MOSTRE, NÃO CONTE (SHOW, DON'T TELL) PARA ESCREVER LIVROS

  Рет қаралды 27,249

Ficçomos

Ficçomos

7 жыл бұрын

"Show, don't tell" ou "mostre, não conte" é uma dica de escrita comum. Se você escreve livros ou quer escrever um livro, provavelmente já ouviu essa frase. Nesse vídeo falo sobre a origem do "show, don't tell", explico o que quer dizer essa frase na escrita criativa e mostro uma crítica a essa dica, porque nem tudo são flores.
• Post do Joshua Henkin no Writer's Digest: www.writersdigest.com/editor-b...
----------------------------------------------------------------
► MEUS LIVROS:
🔵 A criação do escritor: processos de caracterização de identidade do autor brasileiro contemporâneo: bit.ly/criacao-do-escritor
• Livro de sociologia da literatura que pretende responder às perguntas: quem pode ser considerado escritor no Brasil contemporâneo? O que define essa identidade?
• Baseado na minha monografia nota 10 no curso de Ciências Sociais da UFF e com prefácio do prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza.
🔵 Você por aqui? amzn.to/3acXrqj
• Simone e Dandara, melhores amigas que se separaram no fim da escola, se reencontram anos depois durante um exame de ultrassom. Dandara está grávida do namorado. Ela o ama, mas ele não entende as questões raciais que a afetam nem o racismo que parte de sua própria família. Simone é médica e cursa mestrado na área, mas a dedicação em ajudar nas contas da casa e em ocupar um espaço que parece não ter sido feito para pessoas como ela a fez abandonar sua vida afetiva. Juntas de novo, elas encontram apoio uma na outra.
• Escrito em coautoria com Ana Rosa como parte da série antológica Melhores Amigas (cada livro da série é uma história independente).
🔵 Ao nosso herói, um tiro no peito: bit.ly/aonossoherói (gratuito)
• Livro de ficção - distopia - ambientado num país fictício dominado por uma ditadura militar, onde uma jovem de classe média que acabou de ter o pai preso misteriosamente se vê obrigada a ajudar um grupo rebelde com um plano ambicioso e polêmico: matar o presidente para acabar com a ditadura.
• Vencedor do Prêmio Wattys 2018.
🔵 Contos e poemas diversos e gratuitos: www.wattpad.com/wlangekeinde
----------------------------------------------------------------
► MEUS CURSOS DE ESCRITA NA UDEMY:
www.udemy.com/user/wlange-keinde
----------------------------------------------------------------
► LINKS AFILIADOS (você paga o preço normal e o Ficçomos recebe uma comissão)
🔵 Amazon: bit.ly/compre-livros
🔵 Cursos de escrita do Vilto Reis:
- Como escrever contos: go.hotmart.com/W11993969O
- Caminho do escritor: go.hotmart.com/W11993973W
- Hábito de escrever: go.hotmart.com/C15505019R
- Criação de personagens de ficção: go.hotmart.com/W31276130R
- História de uma vida (como escrever biografias e livros de memórias): go.hotmart.com/Q45236123N
🔵 Curso de escrita de poemas do Cairo Trindade: bit.ly/curso-poemas
----------------------------------------------------------------
► CONTATO: wlangekeinde@outlook.com
► Quer anunciar no Ficçomos? bit.ly/ficcomos_anuncie
----------------------------------------------------------------
Meu nome é Wlange Keindé, sou escritora, poetisa, cientista social pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduanda em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Este é o Ficçomos, um canal literário para escritores. Criei o canal em 2014 para compartilhar minhas pesquisas e análises sobre a arte de contar histórias e para divulgar meus livros.
Aqui você encontra conteúdos como dicas para escrever melhor, análises de livros clássicos e contemporâneos, conceitos importantes para escritores, informações sobre o mercado editorial, conceitos e dicas para poetas, informações sobre a plataforma Wattpad, recomendações de livros teóricos para escritores e poetas, entre outros. Na aba "playlists", você pode conferir os vídeos separados por tema. Espero que goste!

Пікірлер: 134
@bizarelli7695
@bizarelli7695 7 жыл бұрын
Eu acredito q mostrar seja mais interessante que contar, mas muitas vezes é uma tarefa difícil.
@IsieFernandes
@IsieFernandes 7 жыл бұрын
Ter equilíbrio é mesmo o segredo, mostrar e contar, utilizando diversas técnicas para que o texto não fique cansativo. Há trechos que precisam ser sumarizados e outros, esmiuçados. Mas claro que o ajuste desses recursos só pode ser feito durante a reescrita e as revisões. Ninguém consegue resultados incríveis de primeira.
@dinha10ok
@dinha10ok 7 жыл бұрын
Clássico clichê do "show, don't tell": "... soltou o ar que não sabia que estava respirando" 😂 Acho que tudo tem que ser feito com moderação.
@mwevanne
@mwevanne 7 жыл бұрын
nunca tinha esbarrado com uma crítica contra o "show don't tell", muito bom saber de ideias que fazem contraste ao normalmente aceito.
@OPOKERAZZI
@OPOKERAZZI 7 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso!!! Tenho defendido cada vez mais a segunda parte das suas observações - a busca pelo equilíbrio e por parar de regrar excessivamente a escrita. Acho que isso nos engessa demais quanto escritores!
@davidalves5021
@davidalves5021 6 жыл бұрын
Um dos melhores canais que eu já me inscrevi. Você é genial! Grato por todas as dicas.
@Djoseman
@Djoseman 3 жыл бұрын
Wlange, discordo do Joshua, so sorry! Penso que embora, talvez, para alguns escritores o ato de descrever possa proporcionar uma espécie estranho de prazer, por outro lado, quanto leitor, penso que o excesso possa tornar o texto enfadonho. Tomemos como exemplo o romance "O Guarani" de José de Alencar, nossa! Demorei anos para tomar coragem e tentar lê-lo novamente - desisti na primeira vez por conta da bendita descrição, uma enorme, logo no início da história. Foi uma luta romper a longa descrição do cenário onde a maior parte do enredo se desenrolava. Somente após vencer essa descrição é que consegui ser envolvido de alguma maneira e a leitura passou a ser mais prazerosa.
@marceloduarte6046
@marceloduarte6046 4 жыл бұрын
Como contar a experiência de uma ambulante ver sua mercadoria sendo apreendida diante de três filhos pequenos...
@laurem5587
@laurem5587 4 жыл бұрын
Mostrar e não contar = eis o problema.
@petrusdeandrade1108
@petrusdeandrade1108 4 жыл бұрын
Legal! Na verdade, acho que podemos resumir: não há regras que devam ser obedecidas no universo da escrita, e sim sugestões que podem ou não ser seguidas a partir do que já foi feito antes. Escrever não tem um método. Não se ensina. Frequentemente, os melhores escritores estão entre aqueles que inovam o que já havia, ou seja, quebram as tais regras. O que está faltando, hoje, são autores originais, em forma e conteúdo.
@carlosh.1191
@carlosh.1191 7 жыл бұрын
Antes de assistir o video:
@KoRnFanGis
@KoRnFanGis 2 жыл бұрын
Adorei a forma como você explicou e tratou do assunto. Eu não sou escritora profissional e não pretendo ser, mas estou escrevendo um livro pra satisfação própria pq gosto muito de ler e de contar histórias. E eu conseguir entender o que você disse sem ter experiência na área foi muito bom, obrigada. :)
@brunocorrales5129
@brunocorrales5129 7 жыл бұрын
Wlange, antes de tudo, devo dizer que esse é um dos melhores vídeos que tu já fizeste! A qualidade do som, da imagem, do cenário e do "figurino" (sua blusa é bem legal ^^) ficou show. Tendo dito isso, é interessante também a tua expressão de opinião no final, fazendo uma ponderação a respeito do que o autor citado disse. Eu, particularmente, concordo contigo: devemos fazer um balanço, e saber dosar o tipo de escrita que vamos empregar para determinado momento. Nem sempre mostrar fica interessante, pois ações mundanas não devem possuir um grande foco melodramático, por exemplo. Em contrapartida, contar muitas vezes pode tornar o texto meio frio, sem impacto. Então acho que a combinação dos dois estilos é a chave para uma escrita apropriada, sabendo equilibrá-los - algo que não pode ser feito, claro, é fazer com que um livro aparente ter dois em um. As duas maneiras de descrever tem que dialogar entre si. Bom, é isso!
@walersonmatias2746
@walersonmatias2746 5 жыл бұрын
Vim atrás dessa técnica por causa da cena que tenho que escrever para meu grupo de teatro. Véi muito obrigado <3
@GustavoMalk753
@GustavoMalk753 6 жыл бұрын
Cai aqui por acidente. Sensacional a forma q vc narra
@laylaferreira4053
@laylaferreira4053 3 жыл бұрын
Estou estudando escrita criativa e está me ajudando mt mesmo.Este foi um trecho que criei usando o "show don't tell'',creio que eu precise melhorar,mas acho que já foi uma evolução kkkkk
@wesleyhawerlima9939
@wesleyhawerlima9939 6 жыл бұрын
amei o vídeo, gostei de você ter colocado os dois lados da moeda, ao meu ver o show, don't tell pareceu-me mais interessante, mas é claro que não se deve descartar a descrição
@MarcoAurelio-wt4gy
@MarcoAurelio-wt4gy 3 жыл бұрын
Estava escrevendo em 1ª pessoa e notava que acabava mesmo me focando muito nos sentimentos do personagem e esquecia das descrições desses detalhes que podem dizer muito, mas ao reescrever uma cena em 3ª pessoa sinto que perdi um pouco da voz do personagem presente ali. Fiquei confuso agora sobre como prosseguir.
@fabianospassos7907
@fabianospassos7907 7 жыл бұрын
wlange, euteadoro (não superficialmente)
COMO AUMENTAR UM LIVRO SEM ENCHER LINGUIÇA | 4 DICAS
13:33
Ficçomos
Рет қаралды 33 М.
COMO ESCREVER UM TEXTO MAIS CLARO | 7 DICAS PARA ESCRITORES
10:29
Пранк пошел не по плану…🥲
00:59
Саша Квашеная
Рет қаралды 7 МЛН
Я обещал подарить ему самокат!
01:00
Vlad Samokatchik
Рет қаралды 9 МЛН
Smart Sigma Kid #funny #sigma #comedy
00:40
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 33 МЛН
"Show, Don't Tell: Visual Screenwriting" with Philip Eisner
5:17
UCLA Extension Writers' Program
Рет қаралды 15 М.
Por que eu desisti de escrever
16:04
Palavras que Falam - Sturare
Рет қаралды 281
5 COISAS QUE ME AJUDARAM A ESCREVER MELHOR
6:55
Ficçomos
Рет қаралды 78 М.
ESCREVER COM NARRAÇÃO NO PASSADO OU NO PRESENTE?
16:17
Ficçomos
Рет қаралды 12 М.
MOSTRE NÃO DIGA (Pt. 1): 12 Dicas Para Melhorar Sua Escrita
13:52
Olivia Lober
Рет қаралды 1,3 М.
You'll actually understand "Show vs Tell" after watching this
23:23
COMO ESCREVER O FINAL DE UM LIVRO
10:18
Ficçomos
Рет қаралды 23 М.
Пранк пошел не по плану…🥲
00:59
Саша Квашеная
Рет қаралды 7 МЛН