Рет қаралды 459,938
Planta se mexe? Sim, e nós vamos te provar. Nesta experiência, vamos te mostrar que as plantas se mexem muito mais do que você imagina. Você vai ver o movimento dentro da célula!
Antes de tudo, vamos falar sobre o mito de que as plantas não se movimentam? Talvez tenhamos essa impressão, porque ao nos sentarmos em frente a uma árvore esperando que ela se mexa sozinha, provavelmente, não veremos nada. Isso porque os vegetais crescem e interagem com o ambiente de um jeito muito lento. Para se ter uma ideia, fizemos um timelapse de um feijão nascendo, e todo o processo levou sete dias.
Algumas expressões do nosso vocabulário também ajudam a fixar essa ideia. Quando falamos que ficamos plantados esperando por algo ou chamamos alguém de planta, não estamos dando a ideia de muito movimento, certo?
Entretanto, a grande verdade é que a planta se mexe -- e mexe muito rápido. O problema está em você, ou melhor, em nossa capacidade de conseguir enxergar esse movimento. Mas nada que a ciência e seus instrumentos incríveis não possam dar uma mãozinha, não é mesmo?
Com a ajuda de um microscópio, aumentamos 600 vezes o nosso poder de "visão" para acabar com o mito da planta paradona de uma vez por todas! O que vamos ver neste vídeo, é o movimento que acontece dentro da célula da planta.
Para esta experiência, usamos uma elódea, que é um tipo de planta de aquário, por conta da espessura fina de suas folhas, facilitando a visualização no microscópio.
Antes de continuarmos a experiência, que tal entender como funciona esse instrumento tão usado em laboratórios? Aprenda a usar um microscópio!
O primeiro passo é separar uma amostra do que se quer enxergar e colocá-la entre a lâmina e a lamínula, que são dois pedaços de vidro que irão fixar o objeto em questão.
Esses vidros serão posicionados em cima da base do microscópio, chamada platina. Esta, por sua vez, possui duas pinças que irão prender a lâmina. Logo acima, teremos a objetiva, isto é, o primeiro conjunto de lentes. É possível trocar a objetiva movimentando o revólver -- sim, esse é o nome da peça que rotaciona as lentes.
Já na parte de cima do microscópio, onde iremos olhar, temos mais um conjunto de lentes, a ocular, que pode ser trocada dependendo da necessidade.
Para saber o quanto você está aumentando a imagem, é necessário multiplicar o aumento da ocular pelo aumento da objetiva. Em nossa experiência, por exemplo, usamos uma ocular de 15 vezes e uma objetiva de 40 vezes, resultando em uma ampliação total de 600 vezes.
Acha que acabou? Nada disso! Na parte de baixo do microscópio existe um espelho que ajuda a iluminar de baixo para cima. E para focar, é só girar um parafuso que fica no meio do instrumento e movimenta todo o conjunto óptico.
Agora que você já sabe operar um microscópio, bora ver o movimento da célula?
Além de poder enxergar todo o movimento, também conseguimos ver claramente cada célula da folha da elódea. Identificamos as paredes das células que, no caso das plantas, é feita de celulose e também mostramos as "bolinhas" responsáveis pela fotossíntese da planta, o cloroplasto.
O cloroplasto é uma organela da célula. Para quem não sabe, organelas são como se fossem os “órgãos” da célula. E é dentro do cloroplasto que encontramos a clorofila, o pigmento que dá às plantas a cor verde.
Já que o cloroplasto é o responsável pela fotossíntese, isto é, quando a planta recebe luz, pega gás carbônico e água e libera oxigênio, utilizando o carbono para “se alimentar” e crescer, será que não conseguimos ver as bolhinhas de oxigênio saindo da planta? Sim, e nem precisamos da ajuda do microscópio!
Confira no vídeo as imagens incríveis, não esqueça de deixar o seu joinha e de compartilhar com aquele amigo que adora uma plantinha.
► Como ver o DNA da cebola (EXPERIÊNCIA) • Como ver o DNA da cebo...
► A árvore de PRATA que cresce em SEGUNDOS! • A árvore de PRATA que ...
► Inscreva-se: kzbin.info...
Dúvidas e sugestões: contato@manualdomundo.com.br
Negócios: atendimento@manualdomundo.com.br
Imprensa e convites: assessoria@manualdomundo.com.br
Site: manualdomundo.c...
Facebook: / manualdomundo
Instagram: / manualdomundo
Instagram Mari: / amarifulfaro
Twitter Iberê: / iberethenorio
CRÉDITOS
Direção e apresentação: Iberê Thenório
Produção executiva: Mari Fulfaro
Gerência de projetos: Marcel Albert
Fotografia: André Cavalieri
Roteiro: Marcela Braga D'Angelo
Consultor técnico: Arthur Okuda
Coordenador de produção: Tiago César Silva
Assistente de produção: Roberto "Pena" Spinelli, Vitor Savazzi Moreira
Câmera, edição e finalização: Thais Paneto
Copyright© 2023 Manual do Mundo®. Todos os direitos reservados.