Negação da vida real - INÉDITA PAMONHA 164

  Рет қаралды 9,995

Clóvis de Barros

Clóvis de Barros

Күн бұрын

Пікірлер: 74
@AntonioFerreira-dx9zw
@AntonioFerreira-dx9zw Жыл бұрын
Se em determinado instante De um mero dia qualquer Dentro da velocidade discreta Da minha breve vida inquieta Eu aprender CLOVISAR, Tornar-me-ei poeta.
@paulobritto1953
@paulobritto1953 Жыл бұрын
Depois dessa explicação nem penso mais no Rio de leite e mel só nas virgem muito bom Parabéns!!!
Жыл бұрын
Há um ditado russo que diz: “Bebamos, irmãos, enquanto estamos aqui pois no outro mundo não nos darão. Mas, se nos derem, bebamos lá e bebamos cá. Simples.
@thomasroberto44
@thomasroberto44 Жыл бұрын
Uma grande referência para mim de professor. Adoro assitir qualquer vídeo que o Cloves esteja presente.
@ademarabreu1883
@ademarabreu1883 Жыл бұрын
Acho que entendi Professor! Vamos viver aqui maravilhosamente, concordo plenamente, e quem sabe merecer viver maravilhosamente do outro lado também.
@eugeniocramos1
@eugeniocramos1 Жыл бұрын
Essa reflexão é boa. Nietzsche faz pensar ao contrário da manada. É um filósofo extremamente corajoso e inteligente.
@concsim
@concsim Жыл бұрын
Bom dia! Boa quinta-feira para todos! Vamos refletir a vida com o nosso querido professor Clóvis!! Abraços a todos, fiquem bem!
@wandersonoliveira9339
@wandersonoliveira9339 Жыл бұрын
Quais as garantias de existir essa eternidade sob circunstâncias paradisíaca? Quem se abdica dos prazeres que essa vida real nos proporciona no intuito de se qualificar a receber a recompensa da vida eterna, corre o risco grande de desperdiçar a única chance real de viver e desfrutar a vida!
@telmacancela1112
@telmacancela1112 Жыл бұрын
A meu ver eterno é tudo que já se viveu. O que foi vivido não poderá ser “desvivido”, então já está na eternidade. E quando morremos a nossa vida vivida já faz parte dessa eternidade tão almejada. O que virá depois, aí é só conjecturas. Quem sabe o nada, ou não. 😏
@Ghost_BC
@Ghost_BC Жыл бұрын
O grande problema das crenças religiosas é justamente a de afirmar que o fora daqui (promessa) e muito melhor que o aqui (vida real). É literalmente trocar o certo pelo duvidoso. E bilhões de pessoas trocam.
@julianacavalcante5507
@julianacavalcante5507 Жыл бұрын
falou tudo!
@suzetevitari4554
@suzetevitari4554 Жыл бұрын
"Já que tudo é regido pelo amor" - assim acredito - degustar tudo o que esta ou "outra" vida nos oferecer parece ser o melhor caminho. Obrigada por mais essa, querido professor!
@DinaCaixeta-uy2fn
@DinaCaixeta-uy2fn Жыл бұрын
Clóvis sempre inovando!
@vaniasouza237
@vaniasouza237 Жыл бұрын
Puta merda , professor! Essa pergunta estou com ele faz tempo 😂😂 Clóvis é show de bola!! 🤝
@roselicosta5705
@roselicosta5705 11 ай бұрын
Enquanto estamos neste mundo, melhor seria aproveitar os momentos, bons ou ruins, afinal tudo tem um fim
@EdsonCruz00
@EdsonCruz00 Жыл бұрын
Gratidão pelos ensinamentos!
@julianacavalcante5507
@julianacavalcante5507 Жыл бұрын
Professor sempre traz assuntos a serem por nós refletidos, e não verdades absolutas. Nos ajuda a desenvolver nossa capacidade pensante, pra mim isso é sensacional! Apesar de sempre se manter neutro quanto a todos os tipos de pensamento, creio que o Prof Clóvis concorda muito com Nietzche quanto a questão de aceitação da vida, já que ela é a única que comprovadamente nos é possível. E realmente faz sentido assim pensar. Lembrando que para aceitar e desfrutar dessa vida não é necessário desacreditar que exista uma outra, mais ou menos feliz. Que nosso foco esteja em viver essa vida da melhor forma, deixando marcas positivas onde quer que estejamos e a todos que cruzarem nosso caminho.
@MARIAGONCALVES-eu9ir
@MARIAGONCALVES-eu9ir Жыл бұрын
Faço easas mesmas perguntas. Sempre. Tb não tenho respostas. E tudo bem. Sigo indagando, questionando. Quem sabe um dia né? Bj grande querido mestre. Muito grata por essa reflexão.
@marrecacareca2880
@marrecacareca2880 Жыл бұрын
Hahahahah 😂😂😂.... Essa foi bem no estilo das aulas da USP.... só faltou o caralho!!!! 😂😂😂
@elizabethdornelles6953
@elizabethdornelles6953 Жыл бұрын
Bom dia! 🙋🌻🍁
@miguelboeiradasilva9246
@miguelboeiradasilva9246 Жыл бұрын
EXCELENTE AULA DE FILOSOFIA PROFESSOR CLOVIS!!!!
@caioconstancio3498
@caioconstancio3498 Жыл бұрын
Uaaaaaw, Professor Clóvis guiou este pamonha ao estilo passeio cósmico. Levou o ser a passeio por outra dimensão e trouxe devolta pra cá, com os pés de volta na Terra porém com o pensamento muuuuito mais conectado com esta, dessa vez! Que haja potência e que haja vida, aquém e além! Mangnífico momento...
@denisebitencourt5633
@denisebitencourt5633 Жыл бұрын
Professor Clóvis iluminando o nosso feriado com suas explicações. 🌟
@ilzarocha6157
@ilzarocha6157 Жыл бұрын
Bom dia. Hoje é dia de panquecas e reflexões sobre a vida..
@Tvidolin
@Tvidolin Жыл бұрын
presente professor, agradeçido pela aula❤
@silviagandolfifeitosa6217
@silviagandolfifeitosa6217 Жыл бұрын
Amo! Amo! Amo! ....muito bom logo cedo encontrar alguém com quem possamos dividir nossas ideias...
@luizcarloscantarino5247
@luizcarloscantarino5247 Жыл бұрын
Bom dia e um ótimo feriado
@renatodalmir8600
@renatodalmir8600 Жыл бұрын
Ficaria te escutando por muitas horas sem me cansar professor.
@renatodalmir8600
@renatodalmir8600 Жыл бұрын
Sensacional!!!!!
@Fabricio.T
@Fabricio.T Жыл бұрын
Excelente
@ellonist
@ellonist Жыл бұрын
Boa quinta feira
@GustavoMachado-gj6nb
@GustavoMachado-gj6nb Жыл бұрын
Olha como eu sou partidário da terra e tenho uma resposta que serve para mim em relação a essa pergunta... eu não preciso de transcendências, minha finitude atribui valor ao meu tempo e tempera meus banquetes
@PedroFreithas
@PedroFreithas Жыл бұрын
Excelente 👊🏻
@democritofilho2954
@democritofilho2954 Жыл бұрын
Vou assistir todos! 09/06/2023
@MrFLIESS
@MrFLIESS Жыл бұрын
"não se irritem comigo" foi ótimo. Não há pq se irritar. Quem é de dia, acredita em dia. Quem é de noite, acredita em noite.
@neusasimoni9376
@neusasimoni9376 Жыл бұрын
Simplesmente sensacional. Bom dia🌞
@osmarmacedo5997
@osmarmacedo5997 Жыл бұрын
Veja! O inverno passou; as chuvas acabaram e já se foram. Aparecem flores sobre a terra, e chegou o tempo de cantar; já se ouve em nossa terra o arrulhar dos pombos.
@conde.wlad1963
@conde.wlad1963 Жыл бұрын
Como se observa das perguntas reflexivas do professor, o problema do pensamento nietzschiano é o absolutismo das ideias. A negação dos valores e prazeres atuais é contrário aos princípios divinos e o objetivo pelo qual fomos criados: derivar prazer das obras criativas de um Deus amoroso: o sorriso de um bebê; o toque macio da pele feminina; um pôr do sol exuberante; a escalada exaustiva de uma montanha e o prêmio de se chegar ao topo; o mergulho num mar limpo e relaxante. A propósito, o cristianismo de raiz não aguarda as benesses do mundo espiritual, ou no 'céu'. Os cristãos aguardam a restauração das perfeitas condições humanas que apenas três pessoas usufruiram na terra: Adão, Eva e Jesus, sendo que os dois primeiros, niilistas, trocaram por uma ascensão ao inatingível. Jesus comia, bebia e se alegrava com o que havia na terra. Contudo, sabia que seu papel era nos reeducar para aceitar nossa condição de seres inferiores aos anjos. O paraíso factível é aqui mesmo. Só nos resta usufrui-lo e aguardar um futuro onde todos possam partilhar dele.
@andremunhoz6844
@andremunhoz6844 Жыл бұрын
Bom dia ! Ótima quinta a todos !
@lupav
@lupav Жыл бұрын
Tremendo conteúdo. Obrigado, professor.
@wilmasousa5521
@wilmasousa5521 Жыл бұрын
Professor, será que poderia colocar as datas das pamonhas 01/01/2000 etc….obrigada.
@evaristoneto8848
@evaristoneto8848 2 ай бұрын
Ela! Sou predominantemente Niilista.
@Ghost_BC
@Ghost_BC Жыл бұрын
Se não é niilista então como se chamam aqueles que não se importam com títulos, celebrações, comemorações, troféus, etc?
@enirrodriguespianura466
@enirrodriguespianura466 Жыл бұрын
Tem um monte de gente assim: passando fome, sem $ pro aluguel, sem emprego e até graduados. Depois de todo o sofrimento só uma coisa pode vir: o ateísmo
@RROne22
@RROne22 Жыл бұрын
Ooo quinta-feira boaa com inédita pamonha
@NELSONBROLESE
@NELSONBROLESE Жыл бұрын
Tenho uma professora niilista que se encasulou no ideal da academia que ela considera ideal
@viniciusvazquez2045
@viniciusvazquez2045 Жыл бұрын
Eu acredito que Cristo trouxe um componente imanente importante em sua jornada. Vida real e uma busca transcendente
@robertoschwartz8156
@robertoschwartz8156 Жыл бұрын
Em muitos dos meus textos falo da importância dos movimentos de Junho de 2013. Quem acompanha as articulações da canhota, também sabe que nos círculos intelectuais, fala-se muito sobre o assunto. As manifestações que começaram pelo aumento da passagem em R$ 0,20 centavos, se transformaram em algo maior, que reuniu anos de indignação com a classe política brasileira. Os movimentos encerram em 2017, com o impeachment de Dilma, seguido da prisão de Lula e a eleição de Jair Bolsonaro. Chegando a óbvia conclusão que o governo atual tem rendimento pífio, onde liberais e mais radicais tendem a abandonar o atual presidente, o pessoal da Perseu Abramo, o núcleo pensante dos vermelhos, lembrou de como a percepção do movimento foi destrutiva ao PT naqueles anos, e que o ocorrido em 2013, poderia voltar a acontecer ao final do primeiro ano da gestão Inácio, visto a similaridade de tantas conclusões. Nesse caso, é notório que querem reescrever o ocorrido, aplicar a narrativa, e esvaziar o verdadeiro contexto histórico dos movimentos. Comece a enxergar que não só militantes, como a grande mídia começa a reverberar o assunto por outra ótica. Acreditam que tirando o núcleo central da motivação real dos acontecimentos, novas ofensivas seriam desmotivadas. E eu acredito que isso possa acontecer também. O poder da narrativa é fenomenal. Agora que as camisas amarelas são rotuladas como “Bolsonaristas” você pode colocar cinco milhões na Paulista, que a grande mídia vai chamar de movimentação golpista. Porém, se todo mundo sair sem camisa nem bandeira, como vão dizer que não é um legítimo protesto popular? Embora tentem apagar o passado, é preciso lutar para manter a memória. Tirar a legitimidade de algo bom, é o começo de um planejamento no imaginário, que sempre termina em uma realização política. Não houve intervenção americana, ou nenhuma fantasia que queiram inventar. O que houve foi uma indignação legítima da sociedade. Querem avacalhar até isso. Não deixem apagar 2013. Parece que não, mas tem muito em jogo.
@andremanoel1820
@andremanoel1820 Жыл бұрын
Tudo importa! Seja aqui, no "purgatório", no "inferno" ou no "paraíso". Toda experiência é válida, tanto na dor como no amor.
@alexandre9832
@alexandre9832 Жыл бұрын
Há experiência possível no purgatório, no paraíso e no inferno? Sim, diria Nirtzsche, tudo o que há nesse âmbitos da narrativa, da metafísica, é experiência, pensamento do pensamento do corpo, pensamento degradado, porquanto as vivências, no sentido estético do termo, o pensamento do corpo, dos afetos, onde a vida é autêntica e existencial, é atributo deste mundo, é da imanência. Tudo mais é má-fé,.recusa da autenticidade, do corpo e, afinal, da própria vida.
@luizcarloscantarino5247
@luizcarloscantarino5247 Жыл бұрын
Aqui não envolve o tempo, esta realidade de céu com tâmaras, mulheres , homens e um absurdo é uma realidade pequena desta visão de eternidade. Cada qual de acordo com sua evolução vê as coisas de seu jeito, esta visão de paraíso e como o conto da carochinha, não podemos pedir para uma criança do jardim da infância realize uma conta de logaritmo ou calculo integral ou a fisiologia elétrica do coração.
@ekonoguia6487
@ekonoguia6487 Жыл бұрын
@conde.wlad1963
@conde.wlad1963 Жыл бұрын
Aquele que nega os sentidos, em nome de outra 'realidade', não se pode ser chamado de cristão.
@Ghost_BC
@Ghost_BC Жыл бұрын
Mas se vc tira a oferta de um prêmio (paraíso) não sobra um único cristão no mundo. Eles simplesmente vendem que o fora daqui é melhor que o aqui. E mais de um bilhão de pessoas compram.
@alexandre9832
@alexandre9832 Жыл бұрын
Isso me faz recordar o sagaz, bem humorado e, sobretudo, VÁLIDO argumento do bule de chá, não raro desonestamente negado e distorcido por puro desespero. Ao modo daqueles que não conseguem provar a existência da "Chaleira Voadora", os teístas não conseguem provar (empírica nem argumentativamente) a existência do Deus e do tal outro mundo que pressupõem mediante a instalação de uma dicotomia ontológica, e, assim como os chaleiristas falham miseravelmente ao tentar erigir a crença em conhecimento (crença verdadeira justificada). O cerne da irracionalidade não está em crer na "Chaleira Voadora", em Deus ou no além transcedental, mas em insistir, sem em erigir, sem nenhuma justificativa, a fé, que se deposita em um ou em outro, em conhecimento (crença verdaweiea justificável), verdadeiro disparate. Frise-se que o argumento da "Chaleira Voadora" não busca provar a inexistência de Deus, mas de mostrar que não há boas razões para pressupor sua existência, exceto um medo atávico, inconfesso, que impele o crente ao autoengano em busca de conforto psicológico, sem se dar conta de que as negar a morte, nega-se tb a vida. A religião resta, portanto, como o lenitivo que se quer tomar por cura. Engano e a ilusão são filhos do desejo, mas cabe distingui-los. O *engano* é, fundamentalmente, a ilusão que não se reconhece como tal. As ilusões (enganos que se reconhecem como tal), continuam a nos causar impressões incorretas, não condizentes com o real, a despeito de sabermos que assim operam, malgrado saibamos que opera um erro compreensivo, um desvio causado pelo concurso de contato, sentidos, percepção, formações mentais e mente. "Pressupor um religioso como alguém mais feliz que um ateu equivale a afirmar que um bêbado é mais feliz do que alguém sóbrio" - Bernard Shaw. A metafísica, inclusive é notadamente a religiosa, encerra uma manifestação de má-fé, pois não há autenticidade no dito sentir religioso, posto tratar-se de um sentir inautêntico, um tipo de delírio que se deseja experimentar e compartilhar como tática de reforço da defesa que nega a morte, mas que o fazendo, nega tb a vida. O "sentir" religioso, metafísico, é um *experimentar*, pq alicerçado na linguagem, na narrativa (é o pensamento do pensamento do corpo ou a sentimento degradado), em oposição à *vivência* que se dá de modo não discriminação, logo autêntico (pensamento do corpo ou afetos), como pregaram Buddha, Espinosa e Nietzsche. Nas palavras do professor Desidério Murcho, escolher ou não escolher uma vida religiosa só é de suprema importância porque isso me conecta ou não com uma realidade de suprema importância, já que seria mesquinho aderir pensando no próprio bem estar sem considerar que o cerne da religião está em "religar", ou seja, conectar a algo existente. Destarte, cabe novamente perquirir: O que evidencia a alardeada existência?
@J.C.OLIVEIRA-so2uw
@J.C.OLIVEIRA-so2uw Жыл бұрын
Professor Clóvis, o que é a vida ?
@malumenten
@malumenten Жыл бұрын
E a ideia do reino de Deus na Terra? Muitas linhas cristãs defendem essa possibilidade, a importância de buscarmos o reino de Deus na Terra.
@jaquelinekaku1302
@jaquelinekaku1302 Жыл бұрын
😊BRIGADA, CLÓVIS SENSEI! Mas, talvez, não devamos nos esquecer que a lógica consumista ($$$), do aqui e agora na terra, é tbm uma promessa ilusória de uma vida plena e feliz , como o senhor já nos ensinou, não? Talvez, além de estarmos na terra, melhor nos ancorarmos sempre na história da humanidade para avançarmos, com menos prejuízo, em direção ao futuro? 🙏🙏🙏
@luizcarloscantarino5247
@luizcarloscantarino5247 Жыл бұрын
A vida real não é um relampejar de um momento que passa para o bem ou para o mal , mais passa tanto quanto o possível além quem ninguém provou verdadeiro ou não. Esta realidade da terra acaba no pó que é levado pelo vento do tempo. Isto não é epicurismo?
@marcolalmeida
@marcolalmeida Жыл бұрын
Toda ideologia é tentadora pra quem ta perdendo no jogo da vida.
@enirrodriguespianura466
@enirrodriguespianura466 Жыл бұрын
Somos finitos. Na hora que falta o senhor($) não tem Senhor. 😢
@antoniovigna4188
@antoniovigna4188 Жыл бұрын
Filhos de Deus foi um chute na canela
@conde.wlad1963
@conde.wlad1963 Жыл бұрын
Esse pensamento de Nietzsche olvida o sentido real do verdadeiro cristianismo: não nega o mundo tal como ele é. O cristão, segundo a leitura perspicaz que se faz das Escrituras, é aquele que reconhece sua pequenez, sua mediocridade diante do mundo e do próximo. Mas, sim, aguarda um futuro melhor.
@alexandre9832
@alexandre9832 Жыл бұрын
Quem aguarda um futuro melhor não vive, narra, espera, figura. A esperança é o último dos males que permanece preso no jarro de Pandora, possível alegoria para a mente e para o coração. Um coração vazio (mushin) é do tamanho do mundo.
@edisonviana7517
@edisonviana7517 Жыл бұрын
Penso que a dualidade criada pelas tradições culturais e correntes de pensamento dos antigos está relacionada a maneira de ver o mundo da época. A ideia de purificação do corpo e do espírito, visto como separados, para atingir os céus, lá aonde estaria deus que é perfeito! A própria ideia do bem e do mal, céu e inferno, corpo e alma, advém dessa noção de justiça divina, igualdade e desigualdade, mundo das ideias ou da inteligência e mundo material de carne e osso. Há quem ainda faça essa distinção para fins didáticos, mas hoje se sabe que não deve ser ou que não é bem assim! Agora, porque essa divisão? Primeiro que deve ser um equívoco pois a dimensão da mente, do espírito e da consciência humana deve ser a mesma coisa que o plano material, não há essa divisão. Segundo que se existe alguma transcendência ninguém sabe, o que se tem são apenas indícios de que alguma parte ínfima de nós continua, nem que sejam algumas moléculas sem consciência individual. Acho que é possível existir alguma espécie de vida espiritual porque isso nos ajuda a conviver com a finitude, a esperança do inverno é a volta da primavera, mas não se sabe do eterno (Jaime Caetano Braun). Há quem diga que além da mente dos pensamentos e dos sonhos exista a união da nossa consciência com o todo, com a luz e a paz universais. Se isso acontecer, acho que não tem nada a ver com a ideia de purificação e punição, segundo a justiça divina. Isso foi uma criação humana para justificar os sofrimentos, as desigualdades e trazer uma espécie de consolo e esperança para os oprimidos, pobres e sofredores. Não digo que no início foi de caso pensando, mas ao longo dos séculos algumas religiões são utilizadas para dominar ideologicamente, politicamente, as massas de pessoas. Enquanto os povos, as sociedades estão iludidas por uma vida futura melhor, deixam de agir, de criticar e de lutar na vida atual por melhores salários e condições materiais e culturais de vida.
@enirrodriguespianura466
@enirrodriguespianura466 Жыл бұрын
Aqui é a única vida tal qual a vida da abelha 😢
@angelatrad4119
@angelatrad4119 Жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@paulobrisolla6898
@paulobrisolla6898 Жыл бұрын
Devemos destruir o niilismo para Construir um novo humano 🔨, saudável, alegre e forte.... jovial!
@vinibisetto
@vinibisetto 11 ай бұрын
Ou "nadismo"
@andreaharasaki2248
@andreaharasaki2248 Жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@historiacombrunojackson3274
@historiacombrunojackson3274 Жыл бұрын
Ou seja, é totalmente equivocado dizer que Nietzsche é niilista, como muitos dizem, né?!!
@zilvanicordeiro2001
@zilvanicordeiro2001 Жыл бұрын
As aparências enganam - INÉDITA PAMONHA 166
20:56
Clóvis de Barros
Рет қаралды 11 М.
Reinventar-se - INÉDITA PAMONHA 104
15:50
Clóvis de Barros
Рет қаралды 7 М.
When mom gets home, but you're in rollerblades.
00:40
Daniel LaBelle
Рет қаралды 54 МЛН
小蚂蚁会选到什么呢!#火影忍者 #佐助 #家庭
00:47
火影忍者一家
Рет қаралды 123 МЛН
QUEM SOMOS NÓS? | Baruch Espinoza por Clóvis de Barros Filho
1:09:03
Quem Somos Nós?
Рет қаралды 1,1 МЛН
A busca pelo paraíso - INÉDITA PAMONHA 163
14:26
Clóvis de Barros
Рет қаралды 8 М.
A reconciliação com o real - INÉDITA PAMONHA 151
25:50
Clóvis de Barros
Рет қаралды 11 М.
O mito de Er - INÉDITA PAMONHA 167
25:13
Clóvis de Barros
Рет қаралды 10 М.
A águia e a serpente - INÉDITA PAMONHA 201
32:28
Clóvis de Barros
Рет қаралды 10 М.
ENTREVISTA COM MÁRIO SÉRGIO CORTELLA | MELHOR DO MUNDO
51:58
Gabriel Chalita
Рет қаралды 1,4 МЛН
A fonte da perturbação - INÉDITA PAMONHA 138
16:49
Clóvis de Barros
Рет қаралды 12 М.
A negação da morte - INÉDITA PAMONHA 155
31:58
Clóvis de Barros
Рет қаралды 10 М.
Inédita Pamonha 235 - Relação e Transformação
21:50
Clóvis de Barros
Рет қаралды 3,7 М.
When mom gets home, but you're in rollerblades.
00:40
Daniel LaBelle
Рет қаралды 54 МЛН