A Ursula é muito sensacional! As artes dela do universo Warcraft são lindas.
@kawanaraujo29278 ай бұрын
Eu conheci o trabalho dela antes de saber que ela é politicamente engajada, força a classe artística!
@guumex_tattoo8 ай бұрын
Somos dois 😂
@julionogueira11497 ай бұрын
bem bacana. Tomara q ela aprenda mais de Politica Social e Sistemas politicos neste processo, amadurecendo mais a pauta.
@PedrAntunes8 ай бұрын
O que falta é o publico valorizar e respeitar os artistas que produzem o que eles amam consumir Obrigado por representar os artistas tão bem e fazer tanto pela comunidade, Sula
@gustavozavanin63418 ай бұрын
Quando o Meteoro entrevista e segue com a essência do que o fez crescer, são os melhores conteúdos!
@eliascosta88328 ай бұрын
saudades de quando era assim, so de ver a tamb do video ja ganhava meu dia.
@caottico8 ай бұрын
@@eliascosta8832 Também concordo. Não gosto das tumb atuais, muitas vezes são fish bates que não condizem com o título. Isso acontece muito com os vídeos de notícias. Eu já parei de assisti-los, pois são produzidos em grande quantidade e pouca qualidade.
@s337fm8 ай бұрын
A Sula eu respeito DEMAIS. Tem que ouvir e refletir. Gratidão por trazê-la.
@lucasfarauj8 ай бұрын
Chamou uma ótima artista, já acompanhava e curto o trabalho. É fera!
@rodrigoCGI3D8 ай бұрын
Sou designer industrial há +20 anos. Tem q enteder o q é Arte, Design e Moda (estilo gráfico)... São atividades diferentes. E a regulamentação de Direito de Propriedade Intelectual tb é bem diferente p elas. Esse assunto sempre foi bem discutido a cada nova ferramenta. As IAs trazem volumes inéditos, mas os dilemas são antigos.
@TheLupimus8 ай бұрын
Lamentavel dessa live foi só o homem mais simples que ouve uma outra mulher mais sábia e não ter o final da reflexão e entendimento como antigamente. Mal conhecia a Sula mas agora vi o quão incrível ela é gracas ao twitter. Que pessoa incrível e didática, ela tentou com todas as forças mas até a galera nos comentarios não entende...
@hectorvido8 ай бұрын
Pessoal, todo mundo erra, todo mundo tenta defender o seu lado, nem sempre daremos o braço à torcer e vida segue. Melhor nos unirmos com o gosto amargo de algumas discordâncias do que nos separarmos com o gosto doce da nossa única verdade.
@Vincer8 ай бұрын
Putz escrevi um livro no outro video q vc resumiu belamente. 100%. Eu discordo da posição do Alvaro nisso (e outras questoes), como discordo de muita gente q nem por isso afasto ou antagonizo. Tem coisas muito maiores e pessoas q realmente merecem indignação. A IA merece indignação, alguém de boa q fez um deslize fala sério...
@hectorvido8 ай бұрын
Pois é, eu sou vegano, imagine se eu fosse esperar isso de todo mundo que eu tenho alguma afinidade. Estaria sozinho.
@julionogueira11497 ай бұрын
tem discordancia ai nao po. Nao é possivel boicotar Big Techs. Isto é uma ffantasia de quem nao se politizou. O real problema, de termos nossos apps sem depender de EUA, continua cristalinamente intocado.
@Vincer7 ай бұрын
@@julionogueira1149 Eu nao diria q seja boicotar apps, mais pressionar os politicos por melhores leis e regulamentos. Infelizmente a monoplização big tech dos eua reduz ainda mais nosso poder- mas é possivel pressionar para q os nossos regulamentos se imponham em território nacional, como proteger artistas nacionais, multar ou eventualmente barrar serviços q desrespeitem nossas leis O ideal claro seria termos nosso polo tecnologico (ou uma revolução)- mas realisticamente falando regulação é o mais provável, alcançável.
@Tonton.Prince8 ай бұрын
Gente, esse trem já partiu quase todo, e faz um tempo... anos atrás, depois que foi comprado pelo Facebook, o Instagram atualizou os termos de uso da plataforma dando total liberdade pra eles usarem o que fosse postado na plataforma. Compartilhei muito essa informação e esperava um boicote ou saída em massa da plataforma, nada aconteceu, nem a classe artística parou de postar as coisas lá. Infelizmente geral já deu permissão pra Meta usar, vender ou fazer o que bem entender com todas as fotos e vídeos que a gente postou e continua postando. Todos sendo roubados de forma injusta e ainda continuamos no jogo... Muito difícil barrar isso, porque é uma luta entre gigantes só nesse ponto em específico de sigilo. De resto, as empresas vão continuar usando na medida que for ficando melhor, por atingir resultado satisfatório em pouquíssimo tempo, e tempo é dinheiro... Pra mim a revolta atual é a Deviant Art lançar uma geração de imagem!!! Todos os estilos de anime, cyber punk, pintura realista, etc das plataformas de IA devem ter saído dos artistas de lá e do CG Society. Eles ainda tem a falta de consideração de lançar uma IA dentro do próprio site chupinhando os artistas que deixam o portfólio lá há anos... Sobre privacidade KKK sem comentários, já era, o esperado é piorar mesmo, daqui a pouco o robô aspirador tem microfone e anúncios e nós vamos nos acostumar...
@AnaRodrigues-nt9wn8 ай бұрын
Não vai ser barrado. Quem ainda não entendeu como as coisas vão caminhar ainda não entendeu como funciona o capitalismo.
@mauriciovinicius11648 ай бұрын
é simples amigo, ninguem da um jeito pq n quer, a forma mais simples de barrar isso, '' qualquer arte, feita em ia vai entrar em dominio publico nao importa quem faça'' pronto mano.
@22Gugoo228 ай бұрын
Se tá nos termos de uso e a pessoa aceitou, não é roubo kkkkkk
@mauriciovinicius11648 ай бұрын
@@22Gugoo22 mas ai a empresa faz isso por causa do monopolio '-' se n usar vai usar oq? as bombas q tem pela net? digo no caso do photoshop
@luisnogueira67247 ай бұрын
Simplesmente A LENDA UMA DAS MELHORES ARTISTAS DO BR
@olivachumbo8 ай бұрын
Álvaro, eu já era seu fã. Depois dessa polêmica, minha admiração por você aumentou ainda mais, muito mais. Acho que houve certo exagero da parte de alguns críticos. Sigamos! Sei que Álvaro transformou as críticas em um debate excelente, pertinente, atual e urgente. Então, legisladores, vamos regular alguns serviços na Internet?
@koguyt83398 ай бұрын
Ps: Ursula, eu peguei uma vez um autógrafo seu naquela imagem da meia orc tocando um lute, depois disso a "Ursula" virou uma barda minha no D&D com essa exata imagem de apoio. É um honra ouvir vc falar de i.a, beijos ❤
@daniellucas24508 ай бұрын
Automação serve principalmente como CONCENTRAÇÃO DE RENDA: Os magnatas/oligopólios compram máquinas que tiram emprego, Moro em Portugal desde 2022, aqui na Europa existe o incentivo ao cultivo agrícola "artesanal"...
@maverickXD80008 ай бұрын
Vi a Sula na capa e tive que clicar pra ver, finalmente chamaram alguém pra colocar algum bom senso no Álvaro
@rodrigoalves-cg6xv8 ай бұрын
Vocês são idealistas demais bicho, tem condição não.
@hectorvido8 ай бұрын
@@rodrigoalves-cg6xv também acho, mas como não sou artista - por incompetência - eu fico na minha. Os caras criticam o Álvaro como se fossem a fina flor da moral, ética e seja lá mais quais qualidades colocar aqui.
@gradient53198 ай бұрын
Essa parada foi elevada pra fora da proporção.
@karensilva26898 ай бұрын
@@rodrigoalves-cg6xvÉ idealismo querer que alguém que se diz de esquerda e tem total condição de fazer de outra forma não se utilize de conteúdo roubado? Você sequer assistiu o vídeo?
@arturleite16288 ай бұрын
@@karensilva2689 sou artista e sou a favor da livre cópia e pirataria, no máximo estourando "copyleft". Total condição é outro idealismo, não por acharmos que alguém tem acesso à algo que essa pessoa tem. A raiz do problema ainda é o capitalismo e mesmo que lutemos pra proteger certos elementos sempre vai ser pouco diante da hegemonia. Veja que a ideia de propriedade intelectual ou seja o que for não está voltada somente a defesa contra a precarização, aliás existem sociedades inclusive contemporaneas que a "cópia" é vista como algo primordial, de uma olhada em Shanzhai, de Byung-Chul Han. Enfim, essa discussão pode ir um pouco além de apontamento moral, mais longe do que dizer ser roubo.
@JamesVasques8 ай бұрын
A Ursula é a melhor professora de ilustração que conheço. Todavia, penso que essa luta com a inteligência artificial é causa perdida. Os designers tem um recurso poderoso para ampliar o impacto dos seus trabalhos. Quando a remuneração, ou os designers começam a ganhar uma fração do que as empresas ganham para criar suas peças, ou, as empresas precisam ser altamente taxadas com impostos voltados ao fomento da arte e cultura.
@istefanemaria18 ай бұрын
A solução pra tudo é taxar como se não tivéssemos impostos demais, pqp. Isso só empobrece mais as pessoas. Imposto aqui no Bostil parece nunca ter funcionado
@JamesVasques8 ай бұрын
@@istefanemaria1 não sei se você sabe, mas a internet que você usa todos os dias foi criado por militares, uma instituição estatal. Não sei se sabe, mas quem foi responsável por implementar a produção de energia elétrica foram instituições estatais. A Petrobras e o Embrapa são empresas fundadas e suportadas pelo estado. As inteligências artificiais e o seu impacto na sociedade é tão profundo, que sim, deverá ter intervenção estatal, e inclusive, a atualização de modelos de negócios inteiros. Enfim, o estado é a única entidade que pode lidar com essa questão.
@Fhil_br8 ай бұрын
Eu sou de esquerda mas não posso ser contra a prensa porque os escrivães perderam seus empregos, mesmo sendo os livros atuais impessoais e frios do que em comparação com os antigos escritos a mão. Que os criadores tenham o seu crédito mas temos que produzir em quantidade e não nos impeçam de inundar a mídia com nossa ideia.
@esterscarpa8738 ай бұрын
Ótima entrevista!
@jzargowinterhold19428 ай бұрын
Essa discussão é tão relevante quanto dizer que se apagarmos a luz da sala vamos contribuir para resolver o aquecimento global
@popcornenglishonline95488 ай бұрын
Percebemos melhor o problema desta questão com o uso de dublagens por IA, mas vemos que o mesmo acontece com muitas outras profissões, excelente debate sobre o assunto.
@micheltentattoo8 ай бұрын
Sula mestra! aprendo muito com ela
@rafaelluiz92588 ай бұрын
Sula é braba me explicou algo q tentei aprender mais de 9 vezes estudando sozinho, em um vídeo de shorts ela resolveu 😂
@charlysaires8 ай бұрын
A IA é uma realidade, não há como fugir disso! Em pouco tempo estará em tudo da nossa vida, igual a Internet atualmente. Podemos ficar tentando subir a cachoeira ou usar essa energia para nos renovar e se adaptar à nova realidade! O que se pode fazer é lutar para uma regulamentação!
@kometrod75718 ай бұрын
Concordo plenamente
@julionogueira11497 ай бұрын
isso ai. Sou artista. A situação é injusta, mas, propor como soluçao, boicotar BIG TECHS... q isso .... muita ingenuidade. O problema real, permanece intocado. Na China E Russia, apps dos EUA, roubando dados, nao se criam nao.
@HardcoreGame117 ай бұрын
tem q usar ia pra trabalhos humanamente impossiveis,nao para tirar empregos!
@julionogueira11497 ай бұрын
@@HardcoreGame11 isso é o Ideal. A Realidade, é que vai ser usada para remover humanos e maximizar Lucro$. Sem qq preocupação com humanos. Se puder, Tarciso vai colocar Chat GPT 2 no lugar de professores, com Biografia baseada em Eulavo d Carvalho e Brazil paralelu. Bem vindos ao mundo politico e geo politico, companheiros(as) artistas.
@atomocalfer35728 ай бұрын
Uma das formas de se catalogar "corretamente" a sua base de dados - ou o mais perto disso possível - é recriar a base de dados, do zero, obrigando a IA a só ser treinada (e isso poderia ser auditado) por amostras autorizadas e já devidamente catalogadas. O trabalho deveria começar revisitando-se os repositórios destas amostras. Para tanto também seria necessária uma padronização "global" para tal catálogo. Há quem diga que isto industrializaria demais o processo que gere um resultado a partir destas bases de dados. Mas eu, enquanto profissional de tecnologia, mas não artista, entendo que o objetivo seja exatamente esse. Que os resultados destas IA's sejam devidamente classificados como "resultados industrializados de processos de IA", mas nunca ARTE, pois para tal, necessitaria de um artista. A IA NUNCA SERÁ CAPAZ DE CRIAR! Mas isso não a impede de se tornar uma "Consciência Artificial" que, essa sim, teria a capacidade (ainda que enviesada) de criar. Mas isso é uma questão para o futuro, não muito distante. Por ora, Regulamentação, Classificação, Autorização e Padronização de catálogo, é o que vai garantir que a IA não roube seu trampo, e é isso que temos que garantir.
@Kumodot8 ай бұрын
Isso tudo é verdade. Mas é mais dificil que parar a distribuição de Mp3 por ai. Porém, criar novas bases de dados offline e customizadas 100% pelo aritstas, somente com imagens proprias por exemplo, é perfeitamente possivel.
@eustuart8 ай бұрын
Tá bom amigo, bonita utopia, mas totalmente fora da realidade.
@renver66677 ай бұрын
Cara não tem como zerar o banco de dados...o algoritmo já foi desenvolvido e aplicado Você zera o banco de dados do lugar X e Y, já estão aplicando o algoritmo em outros trocentos lugares...o gato já saiu da caixa, não tem como por de volta.
@catarinazs8 ай бұрын
Ta aí a explicação pelo hate massivo que o Alvaro sofreu, e todo o ataque feito por "admiradores" do meteoro. A própria entrevistada esclareceu minha inquietação com a coordenação do hate: "A gente quer estigmatizar o uso disso ai, a gente quer associar o uso a pessoas que nao se importam com a nossa pauta, e que pessoas da esquerda não usem".
@dougDuarte8 ай бұрын
Mas daqui a pouco, quando nem der pra saber rapidamente se a arte foi ou não feita por IA, vai fazer diferença o estigma? pra mim, oq vale DE VERDADE é a regulamentação. O resto é tentar tapar o sol com peneira. Eu entendo a raiva. Mas a galera ta disperdiçando energia atacando gente como o Álvaro enquanto deveriam estar focadíssimos na pauta da regulamentação.
@kometrod75718 ай бұрын
O maior inimigo da esquerda é a própria esquerda
@22Gugoo228 ай бұрын
Culpar o usuário acho tão tosco. Parece uma forma de proteger as empresas de IA, direcionando o ódio à quem só pediu pra gerar a imagem
@catarinazs8 ай бұрын
@@dougDuarte Exatamente! Foi por isto que a fala dela me chamou a atenção. Uma coisa é informar as pessoas sobre o plágio e sensibilizar pra valorização da criação humana, outra é atacar uma pessoa como o Álvaro.
@catarinazs8 ай бұрын
@@22Gugoo22 Concordo totalmente. E seu ponto pode ser observado nas postagens contra o Álvaro, muito hate pra desqualificar tudo que o meteoro produziu e pouco se falava nas regulamentações do uso de imagem e na responsabilização das grandes empresas que produzem IA
@emanuelisaiasperezbarroso38158 ай бұрын
O mais importante é a regulamentação com relação à propriedade artistica. Se uma pintura, animação, curta ou longa metragem for feito por IA, ele é PÚBLICO, uma vez que pra IA fazer chegar a esses resultados, ela foi alimentada com trabalho de milhares de artistas de diversas áreas.
@TaynaFerreira-md6rv8 ай бұрын
A Filosofia continua mais atual do que a gente imagina. O filósofo alemão Walter Benjamin escreveu um texto, no séculos xx, chamado "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica".
@otaciliodearaujo8 ай бұрын
Continuem subindo seu trabalho para a nuvem. As bigtechs estão adorando e treinando as IAs com seu trabalho. Em breve uma IA saberá fazer o que voce faz
@lh2pn8 ай бұрын
se a solucao da classe nao é a legislacao, e sim estigmatizar o uso... que me perdoem os que estão pegos pela dissonância cognitiva, mas minha esperança agora está com os advogados qdo forem o emprego deles, essa primeira linha de frente já falhou. que estratégia péssima. adoro a úrsula, mas achar que a lesgislação nao vai rolar, e xingar e chamar de preguiçoso quem usa ia no twitter é a estratégia a se seguir me deu até vergonha. é inacreditável que parece que A CLASSE TODA nao enxerga isso. twitter é só a décima rede mais usada no páis, essa conversa inexiste em outros lugares. enquanto vcs tao xingando no twitter, tem gente vendendo obra de IA a 3 conto em shopping. mas pelo menos ajuda a dormir sem culpa né. nunca pensei que ia ouvir de uma esquerda extremamente arrogante que a solucao é perseguir indivíduos ao invés de ir na raiz do problema no sistema, uma decepção ver comportamento tão conservador, moralista, e pior de tudo, desorganizado, dentro do nosso próprio campo. vergonha.
@julionogueira11498 ай бұрын
Ursula como artista, é maravilhosa. Como pensadora social.... tá totalmente fora da realidade. Soluções idealistas que não são aplicáveis à realidade.
@raiffneto8 ай бұрын
Eu acho que a Inteligência Artificial (IA) fará com que os artistas busquem revisitar um certo helenismo do passado, que sabidamente foi questionado, escanteado e eventualmente sabotado pela modernidade, pós-modernidade etc. Se o objetivo é estabelecer uma antinomia entre IA e arte humana baseada na ideia de uma "mensagem" artística ou, mais precisamente, na profundidade ou complexidade contidos no interior dessa mensagem - segundo as colocações de Úrsula Dorada, se não estou equivocado -, o que se está querendo dizer, se não estou novamente enganado, é que os artistas, a partir de agora, ao criarem suas obras de arte, terão que pensar duas vezes antes de afirmarem, por exemplo, que uma roda de bicicleta enfiada num banquinho é arte, pois, por mais que essa "sacada" artística seja obviamente uma composição humana, somos obrigados a reconhecer que o automatismo, "dadaísmo" e ausência de significado presentes na montagem duchampiana em nada diferem do automatismo, "dadaísmo" e ausência de significado presentes nas colagens da IA. Sobre o tema, o que é "significar" algo, do ponto de vista artístico? O relógio liquefeito e surrealista de Salvador Dalí também pode ser considerado como um automatismo ausente de significado? São tantas emoções... O que a IA faz, a bem da verdade, é recolher os fragmentos e estilhaços do edifício discursivo implodido pelas próprias correntes artísticas acima mencionadas. Nesse sentido, foram ou não foram os movimentos artísticos do século XX que decretaram o fim da arte clássica ao estabelecerem que a arte pode - e deve - transformar a ausência de discurso em discurso, também? Sendo assim, parece que somente as pessoas que não tem muito o que "dizer" é que estão se sentindo ameaçadas pela IA. O assunto é polêmico, claro, mas o debate é bom, urgente e necessário.
@cienciaparaquemquer8 ай бұрын
Colocaram o som no spotify, apple music, deeper, etc...pra ganhar um troco, os caras se apropriaram de todas musicas. E assim com todas artes visuais tb. Antes já era MUITO difícil viver de arte, agora acabou de vez. Arte vai ser algo de extremo luxo que alguns farão e vão compartilhar com amigos ou vender pra um nicho restrito que valoriza isso.
@Kumodot8 ай бұрын
Tem muitas coisas que precisam ser clarificadas e essa discussão é muito boa. (E quase infinta). Mas algumas vezes eu vejo a galera olhando pra IA como uma ENTIDADE. I.A. hoje é massivamente usada e alimentada, não só por coorporações, mas por qualquer pessoa (e milhares de pessoas, pois o sistema é OpenSource, ou seja feito por comunidades). E sim os modelos, mesmo dessas comunidades abertas, que não são coorporações e sim uma pirataria organica (não estou falando que é boa), é feita por pessoas. Existem milhares de camadas de discussão, então só estou comentando uma fatia bem fininha técnica disso tudo. Por exemplo, envenenar uma imagem contra IA ou criar um mecanismo técnico pode ser uma saida para algumas situações, mas de novo, NADA impede de um Crawler que captura telas salvando imagens e isso passa por qualquer "Glaze" ou outro envenenamento. As pessoas, e não coorporações e plataformas, assim como na pirataria, podem (e vão) continuar baixando imagens de artistas para alimentar modelos. Isso é fato. Por isso sou mais à favor da regulamentação, principalmente para proteger artistas (Eu sou artistas fazem 30 anos). Eu concordo com a Ursula na defesa do artista, a nossa maior DEFESA é mostrar que a gente faz diferença. E digo mais, mesmo que não concordem, a gente faz diferença TAMBÉM usando A.I. como ferramenta. Tomando o lugar de quem tomaria nosso emprego. Dá pra ter o uso moral de I.A. e o uso como ferramenta em diversos niveis que não só a criação de uma imagem por prompt. E também dá pra treinar modelos proprios, ou que não usem nenhuma imagem de ninguém sem permissão. Usar ou não a arte de terceiros é OPCIONAL, e é claro que as coorporações, vão usar isso pra precarizar artistas, e isso tem que ser regulamentado. Por isso a discussão é muito técnica, filosófica, moral, economica, e profunda. Só na base de Artistas do primeiro Stable Diffusion tem treinamento de mais de 4000 artistas, uma grande parte dele artistas mortos, clássico por exemplo, e uma parte de artistas vivos. Então como a Ursula falou, esse bonde já meio que foi. E repetindo um detalhe. I.A. é infinitamente mais complexo que usar um prompt, isso ai é só a ponta do iceberg. Quem usa só um prompt é como quem usa Filtro de celular, qualquer um faz. É a parte mais preguiçosa mesmo. E a que gera mais lixo. Eu também acho que está rolando uma caça às bruxas à individuos que usam IA pra coisas proprias, pequenas até. como thumbs. Ou até mesmo pra estudo assim como rolou como rola por exemplo com reciclagem de lixo. Quando quem tem que ser atacado muito mais prioritariamente tem que ser as coorporações, e quem está mesmo precarizando o trabalho do artista em detrimento do uso de IA. O Alvaro por exemplo, é um dos POUQUISSIMOS influenciadores contemporaneos que simplesmente DÁ CREDITO à todos os artistas que trabalham com eles, ou que eles expõem. Alias, ele EXPÕEM trabgalhos de artistas, coisas que pouquissimos canais fazem. Então ele sozinho já fez mais pelos artistas que a grande maioria dos influenciadores por ai. (Muitos que alias, usam artes, templates, sons, e graficos baixados da internet, sem nome, sem credito e muitas vezes sem pagar por isso. Tem muito por ai. Enfim.
@VHSBREAK8 ай бұрын
esse video traz uma clareza de que o maior problema das IAs está na invasão de privacidade do que o resultado final em si. Sinto que a Ursula, que deve realmente ser uma grande artista, foi até um pouco vaga no que diz respeito ao resultado das criações das IAs, mas ao falar da questão de privacidade a coisa foi certeira. Agora me veio uma pergunta: thumbnail é arte? É possivel discutir 'criação' e 'IA' sem discutir o que é arte?
@ricksuckmadick8 ай бұрын
Não é arte, mas usa da arte como ferramenta para a estética.
@italoshaberle10988 ай бұрын
A questão não é ser arte ou não, isso meio que foda-se, a questão é roubo de propriedade intelectual. Se alguém pegar uma foto sua e alterar alguns detalhes mas que vc ainda reconheca ali de onde isso foi recortado, para se fazer uma thumb e etc, utilizar no proprio trabalho e obter lucro, seria correto? Pq a treta mesmo é essa. Ja tem casos onde o artista teve o seu trabalho tão replicado por IA q o próprio está sendo acusado de usar IA, teve um cancelamento de capas recentemente na DC por causa disso inclusive.
@renanbp8 ай бұрын
@@italoshaberle1098se for a capa da Supergirl do Will Jack o cara DE FATO usa IA, mas conseguiu enganar todo mundo que não usou e que tava sendo acusado “falsamente” kkkk só dar uma olhada no portfólio dele, sem nenhuma consistência de traço
@brmarcelo59198 ай бұрын
O problema é o sistema! No comunismo isso não seria problema. Temos essa necessidade estrutural de ter, de possuir, de ter posse. Mas a arte não é para todos? Outro ponto a o ato de criar. E sim, ao meu ver a IA cria. Assim como um humano que através de todo seu conhecimento já adquirido desenvolve algo novo misturando tudo o que ele já viu a maquina faz o mesmo.
@andrechagas45498 ай бұрын
Achei as opções apresentadas muito delirantes... Com exceção da remuneração dos artistas pela informação coletada no banco de dados das IAs, todo o resto é sonho impossível.
@pedrobarrionovo8 ай бұрын
Essa discussão é a passeata contra a guitarra. Legítima, genuína, mas desarticulada, fora da realidade da maioria das pessoas. O caminho da IA vai ser igual o sample pra música. O sample como conhecemos começou em Nova Iorque quando houve um corte orçamentário nas escolas públicas. Muitas aulas de música, com instrumentos, foram cortadas. As pick-ups e djs começaram a popularizar, e o desenvolver da história é onde estamos. Quando a IA chegar na periferia e popularizar, essa discussão vai acabar. Pq a periferia vai pensar criativo com a ferramenta que tem. É a história do Hip Hop. Mas sempre a intenção do nosso sistema é precarizar pra explorar mais e depois tentar achar achar soluções milagrosas e mirabolantes pro sistema se manter de pé. Não tem outro caminho a não ser pressionar o governo para regulamentação. Esse argumento de arte superior e outra inacabada é furada. É o mesmo argumento que usam pra desmerecer arte periférica. Parecia aquele cara, lord dos teclados falando. Estão batendo no ponto errado. Outra coisa, a galera que fala que não usa IA, usa KZbin e Spotify, já pediu comida por app, de boa. Quanto serviço precarizado nesses streamings, qnts artistas e outros trabalhadores sucateados, mal remunerados. É o que o Álvaro sempre diz, vivemos num mundo em que vamos apontar as contradições dos outros e esconder as nossas. Não sei onde isso vai parar, mas esse modelo de sociedade segmentada está no limite, é um fracasso. Criticar o Álvaro pelo uso de IA é o fim msm. Só to esperando pra ver quando popularizar IA na periferia, esse argumento vai virar elitismo. Não tem outra interpretação.
@victorcardoso38398 ай бұрын
Essa visão da IA como ferramenta libertadora precisa acabar, pq não é o que está acontecendo, não é pra isso que ela tá sendo desenvolvida. O único intuito dessa ferramenta é cortar gastos, demitir gente e aumentar margem de lucro. Eu sou muito mais pessimista do que a Sula, acho que o artista já perdeu essa luta como um todo, pq esse tipo de comentário existe por aqui. As pessoas veem a IA como o próximo passo da arte e não percebem que o intuito é ter ninguém produzindo essa arte, é ter tudo concentrado na mão de uma empresa com uma ferramenta que foi construída com o trabalho dos outros.
@pedrobarrionovo8 ай бұрын
Oi, @@victorcardoso3839 . Eu te compreendo e sou artista também. O cenário é complexo. É sempre bom olhar para a história. O que a Ursula fala é legítimo, mas não tem conexão com o que a sociedade, como um todo, vive. Ela sugere o mesmo movimento da passeata contra a guitarra. Até o Gilberto Gil participou disso alegando que iria destruir a cultura brasileira. Legítimo, mas desconectado da realidade da população. O Hip Hop só existe por causa da precarização. E não estou glamourizando a precarização, mas sinalizando que é a situação que está posta. Assim como a IA, é a realidade. Ou nós como artistas nos apropriamos dela e exigimos controle, ou vamos ser mais prejudicados ainda. Eu não acredito em uma solução real fora dessa situação. Não tem oportunidade, neste momento histórico, para florecer algo mais ideal.
@Marcusrafaelfet7 ай бұрын
Também é fundamental, como esquerda, refletir sobre o que isso representa: além da precarização dos trabalhadores se tem também o acumulo de capital de algumas poucas empresas que detém essa tecnologia e, consequentemente, o trabalho artistico e intelectual sendo não só substituído, mas monopolizado. Apoiar IA e se dizer de esquerda é no mínimo contraditório.
@mmmatheos8 ай бұрын
Eu te amo SulaMoon
@xpqzl81738 ай бұрын
Quem acha que a solução pras pessoas não usarem AI é atacar e cancelar quem usa, vai parar de consumir produtos das empresas de entretenimento que demitiram artistas em massa? Como a Blizzard, Riot Games, Disney, Netflix e cia ltda?
@renanbp8 ай бұрын
Até onde sei essas empresas não usam IA… não entendi o ponto
@xpqzl81738 ай бұрын
@@renanbpcerteza companheiro? pesquise sobre a Blizzard Diffusion. Você acha que eles pagaram os artistas que foram usados pra treinar?
@xpqzl81738 ай бұрын
@@renanbp é muito inocência defender essas empresas assumindo que elas não estão usando AI.
@xpqzl81738 ай бұрын
@@renanbp e mesmo que não estivessem usando AI, elas que são responsáveis por demissão em massa , e exploração de mão de obra com péssimas condições de trabalho para os artistas. O boicote cabe as empresas ou só ao usuário final?
@renanbp8 ай бұрын
@@xpqzl8173 oxe, não defendo empresas rs estou dizendo que se usassem IA muito provavelmente já estaríamos sabendo. Demitiram em massa pra cortar gastos, mas a substituição por IA não vai ser imediata assim. Sobre as pessimas condições de trabalho… eu trabalho na indústria e conheço pessoas que trabalharam em três desses quatro estúdios, as condições de trabalho parecem bem ok, o problema realmente foram as demissões em massa recentes.
@vivi_uehara8 ай бұрын
Sula sempre maravilhosa, obrigada por nos representar !!! Melhor pessoa pra expressar o que estamos sentindo e dizer o que realmente está acontecendo! FRISAR que as - grandes empresas- IA ROUBOU sem consentimento nossos trabalhos, de vcs/todos os posts e fotos que colocamos nas redes sociais e 'TREINARAM' o banco de dados pra VENDER e demitir milhares de artistas. Perceber que as imagens geradas pelo menos por agora é de baixa qualidade, fica como se fosse "eu no estilo disney com mil dedos", e não qremos mais ser usados para treinar ainda mais o banco de dados sem receber nda em troca, esta ta sendo nossa luta!
@Fiery_Fur8 ай бұрын
Sou desenhista e tenho uma opinião sobre ia muito diferente da de muitos artistas, Acho que a inteligência artificial não veio para substituir, mas para nos ajudar a ser mais produtivos e a ser usada como ferramenta como, e concordo com o que o Arthur disse, o que é feio com valor humano nunca terá preço e nunca será substituível, a primeira coisa que a arte feita por humanos tem de diferente da arte é originalidade e alma, enquanto a ia sempre vai fazer coisas criadas baseadas em banco de dados. humkano sempre terá espaço para imaginar enquanto a ia só criará com base em algo que já existe, sobre a coisa de “copiar”, sempre achei fraco esse argumento, primeiramente, todo artista usa referências, todo artista já teve que copiar muito para criar algo, vou dar um exemplo na música, muitas músicas remixam músicas existentes e criam novas coisas como as musicas do TV gitl que usam samples de outras músicas para criar novas composições, ou artistas de cinema que recorrem a filmes antigos para ter novas ideias, copia é uma das fases de aprendizado, assim como Ia faz, e sim, reconheço que ela copia outros artistas, mas se for assim, todo mundo já roubou um dia, Pense consigo mesmo quantas vezes você teve que repetir ou copiar algo até ficar bom nisso? Com quantas pessoas te inspirou a criar ou ser mais produtivo? Para mim a ia fsaz mas tambem e se for baseado em algo para criar, não vejo nada de errado nisso, Não tenha medo da IA, ela não tem alma e nem tem criatividade, ela apenas copia e faz algo baseado nisso, você é diferente dela, você é original, você tem sentimentos e alma, coisa que nenhuma máquina jamais fará, você consegue têm mais valor que a arte artificial, não se esqueça disso
@rgumieri8 ай бұрын
Eu preciso só discordar de um ponto da Sula: Eu não considero que "o bonde já foi" sobre essas.IAs que treinaram usando conteúdo não "creative commons". É obrigação que essas mega corporações joguem fora o treinamento das IAs com plágio. Você pode até argumentar que não temos força de obrigar uma Microsoft ou Google de fazer isso, mas essa é a raiz do problema e não deveríamos lutar por uma pauta menor. É completamente possível isso e eles já lucraram muito. Não existe argumento pró essas empresas.
@Kumodot8 ай бұрын
Olha eu, como artista, que estudo de tudo, inclusive sistemas de IA, eu entendo o que ela falou. E concordo. Não concordo no sentido do "já passou" de que ok, tudo bem, mas no sentido de que é bastante dificil reverter. Principalmente, pq as maiores engines de IA generativa são alimentadas por PESSOAS COMUNS na internet. Todos os bancos de dados de modelos de treinamento são criados e alimentados por uma comunidade gigantesca e vindo de todos os lugares (Assim como a pirataria). É como tentar acabar com o Mp3, quase que literalmente. Pra te dar um exemplo, o primeiro Stable Diffusion foi treinado com imagens de mais de 4000 artistas (Muitos deles classicos já mortos). E muitos vivos. E a cada versão nova esse banco aumenta.
@rgumieri8 ай бұрын
entendo, mas você concorda que tecnicamte e possível eliminar o treinamento da I.A. sem eliminar o código que é treinado, certo? Ou seja, eliminar um processamento de dados usando conteúdo não autorizado. Se politicamente é possível ou não é outro ponto, mas a gente ceder politicamente "o que já roubaram tudo bem", então a gente tá lutando pela pauta mínima e ficaremos com pauta nenhuma.
@FelipeOSoa8 ай бұрын
Gente, nós tentamos fazer o mínimo que foi regular as redes sociais e não conseguimos. Vcs ja viram a composição majoritária das câmaras políticas (em todas as instâncias) desse país? Isso NUNCA, JAMAIS vai virar uma lei. Se os prejudicados fossem conglomerados religiosos/empresáriais/agropecuários isso era pauta* ontem. Mas a bola da vez são artistas... esse bonde já partiu, infelizmente. E todas as categorias vão ser afetadas em pouco tempo. A solução passa por uma mudança do modelo econômico, o capitalismo é insaciável e ele se alimenta de nós.
@rgumieri8 ай бұрын
se organizem.
@Casperinho5788 ай бұрын
eu gosto de encontrar pessoas que não perderam a esperança, basicamente o que uma I.A faz é reciclar conteúdos já produzidos, ela não consegue criar algo dela própria (por que não é consciente)... me sinto inseguro em colocar meus trabalhos online, mesmo com glaze.... se a gente pelo menos consegui proteger as novas criações, acredito que teremos um futuro em que os seres humanos farão arte e criarão, mas é muito angustiante ver um artista que trabalhou muito tempo ser tão facilmente copiado... ainda há pouco tempo eu ouvi o relato de sam does art "Why Artists are Fed Up with AI Art." é muito triste ver como ele foi tratado, mas me sinto melhor quando eu vejo que ele soube lidar com isso... e o pior são aquelas pessoas que nem se esforçam para entender como esse processo funciona (e mesmo no nosso campo)...
@AREATECHBR8 ай бұрын
Esperando conteudos sobre o remessa conforme e sobre a aprovação da taxa de 20% sobre compras até u$50.
@ricksuckmadick8 ай бұрын
Achei pouco até, o varejo paga bem mais que isso.
@FelipeOSoa8 ай бұрын
A que o filho do lira colocou na lei de transição energética? O autor da lei tinha tirado, Lira está revoltado e tocando o terror esses dias. O governo entrou pra tentar taxar em 20%, pq eles queria 60%. Se ia passar, tentaram por pouco pelo menos, e com abertura pra Lula barrar.
@vhf8 ай бұрын
@@tonhaolero-leroinvesting9454 bora tributar mais o consumo kkkkkk
@geek_forward6038 ай бұрын
O que não entendem é que as IAs são ferramentas, e não tem volta. O que nos restam é entender e saber como assimilar os impactos. As IAs já estão sendo usadas nas composições das artes gráficas (como ponto de partida, ou como estruturação). Na musica já é uma realidade. Na dublagem nem se fala. A discussão deve ser no sentido de como podemos entender e tirar o melhor proveito.
@VitorPortel8 ай бұрын
Eu sigo essa mocinha muito top
@josevitorcalfa28 ай бұрын
Pra resolver os problemas de IA, precisa de legislação. Tem que criminalizar o uso do trabalho alheio sem autorização.
@leo.ottesen8 ай бұрын
Quando a fotografia foi inventada, muitos artistas plásticos/pintores diziam que não era arte de verdade, porque a máquina fazia tudo. Corta pra hoje: quem diz que fotografia não é arte? Os pintores deixaram de fazer retratos porque a foto já fazia aquilo, e começaram a ir além, no surrealismo, no modernismo... Então até quando a IA é roubar nosso trabalho e até quanto isso é "natural" na evolução humana de uma exigência de se reestruturar?
@pascrim8 ай бұрын
Primeiro que a fotografia consegue fazer o essencial de uma arte, passar uma mensagem e com IA vc não tem esse controle. Segundo que IA não é natural, e não é nem no sentido de ser tecnologia mas no sentido de que ela não existiria se não ROUBASSE outras artes que não foram autorizadas a serem usadas, além do mais que ela é auto limitante, se que nem vc diz a gente "evoluir" e só usar IA as artes nunca vão ser diferente, uma hora a IA vai se auto reciclar e os "artistas de IA" não vão ter bagagem para criar uma arte inovadora ou com uma mensagem tão boa.
@CamaradaRafa8 ай бұрын
Desde quando a fotografia rouba a pintura de alguém? Man, na moral, vcs fazem uma analogia no mínimo sem sentido
@RodrigoDGNH8 ай бұрын
Vocês poderiam falar do caso da menina que conseguiu fazer uma exposição em um shopping utilizando AI para fazer arte baseado no trabalho de Van Gogh
@eduardosenna36537 ай бұрын
Já era. Já coletaram tudo, hoje ela aprende só. Lutar contra isso é igual quando vieram os carros. É uma batalha perdida.
@leniltoncarvalho82657 ай бұрын
Os artistas poderiam mover processo não contra quem usa a IA, e sim as empresas desenvolvedoras de IA! SIMPLESMENTE 😂😂😂😂😂
@HelioTrinas8 ай бұрын
impossivel , outro dia uma arte de ia ganhou um grande premio de arte, nao vai dar certo querer ipor que é ruim, pode ser ruim pode ser bom, como acontece co9m muitos artistas tambem
@kometrod75718 ай бұрын
Não sei pq esse rolê me soa muito como o episódio da marcha contra a guitarra elétrica, parece uma luta contra moinhos de ventos
@limq98318 ай бұрын
não porque a rejeição é ao uso do trabalho alheio, não a ferramenta em si
@CamaradaRafa8 ай бұрын
Guitarra elétrica tem um artista por trás dela
@istefanemaria18 ай бұрын
Você não entendeu a discussão. Essa tecnologia em questão não tem autenticidade, é um conglomerado de roubos 😂 a única novidade é a geração de imagens através de prompts
@advcaparros8 ай бұрын
Pior no jornalismo. Uma colega jornalista denunciou empresa para o sindicato pois exige 100% de uso da IA. E alguns ramos do jornalismo praticamente acabaram... a produtividade é boa, mas precisa ter alguma humanidade nos textos.
@kleberoliveira53488 ай бұрын
Meu tataravô teve que imigrar de seu país para não morrer de fome, meu avô passou por um êxodo rural para trabalhar em indústrias para não morrer de fome, meu pai teve que se reinventar após perder o emprego em uma metalúrgica para não morrer de fome e ainda é autônomo, taxista, que até tentou ser Uber, pois quase passou fome, eu fui artesão 10 anos e tive que ir para CLT pra não passar fome e hoje sou professor e até quando vou me manter nessa profissão com o advento das IA? Meu filho faz Biologia e trabalha em restaurante. Dica para os artistas, quer se manter o máximo de tempo na profissão que está ameaçada pelas IAs? Não saiam das casas dos pais, se saírem, aluguem casas baratas, não tenham filhos, não consumam muita eletricidade ( está cara para um c******), ou seja, consumam o mínimo possível. É triste, mas é a realidade que vejo. Nosso inimigo é o Capitalismo, não adianta brigar contra as máquinas a vapor.
@victorharri8 ай бұрын
Voltei só por causa da sula mas não vou ficar mt, nada dito nesse video tira o facto q o alvaro se comportou como um idiota por mais de 3 dias no twitter, desmerecendo e ironizando o problema e tirando de idiota os artistas, pro final nem admitir q IA rouba artista. Enfim, boa sorte ae quem fica, e pra quando for a vez vcs serem os ridicularizados pelo alvaro ele pelo menos não seja escroto por tantos dias seguidos.
@hectorvido8 ай бұрын
E você está se comportando como aqui? Deixa isso pra lá cara, é muito fácil apontar o dedo para "figuras públicas", todo mundo erra, nem todo mundo dá o braço à torcer, bola pra frente.
@victorharri8 ай бұрын
@@hectorvido como um cara puto q foi feito de otario por 3 dias por um cara q eu admirava e acompanhava, assim q estou agindo.
@hectorvido8 ай бұрын
@@victorharri mas se eu bem entendi, ele não vai mais usar IA. Isso não anula sua raiva? Deveria, ao menos daqui a alguns dias.
@myway66498 ай бұрын
Com certeza é o efeito da surra que ele levou do Arthur 😅😅😅😅😅😅
@victorharri8 ай бұрын
@@hectorvido vc sabe o motivo do qual ele n vai mais usar a IA? n é pq ele entendeu, ou esta do lado dos artistas, palavras dele no ultimo video "NÃO VOU USAR MAIS IA, PERDEU A GRAÇA"' ISSO Q ME DEIXA PUTO A PORRA DO MALUCO DE 40 ANOS AGINDO IGUAL UM ADOLESCENTE
@kleiberpadilha40288 ай бұрын
Essa é a luta da formiga contra o elefante, o que resta ao artista é buscar meios de usar essas ferramementas de uma forma original.
@taketakk8 ай бұрын
Eu entendo os pontos da Ursula e concordo 100% que os artistas têm que defender sua arte e se fazerem ouvir. O que me incomoda no discurso é que as pessoas tendem a olhar suas áreas de atuação como tendo menos privilégios que as outras, e isso divide, assim como na luta de classes tentam convencer que um é mais proletário que outro. Ela falou que os ilustradores foram surrupiados, ao contrário dos dubladores que foram ouvidos, mas isso não é verdade, a geração de imagens é muito mais recente que a sintetização de voz, e o caso recente da Scarlett Johansson mostra que estão determinados a passar por cima dos direitos de quem quer que for. A diferença fundamental é que a ilustração é algo que o ilustrador faz, a voz é algo que o dublador é. Ela também diz que a arte não podia ter sido usada pra treinar a IA, e bem, eu não tenho certeza disso, a gente trabalha com colagem como obra derivada, os ilustradores aprendem estudando obras de outros artistas, eu não sei qual é o limite dessas coisas. Eu acredito muito mais no caminho da regulação e do pagamento de royalties, eu tenho certeza que muita gente vai se dispor a vender suas obras por uma boa grana pra treinar IAs, o capitalismo está aí pra transformar tudo que é custo em comoditie e garantir o lucro do capitalista.
@victorcardoso38398 ай бұрын
Essa comparação de colagem e "ilustradores aprendem estudando obras de outros artista" não é nem próxima de válida. Justamente pq a IA não funciona dessa maneira, ela não aprende, ela não sintetiza e não absorve conhecimento, não distingue. É um sistema baseado em regras e parâmetros que são literalmente roubados da obra de outros artistas. Se a IA hj conseguiu corrigir mão de 6 dedos é pq existe trabalho de outros artistas o suficiente no seu banco de dados pra que possa ser usado de parâmetro do que é correto e coerente, o ser humano estuda anatomia e assimila, não são as mesmas coisas. E sim, quando o problema bate de frente com músicos e atores holywood rapidinho tem uma solução pra evitar processo, pq esses sim são ouvidos. É mais difícil fazer isso pra artistas que são independentes. Então, assim "...a arte não podia ter sido usada pra treinar a IA, e bem, eu não tenho certeza disso..", tenha certeza de que não poderia ter sido feito.
@taketakk8 ай бұрын
@@victorcardoso3839 primeiro de tudo, agradeço por compartilhar sua opinião! Seus argumentos são válidos, mas veja, quando a gente fala em roubo, é necessário lembrar que esse termo está dentro do jargão penal, então o que eu quis discutir nesse sentido não são conceitos do que é aprender e do que é arte, mas do que a legislação cobre ou não, e é nesse sentido que eu digo que não sei se poderiam ter sido usados ou não. A gente sabe do exemplo da medicina, diversos procedimentos que hoje são ilegais não eram na época que foram criados ou realizados, a discussão ética muitas vezes não consegue se antecipar à inovação, portanto a legislação também é pega desprevenida. Foi bom que você citou a música, pois a música é um bom exemplo por ser arte e também matemática. Criação de música por computador já é uma realidade antiga, temos tecnologias como autotunning que não têm inteligência nenhuma, é só predição baseada no conhecimento que foi adquirido analisando as composições e os padrões que diferenciam cantores afinados de desafinados. A gente defende (eu pelo menos) muito o funk como manifestação cultural, o funk tem uma história que remonta o uso de máquinas para criação de música a partir de samples, o próprio batidão do funk é uma apropriação dos atabaques dos terreiros, é som gravado que passa a ser remixado exaustivamente. E volto a questionar sobre os reacts, pois a gente discute hoje a regulamentação das mídias e muita gente é contra o pagamento de royalties por quem usa notícias produzidas por empresas de jornalismo como matéria-prima, e é gente fazendo dinheiro com conteúdo de terceiros, e muitas vezes essa prática diminui a audiência desses terceiros, muitos vídeos de canais como o Meteoro eu acabei não assistindo no canal porque já tinha visto inteiro num react. Eu entendo todos os pontos que são levantados, alguns eu concordo, outros não. É importante ter cuidado com afirmações categóricas, como a "tenha certeza de que não poderia ter sido feito" deixada no final do seu comentário, porque o que nos move não são as certezas, são as dúvidas, e essa discussão não seria polêmica se não houvesse espaço para debate. Eu tenho bastante dúvida se haveria impedimento legal para uso de artes no treinamento de IAs, e eu acho que eu não tenho repertório pra discutir a moralidade também, porque até hoje eu não achava problemático ter comprado uma camiseta com a Monalisa estampada quando visitei o Louvre, nem que pessoas andem na rua com camisetas do Che Guevara, que é uma arte que eu nem sei qual é o autor, nunca tinha parado pra pensar nas camisetas que já tive do Calvin e Haroldo (até onde eu sei, o Bill Watterson nunca licenciou suas obras) e tampouco me questionei se eu devia ter feito uma camiseta do Charlie Brown pra mim.
@nanynony18 ай бұрын
O ego do meteoro está afundando eles.. ta feio de ver
@danieldesigneroito8 ай бұрын
A maior mentira é de que os trabalhadores artistas foram os primeiros a serem precarizados por tecnologias. Os primeiros trabalhadores a serem precarizados pro tecnologia foram os trabalhadores agrícolas, com a introdução de equipamentos como tratores e colheitadeiras, o que gerou um exodo rural. Eu sou ilustrador a mais de 20 anos e nunca reconheceram o meu trabalho, e tem um monte de artistas que fazem seus trabalhos, apresentam na rua e ninguém paga, ou acha absurdo o que eles cobram. Outro ponto: agora pegam os trabalhos dos artistas sem perguntar a eles: isso sempre aconteceu. infelizmente, não estou falando que é certo, mas sempre aconteceu. quer seja em forma de plágio, de usar a obra de um artista como se fosse da pessoa que roubou e n do artista, ou de artistas que pegam imagens de outras pessoas e as utilizam para colagem. E ai entra o questionamento: o que é uma arte preguiçosa? Uma arte feita em 5 minutos? Na paulista tem um monte de ilustradores que fazem caricaturas em 5 minutos e se pode justificar que a arte dele n é preguiçosa pq o ilustrador estudou uma vida inteira para conseguir fazer aquela arte em cinco minutos (não é dom como o povo diz). Eu não sou contra as IAs, mas sou contra do jeito que está, onde não há legislação alguma, onde as IAs são usadas a torto e direito sem pensar nas consequencias. Mas elas serão utilizadas mesmo assim pelas pessoas, quer seja para adiantar projetos, como criar tumbs de KZbin, como o Alvaro estava fazendo e não vejo mal nisso, o problema é de onde as IAs se alimentaram para criar as imagens, mas que elas serão usadas serão. Um exemplo clássico da publicidade: antigamente tinham um monte de profissões nas agências que hoje praticamente não existem, tipo fotógrafos. Quando surgiram os bancos de imagens as agências pararam de solicitar tanto o trabalho de fotógrafos publicitários, ainda mais com o desenvolvimento do 3D, mas em alguns casos ainda se utiliza sim o trabalho do fotógrafo para algo específico, mas não é tanto como antigamente. Havia o montador, que montavam pranchas de layout, hoje não existe mais. A extinção de profissões em massa é algo que a União Européia já falava que aconteceria nessa década desde 2018. Sim artistas perderão seus empregos sim, infelizmente, mas isso não é por conta das pessoas utilizarem IA, é por conta do nosso sistema capitalista, que visa a automação no máximo de setores possíveis para poder demitir trabalhadores e aumentar o lucro para os donos das grandes empresas. A discussão tem que ir muito mais além de "ah sou contra IA", sendo que todo mundo está usando agora, e ir mais em como mudar esse sistema que vai gerar demissões em massa em todos os setores. E quando vejo essa discussão, a maioria dos artistas que vejo reclamarem são os de classe média, que sempre tiveram acesso a tudo, já os de periferia que sempre foram uns ferrados, bem esses sempre serão infelizmente, a diferença que quem sempre teve visibilidade estão sofrendo o mesmo que os da periferia. N to falando que isso é bom, mas a classe média, n só no Brasil, mas no mundo, com o avanço da tecnologia, vai começar a sofrer o que as classes mais baixas sempre sofreram.
@eliascosta88328 ай бұрын
Cara, meteoro ja foi um canal absurdamente incrivel. Não é essa AI que é o problema, é uma pena esse canal incrível está assim.
@MarceloNevesAsh8 ай бұрын
Cara, penso o mesmo, e isso e meio triste... Mas, desejo o melhor para eles e que um dia voltem a ter aquela vibe.
@anakinpendragon8 ай бұрын
Uma imagem feita por IA , ela nunca vai fazer exatamente oque você quer, até um artista tem dificuldade em traduzir oque outra pessoa descreve, mas ainda sim, o artista vai fazer algo infinitamente mais próximo do que o cliente quer.
@lucneSun1178 ай бұрын
Minha "opinião", não roubaram."Deram" espaço nas redes e quem aproveitou esse momento do mercado aproveitou. As pessoas não tem noção das implicações de jogar seus dados nas plataformas, mas isso ja nao é problema das plataformas (elas especificam seus termos em contratos digitais que são fáceis de entender😊)! Foi uma arapuca que você caiu achando que iria ter um espaço de graça pra encontrar job etc. O mercado vai mudar seu conhecimento não vai se tornar inútil só por isso. Você só vai ter que ser criativo em formas de conseguir dinheiro se quiser viver disso.
@nihk52348 ай бұрын
Uma mudança no campo cultural NÃO é suficiente. Isso é briga política!
@Caveirao12348 ай бұрын
Muito show o video, a música Computadores Fazem Arte, de Chico Science e Nação Zumbi, com uma pequena mudança na letra, inserindo "aspas" na palavra artistas, gera um tom irônico e resume bem a situação de hoje em dia. Letra Computadores fazem arte "Artistas" fazem dinheiro, dinheiro Computadores fazem arte "Artistas" fazem dinheiro, dinheiro Computadores fazem arte "Artistas" fazem dinheiro, dinheiro Computadores fazem arte "Artistas" fazem dinheiro, dinheiro Computadores avançam "Artistas" pegam carona Cientistas criam o novo "Artistas" levam a fama Computadores avançam (Computadores avançam) "Artistas" pegam carona Cientistas criam o novo (Cientistas criam o novo) "Artistas" levam a fama Computadores fazem arte "Artistas" fazem dinheiro, dinheiro, dinheiro Computadores fazem arte "Artistas" fazem dinheiro, dinheiro, dinheiro.
@xpqzl81738 ай бұрын
mas a letra não tem aspas e foi feita justamente dizendo que os artistas se adaptam a tecnologia. Chico Science e Nação Zumbi eram a favor de abraçar o avanço tecnológico pra criar arte, ouvindo qualqer disco e lendo qualquer entrevista com eles fica claro essa posição. Não distorçam o que ele cantava pelo amor das parabólicas enfiadas no mangue.
@xpqzl81738 ай бұрын
Não distorça o que Chico Science cantava pelo amor das parabólicas enfiadas no mangue. Ouvindo qualquer disco deles fica claro que ele falava sobre os artistas se apropriarem da tecnologia pra fazer arte.
@Cas5555Ай бұрын
Um desenhista humano também cria a sua obra baseado em todas as imagens que viu na vida, todas as obras de artistas semelhantes que visualizou e/ou estudou, enfim em toda a quantidade de informação que está armazenada na sua mente. Se ele desenha um corpo humano, essa imagem não vem do nada, mas sim de uma quantidade de informação coletada por ele até aquele momento, somada à sua imaginação para condensar e combinar todo esse conteúdo. A IA faz exatamente a mesma coisa. O método é o mesmo. Essa desenhista com certeza também tem em suas criações influências estilísticas de diversos artistas que conheceu durante sua trajetória. O avanço da IA sobre a sociedade humana é irreversível e muitas tarefas serão absorvidas por essa tecnologia. Com relação à dublagem, a proposta mais atual é de que sejam utilizados samples da voz original do artista, com dublagem para todos os idiomas onde a obra for distribuída. Não haveria a necessidade de dubladores e não seriam utilizadas amostras de suas vozes.
@julionogueira11498 ай бұрын
Borbra, nao se dobre a xingamentos e ofensas de uma classe artistica TOTALMENTE DESPOLITIZADA.Sou artista ha mais de 25 anos. Mete iA sem dó fio. Tentar deter as tecnologias, NUNCA deu certo. Usemos pro bem. Senao a extrema direita e os capitalistas vao usar, enquanto estamos usando carvao e giz p fazer thumbs pra videos? A unica coisa q pode vir desta treta, é os artistas digitais, tao despolitizados, passarem a ter educação politica. Se calam diante de qq calamidade, como foi a eleicao de Bolsonaro.
@VinnyRigo8 ай бұрын
A gente enquanto sociedade reduz o valor da arte ao preço do produto artístico e por isso nós profissionais da cultura somos aprisionados nas lógicas de mercado, acho ingênuo o pensamento de associar a IA à baixa qualidade já que no quesito produto a IA entrega qualidade, em larga escala de produção, em tempo mínimo, e no menor custo possível, ou seja é o ideal depravado do mercado. E mais, a velocidade na qual as ferramentas estão evoluindo sempre será assustadoramente exponencial e é mais assustador ainda ver que não sabemos nos defender dos abusos a tempo. Vejo total sentido na luta pelos direitos à propriedade intelectual e na urgência da regulamentação para a método de construção do banco de dados das IAs, mas em relação aos ataques ao Álvaro ou a qualquer indivíduo (não falo de corporações) que utilize a ferramenta me parece uma ação desesperada, já que por não sabermos direito como nos defender decidimos atacar o alvo que está convenientemente mais próximo. Dizer que "a esquerda" deve abolir o uso da IA é bobagem. Um bom começo é tentar selecionar desenvolvedores de IAs que sejam éticos - pelo menos um pouco mais - e que busquem fugir do ideal de um capitalismo sádico, desenfreado e que precariza trabalhadores.
@brupaso138 ай бұрын
obrigada!! é isso!! sensato e realista!
@marcovallim13008 ай бұрын
Eu não tenho nenhum problema se artistas utilizarem IA para ganharem produtividade (ainda mais nas escalas industriais necessárias hoje em dia) nos seus respectivos trabalhos, contanto que a IA seja um meio e não o fim. Talvez no futuro seja possível artistas "calibrarem" uma IA para replicar seu próprio estilo e o uso dessa IA ser restrito a essa pessoa. Mas não gosto da ideia de pessoas que não são artistas utilizando IA para substituir trabalho de artistas
@luka_hash8 ай бұрын
As IAs so deviam ter sido treinadas com conteudos de dominio publico. Ai sim ia ser foda
@Kumodot8 ай бұрын
Ela pode. Na real quem usa é que decide que modelo usar, e é técnicamente possivel optar por usar um modelo assim, ou quem usa usar seu proprio modelo.
@luka_hash8 ай бұрын
@@Kumodot Acho que você não entendeu o meu ponto. Entendi o que você quis dizer, mas credito que não deveria existir IA sem ser treinada dessa forma. Mesmo que seja possível, não é o mainstream nesse meio
@turbasdd8 ай бұрын
Meteoro, já que está em prol dos artistas, podia valorizar a classe e contratar o pessoal para fazer as thumbs, né? Isso que seria mais justo, que experimentar a criação de imagens na ferramenta de uma plataforma, que não tá pagando nada e nem pedindo autorização formal aos criadores das artes, que são usadas no treinamento do software.
@guumex_tattoo8 ай бұрын
Sula❤
@eduardobinks8 ай бұрын
Filho erra, mãe educa
@lucianazanoni71958 ай бұрын
Nada contra ia em certos setores. Se trocarmos políticos por robôs seria mais eficiente e barato
@victorsilva35937 ай бұрын
Artistas não organizados só podem chorar na net enquanto um monte de gente usará e já era. Diferente da dublagem e música. O único jeito é os artistas se unirem pra pressão em massa.
@wagnerarcieri8 ай бұрын
23h59: Sabemos que o Boicote a ferramenta não vai funcionar. 00h00: Gostaríamos que a Esquerda Boicotasse a ferramenta. Genial
@vhf8 ай бұрын
neoluditas
@antoniowagnerfogo8 ай бұрын
Assistam o filme "SIMONE" com Al Pacino...!!! Procurem em canal de Stream é muito bom, no cas0 aí "SIMONE" não é um nome de mulher e sim de uma sigla da junção de duas palavras SIMulator ONE...!!!
@jjknitter62477 ай бұрын
Estou vendo todo um trabalho criativo sendo desprezado por uma ferramenta que plagia e cria formas antiéticas e muitas vezes feias, ainda por cima. Não podemos barrar a tecnologia, mas podemos pleitear a sua regulamentação...O debate que o Álvaro levantou é muito válido.
@ThiagoAmaralRibeiro8 ай бұрын
Acredito que os grupos profissionais que não sofrerão tanto são médicos, advogados... grupos com sindicatos fortes. Futuramente, acredito que você precisará de receita médica até para comprar Dorflex, pois assim não vão competir com IAs. A arte é uma classe com bom discurso, mas não muito pragmática.
@geronimobb8 ай бұрын
Sério que ela acha que o pessoal de esquerda é engajada nisso?
@bsdrago8 ай бұрын
essa discusssao é uma discussao ruim. artistas fazem o que a IA faz o TEMPO INTEIRO, A TODO MOMENTO. A LEI reconhece isso, inclusive. Ela nao da autoria a maquina, somente pessoa fisica. (em se tratado ded autoria por maquina). Mas centralzir a discussao a "quem entende da discussao", parece que so tem vez de fala quem é (supostamente) artista. Todo o movimento contra proteção excessiva de direitos autorais/patentes estao errados entao? Esse boicote é meio que estar em estado de negação. Essa defesa de trabalho sobre "faltar profundidade" é negar a evidencia de que algo nao precisa ser excelente, somente bom o suficiente. O uso de imagens de IA é exatamente isso. Nao rpecisa ser perfeito. A comunicação ocorre. Esse trem ja partiu.
@rswatzl38 ай бұрын
Uma ponderação. Quando aprendemos algo novo, partimos do que já foi feito pelos outros antes de nós. Mesmo quando inventamos. É assim com a literatura, com a música, com a ciência, com tudo. É um processo de aquisição de repertório. Nesse sentido, se a crítica for só em termos de “apropriação não autorizada”, não estamos livres do próprio ferrão: nós fazemos exatamente a mesma coisa, modificando, adaptando, melhorando, o que já foi feito. Eu acho que não deve ser por aí. A crítica não deve caminhar no sentido da “apropriação não autorizada”, mas no fato indiscutível de que uma IA faz isso em minutos ou mesmo segundos, ao passo que nós levamos uma vida inteira. Bom dia, turma.
@kometrod75718 ай бұрын
Irretocável teu comentário, irmão. A grande questão é que a tecnologia está ai, e veio pra ficar, quem não se adaptar vai dançar
@phasisart8 ай бұрын
o problema fica em "de onde a ia tira sua base de dados para fazer tudo em minutos?", e chegamos no uso indevido de trabalho de milhares de artistas, incluindo artistas já falecidos que a família pediu muitas vezes para não usarem seus trabalhos para treinar ias (nos casos treinaram ias para replicar exatamente o estilo dos artistas falecidos mesmo depois dos pedidos de familiares, uma grande falta de respeito). isso dói muito, porque nenhuma plataforma perguntou antes, ninguém foi ético e disse com todas as letras "queremos usar suas fotos e dados para treinar ia" antes de fazer (a Meta avisou só depois de começar a usar, Tumblr deu a opção de não deixar mas primeiro tivemos de achar a opção e desativar a permissão porque ela foi incluída já dizendo "sim, pode usar"). Usar imagens como referência e inspiração jamais será o mesmo que usar de má fé o trabalho de outras pessoas para treinar uma máquina e lucrar com isso. O buraco é bem, bem mais embaixo. e aqui comentaram sobre "se adaptar" porque ia veio pra ficar. só diz isso quem não vê o uso maléfico que ia trás. começou com desenho mal feito de anime, depois copiar vozes que até foram usadas pra forjar comerciais com voz e rosto de médicos falando de produtos duvidosos ou criminosos, para fotos indecentes de meninas (e um dos casos resultou em um fim infeliz para a menina). boicotar ias é preservar o trabalho de artistas, dubladores e escritores (e outras áreas) e também cuidar da segurança de todas as pessoas. antes de falar sobre a última parte ser um exagero, só imagine se a criação de fotos indecentes fossem suas ou de gente próxima de você (amigos, família), apenas sinto medo e desespero porque já é uma realidade, infelizmente.
@rswatzl38 ай бұрын
@@phasisart então, mas o que as IAs fazem é o mesmo que nós. Quando você escreve uma crônica ácida e bem feita, certamente buscou em Nelson Rodrigues sua base. Quando faz um desenho estilo mangá, foi porque já estudou muito os artistas japoneses. A questão não é o “plágio”. Dada uma definição bem ampla (e realista), todos plagiamos todos o tempo todo. O problema está na velocidade com que a IA consegue fazer isso e na escala. Elas levam minutos ou talvez segundos. Nós levamos a vida inteira. O que eu entendo é que isso não pode continuar sendo terra de ninguém. São necessárias regras.
@rswatzl38 ай бұрын
@@kometrod7571 vamos precisar nos adaptar. Mas essa adaptação não pode partir de um ponto de vista totalmente darwiniano, como aconteceria se a competição fosse com um organismo biológico. Não é. E como não é, a coisa toda precisa levar isso em consideração.
@phasisart8 ай бұрын
@@rswatzl3 credo. Se você acha que plágio e inspiração é a mesma coisa, precisa revisitar o significado de ambas as palavras.
@pigmaleon71228 ай бұрын
Mestra Sula
@paulohenriquegomes16658 ай бұрын
O foda é que todo mundo que upou imagem na internet cedeu os direitos, entao meio que foram vitimizados antes de saber que poderiam ser no futuro, UMA FUCKING DESGRAÇA
@julionogueira11498 ай бұрын
carai, os artistas sao uma classe incrivelmente ingenuas e descolada da realidade... espero q aprendam politica neste processo de conversar com o campo progressista. Mt idealismo totalmente inaplicavel dentro do sistema capitalista.
@tcholloventura8 ай бұрын
Que pena que eles não tem contato com você que é um progressista visionário e a frente do seu tempo né? kkkkkkkkkkk tnc
@julionogueira11497 ай бұрын
@@tcholloventura mt bom seu argumento rapaz. Risadinha e xingamentos, gostei do nivel. Veio aqui apenas para assina e confirmar exatamente o que descrevi no comentário inicial?
@ValterJunior5558 ай бұрын
Infelizmente quem não é um artista tão bom ou meia boca, vai ser substituído. Não só nisso mas em tudo.
@ValterJunior5558 ай бұрын
Isso que ainda não chegamos nas cirurgias.
@istefanemaria18 ай бұрын
Digamos que os profissionais medianos vão ser varridos e aquele velho 5% vai continuar no topo com os melhores salários, melhores contatos e assim sucessivamente!
@Richard5317 ай бұрын
Tudo que for feito por mãos humanas sempre terá o seu valor unico. Mas a evolução como industrial, televisão e I.A. são irreversiveis e vem para ficar. Tragicamente afetando muitos e nos vamos nos adaptando ao novo mundo. Ir contra essas evoluções que geram o capitalismo, gera um desgaste muito grande, mas deixa uma profunda reflexão sobre a historia da humanidade. Abraço Richard Rodrigues.
@outpoorcamping35168 ай бұрын
Assim como a riqueza não é produzida de maneira individual. A riqueza é produzida pelos meios socializados. A arte do artista só é produzida pelo meio social que ele está inserido, como inspiração e suporte de sobrevivência. É um tema complexo.
@PauloCastilho8 ай бұрын
Uma consideração sincera, Alvaro e pessoal: algue´m que cria na inteligência orgânica e analógica é original 100%? Ou inspira-se nas referências que criaram o próprio repertório, baseado no consumo de artes e mídia que a pessoa tem na vida? Isso é plágio, criar algo novo querendo ou não, de forma consciente ou inconsiente, baseado naquilo que vc aprendeu? No meu ver, as AIs apenas fazem isso de forma acelerada e impessoal... Longe de querer definir qq coisa aqui, trago este ponto de vista pra ser refletido. Chacrinha já dizia que nada se cria, tudo se copia!
@fernandohiar99858 ай бұрын
A classe dominante domina o Estado, por isso que a corte favoreceu a empresa.
@TitularesIngressantes8 ай бұрын
IA cria slides e conteúdos de aulas e professores têm sido obrigados a utilizá-las em SP?
@fernandocruz49748 ай бұрын
O Álvaro e a Ana não mereciam esse cancelamento de pessoas que eles admiravam. E o pior, a Malhação do Judas veio de pessoas que toda a comunidade acompanha e admira o trabalho. O Meteoro sempre se compadeceu dos trabalhadores precarizados pois eles também o são - assim como os ilustradores, artistas digitais, jornalistas, etc. Confesso que me desapontei com as atitudes de muitos ilustradores e artistas digitais no Twitter tamanho o massacre. Acho que não os admiro mais.
@AEMS23238 ай бұрын
Isso! E infelizmente a atitude do Álvaro depois (apesar de eu entender o lado dele) mostra o quanto a nossa necessidade de conexão dificulta a nossa autenticidade. Se o ataque não fosse feito por pessoas que eles admiram e respeitam, talvez um contraponto mais justo fosse apresentado. Entendo o porquê da classe artística estar inconformada, mas quando alguém parte para atacar de forma tão voraz e agressiva alguém, a única coisa que consegue gerar de quem não está tomado pela raiva, é repulsa. Lamento por eles. Que evoluam.
@catarinazs8 ай бұрын
Também achei desproporcional e improdutivo. Se vc entende que aquela pessoa está ao seu lado na luta, uma discussão saudável gera mais solidariedade e mais força pra sua causa. Lamentável a agressão que sofreram
@32rag8 ай бұрын
Ela é bem intecioanda, mas o problema de não ter uma leitura materialista a fez ir por caminhos muito subjetivos. Uma IA mediana já é melhor que a arte de 90% das pessoas, a melhor IA será insuperável para qualquer um de nós, é inútil ir por esse lado. A questão é trabalhista, remuneração, regulamentação e direitos, ponto.
@PauloCastilho8 ай бұрын
Me lembro que quando ado era mais moleque e tinha banda de rock, onde eu tocava guitarra, coisa mais comum de perguntar pra colegas e ver em entrevistas dos ídolos musicais a pergunta: quais são as suas influências ou referências? E aí vinha um número enorme de artistas que influenciavam o som e a criação de outros... Jamais vi alguém reclamar de não receber direito autoral por ser influência de alguém que cria algo novo, baseado no próprio repertório de formação artística, com o que se consumiu até aquele momento... Isso faz sentido? Acham que criar com base nas referências que temos seria plagiar? O que as AIs fazem diferente disso? No meu ver, elas apenas aceleram e potencializam isso a uma escala geométrica jamais vista na humanidade...
@eduardorosseti58328 ай бұрын
Boa
@cienciaparaquemquer8 ай бұрын
Acho que tem que cair a ficha, estamos todos aqui pela hora da morte, pagando boletos inflacionados com renda defasada enquanto algumas centenas de bilionários estão se transformando em dezenas ee trilhonarios. Perdemos. Poucos tomaram conta de tudo e de quase todos.
@Somereasonstolive7 ай бұрын
esse alvaro é mt hipocrita e faz um desserviço a esquerda, n eh atoa q queimou seu filme
@urbancarvalho84978 ай бұрын
Infelizmente isso não tem volta. Agora eles plageiam, depois as máquinas vão criar
@AxlRude8 ай бұрын
Seria o caso de "zerar" os vancos de dados das IAs?