Essa sigla tá ficando quase uma chave aleatória de pix
@omarguiins7 ай бұрын
LGBT+ ta ótimo plmds, o importante é ter respeito
@lucas-prado7 ай бұрын
Não deveria nem ter separação de L e G pois são a mesma coisa. 🤷🏽
@frajolla017 ай бұрын
@@lucas-prado concordo! Lésbica tbm é gay, homossexual, assim como os homens! Nunca entendi essa separação! Poderia ser GBT+, ou HBT+ (H de Homossexual)
@GayNerd7 ай бұрын
Gente, lésbicas passam por questões específicas, condicionadas ao machismo e à misoginia.
@frajolla017 ай бұрын
@@GayNerd Mas isso é outra questão, não ligada a homossexualidade, elas não deixam de ser gays por isso! Senão teria que colocar um M de mulher na sigla!
@GayNerd7 ай бұрын
@@frajolla01 Mas o ponto é exatamente esse: essas lutas estão todas interseccionadas. A sigla não é só pra definir sexualidade ou identidade. É pra discutir ativamente problemas que atravessam todos esses aspectos. Nossa sexualidade não existe no vácuo.
@raonyreis_7 ай бұрын
Corrigindo a 1ª versão do comentário… Há vários vídeos explicando as letras, porém nenhum com o teu conhecimento e carisma. Por favor faz! Agora siiim. 😂
@mavioalves70337 ай бұрын
Excelente vídeo! Muito esclarecedor. Continue prestando essa importante contribuição a comunidade com sua voz sensata, através dos vídeos. Parabéns.
@norivalnascimento47357 ай бұрын
Parabéns pelo ótimo vídeo e pela excelente análise explicativa! Seu canal é extremamente necessário nos dias de hoje. Saudações de Uberlândia MG.
@GayNerd7 ай бұрын
Obrigado!
@Dholoko7 ай бұрын
H-, tudo menos hétero, simplificaria demais kkk
@petersonflr7 ай бұрын
A questão é a pessoas trans podem ser heterossexuais
@omarguiins7 ай бұрын
@@petersonflr simkk
@noobAmmy7 ай бұрын
@@petersonflr ent CH- Mas aí vc vai me dizer que demisexual pode ser hetero cis 😅
@Dholoko7 ай бұрын
@@petersonflr ai mds verdade
@Dholoko7 ай бұрын
@@noobAmmy vixi, pois é kkkkk
@lucas927 ай бұрын
Muito bom. O importante é ver o quanto a pessoa respeita a comunidade.
@victonauta7 ай бұрын
Ai Marcel, você é um guerreiro. Uma passada pelos comentários e a chuva de falta de interpretação e de gente comentando sem ter visto o vídeo... Sua paciência em ainda tentar explicar para alguns, mas tem tanto absurdo que chega angustia. As pessoas não estão nem aí pela vida dos outros, pela inclusão e pela empatia, sequer entenderam o plot principal do vídeo, que a sigla completa é usada principalmente pra área acadêmica e política, visando a especificidade e inclusão de todas as partes. Obrigado por se manter fazendo tanto conteúdo incrível sem perder sua força e essência nesse mar de ignorância e de gente da própria comunidade que pouco se importa em ser comunidade. Se cuida sempre 🩵
@rafaelduraes68747 ай бұрын
Concordo totalmente. Parece que nem assistiram o vídeo e correram pra comentar, ou então a falta de interpretação está absurda.
@cleiton96617 ай бұрын
Essa sigla mistura coisas diferentes: orientação sexual, identidade de gênero e até características biológicas (inter sexual). O que torna tudo mais confuso.
@bettedavisweloveyou2707 ай бұрын
Exato, a sigla deveria ser apenas sobre sexualidade e pronto.
@elianecarvalho41107 ай бұрын
Boa noite, amados do coracao. ❤ Muuuito bom , educativo e esclarecedor, esse video! Sinto o progresso, em amplo sentido, de mala e cuia, procurando pousada.... Isso é muito bom. Que bom!! ❤
@luanllluan7 ай бұрын
Por mais que eu não goste de usar muito termo estrangeiro (como se gay fosse não só uma palavra, mas tbm um "comportamento importado", como mta gente pensa), eu acho que adotar queer como uma expressão pra abarcar quem não é hetero e ou cis pode ser uma forma mais fácil de comunicação.
@jeffersonalves9407 ай бұрын
Minha monografia está relacionada ao tema e eu particularmente uso a expressao queer. Acho mais confortável do que o anacronimo.
@dilsonsouza12847 ай бұрын
Aí vem o meu estranhamento com essa letra estar dentro da sigla. Se ela abarca as demais, então porque compor a sigla?
@samelflamenco7 ай бұрын
"Queer" não seria melhor pq abarca as minorias exceto o heterossexual?
@breno70497 ай бұрын
@@dilsonsouza1284nunca entendi por que Q está na sigla.
@rapholima7 ай бұрын
Eu uso queer. Mas olha só, "queer" não é "tudo menos hetero". Queer é um posicionamento até sócio-político: se caracteriza como negação da cis-heteronormatividade. E aí, meus bem, o tanto de gay e lésbica heteronormativa na sigla, não tá nem no gibi haha. Daí TALVEZ caracterize-se a presença do Q na sigla.
@caltamoio67056 ай бұрын
Acho que será muito interessante, vídeos explicando cada letra da sigla.Mas com o tempero de contexto cultural e social, com exemplos na Cultura Pop.
@Majsilva7 ай бұрын
Aqui em Montreal/ CÁ, uns dos parceiros da Pride incluiu 2S no início da sigla LGBTQIAPN+, e sim, refere-se a dois espíritos como vc disse.
@davidabre7 ай бұрын
Acho que a comunidade devia ser mais unida e menos preocupada com siglas.
@jacielramiro6 ай бұрын
As letras são representatividades
@fernandoponcadilha62187 ай бұрын
Tem as pessoas que não se sentem representadas nesse tipo de coisa.🤷🏾♂️
@impotter25585 ай бұрын
sim
@petersonflr7 ай бұрын
Eu normalmente uso LGBT+ como versão curta, mas rola um dilema moral interno de não sentir que eu estou sendo inclusivo, e um leve receio de levar um fecho de algum militante-acadêmico ou fiscal de close certo. Entendo que representatividade seja importante porque a gente se sente pertencente, a gente se entende, se aceita melhor e a sociedade, mesmo com relutância, pouco a pouco vai nos aceitando, nos acolhendo e nos respeitando. No entanto, acho que estamos aglutinando tantas pautas sexuais, de gênero, expressão de gênero, identitárias e até mesmo de outros grupos socialmente reprimidos (como da luta antirracista na bandeira) que isso acaba sendo uma distração tão grande e acaba gerando tanta polêmica que a luta se esvazia e caímos na tal "rinha de opressão" (quem sofre mais que quem?) Acredito que o ideal seria existir um termo que seja inclusivo, não-discriminatório e preciso ao mesmo tempo. Inicialmente, a sigla GLB era somente sobre a diversidade sexual. Depois inverteram o G pelo L para dar mais visibilidade às lésbicas e ao movimento feminista, porém o que não falta são homens cis gays se arrogando porta-vozes de TODAS as letras. Depois a sigla abarcou identidades de gênero, expressões de gênero, expressões romântico-afetivadas e então incluímos pessoas trans, intersexo, não-binárias, pansexuais... Esse meu desconforto com uma sigla que só tende a aumentar não significa que eu sinta que eu tema pelo "fim dos meus privilégios", mas porque além da confusão nos aliados, que levam fechos ao "não se informarem", gera uma certa insegurança jurídica em processos judiciais, até mesmo porque juízes e desembargadores não são seres esclarecidos e detentores de todo o conhecimento como muitos se arrogam ser, então um termo unificado seja ideal para não evitar malabarismos jurídicos para justificar preconceitos e discriminação à nossa comunidade. Talvez algo como as leis da Índia utilizam como "minorias sexuais e de gênero".
@bettedavisweloveyou2707 ай бұрын
Amore, relaxa, quando tu parar de se preocupar com opinião de militante LGBT tua vida vai ser MUITO melhor.
@ronneynunesss7 ай бұрын
Explica cada letra, Marcel
@nelimarribeirodecastro79867 ай бұрын
Gostaria de encontrarmos um termo que nos englobasse, mas isso é difícil. Então, busco respeitar a necessidade de visibilidade de cada um. Quanto a fazer vídeo explicando as letrinhas, que tal fazer vídeos sobre as letras menos conhecidas?
@frajolla017 ай бұрын
Faltou o GLBT! A sigla LGBT veio depois que as lésbicas pediram mais visibilidade! Então teve GLS, GLBT, GLBTT, LGBTT, LGBTQIA+, LGBTQIAPN+
@jacielramiro6 ай бұрын
Sim, as sapatão ficaram na frente
@ws16-197 ай бұрын
A sigla não importa contanto que entendamos que precisamos lutar para que todas as MINORIAS DE AMOR CONSENSUAL terem direitos humanos básicos respeitados, incluindo, em termos gerais: Lésbicas Gays Bis Trans e Travestis Interssexos Assexuais e Arromânticos Poliamorosos Não-Bináries A sigla apenas cresceu com os anos porque o entendimento humano sobre sexualidade foi evoluindo.
@LindomarAraujo7 ай бұрын
Vc é incrível! Obrigado por nos representar tão bem.
@BZKairalla7 ай бұрын
Depois que eu entendi o que significava cada letra ficou fácil de memorizar a sigla, por isso acho que seria contribuição sim fazer um video seu falando sobre cada letra. E penso o mesmo sobre suas considerações: todas as letras importam em termos de representação, mas o mais importante é o respeito.
@xlThiagolx7 ай бұрын
Bom, eu sou gay, não ganho dinheiro publicando indignação contra o uso de LGBTQIAPN+, mas acredito que a sigla precisa, sim, de uma simplificação. Ir paulatinamente tornando as coisas mais complexas acaba, inclusive, por ajudar a alienar possíveis aliados da causa. E não, nós não vivemos em uma bolha ou em uma realidade paralela para achar que devemos dialogar e discutir nossas pautas apenas entre nós mesmos. O ideal seria encontrar um termo que traduzisse o sentido de "não hétero e não cis". Penso que o mais próximo que temos disso seja a palavra Queer. Se houver outra, preferencialmente em português, gostaria de saber. Ou, talvez, voltar para o bom e velho LGBT+ seja o mais adequado.
@Paradox1087 ай бұрын
Precisamos de emancipação, os GLS precisam voltar para nossa salvação. O resto é um peso morto, T por exemplo; é o pior ser da sigla toda, o mais barulhento, o mais insuportável e menos educado; são basicamente a evolução pokemon do yag super escandaloso e da lesbica agressiva. 😂 Boycetas aiai é muita vulgaridade, não dá pra defender.
@jacielramiro6 ай бұрын
As letras são representatividades, falar LGBT+ já é o suficiente
@AtravessandolimitesWatanabe6 ай бұрын
Só queer não dá certo Nos estados unidos o nome queee era um xingamento do tipo : esquisito , que pegaram pra eles , tipo aceitaram ,as aqui no Brasil não estamos acpstumados com esse nome ,então não daria certo
@caltamoio67056 ай бұрын
Utilizo a sigla de forma completa, mas não me incomodo com quem respeita e não utiliza completa.
@thii_chavez7 ай бұрын
Conversei com um amigo sobre esses dias. Legal que saiu um vídeo.
@silvinha38857 ай бұрын
Oi! Pfv, pode fazer o vídeo sobre os significados das letras, sim. Seria ótimo.
@Paradox1087 ай бұрын
Vamos fingir que esse vídeo não existe? Ou você só tá com preguiça de procurar na barra de pesquisa? Na verdade, eu até suponho que você já saiba. 🤫
@EduardoDonatto7 ай бұрын
Conteúdo extremamente necessário. Parabéns!
@LeonardoFerreira-tr2bp7 ай бұрын
Eu acho que essa sigla gigante não vai pegar (na minha opinião, não está pegando). Não é só pessoas da comunidade, acadêmicos e ativistas que usam. Os meios de comunicação, por exemplo, também usam (precisam usar). Eu acho que vai ficar o LGBT+ mesmo. Até muitas pessoas da comunidade usam apenas o LGBT+ (como eu). Agora, essa questão da “comunidade” também é outra dilema. Não existe nem comunidade gay, imagina comunidade LGBTQIAPN+!?
@luissergio74296 ай бұрын
Perfeito Marcel!
@principesaturno7 ай бұрын
Sinto que a cada letra a gente se separa mais. Não vejo muita identifica e congregação com as outras letras, me parecem distantes e a única coisa que compartilhamos em comum é o fato de sermos minorias.
@kisamehoshikage91667 ай бұрын
Fora que tem letras lá que nem de minorias são, tem coisa de fetiche no meio, tem o demi que sofre 0 preconceito na sociedade e algumas outras la que não agregam em nada
@GayNerd7 ай бұрын
Mas isso É a única coisa que temos em comum. Qual o problema? Você queria todo mundo clone um do outro?
@GayNerd7 ай бұрын
@@kisamehoshikage9166 A gente pede no vídeo pra não espalhar fake news sobre a sigla e taí você insistindo nessa. Você por acaso tá vendo D (de demi) ou K (de kinky) na sigla??? 😒😒😒😒
@kisamehoshikage91667 ай бұрын
@@GayNerd tem fake news nenhuma não. O kinky está em diversas siglas que aparecem por ai, assim como tu diz no vídeo, mesmo sendo mais usada nos EUA, aqui muitas vezes também se reproduz, e o demi a mesma coisa, que em algumas siglas também é incluido, não tem apenas essa que tu usou no vídeo, tem varias outras circulando pela internet, queira você ou não e ter essa quantidade de letra causa essa disseminação de informações divergentes. Eu entendo seu ponto, vi o vídeo todo, mas nao to repassando fake news alguma.
@GayNerd7 ай бұрын
@@kisamehoshikage9166 Me conta algum órgão oficial no Brasil, algum veículo de imprensa, alguma ONG, algum trabalho acadêmico nacional que usa a sigla com K ou D. Não é porque "está circulando na internet" que significa que seja real. (Aliás, essa é exatamente a DEFINIÇÃO de fake news né?) Você já tá na Internet há tempo suficiente pra saber que qualquer pessoa pode postar qualquer coisa.
@danielalmir63787 ай бұрын
Vi um vídeo da Wanessa Wolf, em q são apontadas questões interessantes, como grande parte das letras apos o T (exceto Hermafrodita/Intersexual) n terem um contexto histórico, n terem passado por nenhuma luta ou n ter nenhuma comprovação cientifica; Certas letras n serem identidade de genero ou sexualidade como "kink", realmente desnecessário, é apenas uma pessoa q curte fetiches, ngm é morto ou sofre preconceito da sociedade em massa, por curtir fetiches, sendo apenas um traço de personalidade (vms colocar psicopata e tdah nas siglas tbm🤷🏽♂️); Povo fazer mt buzz em cima de demisexual (me considero por ex, mas nunca sofri preconceito e nem ao menos apanhei por causa disso). Creio q ainda existam diversas problemáticas q precisamos resolver com relação a sigla LGBT(principalmente com relacao a invalidação da bissexualidade masculina e a questão das trans e travestis perante sociedade), ao invés de queremos ficar inventando mais letras pra colocar, e acabar q no final n resolvemos nada, com o tanto de letra q tem
@GayNerd7 ай бұрын
Mas a sigla não tem nem K nem D
@danielalmir63787 ай бұрын
@@GayNerd ué, pra mim tinha 🤷🏽♂️ e pelo fato da Wanessa ter citado no vídeo, achei q estivessem incluídos
@guilhermetuanideamorim34257 ай бұрын
1) Quanto a assexualidade (é a letra A da sigla; demissexualidade é um tipo de assexualidade): a) Segundo O Livro da História LGBTQIAPN+, a assexualidade se tornou conhecida pela primeira vez em 1869, antes disso não era algo conhecido. b) Os assexuais não são assassinados por serem assexuais; mas eles ainda são patologizados (ainda são vistos socialmente como doentes; institucionalmente, até 2013 o DSM considerava a assexualidade como doença) e infantilizados (são vistos como crianças). 2) Quanto aos não-binários (é a letra N da sigla): a) Existem diferentes registros de povos não-binários: Os dois-espíritos (um gênero não-binário de algumas tribos indígenas dos EUA), os bissus (o gênero da etnia bugi equivalente aos gêneros não-binários), Exu (segundo O Livro da História LGBTQIAPN+, é uma divindade não-binária da Religião Iorubá). b) No meu comentário principal nesse vídeo, comentei que é algo polêmico sobre as pessoas não-binárias serem pessoas trans. Uma dessas polêmicas: é uma criança foi criada como não-binária desde bebê e existe uma polêmica se essa criança pode ser trans.
@GayNerd7 ай бұрын
@@danielalmir6378 O vídeo é exatamente sobre isso: gente ganhando atenção (e portanto dinheiro) fazendo sensacionalismo com siglas que NÃO existem
@af11sr907 ай бұрын
Isso é a coisa que mais me irrita quando estamos discutindo as "letras menores", como se uma pessoa que nunca sofreu opressão não pudesse fazer parte da comunidade, é isso que nos queremos ser? Alguém que sofreu? Eu me recuso a me reduzir a isso. E voltando na discussão com o seu exemplo, não é porque você acha que demissexuais nunca sofreram opressão que isso é verdade, quantas mulheres já foram estupradas por estarem no espectro da assexualidade (onde os demi estão)? Ou um exemplo mais relevante pra nós gays, quantos gays assexuais não se sentiram excluídos por não participarem de pegação casual? Ou se forçaram a fazer sexo porque todo mundo estava fazendo/ Opressão não é só morte, opressão também ocorre quando a pessoa está deslocada do normal e isso causa angústias. Por favor, não vamos entrar nessa discussão de "olimpíadas de opressão", elas não agregam em nada, so fragmentam um comunidade que já não é lá muito unida. Não sei quem é essa Wanessa Wolf, mas esse comentário de fala de contexto histórico parece reacionário reclamando, alguém que não teve o mínimo trabalho de buscar informações, como outra pessoa comentou, existem registros do uso do termo assexualidade nos anos 1860, com publicações oficiais em 1886 por exemplo, a não-binaridade pode não ter esse nome pela história, mas existem inúmeros registros de sociedades que possuíam um terceiro gênero, como no exemplo que o Marcel usa no vídeo do dois espíritos, isso são só dois exemplos, não vou entrar em cada letra, mas falar que não existe histórico é pura e simples ignorância, e sinceramente, e daí se não existir? As pessoas que se identificam com aquela identidade param de existir? Elas não podem criar sua própria história?
@cristhiangomes99187 ай бұрын
A impressão é que tem uma caralhada de gente comentando sem ter visto o vídeo.
@kisamehoshikage91667 ай бұрын
Sim, todo mundo tem uma opinião prévia e pra isso vemos o vídeo, para ver uma nova visão. E se todo mundo só comentasse concordando, seria chato né. Deixa a galera comentar
@cristhiangomes99187 ай бұрын
@@kisamehoshikage9166 Ainda bem que eu não tentei proibir ninguém de comentar e nem disse que todos tinham de concordar, não é? Apenas apontei uma impressão minha, com a qual você concordou. E tá tudo certo.
@cristhiangomes99187 ай бұрын
@@Alisson_Fala não sei se algo te fez pensar que estou espantado, mas não é o caso.
@LucianoSantos-zo3xh6 ай бұрын
Amigo, assistir algo não significa concordar com o que foi apresentado, nem todo mundo é influenciado só pq um influencer falou.
@cristhiangomes99186 ай бұрын
@@LucianoSantos-zo3xh Eu sempre soube disso, apesar de ver que tem muita gente influenciada por alguns influencers aí nos comentários, como acreditando em possíveis fake news e repassando-as para outros.
@DadoDellono016 ай бұрын
Eu gosto de usar LGBTQIA+ na escrita, e na fala uso LGBT. O tamanho da sigla me incomoda somente pelo fato de ser difícil falar ela. Às vezes penso, inclusive, que deveríamos escolher um nome e não uma sigla, por ex: comunidade Queer. Assim englobaríamos todo mundo e não teríamos essa questão de mudança de nome.
@ArkanjoES7 ай бұрын
Coincidentemente eu participei de uma palestra no Canadá hoje, eu moro nos Estados Unidos, e estava com essa sigla 2S no inicio. Eu tive que pesquisar porque não sabia o que era. Confesso que fiquei bem aborrecido com isso. Meus argumentos e paciência para explicar isso está acabando mesmo… Para quem não é do meio tá virando deboche.
@bettedavisweloveyou2707 ай бұрын
Não é atoa que a comunidade LGBT hoje em dia é chacota pura,
@MísticoArcano7 ай бұрын
Eu acho que para quem é fora no meio, isso tudo que faz parte da comunidade deveria ser simplificado. Alguns deles já tem dificuldade de entender e respeitar a gente, seja por uma mente fechada ou preconceituosa. Imagina ter que aprender todo nosso vasto conteúdo dentro na comunidade. Aliás nossa liberdade assusta, principalmente os mais antigos, que tiveram a vida toda proibida pela família e o peso social.
@douglassabatto90837 ай бұрын
Acho que uma forma de marketing que ajudaria, até nós msm's membros da comunidade, a entender e interpretar mais a sigla, seria populariza-la mais, as pessoas perguntam sempre uns aos outros: - qual o seu pronome (elu/delu etc). Seria tbm perguntar em qual letra da sigla a pessoa se enquadra... Pois realmente a sigla extensa criou ainda mais disparidade, virou chacotas, e afastou as chances de interpretação pelo público geral. Agora podemos desse modo, atrai as pessoas novamente para dentro do nosso contexto.
@Paradox1087 ай бұрын
Perguntar meu pronome sendo que eu sou claramente um homem barbudo? Não faz sentido nenhum. Seria até ofensivo, pois tu duvidas de algo que obviamente sou, parece até uma provocação.
@lucasfernandesgrotto62797 ай бұрын
Mds reclamar da sigla é o auge do desemprego
@rhamondsantos18587 ай бұрын
LGBT já é grande, que o diga essa sopa de alfabeto agora! Haha Dá não cara...É muita frescura na comunidade C é loco
@a377jtcndd7 ай бұрын
Nesse papo, a única coisa que eu sei é q parei no lgbt+ a muito tempo. Imagina alguém querer ser entendido, aceito ou seja lá oque for.. numa sociedade que educação, tempo (na área pobre) é escasso e ascrecentar letras e mais letras ao decorrer de uma década. Chega...
@renatoscutube5 ай бұрын
Uma curiosidade, lá na época dos dinossauros "entendido" era um termo que queria dizer homossexual...
@danilolorenzetti7127 ай бұрын
Sou do tempo do GLS affff tô véio kkkk
@oscarhenriqueoliveira82487 ай бұрын
TMJ 😁😉
@hojenaomarcio7 ай бұрын
Eu uso mais "LGBTQ+" porque meus primeiros contatos foram justamente através de literatura gringa, então é o que me é mais costumeiro. Particularmente, eu gosto muito do "queer" (embora não seja algo do nosso uso por aqui) por ser bem global.
@marcelosoarest7 ай бұрын
Obrigado Marcel pelo serviço público prestado!
@lucasascari7 ай бұрын
Tenho adotado e difundido também o termo "queer", que funciona como um guarda-chuva para toda a comunidade. Para o público geral, "queer" é mais fácil de lembrar e falar. E não vejo problema em ser uma palavra do inglês, pois, no passado, também adotamos o termo "gay".
@gabriel-lh9bd7 ай бұрын
Queer significa literalmente estranho ou esquisito, esta palavra é mais um xingamento/ofensa não um adjetivo
@bettedavisweloveyou2707 ай бұрын
Acontece que gay nunca teve conotação ofensiva, literalmente significa alegria em inglês,a palavra só foi utilizada pra fazer xingamentos, já queer teve raiz exatamente no preconceito. Muitas pessoas lá foram não gostam e não tem como mais incluir uma palavra dessa nos dia de hoje na sociedade Brasileira, não cola, não rola, só funciona pra LGBT militante chato
@815i7 ай бұрын
Eu, homem gay, sim acho que poderia ser resumido para queer, contempla todo mundo, até heteros que se vestem de mulher, as Cross dresser (não sei se escreve assim). Marcel, uma questão, você já fez ou tem algum pauta futura sobre se relacionar com queer bolsonarista por toda a problematica?
@paulofelix74987 ай бұрын
Vc poderia falar sobre pq homens gays sâo mais propensos em fazer cursos na area de humanas e de saúde e raramente na área de exatas? Podia tentar "desmistificar" esse "preconceito" com una LIVE com gays (com a sexualidade mais feminina) que GOSTAM e estudaram na area de exatas e como foi ser um gay (feminino) em um ambiente muito masculino e como é na vida profissional se encontram dificuldades ou nâo para conseguir emprego?
@GayNerd7 ай бұрын
Oi querido. Já fiz um vídeo explicando porque parece haver mais gays em certas áreas profissionais do que em outras: kzbin.info/www/bejne/rJbYfYt6rrWArbcsi=m_vnkweE4cWh2rEv
@ArkanjoES7 ай бұрын
Excelente video! ❤
@Hatsumoto187 ай бұрын
Isso está chegando no nível em que se torna bizarro na semana passada nos noticiários um homem desistiu de se tornar cachorro pois tem muita dificuldade em andar sobre quatro patas😮
@claufelippio84017 ай бұрын
Kkkkkkkk, pior que tá nesse nível
@caltamoio67056 ай бұрын
Vídeo de utilidade pública!
@mpbbarros90267 ай бұрын
A ciência humana e plural , e ao longo dos processos de conhecimento e codifica o indivíduo ,para melhor saber de suas angústias e dos seus anseios,assim podendo ter política publicada para melhor atendê-los, que venham🎉🎉🎉🎉🎉🎉 novas definições .
@guilhermeesparza80617 ай бұрын
Eu já vi LGBTQQICAAPF2K+. Acredito que este excesso de letras é apenas uma prova do excesso de um identitarismo coletivista progressista que diz representar a todos da comunidade, mas que, ao final, é apenas uma minoria - muitas vezes barulhenta - querendo se apropriar de uma pauta para impor uma "justiça social" e desmerecer todos aqueles, inclusive de dentro da comunidade, quando são questionados pelas suas ações ao não respeitarem a individualidade de cada um.
@DonaBeneditaEgi7 ай бұрын
Não sou hetero, mas sinceramente cansei de ter que me atualizar de letra que vai aparecendo a mais. Sério.
@GayNerd7 ай бұрын
Como eu disse no vídeo, só teve 3 atualizações
@bettedavisweloveyou2707 ай бұрын
@@GayNerd E era pra ter parado na LGBT
@miltoncandido67167 ай бұрын
Trabalho na área e às vezes uso a sigla completa e às vezes LGBT+ (a depender do tipo de evento/reunião/pessoa).
@tobiasfonseca33687 ай бұрын
Uso a sigla completa, mas não sei o significado de muitas siglas.
@opinioesgeek44297 ай бұрын
Eu uso todas siglas e respeito todas as pessoas e a chamo no pronome a qual elas se reconhece, não vejo sentido utilizar a linguagem neutra, mas super respeito quem usa e ta tudo certo cada um com sua opinião.
@alexdenichio5 ай бұрын
Falou tudo, é óbvio, nerd e outra coisa. 👏👏👏👏
@zacwerner7 ай бұрын
O GLS eram versões de Santana e Monza x Kadett x Vectra ...! Um parênteses AQUI ...!!!
@guilhermelopes29857 ай бұрын
você é demais!! obrigado!
@brunosouzas7 ай бұрын
Ótimo vídeo. Os comentários aqui estão um loucura Gzuis
@GayNerd7 ай бұрын
Tá triste mesmo
@hailcob4947 ай бұрын
"Indignação gera atenção" ,simmm!!! Melhor frase, tks mate!
@RicardoPereira160819755 ай бұрын
Cresci na época do GLS e para mim continua funcionando...
@oscarhenriqueoliveira82487 ай бұрын
Até hoje não entendo o que é "Queer". Ja pesquisei , li alguns conceitos mas achei tudo muito genérico e ainda não entendi a definição.
@RGAKERCH7 ай бұрын
Pelo que eu entendi "queer" é toda a expressao de cultura e sexualidade que nao segue a heteronormatividade, ja as pessoas queer se denominam assim, por nao se sentirem representadas em nenhuma sigla. Eu no caso me relaciono só com homens ha quase 20 anos, mas sinto atraçao por mulheres, desse modo nao me considero 100% homossexual, isto é gay, nem bissexual por nao colocar o meu desejo em pratica, entao nao me encaixo nessas grupos, mas descobri um termo adequado a homoflexibilidade e a sigla para queer pode abrangir isso, porque eu nao sigo a heteronormatividade.
@robertocosta25526 ай бұрын
@@RGAKERCHcara vc é bissexual mas se atrai especialmente por homens é simples ( bissexualidade )
@caltamoio67056 ай бұрын
Sou Pansexual e já estava satisfeito com o "+", não sinto a necessidade do "P".
@HERNANDEANDRADE7 ай бұрын
Trabalho com um monte de pessoas Lgbtqiapn+ e eles não sabem o que cada uma significa
@AtravessandolimitesWatanabe6 ай бұрын
Na epoca do GLS ,me passaram a informação que o S era simpatizante e que essa palavra queria dizer que eram os amigos do gays e das lesbicas Mas nunca parei pra perguntar, onde entra os Bissexuais ? E os transsexuais ? E naquela epoca ,mesmo um gay e uma mulher trans ser o oposto um do outro ,desde aquela epoca um era comfundido com o outro . E é o oposto mesmo por se diz : Homem cis gay , e : mulher trans hetero (Apesar que tem mulher trans lesbica ou homem trans gay ) Mas esses opostos , é muito chato ficar comfundindo
@SamuMatos7 ай бұрын
Na época d 2010 existia uma sigla bem longa... talvez seja americana tb igual essa 2s aí. Tinha 3 t tinha k e etc.
@paulo03696 ай бұрын
Acho que deveriam reorganizar as letras e formar uma palavra, tipo o BRICS por exemplo, onde pega cada letra e junta como uma palavra🤷🏻♂️
@AtravessandolimitesWatanabe6 ай бұрын
TANGIL Trans , assexual , não -binário , gay ,interssexual ,lesbica TLANGI trans ,lesbica,Assexal ,não bináeio , ,gay ,interssexual Balgint faltou Q P BLAQGINPT Tem muita comsoante Vamos colocar mais gente com vogal BLAQGANTIP ainda tem.muota consoante Arromantico ,
@AtravessandolimitesWatanabe6 ай бұрын
Tem o nome não -binário Os LGBT + podiam ser chamados de Não cis hetero NCH
@vanderval_jr7 ай бұрын
A impressão é que um monte de comentário aqui foi de gente que sequer assistiu ao vídeo
@GayNerd7 ай бұрын
Com certeza
@Paradox1087 ай бұрын
Como se alguém fosse obrigado a concordar com tudo que assiste.
@vanderval_jr7 ай бұрын
@@Paradox108 e onde eu disse que precisa concordar?
@bettedavisweloveyou2707 ай бұрын
Fica a vontade aí pra usar a spa de letrinhas. Ainda bem que muitas pessoas tem noção do ridículo e não usa.
@LuizGomes-x2r7 ай бұрын
Atualmente quem são no Brasil as ongs instituições e ativistas da comunidade LGBTIQAPN+ ?
@brunorumbochera19387 ай бұрын
😁 eu sou do tempo da GLS 🙃 igual a sigla de carro da volkswagen dos anos 80 😅
@dudsvas7 ай бұрын
A diversidade abriu portas para as pessoas se expressarem, e isso é ótimo. Porém também criou uma necessidade totalmente doentia de sempre querer ser o mais diferentão. Por isso que querem tanto incluir outras letras na sigla. Não basta ser apenas LGBT. E assim a pauta vai cada vez mais se esvaziando... Até pq as outras letras não se sustentam sozinhas. Q de queer ninguém sabe definir. P de pansexual é um bissexual gourmet que faz diferença entre pessoas cis e trans. N de não binários são jovens elitizados que acham que seu gênero flui pela roupa que está vestindo ("aí, hoje acordei e vesti uma roupa masculina então meu gênero fluiu para o masculino", ou vice-versa). Enfim, enquanto tem gente morrendo ou sendo expulso de casa do lado LGBT, tem gente choramingando pq não usou a sigla com todas as outras letrinhas que ninguém sabe o que significa depois do T.
@flaviacristinasilva19537 ай бұрын
que comentário perfeito. Esses modismos estão esvaziando a luta que realmente interessa. Enquanto modinhas ficam fazendo beicinho porque não usamos a letra dele, coisas mais importantes estão sendo sufocadas. Até mulheres lesbicas já estão inventando agora....Acham a palavra ofensiva criada como fetiche masculino. Não querem se identificar mais com a palavra. Amanhã aparece outra letra nessa sopa.
@alcrian86277 ай бұрын
Eu não sei nem pra quê colocar todo mundo na mesma sigla. Pra mim, é de um reducionismo absurdo.
@arthurdias53857 ай бұрын
Ja me acostumei a usar LGBTQIAPN+, mas nunca exigi isso de ninguém. Não sendo intolerante, nao me importo com o resto. Mesma coisa com o género neutro.
@anisioborges3567 ай бұрын
Tbm já me acostumei ao termo ........ Mas concordo c marcel , esse eh o menor dos problemas da comunidade "gay".
@AngeloTelesforo7 ай бұрын
Eu uso LGBT ou LGBTI+. Assim inclui as três orientações mais prevalentes: Lésbicas, gays e bissexuais. Inclui a identidade de gênero com o T Adiciono o I porque intersexualidade não é nem orientação nem identidade, é condição biológica. De fato o “alfabeto” afasta a pessoa “leiga”. Colegas meus, professores doutores, me abordam frequentemente com dificuldade de entender essa sigla imensa. E são pessoas cultas e esclarecidas. Imagina o seu Manuel do açougue e a D. Maricota caixa do supermercado…
@anderroc7 ай бұрын
Estou planejando uma viagem e estou procurando um hotel onde me hospedar. Eu vejo muitos com um selinho LGBT+ friendly? O que é um hotel LGBT+ friendly? Existe hotel LGBT+ unfriendly?? 🤷🏽♂️
@FlavioMacedo777 ай бұрын
mas IAP virou INPS e INAMPS que depois virou INSS...
@Jack24-p8y6 ай бұрын
Eu nunca me importei com essa sigla.
@paulojrneto7 ай бұрын
É triste pensar que é bem mais lucrativo fazer militância conservadora/extrema-direita/LGBTQIAPN+-fóbica do que por causas sociais mais justas (embora até seja fácil de entender porque o ativismo por causas sociais e humanitárias tem sempre inerente uma crítica ao capitalismo).
@leohassemer7 ай бұрын
Popularmente GLS não parou nos anos 80 não. Me dei por gente nos anos 2000 e se dizia por tudo GLS na época. Só não se dizia mais, porque na época era tudo muito tabu. Portanto foram 3 mudanças em menos de 20 anos, não 40.
@GayNerd7 ай бұрын
Não, querido. LGBT surgiu nos anos 90. E claro que conviveu um tempão com gente usando GLS. Assim como ainda tem gente usando LGBT mesmo depois do surgimento das outras siglas. A mudança não acontece automaticamente pra todo mundo né? (Senão esse vídeo nem era necessário)
@leohassemer7 ай бұрын
@@GayNerd o contexto era sobre a percepção de mudar o tempo inteiro. O desuso do GSL e a efetiva adoção do LGBT pela população não foi anos 80. Sabes disso
@LuigiTrevilato7 ай бұрын
[DÚVIDA SINCERA] Eu tenho um debate interno sobre inserir o N de Não-Bináries... Porque ao mesmo tempo que acho importante dar visibilidade... Pessoas NB não estariam inclusas em transgênero? No começo da minha transição, eu mesmo não sabia se me delimitava trans não-binário, se era a mesma coisa ser NB e ser trans... Inclusive, quando virou a chavinha de que como NB eu não era cis... Concluí que por definição isso me torna trans, né? Prefixo trans- (oriundo do latim) significa “além de”, “para além de”, “o outro lado” ou “o lado oposto” (transporte, usa esse mesmo "trans", aí). Então mesmo que você não tenha ido completamente para o outro gênero (em relação ao que você foi atribuído quando nasceu), você saiu "da caixinha" do seu gênero, certo? Então a pergunta que fica é: não é trans pq não foi pro binário oposto, ou é trans sim, pq saiu do gênero atribuído? E outra, se parte do significado do prefixo é "para além de", o termo "transgênero" já incluiria a todes es NBs (desde gênero-fluidos até agêneros), porque já não se trata do gênero a partir de seu caráter binário. Então fico confuso se a inclusão do N se trata de uma distinção entre Trans e NBs, ou se é apenas sobre visibilidade de uma categoria apagada dentro da Transição de gênero...
@GayNerd7 ай бұрын
Oi querido! Formalmente, o consenso de acadêmicos e ativistas é de que, sim, não-bináries são pessoas trans. A presença da letra é para ressaltar que esse grupo sofre com questões específicas, nem sempre comuns às das pessoas trans. A lógica é a mesma de separar "L" e "G": em teoria, são a mesma coisa (alguém que gosta de alguém do mesmo gênero), mas na prática, as vivências são bem diferentes.
@guilhermetuanideamorim34257 ай бұрын
Quanto as pessoas não-binárias existe uma polêmica sobre se elas são trans: 1) Como David Bowie e Harry Styles: não mudaram o nome de registro e não fizeram nenhuma mudança corporal (terapia hormonal e cirurgias); existe uma polêmica sobre se essas pessoas são trans; no sentido de receberem políticas públicas trans (como cotas trans). 2) Uma criança foi criada como não-binária desde bebê e existe uma polêmica se essa criança pode ser trans.
@eduardofragadk7 ай бұрын
Video absolutamente sensacional
@fernandocharchar33007 ай бұрын
Me pergunto se no meio de tantas identidades a minha própria não corre o risco de ser diluída. Mas nem posso reclamar, afinal eu não sou sociólogo.
@GayNerd7 ай бұрын
Por que a sua seria diluída?
@fernandocharchar33007 ай бұрын
@@GayNerdNão é uma afirmação, apenas uma conjectura. Eu acredito sim que todas as identidades merecem respeito e protagonismo, e nesse sentido a comunidade trans está de parabéns, são muito organizados e se fazem visíveis. Se todas as formas de ser queer são importantes e válidas, então eu penso que a identidade do homem gay cis também é. O problema é que quando aparece alguém reivindicando uma identidade gay masculina, muitas vezes isso é confundido com masculinidade tóxica ou heteronormatividade, e eu acho que isso é um erro. Se performar feminilidade enquanto homem gay é uma atitude vista como corajosa e iconoclasta (o que eu concordo), então ser masculino também deveria ser, afinal o sagrado batalhão de Tebas derrotou os Espartanos. Nossos inimigos nos ridicularizam, nos pintam todos como adolescentes mimados e fracos, ou como fetichistas em sobrepeso de cabelo colorido e desprovidos de poder. Não quero me misturar com essa turma. Esse é um dos motivos pelos quais somos tão atacados. Eu acho que se nós ressuscitarmos na nossa comunidade a cultura guerreira dos bons tempos pagãos, a nossa causa só teria a ganhar. Eu acho sinceramente que muito tempo se perde discutindo o sexo dos anjos enquanto meninos e meninas sofrem porque são ensinados que a força é algo ruim. Não vamos vencer nenhuma batalha colocando flores em canhões... Espero que você entenda o meu ponto de vista.
@GayNerd7 ай бұрын
@@fernandocharchar3300 Ô querido. Não sei se entendo. A minha formação humanística me diz que todo mundo merece respeito, não só quem "é forte" ou quem cumpre expectativas de comportamento X ou Y (e pra piorar, ditadas por outra pessoa)
@fernandocharchar33007 ай бұрын
@@GayNerdSim, você está absolutamente certo. Todos merecem respeito, e principalmente proteção. Mas nem todos podem se proteger, e para protegermos aos outros e a nós mesmos, precisamos de força. Daí a importância de não diabolizar o espírito viril do homem gay. Não o estou acusando de fazer isso, seu canal é genial. Mas isso tem sido feito, e eu já vi de perto.
@rapholima7 ай бұрын
Pelo amor da Primeira Vez do Ian McKellen, não precisa explicar cada letra da sigla! Parece que virou rito de criador de conteúdo da Comunidade explicar sigla. Tipo um pai nosso que tem que rezar pra fazer parte da gangue. Redundância. Se necessario, pega um criador de conteúdo que voce gosta e apoia e divulga o link dele. Assim o Gay Nerd apoia mais a ideia de comunidade do que ficar dando aula de alfabetização.
@davidbatista53727 ай бұрын
Essa sigla gigantesca é, sim, desnecessária.
@flaviacristinasilva19537 ай бұрын
vai escrever só LGBT+ pra vê o que acontece? A pessoas te corrige, coloca mil letras e ainda faz textão te massacrando.....isso aconteceu comigo
@lucas-prado7 ай бұрын
*Polêmica:* × _L_ e _G_ são a mesma coisa: _H_ ; × E o _Q_ pode ser qualquer coisa então é o mesmo que o _+_ .
@GayNerd7 ай бұрын
L e G são separados porque lésbicas sofrem questões ligadas à misoginia e machismo. Não são tratadas da mesma maneira que os gays na sociedade. É uma maneira de reconhecer a interaeccionalidade desses problemas.
@guilhermetuanideamorim34257 ай бұрын
@@GayNerd Gays são diferentes das lésbicas; e também: Homens bissexuais/pansexuais não são tratados da mesma maneira que mulheres bissexuais/pansexuais. Homens trans não são tratados da mesma maneira que mulheres trans. Homens assexuais não são tratados da mesma maneira que mulheres assexuais. Homens intersexos (como o Amiel Vieira) sofrem questões diferentes das mulheres intersexos (como a Karen Bachini).
@fabiobardella1397 ай бұрын
Usar o antigo termo gls é muito melhor e todos entendem.
@kisamehoshikage91667 ай бұрын
Comentário antes de ver o video, ok. Eu acho esse negócio das letras uma pataquada. O B e o P pra mim são as mesmas coisas, e tem várias outras que são desnecessárias. Já é difícil compreender a gente, a nossa comunidade e a gente fica debatendo novas letras e jargões que não se conectam com a sociedade atual. LGBT+ ja está de bom tamanho. Claro que pode ter 10, 15 letras, mas só entre a gente mesmo, agora pro público mesmo devia ser LGBT+ e está otimo.
@Psycho_100_wr7 ай бұрын
A questão é que muitas das letras são termos e não identidades, que são sim impoetantes para história e cultura da comunidade, mas não necessariamente precisariam compor a sigla ou ter uma bandeira; o importante é o respeito e não o tamanho da cigla, seja ela LGBT ou LGBTQIAPN+. O triste é que isso respinga muito mais em pessoas trans/ e pessoas trans-não binárias, que são e senpre foram linha de frente na luta dos direitos LGBT+, tendo sempre seus direitos leiloados e suas identidades inválidadas, então por mais que se ache estranho ter tantas identidades e termos sendo descobertos, é importante salientar que o movimento LGBT+ presa por assima de tudo diversidade.
@GayNerd7 ай бұрын
Quais letras são termos e não identidades?
@Psycho_100_wr7 ай бұрын
@@GayNerd Termos como (F) fetichista, que foi um movimento responsável por agregar na luta dos direitos sexuais da comunidade LGBT+, (2) 2 Espíritos que tem a ver com termo histórico do que hoje é conhecido como Gênero Fluindo ou Bigênero (na qual eu me encaixo), e (B("teria dois B")) Boy-ceta que é uma gíria do meio trans masculino, por exemplo; você pode se identificar com o termo, mas não faz dele uma identidade, e sim uma forma de reafirmação histórica ou movimento.
@Psycho_100_wr7 ай бұрын
@@GayNerd O termo fetichista, 2 espíritos e Boy-cet# por exemplo, que estariam cotados para estar na sigla; você pode se identificar com o termo, mas isso não o torna uma identidade, e sim entende-se como uma forma de reinvidicação histórica, social e política, mais falando de identidade de gênero principalmente.
@Joaopedropereira216 ай бұрын
Os gays e as lésbicas sempre foram linha de frente nos seus próprios direitos, Stonewall a maior fanfic de Marsha que era uma drogada e não estava na hora da rebelião
@Psycho_100_wr6 ай бұрын
@@Joaopedropereira21 Gays e Lésbicas foram também muito importantes na luta por direitos, mas linha de frente mesmo foram trans e travestis e até hoje são, as mais marginalizadas da história, as que provocam mais a hetero-cis normatividade instaurada não só na sociedade, mas também na comunidade LGBT+.
@avidadeumjeitodiferente13887 ай бұрын
Boa tarde Sou membro mais não estou no grupo privado do telegram. Como faço para entra lá.
@wguidoo7 ай бұрын
LGTB+ já esta ótimo, virou festa, também não curti totalmente a bandeira nova pois tinha coisas desnecessárias como raça
@luckyg96127 ай бұрын
Eu discordei de alguns pontos do vídeo. Acho que mesmo que aconteça essa inserção de letras visando a democracia, acredito que isso abre brecha pra muitas letras que nem deviam estar lá (kink por exemplo) e a questao de 2 espíritos fazer parte de outro contexto. O que acontece é que a comunidade, assim como qualquer cidadão brasileiro, meio q não adota um "filtro" em relação a isso de adotar pauta estadunidense. Pode ver q até o "Q" que é uma letra fora do nosso contexto e foi adotado sem mais nem menos, o que deixa as pessoas confusas. Mudanças e coisas assim abrem brecha para que outras pessoas se aproveitem disso pra descredibilizar a comunidade como um todo.
@GayNerd7 ай бұрын
K não está na sigla. Sobre gente fora da comunidade descredibilizar: reveja o trecho em que falo sobre a opinião de evangélicos ou extrema direita.
@IrisNunesTeotonio7 ай бұрын
12:00 pode ser um short ou um vídeo de duração menor.
@IrisNunesTeotonio7 ай бұрын
@@GayNerd só quis dizer que se vc não quer mesmo fazer esse vídeo pode fazer um short ou então um vídeo de duração menor que o normal. Pq tem gente que quer esse vídeo. Aí vc faz e já se livra e não terá mais que fazer o vídeo pq já terá feito. Eu te entendo realmente tem muita gente que trouxe um vídeo explicando a sigla. Mas ainda não temos um seu, a sua versão.
@GayNerd7 ай бұрын
@@IrisNunesTeotonio perdão, querido! Eu tinha entendido que sua postagem era uma reclamação para a duração DESTE vídeo, e não uma sugestão de como fazer o vídeo sobre cada letrinha da sigla. Já apaguei meu comentário e peço desculpas novamente.
@IrisNunesTeotonio7 ай бұрын
@@GayNerd Rlx, fica tranquilo querido. Todos erramos. esta tudo bem.
@caltamoio67056 ай бұрын
Mas eu compreendo a necessidade da representatividade de todes os segmentos, em relação a sigla. (Continuação do meu primeiro comentário).
@AndreNascimento-jy9gb7 ай бұрын
Oi meu nome é o andre Luiz do tu ja pensou no temo ,me adaptado No ambiente
@caltamoio67056 ай бұрын
Diversidade e Representatividade é Vital.
@gonzagass7 ай бұрын
É contra producente, a sigla deveria carregar um Signo, ter um significado para as pessoas que este representa. No entanto, uma vez que nem as pessoas deste grupo compreendem o que ESTE significa ele perde sua força. Sim, pode pesquisar dentro da propria comunidade que a maioria não vai saber responder o significado de varias letras, todos que conheço utilizam apenas LGBT+, e na minha ( minha opnião) seria o suficiente. Sem conta que tão pouco é funcional.
@dilsonsouza12847 ай бұрын
Só LGBT+ tá ótimo. E, não existe um órgão pra tomar conta da sigla, que oficialize qual a que deve ser utilizada atualmente. Assim, em cada lugar vemos uma diferente sendo utilizada, umas mais curtas e outras mais extensas.
@rafaelfarias96347 ай бұрын
Queridos do canal, Eu tenho uma dúvida. Na minha visão (e ignorância), o termo QUEER não se refere a identidade de gênero e nem a uma orientação sexual. Vejo que está mais atrelada a uma estética. Dessa forma, deveríamos considerá-la na sigla. Sem ataques por favor. Quero aprender juntos.
@af11sr907 ай бұрын
Queer seria basicamente alguém que não se encaixa no padrão hétero cis, é um termo genérico para qualquer membro da comunidade.
@srkpeneloux10257 ай бұрын
Quando a gente era só "GLS", as pautas eram verdadeiras. Hoje tem muita letra, muita gente perdida, muita lacração e pouco engajamento real. Não me sinto representando. Meus amigos que estão na casa dos 40 TB não se sentem representados por um movimento sem sentido, com gente lutando por causas que não agregam nada de verdadeiro para as pessoas.
@helderpalhares15647 ай бұрын
Parabens ❤
@kisamehoshikage91667 ай бұрын
Isso é a mais pura verdade. Antes a militância era na rua, nao na internet corrigindo quem usou a letra x ou y. Enquanto a gente fica discutindo na internet sobre essas bobajadas, as manas trans morrem nas ruas, gays sao expulsos de casa e por ai vai. E nós aqui, debatendo sobre letras.
@MarcosVinicius-js3uk7 ай бұрын
Explique melhor. O q tem errado com o movimento hj em dia especificamente?
@srkpeneloux10257 ай бұрын
@@MarcosVinicius-js3uk antigamente, se um gay era discriminado em algum lugar, os grupos de apoio protestavam. Naquela época, o engajamento era para lutar por direitos como herança, plano de saúde e previdência para o parceiro, reconhecimento da união estável homoafetiva. Então, as lutas eram por direitos reais. Hoje, essa militância fica brigando para lacrar, para incluir mais letras do alfabeto na sigla, ficam querendo defender transição de gênero para menor de idade e por aí vai. O movimento de hoje só confunde as pessoas e parece mais uma espetáculo de circo. Criarem até um pronome neutro que não existe em nossa língua, o que é ridículo. Como um gay quarentão, eu fico fora desse movimento patético.
@MarcosVinicius-js3uk7 ай бұрын
@@srkpeneloux1025 todas essas coisas o movimento lgbt ainda luta. Esqueceu q recentemente queria acabar com o casamento lgbt? E quanto ao pronome neutro, é só pra quem se sentir mais a vontade de usar. N é pra todos. Sua implicancia com pronome te faz parecer justamente as pessoas q te discriminam
@cassiatoledo97337 ай бұрын
Eu com de lgbt não tenho condições de memorizar tudo isso!😂😂😂