Рет қаралды 2,080
Nessa aula o professor William Maluf apresenta o critério de fadiga para molas helicoidais de compressão.
A. M. Wahl foi o primeiro autor a publicar um estudo sobre os efeitos do cisalhamento transversal combinados com a curvatura de fios de molas helicoidais. Ele publicou um artigo em 1929 na Transactions da American Society of Mechanical Engineers (maio-agosto de 1929).
Posteriormente, em 1944, ele lançou um livro intitulado Mechanical Springs. Esse livro é amplamente considerado como a referência literária padrão de molas mecânicas. O autor propôs uma análise de fadiga para molas helicoidais e por isso o fator de concentração de tensão dinâmico leva seu nome.
Esse mecanismo de falha é discutido ao longo dessa videoaula. Uma abordagem similar a que foi utilizada em dimensionamento à fadiga, do curso de Elementos de Máquinas I, é empregada para a resistência à fadiga de molas helicoidais de compressão.
Apenas por razão de simplificação, são utilizadas as forças de compressão máximas e mínimas para que seja possível calcular as tensões de cisalhamento máximas e mínimas. Posteriormente, os critérios de fadiga de Soderberg ou de Goodman são aplicados, para o cálculo do coeficiente de segurança à fadiga.
Ao fim da aula, um resumo dos critérios de falha para molas helicoidais de compressão é feito.
Os livros de referência do curso são apresentados bem respectivos os respectivos capítulos que tratam de molas.
As tabelas utilizadas ao longo do curso são compiladas e mostradas novamente.