Existimos graças a um público disposto e generoso. Você pode ajudar a manter nosso projeto vivo, mas só se você quiser: Chave Pix: pixmeteoro@gmail.com
@ViniciusMirandaWork2 жыл бұрын
Up
@fsarapatel35152 жыл бұрын
Finalmente voltaram com esses mini documentários. Esse era melhor conteúdo do Meteoro, agora boa parte dos vídeos são passando pano e promovendo alguns políticos
@tacianotavares60072 жыл бұрын
qual a musica do final do vídeo ?
@jeffersonnogueira29332 жыл бұрын
Fica na ilha do governador, no centro do Rio de Janeiro
@edisonribeiroleite12842 жыл бұрын
Uma árvore de livros bons, mas acaba com a terra , se plantar um pé eucalipto num banhado seca o banhado perto de uma nascente, seca a nascente. Como é bom? Só prá quem quer ter resultado imediato , como ganhar dinheiro e destruir o meio ambiente. Será que compensa?
@ingoise2 жыл бұрын
Meus caros, sou pesquisador em restauração ecológica da Embrapa em Sinop, no Mato Grosso, e vocês não tem ideia do deleite que tive ao ver essa reportagem. Meu comentário aqui refere-se aos aspectos técnicos e científicos, e devo dizer que vocês estão de parabéns pelo excelente conteúdo, especialmente na parte em que mencionam o estudo do Pedro Brancalion e do Nino Amazonas, meus colegas da época em que passei pela ESALQ. Plantar as espécies certas, nos ambientes certos e respeitando as populações que ali coexistem, é isso! Ah, se me permitem uma sugestão, aqui no MT há duas grandes redes de coletores de sementes de espécies nativas: a do Xingu e a do Portal da Amazônia. Vale uma pauta, hein! Continuem esse bom trabalho!
@SergioEuclides2 жыл бұрын
up para o meteoro ver.
@mayconmick18802 жыл бұрын
sou de sinop também, um abraço.
@brunomagalhaes58952 жыл бұрын
Fiquei feliz pela sua felicidade ao ver um vídeo que é do seu campo de estudo, posso imaginar o quanto você gostou do vídeo. Parabéns aos seus amigos e também a você por estudarem e se preocuparem com nossas florestas.
@Luciana.4892 жыл бұрын
Falando nas redes de sementes: vocês já assistiram ao curta Fazedores de Floresta? Está no canal do Instituto Socioambiental aqui no KZbin!
@luizcarlosjuniorrahal22762 жыл бұрын
Tento 7500he a venda na Barra do Garça se ter interesse Ingo…abraços
@vivianedarosa5862 жыл бұрын
No meu ponto de vista, sendo bióloga e tendo feito várias pesquisas sobre árvores nativas e agroflorestas, e tendo trabalhado há anos pesquisando a campo e em laboratório este assunto, posso afirmar que os estudos mais recentes, inclusive um que saiu semana passada na Nature, nos mostram que o problema não reside no eucalipto em si, a planta não é vilã e nem drena o solo como muitos acreditam. O problema que causa a pobreza nutritiva do solo é a monocultura em si. O Eucalipto, quando plantado em agrofloresta em consórcio com outras árvores e culturas anuais é um excelente produtor de matéria orgânica, e um dos principais seres que auxiliam no sequestro de carbono na atmosfera. Resumindo, o eucalipto é uma excelente planta, o problema está na monocultura! Agroflorestas são o caminho para uma agricultura sustentável e digna. Reitero: não existem provas científicas de que o eucalipto seca o solo. O que seca o solo é a monocultura, de qualquer espécie. Corrija esse ponto, se possível.
@ingoise2 жыл бұрын
Isso aí, Viviane!
@juancastro87152 жыл бұрын
Se você apoia sua tese na ciência, então mais uma para meu conhecimento. Outra, creio que no Centro-Oeste (Goiás) conviviam tranquilamente o cerrado e o matogrosso goiano.
@MrK92SK82 жыл бұрын
É isso! Tem que plantar estratificado e bio diverso
@patriotario99922 жыл бұрын
Na minha opinião é uma floresta falsa 😑! Não dá frutos, não alimenta animais como um ecossistema normal,e ainda toma o lugar de espécies nativas menos resistentes. Mas claro imagino que se for desmatada da um bom 💸💵💰 para o responsável.
@fsarapatel35152 жыл бұрын
Um texto imenso e não disse nada. Fiquei tonta com essa confusão na escrita aí, moça
@caionakano13072 жыл бұрын
Eu moro no interior de São Paulo, perto de Mogi das Cruzes e Suzano. Faço trilhas em Salesópolis, Biritiba Mirim, Bertioga e na Serra do Mar, região maravilhosa com fauna e flora densa e diversas, diversas cachoeiras, entretanto é possível ver muitas partes dessa região - principalmente Salesópolis e Biritiba - tomada por eucalipto. Diante disso, o que sinto é tristeza pois ao andar entre os eucaliptos não se vê animais nem outras espécies de plantas como mencionado. É perceptível que ali não é o lugar dele.
@masterbolsok10252 жыл бұрын
legal, ô inocente, o negócio é tentar atacar tudo que o Brasil produz (soja, eucaplito) pra ver se vai tudo à falência e a esquerda volta com o discurso da "salvação". Já conhecemos essa tática. Tentem outra coisa que dê menos na cara... Não tem nada de científico nisso, tem politicagem pra caracoles... o Lulladrones defende petróleo da Petrobrás, cadê a ecologia nisso? se liga nas paradas.
@filosofiaagroflorestal23102 жыл бұрын
Eu amo vocês!!! E finalmente vocês falaram sobre AGROFLORESTA!! Espero que se interessem e falem cada vez mais sobre!
@filosofiaagroflorestal23102 жыл бұрын
💚💯💪🌿🌴🌳👏🙌🙌🙌
@beatrizgagete66762 жыл бұрын
também aguardava ansiosamente pela agrofloresta neste canal! Assim como outras tecnologias socioambientais! vivaa
@gabrielpaxeco33192 жыл бұрын
Já ia comentar, tomara que façam um sobre agrofloresta
@celovitor2 жыл бұрын
Foi incrivel quando chegou em agrofloresta e o uso agroecologico na regeneracao de area degradada. Pf continuem eplorando mais !
@wevertonbio2 жыл бұрын
Agrofloresta tá na minha lista de pautas, mas especificamente na lista "pautas que eu quero escrever mas o assunto é tão bom que eu preciso de tempo para conseguir fazer um material a altura do tema". Mas fé que um dia sai hahaha
@vitorvannozzi2 жыл бұрын
Como engenheiro florestal, devo concordar com o vídeo e reiterar que a árvore em si não é o problema. O problema mesmo é o manejo mal feito das florestas. No passado, muitos erros já foram cometidos, mas felizmente, as empresas estão se preocupando cada vez mais com essa questão ambiental, em especial com as relações da floresta e água. Um ponto que discordo é em relação à biodiversidade que existe ao redor dos plantios de eucalipto. Se pegarem para ver os dados, dá para ver que essas florestas plantadas protegem uma área enorme de APPs e Reserva Legal (bem mais do que a agricultura por exemplo), o que aumenta a conectividade dos fragmentos florestais. Por fim, outro ponto interessante de se levantar é o fato de que precisamos de madeira para abastecer as fábricas de celulose. E nesse sentido o eucalipto é sensacional, porque produz muito bem. Se fossemos usar a Amazônia em vez de florestas plantadas, precisaríamos de uma área 8 vezes maior a ser utilizada. Ou seja, o eucalipto, se bem manejado e se forem tomadas as devidas precauções ambientais e sociais, pode ser sim um aliado para uma produção sustentável.
@warlenmaldonado99782 жыл бұрын
Vitor, a maioria das empresas está se preocupando, mas, existem algumas que ainda cometem abusos, e com o enfraquecimento dos orgaos fiscalizadores, a situação vai ficando precária, e na mente do brasileiro médio, que não busca informação relevante acaba tudo sendo a mesma coisa, o que é muito triste.
@lepapillonjaune99492 жыл бұрын
Vc se formou aqui na UFV?
@vitorvannozzi2 жыл бұрын
@@lepapillonjaune9949 formei na ESALQ
@paulofernands2 жыл бұрын
Gente.. procurem sobre Ernst Götsch e o CEPEAS. CENTRO DE PESQUISA EM AGRICULTURA SINTROPICA
@cayopisa2 жыл бұрын
Ernest Gostch o maior agroflorestor do Brasil, Meteoro vale muito falar dele
@cafeervamate2 жыл бұрын
Podiam demais!!! o sistema sintrópico precisa ser difundido!!
@matheuslucas82642 жыл бұрын
Nossa, acho incrível a qualidade do conteúdos do Meteoro Brasil, um dos poucos canais que realmente acompanho fielmente a mais de um ano
@NTav5402 жыл бұрын
Nada pode ser melhor do que a floresta que ja' esta' la'. Entao, se vai haver reflorestamento, o ideal e' plantas nativas e diversificadas. Uma floresta como a Amazonia, criadora de rios, e com a maior biodiversidade do mundo, ou o cerrado, tambem criador de aguas, com porosidade criada pelas raizes profundas de suas plantas nativas, nada pode substituir.
@NTav5402 жыл бұрын
@@telmayoussefian4065 Melhor ainda e' veganismo.
@masterbolsok10252 жыл бұрын
não... o negócio é tentar atacar tudo que o Brasil produz pra exportar (soja, eucaplito) pra ver se vai tudo à falência e a esquerda volta com o discurso da "salvação". Todos nós já conhecemos essa tática. Tentem outra coisa que dê menos na cara... Não tem nada de científico nisso, tem politicagem pra caracoles... o Lulladrones defende petróleo da Petrobrás, cadê a ecologia nisso??? Esquerda nunca mais, preocupação zero com empregos já que o deles (funça público) está garantido.... se liga, inocente.
@Guarlaon2 жыл бұрын
12:49 Brasileiro não vê campo como natureza. E quando vê uma floresta de eucalipto onde era campo acaba acreditando que isso é positivo, que agora tem natureza ali. Sendo que a biodiversidade campestre foi totalmente alterada... No Pampa a situação é crítica! A gente precisa de forte educação ambiental, legislação e planos governamentais.
@dricasilva45662 жыл бұрын
vdd, precisamos de educação, educação, educação
@masterbolsok10252 жыл бұрын
kkkk, não brinca manow, o negócio é tentar atacar tudo que o Brasil produz (soja, eucaplito) pra ver se vai tudo à falência e a esquerda volta com o discurso da "salvação". Já conhecemos essa tática. Tentem outra coisa que dê menos na cara... Não tem nada de científico nisso, tem politicagem pra caracoles... o Lulladrones defende petróleo da Petrobrás, cadê a ecologia nisso? kkkk
@bolado88712 жыл бұрын
@@masterbolsok1025o que tem aver lula com a natureza, mané? Invenção da esquerda? Para de ser imbecil, perseguido.
@matheussanthiago96852 жыл бұрын
@@masterbolsok1025 eu poderia explicar o quão enganado vc tá, mas eu não tenho nem tempo e nem o giz-de-cera pra isso
@masterbolsok10252 жыл бұрын
@@matheussanthiago9685 vai kghar, amiguinho. O sujeito só está falando sobre eucalipto porque é a base de um dos produtos que o Brasil mais exporta, a celulose. Se não o sujeito nem se interessaria. Na ânsia de vômito de criticar tudo que se faz por aqui, mas o sujeito não aponta o que o Brasil devia produzir pra exportar, provavelmente livrinhos inúteis de filosofia do Paulo Freire... esquerdolixos tiveram 4 governos pra fazer alguma coisa e a solução deles foi criar 500 universidades públicas e todos fazendo cursos inúteis como Sociologia que não geram nenhum produto exportável. Tu não tem condição de explicar é nada.
@rafaellacal33842 жыл бұрын
isso que é foda, mesmo com informação e ferramentas para ajudar o planeta e as pessoas, no fim a escolha é sempre dinheiro....
@erik95072 жыл бұрын
é muito triste viver num mundo onde o meteoro brasil não tem um podcast no spotify
@afrocaatingahi-tech69682 жыл бұрын
Agricultura sintropica de Ernest gotsch, movimento mais inteligente que conheço para restaurar áreas degradadas produzindo alimento de qualidade, é uma honra fazer parte desse movimento, vamos juntos rumo a restauração dos ambientes.
@afrocaatingahi-tech69682 жыл бұрын
@@andreiaquandtmonteiro6694 Eu discordo em partes do seu argumento, a ideia da agricultura sintrópica baseada nas teorias e práticas de Ernest gotsch, tem a fauna local como uma das principais aliadas do manejo, incluindo a flora local, que segundo ele é o melhor tipo de vegetação para restaurar ambientes... algumas espécies "exoticas" são adotadas, mas com o intuito de dar suporte as plantas locais se desenvolverem, inclusive as plantas centenárias nativas... Quando vc me diz que a restauração ambiental não pode ser misturada com a produção de alimentos, isso só me mostra o quanto o ser humano está distante da realidade ecologica, todos os animais, incluindo nós, por muito tempo, obtivemos nossos alimentos da floresta, sem nenhum problema, muito pelo contrário, esse tipo de prática auxilia e muito na restauração em todos os aspectos, dê uma pesquisada melhor no tema e vc verá que a nível científico, é o que de melhor temos, é sobre inserir o ser humano no processo, não tem nada de errado em produzir alimentos e floresta, é completamente viável e já existem práticas, artigos e tudo mais para comprovar isso, é só pesquisar.
@Bujuguni2 жыл бұрын
Agroecologia é o futuro agora. Excelente! Obrigado pelo vídeo 🙏🏼
@SaxRuan2 жыл бұрын
Que vídeo necessário!! Parabéns ❤️👏🏾👏🏾👏🏾
@CristinaFerreira-v6g Жыл бұрын
Em Portugal foi a pior coisa que nos aconteceu. Arrasaram com a floresta autóctone, a biodiversidade, os solos, alguns cursos de água secaram e pior, temos incêndios de proporções épicas. Uma verdadeira catástrofe.
@murilozemaitis-santos92162 жыл бұрын
Oi galera.. tudo bem? Eu conheci a agrofloresta ou agricultura sintropica aqui na Australia com um amigo meu que tem implementado em varios lugares. Fizemos algum trabalho aqui na minha casa e o resultado e impressionate. To colhendo alguns frutos em menos de 2 anos . Tenho umas 4 arvores de eucalipto em cada canteiro. Se quiserem mando foto. Muito legal o video, informacao importantissima para todos...parabens novamente pra vcs!! Abraco
@arthurleite23692 жыл бұрын
Vocês são uma joia pra esse país, merecem um prêmio pela contribuição que vocês dão. Espero que esteja tudo caminhando bem na casa nova, um grande abraço a todos da equipe.
@marciaeduardo39392 жыл бұрын
Fantástica a matéria!!! Top😍😍😍Amo vocês!!!
@CristinaFerreira-v6g Жыл бұрын
Em Portugal foi a pior coisa que nos aconteceu. Arrasaram com a floresta autóctone, a biodiversidade, os solos, alguns cursos de água secaram e pior, temos incêndios de proporções épicas. Uma verdadeira catástrofe.
@lftklimeck2 жыл бұрын
Moro em Suzano SP, existe uma indústria de papel chamada "companhia Suzano" e ela só cresce suas plantações a cada ano, vemos uma floresta nativa destruída e uma nova plantação.
é né, o negócio é tentar atacar tudo que o Brasil produz (soja, eucaplito) pra ver se vai tudo à falência e a esquerda volta com o discurso da "salvação". Já conhecemos essa tática. Tentem outra coisa que dê menos na cara... Não tem nada de científico nisso, tem politicagem pra caracoles... o Lulladrones defende petróleo da Petrobrás, cadê a ecologia nisso? esquerda é uma piada
@lftklimeck2 жыл бұрын
@@masterbolsok1025 produzir com consciência e preservar a natureza é bom 👍 pois precisamos dela para sobreviver, dependemos um do outro pois vivemos em um sistema mas a ganância por dinheiro 💰 cega o ser humano ou vc acha que os empresários constroem indústrias só para criar empregos e ajudar pessoas ? 😅
@Carcaravoa2 жыл бұрын
@@masterbolsok1025 Melhor uma economia regular e emancipadora que depois se sustentará como império por milênios, do que vôos de galinha periódicos.
@alessandroflorencio95792 жыл бұрын
Os conteúdos do Meteoro Brasil 🇧🇷 são de excelente qualidade jornalística e científica 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@masterbolsok10252 жыл бұрын
kkkk, inocente, o negócio é tentar atacar tudo que o Brasil produz (soja, eucaplito) pra ver se vai tudo à falência e a esquerda volta com o discurso da "salvação". Já conhecemos essa tática. Tentem outra coisa que dê menos na cara... Não tem nada de científico nisso, tem politicagem pra caracoles... o Lulladrones defende petróleo da Petrobrás, cadê a ecologia nisso?
@matheus_henrique.b.a2 жыл бұрын
Que legal vcs falando de agroflorestas!!! Esse tema merecia um vídeo separado!!!
@felipenaves56692 жыл бұрын
Sensacional!!! ótimo trabalho de divulgação científica.
@portariacvb80482 жыл бұрын
Essa matéria foi maravilhosa, e aqui vai meu agradecimento.
@stfguardiaodaconstituicao11412 жыл бұрын
Amensalio, interação ecológica onde uma espécie produz substância que impede crescimento de outras espécies, também é chamado de antibiose!
@orlandop.dossantos25342 жыл бұрын
Parabéns pelas informações que ajuda a sociedade a não ser enganada prla propaganda do Agro pop que não poupa ninguém.
@ivomorais12842 жыл бұрын
Excelente vídeo, parabéns a todos.
@caioscorsatto28522 жыл бұрын
Show de bola. A mais completa explanação sobre o assunto que já ouvi!
@marcioalmeida63602 жыл бұрын
O eucalipto é um ser vivo formidável, que pode ser muito útil se manejado de forma racional. O problema está na monocultura, não no eucalipto.
@carinafreitas90332 жыл бұрын
Meteoro obrigada pelo conteúdo de qualidade sempre! amo esse quadro voltado a ecologia
@marcosstroschein22952 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo!!! Sempre é bom ouvir falar sobre sistemas Agroflorestais e manejo sustentável de florestas. :)
@Shideravan2 жыл бұрын
*Meteoros maravilhosos voltaram com tudo com os vídeo ensaios*
@Matheusbeijaflor2 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho 👏👏👏👏 sou fã e grato pelas informações e visibilidade que dão as coisas que são importantes
@cristiandrade88622 жыл бұрын
Parabéns pelo jornalismo de qualidade
@lucastor1232 жыл бұрын
Conteúdo de qualidade sempre, obrigado meteoro
@matheuspalhares38182 жыл бұрын
Por favor façam mais vídeos com a temática ambiental!
@gabrielladarela11052 жыл бұрын
A Mais na Região. Norte de Santa Catarina é forte e Eucalipto uma tora é nota .👍👍
@eliobonanno99612 жыл бұрын
O Brasil poderia e deveria ser sempre pioneiro em boas práticas ecológicas e ambientais ...temos essa vocação. Agricultura sintrópica...otimizar a produção..ou seja..produzir mais em áreas menores. E exportar essas tecnologias. Destruir áreas naturais pra produzir mais....é arcaico.
@LucianoOliveiraFoto2 жыл бұрын
Excelente EXP. Muito bom MESMO
@eduardoc.37292 жыл бұрын
Vídeo extremamente necessário. Parabéns!
@silviahelenatomatispeterse38212 жыл бұрын
Muito bom! Parabéns Weverton!
@aldalenacastrobernardo21942 жыл бұрын
Parabéns, excelente conteúdo.
@omsmso2 жыл бұрын
Oi aqui no Japão 90 % e eucalipto e quando chega a primavera e um Deus nos acuda nos hospitais por causa do pólen e ruim com tantos problemas de respiração.
@ronyrevis2 жыл бұрын
Meteoro e massa demais, isso porque eu sou do litoral paulista mais precisamente de Praia Grande, onde está sendo devastada a serra do mar pelas próprias prefeituras sendo triste este fato.
@ismarleonardogodinhopereir13332 жыл бұрын
Funciona assim, o eucalipto em fase de crescimento absorve muita água, depois que ele atinge um determinado tamanho e passa a crescer menos ele meio que estabiliza com o ambiente. Então o que acontece, eles plantam o eucalipto, ele suga toda água do solo e quando acha que não cortam ele ainda levam embora e plantam novamente para sugar mais água, é um ciclo infinito de retirada de água do solo, chega uma hora que a natureza cobra a conta, mas não é só no eucalipto que isso acontece, muito de nossa água( da soja) vai parar na China para alimentar os porcos de lá.
@ismarleonardogodinhopereir13332 жыл бұрын
Outra do peso total do eucalipto mais 70% bem da água, sendo como a água contida na madeira ( em torno de 30%) ou da água que foi usada para formar a planta em si ( mais de 40%, reações de fotossíntese) CO2 e H2O.
@carolinawerlang55072 жыл бұрын
vocês disponibilizam um conteúdo incrível, parabéns!
@arnaldorentes53712 жыл бұрын
Parabéns, Meteoro! Tema desafiador e muito bem tratado. Vão aqui uns pitacos. Falta na Austrália uma cordilheira, que geralmente organiza as chuvas. Então, chove por estatística, quase aleatória. Chove mais no litoral e cada vez menos, no interior. Não há estação úmida ou seca definidas e lá pro outback, pode não chover por vários anos ou chover dois em seguida. Então, eucalipto não derruba folhas na seca. Elas duram vários anos e assim, a planta aproveita qualquer chuvinha. Essa "arte do stand-by" é a verdadeira chave do seu sucesso. Choveu, cresceu. Grato e de novo, parabéns!
@TheJhonataSantos2 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo.
@hellenoliveirads2 жыл бұрын
Que vídeo importante! Parabéns pelo profissionalismo, Meteoro. 👏🏼
@marciozoinho12 жыл бұрын
A gente sabe porque existe plantações gigantescas de Eucaliptos, os milionários mandaram um abraço....
@joaopedrocardosocorrea40962 жыл бұрын
E você limpa a bunda com o papel produzido por eles!
@masterbolsok10252 жыл бұрын
Eucalipto é uma planta. Quando um comuna tosco começa a atacar até as plantas em prol de ver se afunda a economia do país pra esquerda voltar, é que você vê como o discurso desse povo é falso e é impossível dar razão à um esquerdista. Ainda mais com essa mania deles de se acharem os bambambãs do conhecimento. Esquerdista gosta de repetir as abobrinhas dos outros e não estuda tanto quanto falam, pra obter o real conhecimento. Primeiro defendem a ecologia, depois dizem que uma planta é ruim, é incrível a hipocrisia que é usada..... kkkkkkkkk
@cezarariel2 жыл бұрын
O Brasil e o mundo demandam de produtos que são oriundos das florestas plantadas (madeira, papel e diversos produtos que tem na sua composição a celulose). Se não fosse das florestas plantadas, todo esse material seria extraído de onde? Te respondo: das florestas nativas. Abraço.
@rfelipe47182 жыл бұрын
@@masterbolsok1025 o problema é vc ser burro. Desconsiderar a história do seu país? Se a escravidão fosse legal, os senhores de enhenho seria oq senão empresários? Estude, se informe pq ngm em Sã consciência defende a direita, o lado correto, pela moral e bons costumes: a elite do atraso!
@claudiocostavargas52792 жыл бұрын
@@masterbolsok1025 Respira capitalista.
@franobre2 жыл бұрын
Valeu!
@luizfelipetr2 жыл бұрын
Eu estava esperando um vídeo sobre esse assunto ! Em São Paulo você vê quilômetros de eucalipto e logo em seguida cana de açúcar, o interior não tem mais vegetação nativa
@celovitor2 жыл бұрын
Que video sensacional ! Achei que nao ia ter, mas quando chegou no uso agroecologico do eucalipto na regeneracao de areas degradadas e agrofroresta, ai sim que video. Importante dizer que o eucalipto no uso agroecologico nao precisa ser pensado somente na venda, aqui em nossa agrofloresta ele inicia o sistema de regeneracao, em 1-2 anos devolvemos para terra para criar um solo vivo de floresta (a madeira tem lignina, essencial para criar/regenerar solo) e as arvores nativas continuam no sistema depois
@rafa.fernandes.x2 жыл бұрын
Ótimo vídeo e ótimo conteúdo. Gratidão, equipe.
@gustavonunesdeoliveira2 жыл бұрын
Muito bom!! Assisti aflito esperando vcs falarem do papel do eucalipto na recuperação de áreas degradadas. E no final veio!! Parabéns!! Pesquisa impecável!! Grande fã!!
@doraaraujo73832 жыл бұрын
Excelente!
@silverpancs12832 жыл бұрын
Que vídeo lindo, parabéns!
@CRISANNE2 жыл бұрын
Boa tarde!
@maquiavel6282 жыл бұрын
O único ser vivo que vejo em plantações de Eucalipto e pinus são cupins super resistentes a agrotóxicos,pois nem ninho de passarinho tem , é um verdadeiro deserto verde ,que chupa 40 litros de água por dia , puxa mais que um coqueiro que pelo menos dá dezenas de côcos
@Xando3722 жыл бұрын
Já fiz vários comentários-análises por aqui que sempre tiveram zero feedback . Desconfio que ninguém os leu, a começar pelos responsáveis por este canal que , geralmente, apresenta conteúdos muito bons. Mesmo assim, vou dar-me ao trabalho de comentar algumas falhas que encontrei neste vídeo. (vou tentar falar só em termos de leigo para facilitar o entendimento de todos.) Eu sou um naturalista apaixonado pela ciência e acredito que muito dos males do Brasil (e de muitos outros países) decorre da iliteracia científica. Pior, o anti-intelectualismo logo degenerou numa aversão à ciência que nos está a levar de volta a uma Idade das Trevas. Isso é muito grave! Porém, a ciência não é, nem nunca poderá ser dogmática e sacrossanta. A boa; a verdadeira ciência se autocorrige o tempo todo e tem cuidado para não se submeter aos ditames das fontes privadas de financiamento. Os cientistas não podem ser colocados em pedestais e ter um estatuto semelhante de gurus inquestionáveis. Parece-me que o biólogo que elaborou o texto deste vídeo se encantou demais com um estudo científico que, tecnicamente, deixa muito a desejar. Há muitas variantes importantes que foram ignoradas; a coleta de dados e principalmente as conclusões são bastante questionáveis. E ainda alinham na consensualidade fabricada com que são doutrinados os engenheiros florestais e os biólogos dentro da redoma académica: “para o reflorestamento florestal, os eucaliptos [quando alóctones] não são melhores nem piores do que qualquer árvores. Tudo depende da forma como o manejo é feito.” Tal é repetido ad nauseam pelos professores (desavisados ou vendidos às celuloses?...), como se fosse um mantra embrutecedor e que só os fundamentalistas sem formação académica questionam. Deveriam falar sobre isso com o Prof. Jorge Paiva, um dos maiores botânicos do mundo e especialistas na problemática da eucaliptização... Eu trabalhei muito como pesquisador na Península Ibérica - onde a eucaliptização maciça destruiu para sempre vastas áreas. Grande parte do interior serrano de Portugal está em processo acelerado de se tornar semelhante às estéreis montanhas do Afeganistão, onde já nem o mato mais rústico cresce por causa dos eucaliptos! (Já passarei a explicar sucintamente o porquê desse desastre ecológico.) No vosso vídeo, falam que os eucaliptos alegadamente produzem químicos para afastar os insetos e que esses mesmos químicos podem inibir o crescimento de outras espécies. O processo é bem mais sério e dirigido do que isso. Na verdade, os eucaliptos produzem grandes quantidades de substâncias alelopáticas que têm a função específica de impedir que a concorrência medre. Não restam dúvidas sobre isso. E são ainda espécies pirófitas. Os eucaliptos (e os seus gomos adormecidos) não apenas rebentam mais rápido que as espécies concorrentes, como participam na expansão do fogo! E não falo apenas dos óleos essenciais/voláteis de que estão impregnados. Os incêndios nas monoculturas de eucaliptos são devastadores e praticamente incontroláveis! Algumas vezes tive na linha da frente desse combate desigual. E sempre constatei que a casca dos eucaliptos (estamos a falar das espécies mais apreciadas pela indústria de celulose) desprendia dos troncos quando começava a incendiar; o ar quente levava essas bombas incendiárias que criavam novos focos de incêndio um pouco à frente. Esse processo multiplicado centenas, milhares de vezes! Todos os anos a Península Ibérica, no período estival, vira pasto de chamas infernais por causa dessas monoculturas “florestais” (principalmente eucaliptos, mas também pinheiros.) E, sim, vi muitas vezes os eucaliptais secarem fontes que eram essenciais para a sobrevivência tanto da vida silvestre como das populações humanas. A eucaliptização é uma das principais causas da desertificação humana do interior de Portugal. Vocês salientam que os cientistas (dito num tom que parece se referir a seres iluminados e incorruptíveis, para além de superiormente sapientes) verificaram que muitos animais silvestres encontram refúgio nos eucaliptais. Bem, muitas vezes eu vi biólogos que aceitam prostituir a ciência fazer esses estudos de campo. Geralmente focavam nos micromamíferos. E a estratégia era sempre a mesma: colocavam as armadilhas na margem dos eucaliptais com os nativos montados. Claro que aí sempre capturavam algumas espécies de micromamíferos - que não ocorriam no interior dos eucaliptais - verdadeiros desertos verdes. A intenção era “provar” que os eucaliptais também apresentam um biodiversidade se não elevada, pelo menos “aceitável”... Embora raramente, eu próprio vi algumas espécies de vertebrados bem interessantes no interior de eucaliptais. Mas os animais apenas ali procuravam refúgio temporário (durante as horas diurnas) , pois os caçadores (= espingardeiros energúmenos) geralmente não entram nos eucaliptais, sabendo que é perda de tempo. Os animais que ali eventualmente se refugiam não encontram nada para comer (sejam herbívoros ou carnívoros). É “provado os benefícios dos eucaliptais” só porque as “trail cameras” registraram a passagem fugaz de animais que têm floresta nativa por perto?! Tenho um vizinho, engenheiro florestal de formação, que há poucos meses estava muito entusiasmado com a perspectiva de ser um dos pontas de lança num projeto (para as bandas do sudeste) que pretendia emular esse estudo que vocês tanto elogiam lá no Espírito Santo. Eu perguntei-lhe porque diabos ele não elegia espécies autóctones de crescimento rápido (nesse compromisso entre restaurar sistemas florestais danificados e proporcionar rendimentos a curto prazo para as populações locais) ? Se não mostravam suficiente apreço pela biodiversidade nativa, até a teca seria bem melhor do que os eucaliptos... Ele respondeu-me que, realmente, poderia ter feito o projeto focado no plantio de árvores autóctones, mas - e agora não finjam surpresa - era a indústria de celulose que estava a patrocinar o projeto, e ele esperava uma boa mamata. Follow the money... Na Europa Mediterrânica, em condições edafoclimáticas consideravelmente diferentes das encontradas nesses estudo que tanto vos encantou (de forma quase acrítica), até hoje, ninguém conseguiu transformar um eucaliptal numa floresta nativa ou num pomar. E não é porque os engenheiros florestais de lá sejam menos competentes. Quem escreveu o texto deste vídeo, sem conhecer minimamente bem a problemática inerente, fala em cortar os eucaliptos e, logo a seguir, repovoar com espécies indígenas. mas parece desconhecer o basilar processo de corte... Geralmente, os eucaliptais geridos pela indústria de celulose, permitem até 7 cortes, até a raiz se esgotar. Mas aí reside outro problema gravíssimo: o que fazer com as toiças?! Sim, esses tocos aéreos e toda a raiz ainda dão muita dor de cabeça... Em grande parte do Mediterrâneo sujeito a intensa eucaliptização, tal foi feito em solos pobres (muitas vezes já esqueléticos) e declivosos. A implantação dos eucaliptais exigiu grandes mobilizações desse solo degradado - que ficou muito pior. E depois dos últimos cortes (e dos frequentes incêndios) valerá a pena colocar de volta maquinaria pesada nos montes a fim de arrancar as raízes, deixando o solo irremediavelmente destruído, em total vulnerabilidade aos agentes erosivos?! Mais vale deixar como está, pensará a maioria. Mas, tal como eu já testemunhei e há vários estudos que o corroboram, essas raízes em apodrecimento dos eucaliptos transmitem fungos terríveis às espécies nativas. Assisti a grandes extensões de montado definharem e morrerem em poucos meses por causa disso, abalando fortemente a biodiversidade ibérica. E há ainda o problema da poluição gravíssima (para além dos referidos incêndios) a montante dos eucaliptais, que é produzida pela indústria de celulose. Até hoje a Península Ibérica sofre os seus efeitos. É interessante assinalar que os maiores acionistas da indústria de papel que provocou essa eucaliptização maciça no Mediterrâneo (recorrendo frequentemente ao suborno de políticos, principalmente os neoliberais) são ingleses e suecos. Nos países nativos destes últimos há leis bem rígidas contra a implantação e monoculturas florestais recorrendo a espécies exóticas. (Sim, eu sei que os eucaliptos não crescem na Suécia, mas esse não é o ponto aqui.) E por lá nunca seria aceitável que a indústria de celulose poluísse livremente os cursos d’água e oceano. Quando finalmente a população ibérica contestou com firmeza esses abusos ambientais (e sociais), foram fazer o mesmo na Indonésia e até no Brasil, em parceria com empresários locais com ambição desmedida e sem escrúpulos... Mas os industriais da celulose ficaram mais espertos, tentando fazer uma lavagem verde, na qual os eucaliptais são chamados de “floresta essencial para combater o aquecimento global” e até “importantes para o desenvolvimento económico das populações deprimidas”, blá, blá, blá... Palmas para os cientistas que aceitam compactuar com essa merda... Ganharam alguma Hilux por isso?...
@chogathchapado2 жыл бұрын
muito obrigado pelo vídeo, Meteoro. Apesar de discordar as vezes, vocês são demais
@brcanova2 жыл бұрын
Excelente material como sempre! Obrigado, Meteoro!
@ingridjoqi2 жыл бұрын
Que vídeo impecável!
@felipesilvadesousa74502 жыл бұрын
Como sempre, PARABENS!!! Vcs são demais!!!
@mariaeufrasia94162 жыл бұрын
Boa tarde à todos
@MarianaLopes16052 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo! Discussão importante
@gmdemoura232 жыл бұрын
Vídeo extremamente necessário!
@LuisHenrique-jy6jn2 жыл бұрын
Parabéns por mais uma elucidativa matéria!
@povodedeusamarunsaooutros10042 жыл бұрын
Absorve muita água, além dosse, libera substância que impede crescimento de outras espécies.
@rutesilva35932 жыл бұрын
Vim mais rápido do que a mudança climática!
@xcxcamila2 жыл бұрын
lá em Imperatriz - MA só o que se via eram florestas de eucalipto, principalmente nos caminhos pro interior
@ariadenerosa27512 жыл бұрын
Excelente vídeo.
@mecetnoca2 жыл бұрын
Lembro isso dos eucaliptos lá das aulas de geografia no curso pré-vestibular... bons tempos
@andersname74872 жыл бұрын
Grande conteudo! Muito bom!
@levino21872 жыл бұрын
Vocês são incríveis!!
@thiagoberti12332 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso!!!
@lua86022 жыл бұрын
No entorno do DF é cheio dessas florestas de eucalipto, a poucos quilômetros da minha "cidade" tem uma, que podemos ver da sacada dos prédios de tão perto que é.
@robertaglenda54822 жыл бұрын
É muito bom ver um vídeo assim pq não vejo esse debate tão grande na faculdade de Eng. Florestal. Parabéns 👏
@masterbolsok10252 жыл бұрын
a verdade é o seguinte: o negócio da esquerda, num vídeo como esse, é tentar atacar tudo que o Brasil produz pra exportar (soja, eucaplito) pra ver se vai tudo à falência e a esquerda volta com o discurso da "salvação". Tática velha e mofada... Não tem nada de científico nisso, tem politicagem pra caracoles... o Lulladrones defende petróleo da Petrobrás, cadê a ecologia nisso??? Esquerda nunca mais, preocupação zero com empregos já que o deles (funça público) está garantido.... Esses caras sugerem que se elimine as plantações de eucalipto, soja etc e não oferecem soluções pra substituir a perda dessas fontes de renda. Esquerdista acha que dinheiro surge por mágica, são alienados.
@flavioaugusto39022 жыл бұрын
MDS, esse canal se torna cada vez mais necessário
@RALAVIELLEN2 жыл бұрын
Muito interessante e instrutivo!
@ericlensher79362 жыл бұрын
Eucalipto arrasa com o lençol freático de um território.
@Jeanfz2 жыл бұрын
Eu moro em Caieiras, SP, aqui é chamada de "Cidade dos Pinheirais", mas só têm Eucaliptos para todos os lados.
@quicoutinho46612 жыл бұрын
Também moro em Caieiras os eucaliptos daqui pertence a empresa melhoramentos
@CristinaFerreira-v6g Жыл бұрын
Em Portugal foi a pior coisa que nos aconteceu. Arrasaram com a floresta autóctone, a biodiversidade, os solos, alguns cursos de água secaram e pior, temos incêndios de proporções épicas. Uma verdadeira catástrofe. Somos o celeiro do papel higiénico na Europa!
@marcelorocha74202 жыл бұрын
Sensacional , parabéns pelo trabalho.
@antoniopereira28562 жыл бұрын
O eucalipto é usado pra também fabricar o mdf pra móveis projetados.
@JaisonJFranklin2 жыл бұрын
Entre São José da Lapa e Vespasiano em MG, tinha uma floresta de Eucalipto lá por 2000. Em algum momento entre 2009-2012 eles cortaram elas (talvez até antes ou depois... não me lembro). Depois disso, nunca mais cresceu nada de porte por ali. Só gramínea.
@JaisonJFranklin2 жыл бұрын
@@telmayoussefian4065 essa floresta era vender a madeira depois de grande. Eles estavam nem aí pra terra ou bicho nenhum
@matheusa12422 жыл бұрын
Eu tinha uma área de eucaliptos em meu sítio, enquanto cresciam tinha um olho dagua na estrada. Eles cresceram o olho dagua sumiu. Cortei os eucaliptos nomesmo ano depois de uns 10 anos nasceu água na estrada
@marcosbeghetto42182 жыл бұрын
Esse quadro é foda demais! Valeu Meteoro
@Tai_bio.902 жыл бұрын
Fenomenal galera!! Mais um ótimo conteúdo
@supernarfi2 жыл бұрын
Sou mestrando de Gestão e Conservação de Recursos Naturais aqui na universidade de Lisboa e tenho a dizer que mesmo na Europa, em especial aqui na zona designada como sul, os eucaliptais e pinhas são um verdadeiro problema, pois os mesmos não substituem a floresta autóctone e causam diversos problemas ao solo. O meu sonho é trabalhar no Brasil em conservação da Natureza.
@beatrizgagete66762 жыл бұрын
excelente vídeo!
@brendafigueira_ Жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo. Ciência também é política!
@mendellbarreto76492 жыл бұрын
Reflorestamento sem a flora da respectiva região, introduzindo uma espécie apenas com viés mercadológico, é uma mentira bem contada!
@georgecaetano63352 жыл бұрын
@@telmayoussefian4065 nossa q cara bom kkkkkkkk
@Xando3722 жыл бұрын
Já fiz vários comentários-análises por aqui que sempre tiveram zero feedback . Desconfio que ninguém os leu, a começar pelos responsáveis por este canal que , geralmente, apresenta conteúdos muito bons. Mesmo assim, vou dar-me ao trabalho de comentar algumas falhas que encontrei neste vídeo. (vou tentar falar só em termos de leigo para facilitar o entendimento de todos.) Eu sou um naturalista apaixonado pela ciência e acredito que muito dos males do Brasil (e de muitos outros países) decorre da iliteracia científica. Pior, o anti-intelectualismo logo degenerou numa aversão à ciência que nos está a levar de volta a uma Idade das Trevas. Isso é muito grave! Porém, a ciência não é, nem nunca poderá ser dogmática e sacrossanta. A boa; a verdadeira ciência se autocorrige o tempo todo e tem cuidado para não se submeter aos ditames das fontes privadas de financiamento. Os cientistas não podem ser colocados em pedestais e ter um estatuto semelhante de gurus inquestionáveis. Parece-me que o biólogo que elaborou o texto deste vídeo se encantou demais com um estudo científico que, tecnicamente, deixa muito a desejar. Há muitas variantes importantes que foram ignoradas; a coleta de dados e principalmente as conclusões são bastante questionáveis. E ainda alinham na consensualidade fabricada com que são doutrinados os engenheiros florestais e os biólogos dentro da redoma académica: “para o reflorestamento florestal, os eucaliptos [quando alóctones] não são melhores nem piores do que qualquer árvores. Tudo depende da forma como o manejo é feito.” Tal é repetido ad nauseam pelos professores (desavisados ou vendidos às celuloses?...), como se fosse um mantra embrutecedor e que só os fundamentalistas sem formação académica questionam. Deveriam falar sobre isso com o Prof. Jorge Paiva, um dos maiores botânicos do mundo e especialistas na problemática da eucaliptização... Eu trabalhei muito como pesquisador na Península Ibérica - onde a eucaliptização maciça destruiu para sempre vastas áreas. Grande parte do interior serrano de Portugal está em processo acelerado de se tornar semelhante às estéreis montanhas do Afeganistão, onde já nem o mato mais rústico cresce por causa dos eucaliptos! (Já passarei a explicar sucintamente o porquê desse desastre ecológico.) No vosso vídeo, falam que os eucaliptos alegadamente produzem químicos para afastar os insetos e que esses mesmos químicos podem inibir o crescimento de outras espécies. O processo é bem mais sério e dirigido do que isso. Na verdade, os eucaliptos produzem grandes quantidades de substâncias alelopáticas que têm a função específica de impedir que a concorrência medre. Não restam dúvidas sobre isso. E são ainda espécies pirófitas. Os eucaliptos (e os seus gomos adormecidos) não apenas rebentam mais rápido que as espécies concorrentes, como participam na expansão do fogo! E não falo apenas dos óleos essenciais/voláteis de que estão impregnados. Os incêndios nas monoculturas de eucaliptos são devastadores e praticamente incontroláveis! Algumas vezes tive na linha da frente desse combate desigual. E sempre constatei que a casca dos eucaliptos (estamos a falar das espécies mais apreciadas pela indústria de celulose) desprendia dos troncos quando começava a incendiar; o ar quente levava essas bombas incendiárias que criavam novos focos de incêndio um pouco à frente. Esse processo multiplicado centenas, milhares de vezes! Todos os anos a Península Ibérica, no período estival, vira pasto de chamas infernais por causa dessas monoculturas “florestais” (principalmente eucaliptos, mas também pinheiros.) E, sim, vi muitas vezes os eucaliptais secarem fontes que eram essenciais para a sobrevivência tanto da vida silvestre como das populações humanas. A eucaliptização é uma das principais causas da desertificação humana do interior de Portugal. Vocês salientam que os cientistas (dito num tom que parece se referir a seres iluminados e incorruptíveis, para além de superiormente sapientes) verificaram que muitos animais silvestres encontram refúgio nos eucaliptais. Bem, muitas vezes eu vi biólogos que aceitam prostituir a ciência fazer esses estudos de campo. Geralmente focavam nos micromamíferos. E a estratégia era sempre a mesma: colocavam as armadilhas na margem dos eucaliptais com os nativos montados. Claro que aí sempre capturavam algumas espécies de micromamíferos - que não ocorriam no interior dos eucaliptais - verdadeiros desertos verdes. A intenção era “provar” que os eucaliptais também apresentam um biodiversidade se não elevada, pelo menos “aceitável”... Embora raramente, eu próprio vi algumas espécies de vertebrados bem interessantes no interior de eucaliptais. Mas os animais apenas ali procuravam refúgio temporário (durante as horas diurnas) , pois os caçadores (= espingardeiros energúmenos) geralmente não entram nos eucaliptais, sabendo que é perda de tempo. Os animais que ali eventualmente se refugiam não encontram nada para comer (sejam herbívoros ou carnívoros). É “provado os benefícios dos eucaliptais” só porque as “trail cameras” registraram a passagem fugaz de animais que têm floresta nativa por perto?! Tenho um vizinho, engenheiro florestal de formação, que há poucos meses estava muito entusiasmado com a perspectiva de ser um dos pontas de lança num projeto (para as bandas do sudeste) que pretendia emular esse estudo que vocês tanto elogiam lá no Espírito Santo. Eu perguntei-lhe porque diabos ele não elegia espécies autóctones de crescimento rápido (nesse compromisso entre restaurar sistemas florestais danificados e proporcionar rendimentos a curto prazo para as populações locais) ? Se não mostravam suficiente apreço pela biodiversidade nativa, até a teca seria bem melhor do que os eucaliptos... Ele respondeu-me que, realmente, poderia ter feito o projeto focado no plantio de árvores autóctones, mas - e agora não finjam surpresa - era a indústria de celulose que estava a patrocinar o projeto, e ele esperava uma boa mamata. Follow the money... Na Europa Mediterrânica, em condições edafoclimáticas consideravelmente diferentes das encontradas nesses estudo que tanto vos encantou (de forma quase acrítica), até hoje, ninguém conseguiu transformar um eucaliptal numa floresta nativa ou num pomar. E não é porque os engenheiros florestais de lá sejam menos competentes. Quem escreveu o texto deste vídeo, sem conhecer minimamente bem a problemática inerente, fala em cortar os eucaliptos e, logo a seguir, repovoar com espécies indígenas. mas parece desconhecer o basilar processo de corte... Geralmente, os eucaliptais geridos pela indústria de celulose, permitem até 7 cortes, até a raiz se esgotar. Mas aí reside outro problema gravíssimo: o que fazer com as toiças?! Sim, esses tocos aéreos e toda a raiz ainda dão muita dor de cabeça... Em grande parte do Mediterrâneo sujeito a intensa eucaliptização, tal foi feito em solos pobres (muitas vezes já esqueléticos) e declivosos. A implantação dos eucaliptais exigiu grandes mobilizações desse solo degradado - que ficou muito pior. E depois dos últimos cortes (e dos frequentes incêndios) valerá a pena colocar de volta maquinaria pesada nos montes a fim de arrancar as raízes, deixando o solo irremediavelmente destruído, em total vulnerabilidade aos agentes erosivos?! Mais vale deixar como está, pensará a maioria. Mas, tal como eu já testemunhei e há vários estudos que o corroboram, essas raízes em apodrecimento dos eucaliptos transmitem fungos terríveis às espécies nativas. Assisti a grandes extensões de montado definharem e morrerem em poucos meses por causa disso, abalando fortemente a biodiversidade ibérica. E há ainda o problema da poluição gravíssima (para além dos referidos incêndios) a montante dos eucaliptais, que é produzida pela indústria de celulose. Até hoje a Península Ibérica sofre os seus efeitos. É interessante assinalar que os maiores acionistas da indústria de papel que provocou essa eucaliptização maciça no Mediterrâneo (recorrendo frequentemente ao suborno de políticos, principalmente os neoliberais) são ingleses e suecos. Nos países nativos destes últimos há leis bem rígidas contra a implantação e monoculturas florestais recorrendo a espécies exóticas. (Sim, eu sei que os eucaliptos não crescem na Suécia, mas esse não é o ponto aqui.) E por lá nunca seria aceitável que a indústria de celulose poluísse livremente os cursos d’água e oceano. Quando finalmente a população ibérica contestou com firmeza esses abusos ambientais (e sociais), foram fazer o mesmo na Indonésia e até no Brasil, em parceria com empresários locais com ambição desmedida e sem escrúpulos... Mas os industriais da celulose ficaram mais espertos, tentando fazer uma lavagem verde, na qual os eucaliptais são chamados de “floresta essencial para combater o aquecimento global” e até “importantes para o desenvolvimento económico das populações deprimidas”, blá, blá, blá... Palmas para os cientistas que aceitam compactuar com essa merda... Ganharam alguma Hilux por isso?...
@georgecaetano63352 жыл бұрын
@@Xando372 você realmente parece saber do que está falando. faça um artigo científico a respeito mas seja menos repetitivo parece minha mãe falando
@georgecaetano63352 жыл бұрын
@@telmayoussefian4065 então a solução para destruição da fauna e não ter imposto para o agro negócio blz....
@ernaneizaiasribeiroribeiro40802 жыл бұрын
Olha eu sou leigo e analfabeto tenho uma pequena chácara urbana de apenas 5 equitares bem pertinho de Goiânia eu plantei toda de eucalipto não tenho água corrente mas tenho três Mine artesiano aqui na chácara já colhi os eucaliptos nunca tive problema com falta de água aqui enquanto os vizinhos de volta quem não tinha eucaliptos sofria com a seca inclusive um dos meus poço e dentro de um bosque que eu fiz consorciando árvores nativas e eucaliptos e já faz 15 anos é claro que no período da seca o fluxo de água diminui o que é natural no serrado então o que eu posso dizer é que o eucalipto me ajudou mais do que atrapalhou creio que se tiver uma educação melhor no manejo todos ganharão
@adrinabarth51572 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso!!
@maxmacena35342 жыл бұрын
Eu já viajei pelo Maranhão algumas vezes e passo por eucaliptos por praticamente horas, tinham várias fazendas monopolizando a paisagem
@egbertomoraesspricigo68442 жыл бұрын
Obrigado pelo conteúdo
@almorassi2 жыл бұрын
Existe um parque em SP que se chama "Parque das Neblinas" esta área era totalmente coberta por eucaliptos, para atender as necessidades de carvão de uma siderúrgica. Quando foi transformado em parque, a primeira providência foi eliminar os eucaliptos, para permitir que as outras plantas pudessem se desenvolver.
@juniorsena19812 жыл бұрын
A silvicultura tem um lado bom e outro ruim... o bom é que se deixa de cortar a mata nativa. O lado ruim por ser uma espécie exógena a floresta é chamada de deserto verde, além de acabar com o nosso solo !!!
@emanuelmoreira87152 жыл бұрын
Em Portugal esta árvore é responsável pela seca dos território e incêndios.
@FernandoAlan2 жыл бұрын
Eu trabalho com Eucalipto desde o ano de 2002. Vez ou outra eu chego em algum lugar e vejo pessoas afirmando que em determinada área havia uma nascente que não existe mais porque foi plantada uma floresta de eucalipto no entorno. Esse argumento é um consenso em diversas regiões com ocorrência de florestas de eucalipto em que tive a oportunidade de visitar. Recentemente fiz um trabalho na área ambiental no Estado da Bahia, mais precisamente na região de Irecê. Durante um evento de mobilização social em uma comunidade rural, pessoas me relataram que existiam naquela região alguns cursos dágua que "antigamente" corria muita água e hoje fica seco a maior parte do ano, que a água que corre é por ocasião de chuvas pontuais apenas e fica seco a maior parte do ano. Perguntei se na região existiam florestas de eucalipto e os moradores me responderam que não. O ciclo hidrológico, para estar em harmonia, depende de um bom regime de chuvas para recarregar o lençol freático em áreas à montante de nascentes e que essas áreas possuim boa permeabilidade do solo. Com as chuvas em desequilíbrio, não há condições para os cursos dágua existirem, indepente do que esteja plantado em um entorno. Outro fator importante a ser considerado é que o eucalipto foi implatando no Brasil com o objetivo de conter a pressão que as empresas de Siderurgia e Ferroviária exerciam sobre as florestas nativas. Ruim com o Eucalipto, pior sem ele. Um hectare de eucalipto substitui entorno de 5 hectares de floresta nativa, falando em termos de fornecimento de biomassa pra indústria.
@masterbolsok10252 жыл бұрын
se ligue no seguinte: o negócio da esquerda, num vídeo como esse, é tentar atacar tudo que o Brasil produz pra exportar (soja, eucaplito) pra ver se vai tudo à falência e a esquerda volta com o discurso da "salvação". Tática velha e mofada... Não tem nada de científico nisso, tem politicagem pra caracoles... o Lulladrones defende petróleo da Petrobrás, cadê a ecologia nisso??? Esquerda nunca mais, preocupação zero com empregos já que o deles (funça público) está garantido.... Esses caras sugerem que se elimine as plantações de eucalipto, soja etc e não oferecem soluções pra substituir a perda dessas fontes de renda.