Respeito máximo pelo seu trabalho, Nando. Aprendi muito com você, aqui no canal. E acabo de adquirir o curso. Obrigado! Grande abraço!
@NandoCostaMusic Жыл бұрын
Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho, Daniel! Siga firme na caminhada que este é só o começo! Abração!!!
@dooouglasalves6 жыл бұрын
o mais didático que eu conheço, monstro demais, parabéns. Deus te abençoe.
@NandoCostaMusic6 жыл бұрын
Muitíssimo obrigado pelo feedback e pelas palavras, Douglas! Espero que o conteúdo aqui do canal te ajude cada vez mais! Grande abraço!!!
@pabloalmeidal.62148 жыл бұрын
Muito grato pelo seu desprendimento e paciência . Engatinhando mas contigo sigo confiante . Abraço.
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Pablo Almeida Lima 🙏🙏🙏🙏 Fico feliz de estar te direcionando nesta caminhada, Pablo!!! É uma longa estrada mesmo, mas com as idéias certas, podemos ver o caminho. Grande abraço!!!
@birasantana26957 жыл бұрын
cara você disse tudo em tão poucas palavras e se abriu um novo horizonte. parabéns
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+Ubiraci Santana Valeu demais, Ubiraci! Continue ligado no canal, que muitas idéias boas vão aparecer pra você aqui. Abração!!!
@Foguinhoteclaslp11 ай бұрын
Aí sim baita aula show.🎉
@ReginaldoJunior5 жыл бұрын
Excelente vídeo! Tinha visto alguns profissionais fazendo mix e master juntas e sempre me questionava sobre isto. Graças ao seu vídeo, desmestificou o conceito errado que eu estava adquirindo.
@NandoCostaMusic5 жыл бұрын
Valeu demais, Reginaldo! Já fiz alguns vídeos comentando sobre este assunto e muita gente ainda continua martelando nesta “missão impossível” hehehe. É simples. Pegue todos os discos que ouviu na vida. Pegue todos os grandes trabalhos dos grandes artistas consagrados. Agora conte, de todos eles, quantos foram mixados e masterizados simultaneamente. Olhe nos créditos, inclusive, se a pessoa que mixa é a mesma que masteriza (isso pode ocorrer, mas em geral, não). Se a resposta for maior que 0, eu me demito hehehe. Abração!!!
@GustavoHenrique-so5wc8 жыл бұрын
Nando show de bola, parabéns pelos ensinamento. O áudio brasileiro agradece. Abraço
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Gustavo Henrique Gonzales de Oliveira Silva Valeu, Gustavo!!! É um grande prazer poder levantar estes assuntos para entendermos melhor "as regras do jogo". Deixar mais claro o que podemos fazer e como podemos fazer é muito importante aqui. Grande abraço!!!
@dr3studio3064 жыл бұрын
Poxa, tudo que eu precisava escutar, nunca havia escutado tanta verdade. Fiz curso de mix e master mas vejo a tudo foi em vão, A sacada de não usar o limiter na mix realmente faz diferença. Sempre usei o limiter e digo que realmente suja o som e limita negativamente. Vou testar essas estratégias o qto antes. Sempre percebi que mixo legal, mas qdo vou pro Master dar aquele volume eu acabo descontruindo toda minha mix e tenho a voltar corrigindo tudo e perdendo tempo. Vlw mestre Nando 👏👏👏👏
@NandoCostaMusic3 жыл бұрын
Pois é, meu amigo! É o que chamo de loop infinito. Não da pra chegar no resultado final junto. São coisas distintas. Mixe bem e esqueça o que fez. Aí masterize. Com outro mindset. É difícil e leva anos pra compreender e aprender a separar os processos, mas não há outra forma de trabalhar com áudio de forma eficiente e com qualidade. Farei mais vídeos sobre o assunto! Abração!!!
@MrAdrianinhoMaciel2 жыл бұрын
Muito bom!!!
@NandoCostaMusic2 жыл бұрын
Valeu demais, Adrianinho! Muito som aí!!!
@jefersonoliveira39268 жыл бұрын
Parabéns pela ajuda...
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+jeferson luiz Oliveira Valeu demais, Jeferson!!! Grande prazer em poder ajudar!!! Continue ligado aí!!!
@carlosdiascantor7 жыл бұрын
Eu AMO seus vídeos Nando, cara PARABÉNS em CapsLock porque vc merece.
@cristianopaganini53718 жыл бұрын
Show, seus videos estão clareando minha percepção de mixagem! Top, continue esse maravilhoso trabalho! Até.
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Cristiano Paganini Muitíssimo obrigado, Cristiano!!! Continue sempre ligado aí que vem muita coisa boa!!! Abração!!!
@RodrigoLemosnoral7 жыл бұрын
muito bom é mesmo isso...que acontecia comigo
@leandrolima42667 жыл бұрын
cara eu sempre usei a mix junto com a master e ai sempre eu procuro novidades no youtube e ai dei uma olhada na sua dica e resolvi testa foi ai que gostei da ideia ficou show de bola !!!! mais 1 inscrito
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+leandro lima Show de bola, Leandro! Vai ver que seus trabalhos vão dar um salto gigantesco com o tempo! Vai aprender a ouvir de outra forma. Confira o meu vídeo "Masterização - Afinal, o que é?". Vai te clarear ainda mais. Grande abraço e obrigado por se inscrever!!!
@alexsandrect18 жыл бұрын
Boa Nando ótima dica, ainda mais para nós que estamos começando conseguir chegar em uma sonoridade agradável sem forçar com o limiter!
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Alex Almeida Essa é a chave da questão toda, Alex! E nossos ouvidos vão agradecer cada dia mais por tomar esta decisão. Abração e bons sons aí!!!
@rosenildojose71216 жыл бұрын
Perfeita a sua explicação Nando Gostei muito Parabéns
@NandoCostaMusic6 жыл бұрын
Muitíssimo obrigado pelas palavras, Rosenildo!!! Grande abraço e siga ligado aí!!!
@Lucas983026 жыл бұрын
Nando meu irmão muito obrigado mesmo vc é top quando eu pensava em desistir de vez eu te achei na KZbin e vi várias pocibilidade, e cada vez que assisto um vídeo seu aprendo muito obrigado mesmo já tirou muitas dúvidas minha,eu sou músico e produtor musical e por anos tento aprender a mixar e masterizar agora que minhas ideias estão soando bem
@NandoCostaMusic6 жыл бұрын
Muitíssimo obrigado pelas palavras, Lucas!!! Fico super feliz em saber que meus vídeos tem te ajudado desta maneira tão legal!!! Espero que o canal continue te ajudando e te guiando nos trabalhos cada vez mais!!! Grande abraço!!! Continue ligadão aí!!!
@Lucas983026 жыл бұрын
Nando Costa valeu meu irmão
@NandoCostaMusic6 жыл бұрын
Valeu!!! Abração!!!
@k.n.btutoriaiseproducao65116 жыл бұрын
Você é fera E o KZbin também,por me indicar esse vídeo 👏🏾👏🏾
@NandoCostaMusic6 жыл бұрын
Valeu demais, meu amigo!!! Espero que aproveite bastante o conteúdo aqui do canal!!! Ótimos estudos!!
@dercioguinda48657 жыл бұрын
MUITO OBRIGADO PELA DICA! SEMPRE FIZ A MIXER E A MASTER E NAO SABIA QUE TAVA COMENTENDO ESSE ERRO!
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+dercio guinda Valeu, Dércio! Assim como explico, são situações diferentes mesmo. Ao fazer junto, é bem complicado de chegar em um resultado satisfatório. Abração!!!
@nandomendesoficial25338 жыл бұрын
Boa nando!!!
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Fernando Mendes Valeu, Fernando!!! Grande abraço!!!
@RianToledo8 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo Nando !!! Sempre trazendo informação pra gente 👏👏👏👏 top demais
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Rian Toledo Muitíssimo obrigado, Rian!!! Tamo junto, rapaz!!!
@Pascoaltualungo8 жыл бұрын
Nando muito boa dica já aconteceu bastante com migo eu fazia os Beats com limiter eu sentia que está ótimo mais a qualidade n era a desejada
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+PSAT Beatz Exato, PSAT! O limiter deve ser entendido como uma ferramenta de "limitação" e não de volume. Isso é o que confunde as pessoas. O limiter dá volume em detrimento de "parar" o som. É algo que engana demais. Entender realmente a essência do processamento, nos leva a tirar um som de qualidade. Grande abraço!!!
8 жыл бұрын
Vídeo muito esclarecedor. Parabéns pelas dicas 👏👏👏👏👏
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+João Pedro Frasseto Cardoso Valeu demais, João! Espero que te ajude nos trabalhos aí!!! Grande abraço!!!
@nadinhovieira6 жыл бұрын
Boa Nando!
@NandoCostaMusic6 жыл бұрын
Valeu demais, Nadinho!!! Grande abraço e bom proveito nos vídeos aí!!!
@rogeeriosouza77557 жыл бұрын
parabens pelo trabalho esclarecedor mano
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+rogerio souza Muitíssimo obrigado, Rogério! Siga sempre ligado aí!!!
@felixmartinmusic8 жыл бұрын
muy bueno!
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Felix Martin Gracias, mi amigo Felix!!!
@greatoverlays65738 жыл бұрын
cara Deus lhe abençoe por tanto conhecimento, obrigado pro compartilhar !! eu AMO música, e estou começando a fazer minhas produções, já tenho a base para criar arranjos mas nada disso adianta sem uma boa música mixada e masterizada, seu canal vem me ajudado muito, sucesso cara!!! (to lendo seu ebook tá NOTA 1000), um conteúdo desse nível e em português parece um sonho kkkkk
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
Josefsson Fragogiannis Poxa, fico super feliz com os comentários, Josefsson!!! Realmente a mixagem e masterização são fundamentais para materializarmos qualquer idéia musical na forma de gravação, mas continue sempre estudando e se aprimorando cada vez mais nos arranjos e nas criações. A matéria-prima vem sempre em primeiro lugar!!! Grande abraço e continue ligado aí!!!
@matheusmelo50757 жыл бұрын
Foda!!!
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+Matheus Melo Muito obrigado, Matheus! Aproveite bastante o canal aí!!!
@thisman35957 жыл бұрын
Simplesmente incrível!! Aonde tá o botão de dar mil likes??
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
Muito obrigado pelas palavras, Thisman!!! 🙏🙏🙏 Só de curtir, compartilhar e continuar ligado no canal já vale por mil likes! Grande abraço!!!
@thisman35957 жыл бұрын
vc é demais cara! Vc falou neste vídeo sobre "neutralizar" o ouvido. Em ninhas mixes, eu neutralizo o ouvido colocando um ruído branco pra eu escutar e descansar a audição. Eu intercalo ruído branco com a mixagem pra eu ter uma noção do caminho que estou indo. Não sei se vc já ouviu falar disso.
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
Legal, Thisman! A teoria faz sentido sim, é o que chamo da técnica da "colher de café". Assim como podemos cheirar uma colher com café ao experimentar uma fragrância de perfumes para "neutralizar" o odor, podemos pensar desta forma no áudio. Mas o correto seria pensar em ruído rosa e não o branco. O rosa não é um ruído "flat" no espectro, porém representa a "percepção" flat para os nossos ouvidos. Abração e bons estudos!!!!
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
Mas simplesmente o fato de parar o trabalho com áudio e ouvir qualquer outro disco ou faixa já te ajuda a "zerar" os ouvidos. Abração!!!
@suzartcampos028 жыл бұрын
também tem alguns já velhos no ramo como o paulo Anhaia, que atualmente o fazer, mix e máster, ai dá um nó na cabeça da gente.
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+suzart Eu sei que existem pessoas que fazem este processo desta forma, mas eu realmente não recomendo. Certamente, fazendo o processo separado é possível elevarmos nosso som para um outro nível. Se realmente fosse suficiente apenas levantar mix / master juntos, as mesas de mixagem analógicas teriam limiters em hardware embutidos nela, não existiria o estudo de Masterização, tampouco Estudios e engenheiros de Masterização apenas. Se existe, é porque existe uma ciência, tecnologia e arte envolvidas ali. Os discos que mais amamos ouvir em nossas vidas são 100% feitos em etapas separadas, Mix / Master. Basta ouvir para entender o que quero dizer. Abração!!!
@zbrios2 жыл бұрын
E um processo muito louco.
@lonehunterband8 жыл бұрын
Blz, Nando? Já vou preparar a música pra te mandar usando esse raciocínio. rsrsrs Aprendendo todo dia! Obrigado e um grande abraço, Marcos
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Lone Hunter Band Valeu demais, Marcos!!! Espero que esteja ajudando a clarear as idéias aí! Grande abraço!!!
@RodrigoAngelo776 жыл бұрын
Muito bom mano
@NandoCostaMusic6 жыл бұрын
Muito obrigado, Rodrigo!!! Continue sempre antenado aí! Grande abraço!!!
@RodrigoPiccoli8 жыл бұрын
Fala Nando! Beleza? ótima dica! Quanto mais o tempo passa, mais acumulamos funções, acabando por gravar, mixar e masterizar um trabalho. Pra não cometer e manter os erros nas etapas nada melhor que separar claramente um processo do outro. Gravação - Edição - Mix - Master. Em dias diferentes. Parabéns pelo vídeo! Ah, tenho uma sugestão, o teu estúdio parece ser muito legal! Seria muito bom ver um vídeo de studio tour ai. Esses monitores por exemplo, tenho muita curiosidade nele, já vi em vídeo de muita gente foda. Grande Abraço!
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Rodrigo Piccoli Demais, Rodrigo!!! Falou tudo já! Fazermos as etapas separadas é a melhor forma de chegarmos no resultado tão imaginado de Produção Musical. Realmente não há segredo e não há aquele papo de "aprender a fazer como os grandes mestres do áudio em apenas dois meses". Temos que entender, aprimorar os ouvidos e termos paciência mesmo. Ótima ideia esse lance da mini tour na minha sala! Agora todos já estão de casa mesmo, não é? Nada mais óbvio! Vou falar sobreo equipamento e a sala também. Excelente idéia! Estas caixas maiores são as Barefoot's MicroMains 27. Estão entre as mais tops do mercado quando falamos de mixagem. Vários estúdios renomados em todo o mundo possuem estas caixas. Viraram "standard high-end" para mixagem. São a "minha casa" mesmo. Dave Grohl possui um par no estúdio dele também heheh. Abração!!!
@RodrigoPiccoli8 жыл бұрын
Legal demais! Eu ia comentar, que o vi nos vídeos do FF e muitos outros. Vou ficar no aguardo! Valeu pelo conhecimento que tem passado pra galera! Grande Abraço!
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Rodrigo Piccoli Valeu, Rodrigo! É um grande prazer! Abração!!!
@annandasy7 жыл бұрын
Caramba Nando! vc é mega! Simplesmente amei! Eu fiz produção musical é me sinto um lixo! fico confusa d+! Na verdade hj não sei mais oq fazer! Acho minha mixagem ruim! sempre me enrolo com trabalho! A unica coisa q eu faço q me pareceu certo é mixar depois masterizar! :( Eu preciso aprender a forma correta!!!!!
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+Annanda Suanny Obrigado pelas palavras, Annanda! Pode ter certeza que também passei várias vezes por estes momentos de achar que não entendemos porque nosso som não funciona. A dica que te dou é: respire fundo, pois você e seu ouvido precisam digerir toda essa informação. Produção musical, Mixagem e masterização não são coisas simples. E não são coisas imediatistas. A disciplina e o estudo te levam à perfeição. Hoje em dia, eu faço uma Mix como esta do completo zero em 3 horas ou menos, mas tive épocas de ficar dias mixando a mesma música sem sucesso. É uma questão de tirar o pé do acelerador e olhar pra fora pra ver o que está acontecendo. O processo de evolução na produção, mix e master envolve muito mais análise do que ação. Grande abraço e continue ligada aí!!!
realmente cara isso e fundamental cai muito nessa ideia errada
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+rogerio souza Isso aí, Rogério! O entendimento de cada etapa na hora certa é fundamental! Abração!!!
@marpons4 жыл бұрын
Mil liKes!
@NandoCostaMusic4 жыл бұрын
Valeu demais, Marcelo! Grande abraço e muito som!!?
@Orbitwhispering8 жыл бұрын
up
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+AeoN Brigadão, AeoN!!!
8 жыл бұрын
Depois desse vídeo o assunto está encerrado! Eu não tenho mais dúvidas. Essa questão de descansar os ouvidos é fundamental. Nando, e esses desenhos do seu lado? O que vem pra nós de novidades? Abraço e muito obrigado.
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Júlio Assunção Show de bola, Júlio!!! Sei que existem muitas considerações envolvendo este assunto e irei abordar mais com certeza! Vou levantar vários assuntos polêmicos como esse para começarmos a realmente para e pensar na nossa vida sonora hehhee. Esses desenhos no quadro estarão disponíveis muito em breve! Estou preparando com o maior carinho um dos mais completos treinamentos de Mixagem e Teoria de Áudio on-line. Serão muitas horas de prática, exemplos e teoria, de uma forma nunca antes abordada no nosso país. Já estou há vários meses preparando o conteúdo. E vai vir com tudo. Abração!!!
8 жыл бұрын
Wow! Que bacana! Esse desenho seria o Polar Level do Ozone? É uma das minhas maiores dúvidas. As minhas masters nunca batem iguais as profissionais nesse negócio. Pô!!!! Hehehe. Um vídeo sobre isso seria FANTÁSTICO.
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Júlio Assunção Exatamente, Júlio! Chamamos de vetorscope em alguns plugins. Pode aguardar que vai rolar. No curso eu falo bem detalhado a teoria e mostro a prática também. Vou tentar fazer algo mais compacto para o canal. Abração!!!
@trumpetd18 жыл бұрын
Desculpa falar sobre isso nando ...eu ja estou esperando o seu material...mas virá com um preço acessivel? vou te falar o meu ex...eu fiz um curso online de uma escola bem conceituada e realmente fiquei decepcionado pelo valor que paguei no curso onde nao recebi nem um diploma impresso via correio e onde fiquei com muitas duvidas e elas nao foram bem tiradas...como vai ser seu curso?
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+daniel silva Olá, Daniel! Daqui umas semanas já começo a divulgar o curso em detalhes, falar sobre conteúdo, etc. Será um curso acessível certamente, mas terá um valor compatível com a qualidade e quantidade de informação que estarei fornecendo. A minha estimativa é que o curso tenho por volta de 40 horas de duração, ou seja, é um treinamento completo mesmo de Mixagem. Terá a área para tirar dúvidas, mas ainda fornecerei como bônus para os primeiros alunos, 1 ou 2 horas de consultoria direta comigo. Para tirar qualquer tipo de dúvida. O curso é dividido em vários módulos, sendo alguns teóricos, alguns teóricos com exemplos e vídeos complementares e alguns práticos. Virei com os detalhes em breve. Grande abraço e fique ligado aí!!!
@L4ZZY8 жыл бұрын
Sempre fiz mix a master juntas, porque sempre que fazia separado, eu tinha que refazer todo trabalho de mix.
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Renato O. Esse pensamento faz sentido, Renato, porém o retrabalho acontecerá também fazendo mix / master junto. Por isso, o ideal, ao trabalhar desta forma, é fechar a mix (o que te força a tirar cada vez mais som sem ouvir o som "com pressão") e só aí cair na master. E na verdade, ao se trabalhar um disco, as master são feitas todas na mesma sessão, no mesmo dia. Isso te leva ao real nivelamento das músicas ao longo do disco. Fazendo mix / master junto, é bem complexo atingir um nível de detalhamento na master. Abração!!!
@L4ZZY8 жыл бұрын
Nando Costa Com essa dica, com certeza eu passarei a fazer apenas a mix. Pode ser que eu vá estranhar um pouco no começo, mas vou seguir sua dica. Muito obrigado.
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Renato O. É desconfortável num primeiro momento, mas dentro de 1 mês se você não tiver melhorado, pode vir falar comigo. Aposto o que quiser que irá melhorar em poucas semanas. Costumo fazer a associação com meu estudo de guitarra. Muitos guitarristas estudam apenas com pedal de distorção. Quando passei a estudar sem pedal, apenas com o som cru, vi o quanto tinha que melhorar minha técnica. Com o passar do tempo, tocar sem pedal ficou totalmente confortável e quando ligo o pedal, é apenas um reforço para o som. Não é um recurso para "esconder" o som e fazer soar "com força" e "finalizado". É exatamente a mesma coisa. Abração!!!
@L4ZZY8 жыл бұрын
Nando Costa Você falou uma coisa muito importante. "Se você não entende como funciona uma master separada, não é junto que você vai entender" Isso me fez cair a ficha. "Pouts, master pra mim era só questão de volume". Agora vou dar mais valor a isso
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Renato O. Falou e disse, Renato! Volume é um mero detalhe. De fato, na maior parte do tempo nem olho nos medidores enquanto masterizo. Com a prática de monitoração, chegamos num RMS bem forte de ouvido mesmo. Este é o lance. Master, para mim, é o colorido final do som. O volume é apenas uma parte. Mais importante que o volume é o EQ, a compressão e a tonalidade geral e profundidade. Abração!!!
@zimouspero7 жыл бұрын
muito prestavel a sua ajuda. nando tu achas que usar o ruido rosa para analisar a mix é realmente uma tecnica a ser usada em todo os trabalhos
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+zimous david Legal, Zimous! Acho que esta idéia é uma ideia muito "científica e teórica". Supostamente, um ruído rosa está emitindo um sinal que tem a mesma energia por banda de frequências e, portanto, ouvimos "flat". Já parou pra pensar se toda mix é "flat"? Ou toda master? Ou se algum mix é "flat"? Vai se surpreender com esta análise hehehe tem mixes mais brilhantes, outras mais graves, outras com mais médio. Se seguir o pink noise, nunca vai chegar em nenhuma conclusão musical. Vai estar tentando criar um áudio com todas as regiões de frequências idênticas. Só isso. Se a sua música pedir algo mais brilhante ou mais grave, estará perdido. Pegue um analisar de espectro e veja um hip-hop. Se comparar com um pink noise, verá que nada bate. Estas músicas tem muito mais grave do que qualquer outra coisa. Portanto, recomendo fechar os olhos e apenas ouvir o que a música pede. Assim, nunca se perderá. Abração!!!
@zimouspero7 жыл бұрын
Nando Costa muito muito obrigado pelo esclarecimento da duvuida. Eu sou produtor e cantor de kizomba ( derivado do zouk das antilhas). Vou tentar enviar uma track para ver a sua analise da minha mix. Obrigado
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+zimous david Legal demais, Zimous! Fico no aguardo! Abração!!!
@zimouspero7 жыл бұрын
Nando Costa espero que gostes.
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+zimous david Show!!!
@luanalves93736 жыл бұрын
Excelente vídeo professor. Parabéns pelo trabalho. Ao falar em sample rate lembrei de uma duvida... O que pode acontecer ao trabalharmos com ele mais alto ou mais baixo para ajudar no processamento da maquina?
@NandoCostaMusic6 жыл бұрын
Brigadão, Luan!!! Valeu demais! Assista ao vídeo que falo sobre “Exportação de Arquivos”. Falo sobre vários detalhes de áudio digital lá. Mas, em resumo, qualquer conversão de sample rate gera uma transformação na onda sonora. Assista lá e terá suas dúvidas esclarecidas. Abração!!!
@LacerdaLopes118 жыл бұрын
Talvez esteja ai o timbre indesejável que acontece com todas as minhas mix e" master"..! Muito difícil de aceitar aonde está soando mal e não saber resolver o problema!! Por diferente que seja o stylo que eu faço a mix ,mais o resultado final sempre é o mesmo .. Sempre fica soando desagradável nas frequências entre 100hz a 350 ! no começo da mix fica legal e depois que tento Masterizar junto com a mix pra ganhar tempo o resultado final nunca é satisfatório. ... No master eu uso compressor eq , exiter ,imagem sterio, compressor multibanda e sempre dois ou mais limites pra tentar alcançar um som com volume alto..!! Vou deixar de preguiça e tentar fazer separados mix e master, parece que vc falou de mim quando disse que aumentava o limiter e altera o som das tracks e refazia a mix assim sucessivamente rsrs !!!
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Lacerda Lopes Hehehhe E não é só com você, Lacerda! Aos poucos as pessoas vão começar a entender o quão importante é separar os dois processos. Como disse no vídeo, é realmente muito complicado querer pensar que vamos chegar no mesmo resultado de uma master comercial fazendo tudo junto. Isso porque a forma de pensar e ouvir nos dois processos é bem diferente. Ao tentar fazer o todo soar "mais alto", você afeta as partes, afeta seu grave etc. Quando vai tentar arrumar isso, vai começar a desmoronar a mix que acabou de ajustar por horas a fio. E no final, não conseguimos nem fazer soar na pressão e nem soar bem, exatamente isso que falou. Faça separado. Faça uma mix bem feita. Esqueça dela por um dia. Depois abra outra sessão e comece a análise dela. O que podemos melhorar? Como equalizar para fazer um contorno melhor do espectro? É assim por diante. É realmente uma outra disciplina. Como falo no vídeo, é o mesmo que tentar construir uma casa decorando e colocando os moveis dentro enquanto você levanta as paredes hehe. Grande abraço!!!
@luiztc50206 жыл бұрын
A opção de trabalhar assim, são tomadas com base em algumas que devem ser ditas;1- com relação a travamento, 70% do processamento das minhas mixes(e de todos que trabalham assim) estão baseados em um sistema com dsp, os outros 30, temos hj em dia a função "freeze" em todas as daw. Sobre ir e vir, este ponto deixa claro a questão do gosto pessoal, ja que vc ve isso como uma coisa ruim, ja eu vejo como uma coisa boa. Sobre limiter, nem sempre uso um limiter especificamente, na verdade a grande sacada é um busscomp e um eq analógico ja no master e tmbm nao quer dizer que ja estao setados ou que existe um preset que uso todas as vezes. Grande abraço
@NandoCostaMusic6 жыл бұрын
Jóia, Luiz! Não existem muitas regras quanto ao processo. O meu ponto no vídeo é justamente dizer que mixar com processamento no master bus não significa necessariamente masterizar. Podemos utilizar o que quisermos no master bus, para criarmos a nossa mix. Se ela pede mais processamento, usamos mais. Se pede menos, usamos menos. Mas isto, de forma alguma, é o trabalho de masterização. É apenas um direcionamento para a finalização do trabalho. Siga ligado aí! Abração!
@Danilojorgetavoracos7 жыл бұрын
Eu tenho muita dúvida na master mid/ side , gostaria de ajuda Nando ! Eu escuto esses violões desses cantores sertanejos são muito nítidos no L e R , Marília Mendoça é um exemplo a master dela também não é alta , será que tem haver com a master mid/side ?
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+Danilo Jorge Olá, Jorge! Boa pergunta. O mid/side é apenas um modo de operação que vários processadores trabalham (e obviamente uma técnica de microfonação estéreo muito eficiente). O fato dos violões estarem nítidos dos lados tem a ver com a equalização feita neles e também o fato de não ter muitos elementos brigando com a mesma equalização por perto. Mid/side pode ser uma técnica efetiva para se conseguir isso tanto na Mix quanto na Master, mas muitas vezes podemos conseguir apenas manipulando os pans, equalização e compressão. É um jogo. Depende do enviar certo das peças. Abração e continue ligado aí!!!
@PetrowiskRock8 жыл бұрын
Deixa eu ver se entendi, então o correto é mixar sem o limiter na master? o ideal é usar o limiter somente quando for masterizar? (exceto em alguns casos como vc disse), se sim , no processo de mixagem o ideal é o canal master ficar vazio? eu geralmente uso um EQ na master cortando 20hz e 20khz, um corte bem sutil e um limiter kkkk, canal nota 10! o melhor do KZbin, nível dos canais da gringa!!
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Sebastian Muitíssimo obrigado, Sebastian!!! O ideal é mixar sem limiter no master bus sim. Se você mixar com, vai ter que tirar ao enviar para masterizar ou se for masterizar separado (como eu recomendo). Portanto, você otimiza o seu tempo e o seu trabalho. Você pode utilizar o que sentir necessidade no master, menos limiter. EQ, compressão, excitação harmônica, stereo imager (apesar de conseguirmos fazer tudo na mix sem ele no master bus), tudo é permitido e não irá atrapalhar o trabalho de masterização. Em relação ao seu EQ master, corte em 20Hz ou próximo é muito comum, mas LPF depende muito do conteúdo da mix. Em geral, apenas mixes com bastante conteúdo de altas e mixes que você enfatizou mais altas (mesmo sem ter muitos elementos brilhantes). Enfim, não podemos confundir masterização com "subir volume". Masterizacao é um processo que envolve equalização, compressão, excitação harmônica, manipulação do campo estereo, dentre outras considerações e o que a grande maioria das pessoas pensa é que quando colocamos p limiter a música soa "masterizada". Nem de perto. Abração!!!
@PetrowiskRock8 жыл бұрын
vlw nando, vou começar a mixar sem limiter, as vezes tenho até a impressão de que ele tá "sufocando" algum timbre, tipo sinto que o timbre poderia estar soando com mais brilho ou grave, agora percebi que provavelmente deve ser o limiter que esta fazendo isso, meio que não deixando o timbre livre. tmj!
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Sebastian Certamente é, Sebastian. Até abrimos espaço e moldarmos o espectro com EQ e compressão, o limiter apenas atrapalha o som, pois ele vai segurar tudo. Porém, na master, ele serve para dar o acabamento. Grande abraço!!!
@suzartcampos028 жыл бұрын
acho que a máster ainda é um assunto meio nebuloso, a maioria como eu pensa que serve para aumentar a pressão, e volume.
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+suzart Exato, Suzart! Volume é simplesmente um dos fatores a serem endereçados pela master e por isso todo o erro das pessoas em relação à esse assunto de Masterização. Vou fazer um video para complementar todo esse papo de mix / master juntas e explicar o conceito de Masterização. Abração!!!
@suzartcampos028 жыл бұрын
uma duvida! na máster tu começa analisado os pontos específicos, grave, médio grave...etc, por peças chimbal, guitarras, baixos...etc, ou o correto e voltar a música varias vezes e analisa lá como um todo? vlw obrigado pelas dicas.
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+suzart O objetivo da master, de uma forma bem simples, é melhorar a mixagem. Em qualquer aspecto. Em uma master conseguimos fazer uma infinidade de ações. Melhorar as partes ou melhorar o todo. Não significa corrigir problemas, significa melhor o som. Muitas vezes corrigimos problemas. Se este for o caso, o ideal é voltar na mix e corrigir. O seu ouvido é atraído sonoramente para os pontos que foram enfatizados na mix. Estes pontos podem estar soando bem ou podem precisar de ajuste. E isso pode ser qualquer coisa. Por exemplo, chimbal alto, chimbal com excesso de 5k, voz baixa, efeito da voz com excesso de grave, graves da música em excesso, graves da música em falta, música com muita limitação, enfim, qualquer coisa. Pode ser qualquer coisa mais "palpável" como manipular a mix para abaixar ou aumentar um elemento, manipular a mix para reajustar o EQ dos graves ou agudos, por exemplo, ou simplesmente criar uma coloração global para a música e para o disco. Tem realmente dezenas de variáveis que podem ser endereçadas dependendo da natureza da mixagem e do estilo da música. E por isso, realmente digo que é um tipo de análise que não tem como fazer da melhor forma enquanto estamos mixando, ou seja, "levantando as paredes da casa". Abração!!!
@produtoracasaverde49106 жыл бұрын
e na hora da mixagem e masterização? usamos plugins mono ou estereo?
@NandoCostaMusic6 жыл бұрын
Olá, meu amigo! Quem te diz o que fazer é o próprio áudio. Está com tracks mono? Plugins mono. Tracks stereo? Plugins stereo. A master (pensando no standard) lida com mixagens, que são dois canais. Portanto, todos os plugins devem ser stereo. Abração!
@produtoracasaverde49106 жыл бұрын
A entendi, a voz na mixagem eu utilizo plugins em mono? eu gravo elas em mic condesado ligado em uma interface de áudio, o baixo faço o mesmo, nessa sua mix dr voz você utilizou plugins em mono?
@levymacedo88735 жыл бұрын
Como que eu faço pra enviar uma musica pra análise?
@NandoCostaMusic5 жыл бұрын
Olá, Levy! Mande sua faixa para o meu email contact@nandocostamusic.com. Fico no aguardo! Abração!!!
@allanrodriguesrj3 жыл бұрын
Quanto devo deixar no volume final da mix ? A ideia é fazer um bounce e abrir outro projeto de arquivo e masterizar o L e o R ?
@NandoCostaMusic3 жыл бұрын
Ótima pergunta, Allan! O volume da mix basta ser “saudável”. Algo entre -20LUFS e - 14LUFS para mixes de música é OK. Na master você gerencia o que precisa. Preste apenas atenção aos níveis peak. Não clipe. Se possível deixe uma pequena margem de nível peak e estará ok para masterizar. Sempre recomendo masterizar em outra sessão. Não apenas por conta do processamento, mas para separar o seu raciocínio mesmo. Abração!!!
@allanrodriguesrj3 жыл бұрын
@@NandoCostaMusic no caso do pico deixar na mix -6 Tá bom?
@NandoCostaMusic3 жыл бұрын
Sim! Boa meta! Sem regras, é claro. Na masterização você pode ajustar qualquer pico mais alto que isso. Você só não consegue consertar áudio clipado (até temos ferramentas pra “amaciar”), mas se a onda está cortada, o áudio será deteriorado. Abração!!!
@FernandoRoma7 жыл бұрын
E ai xará, tudo bom? Antes de tudo, excelente vídeo! Longe de querer discordar nem nada assim, mas conheço alguns produtores que nome que sei que mixam e masterizam junto, mas nunca soube exatamente como funciona hehehe. Uma dúvida é se essa mix/master é a mesma coisa de top down mixing? Quando comecei a aplicar esse conceito de top down mixing minhas mixagens evoluíram muito, seria a mesma coisa? Grande abraço!
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
Fernando Roma Valeu, xará!!! Isso não tem a ver com mixar "top-down". Este termo significa simplesmente comecar mixando dos grupos ou busses e depois pras partes. É simplesmente uma estratégia para "desenhar" o todo de um grupo antes de se preocupar com os detalhes de EQ e compressão de tracks individuais. Eu trabalho de uma forma levemente diferente, mas não há nada errado com isso. Mix / master junto é você fazer toda a mixagem e o processamento "master" tentando finalizar a faixa na mesma sessão. Isso que falo neste vídeo. E continuo a explicar no próximo vídeo "Afinal, o que é Masterização?" e na conversa com o engenheiro de Masterização Carlos Freitas na entrevista que fiz com ele (confira o vídeo também!). O que ressalto aqui é a importância de se entender Mixagem e Masterização como disciplinas diferentes. Fazer o processo junto limita de várias formas e na prática não conseguimos chegar no mesmo resultado de uma faixa masterizada corretamente separadamente. Fazendo junto você "potencializará" o seu áudio, mas nem sempre da melhor maneira. Masterização envolve a estética da faixa como um todo, estética desta faixa em relação às demais do álbum e também considerações como níveis de loudness específicos e estéticas para cada mídia específica (master para Spotify, KZbin, transmissão de TV, etc). "Mix / Master" juntas não te permitem esse tipo de raciocínio e audição. Confira os vídeos, que vai começar a entender um pouco melhor. Abração!!!
@albarper8 жыл бұрын
eu costumo abrir um sub master e colocar neste sub master um EQ mas nem sempre uso, um Comp comprimindo não mais que 1 ou 2 dBs um exciter não passando de 0dBs e um simulador de fita analógica, também não passando de 0 dBs, faço isso para dar uma cola extra na mix, pergunta: teria algum problema eu mandar pra alguém masterizar se eu não desligar antes estes plugins?
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Alexandre Barboza Ótima pergunta, Alexandre! Todo esse processamento pode ser mantido na mix ao enviar para masterizar, sem problemas. É a forma como trabalho também. O que não pode rolar é o limiter. Dica: exciter e tape simulador são excitadores harmônicos. Eu usaria um ou outro apenas, não os dois. Pois você pode estar excitando a mesma região de frequência duas vezes. Não há problemas, mas pode ser um processamento desnecessário mesmo. É a mesma coisa que usar uma instância de plugin de EQ com boost no grave e usar outro EQ, de outra marca, com boost no grave também. Seria preferível escolher uma cor e definir qual EQ você quer colorir. O mesmo para os excitadores. Escolha qual cor de saturação você quer e utilize apenas 1. Abração!!!
@albarper8 жыл бұрын
obrigado pela resposta, é limiter eu sigo suas recomendações ditas em um video sobre o limiter, parabéns pelos videos, e estou na espera de um curso ou Workshop on line de mixagem. Abraço
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Alexandre Barboza Perfeito, Alexandre! Está no caminho certo! Estou no meio da produção do meu curso de Mixagem On-line. Estou preparando um material super completo e inédito para todos vocês. Grande abraço!!!
@eldermartins1308 жыл бұрын
Nando, e na questão de um show ao vivo? Por exemplo, quando vou em shows de algumas bandas, o áudio que sai no PA é parecidissimo com o áudio masterizado do CD, como se tivesse tocando o disco realmente, só que sem a voz (tudo isso sem sampler, tudo ao vivo mesmo). Isso tudo é trabalho de mix do FOH ou existe alguma outra ferramenta, como uma masterização "real-time" até ir pro PA? kk :v Sou totalmente leigo nessa questão de mixagem de show ao vivo e é raro encontrar alguém que explique detalhadamente, mas tenho muita vontade de aprender esses truques :D
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Doni Dozh Excelente pergunta, Doni! Ao vivo, é comum utilizarmos limiters na mix. Primeiro, porque realmente não daria pra "masterizar", já que é uma performance, é outro foco. Segundo, que o limiter também, além do lance sonoro, têm o papel de amaciar o desempenho do sistema, pois, segurando os picos, sobrecarregamos bem menos a potência e conseguimos mais pressão sonora, desta forma. Além disso, um show funciona como se fosse uma música contínua. As variações de instrumentos e "cores" dos elementos é infinitamente menor do que um disco com várias músicas. Em um disco, é comum, por exemplo ter um timbre de guitarra com um amp em uma música, outra guitarra com outro amp em outra, uma voz gravada em um estúdio em uma música R uma voz gravada com outro mic em outro estúdio completamente diferente. Todas estas variações, refletem em cores de mixagem diferente e, por mais bem mixadas que estejam, as pequenas nuances serão endereçadas e aproximadas na master. Ao vivo, realmente não temos toda essa variação. O guitarrista vai usar o mesmo amp, uma ou duas guitarras no máximo (obviamente existem exceções). Mas proporcionalmente as variações dos elementos são mínimas ao longo do show. Isso tudo é mais ajustável neste contexto com mix armada com a "master". E, para fechar, o público está ali para ouvir o "produto final", que não necessariamente é a situação quando você está sentado na sua sala de mix. Você tem a oportunidade de refinar o seu trabalho com um outro profissional ou simplesmente ouvir novamente o seu resultado para aprovar de fato. No ao vivo, se fizer uma análise crítica, as mixes são inconsistentes; começam pior e tendem à melhorar no decorrer do evento. É natural, pois é uma performance. No áudio gravado, esta não é uma opção. Abração!!!
@rodrigoaquinoguitar94366 жыл бұрын
boa noite nando costa estou com uma dificuldade se vc puder me ajudar??? Estou gravando, editando e mixo no reaper deixo tudo perfeito, na equalização, compressão pan e volume e fica 100% escutando no reaper a mixagem, mais quando renderizo para WAV para masterizar no ableton live sinto q a música perdeu qualidade, sinto q a música ficou média e bem baixa! Me dê 1 por favor para eu renderizar com qualidade e fazer uma ótima masterização???
@NandoCostaMusic6 жыл бұрын
Olá, Rodrigo! Tudo certo? Só de ler seu comentário, não sei te dizer o que está ocorrendo, pois há mil variáveis no caminho. Você pode estar exportando algo errado, pode estar com o nível RMS ou LUFS baixo na sua mix, pode estar cometendo algum erro de roteamento e estar exportar algo sem processamento, enfim, inúmeras coisas que não tenho como prever. Mas o lance é que não há perdas se tudo for feito corretamente. A exportação em si não “altera” o seu áudio da forma que você disse. Abração!!!
@rodrigoaquinoguitar94366 жыл бұрын
Nando Costa Ok obrigado!!!!
@jovemblackmirror7 жыл бұрын
outra pergunta: pq a maioria dos vídeos a galera renderiza a mix pra depois masterizar, e não masteriza direto?
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+Mateus Lima Olá, Mateus! Te recomendo assistir o meu vídeo "Masterização, então afinal, o que é?". Não tem como "masterizar" direto. O processo de "maximização" da mix não é uma masterização. A masterização envolve várias coisas e a principal é o "afastamento" da mix para analisar o som de uma forma mais ampla. Pensar na estética global, pensar nas outras faixas do disco, pensar nas mídias em que a mix irá tocar. São tarefas que você não consegue fazer pensando em resolver a mix. Só isso. Mixagem e masterização são disciplinas bem distintas. Por isso existem engenheiros especializados em mix e engenheiros especializados em master. Apesar de muitas pessoas fazerem juntos os dois processos, digo, por experiência própria, que não é a melhor forma de extrair o máximo da sua produção musical. Basta ouvir os discos que mais gosta e ver a ficha técnica. Nenhum trabalho dos mais tops tem a mixagem e masterização feitas em uma única etapa. Sempre são separados. Confira p vídeo lá, vão te esclarecer com exemplos. Abração!!!
@felipesaraiva34858 жыл бұрын
pô, Nando! Sempre fiz meus trabalhos separados. Achei interessante o fato de vc ter entendido que eu fiz os dois processos juntos. Isso remete diretamente ao limiter e ao threshold ne?
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Felipe Saraiva Exatamente, Felipe! É um sintoma imediato de quem faz junto. Mas se você faz separado, isso remete ao fato do limiter muito baixo. Leva um tempo até ficar realmente claro que não conseguimos "pressão" e volume apenas com o limiter. O limiter serve para limitar. Apenas. Como consequência, ele nos abre headroom para aumentar o volume. E ele compensa esse volume automaticamente na maioria dos plugins. E aí vem a confusão. Se você conseguir moldar a sua massa sonora (moldar o seu espectro) com EQ, compressão, excitação harmônica, etc, o seu limiter vai trabalhar da forma como ele sempre deveria trabalhar. Reduzir os picos mais altos, em média, no máximo 3dB de redução (sem pirar com valores exatos, nem regras). Se observar o seu limiter na master, certamente estará reduzindo 6dB's ou até mais em cada pico se não estiver errado. Por isso a impressão de "mais alto". Porém, mais "prensado". A lógica é bem esta. Abração!!!
@Mhferrer8 жыл бұрын
Nando , Eu já vi que esse assunto , é algo bastante polêmico rsrsrs , mas no meu modo de entender pelo que venho estudando sobre áudio e tecnologia , eu vejo verdade tanto na sua opinião , quanto na opinião contrária , digo isto porque você tem razão quando diz que não se deve usar , mas sei que se você fizer desta forma como outros profissionais fazem, você terá um bom resultado também , e isso tudo , é porque você , saberá certamente , como resolver todos os possíveis problemas que vão acontecer se usar os plugins na master , claro , não levando em consideração o fato de você preferir não usar e também o tempo maior que deve ocorrer para deixar a mix como você sabe e prefere fazer , ou seja , um profissional , é um profissional e saberá executar uma função que ele domina , sendo de um jeito demorado ou de outro mais rápido , pois ele sabe onde deve chegar, por ai a minha opinião e sem querer ser controverso rsrsrs. Mas minha pergunta mesmo é , sendo de uma forma ou de outra , o que você diz , sobre o método de summing analógico depois da mix , compensa investir em um pelo menos para ter um som que promete , não sei se cumpre , a promessa de ficar com uma cara de analógico , ou esse papel o summing analógico não cumpre o suficiente para se investir em um ? , você já fez ou faz esse procedimento ? , Desculpe me alongar . Abraço e Obrigado pelos vídeos e colaboração.
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Marcos Henrique Falou e disse, Marcos!!! Sabendo onde queremos chegar, certamente vamos chegar de uma forma ou de outra, é apenas uma maneira de direcionar mais os resultados. Porém, Masterização é realmente algo bem além do que esta discussão de levantar mix / master juntas. Farei um vídeo na sequência esclarecendo alguns pontos sobre isso. Em relação ao análgico, acho sim válido em termos de sonoridade. Seja em forma de summing ou algum tipo de hardware analógico. Eu particularmente trabalho com EQ e compressão analógica nos meus trabalhos (mix e master) e realmente consigo uma tonalidade bem particular que não conseguiria apenas com plugins. Isso é mais evidente ainda no processo de Masterização, pois qualquer processamento afeta todos os elementos da mix ao mesmo tempo. Um EQ de qualidade vai surtir um resultado efetivo em todos os membros da mix, não é à toa que alguns modelos chegam à mais de 7000 dólares. Mas o que deve ficar claro e não pode ser confundido sempre: utilizar equipamentos analógicos não tem nenhuma relação com mixar / masterizar bem. Os equipamentos não trabalham sozinho. Podemos ter mixes e masters perfeitamente sonoras e coesas com plugins básicos apenas. Isto é a relação dos elementos e balanço das coisas. Os equipamentos que utilizamos apenas ajudam a dar a cor exata e polimento que imaginamos ao trabalho, não vão fazer um som soar mais coeso e balanceado. Brigadão por acompanhar os vídeos!!! Abração!!!
@RodrigoLemosnoral7 жыл бұрын
cara sobre calibragem de "pico" ex: o som ta baixinho e mesmo assim clipa no vermelho( e nao é um clipe no audio, o audio aparentemente ta limpinho ) e sim apenas da um clipe no vermelhinho.... preciso encanar com isso ou eu confio no ouvido? .....ou tem alguma calibragem pra isso ? ....brigadao cara da hora seus vdeos bem didatico mesmo fala tudo explicado e o pq das coisas ....valewww
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+Rodrigo Lemos Valeu demais, Rodrigo!!! Boa pergunta. De uma forma geral, devemos evitar os picos. Se determinado track clipa aqui ou ali, não é muito problema. Porém se a cada batida de caixa, você tem um clip, você pode reduzir aquele nível. Quando você vê o vermelhinho em um track, o som não soará clipado à princípio porque os DAW's processam e fazem os cálculos matemáticos internos em mais bits do que o áudio que está sendo processado, geralmente 48 ou 64 bits. Por isso, possuem um "headroom" interno para acomodar os picos. O que não pode clipar é a saída para a placa. Aí realmente se você tiver um clip, terá a onda sonora "cortada" mesmo. Valeu! Abração!!!
@RodrigoLemosnoral7 жыл бұрын
caramba meu valeu vc demais...vc é o cara ...obrigado por compartilhar com a gente .... vou melhorar muito vendo seus videos ... e daq uns dias comprar alguns cursos tbm ...um abraço ....
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+Rodrigo Lemos Show de bola, Rodrigo! Continue ligado aí! Em breve sai o meu curso completo on-line de Mixagem e Teoria de Áudio! Fique ligado aí! Abração!!!
@NandoCostaMusic7 жыл бұрын
+Rodrigo Lemos Show de bola, Rodrigo! Continue ligado aí! Em breve sai o meu curso completo on-line de Mixagem e Teoria de Áudio! Fique ligado aí! Abração!!!
@leoproenca30988 жыл бұрын
foi uma indireta pra mim eu acho Hahaha MINHAS MUSICAS CHEGA TER 100 CANAIS PRA MAIS :(
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+leoonardo proença hehe Se as suas músicas têm 100 canais ou mais, 100 vezes mais motivos para você separar os processos Hehee. Abração, Léo!!!
@jonasrocha48535 жыл бұрын
Ninguém posta masterizando uma musica....sera por que?
@NandoCostaMusic5 жыл бұрын
Olá, Jonas! Assista à minha série Análise de Mixagem e verá vários exemplos comentados de master. No meu curso on-line completo realizo diversas masters comentadas do zero ao final, incluindo equipamentos analógicos. Confira aí os vídeos! Ótimos estudos!
8 жыл бұрын
O paulo anhaia faz mix e master ao mesmo tempo... E eu curto o som dele... Ou seja, pode funcionar se o cara for bom
8 жыл бұрын
Sem ser rude.... Curto muito seus vídeos
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Válvula Vapor Não disse que era impossível, disse apenas que era muito difícil ser coeso desta forma. Não significa que não podemos chegar em um som de qualidade. Mas o processo é muito aprimorado e facilitado fazendo as duas coisas separadas. Realmente recomendo. Fazer uma faixa é compreensível. Fazer um disco inteiro nesta pegada é realmente mais difícil pois você nunca estará comparando as faixas do disco, sequência, entradas e saídas. Enfim, o propósito da masterização e da análise do "programa de áudio" fica um pouco perdido. Mas isso não significa um som sem qualidade. É apenas uma consideração estética, que eu realmente prezo nos mínimos detalhes. Grande abraço!!!
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Válvula Vapor Relax, rapaz! Entendo totalmente o comentário! Abração!!!
8 жыл бұрын
Saquei! Fiz o teste aqui e realmente fica melhor masterizando depois. Parece que a cola é melhor
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Válvula Vapor Valeu, rapaz! Poxa, fico feliz de ter feito o teste aí e ter sentido uma melhora no som. O grande lance de se separar as etapas é realmente enxergar o produto final de uma forma diferente fazendo o processamento apenas no track stereo pronto. Com o tempo, acaba ajudando no aprimoramento do resultado da própria mix. Grande abraço e continue mandando bala no som aí!!!
@bryangremio19038 жыл бұрын
like
@NandoCostaMusic8 жыл бұрын
+Bryan METAL 2016 Valeu, Bryan!!!
@GROOVEDOBANHEIRO3 жыл бұрын
Essa contra teoria de mix e master colocada por vc tem pontos positivos porem... Sempre tenho tido bons resultados homogêneos porque coloco todas as músicas num mesmo projeto independente da quantidade de pista e isso mantém o timbre final concerteza
@NandoCostaMusic3 жыл бұрын
Olá, Milson! Mixar e masterizar separado não é uma contra teoria! É apenas uma constatação prática de algumas décadas :) O foco aqui é explicar a diferença de mentalidade do processo de masterização. É algo que 98% das pessoas que trabalham com produção musical hoje ainda não tem quando começam os estudos / prática com a produção. Por isso, compartilho aqui as idéias. Abração!!!