Рет қаралды 21
Nascido em Jequié no ano de 1955, chega em Salvador aos 18 anos em busca de melhores horizontes. Entrou na Universidade e conheceu o mundo do cinema, integrando o Circuito Universitário de Cinema (CUC) que era parte do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) na UFBA.
Experiências responsáveis por despertar seu fascínio pelo cinema. Em seus filmes ele diz buscar fugir da redundância, suas narrativas são como elementos visuais, para que as pessoas reflitam. Neste episódio, Olavo nos conta como sua trajetória se entrelaçou ao cinema, quais desafios enfrentou nesse caminhar e como sua arte se transformou em luta contra o silenciamento da nossa história, da memória do povo negro.
Apresentação: Aline Lisbôa
Gravação: Paulo Coelho e Evelyn Reis
Edição: Paulo Coelho
Still/ Social Media: Yasmin Fetal
Design: Keila Menezes
Idealização e Produção: Jamile Menezes (@jamenezes22)
O Portal Soteropreta é o primeiro e único Portal de Notícias voltado, prioritariamente, para a produção cultural (Artes, Música, Teatro, Audiovisual, Memória, Dança, Formação, Literatura, Religião, Gastronomia, Moda, Políticas Culturais, etc) soteropolitana construída, formada, mobilizada e destinada à comunidade negra de Salvador. Criado em 10 de outubro de 2016, o Portal já se consolida, em meio às mídias negras independentes do estado, como veículo sério, referenciado e responsável.
O projeto Memórias Soteropret@s: historiando nossas estrelas culturais pretende registrar em vídeo a história e o fazer cultural de personalidades negras reconhecidas popularmente na cidade de Salvador, capital mais negra do país, por sua representatividade e legado. Serão pautadas personalidades de diferentes linguagens artísticas e atuações culturais, as quais contarão suas trajetórias e como seus fazeres impactaram ou ainda impactam a cena cultural negra da cidade.
Acompanhe: www.portalsoteropreta.com.br
Instagram: @portasoteropreta