Рет қаралды 3,619
Considerando lavouras de primeiro ano, lavouras que sofreram de estiagem durante a implantação e/ou o estabelecimento, podem ocorrer falhas na inoculação, devido principalmente à baixa umidade do solo e alta temperatura.
Como avaliar falhas de nodulação no campo? Devemos coletar amostras representativas de plantas com raízes, de cada talhão, e contabilizar o número médio de nódulos por planta. Em V1/V2 devem ser observados uma média de 4 a 8 nódulos por planta, já a partir de V3/V4 a planta deve ter no mínimo 10 nódulos, enquanto que no florescimento esse número fica entre 15 a 30 nódulos por planta. Caso o número médio de nódulos por planta seja inferior a 10 até o estádio V3/V4, a aplicação complementar de inoculante via pulverização deve ser realizada.
Realizar avaliações no inicio da instalação da cultura é importante, pois, nessa fase, quando não encontrado nódulos ativos, pode-se fazer uma reaplicação de inoculantes via foliar, com volume de calda superior a 100L/ha. Essa aplicação pode ser feita somente com o agente que faz a nodulação, ou pode-se fazer associado com algum outro agente benéfico, como Azospirillum spp.
Caso o diagnóstico tenha ocorrido com a lavoura em estágios avançados (como é esse caso), realizar uma aplicação de nitrogênio em cobertura para garantir uma produtividade aceitável no final do ciclo da cultura.