Esse é o medo do abandono. De estar sozinho em um mundo sombrio sem ter quem lhe ampare. O próprio desejo de ser amparado é o problema. Nós queremos ser pra sempre aquela criança nos braços de nossa mãe. É necessário humildade pra aceitar a solidão e qualquer outro problema. É preciso não pensar na gravidade dos problemas, mas sim nas possibilidades de solução. Doença existe, velhice existe, morte existe. Assim é. Você deve aceitar o que vem e soltar o que se vai. Sem essa autoentrega não existe paz.
@luisabartolomeu99632 ай бұрын
Simplesmente luz, esta capacidade tão humana, e reconfortante de nos indicar o caminho. Há dávidas que não têm preço! Muito obrigada.
@ritacaramasqui559114 күн бұрын
Nossa!! Quanta lucidez!! Obrigada!!
@varalta.floresta10 ай бұрын
o simples ato de escutar esse canal atentamente já é uma verdadeira prática
@TheJorgedafloresta11 ай бұрын
Perfeito, eu era ateu, e no budismo eu encontrei um caminho que funciona independente de eu acreditar. Dharma funciona pelo treino.
@luanmarques49411 ай бұрын
Eu tbm! Encontrei uma espiritualidade no budismo muito prática e isso me encantou. Tenho uma visão bem parecida com a sua.
@gao181211 ай бұрын
Sim. Dharma é descobrir que somos a própria felicidade que estamos tentando encontrar no exterior
@BobSnows1310 ай бұрын
Lembro que o budismo não tem o conceito de Deus.
@marciliocota54677 ай бұрын
Se vc não precisa acreditar para seguir o caminho o que o fez deixar de ser ateu ?
@marciliocota54677 ай бұрын
E como não é necessário fé pra acreditar em vidas passadas ?
@mrb99999910 ай бұрын
Obrigado, sensei. Este vídeo veio na hora certa para mim. Fortaleceu minha consciência num momento difícil. Percebo que eu estava adormecido, e talvez ainda esteja. Porém, estes ensinamentos, da forma gentil que você expressa, sempre me ajudam a reconectar com minha essência, e assim esqueço um pouco das minhas dores e consigo ser uma pessoa melhor. Em altos e baixos, sigo essa jornada, em busca do caminho do meio, e aqui encontro refúgio 🙏
@SilviaEpLima5 ай бұрын
Eu Preciso ouvir estes ensinamentos todos os dias! Salvei. Obrigado 🙏
@isacleal78107 ай бұрын
Obrigado Mestre, suas palavras engrandecem minha percepção à prática e aos ensinamentos. Gratidão!
@JoséKloss3 ай бұрын
Explicação simplesmente maravilhosa
@LuanGabriel-up9cn11 ай бұрын
Obrigado pela sabedoria compartilhada🙏 Que possa beneficiar a todos !!
@DeltaVictorAlfaRomeo11 ай бұрын
Gassho sensei. Já senti muito medo de ver meu eu se desintegrar. Mas com a prática se fortalece a convicção de que não há o que temer. 🙏🙏🙏
@buffabuffa749910 ай бұрын
Que lição maravilhosa mestre! 👏👏👏
@sidneylopes3604 ай бұрын
Maravilhoso ! Gratidão
@LuizJosedeLimaeSouza5 ай бұрын
❤❤❤❤❤❤🎉🎉🎉🎉🎉🎉
@Tiozão-Líber-MGTOW-RedPiLL10 ай бұрын
Obrigado pelos seus ensinamentos, Komyô sensei 🙏 Gasshô 🙏 Namu Amida Butsu
@alexandremoura86307 ай бұрын
Gratidão
@cirlenemadalena11 ай бұрын
Agradeço muito os seus ensinamentos foi também uma resposta para minha pergunta muito obrigada
@user-fz9yp2ob2i7 ай бұрын
Eu digo que esse jeito único do Zen me conquistou.
@romalisan111 ай бұрын
Obrigado, mestre, pelas sábias palavras, tão plenas de sentido.
@gao181211 ай бұрын
Namo Buddhaya 🙏 ☸️
@MichelleRios21037 ай бұрын
Adorável ❤
@evandroantonucci265311 ай бұрын
Nove reverências. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
@yagotwedark10 ай бұрын
Isso é Fascinante.
@adgomes1491Ай бұрын
A gente sente esse medo porque pensamos que somos reais. Nós somos apenas uma ilusão que surge dos 5 sentidos e da memória. Retire ambos e você também deixa de existir. Isso acontece sempre que você dorme, antes de começar a sonhar. Ali o que permanece é um corpo e um cérebro que cuida de tudo, mas você não está lá com seus medos, seus desejos e seus julgamentos. Por que ter medo se você nem existe?
@mariacristinafrancelinofra714710 ай бұрын
Obrigada.
@ClarisseSou11 ай бұрын
Gratidão. Gratidão 🙏🏼
@joseanjos21028 ай бұрын
Gratidao
@ronnyalves441011 ай бұрын
🙏🏼🙏🏼🙏🏼
@elieusable11 ай бұрын
Gratidão!!
@joaosoares246711 ай бұрын
Gasshô
@philribeiro960511 ай бұрын
❤️
@Fabricio-yz9kr6 ай бұрын
@Isabellagioia199111 ай бұрын
Olha, pelo caminho do meio, e o que as escolas filosóficas no Tibete debateram, essa questão se coloca de uma outra forma. Não devemos procurar muletas, e em ultima instância, o Eu não existe. Mas existem seres que fizeram voto e que intercedem por nós, sim. Esses seres existem, assim como eu existo. Dependem dos 12 elos para existirem. E isso está descrito nos sutras. Ninguém sabe o que Buda de fato falou, assim como não temos acesso direto ao que Jesus Cristo pregou. Cabe cada escola a sua interpretação. Mas é importante frisar que o caminho do meio budista não prega isso. Eu mesma sou praticante e já tive experiências de proteção e intercessão desses seres. Sou uma pessoa sortuda por isso. As pessoas devem ter fé sim, porque a fé é um caminho para a iluminação e o Eu precisa disso. Enquanto estivermos nesse mundo, isso é necessário. E tenho certeza que vocês da Daissen têm seus budas e bodhisattvas que intercedem por vocês por estarem espalhando o Darma, rsrs... Um abraço!
@Shadowolf-xu9lz11 ай бұрын
Interessante a sua visão: a minha visão é bem mais cética. O fato é que durante um terremoto, que causa muitas mortes e sofrimentos, nenhum ser místico compassivo desce dos céus para ajudar as vítimas. Apenas Bodisatvas em carne e osso. Literalizar textos tão antigos é algo muito perigoso para a compreensão do Dharma. Naquela época não se tinha o conhecimento científico de hoje e, importante lembrar, os Sutras foram escritos por discípulos do Buda e não pelo próprio. Só podemos ter a certeza de um ensinamento do Buda, inegável, e completo em si mesmo: "Esse é o sofrimento, essa é a causa do sofrimento, essa é a cessação do sofrimento e esse é o Nobre Caminho Octuplo que conduz à cessação do sofrimento". É a minha opinião. Só para esclarecimentos: sou apenas um leigo com inclinação para o Theravada, mas amo os vídeos da Daissen. 🙏🏻
@Isabellagioia199111 ай бұрын
@@Shadowolf-xu9lz olha acho que mais perigoso é cair no nilismo....
@Tiozão-Líber-MGTOW-RedPiLL10 ай бұрын
Vou partilhar minha experiência de um iniciante praticante de budismo shin. No pequeno sutra de Amida, o Buda Shakiamuni partilha com Shariputra, de que ao ouvirmos os nomes dos Budas das 6 direções, e tomarmos refúgio no Buda Amida, tbm recebemos a proteção por todos esses budas. Não é algo místico ou mágico, recebemos Sabedoria e Compaixão deles e óbvio do Buda Amida. Essa sabedoria e compaixão, nos protege do mal. Como? Sendo sábios, somos prudentes, sabemos aonde vamos, por que vamos, com quem vamos, etc, decisões sábias. E a compaixão qdo a praticamos, nos ensina a sermos compassivos com nós mesmos, sermos humildes de reconhecermos nosso verdadeiro tamanho e lugar nessa malha da vida, e assim "exportarmos pra fora de nós " essa compaixão, sermos compreensivos com quem tenta nos fazer mal, saber que assim como nós aquela pessoa tbm sofre sofrimentos, começar se permitindo realizar pequenas coisas boas segurar uma porta de elevador, dar passagem pra alguém... ajudar da maneira correta as pessoas a sua volta (e isso não é fazer a vontade delas, "sabedoria", se lembra?)... pra daí ajudar em projetos sociais em sua cidade,, em seu bairro. Enfim, esse é o resultado das proteções por todos os budas 😊
@Shadowolf-xu9lz10 ай бұрын
@@Isabellagioia1991 Concordo, o niilismo é um perigo assim como o eternalismo. Mas o que eu estou dizendo, amiga, é o entendimento de muitos mestres antigos e de escolas diferentes. Bodhidharma, que levou o Chan para a China, escreveu que os sutras não são literais e que não existe Buda fora da mente(1); Nitiren Daishonin escreveu que o Buda habita o coração, assim como os bodhisattvas(2); e com certeza muitos mestres tibetanos devem ter feito essa mesma afirmação se for procurar, é que eu não conheço muito das escolas tibetanas. Fonte: (1) Livro O Ensinamento Zen de Bodhidharma. (2) Carta de Ano Novo/Sobre Atingir o Estado de Buda (Encontrei essas duas cartas e muitas outras no Livro As Escrituras de Nitiren Daishonin.
@Shadowolf-xu9lz10 ай бұрын
@@Isabellagioia1991 Mas o importante é que o Dharma nos une. Estamos destinamos ao estado Búdico se permanecermos nos esforçando no Caminho.