Sensacional. Muito obrigado pelo seu trabalho. Sempre compartilho seus videos com os nossos aprendizes aqui do Parana.
@TheTwoCraftsАй бұрын
Muito obrigado W.Bro.Joselito! Agradeço o compartilhamento também.
@maconariaehistoria29 күн бұрын
Muito bom, meu irmão! Excelente conteúdo, esclarecedor demais!
@TheTwoCrafts22 күн бұрын
Obrigado, meu irmão!
@denisdasilveiranascimento5139Ай бұрын
Na GLESP não colocamos MI e sim MM. E também existem nas lojas o Conselho de MMII que inclusive está prescrita na constituição e regulamenta geral da GLESP. Tem função de olhar a legalidade dos processos de iniciação, etc... e auxiliar o VM
@TheTwoCraftsАй бұрын
Muito interessante, meu irmão! Acho uma prática salutar, tanto o modo de assinar quanto o Conselho.
@cafeemaconariaАй бұрын
Excelente explicações, irmão. Parabéns.
@TheTwoCraftsАй бұрын
Obrigado, meu irmão!
@Rafahel_almeidaАй бұрын
Bão demais. Fiquei curioso nesse ritual York do século 19. Quando possível falar mais sobre ele. Forte abraço e boa semana!
@TheTwoCraftsАй бұрын
Obrigado, meu irmão! Sim, esse tema é interessante.
@ricardokz8075Ай бұрын
Parabéns, seu trabalho é muito bom
@TheTwoCraftsАй бұрын
Muito obrigado!
@marcosviniciusoliveira495423 күн бұрын
Parabéns mais uma vez MQI. Comento 2 dos seus diversos pontos explanados, o 1° e o último. Sobre MI, apesar do teu foco ser na Inglaterra, lembro que ao menos por algum tempo na Escócia o MI foi constitucionalmente um grau. É o que consta na página 57 da Constituição de 1881, onde lemos: "todas as Lojas da GL da Escócia são proibidas de trabalhar fora dos Três Graus: Aprendiz, Companheiro (incluíndo a Marca) e Mestre Maçom - denominados de Maçonaria de São João, e o GRAU de Mestre Instalado..."... Parabenizo-te, como maçom e teólogo, pela séria abordagem de como o maçom Latino tem a capacidade de encarar a Maçonaria como uma uma "instituição sacrossanta", como é comum ouvirmos no Brasil e isto já está a contaminar o maçom aqui de Portugal. 👏👏👏
@TheTwoCrafts22 күн бұрын
Obrigado, meu irmão. Sim, houve várias instâncias nas quais Mestre Instalado foi considerado um grau, muito importante essa menção à GLoS.
@MrTemplariumАй бұрын
Parabéns pelo vídeo Irmão Felipe. Sempre muito didático. O Ritual Bristol sofreu alguma alteração após aprovação do Ritual proposto pela Loja da Reconciliação? Em outras palavras: há elementos no Ritual de Bristol que foram adicionados após a aprovação do Ritual em 1816?
@TheTwoCraftsАй бұрын
Obrigado, meu irmão. O ritual de Bristol, como qualquer outro, passou por alterações após 1816. Essas mudanças não ocorreram necessariamente por pressão da UGLE para uniformização, mas pela influência de maçons que trabalhavam com outros rituais, como o Emulation. Da mesma forma, é possível observar influências do ritual de Bristol em províncias vizinhas. É verdade que algumas alterações foram acordadas com a UGLE, mas isso não aconteceu imediatamente após a união.
@maconariatupiniquimАй бұрын
Bom dia mano! Video fantástico. Aproveito para perguntar algo referente aos diferentes crafts: É neste citado ritual de York que um povo aqui no Brasil encontra lastro para justificar chamar o Ritual de Emulação de Rito de York?
@TheTwoCraftsАй бұрын
Obrigado, mano! Não exatamente. Mas o fato de muitos defenderem que este "York Working" é um ritual do século 18 coloca mais lenha nessa fogueira.
@ramoncgАй бұрын
Na parte das religiões, elas acrescentam o Exoterismo com X, e não o Esoterismo com S. Fraterno abraço!
@TheTwoCraftsАй бұрын
Olá, meu irmão. No que disse, e repito ipsis literis "as religiões possuem elementos muito esotéricos", o esoterismo é com "s" mesmo.