Não gostou de tudo é rio e nem de é assim que acaba...por isso gosto da Mel ❤
@ElaineM769 ай бұрын
Quem ama leitura e literatura jamais vai se cansar desse tipo de vídeo, principalmente feito por você! ❤❤❤
@MellFerraz9 ай бұрын
💛💛💛
@juliafriese9 ай бұрын
Minhas melhores leituras de 2023 foram: Chega de saudade (Ruy Castro) Na colônia penal (Kafka) Cartas a um jovem poeta (Rainer Maria Rilke) Meu quintal é maior do que o mundo (Manoel de Barros) O mundo de Sofia (Jostein Gaarder) As viagens de Gulliver (Jonathan Swift) Travessia . A vida de Milton Nascimento (Maria Dolores) A vida que ninguém vê (Eliane Brum)
@tatianeburiti19809 ай бұрын
Tive 3 grandes leituras em 2023 que fiz com vc em LC, "Amada" q vc tb citou e "O Senhor das Moscas" e "O Sol è para todos" estes 2 últimos entraram para os favoritos da vida, estes livros estavam encalhados aqui e só desencalharam por causa das LCs🙏🏼. E o seus piores do ano reforçou a minha convicção de não ler Coleen Hoover😂
@edsonalves80849 ай бұрын
Mel seria muito legal ver um video sobre livros de biografia de artistas e saber o que você acha do uso da linguagem neutra nos livros e eventos e produtos culturais . Os vlogs de você visitando sebos e lugares turísticos são muito bons , Até !
@raquelmarinaa9 ай бұрын
Amada, tudo pra mim. Melhor leitura de 2023, uma das melhores leituras da vida. Tenho até tatuagem desse livro já 😂
@gracekelly5119 ай бұрын
Em 2023 terminei a Série A PASSA-ESPELHOS da Christelle Dabos e amei!! Super indico são edições lindas da Morro Branco!
@MellFerraz9 ай бұрын
Eu revisei o primeiro da série para a editora 💛
@eduardovainer92059 ай бұрын
Dos 95 livros lidos em 2023, os 5 melhores foram: Sátántangó (László Krasznahorkai), Sinfonia em Branco (Adriana Lisboa), Sim ( Thomas Bernhard), A Família Golovliov (Saltykov -Shchedrin) e de não ficção: Um Bárbaro no Jardim ( Zbigniew Herbert). De ruim, Brancura ( Jon Fosse). As Ondas foi meu favorito de 2022.
@brunahelena69519 ай бұрын
Sempre que penso em Virginia lembro da Mell pois ela foi a responsável por me apresentar a essa escritora maravilhosa e fiquei pensando com meus botões: quem foi o responsável pelo encontro de Mellory Ferraz e Virginia Woolf? Não lembro se já comentou sobre isso no canal mas adoraria saber essa curiosidade!
@cristianelopesdesouzaazeve66409 ай бұрын
Eu li Amada com você na LC e foi uma das minhas leituras preferidas, seguida de A casa das 7 Mulheres, Guerra e Paz e As Meninas ...
@raquelgerman64109 ай бұрын
Minhas melhores leituras de 2023 foram "As Cidades Invisíveis", "Violeta", "Temporada de Furações" e "O Parque das Irmãs Magníficas". Também gostei muito de "Pachinko" e acho que você pode gostar Mel,fala bastante sobre a história coreana e a relação Coreia-Japao. As minhas piores leituras foram "O Gigante Enterrado" e "Cidadã de Segunda Classe"
@arianniginadaio30249 ай бұрын
As Ondas também foi o meu favorito do ano passado, também ficou O favorito da vida. Não tem como, é incrível demais ❤
@juniorcesarrafael27719 ай бұрын
A peça com a Cláudia Abreu, pra mim, foi genial. Eu AMEI.
@marcelobatista31069 ай бұрын
Bom dia. Minha melhor leitura de 2023 tem um ponto de interseção com a sua: Toni Morrison. Mas num livro diferente: Sula. Foi meu primeiro contato com a autora, fui sem muita expectativa e sai arrebatado pelo estilo dela.
@stephaniemoura32145 ай бұрын
5:54 interessante a escolha dela pelo número 6, porque é exatamente o número de pessoas do discurso da língua inglesa (se desconsiderarmos as variações da 3ª do singular).
@Elinara19 ай бұрын
Tenho que te agradecer por uma das minhas melhores leituras de 2023: O morro dos ventos uivantes. Junto com Casas vazias (Brenda Navarro) e Uma autobiografia (Angela Davis) foram minhas melhores leituras do ano
@quenamartins2989 ай бұрын
Amada é magnífico. Fala também da escravidão do pensamento e o poder que o medo tem de subjugar a nossa mente. Eu senti o medo atravessando meu corpo como nunca havia sentido em leitura nenhuma. 5 estrelas.
@repolhothur8 ай бұрын
Ano passado entrei pro culto religioso de Memórias póstumas de Brás cubas (vontade de tatuar as paginas na minha testa, que coisa maravilhosa) que virou um dos meus favoritos. Mas também li Os sofrimentos do jovem Werther e tive que trocar por outra obra no Sebo da minha cidade na mesma semana de tanto que não gostei
@vivalendo16649 ай бұрын
Mell você é maravilhosa!! Assim como a Woolf é minha escritora favorita, incluindo mulheres e homens, você é minha booktube favorita de todes!
@gabrielladidjurgeit56229 ай бұрын
Meu top 5 foi: A redoma de vidro, Bom dia tristeza, as três marias, Reparação e o melhor de todos A época de inocência. Piores: Blanche em apuros, Polícia da memória.
@dianadavila29079 ай бұрын
O livro que mais gostei em 2023 dei "O Infinito em um Junco" de uma escritora espanhola. Achei tão deliciosa sua leitura que fiquei com pena de chegar ao fim. Recomendo para pessoas que além de gostar de literatura, gostam TB de história.❤
@deboraferreira6399 ай бұрын
Melhores: Maria Altamira e O Caminho de Casa. Piores: Indomável e A gente Mira no Amor e Acerta na Solidão
@linaandreoli9 ай бұрын
Oi, Mell, sou fã da Virgínia e concordo com tudo que vc falou sobre ela nesse vídeo.
@lizdiaz98389 ай бұрын
Amei o vídeo, Mell! Estou louca pra ler Amada, amo a Morrison, mas ainda não li esse. Acho que os melhores do meu ano foram Casas Vazias (Brenda Navarro), Querida Konbini (Sayaka Murata), Continentes de Dentro (Maria Elena Moran) e Uma duas (Eliane Brum). Beijos e um ano de ótimas leituras pra ti! ❤
@alexandrinobruno9 ай бұрын
Adoro suas resenhas, Mell..!!
@lilianbitencourt41349 ай бұрын
Estava aguardando esse vídeo, Mell. Adoro as listas de balanço de leituras do ano dos meus booktubers preferidos!❤
@MellFerraz9 ай бұрын
Eu também, Li 💛
@taynnacavalcanti64819 ай бұрын
li "as ondas" ano passado também e aconteceu o mesmo comigo: desbancou mrs dalloway (que inclusive, li a primeira vez com você, na primeira LC 💕)
@mainarabattisti71169 ай бұрын
Mel, tô te achando tão solta e leve nos últimos vídeos. Amando te ver assim ❤
@tangerine9669 ай бұрын
Em 2023 gostei muito de Piranesi (Susanna Clarke), Klara e o sol (Kazuo Ishiguro) e Yellowface (R F Kuang).
@chuchuleana7 ай бұрын
adorei o gosto eclético kkkkk me senti representada ❤
@belserrao9 ай бұрын
Ótimo vídeo Mel 😘👏🏻
@robertozimmer29 ай бұрын
Salve, Mel! Entre as melhores leituras destaco Manual para mulheres de limpeza, de Lucia Berlin, O vermelho e o negro, de Stendhal, e A viagem do elefante, do Saramago. A pior (graças a Deus a única leitura ruim do ano) foi Tudo é Rio, da Carla Madeira.
@thayferreirarocha9 ай бұрын
"As Ondas" foi o livro que iniciou meu 2024!
@giselemattos35859 ай бұрын
Entre os melhores do ano Amada e O sol é para todos que li com vc. Além desses 1984 e Crime e Castigo!
@LivralhadadaTaty9 ай бұрын
Li mtas coisas boas, Amada e A Cor púrpura está entre os queridinhos!
@mariaclarapb.979 ай бұрын
melhor do ano: reparação pior do ano: é assim que acaba
@estelafarias6058 ай бұрын
Quem é o autor de reparação ??
@mariaclarapb.978 ай бұрын
@@estelafarias605 Ian McEwan
@eduardoetc76869 ай бұрын
Dica: o bebê de Rosemary, os pilares da terra, mundo sem fim, layla, uma segunda chance,
@AdryeleGomes9 ай бұрын
confesso que não perco meu tempo com assim que acaba e coisas do tipo kkkkkk tanta coisa na lista, não dáaaa! inclusive, é um livro odiado por quem tem um gosto literário parecido com o meu.
@conceicaocreadocanedo49239 ай бұрын
As Ondas foi a melhor leitura de 2023. Que livro!😊
@MellFerraz9 ай бұрын
Que demais! Foi o nosso livro 💛
@DiegoSpider9 ай бұрын
Estava aguardando pelo seu video de leituras do ano. 🧡 Gostei da sua lista. Li Amêndoas, mas não curti tanto assim. Minhas leituras de 2023 foram bem diversificadas, em 2024 vou encarar desafios. 😊
@misianearaujo49579 ай бұрын
Melhores de 2023: As Montanhas cantam O que resta de nós Embusca de mim (viola) Exílio Piores: Tudo é rio Esse amêndoas tá na minha lista! Sabe o que eu observei? Todos q vc leu e gostou foram de escritoras ?!? Bhs
@AleMelo4449 ай бұрын
Eu não canso 😂😂 vejo todos e até repito 😂😂
@mariannecorfou9 ай бұрын
Tambem gostei de Divinos Rivais (recomendação sua😊 ) e Amêndoas.
@vivirecar9 ай бұрын
Meus favoritos de 2023: Daisy Jones & the Six Torto Arado Leitura de Verão O Morro dos Ventos Uivantes Não Fossem As Sílabas do Sábado Piores: A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê A Filha Primitiva (acabei abandonando)
@taynnacavalcanti64819 ай бұрын
ganhei "Virginia" de uma amiga e amei o presente, pelo significado e pela lembrança, mas fiquei bem triste com o texto. é tudo que você falou, o estigma da "mulher louca", que produz através da loucura... como se realmente ela tivesse sido 'só' isso.
@marinabortolucci73069 ай бұрын
Melll, leia Uma questão de química! Acho um pouco fora da sua zona de conforto, mas vale mtoooooo a pena ❤
@MellFerraz9 ай бұрын
Querooo! 💛
@Mariaeduarda24009 ай бұрын
Amêndoas também foi um dos meus favoritos de 2023... E quero muito ler As Ondas e Divinos Rivais em 2024 ❤
@eduardoetc76869 ай бұрын
As histórias da Collen hoover podem não ser interessantes, mas a forma como ela escreve é maravilhosa. Ela te coloca dentro da história. Por isso é a minha autora favorita. O melhor livro dela é uma segunda chance.
@gabriellanovello49139 ай бұрын
Os livros que eu mais gostei do ano passado foram as intermitências da morte e amêndoas também rs, inclusive foi por conta do primeiro que virei madrinha do canal ❤ Agora a pior eu nem posso falar tanto pq ainda não terminei kkk comecei cidade das nuvens mais tô achando tudo tão chapinha, só tem um personagem que me pegou. Uma coisa boa é que a leitura flui bem mas sinceramente tô no meio dele e ainda tô achando meio morno.
@denisefreitas67279 ай бұрын
Minhas melhores leituras de 2023 foram: O Quinze, de Rachel de Queiroz; Maria Altamira, de Maria José Silveira; e O Duelo, de Tcheckov.
9 ай бұрын
Minhas melhores leituras de 2023 foram: Violeta, Agua fresca para as flores, Mr.Mercedes. As piores foram: O sol também se levanta, A Odisseia de Penélope e Lady Susan é outras histórias. Tomara que 2024 tenham mais leituras pra levar pra vida do que "esquecíveis".
@julianasolv9 ай бұрын
Em 2023 eu amei ler O Silmarillion, do Tolkien e Ciranda de Pedra, da Lygia linda
@Simone-mx9he9 ай бұрын
Lygia❤
@maristelaamaral91609 ай бұрын
Oi Mel, livros maravilhosos , adorei Amêndoa, . Bjs❤
@leonardonatal81079 ай бұрын
As minhas melhores leituras foram essas Incidente em Antares do Érico Veríssimo Antes do baile Verde da Lígia Fagundes Telles A morte de Ivan ilitch do Tolstoi Seminário dos ratos da Lígia Fagundes Telles A minha pior leitura foi o livro melhores poemas do Fagundes Varela
@pedroborba54639 ай бұрын
adoro essas listas!! faça mais vezesss!
@flaviohenrique15849 ай бұрын
Sair da zona de conforto é correr riscos de ler livros ruins. Estava com essa intenção e comecei com leituras nada agradáveis. Não tive escolha e voltei para minha zona de conforto e nunca mais perdi meu tempo com leituras ruins.😂😂
@sandrapegado37719 ай бұрын
O que MAIS gostei: AS VINHAS DA IRA (John Steinbeck) O que MENOS gostei: DESONHA (J.M. Coetzee)
@leilamaciel94079 ай бұрын
Das leituras de 2023 destaco O olho mais azul, foi sensacional!
@MellFerraz9 ай бұрын
Ai, esse 💛
@beatrizdutra35889 ай бұрын
Eu dei um azar absurdo ano passado e quase tudo que eu li eu não gostei 😔 Porém, tive poucas ótimas surpresas como Dor Fantasma, Rumo ao Farol e a HQ A Origem do mundo - uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado. Acho que no fim a experiência literária do meu ano até que valeu a pena ❤
@marcelobatista31069 ай бұрын
Ah, eu vi a peça da Claudia Abreu, mas não li o livro. Penso que na sociedade é comum de se ter um olhar de que as pessoas que sofrem com os pensamentos desorganizados, não devem ter a fala considerada. Então, na minha visão, que já conhecia um pouco da história da Virgínia Woolf, foi como: “que legal as pessoas verem que alguém excepcional tem um sofrimento mental e isso não a diminui. Olhemos e consideremos o discurso deles, tem muita potencialidade ali”. Enfim, tem tempo que eu vi a peça, e, cada um tem seu olhar, mas, para mim, a peça valoriza os que sofrem com saúde mental usando uma personagem que é fenomenal.
@UmLivroeUmaCamera9 ай бұрын
tambem adoro esses vídeos 😊
@gisleidesouzasantos9549 ай бұрын
não li nada que considerasse ruim; fiz muitas releituras e, os melhores foram, sem ranquear: HOLLY (STEPHEN KING); HAMNET (MAGGIE O'FARRELL), MORTE SÚBITA (J K ROWLING) e O CORAÇÃO DE NANQUIM ROBERT GALBRAITH)
@victormoreno13689 ай бұрын
Minha melhor leitura de 2023 foi a do livro: " O marinheiro que perdeu as graças do mar". E a pior foi a do livro: 'Uma sombra na janela". Apesar de eu gostar da literatura do Georges Simenon, o livro acima citado é inferior a outros de seus trabalhos. Bom dia.
@nathalycarolina3919 ай бұрын
Fui em uma livraria com o objetivo de comprar um livro aleatório para ler em uma maratona que eu estava participando e "amendoas" estava na minha mao junto com alguns outros livros 😢 eu deixei ele pra tras e agora estou vendo voce elogiar ele, me bateu uma tristeza por nao ter comprado ele kkkkkkkk
@eusoultarot9 ай бұрын
Adorei esse tipo de vídeo!
@narcisareissilva85769 ай бұрын
Oiii estou lendo pela primeira vez um livro de contos da Virgínia woolf ....mas confesso que tem alguns que eu não entendi 😅😅 acho que li errado....porque não entendi muito bem.
@ludmilabaldan9 ай бұрын
Ano passado só li livros incríveis, que foi difícil escolher um ruim. Entre os melhores, destaco: Amada, Reparação, A casa dos Espíritos, o Sol é para todos, a redoma de vidro... vish, muitos! Agora de ruim, eu coloquei apenas Amêndoas e O Senhor das Moscas. Amêndoas por sentir a história muito rápida, e eu achei que seria algo doce, triste em alguns pontos, mas não tão "agressivo". Acho que fui com muita sede ao pote. Já o Senhor das Moscas, eu achei a história interessante, mas a narrativa me pegou demais. Quando eu estava no hype, ela quebrava completamente e me desanimava. Mas não são nem de longe livros ruins, mas entre os que li, eles não se destacaram tanto. PS: A maior parte das minhas melhores leituras foram acompanhadas dos L-Cast!
@HiMyNameIsYurii9 ай бұрын
Engraçado q eu achei o senhor das moscas um dos melhores kkk, achei as emoções muito completas e misturadas, do humor ao terror. E a questão política ( acho q é política kkk) bem democrática e auto-explicativa, cruel partida de crianças
@thaisfernandamartins70789 ай бұрын
Fiquei pensando (não lembro se você falou exatamente isso no vídeo)... Agora "As ondas" é o seu livro preferido? Acho que não necessariamente o melhor livro da vida é o livro preferido, pq tem uma questão de afeto também, né? Não sei... Hahahaha Adorei o vídeo!!
@marisecorreia44069 ай бұрын
amei a lista!
@Butterflyize8 ай бұрын
Odiei e assim que acaba e amei tudo e rio “favorito”
@adrianoandradesilva61059 ай бұрын
Mrs. Dalloway não funcionou comigo.
@AnneYuri9 ай бұрын
Em 2023 o meu preferido foi Versos Satânicos, Salman Rushdie. Eu tive dificuldades para entender a parte histórica, mas mesmo assim o lance do comportamento humano é muito bem explorado e me fez pensar muitas coisas... Também li Amêndoas, Divinos Rivais e Antes que o café esfrie - Toshikazu Kawaguchi e A Palavra que Resta - Stênio Gardel, que aqueceram o coração e me fizeram chorar muito. Também me desafiei pra sair da zona de conforto e vi o quão desafiador é... Não gostei de O Rei da Terra do Nunca - Nikki St Crowe. Também li outros que tem a mesma linha de serem leituras com cenas "hot", menos conhecidos e definitivamente não sou o público...e tá tudo bem também!
@MellFerraz9 ай бұрын
Quero muito ler Rushdie! E Antes que o café esfrie - bastante gente já me falou desse.
@louisemariane68579 ай бұрын
Eu detestei Amêndoas 😅😅
@HiMyNameIsYurii9 ай бұрын
O meu PIOR foi A montanha mágica, e o MELHOR foi o Senhor das moscas
@laly8269 ай бұрын
Li Senhor das Moscas tendo umas sensações bem estranhas.
@conteumahistoria91579 ай бұрын
Melhor livro que li em 2023 foi TUDO É RIO. Pior foi A Metamorfose
@1Branca09 ай бұрын
Um dos meus melhores do ano passado foi “eu que nunca conheci os homens” devorei
@moniquehillary979 ай бұрын
Coloquei tantas expectativas em Divinos Rivais e só me decepcionei. As decisões da protagonista no final do livro me irritaram.
@alinedominguesbeckmann17899 ай бұрын
Amei ler em 2023: No coração do mar; Oliver Twist; Ópera dos mortos; Reparação e Nada para ver aqui.
@MellFerraz9 ай бұрын
Quero muuuito ler o primeiro. Que demais que gostou de Reparação 💛
@carolnascimento4749 ай бұрын
amada é um acontecimento
@laly8269 ай бұрын
É Assim que Acaba não rola. Não tenho vontade alguma de ler algo da autora. Gosto de livro-farofa, mas não gosto de alguns autores de cara. CH é uma das...
@LeonardoSilva-mh4dv9 ай бұрын
O melhor de 2023 foi A Casa dos Espíritos , e o pior foi A Biblioteca da Meia Noite .
@patiribebr9 ай бұрын
Eu amei todos os livros lidos em 2023, exceto um: Amanhã, amanhã e amanhã. Achei uma perda de tempo total, não me identifiquei com nenhum personagem, achei a personagem feminina estranha pra caramba, não consegui admirar. O livro tem jeito de minissérie chata da Netflix. E ouvi falar maravilhas dele, de tanto ouvir, resolvi ler. Não recomendo de jeito nenhum.
@carolinetomazelli52819 ай бұрын
As ondas não deveria nem ser livro, deveria ser monumento!!!!
@flaviamagalhaes909 ай бұрын
A idade vai chegando e nossos gostos vão se modificando.
@andressabufulin4969 ай бұрын
🌻
@MellFerraz9 ай бұрын
💛
@alinedominguesbeckmann17899 ай бұрын
Leituras que não gostei: Instruções para dançar; A pediatra.
@MellFerraz9 ай бұрын
Não conheço o primeiro. Mas o segundo tem um time que não curte mesmo rs
@danieldaniel29 ай бұрын
Mto bacana
@umminutodeleitura9 ай бұрын
Tudo é rio e Assim q acaba descrevem a realidade. O leitor se identifica e tende a vomitar. Mas os fatos existem. Querer ler ou não é uma escolha. A ficção q não embrulha o estômago pode ser mais agradavel. O importante é nao perder a capacidade de refletir sobre os temas.
@IviCampos18059 ай бұрын
Quando tu falou q falaria dos piores eu já sabia que a CoHo estaria entre eles 😂😂😂😂😂😂😂
@MellFerraz9 ай бұрын
kkkkkk
@levymonica19 ай бұрын
Não li o livro “Virgínia”. A sua avaliação sobre a peça está perfeita. Tive esse mesmo sentimento. Contribui para o estigma da loucura. Não entendi o que a Claudia Abreu fez, já que numa live com a Noemi Jaffe, ela comentou que não queria falar só sobre a loucura da Virgínia Woolf. 🤯
@Satirus239 ай бұрын
🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹
@corpocaustico7 ай бұрын
Nenhum de literatura brasileira contemporânea (É! Existe!). Lamentável. Decepcionante.
@claudiamota12939 ай бұрын
O teatro é mais do que ilustrar o que a gente já pensa, validar a nossa visão " da personagem " e o que é mais importante a ser retratado na vida dela, né? Aí, errada estava sua expectativa. Amei o trabalho de Claudia Abreu. Talvez ela não tenha pensado em agradar aos "estudiosos da obra woolfiana", mas ao público em geral, que admira a autora, inclusive em sua "loucura".
@carla47739 ай бұрын
Perfeito seu comentário!
@danieller.20679 ай бұрын
Não acho que as expectativas dela estivessem erradas, ela parece apenas não ter gostado do enfoque escolhido pela Claudia para tematizar a vida da autora. Também não acho que a Mel tenha dado a entender que a obra devia ser direcionada aos estudiosos da autora, e sim que pessoas com um conhecimento mais aprofundado sobre a vida dela se decepcionaram pela falta de outros aspectos de sua vida, além da questão psicológica.
@claudiamota12939 ай бұрын
@@danieller.2067 entre não gostar do enfoque e considerar uma bomba - termo que ela usou- vai uma distância, não? E quanto aos estudiosos a quem ela se refere, é um recorte que, na minha opinião, não valida a forma deselegante que ela escolheu para avaliar a obra. Vale lembrar que a própria Cláudia Abreu é uma estudiosa de VW há quase 30 anos. No mais, a própria booktuber reconheceu no final do vídeo que estava sr comportando como hater.