O esquecimento de grandes autores é algo que me incomoda muito. Você falou dos brasileiros, mas mesmo alguns dos mais renomados do mundo caíram no ostracismo por aqui ou são apenas parcialmente explorados. No primeiro caso, temos os exemplos de muitos escritores francófonos, que para não me estender tanto vou ficar apenas num exemplo: Maurice Maeterlinck, prêmio Nobel de Literatura, admirado pelos maiores escritores deste país e que teve suas obras traduzidas por Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade.... Quem ainda se importa com ele? No segundo caso, um bom exemplo é Oscar Wilde. Temos dezenas de traduções do seu único romance, suas peças (apenas) ultimamente começaram a receber atenção, no entanto seus ensaios são desprezados - existe apenas uma pequena coletânea, feita pelo próprio Wilde, que ainda circula numa tradução do João do Rio de cem anos atrás. Tem ensaios ótimos sobre arte e até um riquíssimo sobre história/filosofia antiga que provavelmente nunca traduziram ou o fizeram na Primeira República... E tem aqueles absolutamente preteridos desde sempre. Vide os grandes filósofos russos (Chestov, Berdiaev...), William Godwin etc. Universidades e mercado editorial são os responsáveis por esse descaso. Em relação ao mercado editorial, o maior problema, a meu ver, é falta de novas iniciativas. Pra ser sincero, não acho ruim o mercado editorial brasileiro, é razoável... Deixa a desejar pela dimensão do país. Poderíamos ter muitas "cosac naifys" se tivéssemos uma elite financeira culta (quem conhece a história dessa editora vai entender meu ponto). Mesmo iniciativas mais modestas, que já cumprem um papel importante, deveriam sobejar, se não vivêssemos afundados num ambiente cultural cada vez mais aberrante.
3 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário, André. Sua perspectiva dos autores e obras que valem a pena mas estão esquecidos é única.
@elainedaguana30683 жыл бұрын
Eu mesmo tenho livros que comprei a três anos e ainda não li, a ideia de ter uma biblioteca pessoal é maravilhoso.
3 жыл бұрын
E essas compras também contam uma história.
@jff9893 жыл бұрын
Ah, que live maravilhosa! A parte sobre medo dos livros, caiu bem para mim. Me deu um clique. Obrigada, Lucas e Valdir.
3 жыл бұрын
Eu que agradeço pelo carinho 😘
@Aquela_Carol3 жыл бұрын
Perdi o sono essa noite, e to aqui maravilhada com essa live que ainda não tinha assistido. Aprendo muito com suas dicas de leitura, adoro seu canal. Bjos
3 жыл бұрын
Fico muito feliz por termos conseguido lhe fazer uma boa companhia 😍 Abraços
@Aquela_Carol3 жыл бұрын
@ Sem dúvidas fizeram. Bom Domingo Lucas 😍
@quenamartins2983 жыл бұрын
Sou tão bem relacionada com a minha biblioteca, sem apegos, sem exemplares raros, doando e comprando de novo, emprestando sem neura... Aproveitando promoções com capricho para poder instigar aqueles que provavelmente se tornarão leitores com este pequeno empurrão bem direcionado, supondo seus interesses pessoais. Na família, sou a tia dos livros, rsrsrs. Ah, ninguém me faz sentir mal comprando livros, desistam!
3 жыл бұрын
Ser a tia dos livros é um privilégio 😄
@_kellymarianne_3 жыл бұрын
Acho lindo e já tive, mas vendi todos quando virei nômade. Hoje vivo viajando de carona e bicicleta e leio tudo no digital há anos. Minha biblioteca é mental. Mas continuo achando o conceito da biblioteca pessoal lindo, desde que se leia também. Comprar por comprar é um problema pra mim.
3 жыл бұрын
Que bacana sua história. De fato, aí a ideia de uma biblioteca pesado na não tem muito lugar.