Maria, sua fala trás em si uma clareza tão natural que eu fico a cada dia mais convencida que a psicanálise - de fato faz parte de toda a trajetória do ser humano e sua busca pelo autoconhecimento.
@amandacuba_3 жыл бұрын
De acordo! Tempos curiosos e de, talvez, profunda transformação.
@camilaribeirocastrosoares5863 жыл бұрын
Maria querida, pensar contigo é um alento para esses dias. Perguntas que rompem e movem a lógica patriarcal, hetero, mononormativa para outros espaços, corpos e ontologias.
@misiamorais43003 жыл бұрын
Ótima reflexão. Maria, queria muito ouvir você falar sobre os desafios maternidade solo e a solidão nesse contexto
@priscilaaraujo79053 жыл бұрын
Nesse tempos curiosos, ter vc aqui, levantando todas essas reflexões, me faz sentir esperança e sobretudo agradecimento!
@denisesoarespires99448 ай бұрын
Adoro seus vídeos Maria! Aprendo muito! Gratidão!
@silvanacoutinhogrossi44493 жыл бұрын
Maria Homem, essa série sua me trouxe o livro de Serge André, O que quer uma Mulher!!! Devo ter lido, aos 20 e poucos anos!!!! Adorando vc nos presentear com essa série!!
@erikacosta52843 жыл бұрын
Maria que série interessante! Gosto muito do seu canal, sempre aprendo algo novo. Gratidão pela generosidade em compartilhar seu saber! 🌻
@thainacoimbra5093 жыл бұрын
Maria Homem muito maravilhosa!
@JocaRamiro-n4h3 жыл бұрын
Ela sempre " aparece" pra mim🥰
@martynabolgar33593 жыл бұрын
Que reflexão extraordinária... o que é feminino e masculino? Homens podem ter em si o “feminino” e vice versa? Por que atribuímos o “feminino” a somente um gênero?
@significantesmichele4828 Жыл бұрын
Tb entendi dessa forma.
@ssofiapitta3 жыл бұрын
sempre incrível !
@allanyssgrancio56143 жыл бұрын
vc sempre me surpreende!!!!!!!!!! amo mto
@sergiolenoo3 жыл бұрын
Maria...Você poderia fazer um vídeo referente ao documentário "Geração sem gênero" do canal Brasil paralelo? Gostaria muito de ver a opinião de uma mulher sobre a abordagem do tema...
@LimiardoMedo3 жыл бұрын
Eu foquei logo no livro de Clarice Lispector ao lado de Maria 😍
@AnabelaCruz3 жыл бұрын
É um universo dentro (ou fora, sei lá) de outro(s) universo(s)... (Ultimamente os meus dias têm sido bem menores do que as múltiplas coisas e funções a fazer... "Coisa de menina?"). Um beijo e sigamos junt@s 😘
@giulianaalmeida70663 жыл бұрын
Pra você eu dou o like antes do vídeo começar, só de ver seu nome eu sei que vou gostar 💗
@julianafagan66603 жыл бұрын
o duro é q eu não entendi muito oq ela disse não KKKKKK 😁🤦🏻♀️
@tatianepalazzo Жыл бұрын
Estude :)
@thiagokatsurriro3 жыл бұрын
São questões que se devem por a mesa, concordo e entendo a questão do "além dos corpos", mas desassociar o significado da linguagem ao corpo bio é uma cirurgia bastante delicada. Por mais que isso deva ser feito, os corpos por si próprios carregam traços étnicos e de divisões que pesam em alguns significados, por exemplo a menstruação e a não menstruação que já são de outra ordem mas que atravessam todas as etnias. Claro que nós somos diversos, mas estes traços distintos não dariam também posições sociais "meio" que de acordo com suas características físicas e estruturalmente psíquicas? Não que defina, mas que de alguma maneira oriente os caminhos.
@giselecalgaro2943 жыл бұрын
Não consegui ficar submissa.
@Gustavo-z3j Жыл бұрын
No fim das contas, não é uma luta ou objetivo social e sim pessoal, ou interpessoal. Não há ideologias, filosofias claras no dia de hoje. Apenas o que cada um acha que é mais conveniente pra si. Assim, em um momento mulheres podem ser contrato patriarcado mas gostar de ter o marido pagando contas, homens que gostam da sensibilidade.. Enfim, não há coerência. É uma briga para cada um levar alguma vantagem.
@claytonnascimento23943 жыл бұрын
Curti... Mas não entendi nada do q ela falou
@gordonvette85602 жыл бұрын
Voce esta dizendo que o "paradigma do falo " é coisa recente na historia da humanidade ? Imagine toda a nossa pre-historia onde imperava a fome e a luta pela sobrevivencia fisica, nao havia esse "paradigma "?
@priscillaalb3 жыл бұрын
Sim eu vejo essa problemática de como encaixar o feminino ou o "novo" feminino das mulheres, que demanda outros espaços e lugares específicos, tendo dificuldade de conciliar as vezes com alguma expectativas ou demandas da "energia masculina" que seja mais alfa dentro de uma relação. Como por exemplo a ideia de que a mulher teria que ser o polo mais harmônico, amoroso, aconchegante na dinâmica a dois pra dar espaço pro masculino ser um protetor, linha de frente, 'líder'. Por mais que na minha perspectiva esses papéis se cruzam, vejo um discurso do homem raíz precisando de um equilíbrio idealizado (homem isso e mulher aquilo) que muitas vezes não cabe mais nas novas formatações do feminino atual. Quais impactos isso pode trazer pras relações, teríamos homens mais fracos pelo fato das mulheres estarem mais fortes? Tem como os dois estarem igualmente empoderados ou uma força sempre ofusca a outra?
@MarioGWalker3 жыл бұрын
que dó daquele livro ficando amassado ):
@mateusgoncalves38513 жыл бұрын
É por aí que se estruturam as bases de um feminismo coerente e útil. Na verdade, é só por aí... Apostar na rivalidade A x B é uma luta sem sentido.
@jumpinjackflash35913 жыл бұрын
Olá, como vai? Na última live do Café Filosófico, tem um livro atrás de você que a capa parece ser uma gueixa. Como é o nome do livro, por gentileza? Fiquei curioso.
@AnabelaCruz3 жыл бұрын
Olá. Julgo que o livro é "Todos os contos", de Clarice Lispector, porque a capa (lombada) é parecida com a edição que tenho. 🌹
@jumpinjackflash35913 жыл бұрын
@@AnabelaCruz Obrigado. :)
@alessandrasilva81493 жыл бұрын
👏👏👏
@monica.mutatis3 жыл бұрын
psicanalise necessária a todos
@Michbigheart3 жыл бұрын
Você existe por quê motivo? Não seria por causa dos gêneros? Quanto for apenas uma consciência sem corpo que deveria falar isso.