Eu acho incrível que o oposto necessário da santificação da mulher, já a coloca no lugar da sensualidade, do erótico, do vulgar, do profano. Enquanto, contrariamente, os homens já tem a posição de santificados naturalmente atribuída. É de uma injustiça sociocultural inenarrável que as mulheres precisem se provar dignas, enquanto os homens só serão indignos se forem condenados. Inclusive, o silêncio das mulheres é interpretado como consentimento, o silêncio dos homens nunca será confissão. Que lógica horrorosa. Obrigado, Maria!
@lucasfernandes4302 Жыл бұрын
Não sei de onde você tirou essas conclusões. Se estiver pensando nas religiões de matriz judaico-cristã, você não poderia estar mais equivocado. Nestas religiões, as doutrinas afirmam que tanto o homem quanto a mulher são pecadores por natureza (pecado original). Não existe isso de o homem ser santificado naturalmente. Essa coisa do silêncio feminino não faz o menor sentido. Jesus, no Novo Testamento cura algumas mulheres somente mediante a verbalização de seu desejo, demonstrando sua fé. Além disso, na passagem da tumba vazia, são as mulheres que contam aos apóstolos que Cristo não está mais no sarcófago. Opressão masculina sobre as mulheres existe e sempre existiu. Agora, por favor não invente narrativas fantasiosas tentando encontrar desvantagens femininas em todo tipo de lugar.
@talitamedeiros5900 Жыл бұрын
No livro "O que eu aprendi com Hamlet", escrito por Leandro Karnal, ele tece breves comentários acerca da misoginia, presente na história da humanidade e também nas entrelinhas da obra de Shakespear (por que não?!) e há exatamente uma frase muito singela, mas bem profunda que se alinha ao que Maria disse no vídeo, ele diz: "O machismo não surge da fragilidade feminina, e sim, da fragilidade masculina". Deixo a reflexão aqui para saborearmos juntos! Vídeos sobre feminino e masculino extremamente necessários. P.s.: Gostei demais de Anitta como referência.
@tatianasantosped Жыл бұрын
"Descolonize minha corpa" kkkkkkkkkkkk só consigo lembrar do meme
@LaurenEths Жыл бұрын
Eu vejo que toda essa história do machismo e da misoginia também ta atrelada à nossa tendência de precisar usar a dualidade pra tentar compreender a vida. Porém a gente já tem uma história longa também como humanidade pra começar a superar todos esses simplismos que geram ainda opressão e morte.
@questionadoroculto4959 Жыл бұрын
E como pretendem fazer isto? Segregação dos sexos em espaços públicos? Já vi mina na gringa escrever isto e achei interessante.
@juliagomes9498 Жыл бұрын
mais difícil é esperar o fim do video vídeo para poder dizer pra maria: te amo!!!
@talitamedeiros5900 Жыл бұрын
Lendo "A genealogia da moral" de Nietzsche e tem absolutamente tudo a ver com esse vídeo e essas reflexões.
@luaclarafontes Жыл бұрын
muito bom! durante as falas sobre os mistérios femininos e o não entendimento sobre "o que faz meu pint0 ficar dur0?" pensei imediatamente no feminicídio acerca das mulheres trans; a ignorância acerca do másculo é imensa: machismo mata pra caralh0
@luceliaclarindo Жыл бұрын
Aos poucos e gradativamente vamos nos reconhecendo e nos afirmando. Muitas mulheres nessas pequenas conquistas. Que nossas filhas continuem e que suas filhas também. E assim seja !
@messiasxavier7145 Жыл бұрын
Um vídeo pra ser mostrado em rede nacional e em rede nacional!
@psicologasarahviana3493 Жыл бұрын
Super atual esse assunto pois cada vez mais vemos questões que a mulher evoca no homem, que não são elaboradas, e infelizmente temos visto crescer a violência contra a mulher.
@juliagomes9498 Жыл бұрын
tenho visto várias senhoras no mundo jurídico reafirmando em público seu amor por Cristo. acho q já estão sentindo q as coisas estão mudando e elas querem manter o q elas "conhecem". É, ao mesmo tempo, engraçado e estranho.
@joseantoniocarvalho2524 Жыл бұрын
Na questão do transcender da mulher ao destacar o "ser humano ", a tua contribuição é muito importante para as nossas reflexões contemporâneas. Valeu !!!
@simoneaparecidaferreiradia5207 Жыл бұрын
Eu amo essa mulher!! Que explicação maravilhosa, a mulher e vista ainda como culpada com a sua sexualidade. Muitas mulheres vem mudando e mostrando ao mundo que também podemos ser.Agora esse quadro maravilhoso que está na parede. Mostra uma força de libertação, com o nosso corpo , com as nossas vidas. O que é "ser mulher" maravilhoso quadro.
@leilarodriguesalba Жыл бұрын
Muito pertinente o pronunciamento deste vídeo. Parabéns Maria Homem!!! A respeito deste tema em específico, muito eu teria a discorrer aqui. Por ora, vou citar bem rapidamente apenas um pequeno trecho de um estudo do Historiador André Pizeta Altoé- Doutorado na Universidade Estadual do Norte Fluminense, que vem estudando a TFP (Tradição, Família e Propriedade que por questões legais jurídicas tornou-se Arautos do Evangelho) mas ambas praticam a misógina (ÓDIO A MULHER). Em um de seus artigos, de nome: “A MISOGINIA MEDIEVAL REIVENTADA: A AVERSÃO AO FEMININO NA TFP” determinado momento do artigo, os argumentos deste autor vão exatamente ao encontro da fala da nobre Maria Homem neste vídeo. Diz o artigo: “... para o militante da TFP, estar afastado da mulher significava afastar-se do perigo, manter distância da sensualidade feminina e de uma possível relação sexual. Em entidades como a TFP, a questão sexual é vista de forma negativa...” Seguindo ainda neste mesmo artigo, em outro momento este autor ainda destaca: “... Como observa Michelle Perrot “reificar, deificar a mulher é uma maneira de colocá-la ‘em seu lugar’, sobre os altares, isto é, à parte e em parte nenhuma”39 Na expressão que Bloch toma de empréstimo a Gisele Halimi, a mulher neste contexto é transformada em “capacho-pedestal”, ou seja, é enaltecida para ser rebaixada, é idolatrada como a mulher inatingível para ser excluída das tarefas mundanas.” A reflexão que me permanece é até quando teremos que gritar para sermos respeitadas no Brasil, país este que hoje encontra-se em quinto lugar de feminicídio no mundo. Até quando teremos essa estatística gritante, até quando?
@lindasm9354 Жыл бұрын
Sempre muito bom te ouvir e refletir com você, Maria! ❤️
@claudia_rc_carvalho6912 Жыл бұрын
Não acredito!!! Saiu o livro "coisa de menino"??? AMEI o "coisa de meninia" e nao sabia que o "coisa de menino" tinha saido! Ja vou procurar no amazon, para comprar agora mesmo!!!🤩🤩🤩🤩
@sabrinafaria1372 Жыл бұрын
Como é bom te ouvir! Quanta potência ❤
@liliamromanha Жыл бұрын
Obrigada, Maria
@cibmaia2499 Жыл бұрын
Maria, seus vídeos são essenciais. GRATA!
@adrianagoncalves539 Жыл бұрын
Eu preciso assumir que tenho dificuldade cognitiva de acompanhar o raciocínio da Maria. Assisto á Vera, Contardo, e outros profissionais e pego mais rapidamente. Com a Maria, me perco, fico sem compreender.
@messiasxavier7145 Жыл бұрын
Aprendi a ouvi-la da seguinte maneira: percebi que ela solta as pontas e deixa questionamentos no ar, como se fossem iscas de auto questionamento, daí, na parte final do vídeo, as respostas e direções vão sendo mencionadas. Religião = Recalque
@sergiofranciscoserafimmont1066 Жыл бұрын
Importante a historicidade das temáticas.
@waldirsouza4131 Жыл бұрын
É de um conhecimento,de uma profilaxia absurda essa mulher !!!!! Me pôs a estudar nova área para um novo vestibular para uma nova faculdade e Aprendizado 😉
@enzobuch Жыл бұрын
Quero um vídeo do Calvo do Campari 😂
@andremachado5539 Жыл бұрын
Amei a reflexão
@danieltoledo3682 Жыл бұрын
Transcender todas as caixas
@gabriel.pedro_ Жыл бұрын
Obrigado, Maria ❤️
@sergiofranciscoserafimmont1066 Жыл бұрын
Sim, imteressante: as feminilidades dentro dos discursos religiosos (e similares) em várias culturas, mentalidades, em várias temporalidades e espaços. Simbologização do feminino via discurso religioso (DR), dogmático.
@hayannedossantos410 Жыл бұрын
brabo d+ mãe
@RenataOliveira-do5tq Жыл бұрын
Uau!
@alephricardo6411 Жыл бұрын
Amo os seus vídeos sempre top
@anaelizabethdasilvabaltar8106 Жыл бұрын
Bravo Maria!!
@Kxz716 Жыл бұрын
Abraão pisou na bola.
@judc1998 Жыл бұрын
Ótimo!
@lluuiizzz Жыл бұрын
Dra Maria Homem, hoje em dia tem sido muito divulgado casos de feminicídio seguido de homicídio, muitas vezes com casais que "aparentemente" pareciam bem, não necessariamente com episódios de violência doméstica prévios. Como a Psicanálise poderia explicar isso?
@andreicostadeoliveiravieir5197 Жыл бұрын
Excelente!!!
@marianneklink6079 Жыл бұрын
👏👏👏
@vivianesoares6868 Жыл бұрын
Verdade
@josepassos1019 Жыл бұрын
Excelente!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@flaviaf4320 Жыл бұрын
Maria, muito interessante. Os homens projetam em nós o medo do mistério, do incontrolável. E aí fiquei pensando: e o que nós mulheres projetamos nos homens? (Se projetamos, o que é?). Obrigada.
@eduardo1009b Жыл бұрын
O contrário! A proporção das duas coisas à proporção. Nesse caso, é necessário entender antes de tudo, que a nossa realidade é dual, portanto, as coisas também são. Na mente dos homens, as mulheres projetam controle pelo sexo e os homens assim (não é necessariamente culpa das mulheres) só se conectam com as mulheres por meio do sexo. Há também o NÃO mistério: homens tendem por um contrução social (confesso) a serem o mais previsível possível. ( Cerveja, futebol, voz grossa, protetor.) Mas nossa realidade não é só isso ou aquilo; é um buquê de fragrâncias e camadas. Mas você não pode criar o perfume da rosa, sem que você conheça a rosa primeiro. Isso significa que se você não tem campos de informações distintos dauqilo que te inseriram desde que você nasceu. Você não cria nada além da mesma coisa.
@eduardo1009b Жыл бұрын
No entanto, é preciso tomar cuidado com às formas em geral. Elas se encaixam em nossa realidade dualistica. (Céu, terra - homem, mulher - água, fogo - bem, mal - mas vai muito além disso..) E como os humanos foram PROGRAMADOS para exceder em quase todas situações. Algo extremamente disruptivo da nossa programação e formas pode se tornar catastrófico se não tiver dose. Ou seja, pode se alterado/corrigido aqui e alí para conter manipulações da religião, por exemplo.
@blacklistsidi4019 Жыл бұрын
Amei seus comentarios, ditatico,pertinente e coerente! Obr por isso!
@felicialima7706 Жыл бұрын
Apartir da família que nasci, cresci, vizinhos, colegas escolas e colégios, estágios, concluir: nossa o-ri-gem é vontade própria praticante ú-ni-ca; e nós suas vontades próprias específicas praticadas, com capacidade de só escolha, iniciando POR ACEITAR OU NÃO A MINHA ES-PE-CI-FI-CI-DA-DE a cada momento-segundos, minuto. ⁉️
@felicialima7706 Жыл бұрын
Nós escolha própria a definir momento a momento/segundos, usando VIZIBILIDADE mulher, temporária - descartável igual as de+ i tão tão invejada pelos homens e HOMOAFETIVOS INCUBADOS; Por que ⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️❗❕❗
@alexandrinobruno Жыл бұрын
Obrigado
@lucas_brasilio Жыл бұрын
bonjour ♥️
@juradler2266 Жыл бұрын
E o clitóris também sempre foi motivo de temor para quem não ama as mulheres??
@autorvictoralmeida8300 Жыл бұрын
Sim exato
@cynthiamadalena801 Жыл бұрын
Excelente discussão a cerca do corpo feminino!!! Ouvindo Maria Homem falando me fez lembrar do filme Benedetta. Vale a pena assistir com esse olhar. O filme trata do desejo do corpo de uma freira. Ela tem visões eróticas com Jesus e tem relação com uma freira . O mais interessante que ela não ver nisso um "pecado" , ela ver amor. Fica a dica.
@fatimamendes5873 Жыл бұрын
As religiões amam sim as mulheres. Principalmente amam mantê-la longe do conhecimento.
@srta.nobrega932 Жыл бұрын
♥️
@mariacsouza19842 ай бұрын
Santa Clara e Francisco de Assis( dizem as fofocas da época) tinham um chamefuinho...mas.nada assustador 😅
@manuelaassuncao2964 Жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@elviracastro211 Жыл бұрын
Maria, eu citaria tmb Marina Sena. Tem uma linda voz e faz questão de se mostrar feminina nas suas coreografias. Uma Madonna brasileira. 😍
@RogerioPinheiroCosta Жыл бұрын
Boa tarde Maria Homem e internautas em busca de auto conhecimento e conhecimento da sociedade. Então, quero colocar uma polêmica na roda de conversa. Sobre a mulher usar roupas "erotizantes" e por isso são estupradas. Acredito que todo ser humano deveria ter liberdade de viver a liberdade de ser quem e como quer ser. Porém, aí que entra meu questionamento, não deveríamos equacionar esse dilema adicionando a alienação absoluta vivida pela humanidade? A sociedade acredita que foi criada por um "Deus" e por isso elas são diferentes de outros mamíferos. Sendo superiores não somos sujeitos a sexualidade como os outros mamíferos. Quem entende um pouco sobre como funcionam os grupos de Leões, Chipanzés, Gorilas, etc, sabe que sexo e poder são a base dessas sociedades. Resumindo meu questionamento: O ser humano é o mais complexo mamífero existente, o mais destruidor e assassino do planeta. Será que querer uma sociedade equilibrada (que respeite as mulheres) no capitalismo neo liberal não é totalmente antagônico? Onde a população é escravizada dentro do racismo estrutural. Como esperar algo diferente em uma sociedade que criminaliza o comunismo!? Amo vc Maria Homem! Você é do balacubaco!
@fernandamartins6540 Жыл бұрын
😉💖🌷
@elisamorato78 Жыл бұрын
Sim, é um ponto de vista. Mas as religiões não irão alterar o ponto de vista delas... isso é um fato!
@lucianogomes9680 Жыл бұрын
Eu li a Bíblia toda, na Bíblia quando se nasce um filho varão, era mais festejado
@CristianoSilvestrecs Жыл бұрын
O Pátrio Poder Romano e sua influência na criação e montagem da Bíblia Cristã nitidamente patriarcal. O pátrio poder (patria potestas) era um poder absoluto que o pai de família romano tinha sobre seus filhos e filhas, inclusive os casados. Esse poder incluía o direito de vida ou morte, o direito de casar ou não casar seus filhos e filhas, o direito de vender seus filhos como escravos e o direito de receber sua herança. Estabelecia a autoridade absoluta do pai (paterfamilias) sobre toda a sua família, incluindo sua esposa, filhos, filhas, netos e outros dependentes. O pátrio poder surgiu na Roma antiga e durou até o século XVI. Ele era baseado na ideia de que o pai era o chefe da família e que tinha o dever de proteger e cuidar de seus filhos. No entanto, esse poder também era usado para controlar e subjugar as mulheres e crianças. Sob o pátrio poder, o pai detinha a propriedade e controle sobre os bens da família, podendo dispor deles livremente, assim como decidir sobre o destino dos filhos, inclusive a adoção ou a exposição de bebês indesejados (prática comum na época, em que crianças indesejadas eram deixadas em locais públicos para morrer). Os filhos estavam sob a autoridade do pai até a sua morte, ou até serem emancipados formalmente. A emancipação era uma cerimônia na qual um filho passava para a autoridade de outro homem mais velho, geralmente um parente próximo, ou adquiria independência legal. Na Roma Antiga, as mulheres eram consideradas legalmente dependentes dos homens, primeiro do pai e, após o casamento, do marido. Elas não tinham direitos políticos e não podiam exercer cargos públicos ou participar da vida política da cidade. Além disso, o sistema legal romano dava aos homens uma série de vantagens em questões de herança, divórcio e custódia dos filhos. A Bíblia foi forjada na Roma no século I d.C. e foi nitidamente influenciada pelo pátrio poder romano. Por exemplo, o livro de Efésios diz que o homem deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja e que a esposa deve ser submissa ao seu marido. Essa e outras passagens foram interpretadas como um apoio ao pátrio poder e foram usadas para justificar a subordinação das mulheres aos homens. O conceito de pátrio poder romano, com o patriarca tendo autoridade absoluta sobre a família, influenciou na formulação de certas ideias presentes na Bíblia. Por exemplo, muitos aspectos da organização familiar e dos papéis dos membros da família nas escrituras bíblicas refletem estruturas semelhantes ao pátrio poder romano. A figura paterna é frequentemente retratada como a autoridade final, com a responsabilidade de liderar, instruir e proteger sua família. As mulheres também são retratadas em papéis tradicionais, com uma ênfase na submissão às figuras masculinas de autoridade. A influência do pátrio poder romano na Bíblia é complexa e ainda é debatida pelos estudiosos. No entanto, é claro que esse poder teve um impacto significativo na forma como as mulheres são retratadas na Bíblia. IMPORTANTE: Importante saber que as influências sobre a Bíblia são vastas e variadas, incluindo a cultura do antigo Oriente Médio, o judaísmo, a cultura grega e as tradições religiosas próprias das comunidades cristãs. A Bíblia é uma coleção complexa de escritos que refletem as crenças, valores e experiências de muitos autores e comunidades ao longo de séculos, e é difícil apontar uma única fonte como a causa dominante de suas características. Por esta e outras constatações podemos afirmar com segurança que a bíblia é uma criação claramente e meramente HUMANA.
@carla992 Жыл бұрын
🤯🤯🤯
@danieltoledo3682 Жыл бұрын
Boxes moses sumney
@Kxz716 Жыл бұрын
E não é só com a mulher que o sistema é violento. O mercado é extremamente violento. O sistema educacional e político é violentíssimo.
@vempronordeste2841 Жыл бұрын
🤷♀👩⚕
@jaciarajunqueira1761 Жыл бұрын
Boa noite Dra. Penso que o ser humano deve viver sua vida,sem julgamento de quer que seja, aí existe a misoginia, preconceito, vindo muitas vezes de mulheres. Eu, como ocultista, tenho minhas próprias perguntas,o outro tem seus problemas. O correto é o respeito,a auto estima, assim poderemos viver com mais harmonia. Parabéns. Shalom.
@caitape20022 Жыл бұрын
Religião é uma experiência com o divino, com o sagrado , com o transcendental. Não confunda religiosidade com essas seitas dominantes ...porfa ❤️❤️❤️❤️❤️
@alvaroluisnc Жыл бұрын
Lembrando que hoje em dia uma virgem pode ser mãe, mas, por meio da ciência , e não da religião.
@vaniasouza237 Жыл бұрын
E o homem tem uma definição ? Não seria em grande parte produto do capital as mulheres citadas no vídeo? Todo corpo fala tem vida própria! noooooossa se fosse possível realizar todas as minhas pulsões 🤔 Maria, valeu 🤝