MERCADO CENTRAL DE BELO HORIZONTE - SÃO 400 LOJAS EM 14,000 M2 - QUEIJOS - TEMPEROS - ARTESANATOS

  Рет қаралды 2,938

RICARDO MILLEN

RICARDO MILLEN

Күн бұрын

História
Belo Horizonte tinha apenas 31 anos quando um prefeito empreendedor resolveu reunir, em um só local, os produtos destinados ao abastecimento dos 47.000 habitantes da jovem cidade. Foi assim que o Mercado Central nasceu, no dia 7 de setembro de 1929: unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária. Em um terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, o prefeito Cristiano Machado reuniu todos os feirantes, centralizando o abastecimento da população. Nos 14.000 m² do terreno descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos, as barracas de madeira se enfileiravam para a venda de alimentos.
O Mercado, então denominado Mercado Municipal, com sua atividade intensa e movimento alegre, funcionou até 1964, quando o prefeito da época, Jorge Carone, resolveu vender o terreno, alegando impossibilidade de administrar a feira. Para impedir o fechamento do Mercado, os comerciantes se organizaram, criaram uma cooperativa e compraram o imóvel da Prefeitura. No entanto, teriam que construir um galpão coberto na área total do loteamento no prazo de cinco anos. Se não conseguissem, teriam que devolver a área à Prefeitura.
A tarefa não foi fácil. A duas semanas do fim do prazo dado pela prefeitura, ainda faltava o fechamento da área. Foi então que os irmãos Osvaldo, Vicente e Milton de Araújo decidiram acreditar no empreendimento e investiram no projeto. Foram contratadas quatro construtoras, ficando cada uma responsável por uma lateral, para que o galpão pudesse ser fechado no prazo estabelecido. Ao fim do prazo, os 14.000 m² de terreno estavam totalmente fechados. Os associados, com seu empreendedorismo e entusiasmo, viam seu esforço recompensado.
Assim, bem organizado e com participação ativa dos comerciantes, a cada dia ao longo dos anos o Mercado ampliava suas atividades, expandia seus negócios e se transformava em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos pelos mineiros.
Atualmente, com nove décadas de vida, o mercado possui mais de 400 lojas, oferece serviço de informações bilíngue, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias para contar.

Пікірлер: 4
@elietemillen9096
@elietemillen9096 Жыл бұрын
Vídeo legal
@CALEBE929
@CALEBE929 Жыл бұрын
Por favor mostre as manifestacoes em Gov. Valadares MG
@marcoscardoso4923
@marcoscardoso4923 Жыл бұрын
Muito interessante quando estiver aí irei conhecer esse lugar histórico! Parabéns Ricardo pela divulgação!
@RICARDOMILLENVIAGENSCOTIDIANO
@RICARDOMILLENVIAGENSCOTIDIANO Жыл бұрын
Obrigado amigo. Certamente vai gostar.
É ASSIM QUE TE TRATAM NO MAIOR MERCADO DE MINAS GERAIS
42:35
Vou sem volta
Рет қаралды 421 М.
Comidas típicas Mercado Central de Belo Horizonte MG
16:52
Rolê de Progresso
Рет қаралды 11 М.
Every parent is like this ❤️💚💚💜💙
00:10
Like Asiya
Рет қаралды 18 МЛН
Pure Funky Rock #rock
3:36
RICARDO MILLEN
Рет қаралды 168
FEIRA DE RUA TEÓFILO OTONI MG BRASIL
6:14
CARLOS COELHO OFICIAL
Рет қаралды 15 М.
The BIGGEST sandwich at Belo Horizonte!! (40 ingredients) 10+ pounds
11:13
Every parent is like this ❤️💚💚💜💙
00:10
Like Asiya
Рет қаралды 18 МЛН