Рет қаралды 294,349
Gravei esse vídeo em 2016, logo recebi uma mensagem da Lu Bento @amaepreta trazendo algumas críticas e pontos pra reflexão que acho importantes compartilhar aqui com vocês: “Essa história é carregada de preconceitos. Por mais que ela ainda seja utilizada por grande parte das escolas, nós, educadores e pais negros percebemos nele o reforço de estereótipos racistas como "é preto porque caiu na tinta preta", "é preto porque bebeu muito café". No livro, todas essas afirmações preconceituosas são feitas pela própria menina negra, o que é ainda mais cruel. Na criação de crianças negras, temos um enorme trabalho para explicar porque as pessoas são diferentes e pra desconstruir esses preconceitos que as nossas crianças escutam desde sempre. Você como contadora de histórias sabe que, em se tratando de crianças, muitas vezes contamos várias vezes o começo da história e nem sempre conseguimos chegar ao final, e para as crianças negras, o que fica marcado são essas "explicações" pra a nossa negritude. Além disso, na contação você utilizou o termo "mulata", que é extremamente depreciativo para se referir às mulheres negras. Nós estamos há anos lutando para que não se referiam a nós como "mulas", que é a origem da palavra mulata, então esse termo é considerado ofensivo.
Infelizmente alguns autores de grande destaque na literatura infantil se aventuraram a escrever histórias com protagonistas negros e falando sobre relações raciais e fizeram obras bem preconceituosas que continuam se destacando por aí, como Menina Bonita do Laço de Fita e Menino Marrom. Mas existem vários outros livros com protagonistas negros com narrativas que valorizam a nossa autoestima e trabalham a diversidade sem reforçar preconceitos. Te indico uma lista que eu mesma fiz com 100 livros infantis com meninas negras, 100meninasnegras.tumblr.com
Lá tem várias dicas de livros, e te sugiro o O mundo no black power de Tayo, de Kiusam de Oliveira.
Espero que você entenda essa crítica como construtiva, como uma crítica de uma mãe negra e uma educadora que se dedica a evitar que a literatura infantil seja uma via de perpetuação de preconceitos.”
Compre esse livro aqui: amzn.to/2cakVj1
Um dos maiores sucessos de Ana Maria Machado: menina bonita do laço de fita. Era uma menina linda. A pele era escura e lustrosa, que nem pêlo da pantera quando pula na chuva. Do lado da casa dela morava um coelho que achava a menina a pessoa mais linda que ele já vira na vida. Queria ter uma filha linda e pretinha como ela.
Fafá conta: Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Editora Ática
****
COMPRE PELOS MEUS LINKS E AJUDE UM CANAL QUE VOCÊ GOSTA A CRESCER! :)
Se você gostou do que assistiu por aqui, ajude o vídeo a se espalhar e clique no botão GOSTEI, adicione o vídeo aos favoritos e COMPARTILHE com os amigos nas redes sociais, isso ajuda no crescimento do canal. Conto com sua ajuda! :D
****
QUER UMA ANTENA CAPTADORA DE HISTÓRIAS IGUALZINHA À MINHA?
fafaconta.com.b...
ou me escreva: fafaconta@gmail.com
****
Saiba MAIS SOBRE OS LIVROS no meu site
fafaconta.com.br
****
Curta minha FANPAGE no Facebook sempre falo de PROMOÇÕES EM LIVROS, EVENTOS DE CONTAÇÃO e MUITO MAIS
/ fafaconta
****
Se inscreva no CANAL NO KZbin
bit.ly/FafaConta
****
INSTAGRAM da Fafá
/ fafaconta
/ flaviascherner
****
Quer me chamar pra CONTAR HISTÓRIAS NA SUA FESTA? (eu moro em Curitiba!)
fafaconta@gmail.com
****
Histórias contadas para ninar, acordar, dormir, imaginar, crescer...
"Fafá" é a versão contadora de histórias da atriz Flávia Scherner