Não queremos esse padrão de trabalho para os brasileiros, diz sociólogo sobre terceirização

  Рет қаралды 26,853

Trabalho, Constituição e Cidadania

Trabalho, Constituição e Cidadania

Күн бұрын

A Terceirização: precarização, desafios e possibilidades de superação no mundo do trabalho contemporâneo.Conferencista foi o tema da conferência de encerramento do seminário A TERCEIRIZAÇÃO NO BRASIL: IMPACTOS, RESISTÊNCIAS E LUTAS, realizado nos dias 14 e 15 de agosto de 2014. Proferida pelo professor doutor, Ricardo Antunes, professor titular de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, a palestra estimulou os participantes a refletir sobre o desafio da mobilização, sem a qual, de acordo com o especialista, a classe trabalhadora brasileira não tem como enfrentar seus mais graves problemas.
Este vídeo foi produzido pela equipe da
Luz, Câmera, Ação Agência de Imagens - (061) 92696518
wjosebarret@gmail.com

Пікірлер: 49
@thamaiecristina9263qeydjzuwjsj
@thamaiecristina9263qeydjzuwjsj 9 жыл бұрын
A terceirização é o reflexo entre uma luta de classes onde os empresários tem como objetivo baixar os salários através de uma flexibilização das leis trabalhistas, onde somado com o ajuste fiscal gera uma desvalorização interna, e o empregado, que é a parte mais frágil desse círculo é quem mais saí prejudicado, vamos lutar por nossos direitos!
@FernandaLima-xh7ss
@FernandaLima-xh7ss 3 жыл бұрын
Show professor
@ODeflator
@ODeflator 3 жыл бұрын
O professor Ricardo Antunes é um dos grandes pensadores das últimas décadas, tenho uma admiração imensa.
@patriciabarcelos1676
@patriciabarcelos1676 9 жыл бұрын
É um privilégio poder ouvir o grande Ricardo Antunes!
@julianacontti
@julianacontti 3 жыл бұрын
quase uma profecia... a epidemia da terceirização... meu Deus; excelente professor
@Wellksan
@Wellksan 3 жыл бұрын
Uma sociologia bem aplicada raramente erra nas previsões! É ciência pura. Esse professor é muito bom!
@rafaelapereira8224
@rafaelapereira8224 9 жыл бұрын
Evento ocorrido em 2014, mas, muito atual. Muita gente deveria ter acesso a essas informações.
@adrianalima3607
@adrianalima3607 9 жыл бұрын
Grande, Ricardo Antunes!! Só falou verdades!! #PL4330NÃO #TRISTEREALIDADE
@diegow7504
@diegow7504 9 жыл бұрын
www.mises.org.br/Article.aspx?id=2071 rebatendo esse cancer escrito
@murilovmreis
@murilovmreis 9 жыл бұрын
diego w Trecho desse artigo: " Se tal liberdade de contrato será ruim para alguns? Certamente. Sempre há quem perde (os mais incompetentes) quando alguma forma de protecionismo é abolida. E sempre há quem ganha (normalmente, os mais competentes)." Ah a meritocracia! Viva a meritocracia!!! E viva a liberdade dos liberais!!!
@adrianalima3607
@adrianalima3607 9 жыл бұрын
diego w brasildefato.com.br/node/31823 O início da vitória!!! Apenas isso!!
@thalitarissi9071
@thalitarissi9071 9 жыл бұрын
Murilo Reis Ahh a Utopia dos meritocratas..... Eles sempre acreditam que o melhor sempre vence, mas esquece dos critérios falidos utilizados para avaliar "os melhores". E esquecem do foco central do debate: a precarização do trabalho de todos trabalhadores tanto dos "bons" quanto dos "maus" funcionários.
@adrianalima3607
@adrianalima3607 9 жыл бұрын
www.valor.com.br/politica/4007202/camara-exclui-estatais-de-projeto-de-terceirizacao #NãoPL4330 Nãooooo a regulamentação do apadrinhamento!!!
@FernandoBetelremanescente777
@FernandoBetelremanescente777 9 жыл бұрын
Excelente, aprendi muito ,..... obrigado!
@lucassantos9159
@lucassantos9159 9 жыл бұрын
Nós trabalhadores já temos boa parte dos nossos direitos negados quando entramos na justiça para rever perdas ou indenizações, seja por danos morais ou invalidez. Infelizmente tive duas ações ricas documentalmente e depois de cinco anos dormitando no TST fui cruelmente prejudicado porque juízes e ministros tem a prerrogativa de fazer a leitura e em hipótese alguma podem ser questionados. Ninguém é dono da verdade e a nossa justiça precisa urgentemente de uma reforma profunda.
@sergiohenriqueribasdeolive5345
@sergiohenriqueribasdeolive5345 5 жыл бұрын
Nossa constituição pede uma sociedade justa livre igualitária e solidária e esta proposta da carta maior tem íntima e essencial ligação com as propostas laborais que devem ser mais humanizadas e justas espirituosas e éticas livrando os que já estão e os que estão vindo para este caminho da vida de todos os tipos de espoliação e subjugação de sua liberdade como cidadão livre, de um autêntico estado de direito social que por denúncias ao que e´desumano acaba por conquistar cada vez mais a dignidade tão sonhada da pessoa humana,esta palestra nos inspira e nos dá diretrizes para que isto ocorra.Parabéns ao professor pela linda palestra.
@raystron
@raystron 3 жыл бұрын
As empresas sofrem o dilema não porque querem pois seria mais confortável manter um sistema sem ter que mudar mas se não procurarem manter os custos e a competitividade a empresa tem vida curta e fecha.
@beatrizbelle6877
@beatrizbelle6877 9 жыл бұрын
#TerceirizaçãoVirusSelvagem
@amp3919
@amp3919 7 жыл бұрын
Só queria saber como podemos impedir essa porcaria de terceirização, além de escolher melhor os políticos. Infelizmente esse é o pior congresso que nós temos em todos os tempos.
@marciadias1195
@marciadias1195 9 жыл бұрын
como eu ja disse a terceirização é mais uma forma de segregação! mão de obra precarizada, péssimas condições de trabalho e preconceito. As contratantes ganham cortando custos e as firmas prestadoras lucram com a mão de obra barata que gera a terceirização. As contratantes optam na escolha de uma empresa terceirzada pelo preço, baixo custo nos contratos. Só acho o seguinte o que não dá é só uma parte sofrer com a terceirização, como o pessoal de higiene e conservação, seguranças e algumas outras classes. Estamos sendo explorados, porque isso de só essas classes serem terceirizadas? Sofremos com calote, a tal invisibilidade só para algumas classes de trabalhadores os tais "efetivos" de uma determinada empresa que contrata se acharem superiores...
@AlexFaustinoOfilhodeDeus
@AlexFaustinoOfilhodeDeus 9 жыл бұрын
Marcia Dias Alguns não todos os setores.
@victormp3438
@victormp3438 8 жыл бұрын
+Marcia Dias no vídeo o Prof. Ricardo se diz contra todas as terceirizações!! Todas!!
@lcastro693
@lcastro693 5 жыл бұрын
Já estive dos dois lados várias vezes. Comecei funcionária de chão de fábrica, depois tivemos um negócio familiar de sucesso, uma empresa confeccionista de médio porte, gerando mais de 100 empregos durante 20 anos e depois falimos. Sem rumo na vida, voltei para o "chão de fábrica" como funcionária informal, sem registro e nenhum direito. Agora pretendo empreender de novo. Portanto, tenho conhecimento de causa. Bom, minha opinião é que não há nada de errado com a CLT. Sim, sofremos vários processos trabalhistas ao longo desse tempo, uns 95% deles creio que foram injustos, mas tudo bem, isso já passou. O pior problema são os impostos absurdos e a enorme burocracia governamental. Acho também que "abrir as pernas" e ainda por cima dar o c# para a China nos reduziu à condição de semi-escravos. É a fatal lei da oferta e procura. Concorrer com os preços chineses sem as mesmas condições competitivas que há lá é impossível. Sem falar de outros, citando como exemplo só o setor têxtil brasileiro, a China o destruiu. Esse setor gera milhões de empregos, visto que a automação é quase inexistente, pelo motivo de os tecidos serem muito flexíveis ao toque. Agora, sobre a terceirização: desculpe a expressão, é uma m*@rda para funcionários, mas também o é para os empresários. Uma vez, quando tinha 15 anos, um professor esquerdista me disse algo que me tornou digamos...socialista (só que não sou mais socialista, tampouco de direita). A frase dele foi essa: "quando o funcionário, principalmente os menos especializados, como costureiras, faxineiras, serventes de pedreiros, etc... são bem remunerados, esses têm capacidade de consumo de algo mais que suas necessidades básicas. Sendo assim, a procura por quase todos os tipos de produtos e serviços se torna maior, fazendo assim girar a economia. Simples assim. Voltando novamente ao assunto da terceirização, ele realmente diminui absurdamente os salários e poder de compra do trabalhador, isso quando não facilita o trabalho totalmente informal (e ilegal), é um retrocesso para o país. Uma pena!
@kildrich
@kildrich 9 жыл бұрын
Institucionalização e agravamento da precarização do trabalho capitalista.... Momento histórico único de discussão do absurdo do modo de trabalho capitalista...
@raystron
@raystron 3 жыл бұрын
O problema é a carga tributária em cima do salário sem falar no passivo trabalhista que uma contratação de longo prazo gera muitas vezes impedindo que empresas se recuperem durante dificuldades de mercado.
@AfonsoAlvesrefletireagir
@AfonsoAlvesrefletireagir 9 жыл бұрын
terceirizações que flagelam o mundo do trabalho... Será que o Supremo entenderá isso/
7 жыл бұрын
Todos os poderes, utilizam de serviços de segurança/copa/limpeza terceirizada, não seria eles os primeiros as dar exemplos?
@paulocesarsilva3257
@paulocesarsilva3257 9 жыл бұрын
tem que acabar com essa merda, isso só é bom para os patrões os trabalhadores só se lascam.
@silassilvaferreira
@silassilvaferreira 8 жыл бұрын
O Sindicato dos Técnicos em Radiologia conseguiram uma importante vitória no Brasil, contra os Biomédicos, eles são incentivados a fazerem a Pós Graduação e uma extensão em Imaginologia. Sendo assim eles trabalham 8 horas e fazem a função deles e depois podem fazer o trabalho de técnico em radiologia. Vantagem e claro do empresário que pode contratar os Biomédicos que ficam com o seu emprego. O Hospital Israelita Albert Einstein contratam apenas Biomédicos, ou seja ao invés de contratar 3 (três) técnicos contrato apenas 2 (dois) Biomédicos, de fato o Capitalista ama a ´´Livre concorrência.
@JoelTrigueiro
@JoelTrigueiro 2 жыл бұрын
As análises e as teses do professor são verdades, mas não as considero eficaz porque não conduz a massa de trabalhadores a soluções e alternativas. Uma coisa é apontar os problemas juntamente com seus vilões, outra coisa é ensinar como resolver! Em nenhum momento o professor direciona uma mensagem aos trabalhadores com os seguintes temas; USO INTELIGENTE DA TECNOLOGIA, TRABALHO EM EQUIPE, AUTO CRíTICA, COMPROMETIMENTO, RESPONSABILIDADE, COMPETÊNCIA, EFICIÊNCIA, DONS E TALENTOS, AUTO ESTIMA E APRENDIZAGEM Em outro video ele comenta que o empreendedorismo é uma ilusão frente ao desemprego, daí um discurso derrotista!
@alexandreferreira1080
@alexandreferreira1080 9 жыл бұрын
digo nao.....
@AlexFaustinoOfilhodeDeus
@AlexFaustinoOfilhodeDeus 9 жыл бұрын
Terceirizar significa dividir,afastar manifestações.Sem que os populares percam seus direitos.É tirar o poder dos populares de se organizar.É tão bom para os sindicatos como para as empresas.Total controle do Estado. Sendo bom para as empresas é bom para o País.Com total segurança dos direitos dos trabalhadores.Só que agora organizado entre:Estado e Sindicato não multidão.Pense no poder da comlurbe de se organizar?
@amp3919
@amp3919 7 жыл бұрын
E tem gente que se deixar influenciar por Carlos Alberto Temernberg.kkkkkk
@matheusbiaggi5699
@matheusbiaggi5699 4 жыл бұрын
Lindo discurso. O sociólogo emprega alguém?
@marcio_souza007
@marcio_souza007 Жыл бұрын
Assista o vídeo novamente.
@KadrunkoMaluco
@KadrunkoMaluco 9 жыл бұрын
No mundo todo terceirizar é prática comum e aceita como solução, mas aqui não. Brasil, país onde os trabalhadores ganham pouco e as empresas pagam muito.
@auberich
@auberich 9 жыл бұрын
KadrunkoMaluco Que bom que no Brasil um Sociólogo que não sabe nada de MACRO/ MICRO ECONOMIA vem falar sobre um assunto.Alem de utilizar argumento baseados em Hipoteses e sem teorias... Assim como e comum no Brasil um profissional de uma área tentar controlar ou mudar algo que ele nem se quer sabe. Empresas administradas por não administradores , sociólogos falando sobre economia , ladrões e idiotas controlando a politica , religiosos controlando a politica, etc Esse Socialista, claramente vemos as falas socialistas dele bem no comeco da palestra(Verdadeira aula de enrolação) , esses mesmos socialistas que falavam que a vinda dos computadores iria acabar com o mundo dos empregadores.... Esse cara nem se quer sabe o que é Servicos Meio e Fim...Outra ele e tão bonzinho que não importa quem já é tercerizado, o que importa é o agora.Segregacao legal em, Seguranca pode ser tercerizado , mas o resto não....E mesmo que não venha a tercerizacao , nos ja estamos perdendo nosso direitos trabalhistas....
@iuriorlando3739
@iuriorlando3739 8 жыл бұрын
amigo vc falo e ñ explicou e agora ? diz para mim de forma academica como vc resolveria o problema ? redija um discurso economico aonde vc evitará uma guerra civil devido há um terrível empobrecimento da maioria da população? vc entendeu mesmo o discurso do prof. ? como vc vai ficar em uma economia tercerizada , quando em nome da MACRO ECONOMIA , ñ poderemos lhe pagar um bom salário e muito menos lhe registrar em ? então amigo lei INTRODUÇÃO A ECONOMIA , ROSSETE ED. ATLAS, LEIA TAMBÉM , GOVERNANÇA CORPORATIVA DO MESMO ROSSETTI, LEI TAMBÉM O CAPITAL DE MARX, ai talvez vc poderá criticar o Antunes , tenho outro títulos de economia e mercado para vc , mas quero saber se vc terá saco para ler todos eles , obrigado
@auberich
@auberich 8 жыл бұрын
+Iuri Orlando Serio que vc quer que eu leia Marx? O pai da miseria, Biblias dos Ditadores, Arauto das Ditaduras? Melhor nem gastar razão com alguem que usa Marx como base.Vai para Cuba que lá tem padrão de vida bom.(Hahahha) Uma resumida para vc pensar: Quem paga mal , tem os piores empregados , que trabalham de forma pior e dificilmente conseguirar empregar alguem pelo pessimo salario. Tercerizar especializa uma empresa a só fazer isso, tanto que o nivel das empresa de limpeza são otimos. Uma diarista ganha mais que 4 vezes que um empregada dosmestica.E faz um servico muito melhor muitas vezes. Tercerizacao malvada segundo Marx, bom e depender de PTralhas ou Temer.(Hahahahhah)
@iuriorlando3739
@iuriorlando3739 8 жыл бұрын
sim é só para que vc tenha um contraponto muito salutar para se evitar o fundamentalismo , mas leia com clareza , entenda as propostas , ñ seja mais um inculto que perambula pela paulista em frente a fiesp , pois para os que ali estão são frágeis pois quando perdem o emprego e suas auto estima se vai , voltam-se contra qualquer governo de plantão , estes seres vazios são assim , seja mais coerente , que tipo de sociedade vc quer? aquela que totalmente empobrecida? ,que reage de forma violenta contra todos aquele que eles acreditam serem causadores de sua desgraça? ora vamos evitar o mal maior , eu quero sair a rua e ir a qualquer lugar , ter garantido o meu direito de deslocamento se ser agredido , ñ quero uma sociedade rachada , excludente , quero sair há rua e caminhar tranquilo , ñ sou estúpido em acreditar que o pobre é pobre por que ñ quer trabalhar obrigado
@lcastro693
@lcastro693 5 жыл бұрын
@@iuriorlando3739 Vou te dar uma resposta baseada em prática, nada de teoria, sociologia e bla blá blá. Vamos à ela: Já estive dos dois lados várias vezes. Comecei funcionária de chão de fábrica, depois tivemos um negócio familiar de sucesso,uma empresa confeccionista de médio porte, gerando mais de 100 empregos durante 20 anos e depois falimos. Sem rumo na vida, voltei para o "chão de fábrica" como funcionária informal, sem registro e nenhum direito. Agora pretendo empreender de novo. Portanto, tenho conhecimento de causa. Bom, minha opinião é que não há nada de errado com a CLT. Sim, sofremos alguns processos trabalhistas ao longo desse tempo, uns 95% deles creio que foram injustos, mas tudo bem, isso já passou. O pior problema são os impostos absurdos e a enorme burocracia governamental. Acho também que "abrir as pernas" e ainda por cima dar o c# para a China nos reduziu à condição de semi-escravos. É a fatal lei da oferta e procura. Concorrer com os preços chineses sem as mesmas condições competitivas que há lá é impossível. Sem falar de outros, citando como exemplo só o setor têxtil brasileiro, a China o destruiu. Esse setor gera milhões de empregos, visto que a automação é muito pequena, pelo motivo de os tecidos serem muito flexíveis ao toque. Agora, sobre a terceirização: desculpe a expressão, é uma m*@rda para funcionários, mas também o é para os empresários. Uma vez, quando tinha 15 anos, um professor esquerdista me disse algo que me tornou digamos...comunista (só que não sou mais comunista, nem de tampouco de direita). A frase dele foi essa: "quando os funcionários, principalmente os menos especializados, como costureiras, faxineiras, serventes de pedreiros, etc... são bem remunerados, esses têm capacidade de consumo para algo mais que suas necessidades básicas. Sendo assim, a procura por quase todos os tipos de produtos e serviços se torna maior, fazendo assim girar a economia." Simples! Voltando novamente ao assunto da terceirização, ela realmente diminui absurdamente o poder de compra, isso quando não facilita o trabalho totalmente informal (e ilegal), é um retrocesso para o país. Uma pena!
Ricardo Antunes: Trabalho intermitente e o trabalhador hoje no Brasil
57:08
O trabalho na era digital
30:49
TRT-SC
Рет қаралды 26 М.
Каха заблудился в горах
00:57
К-Media
Рет қаралды 10 МЛН
Mama vs Son vs Daddy 😭🤣
00:13
DADDYSON SHOW
Рет қаралды 51 МЛН
НРАВИТСЯ ЭТОТ ФОРМАТ??
00:37
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 8 МЛН
Aula 07 | Celso Furtado e a construção interrompida | Prof. João Manuel Cardoso de Mello
56:56
Ricardo Antunes - 03/09/2012
1:20:23
Roda Viva
Рет қаралды 22 М.
O QUE É ALIENAÇÃO? | #LéxicoMarx com Ricardo Antunes
13:05
TV Boitempo
Рет қаралды 128 М.
Aula 01 | Introdução às interpretações do Brasil | Prof. Fernando Novais
1:23:55
Instituto de Economia da Unicamp
Рет қаралды 12 М.
Você Sabia? Nova morfologia do trabalho e precarização
12:22
Escola Superior do MPU
Рет қаралды 40 М.
Aula 07 | Celso Furtado | Prof. Luiz Gonzaga Belluzzo
37:12
Instituto de Economia da Unicamp
Рет қаралды 10 М.
Crise Capitalista e a Reprodução do Trabalho na Atualidade
1:38:59
Каха заблудился в горах
00:57
К-Media
Рет қаралды 10 МЛН