Negros no mercado de trabalho: Avanços e barreiras

  Рет қаралды 18,607

TRT5 - Bahia

TRT5 - Bahia

Күн бұрын

Пікірлер: 35
@HumbertoSantos-vc3mi
@HumbertoSantos-vc3mi 2 ай бұрын
Vcs ficam agora, lamentando por isso e aquilo, mas quando conseguem uma certa estabilidade financeira, elegem os brancos como amigos, assim como fez Pelé e varios outros!
@engenheirojoaoantonio6216
@engenheirojoaoantonio6216 Жыл бұрын
Para termos negros em postos altos nas empresas é necessário que as empresas sejam dos negros, temos que ter universidades negras na Bahia, os bahianos são maioria pretos e mestiços e não elegem um governador e senador negro para representá-los
@Ferrari_Mercedes
@Ferrari_Mercedes 9 ай бұрын
Amei eles Pq eles gostam de si mesmo ❤❤❤❤❤❤ eu sou negro 😊😊😊
@cesaresn
@cesaresn 7 жыл бұрын
Uma excelente reportagem do TRT5. Tenho a felicidade de ser de uma família negra que integra a história deste tribunal, no caso o meu pai e o meu avô. Com eles aprendi o valor do estudo e do trabalho como instrumentos de emancipação social; aprendi que a igualdade não é só uma questão de finanças, mas também de reconhecimento, porque há um aspecto da igualdade que envolve fatores simbólicos e culturais complexos e que dizem respeito à forma como o modelo hegemônico de representação social ainda resiste em aceitar o negro em posições de destaque e liderança. Essa é uma trincheira relevante de luta por igualdade racial e como bem colocou o Dr. Agenor, isso não é um problema que os brancos criam, mas sim a sociedade como um todo, como um "ranço" persistente, daí porque também cabe ao próprio negro compreender que deve tomar as rédeas de sua história, se reconhecer como tal e laborar operosamente por sua emancipação social, financeira e simbólica.
@thalesweber
@thalesweber 4 жыл бұрын
Sua analise está muito coerente, gostei bastante. Só discordo sobre a questão do brancos "não ter criado isso". Na verdade foi o branco sim, lá na época do Brasil colônia, quando os brancos portugueses decidiram trazer homens e mulher negros de África para serem escravizados em nosso pais, todo esse problema começou lá, e até hoje perdura.
@Ferrari_Mercedes
@Ferrari_Mercedes 9 ай бұрын
❤❤ VC tem razão eu amei o seu comentário
@HumbertoSantos-vc3mi
@HumbertoSantos-vc3mi 2 ай бұрын
Só falou besteiras...com esse comentário, não me admiro dos eleitos serem todos brancos, num estado de maioria negra!
@HumbertoSantos-vc3mi
@HumbertoSantos-vc3mi 2 ай бұрын
Tá explicado porque vc nunca sofreu preconceito, os menos retintos como vc, sofre menos discriminação, ou quase nada! Pois eu faço questão das cotas e ainda acho muito pouco como reparação, pois cota não paga uma liberdade roubada por anos! Para ver o quanto o racismo ainda perdura por aqui, basta ver a quantidade de like teve esse seu comentário racista...
@nonosales878
@nonosales878 3 жыл бұрын
Quem está aqui em pleno 2022
@bananadalana
@bananadalana 3 жыл бұрын
Eu, vim do futuro
@andersonnunes6186
@andersonnunes6186 2 жыл бұрын
Ótima temática! Parabéns!
@bananadalana
@bananadalana 3 жыл бұрын
Uma reportagem importantíssima!!!!! Amei obrigadaaaa
@eliza3760
@eliza3760 2 жыл бұрын
"Pessoas da raça negra não"! Pessoas da raça humana, da etnia negra... A palavra raça nesse contexto, parece-me perpetuar a discriminação étnica... Perdoe-me se estou pensando erroneamente? Aceito controvérsias, adoro aprender. Obrigada!
@PedroSantos-yu7ly
@PedroSantos-yu7ly 2 жыл бұрын
Qual foi a luta de da princesa Isabel pela liberdade dos negros, ela pagou caro por isso, acho que existe uma ingratidão muito grande com ela
@douglasevangelista5095
@douglasevangelista5095 2 жыл бұрын
Sério que vc tem coragem de falar essa besteira
@tarlisonmatheus3705
@tarlisonmatheus3705 4 жыл бұрын
Legal gostei ☺☺😊😊😀😀😁😁😂😂😃😄
@ronaldoevangelista9125
@ronaldoevangelista9125 4 жыл бұрын
Eu não quero entrar em faculdade por cota, quero entrar por te adquirido a nota suficiente pelo meu conhecimento, sou negro e não nunca sofrir preconceito, acredito que o preconceito está dentro da própria pessoa.
@zac.pinheiro
@zac.pinheiro 4 жыл бұрын
Infelizmente você está muito equivocado e confundido preconceito e racismo. Tudo bem vc não querer entrar por cota mais está acreditando em meritocracia e isso só seria verdade se as pessoas partissem do mesmo lugar. Talvez você seja negro de pela clara e tenha a vantagem de não ter passado pelo racismo, ou talvez você nem tenha percebido. Porém, de toda forma o sistema é racista de forma institucionalizada e você está em desvantagem de toda forma, você não precisa sofre racismo pessoal para ser negro.
@ronaldoevangelista9125
@ronaldoevangelista9125 4 жыл бұрын
@@zac.pinheiro eu respeito o seu ponto de vista , e lamento por ter sofrido pela cor da pele, e em relação a faculdade teria prazer em consegui uma vaga por ter tirado pontos suficiente, concorrer de igual por igual.
@zac.pinheiro
@zac.pinheiro 4 жыл бұрын
@@ronaldoevangelista9125 não existe concorrer de igual para igual em um mundo desigual. Mas respeito sua posição de não entrar por cotas boa sorte.
@thalesweber
@thalesweber 4 жыл бұрын
@@zac.pinheiro Exatamente Zac, o negro em sua maioria está localizado nas classes mais pobres ou em periferias, ambientes onde a educação é extremamente sucateada pelo poder publico, enquanto a maior partes dos brancos está localizado nas classes media e alta, tendo acesso a escolar particulares e cursinhos preparatórios. Tendo isso em vista, o ponto de partida da maior parte dos negros no Brasil é muito atrás dos brancos. Existem negros na classe media e alta, e brancos na classe mais pobre? Existem, mas são exceção, não regra.
@AmandaSantos-us2ep
@AmandaSantos-us2ep 2 жыл бұрын
@@ronaldoevangelista9125 Desculpa, mas você não é Negro por isso nunca sofre Racismo e nem preconceito.😁
@wellingtonsouza5275
@wellingtonsouza5275 6 жыл бұрын
As cotas nas resolvem o problema da desigualdade , o contexto social mostrar que o negro vive nas piores condições nesse país. O dever ser feito é investir mais em educação de base .
@taynaragallo
@taynaragallo 4 жыл бұрын
@@zac.pinheiro São de extrema importância, mas sem uma reforma na base as cotas pra ensino superior operam apenas como um paliativo, pois, apesar de cumprir uma parte do seu papel, ela apenas contempla aqueles que precisam de um suporte a mais pra "chegar lá", mas não quem "estuda" em condições precárias, sem acesso à tecnologia, sem nenhuma perspectiva de futuro e de sair de sua condição atual.
@thalesweber
@thalesweber 4 жыл бұрын
As cotas estão longe de ser a melhor solução de todas, mas é a melhor que temos acesso no momento para tentar equalizar a desigualdade tão presente em nossa sociedade entre negros e brancos. O ponto é, basta pesquisar, pessoas negras em sua maioria estão em classe mais pobres, e os brancos em classes media e alta, negros em cargos mais braçais e brancos em cargos de liderança, existem exceções, mas nunca devemos ir pela exceção e sim pela maioria. E por haver essa diferença, o negro terá de se esforçar muito mais para ter acesso a mesma oportunidade que o branco.
@at59999
@at59999 Жыл бұрын
Venham aqui pro sul eu sou branca não consigo emprego e só vejo negr0s trabalhando as vezes acho q pode haver uma forma de preconceito nisso tb uma vez me disseram q eu só servia pra coisas " administrativas" achei bizarro
Sala de Convidados - Racismo e Mercado de Trabalho
55:50
Canal Saúde Oficial
Рет қаралды 15 М.
COTAS e RACISMO no MERCADO de TRABALHO - Canal Preto
7:43
Canal Preto
Рет қаралды 19 М.
The Best Band 😅 #toshleh #viralshort
00:11
Toshleh
Рет қаралды 22 МЛН
She made herself an ear of corn from his marmalade candies🌽🌽🌽
00:38
Valja & Maxim Family
Рет қаралды 18 МЛН
Veja como funciona a segurança institucional do TRT5-BA
7:12
TRT5 - Bahia
Рет қаралды 17 М.
🎥 Documentário - Mercado de trabalho LGBTQIA+
26:00
Rádio e TV Justiça
Рет қаралды 5 М.
POR QUE A GERAÇÃO Z INCOMODA TANTO O MERCADO DE TRABALHO?
8:04
As relações entre as novas tecnologias e o mercado de trabalho
9:34
Aprendi com o Papai
Рет қаралды 55 М.
Discriminação racial no mercado de trabalho
5:12
Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
Рет қаралды 51 М.
A chegada dos negros no Brasil
7:32
Elaine Brito
Рет қаралды 32 М.
Como o racismo se manifesta nas empresas?
21:26
Carrefour Brasil
Рет қаралды 2,6 М.
A GERAÇÃO Z NO MERCADO DE TRABALHO - (09 - 01 - 2023)
25:59
Brasil das Gerais
Рет қаралды 1,3 М.