Muito Prazer, Meu Primeiro Disco: João Bosco • João Bosco

  Рет қаралды 6,760

Sesc Pinheiros

Sesc Pinheiros

Күн бұрын

Muito Prazer, Meu Primeiro Disco revisita os primeiros trabalhos de grandes nomes da história da música brasileira. São álbuns de estreia que, já nesse momento inicial, se mostram relevantes e consistentes e revelam marcas da trajetória posterior do artista.
O terceiro episódio da série digital apresenta o álbum “João Bosco”, 1973, disco homônimo do compositor, que nasceu em Ponte Nova, Minas Gerais, no dia 13 de julho de 1946. O bandolim, o piano, o canto e o violino já faziam parte de seu cotidiano desde cedo. Aos 12 anos de idade, João ganhou um violão e passou a integrar o conjunto de rock X-Gare.
A entrevista, gravada no início de dezembro de 2020, é conduzida por Lucas Nobile e Adriana Couto.
Na conversa, João, que estudou engenharia, mas nunca deixou de lado o interesse pela música, vai revelando seus primeiros passos e parceiros, como o poeta Vinicius de Moraes, com o qual compôs "Rosa dos Ventos", "Samba do Pouso", "O Mergulhador", entre outras.
Já em seu disco, "João Bosco", com 11 faixas, o compositor consolida outra parceria importante: com Aldir Blanc. As canções “Bala com Bala”, "Tristeza de uma embolada", "Nada a desculpar" e "Boi" ganharam notoriedade no cenário da música popular brasileira. Como desdobramento da parceria entre João Bosco e Aldir Blanc, as canções "O mestre-sala dos mares", "Dois pra lá, dois pra cá" e "Caça à raposa" foram incluídas no repertório do LP Elis (1974), lançado por Elis Regina.
Veja mais em sescsp.org.br/meuprimeirodisco

Пікірлер: 25
@neileleitesoares38
@neileleitesoares38 3 жыл бұрын
Trabalho esporadicamente em Ponte Nova. Numa dessas idas, a trabalho, um dos meus filhos foi comigo e, admirador fanático de João Bosco, procurou a casa do João Bosco. Foi recebido, a princípio com alguma desconfiança, pela mãe de J.Bosco. Enquanto eu trabalhava, eles ficaram conversando durante horas e ela contou muitas coisas sobre o início da vida artística de João. Ela parece ter contribuído, geneticamente, com o talento do João. Citava que Vinícius queria levar João pro Rio, de qualquer maneira e ela dizia: "só depois de formado". Ao final, ganhou um quadro pintado por ela, que ele guarda com carinho.
@nelsonbravo357
@nelsonbravo357 3 жыл бұрын
O balé das mãos ágeis e habilidosas de João Bosco, ao violão, nos remete, por analogia, à arte refinada do batedor de carteiras do filme “Pickpocket”, do diretor francês Robert Bresson. João Bosco é um artista raro que agrega três exóticas essências da alquimia musical: canta maravilhosamente bem, toca como poucos e ainda assovia como um provocante pássaro noturno. Nada obstante, um dos mais fortes traços de sua personalidade é a modéstia. Até na maneira descontraída como se veste, como quem dissesse para o espelho: “Quer saber? Não vou gastar minha beleza com essas bobagens passageiras”. Ele prescinde das artimanhas do modismo para manter-se no topo. Com o talento que possui, equilibra-se com um pé nas costas “na corda bamba de sombrinha”. Seus atributos pessoais são únicos. Em qualquer palco que pise, na Mangueira ou em Montreux, faz pano de chão virar tapete persa. Sabemos que o que denuncia o porte de um criador é a sua capacidade estética de inovar, no espaço de expressão em que atua. Hoje um dos astros mais consagrados no cenário internacional, João Bosco deixou Ponte Nova (MG) e aportou no Rio, pela primeira vez, em 1968. Ia de férias, a convite de Vinicius de Moraes, que o conhecera em Ouro Preto (MG) meses antes e queria apresentá-lo ao mar.
@marcocamargo8791
@marcocamargo8791 3 жыл бұрын
Que coisa linda fecharmos o ano com esse programa. Em homenagem ao Zuza, ao Aldir, e ao imenso João Bosco. De aquecer o coração!!
@samuel6266
@samuel6266 6 ай бұрын
Além de brilhante cantor, que ninguém consegue imitar, João Bosco é um excelente violonista, cuja arte de tocar o violão e combinar a sonoridade com a sua bela voz é única. Salve, João!
@carlosrabha
@carlosrabha 3 жыл бұрын
Parabéns pela entrevista👏🏼👏🏼👏🏼 Viva João Bosco!!! Viva Aldir!!! Viva Zuza Homem de Melo!!!
@victorbaiano
@victorbaiano 3 жыл бұрын
Mestre João Bosco!
@arnaudcoimbra6773
@arnaudcoimbra6773 2 ай бұрын
Esse músico sensacional e suas histórias que traduzem a simplicidade de João Bosco e Aldir Blanc
@arturobaixoclero6527
@arturobaixoclero6527 3 жыл бұрын
Aí siiiim!
@gilsonpassarinho7949
@gilsonpassarinho7949 3 жыл бұрын
Muito obrigado ao Sesc por isso. Assistir a essa entrevista nos acréscimos desse jogo tão duro que foi o ano 2020 me fez muito bem. Grande João Bosco. Grande Aldir Blanc. Grande Zuza. Grande Adriana e grande Lucas. Obrigado, obrigado, obrigado!
@burnnout99
@burnnout99 4 ай бұрын
Que maravilha me arrepiei aqui sou fã do primeiro álbum meu sonho é assistir em um show a tristeza de uma embolada sendo executada com toda formação instrumental que nela é composta, é simplesmente absurdo os arranjos e toda a unidade como música, não a toa nossos eternos gigantes João Bosco e Aldir !!
@nilzacarolina9115
@nilzacarolina9115 3 жыл бұрын
Muito emocionante!!! João, Aldir e Zuza seres incríveis 💫
@karolynasantos6812
@karolynasantos6812 3 жыл бұрын
Que lindo!!!!!
@ChristinaMontenegro
@ChristinaMontenegro 3 жыл бұрын
Que delícia de entrevista! Iluminou a tarde!
@ManseboArte
@ManseboArte 3 жыл бұрын
O grande artista está além da sua obra, está na simplicidade do indivíduo, da pessoa, do ser humano.Cadê estrelismo ? Cadê afetação? Cadê "eu sou o cara" ? Taí, simplesmente João, como diria Chico Buarque, um artista brasileiro. Parabéns pelo Projeto !!!
@sobrinhoneto6907
@sobrinhoneto6907 3 жыл бұрын
Tenho este Cd. Uma pérola !
@deividjunio
@deividjunio 2 жыл бұрын
Que fantástico esse papo todo! João é dos nossos maiores.
@del_grande
@del_grande 3 жыл бұрын
👏👏👏
@andremesquita9317
@andremesquita9317 Жыл бұрын
Entrevista maravilhosa. O primeiro disco deles é uma pérola e o João é sempre uma simpatia, tem uma cabeça muito ampla e é generoso em explicar tudo nos mínimos detalhes.
@ArudarDiasmascarenhas
@ArudarDiasmascarenhas 6 ай бұрын
João Bosco sem palavras pra dizer,como ele faz ,sorrir, sério ,os olhos olhando pra cima dançando,andando de ré,enfim,letras ,arranjos ,incompatibilidade de geneos
@arthurmansor27
@arthurmansor27 3 жыл бұрын
Esse cara é um dos "maiores" da música brasileira. Ahh, se o brasileiro soubesse reconhecer o valor de nossos grandes artistas. Mestre João Bosco.
@andrefelipelima1
@andrefelipelima1 3 жыл бұрын
Que entrevista fantástica! Eu sou muito fã de João Bosco e adoro ouvi-lo falar. Esse cara é uma sumidade e me faz sentir orgulho de ser brasileiro como ele.
Жыл бұрын
muito prazer
@cesargarcao1374
@cesargarcao1374 Жыл бұрын
Muito bom !!
@ralphribeiro5293
@ralphribeiro5293 3 жыл бұрын
Maravilha de encontro. Vivi também em Ouro Preto e me sinto contemplado. Vejam que estranho: sou de Vitoria e no quintal da manhã nha
@ralphribeiro5293
@ralphribeiro5293 3 жыл бұрын
No quintal da minha casa, ouvindo a entrevista vi essa imagem. As letras AB ( Aldir Blanc) formadas pela mangueira de molhar a grama. Achei interessante
Muito Prazer, Meu Primeiro Disco: Tamba-Tajá • Fafá de Belém
1:27:11
João Bosco no IMS Rio | Show completo
1:39:29
imoreirasalles
Рет қаралды 173 М.
Life hack 😂 Watermelon magic box! #shorts by Leisi Crazy
00:17
Leisi Crazy
Рет қаралды 21 МЛН
Please Help This Poor Boy 🙏
00:40
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 23 МЛН
Watermelon magic box! #shorts by Leisi Crazy
00:20
Leisi Crazy
Рет қаралды 55 МЛН
Which One Is The Best - From Small To Giant #katebrush #shorts
00:17
Evolução e o Desenvolvimento do Ser - Anete Guimarães
3:39:54
TV CEECAL
Рет қаралды 138 М.
Muito Prazer, Meu Primeiro Disco: Louvação • Gilberto Gil
1:23:37
Sesc Pinheiros
Рет қаралды 13 М.
Terceira Feira 2024: avaliação democrática
2:00:07
TV DAGHOBÉ
Рет қаралды 61
Quiet Night: Deep Sleep Music with Black Screen - Fall Asleep with Ambient Music
3:05:46
Budismo, Política e Sociedade  l com Bernadete Brandão e Fafá Flores
1:53:35
Bala com Bala - Joao Bosco - Ensaio 1973
3:19
Nicholas Rugenski
Рет қаралды 1,8 М.
João Bosco e Nico Assumpção em Maceió, Alagoas. Começo dos anos 1990.
1:19:20
MPB na ABL: O internacional João Bosco | 40 anos de sucesso
1:30:12
Academia Brasileira de Letras
Рет қаралды 60 М.
Rodrigo Faour entrevista João Bosco
22:18
Rodrigo Faour - Cortes
Рет қаралды 19 М.
Life hack 😂 Watermelon magic box! #shorts by Leisi Crazy
00:17
Leisi Crazy
Рет қаралды 21 МЛН