Obrigada pelo seu conteúdo! Aprendo muito. E sou mãe de transmasculino com orgulho e muito amor.❤️🏳️⚧️
@JonasMaria2 жыл бұрын
Contente em saber que aprecia! E ainda mais feliz por saber que temos seu apoio, mães como você são raras e preciosas
@advlorranesilva2 жыл бұрын
o legal do yout é poder ter vídeos assim, mais elaborados e longos
@vanessarafael71112 жыл бұрын
sim, 10 minutos é até meio curto na verdade kkkkk na minha opinião
@JonasMaria2 жыл бұрын
@@vanessarafael7111 KKKKK todo mundo tem se queixado mesmo, querem vídeos mais longos
@lufe45112 жыл бұрын
Também acho, muito melhor e a tela deitada é o máximo kkkk
@leo-c9c1n Жыл бұрын
@@JonasMarialgbts além da perspectiva tem uma outra visão de mundo,literalmente o mundo lgbt e completamente diferente do "mundo" hetero,e isso pra mim nunca vai mudar a nossa vida e outra é só quem tem a dor que passou sabe como é,os heteros nunca vão saber como é se nós
@carolinaalves61432 жыл бұрын
Eu acho que a palavra Queer tão interessante, pois tenta abraçar esses questionamentos e dar liberdade dentro da individualidade de cada um.
@kamikkaze5164 Жыл бұрын
eu também, queria ter uma palavra BR para Queer
@Inuleaf Жыл бұрын
@@kamikkaze5164 o mais perto que temos é "povo animado" kkkkk
@kalado1532 жыл бұрын
lembro da Prof. Helena Vieira dizendo que a heterossexualidade trans continua sendo uma sexualidade subalterna pela transgressão que implica
@uilavica2 жыл бұрын
me identifiquei demais! sempre achei estranho me chamar e até chamar outras pessoas trans de hetero (acho quase um insulto pra sair da minha boca lkkkkkkkkkkk)
@romifischer72082 жыл бұрын
Jonas, aprendo tanto com você, você traz uma lucidez de forma que eu nunca vi antes, mesmo participando grupos de debate com a participação de pessoas LGBTQIAP+. Muito obrigada pelas reflexões! Muito obrigada por você e a Náthaly nos ensinarem tanto!
@GabrieleMSilva-ie1ox2 жыл бұрын
caracas, é um olhar sobre a hetero sexualidade que nunca pensei e nunca nem vi ngm falando sobre. Fica ai a reflexão de ecplodir a cabeça🤯
@luejibarbosa4082 жыл бұрын
Essa frase "eu sou encaixado em uma classificação que sempre me foi violenta" me empactou. Não sei se você já passou por isso no passado, mas as vezes enquanto nos (minorias) sofremos alguma violência passa pela cabeça " e se eu não fosse assim" e isso doi muito, e quando nós passamos "do nada" a pertencer a esse grupo é meio complicado e dolorido. Tlavez eu só tenha falado bobagem, não sei
@luismoraes54382 жыл бұрын
Perfeito! Nao dá pra normatizar a sexualidade.... Porque é algo muito indivídual. Eu por ex nao me envaixo emnenhuma caixa criadas ate agora. Por que as experiências por quais eu passei e que me trouxe até aqui, aos 65 anos. Só eu tive esse vivência, mais ninguém.
@arthurlopes72562 жыл бұрын
dá muita contradição essas categorias 😂 eu, sendo homem trans, tenho sido trissexual - homens mulheres e outros. tosco mas provisório, substituindo bi/ pan. sou mais gay, mas estou tão mudado que vai saber, e tb não me achei na cultura/ comunidade de homem gay (cis).
@JonasMaria2 жыл бұрын
KKKKKKKK gosto do "trissexual", tem sua graça
@anabanana78062 жыл бұрын
realmente é muita coisa pra se refletir
@tuliosouza5383 ай бұрын
Gosto dessa sinceridade. E bom nao se colocar em caixinhas, não saber também faz parte. Agradeço por compartilhar a sua opinião.
@elianereis61032 жыл бұрын
Tô esperando chegar em casa pra poder acompanhar mais um vídeo desse canal onde aprendo tanto.
@imani_lou23 күн бұрын
Fodaaaaaa , contrudo impecavel me me ajudando muito a entender minha identidade ❤❤
@jaquelinepinheirodesouza3958 Жыл бұрын
"As minhas amigas não sabem se chegarão aos 35". Que forte! Nós, cis hetero, não temos noção de cada detalhe que vocês passam que faz muita diferença. Que honra poder aprender e sentir que eu posso contribuir de alguma forma para que essa realidade seja mudada. Acompanho a Nátaly há algum tempo e agora vim pra cá também. Estou amando o canal, muito didático! Parabéns!
@marcosleodoro22572 жыл бұрын
Eu aprendo muito com esses vídeos. Aqui, o "lugar de fala" fala mais alto. No entanto, não é só questão de vivência. É uma fala qualificada por muitas leituras e reflexões.
@eduamb1010 ай бұрын
super me identifico com a sua fala Jonas.. não preciso nem dizer que a sua fala retrata a minha vivencia.. impressionante, estou me ouvindo em você.. gratidão!!
@emirlucresia4432 Жыл бұрын
Esse vídeo me leva a uma pergunta que sempre me faço e faço aos meus amigos queer: quais são as palavras que nós queremos disputar? Para mim, hétero definitivamente não é uma delas. Obrigado pelo vídeo, Jonas! Te admiro muito.
@goncalves_gica2 жыл бұрын
Me conectei super com esse conteúdo. Valeu, Jonas! ❤️
@JonasMaria2 жыл бұрын
Eu quem agradeço
@urielregio2 жыл бұрын
🤯 amo muito o tanto de questionamento que fica na minha cabeça depois de ver seus conteúdos!
@tuliosouza5383 ай бұрын
Gosto dos produtos que que voce levanta, ajuda muito a pensar.
@carenpereira31872 жыл бұрын
Cara, dá prazer te ouvir. Sou uma aliada! Desejo tudo de melhor a você. Super obrigada.
@palestrinha2 жыл бұрын
Eu me identifico com a bissexualidade, mas passo algo similar com você, Jonas. Por não me enquadrar na cisnormatividade, não consigo me ver em casais heterossexuais cis e tradicionais que existem na televisão ou no dia a dia até, mesmo teoricamente eu podendo me relacionar com eles. Só consigo me relacionar com um casal hetero quando algum deles possui um fator LGBT+, tanto que fico muito contente de ver obras agora que possuem casais heterossexuais que tem uma pessoa trans, bi... Trans é extremamente raro e me frustra, mas aos poucos isso felizmente está mudando.
@luucas52 жыл бұрын
Achei muito interessante essa perspectiva. Acho válido citar que tirando o fato de que seu sou um HOMEM GAY e me relaciono exclusivamente com homens, nossas experiências com relação a sexualidade são muito similares.
@gabibertacco16772 жыл бұрын
Ansiosa pra vc voltar na Unicamp e poder te ouvir pessoalmente de novo! É sempre um privilégio ter acesso às suas vivências, reflexões e percepções.
@auracorrea1315 Жыл бұрын
Identificação total. Esse vídeo diz tudo e estou chorando aqui
@ricenflowers9 ай бұрын
muito interessante o pensamento sobre como lgbts funcionam diferente, o tempo totalmente diferente, foi um boom aqui na minha cabeça pq sempre penso que tem algo errado comigo mas talvez não seja só comigo... enfim muito interessante o vídeo como todo
@desembaracao10502 жыл бұрын
Interessante, sua visão. Obrigado por compartilhar.
@oscaios82919 ай бұрын
Uaaaaaaau! Precisava dessa aula! Obrigado, Jonas!
@paulaterrabandeira43702 жыл бұрын
Novas palavras podem ser criadas, não há dúvida. Mas tudo isso vem da necessidade humana de classificar e dividir em prateleiras para tentar entender melhor. Mas com isso acaba perdendo muita coisa no meio do caminho. Classificar pode ajudar muito sim, a compreender, refletir e ensinar, mas não podemos esquecer que é sempre uma limitação do objeto classificado.
@NoLifeTillLeather52 жыл бұрын
Obrigada por compartilhar esse conhecimento e seus pensamentos conosco. ♡ o mundo é muito mais cheio de nuances do que as caixinhas em que tentam nos enfiar
@JoaoGabriel-op9ye2 жыл бұрын
O vídeo que todxs lgbtqiap+ precisa assistir
@AninhaGabii Жыл бұрын
É maravilhoso ouvir suas reflexões e expandir os horizontes para todas essas questões. Obrigada pela sua contribuição no mundo.
@NatLala22 жыл бұрын
Seu habitus (Bourdieu) não é heterossexual porque sua trajetória não se desenvolveu nesse local da sociedade, é sobre
@andremazzi50412 жыл бұрын
Mds Jonas, que vídeo incrível! Muito interessante sua abordagem sobre o assunto, de fato faz total sentido e pensando na perspectiva de uma pessoa que transicionou, eu particularmente nunca me encaixei na 'caixinha' heterossexual e tenho até certa dificuldade em ter amigos homens cis rs maaaas é sobre isso né rs Obrigado por esse lacre ❤🏳️⚧️
@elu666 Жыл бұрын
Cada dia mais você me valida e me faz sentir importante 💅🏾
@lanaoliveiraaa2 жыл бұрын
Eu entendo você...
@ws16-19 Жыл бұрын
Existe a palavra gynossexual para qualquer pessoa que desejo relacionamentos íntimos com pessoas femininas no geral.
@antoniabrandao74022 жыл бұрын
Que vídeo emocionante, sincero, informativo e extremamente útil! Continue prestando esse serviço tão importante para a sociedade!
@andieclima2 жыл бұрын
Esse vídeo deveria ser reproduzido nas escolas! Torço pra que a legislação seja cumprida e tenhamos psicólogas nas escolas pra levar essa postura, essa possibilidade pra juventude...
@isasheep11 ай бұрын
Um vídeo esclarecedor pra caramba aobre esse tema! Gostei bastante da sua visao ❤
@lucomaba5672 жыл бұрын
Bom dia Jonas. Gratidao pelo video
@bernardopaula.aguiar Жыл бұрын
Tão necessário!! Me identifico tanto com você e com os seus princípios e valores! 🫶🏼
@lufe45112 жыл бұрын
Poxa obrigada por pensar na gente do YTB também. Por um tempo eu tive instagram mas desde o começo da plataforma eu uso mt o KZbin e hoje não tenho mais e não tenho vontade de instalar... Fico restrita a ver o conteúdo só por aqui mesmo e quando não dá eu vou pela versão web lá no insta ver algumas coisas mas confesso que demoro muito pra engajar por lá kkkkk
@raphaMachado2 жыл бұрын
MDS, Jonas parece que tá na minha cabeça cara, eu tava pensando sobre não conseguir me conectar com casais hetero, na mesma semana o Jonas vem com vídeo
@ingrid.jambeiro Жыл бұрын
Jonas,eu entendi o que você disse. Pessoas que não são lgbts precisam estudar, e estar dispostas,se elas querem entender... Afinal,o que está sendo dito aqui não é nada de fora do normal,mesmo que elas não compreendam muito. Você foi cirúrgico,ao meu ver. E acredito que 'queer' seria/talvez possa se tornar um ótimo termo, se ele passar a também ser considerado na área da sexualidade,e não só da identidade.
@arielhakin2 жыл бұрын
Jonas, seus vídeos são muito necessários para o publico do seu canal, suas falas e seus assuntos fazem a gente refletir e aprender sobre a sua visão e sobre a própria visão. Obrigado!
@adriankelson15942 жыл бұрын
Me identifico 500%
@marianasouzaaranha37632 жыл бұрын
Segunda vez vendo esse video. mto perfeito. queria mto mto escutar vc e a Helena Vieira juntes
@Visouzamoc8 ай бұрын
Video maravilhoso , Sou mulher trans e vivo exatamente esse dilema. Nunca namorei e na minha cabeça eu queria ter nascido cis e viver tudo que a mulher cis passa como a gestação por exemplo que é algo impossível pra nós biologicamente .. no meu caso eu assistia novelas e filme e me identificava com aqueles casais héteros ,mas o choque de realidade é que sou trans e Jamais terei uma vida como a deles ,posso passar perto mas ainda seria insuficiente pra mim . Se existe uma outra reencarnação,eu quero nascer cis e me identificar com esse gênero . Ser trans é só sofrimento 😢
@ulissesnascimento3262 жыл бұрын
Cara, me identifico 100%
@mariana.teotonio2 жыл бұрын
Jonaaaaaas, eu amei muito. essa reflexão. Vim pelo vídeo no insta, mas acho que uma boa parte das pessoas vai ficar só com aquele trechinho que está lá, por isso, talvez fosse importante incluir lá a tua introdução de que esse é um vídeo de recorte pessoal .
@Reylisten2 жыл бұрын
Jonas, existe um termo chamado "gynesexuality" ou ginosexualidade em português, eu acho que tem muito essa vibe que você diz, minhe namorade que é trans nb se entende dessa forma, abraços 💖
@BrenoKamiya2 жыл бұрын
Já ouviu falar de "ginessexualidade"? É um termo geral para qualquer pessoa que se atraia por mulheres ou a imagem feminina (homens héteros, mulheres lésbicas, pessoas não-binárias que se atraiam por mulheres ou feminilidade, etc.). No caso, você poderia chegar numa pessoa e dizer "eu sou ginessexual". Ou você poderia dizer que é "hétero Queer", ou seja, você é um homem que só se atrai por mulheres, mas não tem a mesma vivência cis-hétero que as outras pessoas.
@seucristalzinho10 ай бұрын
eu pensei nisso!
@marcellacondo29352 жыл бұрын
vídeo incrível!!!!! esse papo foi certeiro demais. sem mais.
@tuliosouza5383 ай бұрын
O pronome possessivo é muito importante.
@brunoalco52262 жыл бұрын
categorizações entrando em curto-circuito kkkkkkk AMEI o vídeo ❤
@carolinamontagner Жыл бұрын
Caramba, Jonas! Seus vídeos são bons demais 🖤 muito obrigada!
@autonomiamude5317 Жыл бұрын
Obrigada. Você é muito inteligente
@deadempath2 жыл бұрын
Você disse tudo, eu me sinto exatamente assim em relação a minha sexualidade.
@elmichs0 Жыл бұрын
Eu também não consigo me entender enquanto homem trans gay, mesmo tendo ficado somente com homens minha vida toda. Eu não tenho nenhuma vivência que se identifique com os gays, e na vdd por ter me relacionado com homens héteros e gays nunca me identifiquei com nenhuma das duas "culturas" sempre estive em um não lugar. Eu nunca sofri as violências que eles sofreram e vice versa, meu corpo ocupa outros lugares e vivências muito próprias que quando comparo com as do meu namorado, por ex, nada tem haver. Hoje em dia eu gosto de ter chegado a essa conclusão, pq de alguma forma quando iniciei a transição parecia que eu tinha q ter um posicionamento quanto a isso, que na vdd, não precisa.
@niaraaunkryvcun3492 жыл бұрын
Também estava me perguntando sobre minha sexualidade por ser trans. Ser homo ou ser hétero não se aplicaria às pessoas trans. Antes da transição, minha esposa e eu éramos considerados héteros- por mais que eu seja bi-, apesar de andarmos de braços dados e darmos selinhos. Sempre somos "amigas".
@biazinhacurio Жыл бұрын
sinto a mesma agonia, viver relacionamentos heterossexuais parece uma decisão totalmente inviável pra mim
@tatianaps72212 жыл бұрын
Realmente, esse assunto é importante e precisa ser abordado.
@beatrizbettim32792 жыл бұрын
Que demais esse vídeo. Adorei saber sobre a sua percepção sobre o assunto, Jonas!
@FayolaCaucaia11 ай бұрын
Na minha visão, heterossexual faz parte de uma identidade normativa assim como a cisgeneridade. Para mim, que só me atraio pelas performances sociais masculinas, sejam cis, trans ou nb, eu me considero androssexual. Fiz uma pesquisa sobre as sexualidades existentes e consegui encontrar uma definição de sexualidade não hegemônica.
@gabrielarodrigues__ Жыл бұрын
Caraca, nunca tinha pensado assim 😮
@JoaoGabriel-op9ye2 жыл бұрын
Jonas Maria meu Deus que vídeo maravilhoso
@jessicaqueiroz9592 Жыл бұрын
Eu aprendo muito com vc!
@lucaswl007Ай бұрын
Se uma pessoa trans se atrai apenas pelo sexo oposto, não faz sentido ela não se denominar hetero. Se denominar em alguma sexualidade monosexual caso a pessoa trans masculina ou feminina for seria uma das consequências desta pessoa se reinvindicar homem ou mulher, mesmo q vc não coloque como uma pauta importante se reinvindicar hetero.
@dorivania13 Жыл бұрын
Que maravilha de reflexão!!!
@emoraess Жыл бұрын
que bela reflexão! obrigada!
@oliaovivo2 жыл бұрын
Tudo, tudo, tudo!!!
@cleytonfrancisco15315 ай бұрын
Gostei e MUITO do vídeo.
@marianaciton62112 жыл бұрын
Vc é necessáriooo ✨
@Junior-vh8lc2 жыл бұрын
Que vídeo incrível!
@MMikoski2 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso.
@suelemribeiro99742 жыл бұрын
Você é maravilhoso!!!+
@ranekaran2 жыл бұрын
Penso e sinto exatamente igual.
@ezzymartin2 жыл бұрын
Perfeito ❤
@givgjbvhh10 ай бұрын
Sou um homem trans heterossexual ❤
@LevviTalk2 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso! Uma dúvida: qual sua relação com o termo ginossexual?
@j.bob.kodespeitado67432 жыл бұрын
a vida é sua mas o buuuummm na cabeça é nosso...
@nepiciaa.c18242 жыл бұрын
pq tu não usas o termo "ginessexual" então?
@auracorrea1315 Жыл бұрын
Perfeito
@jjjjjjjjjm94732 жыл бұрын
mas essa reflexão não é parecida com o discurso de "sigilosos *fora do meio*" que não se consideram gays etc por estarem presos a esteriótipos do que significa fazer parte da comunidade lgbt?
@thaismachado6600 Жыл бұрын
Sinceramente, dado esse contexto social, faria mais sentido você se considerar mulher cis lesbica masculinizada. Inclusive tem um vídeo seu que você fala que enquanto você estava tentando se entender como uma pessoa trans, não ficou clara a diferença entre mulher lesbica masculinizada e homens trans, e no fim você optou passar pela transição. Se isso não ficou claro, será que não é melhor se identificar como mulher lesbica masculinizada? Porque assim a sua vigência faz mais sentido com esse contexto, e inclusive talvez você não sentiria pressão pra tomar hormônios e tals (embora trans não são obrigados a isso)
@CelsoCelsoAlvesMedeiros Жыл бұрын
Eu sou n gosto mas respeito a sua opção sexual🤭🤭🤭
@danielvortisto632411 ай бұрын
Que tal "transheterossexual" como um tipo de "heteressexual", assim como o "cisheterossexual"? O que você comenta como cultura "heterossexual", eu chamaria de cultura "cisheterosseuxal". Faz sentido?
@rayanlima29322 жыл бұрын
Então, você também nunca pensou isso sobre se considerar homem? Já que a vivência de um homem cis na sociedade é totalmente diferente de um trans?
@askumx14952 жыл бұрын
mto eloquenteee, fico presa na fala
@FreakOutParaPara3 ай бұрын
O termo pansexualidade não contempla?
@tonygomes13728 ай бұрын
Uma pergunta: Você já namorou ou foi casado uma mulher trans ? E porque é raro ver um cara trans com uma, mas só querem cis ? E outra pergunta, com gays é mais raro ainda. O porque disso ? No meio disso, as vezes penso que pode ser porque foram abusados ou estuprados e ai não conseguem se relacionar com essas pessoas.
@JonasMaria8 ай бұрын
Não acho que é raro, Tony, nos últimos anos na verdade temos visto um movimento forte de transcentrar as relações, ou seja, mais pessoas trans estão se relacionado com outras pessoas trans. Hoje temos várias famílias de homens e mulheres trans, inclusive com filhos. Já homens gays é raro porque homens gays gostam de homens, não de mulheres.
@tonygomes13725 ай бұрын
Mas homem trans é homem e gay gosta de homem. Então não faz sentido o que tu falou.
@dear.leontan2 жыл бұрын
Já pensou se ginesexual encaixaria na sua vida?
@JonasMaria2 жыл бұрын
Me recordo de já ter ouvido falar há um tempo, vou dar uma olhada!
@EnzoEksteinJulio2 жыл бұрын
@@JonasMaria acho que não é o suficiente.
@adrianonascimento5584 Жыл бұрын
Qual é sua prova científica?
@JonasMaria Жыл бұрын
Prova científica do que?
@mat_brat9 ай бұрын
Triste culpa desse cistema nojento. Eu acho q existem uma pluralidade nas formas e pessoas trans n se sentirem bem em espaço cis é revoltante. N devíamos segregar mas é o caminho. Aí mds q mundo horrível
@indilecysouza54902 жыл бұрын
Chique
@kalado1532 жыл бұрын
Legaliza 🌞🥦✨
@filosofiathiago2 жыл бұрын
Eu não sou cis, porque não me identifico com esse conceito. Faça-me o favor.