"Espaço gigantesco da negociação contínua" é uma expressão perfeita no caso.
@tainacunha87395 ай бұрын
Vivo só há 3 anos, eu acho, porque parei de contar. Aprendi que viver de acordo com os meus valores me faz mais feliz. Não sou contra relacionamentos amorosos, até me envolveria com alguém que se mostrasse adequado, mas não é minha prioridade e nisso o tempo passa, a vida vai e vou indo também, sozinha...
@adolfoeckl14945 ай бұрын
Igualmente a mim, fazem 5 anos que estou sozinho e moro sozinho, e isso é uma opção minha e respeito muito cada pessoa a viver no relacionamento
@marcelosterpheson5 ай бұрын
Tambem penso assim
@cintiabarbosa315 ай бұрын
Tb estou assim há 3 anos ..
@fabiofavoreto98305 ай бұрын
O importante é estar bem. Sozinho ou acompanhado. Moro só há 11 anos e aparentemente não abro mão disso mais ...
@tainacunha87395 ай бұрын
Pessoal, o número de pessoas que vivem só por opção hoje em dia é muito alto, acho que especialmente as mulheres, não é a toa que a Maria trouxe esse tema, é uma nova configuração (não sei se pode se chamar assim) do comportamento das pessoas. Contudo, ainda acho normal as pessoas estranharem quem vive bem sozinho, porque a máxima que se vendia era viver bem casados ou juntos, isso dá uma nó na cabeça de muita gente porque cada um tem uma história e ferramentas pra lidar com os seus motivos, crenças e valores. Complexo. 💋😬
@joceliteixeira19015 ай бұрын
Estou sem me envolver afetivamente há 8 anos, no inicio foi mais difícil, tinha vergonha de me divertir sozinha, porém iniciei um movimento de fazer coisas prazerosas sozinha. Ano passado fiz minha primeira viagem e adorei. Também vou a shows e teatros. Estou adorando isso. Creio que não me envolverei com mais ninguém. Até amizades estão me cansando um pouco, sinto como se não quisesse mais fazer nenhuma concessão. As vezes eu só quero sentar e aproveitar um prato de comida e a outra pessoa quer atenção.
@everton31705 ай бұрын
Estou também iniciando essa trajetória. Espero tornar tudo prazeroso e de forma leve, sem me preocupar com o que os outros estão pensando.
@ÉricaM.A5 ай бұрын
Para os homens é mais difícil. Para as mulheres, uma bênção
@paula__marquezini5 ай бұрын
Né nada fiii
@regianeesteves29895 ай бұрын
😂por que?... essa seria uma conversa muito interessante!
@Rafael-Morais5 ай бұрын
Só se for pela questão de ter muitos homens por aí que não sabem se virar sozinhos - e nesse caso, ter uma parceira pra cuidar é algo totalmente diferente de ter alguém pra caminhar junto e construir um futuro a dois. Quem sabe se virar bem não precisa de ninguém, mas pode ser desejável encontrar uma pessoa, desde que seja para somar.
@RogerioXavier-py3wx5 ай бұрын
Ilusão sua.....os homens estão fugindo de relacionamentos, vivem bem na solitude
@ivan-lk8zb4 ай бұрын
Para mim viver só é uma benção 😊.
@isa30125 ай бұрын
Reflito muito sobre o que quero e o que a sociedade espera de mim. Especialmente mulheres 30 + sabem do que eu falo. É um turbilhão de pensamentos. Estamos nos permitindo escolher e, não apenas, sermos escolhidas. A partir disso, aprendemos que estar só é uma bela escolha.
@renatonascimento93065 ай бұрын
A sociedade apenas espera que você siga as leis e pague seus impostos. Sério. Ninguém pensa em você, espera algo de você, todos estão entretidos com as próprias vidas. Aliás, muitas pessoas se caíssem mortas seriam notadas apenas pelas faltas no trabalho. As cobranças que você sente são cobranças internalizadas, não da sociedade. Se você está bem resolvida consigo mesma, um comentário, muitas vezes despretensioso numa reunião de Natal não deveria ser suficiente para configurar uma cobrança - seria apenas um comentário.
@isa30125 ай бұрын
@@renatonascimento9306 Qual a tua intenção com esse comentário?
@renatonascimento93065 ай бұрын
@@isa3012 desculpas se soou ofensivo de alguma forma. minha intenção foi só desafiar a ideia de que a sociedade espera algo de nós. minha humilde opinião é de que a sociedade não se importa tanto assim se desempenhamos um papel ou outro. são expectativas internalizadas
@isa30125 ай бұрын
Eu falei da sociedade, mas no sentido da pressão cultural. A cultura latina tem muito forte a ideia de que a mulher deve casar e ter filhos para ser bem sucedida. Eu não falo sobre o que os outros falam para mim, mas o que o inconsciente coletivo reverbera. Não estou tentando provar nada a ninguém com meu comentário. Cada um sabe de suas lutas, conquistas e feridas e como, em análise, lidar com elas.
@MomentoPsiAdrissaMoura5 ай бұрын
Também acho que pode ser mais fácil viver sozinho. Porém não mais feliz...
@rodrigosantanadias72975 ай бұрын
"Talvez estamos cansados de ter que negociar o espaço o tempo todo." "Escolher viver sozinho, também pode ser uma forma de defesa do conflito social." Quando sinto a solidão, me sinto insuficiente e desejo alguém Quando estou em solitude, me sinto autosuficiente, não preciso de ninguém Quando estou em conflito social, sinto raiva e nao quero ninguém
@karlarclaudino5 ай бұрын
Resumiu muito bem
@ericaalves58335 ай бұрын
Uau muito bom
@PleyboInc3 ай бұрын
boa, eu penso que os relacionamentos seriam mais equilibrados se as pessoas soubessem viver também sozinhas, o relacionamento deve ser um complemento não um preenchimento de espaço
@jaquelinemendonca14955 ай бұрын
Sim é possivel ser feliz não casado , mas sozinhos nunca estamos , temos família , amigos , o pessoal da padaria , do cursinho , das viagens , das festas 😂😂😂😂 sozinho a gente nunca ta , fora net flix e internet.
@arturoliver5 ай бұрын
Eu sempre percebi isso. Sozinho, sozinho mesmo, ninguém está...
@A2004B5 ай бұрын
Não me imagino vivendo sozinha, tenho meus momentos e não tenho mais problemas em fazer as coisas no geral sozinha porque precisei aprender a lidar com a minha própria companhia, minha solitude. Mas, para mim, as experiências são muito mais memoráveis quando compartilhadas com alguém que amamos e confiamos, não precisa ser necessariamente de maneira romântica.
@cassiacaboclo94875 ай бұрын
Como uma solteirona de 56 anis penso que o ser humano é um animal que sempre vai sentir falta de um companheiro(a), entretanto, podemos nos adaptar e vivermos uma vida que vale a pena ser vivida em solitude. Vídeos como este trazem reflexões que nos ajudam muito.
@romatelles54085 ай бұрын
acho sim que é possível ser feliz sozinho,mas ao mesmo tempo acho tão importante e bom dividir a vida com alguém; a casa, as alegrias, os filmes, os almoços e as pias de louças...enfim, eu gosto de dividir a vida com alguém. Acredito que tenho muito para aprender e para oferecer ao outro.
@rosanarodrigues17885 ай бұрын
Será que a história da arquitetura está seguindo SOMENTE a nossa psique? Será que esses apartamentos de absurdos de 20m2 não são o resultado da exploração imobiliária? Imóveis com banheiros sem janela não parecem um absurdo para vocês? Prédios onde a maioria dos apartamentos são comprados por investidores para alugar não soa como desrespeito para vocês?
@Ellanore____5 ай бұрын
Falou tudo! Tem essa camada neoliberal sinistra por trás do “que fofo, mora sozinho”
@ic95cf745 ай бұрын
Interessante seu questionamento. O capitalismo não permite que vivamos (pobres frutos da desigualdade social e exploração neoliberal) em espaços maiores, com jardins, espaços de lazer, etc. Hoje em dia são poucos que podem ter uma casa pra morar. Salário baixo, custo de vida caro. Um apartamento desses, 200 mil, até mais. A arquitetura, a psique estão relacionadas com a nossa realidade socio-histórica, de fato. Vamos ver se um playboy tá morando num cubículo...
@Fragmentos.essenciais5 ай бұрын
Conhece o conceito de super estrutura?
@cabraldemello5 ай бұрын
Recomendo que assista/ouça o podcast Não Ficção (Átila Iamarino) sobre o porquê de os imóveis estarem tão caros. A entrevistada fala sobre essa questão mencionada por você.
@fabioa.53595 ай бұрын
Não só a arquitetura, mas a própria questão da solidão/solitude não deve ser SOMENTE entendida como uma escolha legítima do sujeito na contemporaneidade. O neoliberalismo promove constantemente um hiperindividualismo no qual a pessoa perde a capacidade de tolerar mínimas diferenças antes tidas como normais em qualquer tipo de convívio, isso é muito patológico.
@vicentejouclas25185 ай бұрын
Antigamente o carioca vivia como as gaivotas; viviam empoleirados nas pedras e só se encontravam na praia. Mas aí ficou curta demais a areia ; agora vamos viver que nem paulistas e nos encontraremos no shopping... ficaram caros. também poderíamos viver como mineiros e nos encontrar nos bares ... dá muito alcoolismo... Está difícil, viu? Acho que vou pensar no caso escutando a Maria Homem! PS. Estive lendo "Mimi Pinson" do Alfred de Musset e lá havia bailes populares... não é uma boa para a Prefeitura? A gente só desce da kitinete quando tocar a banda❤🤎
@Abibliotecaassombrada5 ай бұрын
A partir do que se estabeleceu o que é um relacionamento hoje, sim é melhor viver só.
@filipi23025 ай бұрын
Concordo em partes com sua análise Maria. Acredito que a escolha pelo estilo de vida solitário tá muito relacionado com a dificuldade em se vincular ao Outro, se "atritar", em suportar a diferença. Na minha visão a uma baixa tolerância a socialização.
@cristianferrari49845 ай бұрын
Mas ninguém é obrigado a se vincular com ninguém para ser feliz, essa é a questão do vídeo. Quem presa muito pela própria liberdade vai sim ter dificuldade em viver acompanhado, mas e daí? Se ela bancar isso e lhe trouxer felicidade tudo bem.
@flahramalho32738 күн бұрын
Se aceitar é o primeiro passo para gostar de si mesmo. Eu moro sozinho há 9 anos e tenho 46. A solidão não me assusta, só me fez ver o quanto é bom aproveitar a própria companhia. Não dependa dos outros para ser feliz!
@antoniorobertodasilva37165 ай бұрын
É... O mundo mudou, como tudo muda. O mundo que "morreu" nos dizia (ou exigia?) que aprendessemos a arte do convívio como uma das faces do sentido da existência. O pós-moderno nos empurrou para o individualismo e a performance, como "modus" urgente e imperativo de existir. Tudo se fragmentou. E, o sentimento subjetivo de estar vivo em conviver, onde ficou? De uma ideia de totalidade em compartir, transferiu-se para sentidos "à parte". Ser feliz? O que é a felicidade?
@ricardofilho64665 ай бұрын
Gostei, poético.
@marilzaalvesoliveira41595 ай бұрын
Solitude é libertador para ser feliz consigo mesmo
@carlosalexandre14645 ай бұрын
" É sobre si ter e pertencer a si mesmo, o resto seria mergulhar no fundo do mar na busca daquilo que não se acha ".
@rejanesouza21385 ай бұрын
Bom e namorar e cada um no seu espaco.❤❤❤
@cris.galdino5 ай бұрын
Busco a solitude de fato. É impossível ser feliz sozinho tendo alguém ao lado. A pior solidão é aquela que sentimos mesmo ao lado de alguém.
@ruancarvalho28095 ай бұрын
Eu adorei o tema abordado , a cada dia eu me sinto mais inteiro sozinho , muito mais feliz em me conhecer sozinho e minha solitude tem me ajudado muito psicologicamente e até espiritualmente . Se eu amo minha companhia , nunca estou sozinho , porquê tenho a mim . E todos nós somos poeiras das estrelas , brilhando infinitamente no cosmos.
@MariaDeFatima-me5uo5 ай бұрын
Depois de 20 anos casada, estou sozinha há 18 anos e feliz 😄, em primeiro lugar, me amo❤
@RenataSalgueiroSantosSoares5 ай бұрын
Amo ser casada mas sempre fui feliz “sozinha”. Ele é meu parceiro pra tudo mas há uma dimensão de solidão que temos que saber lidar.
@SolVermelhou5 ай бұрын
Há mais de 15 anos eu percebi que esse era meu caminho. Nunca quis casar, nunca quis ter filhos. 52 anos de liberdade. Não troco por nada.
@everton31705 ай бұрын
Certíssima!!
@carol_sol_en_aries5 ай бұрын
igual aqui , e me reconforta o fato de ter tido essa lucidez desde pequena , mesmo quando os olhares desde fora (familia amigos etc) diziam o contrario rs... talvez uma fortaleza que me fez confiar mais na intuicao interna e nao no barulho de fora..
@danielgoncalves7631Ай бұрын
Me ensinem 😂
@jessicarccosta5 ай бұрын
Eu quero viver sozinha, e feliz por isso!
@rissi_5 ай бұрын
sempre gostei de ser só e no max 2 pessoas em meu circulo...hj to com 32 e decidi nao casar,nao ter filhos humanos(somente pets), nao tenho redes sociais e nao tenho amigos ...so ainda nao consegui mudar para o mato pq ainda nao achei o trampo 100% remoto
@vidacommaisconsciencia5 ай бұрын
❤
@manasemilhas5 ай бұрын
Qual é sua questão sobre não ter amigos? Não quer ou te dificuldade de manter?
@rissi_5 ай бұрын
@@manasemilhas não gosto de estar em grupos… e também não confio em ngm!
@crtiba5 ай бұрын
Como dizia o poeta: " A vida só é vivida se envolvida na vida de outra vida".
@ilsls21555 ай бұрын
Voce é muito fera!!Parabéns e gratidão pelas aulas ❤
@AnabelaCruz5 ай бұрын
Pode ser difícil ser feliz sozinho, mas viver com outra(s) pessoa(s) também não é garantia de felicidade. Eu não gostaria de morar sozinha, apesar de gostar de estar só, mas entendo perfeitamente quem faz outra opção de vida. De qualquer forma, talvez seja um pouco mais simples viver sozinho, porque não é preciso "negociar" nada com ninguém. Só que também não há com quem dividir de imediato o dia a dia... Há prós e contras como em tudo na vida. Obrigada pelo vídeo. 😘
@Misaki_Chan63 ай бұрын
Não gostaria de morar só, apesar de gostar de estar só em muitos momentos...
@andysilva1115 ай бұрын
Muito interessante esse assunto e é muito válido falar sobre isso. Não é só "escolhi viver só", tem muitas coisas que fazem com que a gente queira passar mais tempo só.
@elianagomesalixandria66665 ай бұрын
❤NAO❤ ❤SOU FELIZ SOZINHA HA ANOS ❤ ❤AMO A MINHA LIBERDADE DE SER EU E NAO PERDER A MINHA ESSENCIA DE VIDA❤ ❤TB ESTOU ABERTA A AMIZADES E AMOR ❤ ❤CREIO QUE O IMPORTANTE E SER FELIZ❤ A VIDA E CURTA E O TEMPO VOA❤ ❤AME O AMOR 💘 ❤GRATIDAO❤
@renatofernandes69785 ай бұрын
Viver na solitude é viver o máximo que a vida pode proporcionar de liberdade, autoconhecimento🙏
@martamieko63795 ай бұрын
Pra ser literal é possível morar feliz sozinho, porém ser feliz sozinho é parte da vida, há que se ter uma rede de relacionamentos pra suprir necessidades psicológicas de compartilhamento, amparo, troca, afeto...🤔😉💞💗💖
@elisabetebastosassis41775 ай бұрын
Maria, fantástica! E adorei a contabilidade 😂
@leitemont27585 ай бұрын
😊
@TatianaSilva-yk5eo5 ай бұрын
Hoje estou achando que viver sozinha tem sido uma ótima escolha! Gratidão por seus vídeos❤
@fgvinte5 ай бұрын
Algo muito profundo e transformador está acontecendo no âmbito das relações humanas e isso passa pela decisão de não querer ser mãe ou ser pai e querer viver sozinha (o ). Penso que é a apresentação de mais uma das faces da liberdade ! Decisão que longe de ser fácil demanda organização e aprimoramento de nosso universo mental.
@vidacommaisconsciencia5 ай бұрын
Eu gosto do meu espaço, gosto da minha vida de independência.
@mariajosedossantossantos21915 ай бұрын
Tenho 66 anos, três filhos, três netos e, vivo sozinha há mais de vinte anos. Amo. É muita paz. Viajo, vou a shows. Se alguém que conheço vai, beleza. Se não, vou comigo mesma.
@adilsonh2digital1525 ай бұрын
Racionalmente falando pode até mesmo ser assim. Mas e em relação aos sentimentos? Sentimento não obedece simplesmente à comandos.
@cristianferrari49845 ай бұрын
Nessa nova organização social que vivemos o sentimento pode ser validado de outras maneiras que não sejam o tradicional, casar, morar junto e ter filhos. Você pode se relacionar sim, mas de uma maneira que não seja a repressiva
@Akemi__San5 ай бұрын
Sendo um ciclo de negociação continua é bem melhor que um ciclo de imposição continua (o q muito se vê, de forma direta e indireta em alguns casais)
@sameasilva70045 ай бұрын
Acho que gosto de coisas práticas,coisas simples. A complexidade que qualquer relação exige as vezes poder ser demais pra min🫣🤔
@Alexandre-in4tf5 ай бұрын
Melhor só, do que mal acompanhado.
@luisfelipesalles93162 ай бұрын
Maravilha essa palavra . Grande parabéns
@rejanesouza21385 ай бұрын
Caso se esta disposta a sustenta o companheiro p nao se sentir sozinha,e esc9lha de cada um.pois cada vez mais tem mulheres q fazem estas escolhas....escolhas!❤
@maramoraes44084 ай бұрын
Claro que é possível, tudo o que precisamos está em nós mesmas , tudo ... O que sabemos é algo ensinado pela sociedade, para acharmos que precisamos de relacionamento amoroso ( que na maioria das vezes não tem nada de amoroso) e amizades tóxicas , família construída por construir ... E não, não precisamos disso, pergunte , o que vc quer ? E o pq? Muitas vezes vc vai perceber que é algo que vc mesma pode se dar, sem passar por tanto perrengue na vida .
@paulettenaressi26835 ай бұрын
Eu poderia ficar horas te ouvindo. Gratidão pela calma assertividade serenidade 🥰
@valeriagarcez68945 ай бұрын
Maria, você é incrível. Ouvi-la é prazeroso e enriquecedor!!!!
@PalestraBotulismo5 ай бұрын
Tem total sentido. A "tiazona" recalcada e dona de gatos caiu por terra há muito tempo. Mas ao mesmo tempo, segue o número expressivo de gente que fuca junta porque na consegue viver sozinha, 1 dia.
@Ellanore____5 ай бұрын
O dilema do porco-espinho!
@vicentejouclas25185 ай бұрын
@@Ellanore____ ; 😄😁😆🦔
@JGFuks5 ай бұрын
Boa tarde MH. Vc falaria sobre o quanto dessas pessoas que vc menciona escolherem viver sozinhas fariam isso menos por uma escolha e mais por não conseguírem? Noutras palavras, Em que medida não seria falaciosa a inferição de que é uma opção? Não seria (em um número de casos expressivo) fruto mt mais de uma limitação (e não de uma escolha)? Grato.
@cristianferrari49845 ай бұрын
A questão é que hoje as pessoas tem muito mais condições de validarem o seu desejo de serem independentes. Isso não quer dizer que não vão se relacionar. Outra questão é que muitas relações não dão certo, e as pessoas vão buscar outras formas de se sentirem bem pois já vivenciaram o casamento. Existem pessoas com questões particulares, até problemáticas que levam elas a ficar só, mas tbm existem (muito mais eu diria) pessoas que se casam pelos motivos errados só para não lidar com a própria individualidade.
@PalestraBotulismo5 ай бұрын
Como se ser alguém passasse pela aprovação do outro. Que infelicidade. E tantos vivem assim. É possível ser feliz sozinho, é possível ser acompanhado, o parâmetro não é esse. Vamos passar tempos sozinhos, tempos acompanhados.
@leilafagundessilva53375 ай бұрын
Estou só há 10 anos. Estou 😊
@Do_Sul5 ай бұрын
Super concordo! É bem isso que quero e faço com minha vida! Difícil encontrar quem me entenda mas também não tenho mais a intenção de ser entendido...rsrs
@aureayoga5 ай бұрын
Eu que o diga 🙌 morando em uma mini kitnet, mudei p litoral, sou prof online, tenho viajado, novas amizades, novas relações, descondicionar dos padrões antigos, o que é essencial p mim e claro muitos aprendizados. E qdo esbarra, levo p análise ❤
@mariovianna58845 ай бұрын
Desde bem jovem queria ter dois filhos e depois não continuar numa relação conjugal. Foi justamente o que ocorreu. Hoje tenho dois garotos jovens e estou curtindo muito minha solitude 😊
@renataaguilar74855 ай бұрын
Sei que estou feliz ❤❤❤ no momento, se mudar, estarei seguindo o fluxo da vida.
@eliz8445 ай бұрын
Maria, que linda vc é com sua ausência de ansiedade!
@sidcas7125 ай бұрын
Num mundo de orgulhosos e egoístas, talvez seja o que resta.
@wmgui5 ай бұрын
3:10 Nessa colocação a mastu""ação deveria estar como necessidade básica. Não tenho conhecimento antropológico tal abordagem e por isso trago a questão.
@karlaghelen3 ай бұрын
Excelente! ❤
@glauciademarco98115 ай бұрын
Pode ser mais prático mas, é muito triste viver sozinho. Especialmente se vc pegar dengue
@michelerdgs5 ай бұрын
Quando viver sozinho desperta o sentimento de tristeza , então você não vive a solitude você vive a solidão..Quando você vive sozinho e se basta, e ainda prefere esse estado, então você vive a solitude e não a solidão. No seu caso você sentiria solidão e não solitude. Algumas pessoas como eu, vivem a solitude, não acho nada triste viver sozinho quando se gosta de estar assim. Triste é viver uma realidade que se odeia, se sentir preso ..Isso é triste.
@AnaPaula-ro6yo5 ай бұрын
Tem seus momentos de tristeza sim, mas também de um certo orgulho por não ter se metido em nenhuma roubada porque vejo muitos casamentos que não são legais, então entre estar em uma roubada e sozinha ainda acho a segunda opção melhor.
@therezamonnerat56065 ай бұрын
Excelente reflexão. ❤
@MoniqueFigurante5 ай бұрын
Você é genial, na boa.
@claudialopes94755 ай бұрын
Belíssima fala Dra. Lúcia ;)
@edooardo835 ай бұрын
tenho 41 anos, nunca namorei e vejo que vai ser assim mesmo, sozinho. e quase sem amigos também. quem sabe numa outra vida...
@KarloDan5 ай бұрын
Estou sem alguém e acho que estou bem. mas, a Matrix te chama sempre pra voltar pro padrão
@vicentejouclas25185 ай бұрын
Difícil é ser socialista sozinho.
@rodrigosantanadias72975 ай бұрын
😂😂😂 que paradoxo!
@newharoon5 ай бұрын
Nossa, por isso que sofre
@vicentejouclas25185 ай бұрын
@@newharoon ; ñ entendi bem seu comentário mas achei super seu visual!
@HectorMizoia5 ай бұрын
Para os homens o momento é bem propício para viver só, afinal, quem aguenta viver ao lado das feministas insuportáveis de hoje em dia, nem elas mesmas.🤣
@rm78645 ай бұрын
🤣
@alcynorbim95215 ай бұрын
Este cara sou eu 😊.
@anaraquel60015 ай бұрын
Falo isso há anos - me descreveu ❤
@alexandrinobruno5 ай бұрын
É bem difícil, quase impossível..
@marcelokawatoko42025 ай бұрын
Não é possível ser feliz sozinho, pois quando consideramos todas as relações sociais, fica evidente nossa interdependência. É possível morar "sozinho", contudo, mesmo nesta situação, a maior parte do que estiver no seu ambiente seria fruto do trabalho de outro ser humano. Nada que você consumir prescinde do trabalho de outra pessoa e a maior parte do que você produzir será consumido por outros. Essas relações de troca, são relações sociais.
@cristianferrari49845 ай бұрын
O vídeo é sobre relações amorosas, não sociais. As socias nesse caso são até mais valorizadas já que fica um espaço maior na vida em que cabem mais inter-relações.
@juvenalhahne77505 ай бұрын
Isso me lembra um.motivo do fracasso do relacionamento amoroso: de repente o casal entrava numa de viver tao exclusivamente um para o outro, que o mundo era como se deixasse de existir, o que evidentemente se tornava doentio...
@marcelokawatoko42025 ай бұрын
@@cristianferrari4984 , tem razão. Me expressei mal, pois é justamente a falta da explicitação, de que ela está tratando de relações amorosas, que senti falta.
@cadusantos79225 ай бұрын
Ela é uma fofa ❤
@raquelwandscheer1695 ай бұрын
Amo estar sozinha ❤
@PradoAlcidean5 ай бұрын
01:40min... foi o que aconteceu comigo. Gay de 32 anos, nunca namorei, aí caí na vibe *Espiritualista.
@Marcelottt5 ай бұрын
Não entendi nada mas achei muito inteligente
@jaquelinemendonca14955 ай бұрын
😂😂😂
@RayaneRay-kd3qw5 ай бұрын
Kkkkkkkk
@drop___5 ай бұрын
É o slogan da fanbase dela kkkkkk
@mariacarolina77025 ай бұрын
😂
@crist7815 ай бұрын
Maria, gostaria que, baseado nessa reflexão do vídeo, vc comentasse o estudo longitudinal do psiquiatra americano George Vaillant, the Harvard Study of Adult Development, em que ele analisa os preditores de envelhecer bem e feliz e destaca, como um dos principais, relações profundas, estáveis e com significado como nos casos de casamentos felizes.
@ygorrodrigues7455 ай бұрын
Tem um vídeo sobre a psicossociologia desse assusnto? Uma abordagem mais psicológica disso é possível? Acho que seria interessante, curiosidade.
@douglassilva-ys1og5 ай бұрын
É possível , existe estereótipos e um extinto forte , mas isso tá mudando.
@adrianobardou73585 ай бұрын
Excelente reflexão
@rafaellarocha47325 ай бұрын
Linda ❤ obrigada
@Helel-hj2ym5 ай бұрын
Mais é lógico o que eu quero. Eu nunca deixei de fazer o que queria .. e isto não incluir ir em festa ou não ..porque aí já fui querendo e não tanto.. Mais suporto até certo ponto . Até sozinho se estiver ....
@RosinhaCuri5 ай бұрын
Eu queria dividir a vida com um homem lindo,fiel,gentil e tarado..mas enquanto isso não acontece e nem sei se acontecerá vou vivendo sozinha (com minha filha let e sendo feliz a minha maneira….❤
@joceliteixeira19015 ай бұрын
😂
@juvenalhahne77505 ай бұрын
Hahaha!!!
@quasehelio5 ай бұрын
o outro e suas manias. eu e as minhas. nossas vontades, sonhos e fantasias. as que batem, as que nos distanciam. eu acho o amor tão incômodo. talvez, eu não saiba mesmo amar. talvez seja eu mesmo a tal alma narcisista que vai morrer só, por incapacidade de fazer elos, de suportar a intimidade. e quer saber? não dói. dói o contrário. pensar no desencontro, pensar na hora que vou te odiar e a gente já faz um tanto de planos. também não sei se existe um risco de isso ser uma imensa defesa, de mim contra mim mesmo, de ser o oposto, de ser eu a pessoa que sofre o golpe. o abandono, tão temido. pouquíssimos foram os casais que pude acompanhar que me parecem ter uma vida em conjunto e que seja de fato interessante. talvez eu assisti televisão demais e isso me prejudicou. estabelecendo ideais muito bem construídos, onde todo mundo é bem educado e tem o que dizer, tem o que trocar. a vida só, depois de um tempo tentando a vida tão sonhada e ela não vindo, tem um quê de glória. eu e o tempo. e o que faço com ele. fica mais fácil quando se perde o medo de lavar a vasilha, de fazer sua comida e lavar seu banheiro. molhar as plantas, assistir o filme que quiser, pedalar, caminhar, ver a vida que passa no céu de qualquer tarde. que benção não ter ninguém dizendo que a gente tem que ir, seja qual for a função social. como é bom, como é bom finalmente ser eu e estar com alguma alegria nisso, embora a vida não pare de acontecer. pelo visto, o desejo é esse mesmo, e assim há de ser: uma banda de um homem só. amém! 💐 (embora tem irmã, tem sobrinha, tem mãe, tem amigo, tem colega de trabalho. no fundo, o tormento vai pra sempre nos acompanhar. a dor de conviver e suas alegrias. não tem como escapar!)
@rafaelmarcanteluz13565 ай бұрын
Liquefação dos elos 😮
@paula__marquezini5 ай бұрын
Mas Maria, os espaços minúsculos são pelo fato do povo não tá conseguindo pagar aluguel de mais do que 15m quadrados, não é porque querem a solitude kkkk
@andrezadantas29835 ай бұрын
Perfeita❤
@brunocruz70175 ай бұрын
Maravilhoso !
@MarcileiaSSousa5 ай бұрын
Boa noite.👀📝📖📚💻📱🎧📺▶️🤔😀👍🏾
@andreluquini5 ай бұрын
Então, mas quando o Bauman fala sobre a liquefação dos elos era como denúncia, não como apologia, certo?
@seomaraoliveira52615 ай бұрын
Ocorre queridona q manter-se neste status ideterminado, pode ser pela contingência.Gosto d "boa cia" mas como a escassez tem imperado, tenho como proposição objetiva, com validação dos envolvidos, ainda q por horas.Só me recuso à factível remuneração mútua.🌟🌷
@carlosscesar4485 ай бұрын
Eu vivo em solitude por escolha e sou muito feliz
@lucasgambit72485 ай бұрын
Viver do seu próprio jeito e valores é exercer sua autonomia, seus próprios limites e liberdade. Até aí ok. Mas no nosso sistema, por exemplo, cada um tem uma máquina de lavar, alimentou o comércio individualmente, mais do que se fossem algumas máquinas para várias casas. Pegam um espaço e fragmentam em vários mini apartamentos, ganham muito mais do que aquele mesmo espaço para menos apartamentos maiores. A individualização começa no Capitalismo, rende mais dinheiro. Há uma ilusão da vida perfeita do seu próprio jeito, e constante reafirmação disso. Mas eu levanto uma outra questão: me parece que várias pessoas "individualizadas" e que afirmam total plenitude e satisfação nisso, podem ser na verdade REATIVAS à frustração das relações. Tiveram experiências ruins e tentativas fracassadas, então se fecharam e agora atendem ao sistema com a imagem da felicidade. Talvez alguns realmente sejam introspectivos naturalmente, mas me parece que a maioria só é reativa e se adaptou às frustrações da realidade.
@AnabelaCruz5 ай бұрын
Exato. Você tocou em pontos que considero importantes. Esse do mercado imobiliário é um deles. Na Europa, principalmente em grandes cidades, são inúmeras as situações de falta de habitação, em muitos casos (senão em quase todos), devido ao facto de ser muito comum as pessoas viverem sozinhas, logo o número de casas disponível para comprar ou alugar é cada vez menor. Isto para não falar dos custos... Eu só não sei se foi o mercado imobiliário que percebeu esse movimento social e criou mais uma forma de exploração (pelo menos é assim que eu vejo essa tendência) e nós fomos/somos por ela engolidos, ou se essa nossa desagregação é que estimulou a especulação dos imóveis. Algo semelhante poderíamos dizer de muitas outras indústrias ligadas à habitação...
@fabioa.53595 ай бұрын
Pois é, seu comentário enriquece o debate, trazendo um lado que não foi falado no vídeo: a possibilidade da solidão/solitude ser doença e não mera escolha racional do sujeito.
@Ellanore____5 ай бұрын
Já reparei nisso ficando com algumas pessoas! A necessidade de parecer ser livre demais para não ser afetado por frustrações!
@samuelpinheiro78965 ай бұрын
Eu tenho essa mesma visão!
@juvenalhahne77505 ай бұрын
Acho que o individualismo não é fruto da capitalismo mais do que este consequência dele. Ambos se alimentam um do outro. Desde as revoluções francesa e industrial entrou-se na espiral de um experimento de alto risco cujos atuais sintomas, catastróficos, vêm despertando reações de religiosificacao da vida contrários ao tema destes comentários, não?