Excelente, oportuna, necessária reflexão! Esse professor aponta com argumentos, algo que estamos vivenciando no Brasil: indiferença, ódio pelo outro!
@AlexanderDenarelli3 жыл бұрын
Excelente Reflexão Professor Michel !!!
@sarahspatz22173 жыл бұрын
É muito interessante esta ideia do judeu branco. Me ocorre um episódio ocorrido comigo em meados da década de 90. Neta época eu cursava sociologia e Politica na FESPSP. Eu sou paulistana , branca, nascida e criada em Higienopoliis e enfim uma tipica judia que cumpre as expectativas do imaginario paulistano acerca de uma jovem judia. No segundo ano do curso encontrei me com um colega judeu que vinha desde Recife PE para estudar em SP. Ele era oriundo de uma familia Sefaradi e era bem mais moreno e tinha o sotaque nordestino. Eu notava que dentro do ambiente academico, mesmo estando nos em uma faculdade supostamente predominantemente povoada de pensamentos e ideologias de esquerda. existia uma resistencia por parte de alunos e docentes em dedicar ao colega o mesmo "estatuto" que davam a mim. Incluso me lembro de em uma ocasiáo estar eu a falar com ele sobre irmos á Unibes para que ele pudesse tomar informaçöes do seu interese e a senhora directora da facukdade, se intrometendo na conversa diz : "- Eu näo sabia que a Unibes atendia populaçäo nordestina." E meu colega respondeu: " - Senhora Directora, eu sou judeu. " A senhora diectora retrucou com ironia: " Judeu baiano nunca vi " Eu ja com o sangue a ferver tomei a iniciativa e disse a ela : "- Muito me admira uma educadora de alto gabarito, directora de uma academia que tem tradiçäo de ser berço da vanguarda progressista paulistana. Poder demonstrar tamanha ignorancia." E completei: "- A senhora sabia que a primeira sinagoga do Brasil foi erguida em Recife ? " " - E que esta imagem do judeu branco e europeisado somente corresponde a uma parcela do coletivo judeu ?" Ela sem resposta somente limitou-se a se afastar de nós e ir automaticamente engajar-se em conversa com outra aluna que por ali estava. Ou seja realmentye certos esteriotipos estäo de tal forma arraigados no imaginario popular e das elites , que mesmo em ambientes supstamente cultos e mais informados. Hà tambem evidencias desta construcçäo romantisada do povo judeu e de como devemos parecer , ser e estar na sociedade. Por isto parabeniso este trabalho de desconstruçäo necessario e ainda pouco difundido sobre o tema da identidade e imagem social da nossa comunidade enquanto entidade transformadora de contextos sociais e os riscos da instrumentalizaçäo da nossa imagem para fins avessos ao que realmente é a identidade judaica , suas muitas nuances e sua diversidade. Shalom aleichem !
@TiagoSilva-ei7sd3 жыл бұрын
Eu não sou negro mas sou pardo. Minha mãe é judia asquenazi e meu pai é de origem sefaradi, nem conheço Higienópolis e já ouvi de evangélicos pérolas como: "Você não tem nem "sobrenome judeu", você não é judeu, você é baiano, no máximo, descendente de judeu".
@josewilsondearaujodasilvaa33683 жыл бұрын
Que conversa verdadeira e esclarecedora para o momento perigoso na história atual do Brasil!
@velsibosse63293 жыл бұрын
Professor trás assuntos complexos de forma clara...obrigado por existir !
@leonardocarlos71303 жыл бұрын
Muito bom o vídeo. Parabéns Professor Michel
@michelgherman19713 жыл бұрын
Agradeço, Leonardo!
@karinschlotterbeck26503 жыл бұрын
Professor muito obrigada pela aula!!!
@reinaldotamasco81183 жыл бұрын
Boa tarde professor!!! Excelente vídeo...bem detalhado. Gostei.
@miguelperes55353 жыл бұрын
Fazendo" maratona" dos vídeos do prof. Um melhor que o outro!
@jorgenobregadesalles3 жыл бұрын
Parabéns professor
@michelgherman19713 жыл бұрын
Obrigado, Jorge!
@rossileyponzilacqua7893 жыл бұрын
professor, o senhor me conquistou, maravilha!!!
@mariainescerantola65173 жыл бұрын
Excelente!!
@marcosr51873 жыл бұрын
Parabéns, aprendizado muito relevante!
@afonsofirmo56893 жыл бұрын
Exelente explanação professor.
@fatimarosariodonascimento1423 жыл бұрын
Sou de Goiás. Gostei muito da citação de Walter Benjamin para definir história.
@MultiSUPERLATIVO3 жыл бұрын
O Crivella parece que recebeu um convite pra ser embaixador na África do Sul. Gente, ele é do Itamaraty. Eu nunca soube.
@Denise155363 жыл бұрын
excelente
@isabellefaccipieri82563 жыл бұрын
Parabéns professor.
@DavoHaOr3 жыл бұрын
Perfeito!
@nandesjl3 жыл бұрын
Compartilhando.
@miramendes63863 жыл бұрын
Cheguei aqui por indicação do canal do Pedro Doria!
@transperformazen3993 жыл бұрын
Olha, e super me convenceu.
@tpituca10273 жыл бұрын
Exato. A missão é essa mesma e n terminou. Mto 😟
@RitaLinharesDyCassia3 жыл бұрын
Não existe extrema esquerda no Brasil pelo amor de Deus! Judeus riram na Hebraica quando negros foram motivo de chacota,triste isso!
@luizgarcialuizgarcia33863 жыл бұрын
PCO pode ser considerado extrema esquerda.
@ivanilde56823 жыл бұрын
Show.
@fernandamariamadeiramartin45543 жыл бұрын
👏👏👏👏
@nominatojuliana30093 жыл бұрын
Nunca vi sentido no discurso do bolsonero e a aproximação com os judeus...
@misakitakazaki89513 жыл бұрын
Os judeus são um povo. Alguns judeus se atraem tanto quanto alguns brancos, alguns negros... O que acontece é que como o Bolsonaro se posiciona a favor do Estado de Israel, as pessoas ficam com a impressão de que os judeus são um monólito. Os judeus são tão diversos quanto qualquer grupo étnico.
@nominatojuliana30093 жыл бұрын
Seu canal precisa de mais visibilidade, o tema sobre desumanizar o outro para subjugar é assustador.
@lucianomigueldasilvayacov26032 жыл бұрын
Eu sou Bnei Noach fui expulso dos grupos judaico só porque eu falei que sou de esquerda me chamaram de comunista que eu não era bem-vindo nos seus grupos alguns esm me tiraram do grupo outros eu saí do grupo para mim até o momento achava que todos judeu era de direita
@guillermogomez97753 жыл бұрын
Explique la diferencia entre jazaros y sefardíes? ?
@michelgherman19713 жыл бұрын
Guillermo, vamos pensar num vídeo sobre isso sim
@luizgarcialuizgarcia33863 жыл бұрын
O talibã pode ser considerado fascista? Um grupo reacionário extremamente conservador e contra minorias.
@jalelaldinghazzaoui44653 жыл бұрын
Nao,peço licença para responder,a definiçao de fascismo e nazismo ai' se perde com relaçao ao Taleban,pois e' um grupo de Jihadistas Muçulmanos,que se esforçam em manter as tradiçoes e raizes Islamicas(as vezes sem muito sucesso).Aqui nesse caso o Islamismo e' um sistema de vida que governa em todos os setores da vida humana,o estado e a religiao formam um conjunto( parece totalitarismo ,mas nao e' totalitario aos moldes do comunismo ocidental)Uma ideia de esquerda ou direita no sistema Islamico,acredito,nao tem fundamento.Eu sempre arrisco a dizer que fascismo e nazismo seria a junçao das mais hediondas ideologias ocidentais ajuntadas e levadas ao seu criterio maximo.O Islamismo nao da enfoque a grupos etnicos ou nacionalismo de fronteiras,sua dimensao e' abrangente a raças ,etnias e culturas;existiu,convem dizer,disputas entre grupos etnicos pela disputa ao poder.Seria mais facil dizer que o Taleban e' contra as MAIORIAS.
@misakitakazaki89513 жыл бұрын
@@jalelaldinghazzaoui4465 Ótima colocação. O Taleban segue interpretações e costumes de uma maioria étnica afegã (existem vários grupos), mas nem de longe seus ideais e práticas seriam maioria no Islam.
@elanlourful3 жыл бұрын
Importante vc apontar o antissemitismo na direita, mas especialmente na esquerda, professor. Eu, particularmente, percebo que o pessoal da esquerda detesta a opressão de Israel contra os Palestinos, mas é raiva contra os sionistas. Então não tinha percebido que esse ódio fosse contra judeus em específico. Vou ver se vejo mais vídeos seus que falem sobre isso ou leio artigos. Seria bom discutir o racismo, antissemitismo, nazismo, ... nas escola. Falam mto pouco sobre isso.
@sandrahelenasoaresbaldo3 жыл бұрын
Sim, os extremos se encontram, ou se encontrarão um dia.
@rildsona.grunow7283 жыл бұрын
prof, não existe extrema esquerda no brasil. a não ser que haja uma pretensão no discurso de equivaler esquerda com extrema direita. aí não dá.
@cearense5262 жыл бұрын
Kkkkkk
@cearense5262 жыл бұрын
O que não não existe é estrema direita. Mude-se vocês pra Coreia do Norte
@jalelaldinghazzaoui44653 жыл бұрын
Dentro da Igreja Batista prega-se que nosso senhor JESUS CRISTO(a.s.)nao voltara' a terra enquanto o ultimo Judeu nao for evangelizado.Segundo eles ,os Batistas,todos os Judeus devem se evangelizados.Da' a impressao que querem extinguir os Judeus da face da terra.Cabahallah....
@zecarlosaquino27673 жыл бұрын
e a causa palestina ?
@misakitakazaki89513 жыл бұрын
É uma causa justa, mas não é o foco da discussão.
@menesesmaria12373 жыл бұрын
Preste atenção ao meu comentário se você é judeu: tem muito nazista por aí disfarçado. Tome muito cuidado com gente de extrema-direita que se diz a favor do povo judeu, que diz amar Israel e isso e aquilo. Não se engane e não caia jamais na conversa desse tipo de gente e não se convença com os elogios desse povo.
@cearense5262 жыл бұрын
Vai se tratar doente
@guillermogomez97753 жыл бұрын
Bolsonaro se sumó al estado de Israel, porque es el estado que domina la geopolítica de los EE.UU...
@transperformazen3993 жыл бұрын
Na concepção desses malucos o Judeu pode não acreditar em Cristo mas acredita no Deus único de Abraão.
@luizgarcialuizgarcia33863 жыл бұрын
É meio bizarro pq pra essa gente os mulçumanos são do mal por que levam ao extremo as leis do Deus de Abraão eles adimiram os estados teocráticos do Oriente médio e queriam ter algo parecido aqui.
@jacquelineheirich6803 жыл бұрын
Mas os judeus não acreditam em Cristo, mas sim, num D'us único!
@isissilva96693 жыл бұрын
Uma dúvida o Bolsonaro ou alguém da família dele,por acaso teriam de fato alguma ligação ou linhagem Judaica?
@PauloOliveira-xi6qm3 жыл бұрын
Esse sujeito como professor deveria passar o nome dele ao STF . Maldizendo o nome do presidente. Falar mal é maldizer. São esses tipos de professor que estão em nossas universidades. É só mais uma vergonha
@ttmg093 жыл бұрын
Não pode falar mal do presidente? Um bandido, vagabundo, cretino, assassino....
@xandaooimplacavel94462 жыл бұрын
Se fala igual nazista, se comporta igual nazista, pensa igual nazista e está rodeado de nazistas, não pode ser chamado de nazista? Kkkkkk, tá tudo bem na sua cara.
@RaimundoNonato-nk9sc3 жыл бұрын
Que feio!!
@g.leandro65143 жыл бұрын
O feminismo que prega a abolição da família e de homens de forma generalizada não seria uma forma de fascismo?
@guillermogomez97753 жыл бұрын
German usted no es semita, usted es un jazaro de origen ario..
@silviocosta35343 жыл бұрын
Olha, sou eleitor do Bolsonaro, não me sinto na responsabilidade de atos fascistas e nem os vejo com este aspecto, pois é o segundo vídeo que assisto do professor, que respeito muito pela profissão, mas neste momento, com a história relevante do país e toda cortina de fumaça em várias matérias, as narrativas que apoiam uma opinião sem nenhum fundamento científico, sem nenhuma base histórica real, vais tentar explicar isso num futuro próximo e não encontrará mais base nisso. Eu neste momento vejo um PR que fala de forma rude, fala coisas grosseiras, mas ele sempre foi assim e sempre falou assim, mas ainda voto conscientemente neste ser, do que uma predileção ao maior ladrão da história do país. Só um adendo professor, o holocausto não foi um fenômeno, aí de mim querer corrigi lo, mas o holocausto foi uma tragédia, causada por um extremo sentimento errado nacionalista e um maléfica vontade de se perpeturar uma raça ariana que se julgava supremacista. Sou filho de preta, descendente também de indio, com pai branco, descendente de portugueses, mas percebo com minha pouca inteligência alguns extremos na visão ligeiramente alterada. Não me acho numa bolha e nem burro suficientemente incapaz de fazer minhas conclusões. Concordo que em 20 a 30 anos, vai ter muita gente dizendo que não era assim!
@mariacristinamendoncateles50183 жыл бұрын
Ao maior ladrão da história do país??? por favor, leve suas provas dessa afirmação ao STF ou as entregue ao MPF do Paraná, o ex-juiz Moro e Cia irão assim provar o que não conseguiram...eu heim!
@silviocosta35343 жыл бұрын
@@mariacristinamendoncateles5018 senta Cláudia! Já estão todas nos autos, e as instâncias anteriores, 1.a, 2.a, com recurso e inclusive ratificado pelo STJ, se isso não for suficiente, já não se sabe o que será. Senta Cláudia! STF já fez o que era esperado, pra delírio dos fãs do 9 dedos, o vassalo togado resolveu acordar, após as 10 vezes anteriores em que negou provimento de anulação e simplesmente na 11.a vez, resolveu reintegrar o MAIOR LARÁPIO a nossa sociedade. Provas?! Quem tem que trazer de que não é o maior Alibaba da história e diria que maior mentiroso também, além de encantador de mentes, é o 9 dedos.
@luizgarcialuizgarcia33863 жыл бұрын
Não queria ter que escolher entre o ladrão e o assassino mas já que é para escolher prefiro o ladrão que é menos pior e mais competente.
@misakitakazaki89513 жыл бұрын
Independentemente de quem são seus pais e ancestrais, o Bolsonaro tem longo histórico com os movimentos supremacistas brancos no Brasil.