Рет қаралды 19,741
Aviso importante: a metodologia demonstrada nesse vídeo é específica para o monitoramento da população de mosquitos, para fins de pesquisa e vigilância em saúde. O uso de armadilhas não é recomendado como forma de controle do mosquito pela população. A melhor forma de reduzir a população de Aedes aegypti é evitar os focos do mosquito, eliminando criadouros dentro das casas e em espaços públicos.
Vídeo produzido em 2017.
O projeto ‘Metodologia para amostragem de Aedes aegypti por meio de armadilhas de postura (ovitrampas)’ é desenvolvido pela Secretaria de Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde e coordenado pelo Instituto Oswaldo Cruz / Fiocruz. O vídeo de treinamento apresentado aqui tem como objetivo capacitar os agentes de controle de vetores e endemias que atuam no projeto em municípios de todas as regiões brasileiras.
O vídeo de treinamento apresenta o projeto e explica a metodologia que deve ser adotada para a coleta dos ovos de mosquitos e o posterior envio para a análise no laboratório do IOC/Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Este vídeo de treinamento é composto pelos seguintes módulos:
. Introdução (0:17)
. Qual é a metodologia do projeto? (3:03)
. Como preparar e onde instalar as armadilhas? (4:03)
. Como as armadilhas vão ser distribuídas pelos municípios? (11:41)
. Como deve ocorrer a atuação em campo? (13:26)
. Como preparar os ovos para envio? (19:22)
. Mensagem final (25:38)
INSTITUTO OSWALDO CRUZ / FIOCRUZ
projeto
JOSÉ BENTO PEREIRA LIMA
Serviço de Jornalismo e Comunicação
RAQUEL AGUIAR
roteiro e produção
MARINA SARAIVA
imagens e edição
JOSUÉ DAMACENA
apoio de produção
ALEX GOMES
KÁTIA CORREIA LIMA