobre Apego. ❤
@elainemartins46143 жыл бұрын
Tenho uma irmã. Que é manipuladora.e tem obcessao por mim.inveja.muito ciumes. Me afastei dela.mas mesmo assim.ela fica me ligando e inventando mentirar pelas minhas costas para meus amigos.
@patriciacurvelo43543 ай бұрын
Exatamente o que eu sofria na infancia e adolescencia
@guil17983 жыл бұрын
Dr Alan se afastar de família abusiva ou mudar de Estado é fugir de/dos problemas ou é melhor pra reconstruir uma autoestima e ressignificar a própria vida?
@FabricioOSoares2 жыл бұрын
Mas por que temos de ficar perto de problemas? Entendo seu pensamento, às vezes a gente quer superar as situações difíceis porém buscar o fácil pode ser o melhor; eu sei de casos em que indivíduos deixaram a casa de sua família para viver independentemente e passaram a ser muito mais respeitados pela família, então não é só afastamento, é ressignificação da relação familiar!
@guil17982 жыл бұрын
@@FabricioOSoares na vdd nem precisei mudar de Estado só precisei sair do Whatsapp em um mês pararam de aparecer e me cobrarem por coisas que nem eles fazem tipo lembrar data do aniversário deles (no meu nem ligam kkkk) fora os prejuízos financeiros e psicológicos de comparações, descarte e resgate pra perto deles, fora o uso de religião pra desvirtuar e justificar ainda mais os abusos, uma canseira só. Eu estava vivendo uma dinâmica codependente abusiva e de muita manipulação com eles, mãe narcisista e irmãos individualistas, agora tô bem ✌️Quem não é visto não é lembrado, tô focado nos estudos, no trabalho e na minha própria família. Agora que entendi e conheço essa dinâmica não os quero por perto.
@Fernandojp228 ай бұрын
Sofro isso na pele... mas acredito em DEUS p isso pare. Por fim, tiraram meu filho de mim... triste.
@josueomarluz65494 жыл бұрын
Muito obrigado.
@thaliacarvalho255 Жыл бұрын
Como agir perante a isso? (Já adulto)
@mariainesbernestorff50244 жыл бұрын
...e quando os filhos adultos são os manipuladores ?
@leticiacillo74343 жыл бұрын
Aprenderam com os pais
@lurdesfelgueiras2875 ай бұрын
Totalmente de acordo 👌👌👌👌
@ferorlandini82682 жыл бұрын
Vivo um inferno familiar des da infancia tentei suicidio cm 7 Anos hj tnho 39 anos tive uma época no vício das drogas consegui sozinha 3 anos limpa voltei morar cm meus pais choro muito nao respeitam minhaa coisaa td q vou fazee eu nao vou consegui s m fazeem alguma coisa m diminuem ms esse comp e só cmigo .... A 4 meses aq num to aguentando perdi 3 anos limpa d tanto nervoso . não sei bem quem eu sou aq to totalmente perdida cobranças to desempregada decidi pagar um curso mas m sinto incapaz pr conta do q estou vivendo já nao sei cmo agir
@ivi8060 Жыл бұрын
Me indicaram um livro sobre Trauma chamado O Corpo Guarda As Marcas de Bass Van Der Kolk que está me ajudando muito, se puder leia também. Aceite um abraço fraterno, passei muita coisa e sei o que você sente.🙌🏻💔🙌🏻💜🙌🏻❤
@laurabeatriz38694 жыл бұрын
Alan o que fazer ? Minha filha mais velha faz isso com a mais nova 🥺 acredita que terapia melhora ?
@AlanMocellim4 жыл бұрын
É importante procurar terapia o mais rápido possível. Recomendo, sobretudo, psicólogos cognitivos ou comportamentais, porque tem um foco maior em identificar comportamentos disfuncionais que foram aprendidos e são reproduzidos, e possuem métodos para alterar esses comportamentos. Quanto antes isso for tratado mais provável será que ela pare com esse comportamento, e não venha a reproduzir isso também em outras relações.
@laurabeatriz38694 жыл бұрын
Alan Mocellim obrigada 🙏
@Luana...683 Жыл бұрын
💓💓
@jambrasileira275910 ай бұрын
Facção parental _ cair fora ☯️
@jambrasileira275910 ай бұрын
Facção parental _ cair fora
@ahappykitten54103 жыл бұрын
caralho..
@manoglzinn3 жыл бұрын
É foda né man, o pior é ter paciência pra aturar isso todo dia KKKKK
@ahappykitten54103 жыл бұрын
@@manoglzinn siim veii sksksksk rindo de desespero