O Renan ressuscitando a História do Brasil. É sempre importante resgatar o passado para entender o presente. Parabéns ao casal. Aguardamos a próxima...
@neileebaleiro3 жыл бұрын
..aplausos sem fim
@neileebaleiro3 жыл бұрын
Espetacular ... vale por todo ano letivo... que inteligência absoluta aplausos sem fim
@Larjp_3 жыл бұрын
Pois é e no presente continuam errando elegendo genocidas!
@onircesancanari6141 Жыл бұрын
Oi. Eu tinha uma amiga que se chamava Irani 😅
@EduOtto13 жыл бұрын
A Guerra do Contestado é uma das guerras mais interessantes do Brasil, é uma pena ser tão pouco conhecida!
@vivianegorethigomes25163 жыл бұрын
Ao citar esse monge , me lembrei que minha avó tinha algo a respeito desse monge , acho que era uma imagem ou um quadrinho ..más eu ainda criança , não me interessei em saber quem ele foi .
@charlesrullem2 жыл бұрын
que baita filme que daria essa história! imagino quantas histórias dessas estão perdidas
@israelclasenfortes94023 жыл бұрын
"Não conteste o contestado sem saber sua razão, a luta do fuzil contra o facão, do maior contra o menor, do banquete contra o pão." Trecho da Música do saudoso maestro José Acácio Santana.
@diegobemloko1002 жыл бұрын
Qual música é?
@devanildodecastro99703 жыл бұрын
Essa guerra faz parte da minha história, meus antepassados faziam parte desse povo sofrido que lutou bravamente pelo seu espaço. Minha bisavó era devota do Monge João Maria, tinha um quadro dele na parede. Obrigado Renan e Michele por mais uma vez contarem as histórias esquecidas e visitar os lugares que ninguém visita, vocês são demais, meu canal preferido.
@robisonpontes83452 жыл бұрын
Os meus também
@douglasbatista91843 жыл бұрын
Como toda guerra, os pobres são sempre massacrados como se fossem carne moída. E cara, parabéns pela forma como você contou a história, numa riqueza de detalhes impressionante.
@beneditobilega21113 жыл бұрын
Incrível a memoria do Renan, ele não perde a narrativa mesmo com as distrações ao redor e não esquece o nome de ninguém.
@gilbertolopesdelima32823 жыл бұрын
eu fico impressionado com a narrativa, que memoria.eu que nao mim lembro nem o que comi ontem
@felippemachado72383 жыл бұрын
Eu acho que ele dá uma revisada entre um corte e outro rsrsrs, Mas a dinâmica está boa, estou aprendendo um monte.
@ThiagoDisturbed3 жыл бұрын
É um dom de verdade. Pois eu também não consigo mal lembrar o meu número do CPF, senhas das coisas.. É dom.
@analuciasilva84293 жыл бұрын
Realmente,ele é muuiitoo bom,não perde o fio da meada!!! Parabens Renan👏👏👏
@wagnasiqueira27633 жыл бұрын
Parabéns é incrível essa dupla amoooo👩❤️👨😍😍😍😍🍀🍀🍀🍀🍀
@pedroduarte51663 жыл бұрын
Comemora-se hoje o dia mundial da língua portuguesa...Parabéns para o Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Principe, Angola, Moçambique, Macau, Timor Leste, Goa e para todos os falantes de português espalhados pelo mundo. Como canta Caetano Veloso, minha pátria é minha língua...
@eduardotavares75663 жыл бұрын
O Renan consegue prender a atenção da gente lendo até bula de remédio, caracas, vocês são massa, boas energias aos três!
@ariaraujo21113 жыл бұрын
Nossa história é tão negligenciada que virou estória. Obrigado Renan, Michele e Mucuvinha!
@antoniojoseflorenciodesouz28843 жыл бұрын
VERDADE
@theobeck28583 жыл бұрын
O Renan além de ser médico, advogado, e engenheiro químico ele é historiador tbm
@elisaelis20743 жыл бұрын
O trio está de parabéns! Videos excelentes como sempre. Renan explica com maestria , convicção e apropriação. Caso fale algo errado. Q não acontece. Vou acreditar PhD em História.👋👋👋
@mclrs923 жыл бұрын
@@theobeck2858 e poliglota! hahaha
@gilbertolopesdelima32823 жыл бұрын
viroua ESTORIA
@mayaragarcia74663 жыл бұрын
Renan devia dar aula de história, ele conta os fatos de um jeito bem simples e espontâneo, parabéns!
@anisiosilva83113 жыл бұрын
Parabéns professor Renan pela aula de história, essa guerra não reconhecida dos brasileiros na atualidade, realmente quase conseguiram apagar da história... mas temos nossos historiadores/professores/desbravadores imponentes para nos revelar os fatos como aconteceram 👏👏👏👏👏👍👍👍
@antoninofonseca26363 жыл бұрын
O tempo voa quando estamos com pessoas especiais. Vinte e quatro minutos foi como um segundo. Maravilhoso vídeo.
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Obrigada pelo carinho ❤️
@lucinhapennylane3 жыл бұрын
Eu mesma não sabia dessa história o máximo que a gente estuda sobre o sul é a Guerra Farroupilha.
@121978marcelo3 жыл бұрын
Que maravilha!! Sou de Canoinhas/SC e toda essa história sempre fez parte da minha vida. Ver vcs falando a respeito me enche de orgulho! 🤜🤛 Ah!!! Na vizinha Três Barras /SC , existe o museu que conta muita coisa da madeireira Lumber, que era lá ,inclusive possui uma locomotiva da empresa. O local hoje pertence ao exército brasileiro.
@JeckFerraz3 жыл бұрын
Vão a Fraiburgo! Lá ocorreu a maior batalha no Taquaruçu, um lugar parado no tempo no interior de Fraiburgo! Tem até um museu lá no meio do campo de batalha!
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Estamos indo rumo a treze tilias, vamos ver se conseguimos dar um pulo por lá!
@JeckFerraz3 жыл бұрын
@@MundoSemFim ótima escolha, mas não deixem de ir a Fraiburgo também: "Terra da Maçã". Na década de 60, Rene Frey, fundador da cidade, contratou um engenheiro francês para implantar a cultura da maçã no Brasil, porém sua mulher não queria vir, a menos que construíssem o castelo dos sonhos dela no Brasil. Rene Frey concordou e fez um lindo castelo, onde o agrônomo e sua esposa viveram por mais de 40 anos. Assim começou a história da produção de maçãs no Brasil! Hoje, o "Castelinho" transformou-se em uma linda hospedagem: "Castelo Boutique Hotel" Eu já me hospedei lá com minha esposa e até gravei um vídeo em meu canal (inclusive achei bem em conta a hospedagem). Sem dúvidas é o lugar mais romântico que já nos hospedamos. Com certeza essa história mais a visita ao Taquaruçu vão render um belo vídeo ao canal de vcs em Fraiburgo! Parabéns pelos vídeos! Assistimos a todos!
@MeLevaViajar3 жыл бұрын
Sensacional! Estudei a guerra do contestado na escola e li bem pouco sobre, mas nunca tive uma aula tão completa como a do Renan! Valeu! Show o vídeo!
@clovismartins76083 жыл бұрын
A forma detalhada e distinta como narrou o evento é um primoroso diferencial na valorização do conhecimento histórico dessa região que é pouco mencionada. Na verdade, quase esquecida. Expresso gratidão pela iniciativa e esforço em mostrar-nos nosso próprio país. Parabéns ao casal pela excelência no trabalho. Continuem assim.
@claudianeaparecidabaldasso66713 жыл бұрын
Infelizmente para o Brasil Santa Catarina só existe litoral e serra, mas esquecem que o nosso Oeste e Meio Oeste tem belezas e histórias e que precisam ser mais conhecidos.
@garitodany34953 жыл бұрын
Poucos likes pra uma história tão bem contada,bora meter o dedo no like 💗❤️
@danymontanari41333 жыл бұрын
Pois é, 9,2 mil de like e 74 mil visualizações, dizem que é uma falha do KZbin pq venho observando em diversos canais, mas é estranho esta discrepância né.
@sem_identitificador3 жыл бұрын
Importante falar também da queima de arquivo que houve depois do conflito, em que família inteiras foram massacradas para que suas histórias não fossem contadas. Esse é dos motivos que por muito tempo os veteranos de guerra e nativos da região não falavam do que aconteceu, era um trauma geracional. Recomendo muito a vida e obra do Vicente Telles que praticamente ressuscitou a história dessa guerra esquecida e escondida.
@eduardo-yw2uo3 жыл бұрын
Qual o titulo do livro?
@sem_identitificador3 жыл бұрын
@@eduardo-yw2uo Confesso que nunca li um livro dele, mas essa entrevista aqui é muito boa. kzbin.info/www/bejne/ZnfdaINulthqrNU
@thyagoweingantner44683 жыл бұрын
Bom dia, caso seja do interesse, o prof Nilson Fraga conseguiu identificar um crematório, um local onde se queimava os corpos dos caboclos massacrados em Lebon Regis, caso seja do interesse, fiz um mapeamento dos sítios históricos do Contestado, basta você inserir no Google Maps na barra de pesquisa os seguintes termos: " Marco Histórico do Contestado"..e poderá localizar vários locais importantes no decorrer do conflito. Forte Abraço. Conheça meu canal, Na Estrada Trilhas e Rumos
@gianadagostini73 жыл бұрын
Eu sou de Caçador, xixo é um corte de carne, que a gente faz churrasco. Muito bom ver vocês pra esses lados 👏👏
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Obrigado pela explicação, vamos provar qualquer dia!! 😊
@misairon3 жыл бұрын
@@MundoSemFim Em Porto União tem a festa do xixo. Sempre passava por lá a trabalho, mas não levei sorte de estar lá nos dias da festa. Na estação do arco tem ou tinha um senhor que era maquinista e tem muitas histórias e nos levou para conhecer a passagem subterrânea que tem embaixo da estação.
@alinecamponogara3 жыл бұрын
Vocês precisam vir na minha cidade onde ocorreu o tratado da paz da revolução Farroupilha. Aqui se localiza o monumento que simboliza, e nossa cidade é denominado capital da Paz, seria legal ouvir a história contada por vocês ❤️
@VidadeMochila3 жыл бұрын
Nunca tinha ouvido falar! Essa é uma das coisas boas do Brasil. Da pra viajar uns 100 anos e continuar conhecendo coisas novas e aprendendo novas e novas histórias, sem fim ❤️🚀
@specialisprontoatendimento54203 жыл бұрын
Gratidão, por terem reunido, estudado e apresentado a nós, mais um capitulo desconhecido da nossa história !!!!!
@FabioStanzione653 жыл бұрын
Que felicidade que eu tive agora assistindo ao "É DE CASA" da Tv Globo, e ver o casal que mais acompanho, apresentando um quadro no programa. Estou passando para dar os PARABÉNS e desejar ainda mais sucesso, vcs são a minha inspiração e a prova que com simplicidade, conhecimento, criatividade, se consegue chegar !!! Que muitos outros programas venham !!!
@MrSatow20083 жыл бұрын
Nossa como Paranaense nunca tinha ouvido ou estudado sobre essa guerra,parabéns ao nosso professor Renan.
@stankiewicz19923 жыл бұрын
Ué! Tbem sou paranaense e estudei isso no ensino fundamental!
@lck19143 жыл бұрын
Gostei demais da pegada histórica do canal. É valiosíssimo. E foi bem contada, com simplicidade e clareza.
@shirleyoliveira47583 жыл бұрын
Quem faz HISTÓRIA nas universidades sabe da Guerra de Contestado. Sabe desta, de Canudos, das revoltas todas. Não lembro direito, mas acho que no fundamental também se fala disto, na minha época, agora não sei. Importante falar e mostrar nossa história, parabéns!
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Quando estudei em Curitiba escutei sobre esta guerra, mas não fazia parte do currículo escolar. O professor mencionou mais como um complemento do estudo. Acho que de SP pra cima quase nada se fala dela nos ensinos médio e fundamental!
@iracelmazootecnisantos8983 жыл бұрын
Realmente não se fala nada dessa historia
@ewandrodefaria62753 жыл бұрын
Sou Catarinense e estudamos no Ensino Medio sobre a Guerra do Contestado. Muito discutida em SC. Mas nao me lembro de ser contados em seus pormenores como aqui.
@Carlost31003 жыл бұрын
@@MundoSemFim Verdade Renan, estudei no interior de São Paulo e não foi passado para nós sobre essa história...👍👏👏👏
@Jonathan_Tavares3 жыл бұрын
verdade em Minas nunca ouvi falar sobre essas guerras
@2629hugo3 жыл бұрын
Só o Renan e a Michele para conseguirem fazer parecer tão legal aprender a história. Continuem essa viagem de vcs, que derruba preconceito e permite a muitas pessoas conhecer esse Mundão. Vcs são patrimonio Nacional!
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Que bom que vocês gostam desses vídeos também ♥️
@delsonteles82763 жыл бұрын
Parabéns uma aula da nossa história, infelizmente nunca reportada nas escolas..
@yuriguedesneiva3 жыл бұрын
Eu vi isso na escola, provavelmente quem não viu é pq não estudou Mas sim, vê-se muito pouco sobre o contestado. O cangaço, Canudos e outras revoltas da época são mais tratadas
@frankefarina3 жыл бұрын
Renan e Michele, parabéns por visitar a região do Contestado, sou de Seara/SC, vivo a 80 klm em linha reta da cidade de Irani, sou Professor de história e profundo conhecedor da Guerra do Contestado. O saudoso Vicente Telles, era meu conhecido, aprendi muito com ele. Realmente o Povo brasileiro não conhece sua história e lamentavelmente repete os mesmos erros do passado. Obrigado pela visita ao Oeste Catarinense. Na próxima visita venha a Seara/Sc conhecer e mostrar ao Brasil o Museu Fritz Plaumann na Comunidade de Nova Teutônia, o Maior Museu Entomológico do Mundo, o Museu das Borboletas. Seara a cidade das Borboletas. Um abraço do Povo de Seara/SC
@way_0073 жыл бұрын
Nem sempre a história é bonita ou inspiradora, mas é extremamente importante ser contada e lembrada, como bem disse a dona Michele!!!
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Uma pena que esses vídeos são sempre os menos visualizados 😢
@cristianbisol94123 жыл бұрын
Sou de Irani e que dahora saber q tem pessoas q consideram muito o patrimônio histórico n só daqui mas como do mundo. Gosto do trabalho de vcs continuem assim sendo pessoas magníficas. Seu eu soubesse q vcs estavam aq tirava uma foto
@Allonrassul3 жыл бұрын
Também gravo de África Moçambique ❤️🙏com fé em Deus um dia crescó né?.,.;:()
@claudiabaldner89843 жыл бұрын
Renan é o melhor professor de história de todos dos tempos, mesmo sem ser professor de história haha
@valdequegonzagadearaujogon89113 жыл бұрын
Sempre é bom conhecer histórias do nosso povo, especialmente as esquecidas ou quase não contadas.
@eslaviahugentobler33853 жыл бұрын
Queridos!Que bom poder ver as carinhas lindas de vcs “desmascarados”.Que bela aula de história!Muito obrigada.
@sabrinaescorcio48763 жыл бұрын
Vídeo fantástico! Poucos se recordam ou conhecem a história de Contestado porque é pouco abordado dentro da Educação Básica brasileira até pela extensão do currículo. Infelizmente, o tema acaba sendo mais aprofundado e contextualizado em graduações como História e Geografia mesmo, como vi algumas pessoas comentando. Fico contente em saber que mais conhecimentos sobre outras regiões do Brasil estejam sendo explorados! 😀 Obrigada pelo conteúdo.
@ricardorichard24413 жыл бұрын
Sou de Pernambuco e não conhecia essa guerra do Contestado , isso de apagar a nossa historia e de proposito por que os governantes tem medo que o povo conheça seu passado e sua historia.
@gysellefonseca3 жыл бұрын
Que história incrível, nunca imaginei algo assim nessa região. Vocês fazem a diferença! 🤗🤗 Abraço casal querido!
@pauloalbano54972 жыл бұрын
Show de vídeo! Parabéns pelo trabalho de vocês A guerra do contestado, assim como a guerra de canudos, revoluções federalistas e revoltas da armada e outros inúmeros conflitos sangrentos que ocorreram depois do golpe republicano, são pouco estudados nas escolas porque a república quer esconder os seus erros e que ela se impôs através da força no Brazil Essa é a verdade que todos os brazileiros deveriam conhecer
@peterm6053 жыл бұрын
Boa noite Renan e Michele! Acompanho vocês a mais de três anos e meio. Discordo quanto a Guerra ter sido excluida e não ter sido ensinada. Sou do Paraná, como você, aprendi sobre ela na escola no primeiro e no segundo grau, idem para minha esposa e ambos de escola pública em tempos de governo militar. E na época ela já tinha sido como colocada da forma que vocês apresentaram, mas com uma certa tendência de que os sertanejos eram os errados. Meus bisavós e avós por parte de mãe estiveram perto deste evento por serem da região e também serem uns que trabalharam na construção da dita ferrovia , e desde de criança eu ouvia as histórias. No final da guerra já não haviam mais santos, barbarismo de ambos lados. Saudações.
@sidneigomesmarinsmarins20748 ай бұрын
Parabéns aos dois Professores. Pasmem, é a primeira vez que assisto a um relato tão completo sobre esse conflito sangrento. Mais um Testemunho Contundente, Corajoso e Impressionante que fica escondido pra ninguém saber das crueldades e injustiças pelas quais Brasileiros humildes, sofreram e morreram. E pior, com o dedo sujo de estrangeiros que sempre quiseram explorar nosso querido Brasil. Valeu!!!! Obrigado.
@alessandraaugustodasilva13733 жыл бұрын
Vocês passaram por União da Vitória e tinha bastante pra mostrar, tem o morro do Cristo, com uma linda visão da cidade... Bem próximo tbm tem a rota das cachoeiras, em torno de 40km da cidade, são maravilhosas! Valiam a visita...
@mariacarvalho60382 жыл бұрын
O barato de seguir vcs, Renan tem uma excelente sensibilidade histórica e social por todos os locais q passam, Michelle é uma parceirona. Parabéns! Maravilhosos.
@jamalqaswan23923 жыл бұрын
Ate que enfim vcs apareceram O youtube pode ser dividido em 2 partes antes de vcs e depois de vcs. Parabens
@GuilhermeGuzela3 жыл бұрын
Queridos Michele e Renan! É sempre uma alegria ver os vídeos de vocês! Estudei a Guerra do Contestado na escola, em Curitiba. Mas é muito legal ver vocês dando voz e vez a essas atrocidades e maluquices que aconteceram no nosso Brasil! Sobre o XIXO, ele é um espeto de carne, normalmente espetinho. Carne picada, pode ser temperada ou não. No Paraná é mais comum ser temperada com uma mistura de cebola, alho, salsinha e cebolinha. No Rio Grande do Sul, é mais comum o espeto de XIXO com legumes. Faz-se um mix de legumes e carne. A carne pode ser alcatra, coxão mole ou patinho. E no meio da carne, colocam fatias de cebola, tomate, pimentão e bacon. isso faz com que o espetinho fique mais suculento e saboroso!!! É uma delícia que aprendi com meu falecido pai! Quando estiverem em Curitiba, vamos conhecer os restaurantes de Santa Felicidade? Fiquei muito feliz que vocês responderam minha mensagem no KZbin há quase 1 mês. Mandei uma mensagem no Instagram. Estou à disposição! Parabéns ao casal! Sou mega fâ!
@na_souzzz3 жыл бұрын
O canal de vocês é incrível! Vocês estudam sobre os locais, tratam sempre com respeito tudo e todos. Espero que cresçam ainda mais 👏
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Obrigada pelo apoio ❤❤
@lauraabrustelinblog3 жыл бұрын
Minha avó nasceu e foi criada em Irani. Conhece muito bem toda a história. Ela e minha falecida bisavô sempre contavam para nós as histórias e o quanto essas terras são assombradas devido as mortes... Muito legal o vídeo!
@BrunoSantos-su9ny3 жыл бұрын
Eu vi um documentário sobre essa que tinha até uma mesa branca
@joelgenciopaesjunior78023 жыл бұрын
Também sou dessa região Canoinhas, os antigos daí sempre contam essas histórias
@CiceroManah3 жыл бұрын
E, pensar que tem divisórias assim entre países (Brasil e Uruguai). Que bom que continuam a postar vídeos pra animar a gente, estamos precisando muito viu!!!
@andreiacunhamachado19213 жыл бұрын
Renan é um excelente prof de História 👏👏👏
@guilhermgonzaga3 жыл бұрын
Este vídeo foi o mais valioso sobre história nacional que fizeram até então, e certamente há muito mais a se documentar Brasil afora. Podemos concordar que essa forma de passar conhecimento válido sem a formalidade das escolas é muito eficaz. Parabéns a vocês e contribuidores pelo esforço.
@TauMath3 жыл бұрын
Importantíssimo o este trabalho de vocês contando a história que os "vencedores" não querem contar! Parabéns, de verdade!!!
@natasantos32883 жыл бұрын
😃Acompanho o canal desde 2019! Os primeiros vídeos que assisti de vocês foi quando estavam na Rússia. Um dos melhores canais de viagem na minha opinião.🌎🌍🌏Vocês vem para o estado do Rio de Janeiro um dia❔
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Obrigado!! Nós estamos no sul agora enquanto aguardamos o parecer de um apartamento que estamos negociando em Curitiba. Se tudo der certo, daqui uns 15 dias estaremos com as chaves na mão, aí estaremos livres para desbravar o resto do Brasil! Queremos muito visitar o RJ, é um estado com muita coisa interessante!
@jussaraguimaraes29713 жыл бұрын
Qdo vier ao RJ venha para a região dos lagos. Tbm é bom percorrer o
@wkkoike3 жыл бұрын
SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA... Prof. Renan do cursinho MSF.
@anahworld63543 жыл бұрын
muitoooo bom! vcs mostram lugares que ninguém imaginaria que existia, lugares diferentes do que as pessoas constumam imaginar quando se fala que vai viajar!😀
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Que bom que vocês gostam de ver esse lugares tanto quanto nós ❤
@RITMODOSMEGAOFICIAL3 жыл бұрын
EU E MINHA ESPOSA PASÇA HORAS VENDO SEUS VIDEOS - INCLUSIVE VIMOS O VÍDEO QUE VCS FEZ AQUI EM BLUMENAU ONDE MORAMOS PARABÉNS PELOS VIDEOS.
@viajeitocomfome3 жыл бұрын
Ebaaaaa Bem vindos a Santa Catarina... Estamos em Joaçaba e se precisarem de alguma coisa é só nos chamar, recebemos vocês de braços abertos!!!
@gordinhoavaiano3 жыл бұрын
Kkkkk tbm sou de SC
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Valeu!!! Logo mais devemos estar por esses lados!
@viajeitocomfome3 жыл бұрын
@@MundoSemFim 😍 temos um monte de lugares pra levar vocês conhecer, cachoeiras, monumento do frei bruno, igreja matriz, podemos até dar um pulo em treze tílias que é uma cidade vizinha fantástica!! Vai ser uma honra levar vocês conhecerem! ❤❤😘
@luanapimenta29333 жыл бұрын
Mto legal Renan!! Vim pelo canal do Richard do @vidademochila, inclusive ajude ele a divulgar o conteúdo dele, é incrível
@VidadeMochila3 жыл бұрын
❤️❤️❤️❤️
@rosemartins73603 жыл бұрын
Nossa eu não sabia dessa guerra Parabéns ao casal por nos informar
@valterjoseebertz79893 жыл бұрын
Aqui em Xanxerê, oeste de Santa Catarina, a Casa da Cultura local leva o nome desta donzela guerreira. Também temos no perímetro urbano um "olho D´Agua" dos tempos deste conflito e, ademais, na redondeza há muitas trincheiras da época e cartuchos destes combates. Eu tenho em casa um cartucho desta época que ganhei de presente de um aluno da Universidade do Contestado, campus de Fraiburgo. Acompanho vocês a tempo, gosto muito e desejo-vos saúde e prosperidade. Abraços exitosos!!!!!!!!!
@davimoreira75343 жыл бұрын
PARABÉNS, PELO VIDEO REFERENTE A GUERRA DO CONTESTADO, NASCI EM UNIÃO DA VITÓRIA, É VERDADE FOI UMA GUERRA ESCONDIDA, VERGONHOSA E TRISTE !!
@cacauquelida Жыл бұрын
E o pior disso é que agora nem querem que seja chamada de "região do contestado"
@LugarDoCarvalho3 жыл бұрын
Nós, gaúchos, aprendemos e revisamos essa história algumas vezes no colégio. Só tenho a agradecer a vocês, não só pelo carisma com que nos entretem, mas também pelo empenho em informar e respeitar a história do nosso amado, porém, alienado povo. 🇧🇷🌹✊
@WBOTV_3 жыл бұрын
Tô aqui.
@moacirdossantosrodrigues2685 Жыл бұрын
Parabéns a essa dupla que está dominando a internet do Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🆗
@franciscabezerra19883 жыл бұрын
Deixei feijão no fogo, máquina rodando (lavando roupa). Mas tô aqui!! Melhor canal de história!🔥❤️
@elen11823 жыл бұрын
Vai estender a roupa Francisca,a máquina ja parou kkk
@franciscabezerra19883 жыл бұрын
@@elen1182 kkkkk, já estendi😂
@liliacouto98173 жыл бұрын
O Brasil é lindo com sua natureza exuberante, cidades antigas, e muitas histórias. Interessante a Michelle falar da importância de conhecer a história, mas sobre não se repetir é meio difícil, porque o ser humano está sempre em disputa e as guerras são consequências da ambição humana, da disputa de poder, do egoísmo e falta de amor. Infelizmente não temos como evitar isso. Mais uma vez aqui para ver vocês, por suas simplicidades, o que me agrada muito. Renan e Michele, vocês são pessoas tranquilas e desejo tudo de bom para vocês. Muito boa apresentação!
@felipecsilva3 жыл бұрын
Curiosidade: sou do Rio de Janeiro e a história da guerra do Contestado era desconhecida pra mim de tempos escolares. Pra variar, mais um excelente vídeo do Renan e da Michele contando a nossa história!
@JoaoSantos-fc7jc3 жыл бұрын
Parabéns casal! Sou professor de história e aprecio muito os seus vídeos. Eu sempre achei que para explicar a história é fundamental estar na história. Vocês vão até a história. O Contestado denota que o povo unido contra a opressão dos poderosos pode fazer história. É claro que quem não faz parte do povo ou não se reconhece como povo, não vai gostar muito deste discurso!
@vidaboa84693 жыл бұрын
Cara...tu é bom em história do Brasil. Parabéns!👏
@gilbertolopesdelima32823 жыл бұрын
EU PROMETI UM DEZ A PROFESSORA DE HISTORIA E NUNCA CUMPRI,
@stellamarisknupfer1603 жыл бұрын
Oi,assistir vocês na Globo,foi show!!O que o monje JoãoMaria,te contou? ...Oh!! Meu Brasil,começou errado e ainda continua. ..Só mudou o sistema mas a causa contínua. ..Viva o professor Renan.👏👏👏👏Graça a Deus,sempre tem um patriota e não deixa a história morrer.Renan,infelizmente nosso Brasil tem história não contadas e contadas histórias que não existiu" ou não foi como diz a história "...Parabéns ao caso.😘
@guilhermegranetto53533 жыл бұрын
Demais esse video! Sou de SC e Lembro da Época escolar que fiz varios trabalhos sobre a guerra.Todas as series praticamente falava dessa Guerra! E vcs mostrando in loco,fica incrivel! Todos estudantes deveriam ver esse video! Parabens pela incrível narrativa e detalhes históricos.
@Ivan-qx8ix3 жыл бұрын
Sou historiador e esse canal presta um inestimável serviço á Históriai do Brasil e ás histórias não contadas, como o Contestado. Excelente reflexão no final do porque essas histórias são silenciadas.. ah, Michele, xixo é uma carne no espeto com tomate, cebola e bacon, muito bom!
@claurifilhadoaltissimo5593 жыл бұрын
Tô abismada como o Renan consegue lembrar de tudo com detalhes pra contar, o mente boa pra guardar,quisera ter essa mente kkk, parabéns muito bem contada e é muito bom conhecer coisas da nossa nação!! Deus abençoe vcs!!!
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Amém 🙏🏼
@cauamartins59593 жыл бұрын
Nem tudo há alguns detalhes que não estão corretos^w^
@j.jonesindiana34243 жыл бұрын
Passando o Domingo inteiro vendo Mundo sem fim.. melhor que qualquer emissora de TV . Programa pra família e todos. Muito bom amigos!!. Michel e Renan. Vcs sao show!!!! Obrigado pelo abraço que mandaram a minha mãe. Dona Eufenia aqui nos comentários ela tem depressão e gosta de ver seus vídeos.. abração, e boas viagens!!!
@Lua_Bianchi3 жыл бұрын
Que aula maravilhosa... Renan contando a história e eu aqui viajando no tempo. Obrigadaaaa! Abraços Renan e Michele e um xêru no Mucuvinha
@gorettilopes2 жыл бұрын
Assim como a Guerra do Contestado, com pouco destaque nos currículos escolares, há outras guerras ou massacres pelos sertões brasileiros. Aqui no Ceará, por exemplo, temos a história do Caldeirão, do beato José Lourenço, em Juazeiro do Norte. Foi mais um desses massacres de comunidades de pessoas pobres q se reuniam para sobreviver, para plantarem e comer. A perseguição e destruição do Sítio Caldeirão deu-se nos anos de 1930. E sim, conhecer a História e a luta do nosso povo trabalhador é fundamental. Parabéns, casalzinho! 🌹
@iolandadeoliveira12093 жыл бұрын
Tudo pelo poder, qtas lágrimas e sangue! 😥
@suelenw163 жыл бұрын
Eu trabalho em escola e vcs não imaginam a importância que tem essas pesquisas todas que vcs fazem. Os vídeos que trazem toda essa história e mostram os locais, são sensacionais. Renan e Michele, vcs fazem um trabalho espetacular, parabéns!
@Mauricoborges3 жыл бұрын
Venham para Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul... será um prazer ajudar vocês por aqui!!! 🙏🏼🤩
@cezaryamada3 жыл бұрын
Bento Gonçalves!! Eita lugar bom!!! Adorei o lugar e quero voltar de novo 😃😃😀
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Opa, logo mais estaremos no RS! Vamos tentar dar um pulo por aí! 😊
@Mauricoborges3 жыл бұрын
@@MundoSemFim venham!!! Me chamem por aqui será um prazer ajudá-los (tenho amigos que tem hotel aqui)... lembrando que Bento Gonçalves é a Capital Brasileira do Vinho!!! E sei que vcs gostam de um vinho hehehe...
@Mauricoborges3 жыл бұрын
@@cezaryamada que bom que gostou... volte a cidade sempre muito bem preparada para turistas. 🙏🏼
@cezaryamada3 жыл бұрын
@Mauricio Borges em Gramado e Canela tudo é muito caro, gostei muito mais do interior, as casas feito de pedras, MUITO LINDAS, e do caminho das pedras também muito bonito. Fui no caminho dos vinhos e gostei muito e olha que eu não gosto de beber 🤦mas tomará que eles apareçam aí, pensa num casal finíssimo. Eu tive o previlegio de conhecer eles pessoalmente. Abraços!!!
@silvaneguimaraes2273 жыл бұрын
Temos que preservar nossa história. Obrigado Mundo Sem Fim!
@antoniocamargodesouza67453 жыл бұрын
Muito bom Renan, para conhecermos melhor nossa história. Minha mãe sempre falava muito a respeito desse monge João Maria. Grande abraço casal.
@mariacosmel49693 жыл бұрын
Muuuuito bom esse resgate histórico! Vcs, Michele, Renan e Mucuvinha estão dando uma enorme contribuição cultural. Que maravilha!!!! Beijos 😘😘🐵
@antoniojoseflorenciodesouz28843 жыл бұрын
UMA AULA DE HISTORIA DO BRASIL
@renatoeventos95073 жыл бұрын
Venha pra Fraiburgo sc terra da maçã brasileira
@1717shisimi3 жыл бұрын
A história contada por Renan ganha cor , corpo e alma. Parabéns 💞
@1717shisimi3 жыл бұрын
Parabéns Renan, Michele e mucuvinha.
@mundamos3 жыл бұрын
Vai ser muito bom ouvir a história de Canudos contada por vocês. Estamos no aguardo.
@gilbertolopesdelima32823 жыл бұрын
VAI SER MUITO LEGAL,SABER COM A NARRATIVA DE RENAN/MICHELE
@rosasaifamegadivulgacoesee62523 жыл бұрын
parabéns para vcs ♥️Meu tataravô lutou nessa guerra eles vieram do Paraná com a família . orgulho da nossa história depois foram morar em caçador cidade também de Santa Catarina deve ser perto de onde vcs estavam cidade maravilhosa eu nasci lá e faço aniversário na mesma data que a cidade foi colonizada 25 de março se der viisitem lá .sou da família Batista de Barros todos conhecem minha família lá .bjs ♥️
@MundoSemFim3 жыл бұрын
♥️
@pvkpraiaviagemkamping3 жыл бұрын
Eu sou o fruto dos que morreram nesssa guerra. Minha bisavó paterna foi uma criança que perdeu os pais na guerra do contestado. De traços indigenas, não se sabe o nome dos seus Pais, mas ela foi adotada com 6 anos pelo pai do meu bisavó após perder os pais na guerra do contestado. Uma guerra nojenta que segue acontecendo.... o capital estrangeiro segue nos escravizando,...
@paulodrosda40752 жыл бұрын
Tá doidão parceiro. Contestado é meu tema de pesquisa, o capital estrangeiro só entra se permitirem. Vide Rigesa em Três Barras, não está lá por força, a culpa é do estado brasileiro. O contestado tem a marca dos tapetes chiques de Curitiba e Florianópolis. Quem explora a população do contestado são os descendentes dos coronéis que ocupam as prefeituras até hoje. Já por cultura, não temos nada haver com Santa Catarina nem com o Paraná. Não como tainha e não pago pau pra gralha e pinheiro pra fingir identidade. Temos cultura própria, apesar de parecida com o Rio Grande, deveríamos ter nosso próprio estado como já foi pleiteado outrora. Não suporto viver num lugar que não me representa e ainda faz uso da imagem do meu povo para fins turísticos.
@Guilherme-fn6ps2 жыл бұрын
Eu também sou fruto de quem lutou nessa guerra, meu bisavô, Guilherme. Ele lutou pelo lado do exército. Minha vó conta que ele matou muitos jagunços, falou que até os dias de hoje alguns parentes tem a espada e as vestimentas dele. Eu moro em Santa Cecília SC, e na rua da minha casa tem uma gruta do José Maria. É uma história muito interessante, pena que é esquecida... Daria um bom filme.
@mariasalete4564 Жыл бұрын
amo as istoria do contestado. Nunca é tarde para aprender e saber para valorizar nossos antepassados.
@robertodsmartins82683 жыл бұрын
Ótima aula de História! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@evertonmartinsferreira1536 Жыл бұрын
Que alegria achar esse vídeo no canal de vocês, retratando a história do nosso Sul do estado e divisa com Sc. Minha cidade é General Carneiro onde tem o monumento ao Ricardo Kirk. Adoraria ter conhecido vocês pessoalmente pena que já se foram 2 anos e agora que achei o vídeo no canal. Vida longa 🙏🫶🏻 e obrigado pelo carinho que tiveram em nossa região.
@igorkres25323 жыл бұрын
Muito bom o vídeo, parabéns! Super aula de história!
@bgreggio3 жыл бұрын
Muito bom mesmo. Canudos, no Nordeste, e o Contestado no Sul são temas que precisam ser sempre revisitados. E que pesquisa de campo, hein? Obrigado!
@marcosribeiro68803 жыл бұрын
Antigamente tinha uma casa em Porto União que o banheiro é no Paraná e o quarto em Santa Catarina 🤭🤭🤭✌🏽✌🏽✌🏽
@f_cbarbosa3 жыл бұрын
Sou professor de história, mas as aulas do Renan são melhores que as minhas, muito massa.
@gilbertolopesdelima32823 жыл бұрын
FLAVIO, PARABENS PELA SUA HUMILDADE,
@ricardomrosk52723 жыл бұрын
Quem diria. Você foram na minha cidade natal, Porto União. Lá tem muitas coisas para mostrar, até merecia pelo menos um dia inteiro para conhecer melhor. Ah, e XIXO é o famoso espetinho. Mas é feito só de carne, é tradicional na região. Tem até uma festa tradicional, a Festa do Xixo e Steinhaeger que acontece todo ano em Dezembro.
@MundoSemFim3 жыл бұрын
Que bacana, um dia vamos voltar para provar o Xixo!!
@antoninofonseca26363 жыл бұрын
E eu aqui esperando a vacina para viajar. Obrigado pela dica. Fiquei curioso.
@simonemarques32153 жыл бұрын
Adorei, nasci em Porto União e moro em Cuiabá, pude mostrar para minhas filhas. Adoro acompanhar vocês!!!!
@Wdelley3 жыл бұрын
Renan com certeza, ja tem uma vaga garantida no Globo Reporter !!!
@misairon3 жыл бұрын
O que é globo repórter perto da qualidade desse canal ? rsrs
@Wdelley3 жыл бұрын
@@misairon Perguntou ?...Vou responder .: ____Iria com certeza melhorar a qualidade do Globo Reporter !!! Abs amigo .
@patriciapdarocha56103 жыл бұрын
Bom dia Michelle e Renan! Hoje o É de casa o programa da Globo mostrou vcs em Casaquistão fazendo compra no mercado... Show! Amo o trabalho de vcs... Deus abençoe vcs nesta jornada de trabalho 🙏😘👐
@kellynishioka99803 жыл бұрын
Vcs estão pertinho de mim ahhh 😍
@bredagaucho3 жыл бұрын
PARABÉNS PELO VÍDEO!!!! Meus avós sempre falaram que foi terrível essa guerra, eles estavam lutando contra uma empresa estrangeira e seus pistoleiros que de um dia para outro expulsaram as pessoas de suas casas e suas terras, os que não saíam, eles matavam das formas mais cruéis, matavam seu gado, queimavam suas casas e ainda para ajudar o exército/polícias que deveriam os proteger, se aliaram aos estrangeiros e terminaram com as famílias e tudo aquilo que tinham.... foi muito revoltante... obrigado por ter exposto um vídeo tão importante que vai ser visível para tanta gente!