Muito bom! Parabéns. O exemplo da bicicleta foi top. 👏👏👏
@dNie_4 жыл бұрын
Obrigado pelas aulas professor, acabei o curso de Fundamentos de Mecânica na UFMG assistindo todos seus videos e as aulas são de uma qualidade excepcional! Continue o bom trabalho. Obrigado!
@StudiesBR6 жыл бұрын
Finalmente uma explicação decente sobre isso, tava difícil de encontrar aqui na interwebs
@MauroCopelli6 жыл бұрын
Não deixe de ver também o vídeo do Veritasium: kzbin.info/www/bejne/qqqcgoafi6hlnZI
@arnaldomota93363 жыл бұрын
Não é essa força que faz acontecer a curva ao andarmos de bicicleta, pois na prática essa força que tende a estabilizar as rodas são insignificantes perante a massa total do conjunto que inclui o ciclista. A inclinação do ciclista faz parte das curvas mas não é ela que determina e sim o giro do guidom, que serão mais sutis quanto maio for a velocidade. A inclinação é apenas pelo fato de se estar sobre duas rodas e não sobre quatro.
@marianademarchi70703 жыл бұрын
De longe, o melhor vídeo sobre o assunto! Muito, muito bom! Arrasou!
@Luciano283363 жыл бұрын
Sensacional... Mais um inscrito
@danilomaia85668 жыл бұрын
Cara.meus Parabéns. Foi disparada a melhor explicação de giroscópio que encontrei na vida...hahahaha. Finalmente entendi. Muuuito obrigado!! :)
@matheushenriquethomasbecke95463 жыл бұрын
Por que ao mudarmos a velocidade de precessão mudamos a direção do momento angular total do sistema? Vide o que ocorre com giroscópios?? Ademais, que baita aula, show demais!
@MrCarlold3 жыл бұрын
Ótimo vídeo, parabéns Mauro!
@leamadomoura4 жыл бұрын
PARABENS PELA EXPLICAÇÃO!!!!! SIMPLESMENTE INCRIVEL!
@anonimous5174 жыл бұрын
Mt bom!
@dupladeum40655 жыл бұрын
eu não faço faculdade de física e nem pretendo, mas acho mt daora ver essas video aulas de ensino superior
@leonardolima44066 жыл бұрын
Muito bom , tirou todas as minhas dúvidas, parabéns pelo trabalho!!
@aulasdematematicaprof.borg38794 жыл бұрын
Muitooooooo joia.
@repeteoliva22555 жыл бұрын
Que canal maravilhosooooo, mds!
@fabianojorgeesilva6 жыл бұрын
Parabens professor. Muito boa aula
@thayssimeiarochabarros11535 жыл бұрын
Ótimo vídeo
@carlsegan19814 жыл бұрын
Top de mais!!!!! Meu sósia!!!
@josueribeiro79796 жыл бұрын
Ótimo domínio do assunto. Parabéns. E a terra 🌍 é uma bola
@jeffthesantos48737 жыл бұрын
obrigado prof. passei a entender o que seria o mov. de precessão...muito bom!
@ProfessorMarcioV6 жыл бұрын
Brilhante aula professor! Parabéns
@AnaCarolina-md9xm6 жыл бұрын
só queria ter a sorte de pagar uma cadeira naquele DF com o senhor! Excelente professor!
@givanildo32dias8 жыл бұрын
espero que continue gravando vídeos. muito bom. Parabéns
@Rafael-ko1cb5 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo! Estive buscando material para revisar giroscópio e foi uma epopéia para achar um que fosse bom e que não durasse uma eternidade! Algo que eu achei interessante sobre o exemplo da bicicleta é que, mesmo que ela estivesse sem atrito ela faria a curva. Tem até um vídeo de um professor (um dos que têm vídeos gigantes, mas mesmo assim excelentes) em que ele "faz uma curva" sentado numa cadeira e inclinando uma roda de bicicleta em rotação. Mas é óbvio que a questão do atrito e de outras fontes de geração de carga lateral (como a deformação da superfície de contato dos pneus) são muito importantes, como dá pra ver nos pneus obscenos usados na MotoGP, por exemplo.
@victormaciel81063 жыл бұрын
Você tem o link desse vídeo? Fiquei interessado
@Rafael-ko1cb3 жыл бұрын
@@victormaciel8106, nesse vídeo aqui já dá pra ver. De qualquer forma, vou procurar o vídeo do qual eu falei e mando depois. kzbin.info/www/bejne/a5S1k2Ouq7V9aK8
@Rafael-ko1cb3 жыл бұрын
@@victormaciel8106, foi mais fácil do que eu achei que seria! 😜 kzbin.info/www/bejne/joG4pnmVmap2jKs
@fabriciosasse57627 жыл бұрын
Excelente vídeo professor, parabéns!
@leoparkourfj5 жыл бұрын
excelente!!
@darkside3ng8 жыл бұрын
Muito bom ...
@amauryribeiro18605 жыл бұрын
obrigado
@wpgurgel9 жыл бұрын
Parabéns professor, excelente explanação!
@yuhzobreyer1888 жыл бұрын
Muito bom, valeu!
@cristianotalhas25348 жыл бұрын
top fessô! parabéns
@aogsnw7 жыл бұрын
otima expicaçao
@vaquirino4 жыл бұрын
pq o produto da distancia com o peso resulta no torque naquela direção
@LucianoSantos-yl7lk2 жыл бұрын
Boa noite, poderia explicar como aparece a expressão L(t+dt) - L(t)
@backtrix9 жыл бұрын
Muito bom!
@paulonassif86784 жыл бұрын
Mauro tudo bem? Por favor não entendi nesse vídeo porque podemos associar matematicamente o momento angular da roda do giroscópio ao torque do sistema todo . Fico pensando que o momento angular da roda é em relação ao centro da roda , e o torque é em relação ao ponto O de apoio do sistema . O eixo X gira em torno de si também ? Obrigado e um abraço
@IntelR3 жыл бұрын
Que aula linda! Até me emocionei 😪
@levitavares72536 жыл бұрын
Pq o vetor torque em relação a origem não se origina na origem? Mas sim na intersecção do eixo com o disco?
@josedealencar68504 жыл бұрын
top
@lucasbraga51177 жыл бұрын
Tem diferencia entre giroscôpio de movimento alugar?
@Quintana0156 жыл бұрын
professor se eu tivesse que colocar isso numa equação diferencial de primeira ordem separável como ficaria?
@carlos306527 жыл бұрын
Amigo a força peso que atua na roda (que aparece nos 2:20min de vídeo). Ela é anulada, continua a mesma ou é convertida ? se continua a mesma por quê a roda não cai com a sua influência ?
@MauroCopelli7 жыл бұрын
Excelente pergunta, faltou explicar isso. A força peso é contra balanceada pela força de contato para cima entre do suporte sobre o eixo da roda. Como esta força está sendo aplicada sobre o eixo de precessão, em relação a este eixo seu torque é nulo. Por isso ela não apareceu em nenhum dos cálculos.
@carlos306527 жыл бұрын
Mauro Copelli muito obrigado pela explicação
@levitavares72536 жыл бұрын
Mauro Copelli Mas como isso é possível, se a força de contato está entre o eixo e a origem e a força peso está no centro do disco? Para uma contra-balancear a outra, elas deveriam estar centradas no mesmo ponto, mas estão separadas pelo vetor r,?!
@engestruturas6 жыл бұрын
Excelente série de vídeos, professor. As aulas são bastante didáticas e organizadas. Recentemente comecei a gravar alguns vídeos e sei o quão difícil é produzir uma aula de qualidade. No futuro você pretende continuar com esse projeto e gravar outros vídeos de física? Tenho curiosidade em relação a física moderna e acho pouco material sobre esse assunto no KZbin
@MauroCopelli6 жыл бұрын
Eu até gostaria de gravar mais vídeos, mas isso toma muito tempo. Aos poucos, estou convertendo para o Doceri (aplicativo do iPad que eu uso nos vídeos) as aulas dos cursos que leciono presencialmente. Daí a gravar os vídeos e divulgar, vai um certo tempo. De fato, acho que tem pouco material sobre física moderna (sobretudo em português, desconfio que em inglês deve dar para achar)
@leandrosantosfreire3686 жыл бұрын
Esse final não ficou claro, se a bicicleta tenderia a girar ao redor de um eixo y (paralelo à gravidade) e centrado no eixo de massa, o vetor atrito na roda da frente não estaria voltado para o sentido da esquerda enquanto o da roda traseira voltado pra direita? Como esse momento binário resulta num atrito resultante nesse sentido aí da força centrípeta?
@earmarques16 жыл бұрын
Oo colega, só uma sugestão. Não mude a ordem da multiplicação quando passar do vetorial para o escalar. Mantenha r.m.g.seno, o raio na frente, primeiro, como no original vetorial. O aluno pode ver esse vermelho mg na frente e depois querer fazer Fxr. Entendeu? Preserve a ordem das grandezas na multiplicação. Muito boa aula, ótimo trabalho.
@claudioawq2 жыл бұрын
Que ângulo alfa é esse?
@claudiobellotti34564 жыл бұрын
Parabéns professor! Ótima explanação! Sucinta e muito clara! Mas acho q o prof. confundiu um brinquedo com outro. Pião com ioiô, mais precisamente!
@Pai_Filho2 жыл бұрын
Porque isso acontece?
@gabrielmtoloko5 жыл бұрын
e se a curva fosse pra esquerda? L teria o mesmo sentido da curva?
@MauroCopelli5 жыл бұрын
se a curva fosse para a esquerda, inclinaríamos nosso corpo para a esquerda. Neste caso, o sentido do vetor momento angular L não muda, mas sim o sentido do vetor torque Tau, que seria para trás. Assim, o sentido da precessão ficaria invertido, o que corresponderia à curva da bicicleta para a esquerda
@gabrielmtoloko5 жыл бұрын
@@MauroCopelli Obrigado!
@pjc_74 жыл бұрын
Ainda não cheguei a qual é a explicação raiz deste movimento. Se é a conservação de momento angular, onde momento igual a momento de inércia(massa e distruibuição) vezes velocidade angular w, e quando submetida a uma força P, gira em torno do outro eixo (precessão) de forma a produzir um momento de mesmo modulo de P em sentido contrário, mantendo o momento inicial constante, já que Torque ext=0 então o momento è costante, ou se é para essa explicação por torque. Sei que segue princípios básicos semelhantes. A explicação deste movimento por conservação esta explicada, por exemplo, no vídeo produzido pela universidade USP, aqui no KZbin se chama "Tema 08 - Alguns Movimentos do Corpo Rígido | Experimentos - Roda de bicicleta: precessão". É claro a explicação se baseando na conservação de momento angular. kzbin.info/www/bejne/aJrEgp5qn5uBiLc
@MauroCopelli4 жыл бұрын
Seria legal de você pudesse acrescentar aqui o link para essa aula que você mencionou 👍🏼
@pjc_74 жыл бұрын
Mauro Copelli Olá Mauro, vi algumas aulas e experimentos que seguem essa linha de raciocínio. Mas segue o vídeo ao qual mencionei acima, neste mesmo tema 8, tem outros experimentos feitos pela USP relacionados ao momento angular e o tema discutido, segue o link: kzbin.info/www/bejne/aJrEgp5qn5uBiLc Os videos originais constam no site da propia USP, segue a seguir: eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=5691
@MauroCopelli4 жыл бұрын
@@pjc_7 Obrigado pelos links. Veja, no vídeo da precessão (ali em torno de 1'20'') de fato eles mencionam "conservação do momento angular", mas imediatamente emendam com uma frase sobre andar de bicicleta: de fato, numa bicicleta equilibrada verticalmente e em movimento, há conservação do momento angular, e é essa tendência à conservação (pois ali o torque é nulo) que facilita nosso equilíbrio (uma demonstração experimental de que a translação da bicicleta não é determinante para o equilíbrio está neste vídeo: kzbin.info/www/bejne/bJbHpYCum9hkq5Y). Já na precessão há *sim* torque não nulo em relação ao ponto de apoio do eixo na corda. Então o momento angular em relação a este ponto *não* se conserva, e é por isso que o eixo precessiona. Há uma sutileza que é a seguinte: como o vetor torque Tau é *perpendicular* ao vetor momento angular L (e dL/dt=Tau), então L gira mas não muda de módulo. Ou seja, o *módulo* de L se conserva (mas o *vetor* L não). Isso é matematicamente similar ao que acontece no movimento circular uniforme. Lá, a velocidade v é tangencial ao círculo e a aceleração a é centrípeta, perpendicular a v. Como dv/dt=a, v está o tempo todo mudando de direção ("precessionando"), mas mantém seu módulo constante (daí o nome "uniforme" do "movimento circular uniforme")>