MASP Palestras | Lima Barreto: triste visionário | 7.4.2018

  Рет қаралды 34,991

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

6 жыл бұрын

Nesta palestra pretende-se refletir, a partir da biografia de Lima Barreto (1881-1922), sobre as feições multifacetadas deste, que é, um intérprete privilegiado do Brasil. Neto de escravizados, o escritor viveu durante o período do pós-abolição, quando a Primeira República prometeu inclusão mas entregou muita exclusão social. Lima, que afirmava fazer uma literatura militante e comprometida com os mais destituídos, realizava também uma literatura negra, não só porque seus personagens eram em grande parte afrodescendentes, como por conta de sua constante e consistente denúncia à discriminação racial existente no país. Nos romances, artigos, contos, diários e cartas, Lima mostrava-se, sempre, comprometido com os problemas sociais de seu contexto. No entanto, biografia não é mero exercício de elevação. A intenção é refletir, também, acerca das ambivalências, contradições e subjetividades deste escritor que não só descreveu, como sofreu com as frustrações de seu contexto. Por fim, entender o gênero da biografia, de maneira crítica, implica ponderar como cada autor indaga seu personagem a partir de questões próprias a seu tempo; temas relacionados à agenda dos direitos civis, neste caso. Estamos nos referindo a marcadores sociais da diferença, como raça, gênero, sexo, região e geração, os quais, devidamente interseccionados, revelaram-se como aspectos fundamentais da literatura e da própria vida de Lima Barreto. No exemplo deste autor, ficção e não ficção muitas vezes coabitam numa fronteira frágil e porosa.
Palestrante: Lilia Moritz Schwarcz
Lilia Moritz Schwarcz é professora titular no Departamento de Antropologia da USP. Foi professora visitante em Oxford, Leiden, Brown, Columbia e Princeton, onde foi professora visitante desde 2010. É autora, entre outros, de Retrato em branco e negro (1987, prêmio APCA), O espetáculo das raças (Companhia das Letras, 1993), Racismo no Brasil (Publifolha, 2001), As barbas do Imperador (1998, Prêmio Jabuti/ Livro do Ano e New York, Farrar Strauss & Giroux, 2004), A longa viagem da biblioteca dos reis (2002), O sol do Brasil (2008, Prêmio Jabuti categoria biografia 2009), Brasil: uma biografia (com Heloisa Murgel Starling; Companhia das Letras, 2015, indicado dentre os dez melhores livros prêmio Jabuti Ciências Sociais) e Lima Barreto: triste visionário (2017, prêmio APCA). Coordenou, entre outros, o volume 4 da História da Vida Privada no Brasil (1998, Prêmio Jabuti categoria Ciências Humanas 1999) e a História do Brasil Nação (Mapfre/ Objetiva) em 6 volumes (Prêmio APCA, 2011). Publicou com Lucia Stumpf e Carlos Lima A batalha do Avaí (Sextante, 2013, Prêmio ABL), com Adriana Varejão Pérola imperfeita: a história e as histórias na obra de Adriana Varejão (Companhia das Letras, Cobogó, 2014) e com Adriano Pedrosa o catálogo da exposição Histórias Mestiças (Cobogó e Instituto Tomie Ohtake, Jabuti melhor livro de arte 2016). Foi curadora de uma série de exposições -A longa viagem da biblioteca dos reis (Biblioteca Nacional, 2002), Nicolas-Antoine Taunay e seus trópicos tristes (Museu de Belas Artes Rio de Janeiro, Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008), Histórias mestiças (2015), Traições: Nelson Leirner leitor de si e leitor dos outros (Galeria Vermelho, São Paulo, 2015), Histórias da infância (MASP, 2016), Histórias da sexualidade (MASP, 2017). Desde 2015 atua como curadora adjunta para histórias e narrativas no MASP e é colunista do jornal Nexo.

Пікірлер: 66
@juliocesardacostajuliodalv1402
@juliocesardacostajuliodalv1402 3 жыл бұрын
Olá! Sou o poeta Júlio Dalvorine e passo quase pelo mesmo problema de Lima Barreto. Venho de uma família palpérrima de finanças sumidas até o último centavo que nunca teve. Escrevo há quase trinta anos, poesia e prosa. Com um certo enfoque na arte das estrofes. Até hoje não publiquei um único livro devido a não ter cunhas e principalmente dinheiro algum no bolso. Acho que um desses Brasis em que vivo e que sou obrigado a aceitar: como escoadouro de talentos que não tem berço centenário nem corre nas veias sangue de avós sublimes e imortais, feito os barões e coronéis de antigamente. Minha cama é um velho colchão na sala do pequeníssimo apartamento de minha mãe anciã. Lima Barreto foi discriminado por ser descendente de afrobrasileiros, eu, por não ser filho de dignatários das políticas do sistema padrastal dos poderosos do mundo copiado a borrões de um Brasil tradicionalista que finge não enxergar quem lhe pede socorro!
@franciscojoacir5688
@franciscojoacir5688 4 жыл бұрын
Terminei de ler a biografia Lima Barreto: triste visionário, da Lília, agora neste período de quarentena, imposto pelo corona vírus. Uma excelente pesquisa para que gosta de discutir sobre racismo, chaga que não se apaga da sociedade brasileira. Terminei de ler tbm "revolta e melancolia: uma leitura da obra de Lima Barreto, do grande professor Manoel Freire! As duas leituras somadas me deram mais estímulo para continuar a pesquisa sobre o tema. Obrigado aos dois pesquisadores!
@TheCecyFernandes
@TheCecyFernandes 6 жыл бұрын
Impecável! Só poderia ser a Lilia Moritz Schwarcz para fazer o estudo sobre a obra do Lima Barreto! Obrigada!
@arianeneves1
@arianeneves1 4 жыл бұрын
Maravilhoso!!!!! Por conta desta ponta sobre Lima Barreto do canal da Lili eu pude achar este Vídeo! Maravilhoso e claro Lula Livre ❤
@marcoanthas1832
@marcoanthas1832 4 жыл бұрын
Essa Lili é demais, não me canso de ouví-la. Se eu quero descansar, ouço-a, mesmo os pequenos comentários recortados em seu canal, ela nos apresenta o que a vida tem de uma visão progressista e o que podemos construir. Bravo Lili, um axé baiano.
@CARLOSEDUARDO-wc7bq
@CARLOSEDUARDO-wc7bq 4 жыл бұрын
Lilia, você é maravilhosa. obrigado.
@cesarbarros2931
@cesarbarros2931 2 жыл бұрын
Super bacana as histórias trazidas pela Lilian. Lima Barreto, um grande brasileiro. Mas, como nem tudo é perfeito, no momento 31'15" ele se refere a um dado guarda como "guardinha". Bem, p/ alguém q luta contra todo o tipo de desigualdade e pelo respeito igual q se deve ter a todos - atitudes certíssimas, por sinal -, é uma forma de tratar o outro bem - no mínimo - curiosa.
@jorgegomes8808
@jorgegomes8808 4 жыл бұрын
Encantadora!
@suelemferreira6263
@suelemferreira6263 5 жыл бұрын
Parabéns professora linda palestra. 👏👏👏👏👏👏👏💛
@joaoalbinocosta1928
@joaoalbinocosta1928 4 жыл бұрын
Tantos detalhes, fotos e documentos. Muito bom.
@antoniaassuncao9998
@antoniaassuncao9998 4 жыл бұрын
seu trabalho ficou mais lindo porque vc se apaixonou por esse gênio literário
@izabellamardo1074
@izabellamardo1074 10 ай бұрын
Aula imperdivel excelente
@lesolemesmo6874
@lesolemesmo6874 4 жыл бұрын
Que belo trabalho!!! Agradeço pela possibilidade de assistir a tão brilhante palestra.
@marcioassuncao2530
@marcioassuncao2530 4 жыл бұрын
De certa forma, o Lima Barreto vive em nós. Ao assumi-lo em nossa literatura estruturante nós nos situamos diante das nossas mazelas sociais e da revoltante negligência em relação aos brasileiros, o povo.
@Santos-wt4rb
@Santos-wt4rb 2 жыл бұрын
Professora...as vezes eu fico muito triste depois de algumas aulas..mas feliz por pessoas como a senhora está entre nós..
@jarbasvespasiano3540
@jarbasvespasiano3540 Жыл бұрын
É sempre um prazer poder acompanhar uma exposição da Lilia, antropóloga brilhante e que contribui para melhor compreender esse clássico de Lima Barreto
@profkaled
@profkaled 3 жыл бұрын
Uma preciosidade, profissionais como ela precisam de visibilidade e reconhecimento. Ainda mais em tempos de de pós por status.
@reginaoliveira6000
@reginaoliveira6000 4 жыл бұрын
Excelente, palestra !!!
@villacabello149
@villacabello149 3 жыл бұрын
Fascinada con esta exposición, a la que llegué después de terminar la lectura de "Triste fim..." y quedar atrapada por este autor extraordinario. Gracias a esta magnífica exposición y tan pulcra investigación, voy a seguir buscando el resto de la producción de Lima Barreño, algo que en su idioma original y en Argentina, en plena pandemia, no es tarea sencilla. ¡Me encantó el recuerdo de Darcy Ribeiro, a quien pinta de cuerpo entero, ese gran latinoamericanista con actitudes de divo!
@marciorobertocarvalhodepau87
@marciorobertocarvalhodepau87 3 жыл бұрын
Como eu gosto da professora Lili. Suas aulas e palestras são excepcionais!
@ecoglobalart7251
@ecoglobalart7251 Жыл бұрын
PARABÉNS!
@isabelnellybandeiradefigue4538
@isabelnellybandeiradefigue4538 Жыл бұрын
Estou terminando de ler Cemitério dos Vivos. Que está ainda mais interessante agora q aprendi com a Lília sobre a vida de Lima.
@juliaguimaraes9711
@juliaguimaraes9711 2 жыл бұрын
grande lilia! amo esta grande gênia.
@v.ss_
@v.ss_ 3 жыл бұрын
Incrível!
@nandozuly
@nandozuly 3 жыл бұрын
GENIAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
@loise.rodrigues
@loise.rodrigues 3 жыл бұрын
Que aula maravilhosa!!!!
@janainaedwiges
@janainaedwiges 3 жыл бұрын
Que palestra maravilhosa! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco, professora.
@luizamarillacdacosta9624
@luizamarillacdacosta9624 3 жыл бұрын
Amei
@lyonmaquetes
@lyonmaquetes 4 жыл бұрын
"O Brasil, meus amigos, é uma vasta comilança".
@taisbaldon
@taisbaldon 4 жыл бұрын
Como pioramos de lá para cá! Inacreditável.
@mariaisabelbentodeoliveira7515
@mariaisabelbentodeoliveira7515 4 жыл бұрын
Pior, Tais Baldon, permanecemos os mesmo. Só que com menos gente da qualidade de Lima Barreto.
@manebone4669
@manebone4669 5 жыл бұрын
👏👏👏
@marcelorawls5481
@marcelorawls5481 4 жыл бұрын
Lima Barreto alma religiosa e pura!
@karollevy
@karollevy 3 жыл бұрын
ai lilia quanto detalhe!
@alvarodasilvamachado
@alvarodasilvamachado 4 жыл бұрын
É verdade que Lima Barreto escreveu que "o Brasil não tem povo, apenas público?
@jarbasvespasiano3540
@jarbasvespasiano3540 Жыл бұрын
Lilia, nessa época o futebol era um esporte bem elitizado, daí entender as criticas de Lima Barreto
@valeriasoares6639
@valeriasoares6639 Жыл бұрын
😊😊😊
@joaop6326
@joaop6326 Жыл бұрын
Uma pena a professora Lilia Moritz Schwarcz, em seu início, usar o palco do MASP com cunho ideológico. Vitimizando ex-presidiário. O Brasil carece de história e não de politicagem.
@paulooliveira7511
@paulooliveira7511 3 жыл бұрын
Parece os animais onde seu único prazer é quando conseguem alimentar, pois garantem mais um dia de vida, mesmo sendo ela em vão, e na repetição de seu dia dia, como os animais sempre?
@mariletesilva8283
@mariletesilva8283 3 жыл бұрын
"NÓS NEM CREMOS"-poderia ser,poxa vida eu não gostaria que tivesse havido isso aqui ou em as outro lugar;mesmo já sabendo que houve,tudo é uma questão de visão,opinião,
@kylieaboka
@kylieaboka 4 жыл бұрын
@luciaalmeida247
@luciaalmeida247 3 жыл бұрын
Os três da secretaria? Vou ler.
@stoppelli
@stoppelli 5 жыл бұрын
Excelente palestra, tirando a introdução onde se fala de um senhor que se encontra preso.
@kampferbinho
@kampferbinho 4 жыл бұрын
ESTÁ LIVRE JÁ, para seu conhecimento. obrigado, de nada
@mes5uinto
@mes5uinto 4 жыл бұрын
PALHAÇO, IMBECIL
@josecunhaneto3066
@josecunhaneto3066 4 жыл бұрын
Um corrupto preso serve de abertura de uma palestra....coitado do Lima Barreto...sua obra virou mi mi mi pela voz dessa senhora Esquerdopata....
@pogbabezzerra3781
@pogbabezzerra3781 2 жыл бұрын
@@josecunhaneto3066 o próprio lima barreto seria taxado como esquerdista nos dias de hoje!
@mariletesilva8283
@mariletesilva8283 3 жыл бұрын
Eu quero ser Antropóloga,hoje eu digo,eu não queria.Engraçada né ela😏rum....
@olgahenriquedemelo4437
@olgahenriquedemelo4437 3 жыл бұрын
Meu "gostei " vai pra professora Lília, APESAR do seu apoio ao ex-presidente Lula.
@CharlesMoraes
@CharlesMoraes 3 жыл бұрын
Você queria que ela apoia-se um imbecil contra a cultura e a ciência que desgoverna esse país?
@ivansantos4822
@ivansantos4822 3 жыл бұрын
Homenagem ao criminoso Lula??? Pqp
@tariknavarro87
@tariknavarro87 5 жыл бұрын
Introduzir Lima Barreto fazendo gancho com o Lula? Tá de sacanagem, né?!
@josecarvalho2830
@josecarvalho2830 5 жыл бұрын
Em 2018! ???
@josecarvalho2830
@josecarvalho2830 5 жыл бұрын
A bom ... no final, 1:57 retoma sobre o Lula ... corrupção vdd aí a relação! Impossível dedicação e análise tão bem feita sobre Lima Barreto e não enxergar uma realidade tão recente!? Patrocínio?
@franciscomarciomesquitadas9097
@franciscomarciomesquitadas9097 5 жыл бұрын
tudo certo, vá estudar
@Spitz212
@Spitz212 4 жыл бұрын
Sacana é você 🐄 com seu déficit cognitivo programado se passando de lombriga soltando merda pela boca!!
@kampferbinho
@kampferbinho 4 жыл бұрын
Sacanagem é uma criatura sem-noção, sem capacidade cognitiva , vir aqui bodejar. Em tempo: LULA ESTÁ LIVRE, BABACA !!!!
@robinsoner8009
@robinsoner8009 5 жыл бұрын
Introdução patética. Prender corrupto, na visão tacanha dessa cidadã, é retrocesso.
@kampferbinho
@kampferbinho 4 жыл бұрын
AI, lula tá preso, ... corrupissaum. Preguiça de ter que lidar diariamente com MULAS.
Encontro com Lilia Schwarcz - LIMA BARRETO
1:18:26
Galeria Multiarte
Рет қаралды 4,2 М.
MASP Palestras | Heitor dos Prazeres: protagonismo e arte | 3.3.2018
1:38:31
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Рет қаралды 6 М.
KINDNESS ALWAYS COME BACK
00:59
dednahype
Рет қаралды 136 МЛН
1 or 2?🐄
00:12
Kan Andrey
Рет қаралды 51 МЛН
Did you believe it was real? #tiktok
00:25
Анастасия Тарасова
Рет қаралды 52 МЛН
Drauzio Entrevista |  Lilia Schwarcz
1:01:39
Drauzio Varella
Рет қаралды 69 М.
Entrevista com Lilia Schwarcz (29/08/2019)
2:10:39
FGV
Рет қаралды 12 М.
Incontro a Roma su istruzione e PNRR con Socialismo Italico
1:53:36
SOCIT - Socialismo Italico
Рет қаралды 1,9 М.
Lima Barreto, gênio esquecido da literatura brasileira
32:01
vejapontocom
Рет қаралды 2,2 М.
Lilia Schwarcz lança "O Sol do Brasil" no Sempre um Papo - 09-07-08
52:18
Sempre Um Papo - Ano 38
Рет қаралды 6 М.
Por que Lima Barreto era insuportável!
13:30
Rodrigo Barreto
Рет қаралды 1,5 М.
AUDIOLIVRO: Contos Selecionados de Lima Barreto
2:25:29
ibamendes
Рет қаралды 41 М.
História, Antropologia e Arte: Entrevista com Lilia Schwarcz
42:56
Leitura ObrigaHISTÓRIA
Рет қаралды 33 М.
KINDNESS ALWAYS COME BACK
00:59
dednahype
Рет қаралды 136 МЛН