Essa é a campanha de financiamento coletivo que mantém esse canal no ar: goo.gl/koguaJ
@daniellamoura59534 жыл бұрын
Vcs poderiam fazer uma matéria sobre o pq ainda não é feito uma campanha sobre Planejamento Familiar, pois ainda é muito burocrático o Dio, vasectomia, Laqueadura...
@renatatroyack71454 жыл бұрын
No meio do vídeo apareceu uma propaganda do terça livre com o Alan dos Santos.
@neidebelem15864 жыл бұрын
@@daniellamoura5953 amei sua sugestão. DIU nem toda mulher pode. Vasectomia tem muito preconceito, o homem quando faz não gosta que fale. A ligadura governo considera caro. Comprimido e injeção na mulher e mais barato e responsabilidade dela.
@anapaulanery4 жыл бұрын
@@victorstein6020 apesar de não concordar com vc, achei muito boa a forma que vc se expressou, sendo respeitoso e usando argumentos. As pessoas nunca vão ser unânimes em nenhum tema, mas havendo respeito e diálogo podemos conviver com um pouco mais de harmonia.
@Caveirao12344 жыл бұрын
O mais revoltante disso, é que muitas doutrinas religiosas defendem esse tipo de coisas, achando que a miséria é algo necessário para libertação do indivíduo.
@ray1939454 жыл бұрын
"A classe média não quer direitos, ela quer privilégios, custe os direitos de quem custar." Milton Santos.
@marcosantoniomendes64554 жыл бұрын
Direitos São para todos,já privilégio, não.
@sthess14 жыл бұрын
😷👏👏👏👍🏼 Verdade! Os Direitos trabalhistas precisam ser respeitados!!!
@Atualiza3604 жыл бұрын
Alguém ja viu um pobre dos EUA fugir para o Brasil pq nos EUA não tem SUS e nem carteira assinada?
@Fernanda-wr5jj4 жыл бұрын
Nenhuma doutora quer lavar as cuecas do seu marido. Manda a Maria lavar. Eu semprei questionei isso.
@georgec.71024 жыл бұрын
claro, até porque a classe média é quem realmente aumentou a taxa de pobreza e criminalidade, você atirou no alvo errado
@julliopalma4 жыл бұрын
Trabalhei de uber por longos 3 anos, uma das várias histórias que me recordo é: certa vez peguei uma senhora em uma loja de departamento, quase chegando no seu endereço ela começou a reclamar da sua diarista, ela estava torcendo para não encontrar com ela ainda em seu apartamento pq "ela é muito folgada, ela come 2 pães todo dia! Será que ela não percebe que ela recebe o suficiente para poder comprar sua própria comida!?" Quando perguntei pq ela não dispensava já que ela era tão "folgada" ela respondeu que não sabia nem como ligava o aspirador. Eu, com minha mãe que sustentou 3 filhos trabalhando de doméstica, só conseguia pensar o quanto ela foi humilhada para poder criar dignamente seus filhos.
@Gabriel-bw8xq4 жыл бұрын
Que absurdo a reclamação dessa senhora!
@enzosantana62334 жыл бұрын
Como alguém não consegue ligar o aspirador. É tipo só apertar um botão. Se duvidar ela devia se enrolar no fio
@douglasribeiro87164 жыл бұрын
Meu pai é taxista a mais de 25 anos, a profissão tem disso, ele sempre contou revoltado esse tipo de história que escutava das "madames". Não poderia ser diferente tendo um ponto na zona sul do rio. .-.
@enzosantana62334 жыл бұрын
@@douglasribeiro8716 infelizmente deveriam achar isso de seu pai tbm. Se duvidar essas madimuzélizinha deveriam achar que ele trabalhava com ela
@sapoviajante.4 жыл бұрын
@@enzosantana6233 cara eh bizarro tem.coisa autoexplicativa. uma vez vi uma mulher q botou 5kg de.sabao na maquina de lavar roupa. ah ela n era rica viu só pra n achar q so rico n tem ideia 🤣
@marcosantoniomendes64554 жыл бұрын
Brasil e Índia, duas sociedades onde pobres exploram miseráveis.
@ateismohumanista63744 жыл бұрын
Só que nós fazemos isso sem a necessidade de castas hereditárias.
@NiceOrion4 жыл бұрын
@@ateismohumanista6374 Como não, se temos herdeiros crônicos das Capitanias Hereditárias?
@JAGUARAMASTER84 жыл бұрын
Exatamente. Heranças nunca taxadas.
@Lucan474 жыл бұрын
@@ateismohumanista6374 Nós temos uma ou outra casta hereditária, sim. Mas também temos castas jurídicas e militares, nas quais muitas vezes a pessoa cresce na carreira por indicação de parentes ou de amigos de parentes (que também trabalham lá)
@sasaki46674 жыл бұрын
BRASIL Colônia até quando?
@CCCamatta4 жыл бұрын
Quem vê trabalho doméstico como algo "menor" precisa passar o dia fazendo faxina pra aprender a valorizar o trabalho alheio. Merece todos os direitos sim. É super importante sim.
@brunopereira56054 жыл бұрын
você paga os direitos da sua cabeleira ou manicure ?
@sapoviajante.4 жыл бұрын
ue mas o certo n seria acabar com esse tipo de trabalho? eu acho q o certo seria todo mundo ter casa autolimpante, aspirador, máquina e acabar com trabalho de limpeza. Mesmo que seja bem remunerado me parece indigno e resquício de escravidão, não? eh o q esse vídeo me fez pensar. Mesmo q vc pague 5mil por mês e todos os direitos pra uma diarista, ainda sim não eh bom contratar...
@enzosantana62334 жыл бұрын
Não fala de faxina por favor. Sábado eu e a minha mãe ficamos limpando toda a casa. Ainda tô fazendo o movimento espiral de esfregar o Vidro
4 жыл бұрын
As vezes o trabalho de alguém ocupada tanto o tempo dela que não dar tempo pra fazer outras coisas ..quem tem dinheiro pra pagar alguém dignamente ok ..agora quem não tem faz as jornadas duplas ..deve ser cansativo para as mulheres esta jornada de trabalho ..trabalhar dentro e fora de casa. .quem tem filhos então é jornada tripla
@dinha10ok4 жыл бұрын
O trabalho se torna menor quando que o faz é visto como menor. É o preconceito.
@valeriadiaz28834 жыл бұрын
Uma das melhores coisas vida é ver a cara das patroas da minha mãe (diarista) ouvindo que filha se formou numa faculdade. Para o orgulho de mainha e o desespero da classe média.
@Ferreirathais4 жыл бұрын
Também sou filha de doméstica, hoje diarista por causa da Pec, formada e com um emprego melhor que o dos filhos da patroa. Não é uma competição, porém é a melhor coisa 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@j.gleidson87974 жыл бұрын
sou filho de empregada doméstica e um pedreiro, e hoje meus pais falam como é ter orgulho de ver um filho na faculdade.
@zanatv85434 жыл бұрын
Ai daqui 40 anos a sua filha se torna uma burguesa classe media que vai cagar na cabeça da diarista assim como foi feito com a sua mae kkk sem educaçao nao muda nada nesse pais, ficar inventando inimigos invisiveis pra problemas de facil soluçao é a maneira mais correta de livrar o antigo governo do descaso cultural e educacional nos ultimos 13 anos.
@MariaSouza-oo2ye4 жыл бұрын
ZanaTV pensei nisso qd li esses depoimentos. E tem a questão do curso ... qual curso? Essa é a pobre competição em que nos metemos.
@zanatv85434 жыл бұрын
@@MariaSouza-oo2ye educaçao Marcia, a esquerda do PT deu microondas e credito aos mais pobres que se tornaram classe media baixa que repudiam outros pobres, educaçao é tudo, e faltou completamente nesses ultimos 13 anos, sou de SP e vejo gente que era diarista nos anos 90 hoje classe media tem um preconceito radical contra os mais pobres, piores ainda do que sofreram antes. Educaçao, simples, colocar uma esquerda que invez de dar consumo e credito de educaçao e cultura coisa que o lixo do PT falhou, mas vamos abordar essa realidade nua e crua aqui? nao né, vamos colocar a culpa na classe media malvadona óhhhhhhhhhhhhhh.
@lucas94454 жыл бұрын
Um filme que muitas assistiram, mas que sempre vale a indicação: "Que horas ela volta?"
@Bruno_Tavarez4 жыл бұрын
Fantástico!
@user-bd4bh3iv2s4 жыл бұрын
Esse filme é excepcional.
@RoddyBezerra4 жыл бұрын
Sugiro - Casa Grande - tb.
@AJ-pw8xg4 жыл бұрын
A que horas?
@fabricioprado28594 жыл бұрын
Assisti esse filme, mas minha leitura foi a de um caso isolado e não de um sistema engendrado para submeter os mais pobres a servidão. Esse video do meteoro fez com que eu fizesse uma releitura do filme e de muitos fatos que vi e ouvi falar das empregadas domésticas (como um caso que ouvi que a doméstica trabalhava em troca de comida isso na década de 70)
@nayaracampos76434 жыл бұрын
mamãe é doméstica e trabalhou mais de 30 anos na mesma casa. lembro perfeitamente no dia que fui lá entregar meu convite de formatura pro patrão dela, ele olhou e disse "quem diria que uma filha de uma doméstica iria formar na faculdade?" pois é, hoje eu sou formada em 2 faculdades, iniciando o mestrado e noiva de um médico negro. é meu bem, estamos chegando lá. a classe média que se cuide!
@tiagorafael98724 жыл бұрын
Tá aí uma coisa que eu só vi na televisão, que é médico negro. Tenho 32 anos e a minha infância inteira sempre internava por bronquite, e nunca vi um médico negro e nem um estudante. E um detalhe assustador é que muitos desses atendimentos era no hospital escola da cidade (pois aqui em Itajubá-MG tem um faculdade de medicina) e já trabalhei em uma shoperia em frente à faculdade, nunca vi um negro saindo ou entrando lá.
@nayaracampos76434 жыл бұрын
@@tiagorafael9872 pois é, realmente os negros tem pouquíssima representação nos cursos de medicina. Na turma do meu noivo mesmo, só ele de negro. O curso ainda é muito elitista, só mesmo quem é de família rica pra entrar nessa área.
@ervilhabetaneve77034 жыл бұрын
@@tiagorafael9872 O tempo vai passando e essa. Gente vai recuando dia dia.. Que vergonha Um dia destes passam da favela.. Condomínio de luxo.. É volta para casa ou condómino pobre.. Sanzala tronco.. Cuidado essa gente está poderosa de lúcida ou fazendo se de bêbada vão. Colocando o que realmente são.. Racistas..É ou ou homofóbicas.
@lobofelipelobo4 жыл бұрын
Tu já viu arquiteto? E nem falo negro, pode ser até pardo mesmo. Numa vez numa palestra em que no final teve um sorteio, a ganhadora foi uma moça parda com um sobrenome alemão e quando viram que era ela, pediam um documento que provasse.
@WilliamFernandes19804 жыл бұрын
Lindo, Nay. Mas o problema é a reprodução das mesmas condutas e ideologia da classe média por nós que saímos da classe mais pobre. Tanto que a mesma classe média que bradava o diploma, vem descaracterizando a formação e praticando as mesmas formas de seleção nepotista: indicações, salários diferentes para cargos iguais, regalias no próprio trabalho...
@enzosantana62334 жыл бұрын
Na minha casa era assim: A minha mãe ficava com as roupas, meu pai ficava com as coisas da cozinha (Comida, Louça) e eu ficava com os "Retoques" (passava pano, guardava as compras, colocava cada coisa em seu lugar). Ninguém fazia nem mais que um nem menos que o outro.
@felipekbf4 жыл бұрын
👏👏👏👏👏
@lucianoomordomodecombate84564 жыл бұрын
Na minha casa é mais ou menos assim tambem, meu pai trabalha, e só chega em casa a noite, então as tarefas são revesadas entre eu e meu irmão, os pratos são separados por horarios, meu irmão com almoço e café da manha, e eu com o jantar, acabo varrendo a casa todas as tardes, quando não procastino ou esqueço e uma vez por semana paço pano na casa e lavo o banheiro, e quando minha mãe chega no fim de semana ela faz uma faxina geral, independente doque a gente faça, acho interessante que desde que passei a arrumar a casa vomecei a ficar com odio de ver a casa suja.
@anaalmeida61794 жыл бұрын
Trabalhei de domestica eles se achavam otimos patrões Mas eu nao tinha carteira assinada nao tinha horário dormia no emprego de segunda a sexta fz duas semanas q sai de la e ela ainda me liga pra perguntar onde estao as coisas na casa dela pq ela nem pra procurar as coisas na casa dela ela sabe
@chatonsacrement74544 жыл бұрын
Imagino o inferno. Um dia me aventurei a fazer faxina. Fiz porque estava precisando muito de dinheiro pra pagar o conserto do meu computador (estava escrevendo meu TCC). Coloquei o anúncio, e fiz uma faxina. Foi horrível. Nunca vi tanta nojeira. Nesse dia eu não consegui nem comer. Dias depois a mulher começou a me encher no Whatsapp perguntando por coisas que "sumiram" da casa. Uma era uma "FLOR DE PLÁSTICO" que decorava o vaso sanitário. Detalhe que nem lá essa flor estava, encontrei largada no quarto de tranqueiras dela e lá deixei. Disse a ela onde estava. Ela achou e nem me disse nada. Sei que ela achou porque ela disse quando veio me infernizar por uma sacola plástica que continha cabelo, que segundo ela valia muito dinheiro. Claramente era golpe pra ver se eu me abalava e ela conseguia me fazer pagar. Eu argumentei calmamente e com firmeza, demonstrando que eu sabia que não tinha nem visto essa sacola durante a limpeza. Ela nem me respondeu. Nunca mais falou nada. Graças a Deus me deixou em paz. Mas olha, foi a primeira e última vez. Felizmente me formei e consegui emprego na minha área. É um inferno, é muito humilhante e desgastante.
@felipekbf4 жыл бұрын
@@chatonsacrement7454 Foda! Conheço gente que já foi incriminada msm por patrões FDP, sádicos.
@Linnik_Almeida3 жыл бұрын
@@chatonsacrement7454 trabalho em prédio aqui em Moema (SP) e ouço histórias assim. Logo mais consigo uma vaga pra dar aula de inglês e saio desse trabalho medíocre. Essa classe média é pavorosa.
@chatonsacrement74543 жыл бұрын
@@Linnik_Almeida Vai conseguir sim! Estou na torcida por você! 🙌🏽🙌🏽
@Linnik_Almeida3 жыл бұрын
@@chatonsacrement7454 Obrigado! Haha. Li seu comentário e fiquei pensando, pois aqui, neste prédio, ouço histórias do mesmo gênero. To procurando umas palestras do Jessé Souza onde ele aborda o tema com mais profundidade. E sorte para nós! Porque todo mundo e muito melhor do que imagina. O cargo/trabalho não define quem somos, de fato.
@rodrigocamargo47064 жыл бұрын
ja pensou que louco seria empregados domesticos morarem no mesmo bairro em que trabalham, terem carro, viajarem, uma vida digna? na Austrália é assim.
@sapoviajante.4 жыл бұрын
ué tem teabalhador domestico em pais rico? achava w não a cultura não permitia
@matheushenrique59634 жыл бұрын
@@cleversondias9920 Muita gente aqui ia preferir tirar o filho da escola a deixar que ele se misture com a ralé kk
@sapoviajante.4 жыл бұрын
@@cleversondias9920 e isso eh 1o mundo mas ao invés disso querem copiar os EUA
@sapoviajante.4 жыл бұрын
@@matheushenrique5963 dona Florinda 🤣
@buenas12364 жыл бұрын
Já pensou que louco um país que é um dos mais ecologicamente insustentáveis do mundo, que explora o trabalho dos países vizinhos e desse jeito mantém um alto padrão de vida para sua população e enfia os imigrantes em jaulas para serem deportados? Pq essa é a Austrália. Não é exemplo pra nada.
@palestrinoantifascista22274 жыл бұрын
Disse isso em um greg news e digo aqui de novo, minha mãe é empregada doméstica e eu tenho orgulho dela.
@sapoviajante.4 жыл бұрын
será q o duvivier não cresceu com empregada alias será q n tem faxineira 🤔
@palestrinoantifascista22274 жыл бұрын
@@sapoviajante. veja o episódio do greg news sobre doméstica que la talvez ele fale sobre isso. E ainda assim isso não invalida o que ele disse lá. Bom, eu acho.
@sapoviajante.4 жыл бұрын
@@palestrinoantifascista2227 nao invalida mas eh tipo faca o q eu digo e n o que eu faço... e ai vira o guru salvador. Sei lá, acho chato isso. Tipo nossa eu sou tão bom q reconheço meus erros entao posso atacar os outros e não preciso mudar... cara sobre sua mãe espero q ela ganhe bem e tenha todos os direitos. Acho q ao invés de se combater esse trabalho q nem vejo fazerem ai devemos defender que seja valorizado. Não há nada de errado e de ruim trabalhar seja cuidando da casa dos outros ou filhos (baba p.ex.). existem cuidadores de doentes, de idosos, pessoas que limpam estabelecimentos e são demandas que existem e tudo bem. devemos parar de atacar quem contrata os serviços pois pra mim parece tb q o trabalho eh inferior e não é. O q se deve exigir apenas eh respeito aos direitos e salários dignos, e isso pra todos. Parabens por ter orgulho e reconhecer a importância do trabalho dela.
@palestrinoantifascista22274 жыл бұрын
@@sapoviajante. obrigado. E... não se trata de atacar sabe ? É que a elite se coloca numa posição em que faz os seus funcionários, sobre tudo os mais pobres se sintam com um sentimento de gratidão, e é inegável como incomoda essas pessoas ver o pobre conseguindo certo patamar e conquistas , é como se não fôssemos dignos. E mais uma vez , vale a pena ver o vídeo pq lá ele contextualiza a vida dele e a situação do país inclusive com dados interessantes .
@biiaxu4 жыл бұрын
Tem patroa que serve o prato da empregada doméstica, elas basicamente querem controlar a quantidade e o que a empregada pode comer.
@Avozinhavai4 жыл бұрын
Algumas hoje com carteira assinada levam marmita de casa pra casa que trabalham ...triste ...
@marcinhojanuario81714 жыл бұрын
Mas tá certo. Doméstica foi contratada pra fazer comida, não pra encher a pança na casa dos outros. Ela não tá numa roda de samba, ou num risca faca pra ficar comendo petisco. Não é barzinho e nem foodtruck. Em casa de patrão, pobre tem que ter educação!!!
@MMestre234 жыл бұрын
@@marcinhojanuario8171 Tu é o tipo de cara que merece ser assaltado, ou sequestrado, depois fica surpreso quando um "favelado" te da uma coronhada na cabeça
@marcinhojanuario81714 жыл бұрын
@@MMestre23 que isso??? Vai defender vagabundo na cara de pau assim mesmo? Eu falei que minhas domésticas precisam de valores de empreendedorismo. Ela não tá igreja pra fazer noite da feijoada. Local de trabalho tem que ter disciplina. Agora, quando o mourão aparece defendendo o ustra das injustiças que ele vem sofrendo msm após morto é apologia a tortura, né... Agora o que vc me desejou aí é ativismo de direitos dos manos??? Kkkkk ou é o famoso ódio do bem?
@cadeocafeeee4 жыл бұрын
@@marcinhojanuario8171 deve ser bom o gostinho de bota de milico e sapato de couro do patrão heim
@gyt43774 жыл бұрын
Um filme ótimo que retrata essa realidade: Que horas ela volta.
@SueliLimaPsi4 жыл бұрын
É importantíssimo prestigiar Jessé Souza e divulgar seu trabalho q é brilhante e muito relevante. Obrigada Meteoro!!!
@noronhaffs4 жыл бұрын
Como não ficar triste diante de tantos absurdos? São muitos preconceitos estruturais! Como nos ensinou Paulo Freire, é preciso esperançar! Gratidão pelo vídeo!
@mendellbarreto76494 жыл бұрын
Quer entender a classe média no Brasil? Leia Jessé Souza!!!!
@Tuod-bpj4 жыл бұрын
eu recomendo pra todo mundo esse cara
@anaquinins4 жыл бұрын
Li Elite do Atraso, e achei o livro estupendo. Recomendo também.
@ivi80604 жыл бұрын
A Classe Média no Espelho e A Elite do Atraso são excelentes.
@robsoncavalcanti51614 жыл бұрын
Perfeito!
@OArquiteto14 жыл бұрын
Nildo Ouriques falou que os livros dele são de uma "pobreza teórica".
@cadeocafeeee4 жыл бұрын
pra ter o gostinho de família rica de novela, com café pronto na mesa, classe média está mais do que disposta a prevenir alguns de ter acesso aos mesmos direitos trabalhistas que eles.
@makedaqueen68672 жыл бұрын
Só que a família rica tem pra bancar ex trabalhei de cuidadora idoso para um velho 96 anos ricaço o filho cpntratarou 4 cuidadora com registros e 1 empregada doméstica fora a faxineira do condomínio ele foi um dos poucos que conseguiu bancar l e um prédio de classe media que estávamos morando temporário pois a casa dele em um condomínio de alto padrão estava reformando as empregadas desse condômino todas foram mandada e embora depois da Pec ninguém conseguiu manter o Marido do filho do meu patrão que era um italiano gay kkkk ficava horrorizado de ver essas madames de classe media ganhando 4 mil e querendo ter empregada ele jogava indiretas no elevador eu morria de rir dessas falsas madames
@juliocintrao4 жыл бұрын
O like já vem antes do vídeo, só pelo tema e a tradicional abordagem super didática
@JulianaFernandesbr4 жыл бұрын
Isso mesmo, Júlio!
@theLResende4 жыл бұрын
Like antes do vídeo tem o mesmo nível de deslike de quem sequer viu o vídeo. Meteoro Brasil mais uma vez se superando nas narrativas distorcidas. Depois, no futuro, reclamarão do "revisionismo". Dizer que o movimento contra a corrupção que assolava o país na era petista era em verdade ódio às domésticas é de uma desonestidade doentia. Tem que ser muito alienado pra engolir tudo que o Meteoro Brasil diz sem questionar nada.
@jefferson0814 жыл бұрын
@@theLResende vc e burro ou hipócrita? Quem não tem consciência de classe como vc. Só tem essas opções
@juliocintrao4 жыл бұрын
@@theLResende meu comentário não foi construído no intuito de buscar seu questionamento. Essa vontade de aparecer buscando essas justificativas e conexões simplista só revelam o nível de carência e necessidade de chamar atenção. Camarada, vai buscar ajuda, vai te fazer muito bem. Postei o comentário antes de assistir como forma de promoção do vídeo, seguro da fundamentação coesa e bem posicionada que podemos encontrar aos montes aqui nesse canal. Caso não goste, tem vários outros, pode conferir. E aliás, se acha um absurdo o argumento da ódio da classe média ao pobre, vá escrever sobre, quem sabe não é da sua capacidade de conectar autores e fundamentos robustos que esse tema não está precisando...
4 жыл бұрын
Verdade
@Caveirao12344 жыл бұрын
O mais revoltante disso, é que muitas doutrinas religiosas defendem esse tipo de coisas, achando que a miséria é algo necessário para libertação do indivíduo.
@ggalcoforado4 жыл бұрын
Que reflexão perfeita: "Uma generosidade que não é uma generosidade, que é um dar para exigir em troca uma devoção ilimitada!" Essa reflexão vai no cerne do sentimento cristão que une católicos e evangélicos na exploração de seus iguais. Seja caridoso, mas sempre esperando alguma coisa em troca.
@loyaltyneto4 жыл бұрын
Esse comentário do guedes é uma das coisas mais nojentas que escutei na vida Que desgraçado
@aner9114 жыл бұрын
Me deu nojo ouvir ele falar isso....deveria ser processado.
@nataliacosta83454 жыл бұрын
O povo pobre do Brasil não tem consciência de classe. Vê umas bostas dessas e ainda votam neles pra eles ganharem
@JoaoPedro-lq2vu4 жыл бұрын
@@nataliacosta8345 não tem consciência de classe, pq muitos são manipulados pra isso. Só observar os pobres de direita kkkkk conservadores do sistema que os mantém pobres.
@nelcijr4 жыл бұрын
Esse Guedes é um SEBOSO!
@MarcosLeal3604 жыл бұрын
Reparem que em geral, nas novelas, as empregadas são amigas e confidentes das patroas e estão sempre só andando pra lá e pra cá com aqueles uniformes e jogando conversa fora. Nunca são mostradas fazendo realmente algum trabalho pesado. É uma grande hipocrisia essa história de que a empregada "faz parte da família".
@Anak-ie2pn4 жыл бұрын
Exatamente. O trabalho doméstico, da forma como se estabeleceu no Brasil, precisa do trabalho infantil e da exploração feminina. É uma relação de extrema servidão, um sistema de manutenção da pobreza.
@eua.37194 жыл бұрын
E os 'conservadores' querem conservar tudo exatamente assim. Por isso não entendo o pobre ser conservador.
@JuliusCOFRE4 жыл бұрын
Aconteceu essa semana aqui em casa: Minha mãe iria viajar o final de semana e chamou a cunhada dela pra fazer companhia a minha avó que tá debilitada e se recuperando conosco. Ela pretendia pagar R$ 100 e dar uma sandália nova como gratificação por 4 dias aqui. Eu mesmo não faço extra no meu trabalho por menos de R$ 80,00. Minha tia não só fez companhia a minha avó como, por inciativa própria, acabou fazendo afazeres domésticos nesses dias mesmo sem ser pedido. De tanto eu falar, foi pago uns R$ 250 + a sandália. Ninguém sai de casa de outra cidade, deixa família por um final de semana inteiro pra voltar com 100 reais e uma sandália.
@cansadinha4 жыл бұрын
Essa mulher nos 6 minutos falando que casa não gera lucro tem uma decoração bem modesta, né? Não tem lucro nenhum na casa dela, coitada ¬¬
@rodrigooliveira67294 жыл бұрын
ilustração da Elite do Atraso.
@adeluiss4 жыл бұрын
@@rodrigooliveira6729 Eu só fico na duvida se é burrice, mal caratismo ou as duas coisas.
@rodrigooliveira67294 жыл бұрын
@@adeluiss Mau-caratismo no sentido de assegurar a desigualdade travestida de liberalismo, e burrice no sentido de não perceber que a prosperidade do povo está diretamente ligada à dela.
@asronome4 жыл бұрын
Duvido que quem diz que empregada doméstica não é trabalhadora daria conta de trabalhar METADE do que trabalha se tivesse que limpar, lavar, passar, cozinhar, etc. Pagar alguém pra fazer isso te dá o potencial de ganhar bem mais dinheiro, e está longe de ser só uma despesa. é o custo de ter o dia disponível pra trabalhar em tempo integral
@sthess14 жыл бұрын
😂😂😂😂👍🏼 verdade!
@inamarcoelho4 жыл бұрын
Mais que verdadeiro, esclarecedor. Lembro-me que depois do programa bolsa família, aqui na minha cidade (interior da Bahia), a reclamação geral era a de que "agora não é possível encontrar empregada doméstica"; "estão todas cheias de ousadia"... A coisa piorou com a PEC das domésticas que garantiu direitos trabalhistas. Além da insatisfação declarada, passaram a contratar por diária para não ter vínculo empregatício. Esse vídeo é mais que necessário agora.
@ElaneNSilva4 жыл бұрын
Hoje, graças às ações afirmativas, sou professora, mas, 15 anos atrás eu estava trabalhando como empregada doméstica. Eu comecei a trabalhar assim aos 09 anos de idade, indo para as casas onde minha mãe, primas e rias trabalhavam. Sou um dos muitos exemplos que eu se tão nessa realidade que o vídeo narra, de trabalho doméstico que se estende para o trabalho infantil. Ou seja, essa área, em nosso país, é resquício da escravidão.
@petruccirafa4 жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo. Moro aqui na Inglaterra e realmente trabalho doméstico é algo super raro e quando tem, não é como no Brasil que pagam a pessoa para fazer absolutamente o que quiser, tipo fazer compras, comida, e bla bla bla, é só algumas horinhas bem definidas e bem pagas por semana para resolver algo específico de limpeza da casa. Esses profissionais tem uma vida financera como de qualquer outro, senão melhor. Coincidentemente das poucas pessoas que conheço que usam desse serviço são outros brasileiros... ê cultura colonial.
@ineznordstrom23114 жыл бұрын
Moro ja alguns anos fora do Brasil e as minhas amigas brasileiras nao se conformam por eu dizer que nao tenho empregada domestica. Elas nao sabem como eu faco para cuidar de tudo sozinha. Aqui uma empregada domestica ganha o mesmo salario que eu, o que eu acho justissimo.
@sapoviajante.4 жыл бұрын
mas faxineira são comuns no exterior, ao menos em vários paises... ou o povo nem limpa mesmo...
@ineznordstrom23114 жыл бұрын
@@sapoviajante. aqui nos fazemos a propria faxina, lavamos,cozinhamos, cuidamos de tudo juntos sem nos sentirmos diminuidos por isso. Claro que tem pessoas que tem faxineiras e os pagam cf a lei, mas nao e tipo ai no Brazil que e um trabalho explorado e muito mal pago.
@aparecidarodrigues7223 жыл бұрын
A CLASSE MÉDIA É TÃO TRABALHADORA QUANTO A QUALQUER OUTRO TRABALHADOR, O PROBLEMA É QUE TODOS QUE ESTUDAM TANTO DA CLASSE POBRE QUANTO A CLASSE MÉDIA COMEÇAM A PENSAR E REFLETIR O QUANTO É SUTIL AS MANOBRAS DOS COMUNISTAS/ SOCIALISTAS QUE QUEREM DESTRUIR A CLASSE MÉDIA POIS O MORALISMO DA CLASSE MÉDIA É QUE LUTA PARA NÃO TER CORRUPÇÃO NO BRASIL E ISSO OS PARTIDOS DE ESQUERDA ATRAVÉS DOS SEUS FALSOS INTELECTUAIS TENTAM DESTRUIR OU SEJA BUSCAM COLOCAR A CLASSE MÉDIA COMO O VILÃO DA HISTÓRIA E TIRANDO DE FOCO A CLASSE POLÍTICA DO BRASIL E FAZENDO A CLASSE C BRIGAR ENTRE SE , POIS TODOS SABEMOS QUE TODAS PESSOAS QUE TRABALHAM E GANHAM UM SALÁRIO SE TORNA CLASSE MÉDIA , VOCÊS COMUNISTAS SÃO DESTRUIDORES DOS BONS COSTUMES , da MORAL E DA ÉTICA. VIVA A DEMOCRACIA QUE DÁ DIREITO A TODOS OS BRASILEIROS DE TEREM OPORTUNIDADE DE SEREM ALGUÉM NA VIDA , COISA QUE O COMUNISMO/ SOCIALISMO NÃO PERMITE PORQUE O SOCIALISMO VISA UMA SOCIEDADE SEM CLASSE ONDE BENS E PROPRIEDADES PASSAM A SER DO ESTADO TOTALITÁRIO E OPRESSOR ONDE OS QUE ESTÃO NO PODER SE PERPETUAM COMO EM CUBA , VAMOS ACORDAR E REFLETIR TODOS NÓS TEMOS O DIREITO DE ESTUDAR O QUE IMPEDE SÃO OS POLÍTICOS CORRUPTOS QUE NÃO DEIXAM A VERBAS PÚBLICAS CHEGAREM NOS SEUS DESTINOS E ASSIM PROPORCIONAR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA PARA A POPULAÇÃO,. O BRASIL PRECISA É DE LEIS MAIS DURAS PARA IMPEDIR QUE OS POLÍTICOS CORRUPTOS CONTINUEM NA VIDA PÚBLICA.
@ineznordstrom23113 жыл бұрын
@@aparecidarodrigues722 de onde a senhora copiou isso? 🤢😫😱
@alessandraservomorales93624 ай бұрын
Aprende a escrever primeiro filha
@bababaju8294 жыл бұрын
Esse assunto parece algo trivial e até inofensivo.. quando na verdade é a declaração da essência do Brasil. Desigualdade arraigada. Parabéns pelo vídeo.
@fljlandi4 жыл бұрын
Sou orgulhosamente filho de faxineira e zelador. Me mudei para o exterior aos 20 anos de idade com muita luta e suor. Hoje sou cidadão australiano. 💪 Ainda hoje meu pai e minha mãe ouvem: - Seu filho consegue falar inglês? - Como ele conseguiu sair dor Brasil? Etc. A classe média e classe alta me dão nojo! Aonde eu moro graças a Deus isso ocorre aqui ao mínimo, quase inexistente.
@Fernanda-wr5jj4 жыл бұрын
Sei como é. Vivo num bairro nobre meus vizinhos tratam esses empregados como escravos e a escória da humanidade. Tenho nojo.
@cleamuller84104 жыл бұрын
Como sempre arrasou 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
@jacquelinelima73274 жыл бұрын
Algumas observações: colocam os protestos de 2013, como se todo mundo fosse bolsonarista, o que é um equívoco. Para quem é pobre e teve ou tem parentes trabalhando em serviços domésticos e afins, não é uma surpresa essa atitude da classe média e alta. Aqui no Brasil, se for possível, o pobre explora o miserável. Há uma parcela da população, que sente saudade da época em que pobre comia na lata de goiabada, porque não tinha dinheiro para comprar prato. Me deixou bem impressionada, a matéria do Fantástico, mostrando o retorno da fome no Brasil. Parece até reportagens dos anos 90. O que critico, é que fizeram a inclusão pelo consumo, mas, se esqueceram da inclusão pela educação.
@MariaSouza-oo2ye4 жыл бұрын
Jacqueline Lima é triste, mas a falta de educação faz o pobre ser consumista e preferir pequenos luxos a educação.
@jacquelinelima73274 жыл бұрын
@@MariaSouza-oo2ye Algo que também critico, é que falam tanto das cotas, que são importantes, mas, se esquecem do ensino fundamental e médio. Alguém acha, que uma pessoa formada,mas, não sabe falar inglês, não teve uma vivência cultural, vai conseguir ter a mesma oportunidade de emprego, de alguém, que estudou inglês, que até fez intercâmbio e foi estimulado pela família, a ter acesso à cultura ?
@sapoviajante.4 жыл бұрын
@@jacquelinelima7327 nem quem tem inglês tem oportunidade a ideia eh precarização geral. E viva o Q.I.! o PT tinha projetos de melhorar o básico e fundamental e a faculdade foi parte disso. qualificar profs, colocar pessoas de classe baixa na faculdade pq isso causaria sim mudanças e etc. mas não deu tempo...
@eua.37194 жыл бұрын
@@jacquelinelima7327 Quem institui a lei do piso nacional pra professor, assim como o Fundeb, foram Lula e Haddad. Honestamente não sei o que o governo federal poderia ter feito pra investir em educação, cuja função de destinar a verba é de estado e município.
@ryuhayabusa97284 жыл бұрын
@@sapoviajante. Duvido que o PT tivesse uma boa proposta para melhorar a educação. Se a maior parte da população começasse a entender melhor a política, essa sexta república iria cair numa guerra civil sem fim. O PT não teria condição de organizar isso à seu favor.
@dinahope77534 жыл бұрын
10:20 Quando ouvi isso fiquei pasma. Mas o pior de tudo é: o pobre não é consciente da força que tem. O povo ouve isso na cara dura e não faz nada!!!!!! Aceita!!!! Enquanto houver aceitação desse absurdo social, não vai mudar nada.
@mariliafarias69664 жыл бұрын
Eu tive uma empregada doméstica muito querida por 4 anos, que terminou o ensino médio depois dos 40 e emendou em cursos profissionalizantes de técnica de enfermagem e técnica de instrumentação. Eu a incentivava, e em dado momento eu fui morar muito longe de onde ela estudava e morava. Ficou ruim para mim, pois ela tinha que sair muito cedo, e para ela, que passava longas horas nos ônibus. Foi então que consegui recolocá-la na casa de uma colega que morava bem próxima dela. Conclusão: ela se formou e concretizou seu projeto de trabalhar em hospitais. Vibrei por cada conquista! Eu adoraria que minha empregada atual também conseguisse estudar e conquistar seus sonhos, explorasse seus verdadeiros potenciais. Vamos seguindo. Sonhando com o dia em que cada vez mais empregados domésticos rompam com este ciclo, este “pacto social” de desigualdade e racismo.
@flapjack77123 жыл бұрын
Pois é. Um exemplo de superação e desenvolvimento.
@flapjack77123 жыл бұрын
A classe em que o indivíduo nasceu não define o resto da vida dela. Não vivemos em castas.
@ReiChiquita5672 жыл бұрын
@@flapjack7712 "n vivemos em castas" 90% de quem nasce pobre morre pobre, mas isso n é casta n
@dacruzramos6960 Жыл бұрын
Patrão de empregada são todos iguais. Todos abusam e se acham bons.
@teletube8111 ай бұрын
@@dacruzramos6960você é doente
@oculto13634 жыл бұрын
Meu Deus, agradeço de coração ao canal de vocês; não há palavras que expresse. Por favor, não abandonem este tema. Gratidão.
@JuanPablo-le1ge4 жыл бұрын
Trabalho doméstico é tão desvalorizado no Brasil que há até mesmo a "vergonha", em alguns casos , de falar que ocupa tão profissão. Quando era criança, tentava não falar que minha mãe era diarista para não acharem que ela fazia parte de um grupo obsoleto da sociedade. Apenas visão de criança; hoje assumo com maior orgulho que é com esse trabalho que ela mantém uma família de três filhos praticamente sozinha
@jeannegomes21394 жыл бұрын
Que bom que vc tem a consciencia e que mudou o pensamento. É essencial que vc entenda que é preciso vc estar junto, fazendo os trabalhos domesticos, como o video traz a critica de que muitos homens nao lavam nem a propria cueca. É preciso que o homem aprenda a cuida, so assim construimos uma sociedade igualitaria...
@franciscoxavierdesantana89204 жыл бұрын
Parabéns pela matéria, sou empregado doméstico aqui na Bahia deste 1970 conheço como poucas pessoas a profissão, essa coisa que não damos lucro é uma balela pois em uma hora de trabalho nos fazemos almoço para 5, 8 ou 10 pessoas dando uma economia de mais ou menos 200 reais e ganha por essa hora de trabalho 4,00( quatro reais), como é que não da lucro? Outra coisa, eu acredito que nós trabalhadores e Trabalhadoras domesticas somos mais de 10 milhões de profissionais, seguramente!
@emalauragalassibarbosa38274 жыл бұрын
Isso me faz refletir que uma classe econômica que não lava as próprias cuecas e calcinhas não amadurece, continuando a eterna busca pelo "paizão" da pátria. Diga-se de passagem: que belo soco no estômago é esse vídeo.
@andrevilasboas21544 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Todos os brasileiros deveriam assisti -lo. Parabéns Meteoro Brasil por esse maravilhoso trabalho.
@ceciliasouzanunes94214 жыл бұрын
Eu iria além. A questão é que o trabalho doméstico não é valorizado na sociedade brasileira. Seja aquele executado por uma trabalhadora contratada, seja aquele feito pela mãe. Como já disse uma escritora: o parente brasileiro ( leia-se filhos e marido) é ocioso e exigente. A meu ver a origem da falta de valorização da empregada doméstica vai muito além da arrogância das “madames”.
@jeannegomes21394 жыл бұрын
Sao heranças madiltas da escravidao, machismo....
@bethmarques14 жыл бұрын
Comentário perfeito! 👏👏👏
@vanessahernandes14 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Muito obrigado dizemos nós! Que matéria! Histórica! Essencial! Parabéns por lutarem por justiça social. É o dever de cada brasileiro ( Deveria ser)
@professorasonia8944 жыл бұрын
Como acréscimo ao debate, assistam ao filme de Sérgio Bianc, "Quanto vale ou é por quilo?" Nele, temos, além dessa relação de subserviência entre patroa rica e empregada pobre, a relação entre empregada pobre e outra, mais pobre ainda. 😐
@Rc-bt7er4 жыл бұрын
Esse filme e uma critica a Globo com atores globais
@professorasonia8944 жыл бұрын
@@Rc-bt7er vc assistiu ao filme? Só enxergou isso em tudo o que é mostrado no filme?
@Rc-bt7er4 жыл бұрын
@@professorasonia894 Isso e fato(Nao sou gado do Bozo bem da globolixo)
@ubolive4 жыл бұрын
Na minha humilde opinião, o melhor vídeo já feito pelo canal Meteoro Brasil! Na minha infância, aprendemos desde cedo a fazer as coisas dentro de casa. Dividimos entre os quatro irmãos, as atividades domésticas, enquanto minha mãe trabalhava duro para prover o sustento do lar. Continuem fazendo trabalhos belíssimos como este!
@Diego.Perecin4 жыл бұрын
Que vídeo pesado e incrivelmente necessário. Parabéns Meteoro!
@josilenerosa29412 жыл бұрын
Sou domestica desde os 14 anos, fui criada por uma doméstica e hoje com 41 anos passei na UFES e entendi que não é difícil apenas nos convenceram que aquilo não era para gente , que não eramos capaz
@marcelluzang4 жыл бұрын
Acho exagero achar que as pessoas tem inveja ou "recalque" porque a trabalhadora doméstica está ascendendo um pouco que seja. Fico feliz quando isso acontece.
@AnaGomes-rr2wz4 жыл бұрын
Oi. Eu também fico feliz por ver a ascensão das pessoas. Sendo que isso são algumas pessoas. É como quando se fala de machismo e um homem aparece para dizer "ah, mas nem todo homem..."
@carolpd204 жыл бұрын
Eu sou professora e as vezes dou aula de reforço pra filha de uma família de donos de supermercado milionários. Eles até que me tratam como "semelhante" mas a postura com as trabalhadoras da casa é bem essa. Decocham até quando uma delas diz que foi ao shopping que eles normalmente frequentam, dentre outros absurdos.
@Lucan474 жыл бұрын
Mas rapaz, e o reitor reclamando que o aeroporto "parece rodoviária"? O Guedes dizendo que doméstica indo pra Disney é ruim? O moleque do condomínio humilhando o entregador de app? Não faltam exemplos do recalque dessa gente podre (de rica).
@philipearakaki4 жыл бұрын
@@carolpd20 mas o problema é que essas pessoas não são de classe média
@joaonolasco51434 жыл бұрын
Só tenho a agradecer a essa galera do Meteoro. Tenho usado vários vídeos em minhas aulas com muita tranquilidade e confiança nessa fonte de informações. Abordagem dos fatos com responsabilidade, intencionalidade e opinião, sem mimimi, desnudando a realidade para a sua transformação. Obrigado por produzirem tudo isso!
@saulcunha79544 жыл бұрын
Meteoro tá que tá hoje, só paulada... Amo vocês!
@lenita74744 жыл бұрын
Com todo respeito, vc é lindo. Sou uma mulher.
@rutholiveira20404 жыл бұрын
Gente, o Brasil Paralelo está fazendo anúncio aqui. Só pra avisar ao Meteoro. Sei q vcs são ótimos!
@elciocavalcante25944 жыл бұрын
Gratidão por existir este canal maravilhoso que nos instiga a pensar sobre as manipulações políticas dessa elite retrógrada, escrota e reacionária! Vida longa ao Meteoro!
@gersonluiscaneveze79554 жыл бұрын
Me deixem contribuir com todos esses meus super in contáveis níveis de magias intensidades bem do tipo intensamentes super megas brilhantes até porque a sub classe média que já começou a ser muito bem sub proletarizada pela sub burguesia os sub vermes dos capitais financeiros sub neandertais e bem do tipo sub pré-históricos sub brasileiros bem do tipo sub incompetentes e sub inferiores que se unem a sub classe média sub brasileira sub reacionária super mega opressora bem do tipo sub sasquate sub neandertal sub pré-histórica sub brasileira amém.
@RafaelSouza-oo2uq4 жыл бұрын
Meteoro, vai com calma. Com 2 vídeos o Henry passou por alguns problemas. Vocês não precisam ficar postando tanto assim. Apesar de que agradecemos de qualquer forma s2
@WilliamGwynAllant4 жыл бұрын
Ein? Hahahaha pelo amor, eles tão bem, ganhando cada vez mais com esses vídeos, se tornou fonte de renda. A tendência e inserir mais material e não o contrário
@manuzenhasvivalavida28322 жыл бұрын
Que vídeo importante! Parabéns, galera! Eu sustento que o trabalho doméstico é um trabalho que não garante a dignidade da pessoa humana ( no caso da trabalhadora), pois tem raiz escravagista.
@Dingobel024 жыл бұрын
Resumindo, é a classe mérdia que luta para que não tenhamos um Brasil melhor!
@arsenaltimedaminhavidab.a.76484 жыл бұрын
BR não quer e nem se importam com um Brasil melhor
@tomsilveira74704 жыл бұрын
Meu Deus, meu Buda, meu Guru, como eu amo o canal de vocês, é informação com empatia, com ação irada, com amor, com soco no estômago, com braço no ombro, com um convite pra sair da inércia, vocês são incríveis, mais um belo trabalho.
@kleginaldo4 жыл бұрын
Tratar as jornadas de junho que depois foram resultar num impeachment da Dilma como fruto de um ressentimento da classe média é de um simplismo enorme. Agora, trabalho doméstico é uma coisa horrível mesmo.
@eua.37194 жыл бұрын
Evidente que não. Mas se vc tem alguma dúvida que a ascensão das classes menos favorecidas foi o pilar de tudo o que aconteceu.
@buenas12364 жыл бұрын
@@eua.3719 o pilar? Não, não foi o pilar. Vc acha que em algum momento da história essa classe média que tem nojo de pobre foi alguma coisa além de fascista? O ponto é entender pq o resto da população virou fascista, não atribuir tudo o que aconteceu a um povo tosco que sempre foi bolsonarista mesmo antes do Bolsonaro.
@eua.37194 жыл бұрын
@@buenas1236 Eu preciso discordar de vc, pelo bem da minha saúde mental. Prefiro pensar que a classe média é apenas ignorante e tacanha, não fascista.
@valquiriajuknevicius39264 жыл бұрын
@@eua.3719 sinto muito em lhe dizer mas a classe média brasileira é além de fascista, racista, misógina, xenofóbica isso pra ficar no raso.
@v.fekete50614 жыл бұрын
O pior é ler que "trabalho doméstico é horrível mesmo". O trabalho doméstico no Brasil só é horrível porque está reservado a uma determinada parcela da população. Se fosse bem pago (pelo valor que REALMENTE possui) não seria tão horrível assim.
@cidafigueiredo07814 жыл бұрын
Parabéns! Meteoro Brasil, vocês colocaram o dedo na ferida. A escravidão nunca acabou no nosso país.
@nanibrisque4 жыл бұрын
Classe média não cuida da sua própria cueca e nem do lixo.
@Avozinhavai4 жыл бұрын
Nem dos filhos .... Crianças e adolescentes cheios de problemas ...abandonados e com depressão
@rodrigooliveira67294 жыл бұрын
@@Avozinhavai A maioria virou zombie diplomado, fadado a cair no abismo social que ajudaram a cavar e integrar a massa trabalhadora, só que vão viver frustrados por não terem realizado as fantasias de seus pais.
@sapoviajante.4 жыл бұрын
@@rodrigooliveira6729 e a gente ta feliz com isso.a lacracao tá nos afundando. a gente escolhe tá na merda com todo mundo ao invés de melhorar pra todo mundo.
@rodrigooliveira67294 жыл бұрын
@@sapoviajante. Agora você tocou num ponto muito interessante. Vejo essa situação influenciada por dois processos impostantíssimos: 1. O primeiro é uma idolatria de um neoliberalismo autofágico, uma egotrip em que a juventude da classe média e remediada entrou, em parte por interesse próprio (uma cultura de pseudo-meritocracia como justificativa de seus parcos privilégios) e em parte por indução gringa (por meio de thinktanks como a iniciativa atlas, students for liberty, Instituto Mises Brasil, o berço do MBL e congêneres); 2. O segundo tem a ver com uma transformação nas relações do mundo do trabalho (pós-fordismo, uberização, pejotização), que eram processos que estavam em curso há décadas, e que agora formam uma mistura explosiva com a própria alienação e falta de senso prático que sempre marcaram os setores mais altos da nossa classe média que, como se disse, nunca teve que lavar as próprias cuecas. Num mundo em que os títulos, diplomas e honrarias já não valem nada além das habilidades que eles efetivamente possam proporcionar a quem os detém, e que inovação, pragmatismo, astúcia e ousadia são mais do que necessários, esse setor da sociedade e essa geração estarão fadados a dormir na casinha do cachorro dentro em breve.
@portalpalmeiras22232 жыл бұрын
O filme “Que horas ela volta” com a regina Casé retrata esse dilema de forma genial!
@Gabriel-bl2wg4 жыл бұрын
7:38 mas eu com 8 anos já fazia o trabalho doméstico em casa, mesmo sendo classe media.Considero esse trabalho doméstico muito importante pra minha maturidade, e depois posteriormente pra minha independência, quando passei a morar sozinho.Diferente de hoje em dia quando o jovem com 16 anos não sabe segurar nem uma vassoura
@lalararara95464 жыл бұрын
O problema não é que o trabalho em casa é ruim, o problema é quando o jovem perde oportunidade por causa desse trabalho.
@eua.37194 жыл бұрын
Que mal lhe pergunte: quantos anos vc tem?
@beijojequiblogdesociopolecultu4 жыл бұрын
@@lalararara9546 ahnn? Perder oportunidade de trabalho por que lava suas próprias cuecas? A empresa fica sabendo e sanciona?
@alzeniracampos42974 жыл бұрын
super pertinente esse tema, sou cozinheira domestica e entendo bem de perto esse problema que infelizmente está longe de ser amenizado, a classe trabalhadora(domesticas) dentro de suas necessidades gritantes se vê impelida a aceitar o que lhe oferecem como "salario" e com isso esse cenario de escravidão não MUDA, penso que somente com a educação é que isso mudaria, ai os trabalhadores iam se impor, não aceitando aquilo oferecido(salário) ou muda ou fica sem a mão de obra, não é dificil, mas penso que a mudança é muito lenta, principalmente porque as pessoas resistem à elevar seu nível de cultura, o que não precisaria ser o academico., é degradante mas é real, infelizmente..
@nananananan694 жыл бұрын
Eu moro na Europa ha 15 anos e tenho muitas amigas brasileiras. Como eu as mais antigas aqui lavamos nosso próprio banheiro. O que observo é que algumas quando chegam aqui ficam desesperadas de ter que cuidar de sua própria casa. Eu digo que aqui não temos escravos de estimação. Estou muito feliz de poder cuidar das minhas coisas sozinha. Não sou deficiente, mesmo que fosse. Quando alguém vem me visitar, sempre falam. Nossa você com esta casa enorme e não tem empregada! A burguesia fede. Tenho nojo desta classe média brasileira. Este povo tem muito que evoluir.
@kawaiiufocafe53994 жыл бұрын
Talvez eles estejam esperando também ir para Europa para terem coragem de lavar o próprio banheiro.
@aldasantos84302 жыл бұрын
Eu paguei nojo dessa raca
@aldasantos84302 жыл бұрын
Bando de come quetos
@mariasilvaniadasilvasantos81204 жыл бұрын
Parabéns pela Excelente reportagem 👏🏼👏🏼👏🏼✊🏻✊🏻💖 O recalque da classe média e seu afeto o eu já escravidão! nojo desse Guedes escroto e desses canalhas escravagistas 🤮 Parabéns a essa equipe que fazer desse canal uma extraordinária aula de história que a história desse país não conta 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼✊🏻✊🏻✊🏻💖 Silvania da comunidade de Heliópolis SP 👋🏻 um abraço 😘
@huascarvitorino34594 жыл бұрын
Acho todos os vídeos do Meteoro pertinentes, talvez “todos” seja força de expressão de um fã. Porém esse é extremamente importante pra nos entendermos enquanto sociedade e a partir daí realmente buscarmos mudanças. Como já disseram vários aqui, leiam Jessé Souza, Silvio Almeida, Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, aliás “só leiam se quiserem”.
@edilaniocarvalho4 жыл бұрын
Eu adoro esse vídeos pois eles escancaram a hipocrisia da população mediana e soberba do Brasil.
@vanderchrizto4 жыл бұрын
Melhor vídeo d Meteoro que já assisti. Perfeito pelo didatismo e precisão.
@andrefernandesdasilva80564 жыл бұрын
Incrível METEORO 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿❤
@franciscoporfirio53384 жыл бұрын
Minha avó, órfã de pai e mãe e sem condição de ser sustentada pelos irmãos mais velhos, foi "trabalhar em uma casa de família", como ela mesma diz. O problema é que ela tinha somente sete anos e não trabalhava, mas era escravizada. Era uma serviçal que trabalhavam em troca de abrigo e comida (regrada). O dia em que ela cansou daquilo e disse que ia embora, a sua senhora não deixou que ela levasse suas roupas. Ela batalhou muito pra levar suas duas filhas pra Universidade ainda em uma época em que a Universidade não era tão acessível às classes mais baixas. Estou escrevendo isso enquanto este vídeo tem 300 deslikes e pensando que 300 pessoas que viram esse vídeo se reconheceram no recalque dessa classe média privilegiada que não quer perder a mamata.
@anamariaoliveira16834 жыл бұрын
Sou fã do meteoro. De forma som simples e didática fala algo muito necessário e pertinente. Uma aula prazerosa! Parabéns!
@marcelomenor4 жыл бұрын
Nunca tive empregada doméstica e não foi por esses motivos que fomos às ruas!
@danilooliveira43244 жыл бұрын
pser
@wow-virtual4 жыл бұрын
Nossa! Que vídeo excelente. Isso é o que deveria passar nas novelas da Globo. Quem sabe assim o povo acordasse. Esse eu vou compartilhar.
@alascacatiorenea.20434 жыл бұрын
Eita caraleo! 3 vídeos num dia. A R R A S O U 🎆
@nelson794034 жыл бұрын
Impressionante como não percebíamos tudo isso (no nosso caso) quando víamos TV nos anos 80 e 90 ! E olha que minha mãe foi "doméstica" a vida inteira. Agora só me vêm à mente as novelas do Manoel Carlos...
@MarcosLeal3604 жыл бұрын
Repare que em geral nas novelas as empregadas são amigas e confidentes das patroas. São retratadas somente andando pra lá e pra cá com aquele uniforme e jogando conversa fora. Nunca são mostradas fazendo realmente algum trabalho pesado. Pura hipocrisia essa história de que a empregada "é quase da família"
@nelson794034 жыл бұрын
@@MarcosLeal360 Inclusive, hoje para mim fica explícito que aquele uniforme ridículo tinha a função de deixar bem claro para o público que a pessoa que o vestia era uma simples serva, ou seja, não fazia parte da família de classe média cujos membros eram protagonistas das histórias.
@MarcosLeal3604 жыл бұрын
@@nelson79403 Verdade. Aquele uniforme tem um significado que vai muito além de um simples pedaço de pano.
@estevao14494 жыл бұрын
Boaaaa parabéns continue abençoando
@yamaria074 жыл бұрын
Vocês são FODA!! Melhor canal do Facebook!!
@rafaelbarbosa29294 жыл бұрын
Minha mãe trabalha como doméstica, ela levanta muito cedo para ir até a cidade vizinha que é onde ela trabalha e, não tem hórario certo de voltar, isso todos os cinco dias da semana, é muito ruim, ela só recebe 100 reais por semana, eu fico muito triste e com raiva de viver em um mundo onde as pessoas não se colocam no lugar das outras pessoas e não pagam o valor devido em troca do trabalho pesado!
@sapoviajante.4 жыл бұрын
meu deus q horror a media aqui eu pagar 100 reais 4h e olha q segundo eles eh exploração mas já vi advogado medico enfermeiro prof ganhando menos tb.... mas sei lá
@tiagoarturfernandes76904 жыл бұрын
Minha mãe sempre trabalhou de empregada doméstica, eu lembro que quando eu era criança sempre senti que ela era mais mãe dos filhos da patroa do que de mim.
@buenas12364 жыл бұрын
Por mais que esse fenômeno exista (e eu o já presenciei em primeira mão várias vezes), atribuir tudo o que aconteceu após 2013 ao recalque da classe média pq pobre agora anda de avião me parece dolorosamente simplista. Isso ignora o fato de que a ascenção da classe C veio também às custas do achatamento da classe média tradicional, pq o pt nunca atacou a desigualdade social de fato, pois os ricos continuaram a ser ricos. Mas mais importante do que isso, houve um movimento deliberado de se criar insatisfação popular, uma construção de um golpe, se não fosse assim quem não é de classe média não teria apoiado o movimento. E essas pessoas não só apoiam o governo Bolsonaro como, devagarinho, estão substituindo a classe média como a principal base de sustentação do fascismo. Enquanto a esquerda se encastelar nessa arrogância e achar que tudo tem uma explicação simplista, vai continuar a tomar porrada. Isso é culpa principalmente dos petistas, que vivem num universo paralelo.
@paulaqueirosz4 жыл бұрын
Concordo plenamente
@carlosscesar4484 жыл бұрын
Mandou bem.
@anikinhamaru69174 жыл бұрын
Gosto demais do meteoro, tenho minhas ideias e costumo estar errado O metero e reconhecemos nossos erros Esse vídeo não é um deles, a cada 2 minutos eu voltava pra dar like e já tinha dado Vídeo sensacional
@Jbs5674 жыл бұрын
Na mesma época do golpe contra a Dilma a ex-patroa da minha mãe humilhou ela por ter ido ao médico e mandou uma msg errada pra minha mãe que, aparentemente, era para ser enviada pra uma de suas amigas. Lá ela dizia que minha mãe estava "passando dos limites" pq começou a frequentar museus e a fazer faculdade.
@rodrigomuniz8644 жыл бұрын
Cara eu fui pai agora moro só eu e minha esposa, é uma rotina puxada cuidar de criança meu filho tá com 1 meses quase dois conseguir imendar as férias com a paternidade 50 dias não tenho o que reclamar mais reconhecer o trabalho doméstico ele não acaba nunca, vc varre vc passa pano vc lava no outro dia tem que fazer de novo parece um filme que tem que ver todo dia , pra mim foi gratificante poder lavar as roupas do meu filho e ajudar minha esposa que tá se recuperando inclusive agora neste momento tô fazendo o café pra mim e pra ela já lavei a louça de ontem que tinha deixado .
@juliocintrao4 жыл бұрын
Vida longa ao Meteoro
@Pyke_4 жыл бұрын
Esse é sem dúvida um dos melhores vídeos que vocês já produziram, e um ótimo exemplo pra mostrar a importância desse canal. Parabéns!
@anacesanto74814 жыл бұрын
Aqui no Brasil acontece muito o complexo de "Dona Florinda'.
@joaoallescardozo78074 жыл бұрын
O diálogo que a equipe Meteoro faz com as imagens é fantástico, todo episódio eu fico admirado. Parabéns pelo bom trabalho!
@antifacomdende57624 жыл бұрын
6:00 "MIMIMI A casa de família não é uma empresa que gera lucros." Pelamor de Zeus 😰
@wilsonmaxxxfigueiredo34294 жыл бұрын
Na visão dela um prato de comida, e não poder usar o vaso sanitário. Já esta bom.
@wilsonmaxxxfigueiredo34294 жыл бұрын
Citei o vaso por uma notícia, de uma doméstica que foi humilhada por usar o vaso da "realeza"
4 жыл бұрын
Como se apenas empresas pudessem contratar trabalhadores. Se ela, enquanto pessoa física, quer contratar alguém para fazer um trabalho, em qualquer área, ela deve ser capaz de arcar com todos os encargos e direitos relativos, não seria diferente com trabalhadores domésticos. Qualquer coisa fora disso é trabalho análogo à escravidão, no mínimo.
@Cockburn20994 жыл бұрын
Revolucionário classe média ai
@daiaraalmeida47194 жыл бұрын
Bom se a mulher da casa esta disposta a sair pra trabalhar todos os dias de certo e que o salario dela da pra pagar a empregada e ainda sobra, do contrario se ela trabalha fora pra pagar a empregada dela e so melhor ficar em casa e cuidar das suas coisas e dos seus filhos. Penso eu assim
4 жыл бұрын
Boa, equipe. Orgulhoso aqui por termos um jornalismo sério, pelo menos no KZbin. É pra rir. Chorar não posso mais...
@miguelvellanes44034 жыл бұрын
Não esqueccendo q, a classe média da esquerda, tb usufrui dessa mamata!
@jessicadalcindasilva71134 жыл бұрын
Quando veio a tal PEC eu já cumpria com tudo que estava nela há 12 anos. O certo é o certo.
@marcoso.60024 жыл бұрын
Acho que valeria a pena fazer uma pesquisa sobre "quais" parlamentares votaram contra a PEC das Domésticas.
@elietemaria38144 жыл бұрын
É amplamente notório o comportamento nocivo, cínico, egoísta e revoltante da classe média, sempre um empecilho para um Brasil, mais justo e mais digno!
@adeliafilha40274 жыл бұрын
Amei a parte do "Recalque" Hahhaha 😂😂
@brnclds4 жыл бұрын
A melhor análise sobre as sutilezas das relações empregada - patrões é a da Anna Muylaert no filme "Que Horas Ela Volta". Duas horas que valem por compêndios de psicologia social.
@bruninhobaiao61044 жыл бұрын
Faltou definir quem é a classe média brasileira, ou não?
@sapoviajante.4 жыл бұрын
tudo que não é rico ou miserável.
@eua.37194 жыл бұрын
Mas acredito que a ideia aí é justamente provocar a reflexão, já que esse é um grande problema brasileiro; a falta de consciência de classe, como disse João Gordo: 'no Brasil, pobre pensa que é classe média, classe média acha que é elite e a elite jura que é gringa' .
@venus43294 жыл бұрын
Na minha juventude trabalhei alguns anos como doméstica. Foram muitas humilhações...
@mrcsdiniz4 жыл бұрын
Não consigo imaginar alguém lavando minhas cuecas.
@Fernanda-wr5jj4 жыл бұрын
E minhas calcinhas
@manuelainazu63694 жыл бұрын
Jordânia Cristina seu estudo é muito lindo! Parabéns!
@anitapimentelcavalcanti11114 жыл бұрын
Eu nunca precisei trabalhar como doméstica, mais sempre achei um absurdo que faziam eram tratadas como escravas ! Andar de avião fazer faculdades só ficava em sonho.
@sapoviajante.4 жыл бұрын
a greta sueca agradece ela odeia avião (pros outros) segundo ela n podemos andar mais de 5x de avião por ano hahaha
@lindalins36204 жыл бұрын
Excelente matéria, muito bem embasada pelos competentes profissionais aqui apresentados. Parabéns, Meteoro! E que essa elite do atraso, pelo menos, crie vergonha na cara e comece a virar gente.