@Casa202-v4c Fico feliz com seu feedback positivo! Abraço, Eudes.
@FilipeChaves100 Жыл бұрын
Cara, que explicação sensacional !!! Muito obrigado !!!
Жыл бұрын
Caro Filipe, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@OP2073 Жыл бұрын
excelente aula.
@cezerfilho96407 ай бұрын
Muito obrigado pela explicação, professor. Entender na prática torna o conceito menos abstrato!
7 ай бұрын
Grande @cezerfilho9640 , muito obrigado pelo comentário! Fico feliz que esse conteúdo tenha lhe sido útil. Abraço, Eudes.
@wellingtonjesus72354 жыл бұрын
Parabéns 👏👏👏 Show de bola!
@ricardodepaiva26132 жыл бұрын
Parabéns! Ótimo vídeo! Muito esclarecedor!
2 жыл бұрын
Valeu Ricardo! Grande abraço, Eudes.
@BBNicolasparadise8 ай бұрын
muito obrigado!!!! Acabou de ajudar um futuro engenheiro!!
8 ай бұрын
@BBNicolasparadise Caro Nicolas, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@tiagoblackfire10 ай бұрын
Ótima explicação
10 ай бұрын
Valeu Tiago, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@allanasb2 жыл бұрын
Bom demais!!
2 жыл бұрын
Valeu Allana! Abraço, Eudes.
@lorenzoalmeida47172 жыл бұрын
❤️ didática ❤️
2 жыл бұрын
@@lorenzoalmeida4717 obrigado pelo carinho. Abraço, Eudes.
@luanbabuza22804 жыл бұрын
Show 👏🏽👏🏽
@miagbs3 жыл бұрын
Incrível! Muito bom! Sucesso!
3 жыл бұрын
Muito obrigado Iviny, contamos com seu apoio na disseminação da ciência. Sempre que puder, nos ajude a compartilhar esse conteúdo. Grande abraço, Eudes.
@miagbs3 жыл бұрын
@ 👏😊
@EdmilsonChocolate-is8og Жыл бұрын
Muito obrigado amei
Жыл бұрын
Valeu Edmilson! Abraço, Eudes.
@benvindooliveira13586 ай бұрын
Como os sistemas de órbitas na fisica de newton é só em pares por conta da complexidade, sabemos q cada par é um sistema e eles orbitam um ponto de foco da elipse né, esses pontos são iguais pra todos os planetas e podemos comparar esses momentos ? eu sinto q não ...
6 ай бұрын
@benvindooliveira1358 Caro Benvindo, obrigado pela pergunta. Você pode comparar os momentos desde que eles tenham um eixo em comum. Neste caso, o eixo deveria ser o eixo de rotação do Sol, que deveria ser ortogonal ao plano das orbitas, que por sua vez deveriam ser co-planares. Órbitas que pudessem ser circulares em boa aproximação facilitariam as contas. Abraço, Eudes.
@mauriciobmo2529 Жыл бұрын
Por favor, poderia me responder uma pergunta? Quando a Terra foi formada há milhões de anos atrás, dizem que a Lua estava muito mais próxima e os dias duravam de 4 a 6 horas. Com o passar dos anos, à medida em que a Lua foi se afastando, os dias na Terra foram ficando cada vez mais longos. Se numa situação hipotética a Lua pudesse se aproximar da Terra, estas voltariam a girar mais rápido como antigamente ou manteriam a mesma velocidade de agora? Isso teria alguma relação com o momento de inércia de cada uma ou com o momento angular? A propósito, parabéns pelos videos! Os assuntos abordados são realmente muito interessantes.
Жыл бұрын
Olá Maurício, obrigado pela sua pergunta e pelo seu elogio. É sabido que a velocidade de translação de um planeta em torno do Sol depende apenas do raio da sua órbita e do inverso do seu período. Dessa forma, penso que na hipotese de aproximação, a Lua nao afetaria a velocidade de translação da Terra. Penso também que o mesmo deve valer para o movimento de rotação, já que o centro de rotação do sistema Terra-Lua é muito proximo do centro da Terra. Abraço, Eudes.
@mauriciobmo2529 Жыл бұрын
@ Eu que agradeço por sua resposta e pelo seu tempo. Sou um leigo no assunto, apenas me veio essa idéia por conta dos videos que assisti sobre Momento Angular e Momento de Inércia. Como a Terra e a Lua compõem um mesmo sistema, imaginei que com a hipótese da aproximação da Lua em relação à Terra talvez pudesse haver algum tipo de transferência de força entre elas que resultaria na aceleração de suas velocidades de rotação. Sou um estudioso da Bíblia e tento sempre enxergar os fatos ali narrados sob a ótica da ciência, procurando descobrir os possíveis fenômenos físicos por trás daqueles acontecimentos aparentemente extraordinários, assim como também o fizeram Newton e seus pares em suas respectivas épocas. Newton possuia em sua biblioteca muito mais livros sobre religião do que sobre química, física e astronomia. Entre outras coisas, Newton tentou descobrir o que poderia ter gerado o Dilúvio de Noé. Numa passagem do Livro de Enoque (bisavô de Noé) diz que "no tempo dos pecadores" (época do Dilúvio) "os anos seriam mais curtos, e as árvores não dariam seus frutos em seu próprio tempo" subentendendo-se que a Terra possa ter girado mais rápido do que o normal resultando num aumento da força centrífuga, o que poderia ter provocado a expulsão do imenso volume de água existente em seu interior para a superfície da crosta ("abriu-se as fontes do eterno abismo", como diz em Gênesis) e levado toda esta imensa quantidade de água a se concentrar mais na região do equador da Terra do que em seus pólos. Isso talvez pudesse explicar como a Arca de Noé conseguiu atingir o pico do Monte Ararat, que tem aproximadamente quatro mil metros de altitude. Mais uma vez obrigado por sua atenção e um grande abraço! :)
Жыл бұрын
@@mauriciobmo2529 em um vídeo recente eu discuti sobre a incompatibilidade de questões sobrenaturais com a ciência. Talvez voce queira assistir (kzbin.info/www/bejne/Y6PJc4Cgoqysmtk) Não se trata de proselitismo. Não tenho a menor intenção de demovê-lo de seus estudos. Só quero chamar a atenção para o fato de que a Ciência, por definição, é completamente omissa sobre questões metafísicas. Assim, talvez suas tentativas de compreender eventos bíblicos por meio de teorias científicas possam não ser tão produtivas como voce gostaria que fosse. O professor Francis Collins, um dos maiores cientistas vivos e atuantes é também um homem de muita fé religiosa. Ele já fez esse exercício antes e é provável que voce encontre boas respostas para suas perguntas nos escritos dele. Grande abraço, Eudes.
@mauriciobmo2529 Жыл бұрын
@ Irei assistir sim, com o maior prazer! Qualquer fato ou explicação científica que possa de algum modo revelar as verdades por trás de certos acontecimentos, ou mesmo que possa descartar algum possível engano de interpretação, será sempre muito bem vindo. Mais uma vez obrigado e um forte abraço!
@renatomarquessaraiva49606 күн бұрын
O vídeo começa em 0.50min
@renatomarquessaraiva49606 күн бұрын
Mas o conteúdo é bom, vale a pena assistir 😅
@wellitonfrancisco20903 жыл бұрын
Momento de inércia é massa e velocidade angular e toque?
3 жыл бұрын
Olá Welliton, o momento de inércia é análogo a massa, mas não é massa. E embora o torque e esteja relacionado com a velocidade angular, eles não a mesma coisas. Ao longo da série sobre Fenômenos Mecânicos fazemos essa distinção, confira os demais vídeos! Abraço, Eudes.