Como diria os sábios Brasileirinhos: " A pior desgraça que pode se abater a uma criança é mãe piranha e pai covarde ". Partículas Elementares discute um pouco essa frase kkkkkkkk
@claudioaparecidodasilva94933 жыл бұрын
A dignidade feminina e a virilidade masculina são elementos essenciais na formação da criança. Uma feliz confluência acidental de fatores pode salvar uma criança nessa situação, mas temos que admitir que tal circunstância raras vezes acontece.
@intelectualidadereal99283 жыл бұрын
Falou tudo Shaiane
@intelectualidadereal99283 жыл бұрын
Eu não creio que alguém, além do Flávio Morgstein, está comentando livros do Houellebecq... ❤️😍
@Petkovic183 жыл бұрын
Houelebecq é foda demais. Leia Plataforma, pra mim o melhor.
@anamariaanamariaproff73833 жыл бұрын
Jesus, submissão está na minha lista fazem dois anos, mas essa sua resenha me captou e vou atrás desse agora.
@academiabocault3 жыл бұрын
Também está na minha 😹
@anamariaanamariaproff73833 жыл бұрын
@@academiabocault p.s pior que tu só indica livro caro né? Olha o preço de os intelectuais e a sociedade kkkkk
@lucineabarbosabrabo3 жыл бұрын
Confesso que não consegui terminar Submissão por causa da linguagem crua nas descrições mais pesadas, pois eu estava em um momento delicado para isso. Mas, vendo sua resenha sobre este outro livro dele, que parece ter nessa linguagem crua a essência do escritor, e, vendo também que a realidade é, infelizmente, exatamente o que ele descreve como ficção, achei necessário começar essa leitura e sei que agora não irei desistir por fraqueza psicológica. Obrigada! Você tem sido uma companhia frequente com suas resenhas e sugestões maravilhosas e uma inspiração, junto com a Tatiana Feltrin e Bruna Torlay, sobre o que deve ser lido.
@gabrielamoscko58683 жыл бұрын
Vídeo ótimo, como sempre. Ps: amei o quadro.
@Pedro-fn7il3 жыл бұрын
Michel Houellbecq é o meu autor preferido da atualidade. Acredito que todas as críticas que ele faz são extremamente válidas e nos espantam por sua crueza e realidade. Não é atoa que em Submissão, nas entrelinhas, a islamização da França é vista como algo positivo.
@tiagobatistafreitas3 жыл бұрын
Agora fiquei curioso... obrigado pela recomendação, Dra. Débora. 👍
@Padriom3 жыл бұрын
Já estava curioso p saber mais sobre Rolêbéqui desde que vi o Pedro 7 Câmara comentando Serotonina; Depois desse vídeo, sem dúvidas, na próxima Amazonday, vou comprar.
@Padriom3 жыл бұрын
Aliás óh, algoritmo Monetizai 🙏
@academiabocault3 жыл бұрын
Você tem o link desse comentário?
@Relivrando3 жыл бұрын
Oi Deb, eu li Submissão mas, na época, eu achei exagerado porque eu não sabia da dimensão da invasão muçulmana na Europa. É um livro que preciso reler. Bj
@academiabocault3 жыл бұрын
Pois é! Quem iria imaginar a velocidade disso. Eu não li Submissão porque a capa é horrível, mas agora pretendo.
@gustavodonnofrio98623 жыл бұрын
O pessoal q fala q isso é um exagero realmente não tem noção da realidade e do que está acontecendo na Europa.
@anamarinax3 жыл бұрын
Submissão é um ótimo livro!
@lincolnaraujo3 жыл бұрын
Gosto muitos dos livros dele, mas depois que vc lê uns 3 parece que está lendo sempre a msm coisa. Li Submissão, Partículas e Plataforma, mas não cheguei a terminar o Mapa e o Território. Terminei agr de assistir: Resenha muito boa. Esse finalzinho lembrou uma frase do Gustavo Corção escrita na década de 50: "Depois do sexo sem amor virá o assassinato sem ódio."
@academiabocault3 жыл бұрын
De um livro essa frase?
@lincolnaraujo3 жыл бұрын
@@academiabocault Não, li num artigo dele. Dps vou procurar e colocar aqui
@lincolnaraujo3 жыл бұрын
@@academiabocault , o artigo é este: permanencia.org.br/drupal/node/454
@alessandroferreira69023 жыл бұрын
@@lincolnaraujo Li o artigo após ver o vídeo da Debs. Só um comentário: PUTA QUE PARIU. Como o Brasil pôde ter esquecido o Gustavo Corção? Obrigado pelo link. E obrigado à Debs pelo vídeo, claro.
@lincolnaraujo3 жыл бұрын
@@alessandroferreira6902 , q bom q vc gostou. Reli o artigo e ele se encaixa bem com o vídeo msm. Corção é gênio, precisa ser resgatado do ostracismo. Li dois livros dele: lições de abismo, romance premiado pela Unesco, e O Desconcerto Do Mundo, ensaio que, segundo o Manuel Bandeira, deveria ser traduzido para o mundo para que se soubesse que o Brasil tbm é capaz de produzir um prêmio nobel. Recomendo ambos os livros.
@deboracarvalhao3 жыл бұрын
Que video sensacional!
@leticiasantana43583 жыл бұрын
Cortou o cabelo! Legal 😘
@WaLLaS777F3 жыл бұрын
Confesso que fui atrás desse autor por ele ser agrônomo kkkkk. Queria ler um escritor com a mesma formação que tenho, não fazia ideia dos temas do livro. Me surpreendeu bastante. O primeiro que li foi Submissão, e me impressionou tanto que logo em seguida comecei Serotonina. A linguagem de Houellebecq não é mesmo pra menores de idade kkkkk. Acho que todos os livros dele tem essa linguagem pesada. Em Serotonina ele coloca o personagem principal mexendo no computador da namorada e descobrindo centenas de vídeos dela em orgias com vários homens e até com cachorro; é nojenta a descrição que ele faz. Mesmo assim, seu realismo e a maneira de descrever a degradação moral do homem moderno parece fazer parte de tudo isso. Ainda não li Partículas Elementares, mas tá na lista. Parabéns pela resenha!
@jpmisterioman3 жыл бұрын
O legal do Houellebecq não é nem a escrita(acho que ele escreve mal para caramba), mas os temas que ele trata e como ele trata - com realismo assustador. Houellebecq é um grande crítico da modernidade.
@vitoria_leonida3 жыл бұрын
Pensei q ele fosse biólogo. 😅
@hugoseabra6890 Жыл бұрын
Será que mulher gosta de orgia com cachorro?
@matheusaires58243 жыл бұрын
Ótima live hoje
@marcelcelcel3 жыл бұрын
Muito interessante. Vou ler esse autor. Já tinha ouvido falar do livro Submissão. Abs
@deboracarvalhao3 жыл бұрын
Mais um livro pra lista eterna de livros ainda não lidos 🤌🗣 a gente chega lá, ou não.
@wesley_miranda11 ай бұрын
1 Coríntios 15:32 diz: "Se os mortos não ressuscitam, 'comamos e bebamos, que amanhã morreremos'." O apóstolo Paulo, há 2 mil anos, em uma de suas epístolas, argumenta que, se o Messias Prometido, que cumpriu todas as profecias, viveu sem cometer pecado, foi morto, mas não ressuscitou, então a fé cristã não tem fundamento. Nesse caso, Paulo sugere que, não havendo, nessa hipótese, motivo para seguir os ensinamentos cristãos ou manter a esperança na vida eterna, as pessoas deveriam simplesmente aproveitar a vida ao máximo, comendo, bebendo e entregando-se aos prazeres temporais, pois não haveria nada além desta vida para esperar. Aqui, Paulo faz uma ligação entre o niilismo - a crença de que a vida é sem significado, propósito ou valor intrínseco - e um de seus possíveis escapes, o hedonismo, que é a busca do prazer e a evitação do sofrimento como componentes mais importantes da vida. No contexto, claro, Paulo estava convencendo e demonstrando ao povo de Corinto que Jesus era o Messias, que Ele foi morto, crucificado e ressuscitou para nossa salvação, e combatendo uma heresia que estava nascendo na comunidade.
@MonteiroBRRJ3 жыл бұрын
Esse livro tranquilamente poderia se chamar 'Rio de Janeiro em 2021'.
@marilinemariline9556 Жыл бұрын
Não sei se concordo que apenas a crença num plano superior divino afasta o homem dos 2 caminhos possíveis, zero evidência de que seja assim. Culpar a mãe dos 2 personagens e esquecer que o pais de ambos é tão ausente quanto a mãe e que na vida dos meninos a falta de um referencial masculino é muito mais importante do que na vida das meninas não é correto. O personagem Michel me ter algum grau de autismo, já o Bruno é perturbado sem explicação.
@bicho.cosmico Жыл бұрын
Pois é. Não li o livro, mas fiquei aqui pensando a mesma coisa. Pela resenha , parece um livro moralista e antiquado, não entendi porque falam tão bem do autor.
@viniciusmedeiros4631 Жыл бұрын
@@bicho.cosmicoo livro é bom.
@oliverkleim51523 жыл бұрын
O título partículas elementares, é uma alusão às unidades elementares que formam a todos, mas em proporções específicas?
@academiabocault3 жыл бұрын
Oliver, pra ser bem sincera NÃO TENHO IDEIA mas tem a ver com física
@bran11253 жыл бұрын
Acho que tenho passado tempo demais na bolha existencialista porque nunca tinha ouvido falar nesse autor.
@bran11253 жыл бұрын
desse*
@АнаПаулаОшида3 жыл бұрын
O canal tem review de Submissão?
@eltonmaia8883 жыл бұрын
Então basicamente eu, ateu e com zero espiritualidade, estou f0dido?
@bicho.cosmico Жыл бұрын
Pois é, tô até agora tentando entender se é o livro que é moralista e antiquado ou se é a resenha kkkkk
@liviasilveira13 жыл бұрын
Michel "Ulebéc" 😉
@thallesvinicius27292 жыл бұрын
02:30
@luisanb3 жыл бұрын
Sou do tipo que tem preconceito com escritores contemporâneos, mas você me convenceu a ler esse, ainda mais sendo francês e falando essas coisas.
@intelectualidadereal99283 жыл бұрын
Eu também, mas esse me surpreendeu, confia que vale a pena.
@gustavodonnofrio98623 жыл бұрын
O interessante é que ele é um escritor moderno falando das desgraças do homem e a sociedade moderna. Bem singular.
@renatosureal3 жыл бұрын
Ou seja... a mãe do personagem é apenas mais uma FEMINISTA (light) que não perdeu o gosto da PROTEÇÃO e PROVEÇÃO masculina (e do Estado), além da DUPLA PENSÃO através de DOIS FILHOS de distintos pais. Padrão...
@bicho.cosmico Жыл бұрын
Essa é a análise mais profunda que vc consegue fazer? As partículas elementares estão no título de enfeite?
@jonatasmonteiro93332 жыл бұрын
Consequências da morte de Deus e da ascensão do niiliamo.
@gabrielamoscko58683 жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@JGDRPM3 жыл бұрын
Conheço algumas pessoas com essa visão puramente materialista e é impressionante como se tornam relativistas, esse estilo de vida hedonista e narcisista se torna praticamente algo obrigatório a ser seguido. Isso sem falar do fato de que todos eles se baseiam em uma cosmovisão cientificista e de submissão total à essas autoridades burocráticas do establishment que são inquestionáveis, são como engrenagens em uma grande máquina.
@analuizavsa3 жыл бұрын
Resumindo essa gente: gado demais
@tudosobredeusepouco3 жыл бұрын
Que tristeza
@nenhumnome1098u0893 жыл бұрын
Puta livro, mas não é para qq um, pesado, e olha que já li muito livro pesado. Não é legal não.
@eltonmaia8883 жыл бұрын
Michel*****
@antoniopatricio87603 жыл бұрын
De fato o primeiro outro romance que me veio a cabeça foi o de Gray. Acho qu3 vou comprar isso depois
@Ana-nv9vy6 ай бұрын
Olavo tem aula, ou aulas, em torno do Submissão!
@carloscastro80953 жыл бұрын
Lembro dos livros de Jorge Amado. Todo tipo de contexto sexual mas reservado na maioria das vezes ao homem. As mulheres teriam alguma liberdade no contexto da prostituição. Tudo muito cristão e temperado com muita missas e novenas...