"Gostamos de achar que somos bons" essa frase merece um premio
@marcelatarif Жыл бұрын
Volta, Morel!
@marcelor.d.99412 жыл бұрын
Grannnnnnnde Morel 👍👍👍
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Fala Marceleza!
@silvanasalva68182 жыл бұрын
Aprendo tanto com vc...tenho muita pena de pessoas e principalmente de animais..não era assim..mas acionou um gatilho e não posso ver animais sofrendo..minha gratidão!..forte abraço!
@meirelourdescalil32832 жыл бұрын
Olá Morel. Acho que já sofri muito por sentir pena mas a vida me ensinou e você agora vêm reintegrar, que é um sentimento inútil. Ou eu ajudo, naquilo que posso ou então procuro não carregar ,não trazer pra mim, ou melhor dizendo, não assimilar o sofrimento dos outros e olha que eu me comovo até vendo uma árvore derrubada..força e paz. !
@Vida4x42 жыл бұрын
Sempre entendi esse sentimento de "sofrer a dor do outro" não como pena, mas como misericórdia. Essa palavra tem origem em "miseratio" (miséria) e "cordis" (coração), que para mim tem o significado de "colocar o seu coração na miséria do outro". Não significa sofrer como ele sofre, mas se colocar no lugar dele, compreender sua dor, a origem dela, a forma como ele foi afetado, etc. Compreender nos predispõe a prestar o auxílio correto, que muitas vezes é apenas permitir que a pessoa passe por isso e aprenda com a situação. Às vezes significará interagir com ela, prestar auxílio. Quando se deve agir ou não, interferir ou não, estender a mão ou apenas fornecer o "ombro"... É muito particular e nem mesmo será sempre a mesma forma a melhor indicada para o mesmo agente... Mas eu também sempre entendi que ter pena de alguém é um sentimento esnobe, me colocaria em uma posição de superioridade. Não me sinto à vontade com esse sentimento.
@paulogermaniodasilva32232 жыл бұрын
Legal.
@kamiguel12352 жыл бұрын
Vc é maravilhoso....fala tudo que todos deveria ouvir e compreender o que vc quer nos transmitir...
@LinoAlbertWesker2 жыл бұрын
Absorvi tudo e vou aplicar. Os pontos de vista do Morel são aulas pra mim.
@danielaely24032 жыл бұрын
Concordo contigo acho que por isso estão achando que o Morel está criando uma doutrina , mas não é nada disso, ele é um jovem homem , muito vivido e sábio, nós só estamos abrindo nossas mentes através de suas ideias. Eu também tenho posto em prática muitas coisas ,que aprendo com o Morel!
@lawtontavarez14192 жыл бұрын
Realmente é a nossa educação caro Morel, pois tenho 68 anos e não acredito em mudanças agora. Anteontem desabei ao ver (JN) aqueles cãezinhos serem abandonados pelos donos!
@marinalvacerqueira96912 жыл бұрын
Sempre vejo os vídeos mais de uma vez
@brumarcos2 жыл бұрын
Também faço isso para pegar partes que não prestei atenção direito. Legal
@mariadosocorrodasilva59282 жыл бұрын
SUGIRO UM VIDEO COM TEMA MEDO , pois é a maior emoção da atualidade !! Percebi que medo atrai o que se tem medo ! Pessoas do meu conhecimento que tinham muito medo do covid morreram do covid , eu fiquei observando isso , e constatwi que isso é verdade acho de grande utilidade se falar sobre isso ! Conheco uma garota que estava fazendo curso de enfermagem e nao pensou 2duas vezes em perder a oportunidade de trabalhar no hospital na ala do covid pois ninguem queria ir trabalhar la e ela foi feluz da vida o salario otimo nem terminou o curso no começo da pandeia e ate agora ela nao pegou nada pois nao tem um pingo de medo!! Gostaria de saber melhor sobre esse fenómeno!! Obrigada Morel você é um ser incrivel!!
@paulogermaniodasilva32232 жыл бұрын
👍👍👍👍👍
@mariadosocorrodasilva59282 жыл бұрын
Meu Deus que aula!! So dele falar que fraqueza de nao aceitar as coisas como sao ja foi um tapa na cara pra mim !! Obrigaea paz e luz!!!
@Djiinnnn2 жыл бұрын
É tão é libertador ser morador de rua que a maioria deles tem casa, ou alojamento para ficar, mas não querem as limitações de uma vida urbana comum
@rodrigoleon62322 жыл бұрын
E por pensarmos assim somos tachados de "frios"... Rs. Muito bom, Morel.
@laborges45352 жыл бұрын
Boa noite Morel! Sentir pena ou dó, tem a ver com empatia. É verdade que não devemos nos martirizar com o sofrimento alheio, viver o sofrimento que não é nosso, mas quem não se sensibiliza com o sofrimento alheio, olha, não é uma pessoa que quero a meu lado. Devemos procurar ajudar, confortar dentro de nossas possibilidades aquele que sofre. Isso não é por motivos religiosos, mas por motivos humanistas... Abraços!
@albertoeustaquio46262 жыл бұрын
Salve Morel... ...durante boa parte da minha vida tive medo de ser taxado de mal... ...depois que me imaginal em um caixote de madeira totalmente sem vida e as pessoas a minha volta dizendo: era um homem bom tinha bons conselhos. Entao perdi o medo kkk. Muita força e compreensão pra nós.
@thiagotanabe2 жыл бұрын
Só deixando a presença 🤝. Ótimo vídeo
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Obrigado, Thiago!
@rosanagomes63142 жыл бұрын
Achei muito fortalecedor! Vc clareou bem minha visão confusa em relação à estes sentimentos, q muitas vezes já me levaram ao fundo do poço de tanta tristeza. Muitíssimo obrigada! Vc sempre me surpreende!!!💥💥💥
@jessicadalcindasilva71132 жыл бұрын
Conhece o Eduardo Marinho? Pessoa culta, optou por viver na rua como experiência de vida, é um grande “case” de sucesso em termos de evolução pessoal.
@merepereiralima8323 Жыл бұрын
Morel você é perfeito!! Concordo plenamente!!
@gleidelustosa43062 жыл бұрын
Ah Morel eu amei sua explicação. "A vida é o que é " Nova inscrita e admiradora. Parabéns
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Obrigado, Gleide!
@danielaely24032 жыл бұрын
Grande Morel , hoje esse vídeo me tocou fundo . Tenho tido esse tipo de sentimento, de pena por uma pessoa que me foi cara , e realmente isso nos trás um sentimento de culpa, como se a minha atitude tivesse causado um grande sofrimento para com essa pessoa, no entanto estou trabalhando isso na minha mente. Sou consciente, que a culpa não é minha, as pessoas atraem as coisas para si mesmas , depois que arquem com as consequências de seus atos. Sobre os moradores de rua , tenho um tio que se tornou um . O cara é muito inteligente, já teve empregos muito bons, mas a esquizofrenia acabou levando ele para as ruas. Já conheci até um professor de física , pós graduado no exterior , que também acabou nas ruas. Há muitos anos , eu morava perto da Cristóvão Colombo e lá existia a "turma do feio" eram vários homens ,que viviam atrás de um tapume, numca perturbaram ninguém do bairro, conviviam muito bem com os moradores . Um certo dia fiquei sabendo que o dito " feio" era engenheiro. O irmão que era advogado tentava tirar ele de lá sem sucesso. Nesse caso eu nunca tive pena ,pois para mim viviam bem a sua maneira. Quanto ao meu tio , foi para o albergue do centro espírita da Ipiranga, com o tempo , passou a trabalhar lá, mas não deu certo , ele não aceitou as normas da casa e só criava problemas, foi afastado de lá. Não o vejo a muitos anos , a última notícia que tive é que vivia com uma mulher. Mas a única coisa que posso fazer e pedir que Deus o proteja, pois nada que a família fez o trouxe de volta. Morel grande verdade , se tivermos pena de todos que sofrem nossa vida também será um muro de lamentações, por algum motivo , que não faço idéia cada um tem a vida que tem e é isso , nosso sofrimento não mudará nada.Muita luz !!! Grande vídeo 👏👏👏👏
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Já trabalhei na Cristóvão e também, por um curto período, nesse centro espírita. Um abraço, Daniela!
@luizaiwamoto28952 жыл бұрын
É verdade sentir pena não ajuda ninguém. Mas Eu achei muito gentil da sua parte se fingir de manco pra apoiar o velho.
@geovanbatistagomesgomes14942 жыл бұрын
Muito boa reflexão.
@brumarcos2 жыл бұрын
Gostei muito desse vídeo porque confesso que me pego tendo pena de mim mesmo. Essas ideias vão ecoar na minha mente e ações pelo resto da vida. Obrigado pela lição.
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Um abraço, Marcos!
@danielaely24032 жыл бұрын
Marcos Brum porque esse sentimento , contigo mesmo? deixa disso guri , viva a vida com alegria . Muita luz!!!
@Luiz-lx3oz2 жыл бұрын
Amigo, esse sentimento é doentio e altamente destrutivo. Vigie seus pensamentos e combata com vigor os destrutivos, substituindo - os de imediato por pensamentos positivos sobre si mesmo e a sua vida.
@amarildoricardoleite91072 жыл бұрын
Boa noite! Excelente vídeo! É por aí mesmo, principalmente os últimos minutos do vídeo.
@margareterocha32702 жыл бұрын
Morelzinho, penso exatamente como tu.
@samuelpauloferreira32082 жыл бұрын
me sentia culpado quando não ajudava alguém, hj transito melhor com essa situação. Obrigado pelas explicações
@capitaokirk38642 жыл бұрын
A parte do mendigo estar de certa forma numa situação libertadora, me fez lembrar de um executivo num local de trabalho que falou exatamente isso. Ele disse que certa vez caminhando apressado para o trabalho, um mendigo lhe pediu que informasse as horas, e daí ele lembrou que o mendigo estava em situação melhor que a dele, pois o mendigo não precisava se preocupar com contas a pagar, nem com compromissos de hora marcada, nem precisava acordar cedo, dentre inúmeras outras preocupações. Nesse caso o mendigo tinha mais liberdade que muita gente. Referente a compaixão, dó, pena e sentimentos de culpa..já sofri muito com isso. Realmente são sentimentos negativos e viciantes. Mais um excelente vídeo Morel.
@raventsinmaker36452 жыл бұрын
Se o executivo concluiu que o mendigo estava numa situação melhor que a dele por que não largou tudo e se tornou mendigo também?
@josesilva-sy4cr2 жыл бұрын
Cada pessoa é um mundo que um semelhante muitas vezes não discerne.
@josecarlosnascimento81742 жыл бұрын
Eu também acho que ao invés de ficar remoendo um sentimento de pena seria muito mais útil tentar fazer alguma coisa pelo outro, se a pessoa está morando na rua então você pode fazer nada, de a ele um cobertor para ele dormir mais aquecido, se acha que ele precisa de banho convide o a tomar um banho, se for possível, em sua casa, coisas assim são muito mais útil.
@pkenaina52 жыл бұрын
Excelente vídeo!!!! Me fez pensar diferente. 👏🏼👏🏼👏🏼
@reginnaldoespim40282 жыл бұрын
Boa tarde Morel adoro seus videos voce simplismente disse tudo a realidade e essa vc falou certinho concordo , der do pena nao leva a nada nao resolve !
@tiagotheisss93162 жыл бұрын
Gostei de sua definição da palavra empatia, obrigado! É sempre desafiador nossas mudanças comportamentais, mas necessárias... cada um com sua força e no seu tempo.
@swosniak732 жыл бұрын
Um de seus melhores vídeos, parabéns pela fluência e clareza mental! ;)
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Obrigado, Sandro!
@ironlady52392 жыл бұрын
Além do sentimento de culpa, também existe o sentimento de impotência. Esses dois estão imbutidos nessa compaixão e pena que sentimos. Isso não nos torna ruins, pelo contrário, nos motiva a ajudar. Quem é ajudado fica feliz e quem ajuda fica em paz consigo mesmo.
@augustoalmeida40662 жыл бұрын
Compaixão é sinal de amor
@flaviacj91772 жыл бұрын
sentir pena é igual sentir culpa, não servem para nada. Voce sofrer pelo outro não vai ajudar a diminuir a dor do sujeito , serão dois seres tristes. A mesma coisa com culpa, o passado se foi e não pode ser mudado, voce era outro alguem,com outra consciencia. Mas a culpa é julgadora,não reconhece que hoje vc é outra pessoa, te mantendo preso a um passado de dor, ao invés de te impulsionar a mudar as coisas no presente.
@Cyprous2 жыл бұрын
muita força e paz para você Morel.
@hipnosemesmerismoemetafisi7192 жыл бұрын
Muito bom.
@josecarlosdealbuquerque38892 жыл бұрын
Boa noite muita força e paz
@adriano21moraes12 жыл бұрын
Muito bom! Obrigado
@thaismurta35862 жыл бұрын
Tenho muita pena dos animais abandonados.
@carlosyamakawa37782 жыл бұрын
Beim Issu claro! Concordo plenamente sim, muitíssimo Beim Issu claro! Muita força e paz para o senhor! Fique com a luz! Namastê, abraços e obrigado!
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Um abraço, Carlos!
@carlosyamakawa37782 жыл бұрын
@@MorelFelipeWilkon Obrigado.
@josesilva-sy4cr2 жыл бұрын
Interessante, assisti um vídeo do Eduardo Marinho em que ele diz algo semelhante.
@helena.17592 жыл бұрын
A compaixão, assim como os demais sentimentos, deve ser racional, no sentido de que não podemos nos deixar dominar por eles, tão somente pelo simples fato de os sentirmos. Seria uma vida dominada pelos instintos. Há que se fazer uma cuidadosa análise se a empatia que eventualmente sentimos por alguém realmente reflete o estado daquela pessoa, ou seja, se você realmente está captando a real situação desta pessoa. Muitas vezes, aquele mendigo que desperta tanta piedade, na realidade, deseja permanecer na rua usando crack e NÃO QUER SAIR DE LÁ. Sei de vários. Assim, a empatia para com ele seria uma falsa percepção da realidade dele: ele não quer a sua compaixão, embora se utilize dela para pegar o dinheiro da droga. Esse é apenas um exemplo. O velho idoso, cheio de artrite, pode não ser tão infeliz como aparente, embora uma falsa percepção da realidade dele, leve à uma compaixão inadequada por parte de quem o vê. Assim, entendo que é necessária uma análise criteriosa de cada situação, onde a não compaixão não significa maldade e não gere a famosa culpa católica, onde se é estimulado a ajudar de forma indiscriminada e irracional; na realidade, estimula-se uma ilusória onipotência de poder "salvar" o mundo e quando tal não ocorre, a pessoa é dominada por culpa inútil e doentia. Faz o bem mas analisa quem realmente necessita e merece. E ainda que o outro necessite/mereça, a compaixão deve ser exercida somente se não houver auto-sacrifício (este tolerado apenas em hipóteses excepcionais); caso contrário, compromete-se a própria sobrevivência.
@helena.17592 жыл бұрын
@@GeraldoluizAprendiz Como advogada, sei de muitos. Sem fingimento..
@LuizSMatos-dr9tz2 жыл бұрын
@@helena.1759 Então vc sabe do tamanho da balela que Morel falou. Poucas vezes ouvi tanta bobagem num vídeo só. De verdade. Viciados em drogas, em especial o Crack, dificilmente saem dessa situação sem intervenção externa. Crack é uma droga tão destruidora que há comunidades controladas pelo tráfico onde não aceitam tal droga dado seu potencial destruidor que é até ruim para o negócio, pois incapacita a pessoa muito rapidamente. São zumbis humanos! E pessoas em situação de rua, na maioria das vezes, estão ali por conta de vícios e/ou lares desfeitos. Crianaçs que preferem a rua a terem que se sujeitar a abusos em casa e por aí vai. Elas sentem o mesmo que sentiriamos na situação delas: fome, frio, medo, etc Morel falou tanta besteira, mas tanta bobagem que fica dificil compreender como tantos concordaram com ele... Isso me faz pensar como as pessoas concordam automaticamente com quem admiram ou gostam sem refletir antes. e nem vou entrar no caso dos refugiados de guerras... pessoas, famílias inteiras que têm toda vida destruída em minutos por forças que fogem do seu controle direto e se tornam moradores de rua ou de abrigos em países distantes. Só na Europa já somama hoje mais de 5 milhões e isso apenas vindos da Ucrânia. Pode acontecer com quase qualquer um.
@helena.17592 жыл бұрын
@@LuizSMatos-dr9tz Sim, zumbis humanos. Podem ser dignos de pena; entretanto, já vi famílias inteiras SE AFUNDANDO ao tentarem resgatá-los. É por isso que terminam, via de regra, abandonados...Na luta pela sobrevivência, chega uma hora, que o salvador deles se cansa e vai cuidar da própria vida, pois como você mesmo disse, eles demandam cuidados constantes. A compaixão também tem limites. Caso queira cuidar ilimitadamente de algum, você é livre. Entretanto, respeite a "balela" alheia.
@taniareginadeolivera60722 жыл бұрын
@anasobrinho33422 жыл бұрын
Ola morel. tudo bem? faz tempo que nao vejo seus videos. como sempre uma boa reflexao. obrigada pelo video. um abraço pra ti ;)
@suhflor342 жыл бұрын
Nosso Wolverine voltou, amém ❤️ kakakakak
@kardecantonio10612 жыл бұрын
que bom que vc fala do espiritismo sem deboche
@rogeriochamorro11462 жыл бұрын
Morel, espontaneamente nas minhas reflexões ao longo da vida, cheguei praticamente às mesmas conclusões aqui expostas. A questão é que quando eu pensava assim, imediatamente vinha um juiz interior doutrinado e dogmatizado que me cindia internamente criando um impasse, um dilema. Incrível como algumas ideias importadas e por nós abraçadas ficam tão arraigadas em nosso íntimo que competem com o senso da realidade da coisas que objetivamente observamos. Diluir esses lastros acolhidos irrefletidamente não é tarefa simples, mas muito desejável. Vídeo muito bom. Fiquei feliz por ver que minhas conclusões espontaneas não são tão sem sentido, já que outros também chegaram exatamente às mesmas conclusões.
@demafrimkedomax49012 жыл бұрын
Sentir pena , significa falta de esperança , não devemos sentir pena por esse motivo .
@Vidaflorida232 жыл бұрын
Eu já fui uma pessoa que sofria muito de ver as pessoas mendigando ou em situações mais difíceis que a minha, sejam elas quais fossem. Depois que passei por uma situação complicadíssima de saúde e precisei passar sozinha, não tive ninguém pra fazer nada por mim e finalmente compreendi que todos tem que passar seus dilemas para sua própria evolução. Então eu tbm não tenho mais dó, já tive muita, e sofria por algo que estava além de mim. A gente vai evoluindo na vida.
@osvaldobragadasilvafilho25822 жыл бұрын
Acho com a idede e conhecimento perdemos esse hábitos de pena de tudo e de nós mesmo
@byasantos10672 жыл бұрын
Ajuda-nos bastante essas suas ponderações; pelo menos, para mim, serviu como uma desprogramação mental que devo fazer, haja vista ter ganho uma alcunha de "boazinha" o que me faz cobrar muito de mim em benefício do outro mais que a mim mesma, me limitando e me dando muita estresse! Gratidão!
@flaviamariza2 жыл бұрын
Eu escuto muito uma frase que diz: "O sofrimento te deixa mais forte", eu tenho minhas dúvidas... que se pode aprender com ele, eu acredito, aliás se pode aprender com tudo, mas acho que o sofrimento pode fazer é um estrago danado... ainda estou pensando🤔 a respeito...
@RenatoSantreno2 жыл бұрын
Muito bom Morel. Realmente gostamos de pensar q somos bons. Esse equívoco cultural é causa de muitos problemas sociais.
@josesilva-sy4cr2 жыл бұрын
Muito bom, prof. Morel. Vou compartilhar com quem possui pensamentos convergentes.
@ronaldonunesdesousa Жыл бұрын
Bom dia,parabéns pelo vídeo. Nossa,como eu sofri minha vida inteira por sentir pena. Isso começou em mim aos 15 anos de idade.hj eu preciso me libertar disso.
@guilhermeserra22392 жыл бұрын
"Aí eu xingo ele...". Kkk. Excelente.
@ciceroedani2 жыл бұрын
Cara, já ouviu falar no Eduardo Marinho? Sua história? Tem vários vídeos no youtube dele falando da vida boa que ele tinha e largou tudo e foi morar na rua... ouvi seu vídeo e lembrei dele.
@alexandrebain972 жыл бұрын
Como disse Mandela: - Nunca perco. Ou ganhou ou aprendo.
@patrickbaker72062 жыл бұрын
Ao meu ver, altruísmo é um sentimento absolutamente egoísta, pois só vai se importar em ajudar outras pessoas àqueles que se imaginarem na mesma situação que o outro está passando. Suponhamos que eu tenha perdido os dois braços, e tenha conseguido levar a situação com uma grande capacidade de superação, de pensamento forte, e, no fundo, não tenha sido impactado por aquilo. Ora, se eu vir outra pessoa perdendo os dois braços, será que eu vou me importar com o sofrimento dela, tendo em vista que quando EU experimentei esta situação, não sofri nem um pouco?
@salome53472 жыл бұрын
Morelzinho penso como vc .
@sabrinamonteiro65452 жыл бұрын
Boa noite Morel se somos a consciência de Deus experimentando a vida, a minha dúvida é Deus não diferencia amor do ódio? Vc pode me ajudar nessa questão. Sei que essa questão não tem nada a ver com o tema do vídeo, mas a muito queria te fazer essa pergunta. Essa questão de sentir pena foi ótima vc é muito esclarecedor. Obrigada.
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Sabrina, já abordei esse tema algumas vezes, e vou tratar dele novamente em breve. Através na nossa cultura cristã aprendemos a imagem de um Deus totalmente bom, quando, na verdade, bem e mal (ou bom e mau) são conceitos humanos. As coisas não são boas ou más em si mesmas, mas de acordo com nossos interesses. O fogo que aquece nosso alimento pode nos queimar; a água, necessária à vida, pode nos afogar; o ar que respiramos pode se apresentar como uma tempestade devastadora. Se entendermos Deus como o Todo, concluímos que todo o bem e todo o mal estão contidos nele. Evidentemente, o bem supremo, a perfeição, também está dentro dele. É o que podemos chamar de logos, que é o melhor caminho possível. Como seres individualizados, temos o logos dentro da nossa programação mental: existe, dentre inúmeras possibilidades, UMA possibilidade, UM caminho que é o melhor: o caminho do logos. Um abraço!
@pedro79572 жыл бұрын
Eu já me ferrei muito sentindo pena... é melhor sentir compaixão e pronto.
@anaandrade60602 жыл бұрын
Eu sempre preferi que sentissem raiva de mim do que sentissem pena 😁.digno de pena que horrível. 😥
@lesilva58272 жыл бұрын
Morel e meu cerebro falando, ashuashua
@alessandromello28402 жыл бұрын
Pena é um sentimento horrível!!!
@lmlacerda812 жыл бұрын
Sentir é a unica coisa que não nos faz máquinas. Aprender a sentir corretamente dói demais, como dói, esse tipo de sabedoria, vou assim dizer, não se aprende com o poder do intelecto, do raciocínio, da observação. Esse corpo que sofre um bombardeio de hormonios, e nos faz sentir na pele, muitas coisas é uma grande experiência quanto a isso, como disse, percepções que geram sentimentos em nós chega a doer fisicamente. Tem como aprender sentimento sem senti-lo? rs
@veronicaametista41802 жыл бұрын
Claro que toda regra tem exceção. Mas grande parte desse pessoal não aceitam governo, sistema, regras. Não aceitam ir para abrigos. Outro dia conversei com um senhor que vive numa praça perto da minha casa, ele reclamou da chuva e tal , perguntei porque ele não ia para o abrigo, aí ele disse que não aceitavam o cachorro dele. É complicado. Força e luz!
@eusoueuzinha2 жыл бұрын
Eu tbm não sinto pena de ninguém. Nem de mim. A compaixão é a maior m3rd4 que uma pessoa que está em processo de evolução consciencial pode ter.
@oiolasim2 жыл бұрын
Hoje mesmo estava ao telefone com uma pessoa que estava passando por uma situação chata e fiquei sem saber o que falar, já que evito falar sobre Deus pois não tenho uma.ideia formada sobre isso. Mas acho que se falasse de Deus com a pessoa, iria reconfortá-la e ela TB não me acharia uma pessoa sem fé. Aí só o que tenho a dizer é sinto muito, fique bem... É bem sem graça. Hehe
@MuriloLimaML2 жыл бұрын
Nesse aspecto de sentir dó e pena dos outros, os psicopatas são privilegiados, pois estão cagando e andando para os outros. Só se preocupam com eles mesmo e que se lasque o resto. Talvez essa seja a melhor maneira de lidar com a existência. Lembrando que não é porque uma pessoa é psicopata que ela vai entrar numa escola e matar criancinhas. Há muitos tabus que cercam a psicopatia. Mas enfim, eu falo isso porque semana passada, de frente a uma escola, vi uma menininha de uns 3/4 anos em uma pequena cadeira de rodas atravessando a rua. Mano! aquilo me destruiu, não tanquei não. Fiquei o resto do dia sentido um mau-estar enorme remoendo isso.
@formigadiabetica72682 жыл бұрын
A vida é injusta....
@zezinho1973 Жыл бұрын
Não é duro ouvir isso não, é necessário para o nosso próprio benefício, volta Morel
@andredias44292 жыл бұрын
Morel what do you think about all this admiration for everything except and pombagira?
@kardecantonio10612 жыл бұрын
sentir pena dos outros, é compaixão
@veronicaametista41802 жыл бұрын
A mente vicia em sentimentos sim. Tornando a própria sabotadora dos recursos de cura e se mergulhando cada vez mais no abismo interior. É um abismo que cai noutro abismo à procura de maior profundidade. Triste isso. Oremos!
@lucidalvanasicimento59492 жыл бұрын
A empatia piora o mundo, o que acontece é que eles estão impossibilitados, a partir do início, de interpretar corretamente em toda sua complexidade a dor de quem padece, e é ali que radica uma caraterística que define o compassivo: pois o próprio do sentimento de compaixão é despojar a dor alheia do que ela tem de pessoal, de individual, de único e irrepetível. Quando o sentimento de piedade pretende superar este limite, ele se faz intolerável e é por isso que, ler alguns exemplos que a história da humanidade nos apresenta para ilustrar o exercício dessa cruel compaixão.
@nathanribeiroandrade2 жыл бұрын
Olá Morel. Não quero te por na condição de guru, mas considero muito suas reflexões. Acontece que fui criado com ensinamentos violentos, e faz 10 anos que luto contra isso. Neste momento, acabei de passar por uma situação onde tive o ímpeto de "resolver" com violência, mas respirei fundo, e consegui mudar minha forma de agir. Pergunto: Considerando a mente como unitária, de onde você acredita que possa surgir esse ímpeto de "resolver" situações com violência? Nathan Ribeiro
@nathanribeiroandrade2 жыл бұрын
Isso porque, se a mente é uma só, porque tentar "resolver" com violência um problema consigo mesma?
@nathanribeiroandrade2 жыл бұрын
Tenho 37 anos, se isso faz alguma diferença
@mando962 жыл бұрын
Professor, sugerii o nome do senhor para debater com o professor daniel Gontijo. Ele quer chamar para debater no canal dele um ex medium
@davisousa93742 жыл бұрын
O universo é uma loucura sem tamanho. Quanto mais você cavar, mais vai encontrar. Somos insignificantes demais pra entender. É impossível entender o (porque é assim?)
@josecarlosdealbuquerque38892 жыл бұрын
Muito falam que tenho coração de pedra pôr não chorar em muita ocasião não me vejo assim só acho que não vai resolver chorar então prefiro não entra em pensamento de tristeza agora se posso fazer alguma coisa que mesmo que não tenho resultado prefiro não fazer
@3dclaudio2 жыл бұрын
A compaixão budista é meio diferente em relação ao sentido que cristãos dão a esta qualidade. Levei décadas para entender e sentir o que é Amor Universal numa primeira e única experiência com o tal chá de Ayhausca no Santo Daime. Em Porto Alegre é possível ter acesso...Te acompanho faz anos desde a fase espírita. Aí no Rio Grande do Sul o budismo tibetano é bem presente, sugiro o Sr conhecer o CEEB em Viamão que é light, dirigido por um Lama brasileiro, ou a linha mais hard no monastério de 3 Coroas, veja se consegue fazer um retiro se isto estiver normalizado. Sou do RiO/RJ, e fiz questão de saber como as coisas destas linhas tibetanas funcionam já que não há a possibilidade d'eu conhecer o Tibete, longe demais, caro e a China modificou muita coisa após a anexação forçada em 1950. Nem pense em ser mendigo mesmo com o chuveiro que vc poderia tomar num albergue, terias que raspar a barba, cortar as unhas, para se poupar de parasitas e doenças de rua, faça quando puder uma experiência monástica, muita gente já desiste nos primeiros dias, ansiosas de voltar para suas rotinas urbanas. Detalhe, tem indigentes que são acomodados e espertalhões, e outros que são incapacitados mentalmente, esses últimos nem pedem esmolas, vc tem que perguntar se eles aceitam algum trocado para vc não ver ele ser jogado fora na sua cara. Uns conseguem ser orgulhosos e tem até telefone celular funcionando, eu vi ontem isso aqui no RiO.
@carlosvagner57212 жыл бұрын
Taubaté SP 🏡 De Taubate !! Nunca vi nenhum vídeo seu, sobre o tema psicografia... Pela sua experiência de anos no espiritismo, é possível ser confiável ?? Agradeço e sucesso para o seu canal no KZbin.
@tiagocarvalho55712 жыл бұрын
Sendo que ele não crê mais em espíritos, a resposta deve ser negativa quanto a acreditar em psicografia
@leonildacampanel22062 жыл бұрын
Olá Carlos! Vi muitos vídeos do Morel desde início de 2019 e acho muito difícil ele não ter tocado no assunto da psicografia de forma extensa. Mas dê uma olhada na lista dos vídeos do canal "Questionando Crenças" que ela destacou aqui neste canal neste canal. De uma olhada no link abaixo do vídeo "É possível a mediunidade provar a sobrevivência do espírito?", Muito esclarecedor e toca de leve nos últimos 5 minutos no assunto. kzbin.info/www/bejne/ZqmXe4ihjLCsr7c
@chronos54572 жыл бұрын
Up
@danielkniss2 жыл бұрын
Bom dia, Morel! Quando você pretende abrir a aba de membros? Gostaria de participar Não por benefícios específicos, mas gostaria de colaborar com a sua produção Abraços
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Daniel, minha dúvida tem sido justamente esta: não poder oferecer nenhuma "vantagem" aos membros. Um abraço!
@ROBERTODEJESUS7122 жыл бұрын
@@MorelFelipeWilkon Pelo que percebo das pessoas que pretendem colaborar com o seu ótimo trabalho (que eu considero humanitário, por nos trazer conhecimentos importantes ao nosso cotidiano), os seguidores propensos a se tornarem membros estão satisfeitos com os seus vídeos independentemente de "contrapartida extra" (se é que podemos definir assim). Então, amigo Morel, sugiro que anexe um link aos seus vídeos onde tenha uma opção de contribuição para quem assim o desejar fazer. Sei que não é o seu propósito inicial arrecadação de qualquer espécie pela plataforma, até porque a plataforma não é o seu principal meio de subsistência, pois te sigo há muito tempo e percebo o prazer intelectual que você demonstra na elaboração dos vídeos (grava com alegria e conhecimento de causa). Todavia tem o trabalho e a busca inspiradora em elaborar os vídeos. Então reflita sobre a possibilidade de deixar em aberto para quem quiser contribuir de alguma forma. Assim, digamos que poderá agradar a "gregos e troianos". Muitos procuram ajuda psicológica (pessoas depressivas); outros querem aquisição de conhecimento; também tem aqueles que querem tornar-se pessoas melhores com as suas ponderações. Então quem puder colaborar, e assim achar por bem, o fará sem buscar contrapartida. Quem não puder colaborar, também não ficará constrangido com a sua generosidade em deixar o espaço do canal aberto pelas suas excelentes ideias explanadas nos vídeos. Desculpe-me pelo longo texto, mas tentei abrir esse leque de possibilidade a você, mesmo sabendo que provavelmente você já tenha refletido sobre isso. Um abraço.
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Obrigado pela sugestão, Roberto. Um abraço!
@inorsouza2 жыл бұрын
Interessante esse ponto de vista ! Eu sinto pena de matar os animais para consumo próprio , nao tenho coragem de assiitir o abate , mas nao deixo de comer a carne , entao minha pena é inútil mesmo .
@paulorosadasilva26382 жыл бұрын
Não é que tú fez um vídeo sobre segurança ou liberdade.
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Tenho um vídeo com esse tema no canal Questionando Crenças.
@telmasenna23212 жыл бұрын
Olá
@darkhunter96252 жыл бұрын
Cara ... Anúncio de curso de como viajar ... Onde esses vendedores de curso vão parar ?
@flaviamariza2 жыл бұрын
Que coincidência, tenho me questionado muito nos últimos tempos sobre Empatia! Fiz grandes reflexões a respeito. A sociedade cobra isso das pessoas! Muito se tem a dizer sobre isso.
@AlvaroMarllomDias Жыл бұрын
Ei, Morel, vc acredita que um grande sentimento de amor ou ódio que tivermos por alguém possa ser captado e exercer alguma influência sobre o alvo de nosso pensamento ou sentimento?
@pauloricadogomes6318 Жыл бұрын
👏👏👏
@paulorobertovolpatto58522 жыл бұрын
Li vários comentários aqui e a maioria concorda com o Morel, na qual tenho grande admiração pela sua sabedoria. Porém, discordo da ideia de aceitar as coisas como elas são. Para mim, o que leva ou não as pessoas ao sucesso ou ao fracasso está relacionado a um misto entre conhecimento, interação com pessoas e oportunidades para exercer um papel na sociedade. Explico: precisamos de oportunidade para aprender algo que tenha valor, contar com pessoas que tengam algo a nos passar e encontrar uma atividade que nos permita evoluir como ser social. Isto, para muitos, não ocorre espontaneamente, e assim pessoas acabam cometendo erros que não cometeriam se fossem devidamente assistidas. A vida não igual para todos e simplesmente achar normal que uns tenham que ter uma vida mais sofrida, não me parece correto. Gostaria de viver numa sociedade onde ninguém deveria passar fome ou viver numa condição insalubre, como citou o Morel neste vídeo. Sinto pena, sim, de ver uma pessoa numa condição de vida indigna e onde sei que, por si só, não terá a capacidade de sair de tal situação degradante.
@paulogermaniodasilva32232 жыл бұрын
Desculpa intrometer , mas me parece da forma que você concluiu , da há entender que o Morel até gosta da miséria , não entendi bem sua conclusão. O que dá pra entender é que você sente pena e o Morel já sentiu em um determinado tempo e depois de anos no espiritismo ele passou a não sentir mais , mas ao mesmo tempo esclarece que não está culpando o espiritismo por isso , Como eu que fiz esta pergunta pra ele resolvi te responder. Se você quiser , assiste o vídeo aonde eu fiz a pergunta e procura o meu nome lá. Eu estava com o pseudo nome de , Só vou te ensinar uma só vez . Como ele citou neste video. O Morel também explicou a palavra compaixão. E ele deixou claro que quando sente compaixão , sente também uma satisfação boa ajudando. Eu não sei dizer ainda se concordo ou não com ele , se quando ajudamos alguém temos sempre um interesse . Ele passa uma ideia geral que todos ajudam com interesse. Contraria assim o ensino que devemos fazer caridade desinteressado. Fiz este comentário pra dizer também que não é bom ir concordando com tudo e com todos.... A minha pergunta ele resumiu bem . Mas ele explicou muito bem e entendeu bem uma das minhas dúvidas , é por quê eu gosto quando ele e tantos outros pensadores explica a raiz da palavras , assim o que tinha sentido em uma época o entendimento em outra época será bem diferente. No dia que fiz a pergunta , naquele mesmo dia ele me respondeu , achei até que não iria me responder ou talvez só de forma indireta. Uma das coisas que aprendi neste video de hoje , é que realmente as pessoas usam palavras de compaixão , dó e pena , como substantivo , daí uma das dúvidas que eu gostaria que alguém me respondesse . Pois até no dicionário , esta palavra , pelo menos no meu entendimento, da há entender que são sinônimos. Sempre estranhei isso , mas como as vezes sinto dificuldade de entendimento e não confiando muito nas pessoas do meu meio pra uma resposta satisfatória, sempre guardei comigo isso . E graças a Deus e ao Morel , Mais uma dúvida superada . Pelo menos da palavra DÓ e PENA . abraços ✌️
@LuizSMatos-dr9tz2 жыл бұрын
Viciados em drogas, em especial o Crack, dificilmente saem dessa situação sem intervenção externa. Crack é uma droga tão destruidora que há comunidades controladas pelo tráfico onde não aceitam tal droga dado seu potencial destruidor que é até ruim para o negócio, pois incapacita a pessoa muito rapidamente. São zumbis humanos! E pessoas em situação de rua, na maioria das vezes, estão ali por conta de vícios e/ou lares desfeitos. Crianaçs que preferem a rua a terem que se sujeitar a abusos em casa e por aí vai. Elas sentem o mesmo que sentiriamos na situação delas: fome, frio, medo, etc Ele falou muita bobagem e o povo não refletiu... só saiu concordando. E nem vou entrar no caso dos refugiados de guerra...
@thaismurta35862 жыл бұрын
O meu egoismo, é tão egoísta, que o auge do meu egoismo é querer ajudar. Mas Não sei por que nasci pra querer ajudar a querer consertar O que não pode ser... Raul
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
Carpinteiro do Universo.
@maurodebarros19652 жыл бұрын
Nada do que vc falou contraría a filosofia espírita!! Parabéns!!
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
É uma questão de ponto de vista. A questão 642 de O Livro dos Espíritos diz que não basta não fazer o mal; é necessário fazer o bem. Emmanuel entende que deixar de fazer o bem equivale a fazer o mal. Se levarmos isso à últimas consequências, fazemos o mal todos os dias, praticamente o dia inteiro. Um abraço!
@nilvamendesdasilva2382 жыл бұрын
Boa noite Morel Eu te acompanho desde que você era espírita. Eu tô entrando num choque comigo mesma, pois não consigo falar mais as mesmas coisas que sempre falamos na doutrina espírita. Mas ao mesmo tempo, já aconteceu coisas do tipo espiritual, que não me deixa dúvidas , sobre a presença de alguém ou algo invisível. Trabalho no mediúnico Mas tenho me sentido desconfortável. É como se eu buscasse algo mais Ou algo menos Você me entende!?
@MorelFelipeWilkon2 жыл бұрын
O tempo passa, as coisas mudam, nós mudamos. O que já foi muito importante pra nós em outra época hoje não tem o mesmo sentido. Compreendo perfeitamente o seu dilema, sei que a transição é difícil, mas até que ponto vale a pena sentir desconforto em nome de um ideal que abraçamos no passado? Fique bem!
@LeandrodeLimaFélixFélix11 күн бұрын
Volta Morel
@miguelsartor36482 жыл бұрын
"Amor Fati"
@josesilva-sy4cr2 жыл бұрын
Tudo o que se imagina sobre Deus tem a limitação da mente ( cérebro), ou seja, a Verdade é inacessível ao indivíduo. Sei que não estou me referindo ao tema, mas quis opinião sobre.
@andreluisgallo19822 жыл бұрын
Oi. R: Nem sempre... hehehe
@ediebianchin72 жыл бұрын
PARABÉNS só isto, não sou de ficar lambendo ninguém mais existem exceções como vc mesmo diz kkkkkkk