RELAÇÕES FAMILIARES ABUSIVAS | MARIA HOMEM

  Рет қаралды 22,188

Maria Homem

Maria Homem

Күн бұрын

Os laços de confiança, amor e segurança que investimos em nossos entes queridos podem se transformar em armas perigosas quando são manipulados e empregados de forma prejudicial. Compreender a complexidade desse tipo de assédio é essencial para romper o ciclo.
Neste vídeo, surge um debate: os relacionamentos tóxicos no contexto familiar e as profundas ramificações que eles deixam.
____________________________________
Acompanhe também:
Site: mariahomem.com
Instagram: / maria.homem
Facebook: / mlhomem
Twitter: / mariahomem
Novo livro 'Lupa da alma - Quarentena Revelação'
(Todavia, 2020)
Físico: amzn.to/2K9iq2h
Kindle: amzn.to/3pqyU69

Пікірлер: 66
@camilasousadutton5129
@camilasousadutton5129 Жыл бұрын
Que discussão potente! Importante! Sou professora de crianças e penso muito que na sala de aula eu estou numa posição de poder e não posso usar isso de uma forma ruim, opressora. O discurso de um adulto diante de uma criança tem um peso enorme. Me fez pensar também nas relações que nos coloca, de alguma forma, nesse lugar infantil. E no como para nós também há algo que nos faz entrar nesse lugar.
@Zoey-j7l8f
@Zoey-j7l8f Жыл бұрын
Precisamos pensar que a posição colocada de forma evolutoria pode ser canalizando a importância do servir, se dispor, arquitectónicamente dentro do núcleo social de cada indivíduo em questão
@luceliahelena9612
@luceliahelena9612 6 ай бұрын
Lindo isso, nobre.@@Zoey-j7l8f
@veronica5lmaa
@veronica5lmaa Жыл бұрын
Quem tem familiares e famílias abusivas sabe a dor que é. Esse ano finalmente cortei contato com meu pai ausente (sempre presente para abusar meu emocional) e foi a melhor coisa que fiz.
@augustopinto7431
@augustopinto7431 Жыл бұрын
Parabéns! Melhor coisa que fez.
@veronica5lmaa
@veronica5lmaa Жыл бұрын
@@augustopinto7431 obrigada ☺️ foi sim, infelizmente demorei 30 anos para tomar essa decisão
@Altoelarissa
@Altoelarissa Жыл бұрын
Fiz o mesmo, livre!
@analuizadealmeida6126
@analuizadealmeida6126 Жыл бұрын
Eu não acredito que quem goza com o poder sobre o outro vai abrir mão disso. Acho que o oprimido é que tem que tomar alguma atitude quando der, puder ou quiser.
@veronicacastro7732
@veronicacastro7732 Жыл бұрын
Se ele se der conta, tiver a consciência de q é o oprimido, pq muitas vezes a toxicidade ocorre nas sutilezas e acaba travestida de culpa ou de normalidade.
@analuizadealmeida6126
@analuizadealmeida6126 Жыл бұрын
@@veronicacastro7732 Eu te entendo perfeitamente. Tenho pais narcisistas. Meu pai sempre foi descarado, mas minha mãe é do tipo oculto e só fui descobrir isso aos 48 anos. A tal da sutileza...
@lucasgambit7248
@lucasgambit7248 Жыл бұрын
Como sempre o ser humano não pode ver brecha que já se aproveita do outro, se sentindo superior nem que seja por um instante. Nas famílias, inclusive. E geralmente na rua não têm espaço pra isso, então fazem em casa.
@elainecanedo5179
@elainecanedo5179 Жыл бұрын
simm e na Rua fazem também basta ser simpático.
@lucasgambit7248
@lucasgambit7248 Жыл бұрын
@@elainecanedo5179 😂😂😂
@crisdornelles5937
@crisdornelles5937 Жыл бұрын
Provavelmente todos já fomos submetidos a abusos e manipulação e a jogos de poder na mão do outro, até inconscientemente. É preciso muita lucidez pra termos relações saudáveis
@joanmarco23
@joanmarco23 Жыл бұрын
Maria, maravilhosa!! Sempre com ótimas reflexões. Eu sempre questionei a fala sobre que a " família é sagrada". Já adulta e com terapia percebi o quão tóxico o lar que eu cresci, eu e minhas irmãs saímos de casa há dez anos e descobrimos a paz. E isso estende para amigos e relacionamentos afetivos, nunca vou entender as pessoas que falam que amam, mas maltratam o outro. Óbvio que tenho meu lado sombra, mas não sou cruel com outro, prefiro sofrer injustiças a cometer. Tenho distância da família materna. Meu limite.❤ ❤❤
@augustopinto7431
@augustopinto7431 Жыл бұрын
Coragem e lucidez. Gostei!
@sissyguimaraes36
@sissyguimaraes36 Ай бұрын
Tudo tem limite , até para quem ama ! O importante é reconhecer a falta de limite , quando permitimos o desrespeito do outro sobre nós. E sentir a dor de percebermos como fomos algozes de nós mesmos ao permitir esses abusos , seja por carência, menos valia , dependência afetiva , etc .
@internationalstudentexperi3223
@internationalstudentexperi3223 Жыл бұрын
Isso é o que ocorre no tráfico humano. Primeiro, o traficante conquista a confiança da vítima; depois, começam os abusos para testar a vítima e depois o crime se consuma. Tão triste não termos o conhecimento da personalidade humana para evitarmos esse tipo de abuso.
@marceloguidi3117
@marceloguidi3117 Жыл бұрын
Isso valeria um curso inteiro hein!
@GuiPurri
@GuiPurri Жыл бұрын
também acho
@nilsadossantos7656
@nilsadossantos7656 Жыл бұрын
Como abrir mão de ser a vítima? O prazer de ser a vítima.
@AnabelaCruz
@AnabelaCruz Жыл бұрын
Que sejamos capazes de sair desse círculo de relações tóxicas e que, dentro das nossas humanas compulsões e limitações, não sejamos nós os promotores desse tipo de relações. Vítimas e algozes... Obrigada pelo vídeo. Um beijo e boa semana. 🌹
@007sunda
@007sunda Жыл бұрын
Maravilha! Um assunto difícil de abordar e Maria Homem adentra com a delicadeza dos encontros profundos
@silvanaoliveira6184
@silvanaoliveira6184 11 ай бұрын
Diria um assunto silenciado por muuuiiito tempo.
@marialuizapadim3061
@marialuizapadim3061 Жыл бұрын
Há sempre uma forma nova de enxergar a própria vida quando se ouve a professora, será que isso se esgota em algum momento? Eu acredito que provavelmente não. Saio de muitos vídeos na direção, não contrária, mas talvez de pernas para o ar, olhando o teto, babando (risos). Essa relação de poder com gozo me gerou um pensamento sobre em que nível isso é desejável e desejante por cada uma das partes (ou acessada), ou o quanto isso é introjetado diante das situações. É triste não poder confiar em familiares ou ver essa laço se deteriorar, mesmo diante de relações tóxicas. E isso pode paralisar, individual ou coletivamente. Em minha recém profissão de médica tenho trazido com frequência temas de caráter psicológico para auxiliar no manejo de questões de saúde e doença. E um dos discurso que uso é o de que olhar para si mesmo é a parte mais difícil, pois coloca-nos em contato com uma realidade antes ignorada ou escondida. O medo do inconsciente. Obrigada professora pelos tantos conteúdos disponibilizados nesta plataforma. Você tem sido para mim uma figura referência no tema. Estou enrolando há um tempo para comprar um livro seu. Acho que chegou a hora.
@vaniasouza237
@vaniasouza237 Жыл бұрын
Isso é muito bom de ouvir, mas perceber isso em minha vida foi nojento, vergonhoso e libertador. Valeu Maria!
@quasehelio
@quasehelio Жыл бұрын
já pensou que mundo mais interessante? ah… maria! que bálsamo, como é bonito sua forma de construir o pensamento. sim. já pensamos. é algo cheio de ajustes. como a vida, essa coisa viva. o problema é que a gente se depara com o facismo, na construção de um mundo que seja perfeito, onde as diferenças, tão naturalmente dolorosas, são sublimadas. evitá-las, não querer vê las, me parece mau negócio. a vida é grande e diversa, nas borboletas, nos rios, nos seres humanos, queira queiramos, queira não. e que joia, poder entender melhor sobre si e construir algo mais interessante. se não pro mundo, onde moramos, trabalhamos, onde importa. a liberdade do não saber, a disposição pra aprender, a sabedoria quando nos silenciamos sem doer o coração. existe um frescor em ficar em paz com as crianças e entender melhor um pouco a demanda delas. pobre crianças, meu deus, nesse futuro artificial. com algum otimismo, penso que logo surge um jeito menos sujo e menos difícil de fazer dinheiro em nossos celulares e termos tempo pra brincar no parque. aquele sonho velho. não dá pra esperar o mundo melhorar, pra melhorar nossas horas. se ocupar denovo com alimentos, voltar a ser vivos em nossas casas. existe todo um universo que pode ser descoberto em litros de água sanitária, na água saindo da mangueira, nos temperos de nossas cozinhas. tem que se abrir, chorar, descansar e fazer, pra ver. você nos ajuda a ver. e como essa ajuda é bonita. ❤ boa semana pra gente!
@AnabelaCruz
@AnabelaCruz Жыл бұрын
Bonito comentário. Boa semana para você e para todos nós. 🌹
@dao.808
@dao.808 Жыл бұрын
não abriram mão. agora, sou eu que tento abrir mão do gozo que encontrei naquela posição de impotência e alienação (que me esforço a relegar ao passado)
@bernardoemmanuel_
@bernardoemmanuel_ Жыл бұрын
Uma discussão importantíssima ! Entretanto, senti que a discussão ficou muito focada na parte que tem mais poder. Peço para o canal, por favor, falar sobre como a parte que possui menos poder nesta dinâmica poderia ter mais consciência e não ficar tao oprimida. Quais mecanismos que temos para sair dessa relação de dominação ou, pelo menos, contesta-la ? Principalmente em familia ! Obrigado !
@mariajosedossantossantos2191
@mariajosedossantossantos2191 Жыл бұрын
Quantas relações abusivas permeiam as famílias... Infelizmente, é mais comum que imaginamos. E acontece em todas as classes sociais 😢
@teresacris299
@teresacris299 Жыл бұрын
Aquele que sabe mais segundo a sua própria experiência mas não substitui a experiência do outro.Nesse tipo de relação o outro vira um fantoche apenas uma cobaia de laboratório onde se projeta não a sua experiência de maneira que o outro se perceba e se construa a partir de suas próprias experimentações.
@dreis1370
@dreis1370 Жыл бұрын
Obrigada Maria! Muito bons questionamentos! Se possível poderia aprofundar o tema relação de abuso chefe x funcionário, mais especificamente com mulheres funcionárias? Aproveito tbm pra deixar meu agradecimento pelos conteúdos riquíssimos que aqui disponibiliza e que tanto me auxiliam!
@bbtaurus
@bbtaurus Жыл бұрын
"Como fazer pra abrir mão da sedução do gozo do poder de gozar do outro como objeto?"
@internationalstudentexperi3223
@internationalstudentexperi3223 Жыл бұрын
Obrigada, Maria! Por nos deixarmos mais conscientes sobre relações humanas.
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno Жыл бұрын
Muito obrigado, Maria..!!
@marilzaalvesoliveira4206
@marilzaalvesoliveira4206 Жыл бұрын
Toda relação humana precisa ser analisada para não ser de autoridade ou abusiva principalmente no contexto familiar. Tema interessante 😉
@miralopes6694
@miralopes6694 Жыл бұрын
Tem que passar esse vídeo no comercial da novela, todos os dias, até que essa reflexão seja a coisa mais debatida nos bares e nos lares
@Kxz716
@Kxz716 Жыл бұрын
Os pais cagam, a fatura vem pros filhos.
@jaciarajunqueira1761
@jaciarajunqueira1761 Жыл бұрын
Boa noite Dra Maria. Tenho sim,muitos problemas mentais, mas, nunca houve abusos na minha família. Eu quem mais abusei, e todas as vezes,era recebida com muitas conversas,duras, mas,cheia de amor. Shalom.
@ahmandioca
@ahmandioca Жыл бұрын
Até um tema que me dói tanto, parece poesia quando sai da boca de Maria
@SHEYLASPANIC
@SHEYLASPANIC Жыл бұрын
Maravilhosa reflexão
@UCndVoeVtcU3VqG3W5LATe2w
@UCndVoeVtcU3VqG3W5LATe2w Жыл бұрын
Maria, sempre objetiva e com temas tão importantes
@nivelsoncordiolli5733
@nivelsoncordiolli5733 Жыл бұрын
Que provocativa essa reflexão!
@miellemorais7645
@miellemorais7645 Жыл бұрын
Sentimento de vazio vem com a ínfima recompensa de quem se aproveita desse poder. Seguidos de retorno menor ou diferente do esperado daquele que teria se a conduta fosse pensado no bem estar do outro.
@VerdeBambu-hh8xs
@VerdeBambu-hh8xs 8 ай бұрын
O que são fantasmas em psicanálise?
@lilabb88
@lilabb88 Жыл бұрын
Obrigada, esse é o ponto ❤
@gabrielKaingang6644
@gabrielKaingang6644 Жыл бұрын
Oi! Sou um espectador ocasional do seu canal no KZbin e reparei que a foto do seu perfil possui um efeito especial que pode dificultar o reconhecimento. Seria bacana se você pudesse considerar trocar essa foto por uma mais simples e nítida, assim ficaria mais fácil para nós, espectadores, te identificarmos. Espero que considere essa sugestão! Parabéns pelo conteúdo incrível!
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno Жыл бұрын
Obrigado, MH..!
@ignezcintra1
@ignezcintra1 Жыл бұрын
Eu sempre abro mão. Cuido do outro e respeito.
@freihei7
@freihei7 Жыл бұрын
Muito obrigado, Maria Homem.
@elianaalixandria5786
@elianaalixandria5786 Жыл бұрын
Maria obg 💋
@eduardaamorim7295
@eduardaamorim7295 5 ай бұрын
1.75x pra melhora .
@paidaeternidade
@paidaeternidade Жыл бұрын
Maria Homem, vc tem uma opinião negativa a respeito do Osho?
@sofiamurad375
@sofiamurad375 Жыл бұрын
Ê, Maria ❤️
@GuiPurri
@GuiPurri Жыл бұрын
esse assunto rende
@robertarodriguesdasilva463
@robertarodriguesdasilva463 Жыл бұрын
"Homem" é a primeira vez que vejo como sobrenome.
@kingshelterandrade
@kingshelterandrade Жыл бұрын
Audio esta tão baixo, no volume maximo ainda fica dificil ouvir. :(
@mariahildarigolon4339
@mariahildarigolon4339 Жыл бұрын
👏👏👏👏👏🌷
@Psicanálisecientifica
@Psicanálisecientifica Жыл бұрын
Lacan gozou muito sobre analisando e alunos e formou muitos que o imitaram, Ate que um dia ele se declarou freudiano, e esse foi seu ato menos narcísico cedendo a coroa ao grande pai Freud.
@cilenemartins9942
@cilenemartins9942 Жыл бұрын
Gostaria de saber como não me irritar com o que goza sobre o outro. E a maioria faz isso! Até eu, mas daí passa batido kkk
@klarakrok
@klarakrok Жыл бұрын
Sutis Trans Açoes
@beyondtheshadow1224
@beyondtheshadow1224 Жыл бұрын
✨👌🙌🙏✨
@lucas_brasilio
@lucas_brasilio Жыл бұрын
EU PREFERIA ESTAR MORTA? | MARIA HOMEM
15:37
Maria Homem
Рет қаралды 41 М.
COMO COMEÇAR A DIZER NÃO? | MARIA HOMEM
12:24
Maria Homem
Рет қаралды 51 М.
Kluster Duo #настольныеигры #boardgames #игры #games #настолки #настольные_игры
00:47
Двое играют | Наташа и Вова
Рет қаралды 3,7 МЛН
Когда отец одевает ребёнка @JaySharon
00:16
История одного вокалиста
Рет қаралды 8 МЛН
Spongebob ate Patrick 😱 #meme #spongebob #gmod
00:15
Mr. LoLo
Рет қаралды 21 МЛН
RELAÇÃO ENTRE A CASA E O PSICOLÓGICO, O ESTADO EMOCIONAL.
29:29
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 250 М.
COMO COMEÇAR A APRENDER A SE AMAR | MARIA HOMEM
13:42
Maria Homem
Рет қаралды 373 М.
POR QUE PROCRASTINAMOS? | MARIA HOMEM
14:20
Maria Homem
Рет қаралды 64 М.
COMO EU SEI QUE ESTOU AMANDO | MARIA HOMEM
20:12
Maria Homem
Рет қаралды 233 М.
Como a comunicação interfere na nossa autoconfiança? | CADCAST #10
30:01
MENTES EM PAUTA - BURNOUT | ANA BEATRIZ
12:47
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 454 М.
Maria Homem - A Psicanálise e o Suicídio na Contemporaneidade
46:49
Instituto ESPE
Рет қаралды 22 М.
AFINAL, O QUE É TDAH? | MARIA HOMEM
12:16
Maria Homem
Рет қаралды 13 М.
NOSSAS ESCOLHAS AMOROSAS, COMO ENTENDER? com Maria Homem | Soltos s.a.
17:26
COMO LIDAR COM FAMILIA TÓXICA
17:33
Nós da Questão
Рет қаралды 387 М.
Kluster Duo #настольныеигры #boardgames #игры #games #настолки #настольные_игры
00:47
Двое играют | Наташа и Вова
Рет қаралды 3,7 МЛН