AULA 26 - Por que a Inglaterra queria o fim do tráfico?

  Рет қаралды 13,824

Manual de História

Manual de História

Күн бұрын

Quando a Inglaterra começou a combater o tráfico, o comércio de escravos britânico estava em seu melhor momento. Nunca havia se lucrado tanto com o sequestro de africanos para outro continente. Aprendemos na escola e na faculdade que a Revolução Industrial levou o governo britânico a buscar outro caminho. O sistema de trabalho assalariado daria mais retorno às indústrias britânicas porque formaria mais consumidores para os produtos ingleses. Existem documentos que comprovem o interesse econômico inglês? Essa tese ainda é aceita entre os historiadores?

Пікірлер: 47
@Tinyuvm
@Tinyuvm Жыл бұрын
Essa é uma das partes da história que ninguém quer cutucar, muito bom!
@telmamaia3679
@telmamaia3679 Жыл бұрын
Vc tem razão!
@claudeteleme9269
@claudeteleme9269 Жыл бұрын
Assisti a todos os vídeos dessa aula. Nunca havia visto algo tão esclarecedor como o que você postou aqui. Trabalho de excelente cuidado e pesquisa em confrontar teses, apresentar fontes e todo o roteiro muito bem elaborado que vai se esclarecendo ao longo dos vídeos. Uma obra de arte, que esta alcance de quem procurar, como eu. Devemos sim apoiar e espalhar esses vídeos para que outros venham a ser esclarecidos como eu. Muito obrigada pelo seu empenho e dedicação
@manualdehistoria4774
@manualdehistoria4774 Жыл бұрын
Olá, Claudete. Eu é que agradeço pelo seu comentário generoso. 😊
@nancinonato
@nancinonato Жыл бұрын
Excelente conteúdo nestas aulas. Um grande número de informações novas para mim, isso desperta a curiosidade sobre a monumental parte obscura da história.
@jorgeluissilvamendesolivei7473
@jorgeluissilvamendesolivei7473 Жыл бұрын
a explicação no video foi perfeita. sempre é bom ter uma mente aberta para conhecer o lado da história que nunca nos mostraram.
@brasilnews5984
@brasilnews5984 11 ай бұрын
essa passagem dos escravos europeus no norte da africa pelos os muçulmanos é interessante,fala um pouco mais sobre ela
@claudairpiras
@claudairpiras 3 ай бұрын
Excelente.
@Daniel-co7sc
@Daniel-co7sc Жыл бұрын
Muito obrigado por ter produzido esta série. Eu aprendi muito, e tive toda a minha percepção sobre a escravidão e tudo que estes períodos abrangeram completamente mudada. Na escola (tenho 21 anos), não aprendemos nem 0,01% disto aqui. Aprecio o trabalho que produzir tudo isso exigiu. Tudo de bom pra ti! P.S: Todas as imagens, pinturas e ilustrações foram de suma importância para a imaginação destes cenários e para ajudar a manter a atenção no vídeo. Gostei muito também da música de fundo! Ótimas escolhas!
@manualdehistoria4774
@manualdehistoria4774 Жыл бұрын
Obrigado pelo comentário generoso, Daniel. Fico feliz por ter ajudado. 😊
@rosimarsamendes8555
@rosimarsamendes8555 Жыл бұрын
Excelente....muita clareza...facil aprendizados.. memoriso melhor do que ler....perfeito.... parabéns!!
@manualdehistoria4774
@manualdehistoria4774 Жыл бұрын
Obrigado 😃
@franciscoivannobregadeoliv7257
@franciscoivannobregadeoliv7257 Жыл бұрын
Parabéns pelo excelente documentário! Isso sim, uma verdadeira aula de história!?
@manualdehistoria4774
@manualdehistoria4774 Жыл бұрын
Obrigado, Francisco.
@telmamaia3679
@telmamaia3679 Жыл бұрын
Excelentes vídeos, tem que ser mesmo informado ao povo!
@caiomartinsfontepereira1919
@caiomartinsfontepereira1919 Жыл бұрын
Alisson muito obrigado por dividir tanto conhecimento! Deus lhe abençoe!
@thunderluke6432
@thunderluke6432 Жыл бұрын
O diplomata inglês, Viscount Castlereagh, foi o responsável a levar o desejo do povo inglês da abolição da escravidão para o Congresso de Viena por ordens do então Ministro, que visava ter logo em mãos o tal documento assinado por vários países para conseguir se reeleger. Castlereagh foi um imperialista árduo e não queria o fim da escravidão, então ele propôs esse tal documento que permitira que os líderes dos outros Estados pudessem decidir o momento, que a princípio poderia ter sido nunca.
@SteffanoMoraesmusic
@SteffanoMoraesmusic 6 ай бұрын
Já ia perguntar quem movimentou a população pra fazer isso. Muito obrigado. Em qual fonte você constatou isso para eu ler mais sobre?
@ClaudionorPereira12667
@ClaudionorPereira12667 6 ай бұрын
​​@@SteffanoMoraesmusica população já estava mobilizada desde 1780, a diferença é que muitos populistas se aproveitaram disso, da vontade popular, pra fazer carreira na política
@MrHoeflich
@MrHoeflich Жыл бұрын
Muito bom saber que a atividade do seguro a que informou a população sobre a escravidão e motivou o anti escravismo.
@williamsantana7848
@williamsantana7848 6 ай бұрын
Excelente documentário 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@arthurdiniz7469
@arthurdiniz7469 Ай бұрын
Bom conteúdo.
@odanieldiogenes
@odanieldiogenes Жыл бұрын
Cara, que canal rico! Feliz em ter descoberto
@alangustavolima3480
@alangustavolima3480 Жыл бұрын
Que playlist toppen, assisti e curti todos os vídeos. Parabéns pelo trabalho
@232xw60q
@232xw60q Ай бұрын
No seriado Norte e Sul, Patrick Shayze (é assim que escreve ?) interpreta o filho de um rico fazendeiro do sul dos EUA pouco antes da guerra civil. Em uma cena ele é confrontado pelo filho de um fazendeiro do norte, que reclama que as fazendas do norte não conseguem competir com os preços das fazendas do sul, por causa da escravidão.
@AlexSandro-vd3sp
@AlexSandro-vd3sp Жыл бұрын
Assisti a todos os vídeos, um melhor que outro
@pliniodasilva4198
@pliniodasilva4198 Жыл бұрын
Excelente conteúdo! Gostaria que postasse um vídeo como esse, explicação sobre a ascensão de Napoleão Bonaparte.
@delcionovais3790
@delcionovais3790 Жыл бұрын
Veja o quanto nao somos informados
@mariadejesusmendesdesouzas8976
@mariadejesusmendesdesouzas8976 Жыл бұрын
Que triste 😢 manter crianças escravas até os dias atuais , como pode né!
@leticialopes3975
@leticialopes3975 8 ай бұрын
Só pra engajar
@elianemoraes2764
@elianemoraes2764 Жыл бұрын
Muito bom! Existem campanhas para abolir a escravidão de crianças nesses países?
@manualdehistoria4774
@manualdehistoria4774 Жыл бұрын
De certa forma, sim, Elaine. Ongs internacionais fazem campanhas dentro desses países para coibir a escravidão infantil. As vezes ,órgãos de governo também fazem ações para resgatar crianças escravizadas, mas os governos não investem quase nada nessas ações. Os funcionários são quase voluntários nessa causa. Existem alguns documentários disponíveis sobre o tema no KZbin: • kzbin.info/www/bejne/e4aqpqGIltF5p9U • kzbin.info/www/bejne/i562ZoRne5KcY7s
@jonilsonalmeida9199
@jonilsonalmeida9199 Жыл бұрын
O que menos importava era a vida do próximo por dinheiro faziam de tudo por dinheiro sem nenhum escrúpulos agora imagine o PT nessa época O estrago que não teria feito
@josegarciadonascimento2101
@josegarciadonascimento2101 Жыл бұрын
Terça-feira, 12/09/2023. Palmas-TO. *Deus fala com Moisés no monte Sinai* - Êxodo 19.1 No terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia desse mês, vieram ao deserto do Sinai. 2 Tendo partido de Refidim, vieram ao deserto do Sinai, no qual se acamparam; ali, pois, se acampou Israel em frente do monte. 3 Subiu Moisés a Deus, e do monte o Senhor o chamou e lhe disse: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: *4 Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim.*
@danillolimatreinador
@danillolimatreinador Жыл бұрын
Esse canal é incrível, mas gostaria de fazer uma observação na parte econômica... A escravidão "acabou" pq não era um modelo que compensava para o estado. Resumindo bem, basicamente em um modelo escravocrata não possui classe média. De certa maneira hj com a classe média pagando 6 meses de impostos por ano, não é um modelo de escravidão estatal a custo muito mais baixo que o escravocrata?
@manualdehistoria4774
@manualdehistoria4774 Жыл бұрын
Acredito que não. A escravidão é caracteriza pelo trabalho forçado sem pagamento e sem possibilidade de abandonar o trabalho ou o local onde trabalha. Os assalariados no Brasil podem deixar ñ só o emprego, mas até o país. Podem trabalhar sem carteira assinada para não ter desconto na filha pagamento, ou pode receber por PJ. Ainda pode montar seu próprio negócio (as vezes de modo informal: manicures, cabeleireiros, doceiras, prof. q vendem cursos pela internet). Nada disso é possível na escravidão. O que se pode dizer é que o Estado é o verdadeiro explorador do trabalhador, por meio dos altos impostos trabalhistas. Ele também empobrece o trabalhador quando reduz as opções de consumo por meio dos impostos sobre a produção e sobre o consumo ou quando impede a importação de produtos mais baratos por meio de regulamentações ou (de novo) impostos muito altos.
@tafrionaotomobanho
@tafrionaotomobanho 7 ай бұрын
QUAL O NOME DA MÚSICA DE FUNDO, ALGUEM SABE
@regX02
@regX02 6 ай бұрын
Away - Patrick Patrikios
@wolf3s567
@wolf3s567 Жыл бұрын
Excelente conteúdo mestre, mas tenho uma pergunta seria interessante falar sobre a respeito de fato se você quiser da corrupção no Brasil imperial sem ser a dos cativos, escravos, criolos e os filh(o/a)s dos senhores ou capatazes? Por que seria interessante saber de fato da aonde veio por exenplo: a propina, drogas mais conhecido na polícia como "arrego"( e sim estou me referindo a aula que fala do corrupção do tráfico) e outras artimanhas usadas agora que talvez antigamente no Brasil imperial eram usadas para benéfico próprio ou pro estado como na maioria das vezes, fico no aguardo de uma resposta.
@MrHoeflich
@MrHoeflich Жыл бұрын
Eu gostaria que neste estudo o professor pudesse aprofundar o estudo sobre a expressão " passar a perna", costume local de relacionamentos de iniciação sexual para "poupar as mulheres de sofrimento" com os seus maridos.
@andreschossler1
@andreschossler1 Жыл бұрын
Acabou aqui? Nao achei a partir do deste episódio 😢
@manualdehistoria4774
@manualdehistoria4774 Жыл бұрын
Sim. Este é o último episódio do curso. Fico feliz que tenha gostado. Temos mais alguns vídeos sobre escravidão no TikTok. O nome do perfil no TikTok é o mesmo: Manual de História.
@manuelcorreia6532
@manuelcorreia6532 Жыл бұрын
Esqueceu de dizer que a escravidão na Alemanha acabou em 1945.
@jrrns
@jrrns 2 ай бұрын
Vi tudo e lamento muito por vocês mentirem e se fazerem de cegos e achar que podem contar estórias da carochinha...e todos somos necios kkkk...mais em geral gostei....mesmo porque na delegacia de polícia o bandido nunca conta a verdade, mais a cada vez tem uma versão diferente da mesma história do seu crime.
Gulags - Os Campos de Concentração Soviéticos. Parte 1
15:36
Manual de História
Рет қаралды 100 М.
A vida da Rainha Vitória
33:53
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 113 М.
У ГОРДЕЯ ПОЖАР в ОФИСЕ!
01:01
Дима Гордей
Рет қаралды 8 МЛН
when you have plan B 😂
00:11
Andrey Grechka
Рет қаралды 61 МЛН
The Joker wanted to stand at the front, but unexpectedly was beaten up by Officer Rabbit
00:12
Holodomor
20:45
Manual de História
Рет қаралды 70 М.
A Sombra de Stálin: Um Filme de TERROR REAL
26:57
Brasão de Armas
Рет қаралды 134 М.
AULA 22 - Os Escravos Lutavam pelas Mulheres nas Senzalas?
20:43
Manual de História
Рет қаралды 6 М.
Aula 21 - O Desaparecimento de Crianças Escravas nos Documentos
32:53
Manual de História
Рет қаралды 6 М.
A Escravidão na África e o Tráfico Atlântico de Escravos (Parte 1)
1:44:15
História USP - Canal Oficial
Рет қаралды 7 М.
Desemprego, mendicância e pobreza eram comuns na União Soviética
27:58
Manual de História
Рет қаралды 40 М.
Ian Neves não enxerga o óbvio.
28:16
Manual de História
Рет қаралды 88 М.
Como a Coreia mais rica se tornou a mais pobre.
14:20
Manual de História
Рет қаралды 221 М.
У ГОРДЕЯ ПОЖАР в ОФИСЕ!
01:01
Дима Гордей
Рет қаралды 8 МЛН