Рет қаралды 35
Alunos do GEO Fernando de Azevedo vão ao Museu do Pontal.
Na sexta-feira dia 06/12, os alunos da GEO Fernando de Azevedo foram ao Museu do Pontal, localizado na Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 - Barra da Tijuca, para aprender mais da cultura e da arte do povo.
O Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo - resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque - é composto por cerca de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.
Os estudantes do GEO Fernando de Azevedo, que fica em Santa Cruz, tiveram a maravilhosa chance de conhecer todas essas obras de perto, ouvindo as histórias dos artistas e também de suas artes, podendo ver como a criatividade pode ir além de um desenho, passando por esculturas em argila e madeira, até troncos e raízes de árvores como obras de arte.
Um dos maiores aprendizados, que os alunos tiveram, foi que arte não é só pinturas modernas e arte contemporânea, existem muitas formas de arte. Nós somos a arte, nas estampas das roupas, nas músicas, danças, peças, pinturas, esculturas, grafite etc. A arte é uma manifestação humana marcada pela criatividade de expressão. A humanidade produz arte desde a Pré-História, se tem criatividade tem arte, e foi isso que muitas das obras nos mostraram: criatividade, cultura e história. Os alunos puderam conhecer sobre a arte do mestre Vitalino, um artista popular brasileiro, considerado um dos maiores artesãos da história da arte do barro no Brasil. Também conheceram um pouco de J. Borges e suas xilogravuras, e a exposição “O Circo”, de Adalton Fernandes Lopes.
“Por vezes buscamos artes e nunca vemos a história real dos artistas, para valorizar a arte, é preciso conhecer o autor”, disse aluna do GEO Fernando de Azevedo.