Já que falaram de artistas que negam os crimes do Japão, é bom ressaltar que há artistas que condenam. Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro, Vidas ao Vento) e Mamoru Oshii (Ghost in the Shell, Patlabor 2) são grandes críticos ao nacionalismo Japonês, tanto que Miyazaki foi acusado de ser "anti-japonês" com o ultimo filme dele.
@MadCapybaraRX3 жыл бұрын
Aquela parte do Patlabor 2 onde ele toca no assunto da manutenção da paz e da soberania nacional é de dar calafrios se mantém atual até os dias atuais quase 30 anos depois, e mesmo tendo sido escrito num contexto histórico específico (final da Guerra Fria e colapso da União Soviética). É importante ser patriota e se importar com sua nação e seus compatriotas, mas também não se deve desviar o olhar para os problemas dele como se ela fosse perfeita e livre de defeitos e atos questionáveis. Caso contrário é simples fanatismo e falta de bom senso.
@Maldonnys3 жыл бұрын
Verdade, era bom ter citado isso pra não passar a impressão que todas as figuras importantes japonesas são negacionistas
@claudiabcarvalho3 жыл бұрын
Miyazaki é uma lenda.
@felipebecker85383 жыл бұрын
Qual o nome do filme o qual vc se refere?
@andreluismartinsbezerra96603 жыл бұрын
@@felipebecker8538 Vidas ao Vento
@imperatortiago3 жыл бұрын
Essa lista vai ser grande, e em boa parte, desconhecida por muitos, menos pelos Chineses e pelos Coreanos, eles nunca irão se esquecer dos crimes contra a humanidade que o Japão cometeu naquelas regiões
@Ignoto883 жыл бұрын
Exato. Tanto que todos os países asiáticos próximos ao Japão odeiam eles
@comunistadeplaystation55653 жыл бұрын
Eu sou descendente de japonês Eu me obrigo a sempre lembra
@ernestoribeiro22263 жыл бұрын
NAZISTAS JAPONESES E EUROPEUS SÃO A MESMA MERDA. FORAM 24 MILHÕES DE ASIÁTICOS ASSASSINADOS PELO IMPÉRIO NIPÔNICO NA 2ª GUERRA MUNDIAL. PRINCIPALMENTE EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO E EXTERMÍNIO. FALTOU TAMBÉM DESCREVER OS CRIMES DE HORRORES MONSTRUOSOS DIGNOS DO DOUTOR MENGELE.
@keiteylopes15813 жыл бұрын
Estou lendo herdeiras do mar e fala muito da opressão do Japão sobre a Coreia do Sul e das mulheres de consolo
@matheuspitta82753 жыл бұрын
@merle, o sociável tem um documentário bastante triste sobre esse episodio aq no yt, detalhe, as imagens foram filmadas pelos próprios japoneses
@JeffersonSchm3 жыл бұрын
"Ah, antigamente é que era bom, não existia maldade e as pessoas se amavam mais." Antigamente:
@tariqbs46803 жыл бұрын
Exato. Adoro viver hoje em dia com medicina moderna, fácil acesso a novas pessoas, além das ideias liberais, por mais que alguns só pensem em liberdade individual.
@gutsmemeiro72353 жыл бұрын
Depende do país.
@eliascarreiro22143 жыл бұрын
Né, naquela época além da extrema pobreza que era maior naquela época tinha poucos produtos no mercado pq ainda não tinham sido inventados e o Racismo
@gabrielmartins71563 жыл бұрын
Comentário cirúrgico. Maldade sempre teve, mas só por que tem internet pra mostrar, as pessoas fazem tempestade em copo d'água com qualquer coisa hoje, sendo que antes era BEM pior
@rafaelvilas42303 жыл бұрын
nao sei de onde tiraram isso. Ate pouco tempo depois da segunda geurra, a terra era um verdadeiro INFERNO
@nadson31683 жыл бұрын
O governo japonês tentou apagar a cultura coreana e substituí-la pela Japonesa. Proibiu nomes coreanos e criminalizou até o uso da língua coreana em espaço público. Além também do trabalho escravo, muitos túneis ferroviários do Japão, foram construídos por prisioneiros de guerra coreanos. Túnel Kiyotaki é um deles.
@henzofelipe5353 жыл бұрын
Inclusive tinham as mulheres coreanas que eram escravas sexuais dos soldados japoneses
@bumble.bee223 жыл бұрын
@@henzofelipe535 xD
@Anonimous2793 жыл бұрын
@@henzofelipe535o intuito era gozar enquanto ainda estavam vivos
@tayfbs3 жыл бұрын
@@henzofelipe535 chamadas "mulheres de conforto", tem vários livros sobre e até hoje eles dizem que elas mentem.
@GCFTuto3 жыл бұрын
Fora a escravização sexual de coreanas. O mais absurdo
@JoaoGuilherme-or5cf3 жыл бұрын
Muito interessante esse tema, pra mim o Japão fez o melhor tratamento de imagem que o mundo já viu. Hoje em dia quando pensamos na Alemanha um dos principais tópicos é o Nazismo, enquanto que no Japão o principal tópico são samurais, animes, mangás, etc.
@josiasluz98753 жыл бұрын
Eu só lembro dos crimes de guerra.
@100referencia3 жыл бұрын
Isso na verdade não é tratamento de imagem, e sim negacionismo… a gente lembra da Alemanha assim justamente pq eles fazem questão de lembrar e educar que foi errado e que se arrepende, já o Japão esconde tudo que aconteceu, finge que nunca foi do eixo, e não pede desculpa e não se arrepende do que fez… e isso faz as pessoas esquecerem, menos as vítimas
@0C4403 жыл бұрын
Isso é pq somos ocidentais. Mas tenho certeza absoluta do que os outros orientais sentem quando pensam sobre o japão
@JoaoGuilherme-or5cf3 жыл бұрын
@@0C440 Isso faz sentido.
@JoaoGuilherme-or5cf3 жыл бұрын
@@100referencia Verdade, mas não dá pra dizer que não existe um tratamento de imagem, existe e foi genial, tanto que As pessoas mais leigas pensam nos japoneses como historicamente um povo honrado, pacífico, etc.
@akkauam3 жыл бұрын
Essa questão é tratado no melhor anime (não anime) Avatar - A lenda de Aang, onde o senhor do fogo Sozin fala para o Avatar Roku que a função dele é levar seu desenvolvimento e gloria para o resto do mundo (como o mundo do Avatar é um retrato da Ásia do inicio do século passado), atacando e colonizando outras nações e reinos. É muito legal as referencias de Avatar com o mundo asiático do inicio do século passado. Se eu não me engano esse fato é reforçado quando o Aang vai para um escola da nação do fogo.
@juliaevelyns3 жыл бұрын
Bem lembrado. Mas não me parece ser ambientado no início do século passado. Aang me parece uma mistura de tempos de uns 500 anos atrás com tempos do século XIX e XX. É uma linha do tempo muito fictícia
@nelsitcho3 жыл бұрын
Avatar é uma obra de arte.
@Tereza6413 жыл бұрын
Mas lembrando que avatar é 100% escrito por americanos! Então não é uma visão de lá sobre os acontecimentos e sim dos EUA.
@akkauam3 жыл бұрын
@@joaovictorferreira7269 sim, Ba Sing Se é um representação de Pequim com os anéis de classes e a cidade proibida no centro.
@maT-tx7gp3 жыл бұрын
@@joaovictorferreira7269 Sem contar a muralha.
@diegodaros57473 жыл бұрын
O governo alemão hoje se arrepende de ter declarado a guerra, o japonês, de não a ter vencido
@marcospereira67213 жыл бұрын
Krai... Sinistro!
@lucaspates3 жыл бұрын
Diego Daros Poderia dizer de onde surgio essa frase?
@murcegao-dois3 жыл бұрын
daonde surgiu essa frase eu n sei...mas q é 100% verdadeira...isso é!!!
@nadson31683 жыл бұрын
Isso realmente é verdade, até hoje políticos japoneses fazem homenagens a criminosos de Guerra.
@karmichel3 жыл бұрын
Se teve japonês morando aqui no Brasil que nunca aceitou que o Japão perdeu a guerra (longe da esfera de influência), é de se esperar que haja japoneses que não acreditem que o Japão fez merda na guerra...
@paulovinicius22933 жыл бұрын
O nerdologia história merece mais duração de vídeo. Ter menos de 20 minutos para falar sobre algo tão importante e debatido deixa muitos assuntos em aberto.
@YuriAnderson13 жыл бұрын
Se fosse meia hora ainda seria pouco. Nem me importaria que fossem episódios mensais.
@caiosantos10713 жыл бұрын
@@YuriAnderson1 Transformar alguns episódios em podcast seria uma boa alternativa
@Fawlker3 жыл бұрын
"Este vídeo é só um recorte. Fontes e sugestões estão na descrição."
@rafaelvilas42303 жыл бұрын
E esquecer de falar dos crimes. Só vi o nome dos crimes, mas nenhuma explicação. Não falou da marcha da morte nem dos estupros, com detalhes. Pena
@paulovinicius22933 жыл бұрын
@@Fawlker Sim, mas eu digo que este recorte poderia ser maior, mostrar detalhes da história.
@treves4893 жыл бұрын
O Japão Imperial é uma história muito importante _especialmente_ quando se estuda a Segunda Guerra Mundial. Só _uma única vez_ que um professor de história, em toda a minha vida escolar, citou (por alto, inclusive) a infame Unidade 731. Enquanto em praticamente todas as aulas de história da Segunda Guerra, Japão é visto como vítima da guerra por causa das duas bombas ou *pior:* uma fake news de que o Japão já estava rendido quando os EUA jogaram as duas bombas. O passado imperial desse país não deve ser esquecido.
@TiredEnigma3 жыл бұрын
O foda das bombas atômicas é que foram duas e foram alvos civis
@nelsitcho3 жыл бұрын
Sim, cara, a vontade de criticar os Estados Unidos fala mais alto do que a de condenar os japoneses... Chega a ser bizarra a desonestidade da maioria dos professores de história/sociologia/atualidades. Digo "maioria" pelo mesmo motivo Gabriel, nunca, em toda minha vida escolar, algum professor deu importância pros assuntos que foram abordados no vídeo (de forma extremamente rasa e incompleta), enquanto as bombas atômicas foram repetidas vez após vez até todo mundo aprender que os EUA são os maiores inimigos da humanidade e o Japão foram os coitadinhos. Felizmente, apesar de tardiamente, tive acesso a livros incríveis como "The Rape of Nanking", "Unbroken" e "Grama" que abriram meus olhos pra realidade.
@carol.q3 жыл бұрын
O problema das bombas foi que todos os analistas da época já sabiam que o Japão ia se render em breve. Os recursos estavam acabando, a pressão internacional aumentava, os aliados sumiam etc. As bombas foram injustificáveis, ainda mais sendo lançada em civis. Falando nisso, eu pessoalmente nunca vi alguém falando que o Japão já havia se rendido quando foi atacado.
@treves4893 жыл бұрын
@@carol.q O Japão só se rendeu porque a URSS avançou. Não estaria "caminhando" para uma rendição se a URSS não tivesse avançado no pacífico. O Japão tinha desenvolvido armas biológicas para jogar no EUA, no decorrer da guerra.
@treves4893 жыл бұрын
@@TiredEnigma Isso é muito subjetivo. Ainda mais numa guerra.
@ArturBrilhanteOficial3 жыл бұрын
Estive nas Filipinas em 2018 e eu não tinha dimensão dos crimes de guerra japoneses. Tem uma estátua em homenagem aos bebês que morreram no massacre. Me disseram lá que os japoneses jogavam os bebês pra o alto pra fazer de tiro ao alvo. Eu fiquei perplexo...
@juliaevelyns3 жыл бұрын
Ai q horrivel
@GabrielSoares-ju9yq3 жыл бұрын
a questão do tiro ao alvo não tenho certeza (mas pode muito bem ser). No entanto, há registros fotográficos de soldados japoneses perfurando bebês com baionetas. Como na época a população apoiava, e era um dos combustíveis para a guerra, a violência contra estes outros povos, o próprio governo interessava-se na produção de "provas" destes crimes para consumo interno.
@kowalski2963 жыл бұрын
Os soldados japoneses jogavam o bebe para o alto e espetava com a espada.
@AliceSantos-vz4zw3 жыл бұрын
Tem uma imagem do Google que olhei.... Em que um soldado prefurou um bebê na Baioneta...
@Curvatorta3 жыл бұрын
@@GabrielSoares-ju9yq Esse apoio da população possivelmente veio depois que ocorreu massacre contra cidadãos japoneses na China, conhecido como Tungchow Mutiny. Nada acontece de graça.
@nicolas.43813 жыл бұрын
Pensou Filipe Figueiredo: Olimpíadas Tóquio 2020... A hora certa pra fazer um vídeo sobre os CRIMES DE GUERRA JAPONESES! Toda a produção: Perfeito!
@vitorsiIveira3 жыл бұрын
De fuder a chinesa, em
@Ta.Mires.23 жыл бұрын
Hahahahahah
@LuizBertulucci3 жыл бұрын
Os programas são gavetas mano, talvez eles já gravaram sobre as Olimpíadas e deve vir nas próximas semanas.
@nicolas.43813 жыл бұрын
@@LuizBertulucci Na verdade, tem um vídeo sobre as Olimpíadas de cinco anos atrás, se quiser dar uma olhada, o que não desqualifica essa possibilidade, claro.
@tariqbs46803 жыл бұрын
Eu pedi MUITO esse tema.
@antoniomachado52343 жыл бұрын
A questão é que Shingeki no Kiojin é uma crítica ao militarismo e à desumanização que a guerra provoca. Mas tem gente que não entende e acaba reivindicando aquilo que o autor critica. Como acontece em Watchmen, por exemplo.
@nandalima77123 жыл бұрын
Indico o filme coreano "I CAN SPEAK" é sobre uma senhora coreana que insiste pra um jovem ensinar ela a falar inglês, todo mundo odeia essa senhora, acha ela chata, mas no final quando descobrem pq dela querer saber falar inglês, todos ficam chocados, muito emocionante. Assistam, tem a ver com esse assunto.
@valquiriafanto1183 Жыл бұрын
Chorei litros com esse filme. Aliás, meu olho encheu de água só de lembrar.
@renanmontsouza3794 Жыл бұрын
Onde encontrar esse filme por favor 😅
@hilarymarques Жыл бұрын
Onde podemos encontrar esse filme?
@tammykim6187 Жыл бұрын
@@hilarymarques tem num fórum de filmes asiáticos que se chama movie asian fansub
@tammykim6187 Жыл бұрын
@@renanmontsouza3794 num fórum de filmes asiáticos, chamado Movie asian fansub
@RafaelRodrigues-xb5cq3 жыл бұрын
"liderar os povos asiáticos" Doutrina Monroe, é você? Aliás, podia rolar um Nerdologia de Crimes de Guerra dos Aliados e Italianos.
@juliasin723 жыл бұрын
CONCORDO
@jessicasantana92993 жыл бұрын
Up
@Maldonnys3 жыл бұрын
Esse ideia de que somos superiores e temos que liderar tava na cabeça de quase todo mundo no século passado.
@guilhermenakao22893 жыл бұрын
@@Maldonnys Verdade, as duas guerras mundiais, a guerra fria, foram 100 anos de países tentando mostrar que iriam liderar o mundo, mas hoje percebemos que isso nunca será possível e que devemos evitar conflitos.
@bibliotecadoeric95463 жыл бұрын
A URSS cometeu os mais hediondos
@araujo21793 жыл бұрын
Além do Japão, tem muitos outras nações que também devem desculpas sinceras. EUA no caso do holocausto filipino, com até 1 milhão de mortos. Bélgica, pelo genocídio no Congo, com até 10 milhões de mortos. Além de casos mais modernos, como o da China, e as mais recentes acusações de tortura, estupro e prisão do povo Uyghur, minoria islâmica do oeste do país. Parece que o problema é o bom e velho ser humano. Sem querer justificar, claro.
@srsaito92623 жыл бұрын
Nenhum povo e santo, principalmente na guerra e raro não ver um pais cometer atrocidades, independente do lado, apesar das atrocidades alemas na 2 guerra, muitas mulheres alemãs foram estupradas por sovieticos no fim da guerra.
@danielaguiar45023 жыл бұрын
Tbm tem o famoso "genocídio armênio" causado pelos turcos
@srsaito92623 жыл бұрын
@@danielaguiar4502 O nerdologia já tem um video sobre isso.
@gaiofattos23 жыл бұрын
Genocídio Armênio e Grego na Turquia, esse ainda é bem recente e causa tensões entre esses três países.
@goronekorengo93693 жыл бұрын
O curioso e' que a China critica o Japão por crimes de mais de 50 anos atrás, mas continuam cometendo crimes contra povos que são minoria no pais em pleno 2021. Parece que precisam se passar 50 anos para o mundo reconhecer e criticar os crimes cometidos atualmente pela China...Pura hipocrisia.
@danieldealmeida26993 жыл бұрын
"Vidas ao Vento", é um anime de longa metragem onde conta a história do criador do caça 0, e lá fala sobre o terremoto, muitas outras coisas. Vale a pena assistir
@ericbowen__3 жыл бұрын
Nerdologia é tipo KZbin Premium, acompanho desde 2014 e só vem melhorando
@tariqbs46803 жыл бұрын
@@thiagomartini4312 herói não tem como ser, visto que foi um conjunto de pessoas que deixaram seu conhecimento a dispor do público, assim, Átila seria apenas um dos atores desse hall de pessoas que auxiliaram na pandemia. Vale destacar que os atores não se restringe apenas aos famosos, como Dráuzio e o Átila, sendo os profissionais da saúde e pessoas que ficaram e ficam o máximo de tempo em casa outros atores importantes. E é claro que o presidente da República não faz parte desse escopo.
@dedaniu10 ай бұрын
The True Photos of Nanking kzbin.info/www/bejne/hJaXdpiDj5aAZtU
@pedrobelle56233 жыл бұрын
Alemanha: É eu fiz merda foi mal mas eu me arrependo Japão: Eu não fiz nada sai kkkkkkkk
@ocurtamemes14773 жыл бұрын
Sérvia: fizemos sim e com orgulho
@paulohenriquesantos65053 жыл бұрын
@@ocurtamemes1477 Sérvia? Em q contexto?
@ocurtamemes14773 жыл бұрын
@@paulohenriquesantos6505 kzbin.info/www/bejne/bIXamqJ_mJuUlZo fizeram uma música ironizando a ONU acusando eles de crimes de guerra, mas vários sérvios acham os crimes justificáveis e até justos, todo mundo nos Balcãs se odeiam, então isso não é surpresa
@paulohenriquesantos65053 жыл бұрын
@@ocurtamemes1477 minha dúvida na verdade era com quem q os Sérvios cometeram esse tipo de crime, mas pelo link q vc mandou eu já descobri.
@lucasdolivramento3 жыл бұрын
@Kirk Wolfe Imperialismo é muito relativo. Ela relaciona a países capitalistas. Mas é fácil entender que os comportamentos de todas as grandes potências até hoje não são tão diferentes. Toda potência de sua época vai defender seus interesses e tentar manter ou ampliar sua influência sobre o mundo. Seja ela os USA, URSS, China, Rússia atual. Todos tiveram e tentam ter grandes orçamentos militares e tentam influenciar países menores. Então percebemos que "Imperialismo é mais usado pra críticar os Yankees, mas toda grande potência age próximo disso. Mesmo tendo outras ideologias.
@luisfernandodemello90753 жыл бұрын
Nerdologia: Sugestão de temas: Frederico, o Grande, e, também, um episódio independente sobre a Guerra dos Sete anos. Desde já, agradeço pela atenção.
@emersonviana72163 жыл бұрын
Boa
@eumsm32293 жыл бұрын
Up
@sr.anderson60023 жыл бұрын
sugestãp pra um nerdologia: a guerra dos emus!!! kkkkkkk essa seria top demais!!! pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_aos_Emus
@kenyadasilva53053 жыл бұрын
O mangá "Gen Pés Descalços" não tem como tema principal isto, mas faz algumas referências aos atos do Japão no sudeste asiático (inclusive um dos personagens "cortados" na adaptação para filme do mangá foi um homem coreano) Li uma vez que em frente a embaixada (ou consulado, não me lembro bem) do Japão na Coréia do Sul, há um monumento as mulheres de conforto coreanas
@Curvatorta3 жыл бұрын
Os coreanos não querem saber de desculpas que já foram dadas oficialmente inúmeras vezes e querem indenizações. O Japão alega que o Tratado de São Francisco do qual foi condenado a pagar diversos paises, inclusive a Coreia do Sul, deveria ter servido para indenizar as vítimas. Mesmo assim, ambos os paises anunciaram acordo para indenizar escravas sexuais da II Guerra no valor de 1 bilhão de ienes (mais de 32 milhões de reais) para um fundo de compensação às vítimas sobreviventes e familiares. Esse acordo foi feito em 2015. De la pra cá, eu não sei o que houve. O que era certo é que o Ditador Park Chung-hee era um cara extremamente corrupto e quem governava a Coreia em 2015 era filha dele que igualmente é corrupta, inclusive está presa.
@有希長門-n5c3 жыл бұрын
@@Curvatorta Não houve desculpas oficiais, não houve por parte da família imperial, tampouco ajuda o fato de diversos primeiros-ministros, inclusive Shinzo Abe (que saiu recentemente) visitar Yasukuni-Jinja, templo citado no vídeo por possuir criminosos de guerra enterrados. Na cultura asiática respeito é essencial. É questão de honra. A China mesmo (tanto socialista quanto a nacionalista, o governo do General Jiang em Taiwan) negou reparações, achava coisa de povo inferior e mendigo, e isso num período onde o país era de fato miserável e havia fome. Ninguém na Ásia quer viver de dinheiro de reparação tipo Israel com a Alemanha. É ter honra, assumir que fez e pedir desculpas. O Tenno foi absolvido pelos Aliados, mas o medo da família imperial é de retaliações da extrema direita japonesa. Custaria fazer isso, e melhorar as relações entre Japão e o resto da Ásia? ter a proteção do Tio Sam não vai durar pra sempre, e a China certamente será superior (inclusive em termo militar) que os EUA daqui algumas décadas. Como ficaria viver sob uma hegemonia profundamente descontente com o seu país? Uma coisa é Tuvalu ou Mônaco descontente, a outra é a China. existem consequências vindas disso. E no caso coreano é a mesma coisa, eles querem desculpas. Sim, existe uma conversa sobre indenizar vítimas diretamente afetadas mas o central é isso também.
@Curvatorta3 жыл бұрын
@@有希長門-n5c Como não houve desculpas oficiais? Vários ministros já mandaram pedidos de desculpas mas a Coreia do Sul sempre alega que as desculpas não foram sinceras. Até o ex ministro Hatoyama foi pra lá e ficou prostrado com as mãos extendidas diante de um tumulo de uma suposta vítima dos japoneses numa cena ridicularizada tanto pelos coreanos quanto pelos japoneses. Pelo que me lembro na década de 70, Mao Tse Tung disse ao antão Ministro Kakuei Tanaka, que não precisava pedir desculpas e nem queria indenizações. As relações entre os dois países eram nitidamente melhores naquela época do que hoje talvez em parte graças ao então 1º ministro chinês, Chou En-lai.
@another_3612 жыл бұрын
@@Curvatorta achei interessante essa última informação. Tem algum lugar que fala isso?
@Victor-iu5jj3 жыл бұрын
Esse tipo de vídeo é importante para mostrar as pessoas que o japão, assim como a maioria das nações tem diversos problemas. muitos desses problemas, na visão do japão, não são considerados problemas.
@gabrielasoaresspadoni56173 жыл бұрын
Ss inclusive essa obsessão doentia que eles têm em questão da "honra" e de sempre tentarem manter uma boa imagem a cima de tudo, algo que pra nós é extremamente bizarro pq isso só deixa a população cada vez mais doente
@Joao-fk4ll3 жыл бұрын
Muita coisa do passado do Japão corresponde em muita coisa da política deles de hoje, tipo eles ainda são bastante supremacista com imigrantes da China e das coreias, tanto que muitas mulheres coreanas são vítimas de trafico humano, e a Coreia do Norte nem se fala eles tem um ódio inimaginável do Japão, só piora pelo fato do Japão nunca ter assumido e se arrependido dos crimes que eles cometeram
@renatam.r.67623 жыл бұрын
E não podemos esquecer da máfia japonesa, que é vista com bons olhos pelas falhas do governo japonês e surgiu pela segregação.
@caiobicalhosl3 жыл бұрын
É interessante ver como a 'verdade' para alguns não é a mesma que para outros. O Japão é visto na América do Sul principalmente como um baita país, ileso de críticas e crimes em sua história, terra de boa gente. Claro que se analisarmos esse passado não podemos julgar o seu presente, mas os países da Ásia já tem uma visão COMPLETAMENTE diferente desse Japão bonzinho que foi vendido ao ocidente historicamente.
@gabrielasoaresspadoni56173 жыл бұрын
@@caiobicalhosl pros países asiáticos o Japão seria algo no mesmo patamar dos EUA na visão latinoamericana
@canalracionalizando97563 жыл бұрын
Por favor, se possível, façam um Nerdologia dedicado a vida e obra do ator e cineasta Clint Eastwood, que aos 91 anos irá atuar e dirigir seu, provavelmente, último filme: "Cry Macho." Vida longa e próspera ao Nerdologia !
@Arnoudbr3 жыл бұрын
Ele fala isso de "ultimo" faz uns 10 anos! Espero ainda ver alguns inéditos do cara.
@Nai-qk4vp3 жыл бұрын
@@Arnoudbr Enquanto ele continuar vivo a gente c9ntinua esperando mais filmes.
@joaofernandesoliveira5113 жыл бұрын
Grande ator
@Arnoudbr3 жыл бұрын
@@joaofernandesoliveira511 Diretor ainda melhor!
@misraelalves49843 жыл бұрын
Já poderiam juntar os temas e fazer logo um "história do velho oeste no cinema".
@pedrobb73 жыл бұрын
Sul coreanos me disseram que a bandeira do sol nascente carrega (para eles, principalmente) o mesmo significado da suastica e que uso deveria ser banido como fez as Olimpiadas.
@Curvatorta3 жыл бұрын
Coreanos tem serios problemas. Eles veem a bandeia marinha imperial em tudo. Até aqueles brincos de Tanjiro não perdoaram. Se eu desenhar um siimples Sol raiando, eles enxergam como ofensa.
@pedrobb73 жыл бұрын
@@Curvatorta não sabia da repercussão, mas ao assistir o anime desconfiava que teria.. tem também no fundo da fase do Honda do Street Fighter, vale lembrar que o simbolo da suastica era um simbolo antigo que voltou a ser usado com outra conotação durante o nazismo.
@Curvatorta3 жыл бұрын
@@pedrobb7 Ouvi falar que a suástica tambem deu repercussões no anime Tokyo Ravengers. Ocorre que é uma suástica invertida conhecida como manji que serve para identificar a localização de templos budistas e que não tem nada a ver com Nazismo mas foi o suficiente para aborrecer muitos ignorantes do Ocidente mas também tenho impressão de que o autor fez aquilo de propósito.
@eduardoanimebr68893 жыл бұрын
@@pedrobb7 o nazismo manchou a imagem da suástica que antes era só um símbolo de religiões
@mistervmaster14793 жыл бұрын
Esse vídeo e um tapa na cara para os que acham que o Japão sempre foi tranquilo e nunca se envolveu ou causou guerras.
@lucasgoncalves5683 жыл бұрын
Quem conhece o mínimo de história do Japão, nem que seja por Wikipédia ou jogos de videogame, sabe que eles sempre se envolveram em guerras, especialmente guerras internas entre clãs de samurais. Esse pacifismo japonês é algo recente e resultado da surra que eles tomaram na Segunda Guerra.
@mistervmaster14793 жыл бұрын
@@lucasgoncalves568 Exatamente.
@AliceSantos-vz4zw3 жыл бұрын
Exatamente isso
@DéboraSheronMacaringue7 ай бұрын
@@lucasgoncalves568 se nao fosse aquelas bombas eles estariam fazendo atrocidade por ai ate hj
@Hiczz5 ай бұрын
@@DéboraSheronMacaringueAlguém precisava baixar o ego deles, quem vê o Japão hoje como um país pacífico e pessoas educadas, não têm a noção do passado obscuro deles.
@canalracionalizando97563 жыл бұрын
Sugestão de possíveis temas ao Nerdologia: 1) Nerdologia Era Vargas; 2) Nerdologia Juscelino Kubitschek e os 50 anos em 5; 3) Nerdologia a batalha de Iow Jimma; 4) Nerdologia Velho Oeste; 5) Nerdologia Solanos Lopes.
@handrewarriel82783 жыл бұрын
Querendo muito um nerdologia da Era Vargas
@joaodarc36883 жыл бұрын
Uma dúvida sincera que sempre tive é por que chamamos a Era Vargas de "Era" e não de ditadura. O cara deu golpe, não fez mais eleições. Tecnicamente falando o que diferencia isso de uma ditadura? Alguém sabe?
@tariqbs46803 жыл бұрын
@@joaodarc3688 é beeeem complexo, tanto que inventam mentiras pra difamar Vargas, como a que ele desfez a FEB por medo, sendo que a FEB foi desfeita pelo Ministro da Guerra e contava com pessoas do povo que adoravam Vargas.
@tariqbs46803 жыл бұрын
Tem que fazer uma trilogia de Vargas, para abordar as 3 fases dele.
@joaodarc36883 жыл бұрын
@@tariqbs4680 sim, acho que história tem muito disso né? Sempre tem grupos que tentam emplacar narrativas, e a verdade absoluta de fato é quase impossível filtrar. Minha dúvida maior é pq, na minha concepção (de quase leigo até), ou é uma democracia e as pessoas votam no seu líder livremente, ou é uma ditadura com alguém que impõe o seu governo sem eleições diretas. Até onde sei, na Era Vargas o Getúlio governou um bom tempo sem eleições. Queria saber se tem alguma explicação técnica mesmo para não usar o termo "ditadura Vargas".
@Segundo_nome3 жыл бұрын
Japão: NÃO VAMOS DEIXAR O OCIDENTE CORROMPER A NOSSA CULTURA Olimpíadas: Ala o Mário kjkkk
@gabrielduarte51703 жыл бұрын
O criador do mario e japonês
@BILLNinjaStar3 жыл бұрын
O mario é italiano e a Itália fazia parte da aliança Alemanha Itália e império do Japão..
@mariovalney3 жыл бұрын
Oi
@Segundo_nome3 жыл бұрын
@@mariovalney opa
@carlosolivera48643 жыл бұрын
Japão fez a olimpiada para seu projeto keynisianista e foi o maior fracasso kkkkkkkkkk
@antagonistassaomelhores9743 жыл бұрын
Sobre Aot, na época que saiu o final, os fóruns coreanos estavam fervendo com discussões dizendo que vangloriaram os crimes de guerra do Eren. Eu tenho quase certeza que vão acabar mudando ele no anime
@timba38963 жыл бұрын
Vale lembrar também a o fato de Boku no Hero ter sido banido na China porque o verdadeiro nome do personagem Dr. Ujiko é Maruta Shiga. E isso gerou polêmica porque a palavra “maruta” era a forma que os militares japoneses da Segunda Guerra Mundial se referiam às pessoas que eram usadas em experimentos médicos cruéis e a maioria dessas cobaias humanas era de origem chinesa e coreana.
@mendesadvocaciaprevidenciaria3 жыл бұрын
Eu não fazia ideia desse passado da história do Japão! Obviamente, saber dessas coisas não deve nos induzir a ter um posicionamento preconceituoso contra o Japão, nem tampouco contra a população japonesa. Mas desses relatos conseguimos ter uma ideia de quantas vezes questões sensíveis são deixadas de lado ou é passado um pano por mero interesse político. Há muito a se refletir aqui.
@100referencia3 жыл бұрын
É doido que mesmo a gente estudando que eles eram aliados da Alemanha Nazista a gente esquece que a Itália e o Japão eram tão terríveis quanto a Alemanha, a gente cai no mesmo problema de criar um grande vilão (hitler) e esquece de olhar o todo… como o facismo tb faz…
@Apaloozagg3 жыл бұрын
Pra nós do ocidente não é nada além de um relato, mas pra chineses é coreanos isso ainda vai ter troco
@tariqbs46803 жыл бұрын
Eu passo pano pra população do Japão por eles não saberem disso kkkkk. Meu maior medo ao descobrir esse assunto foi que o Japão conseguiu o que muitos querem: apagar seus crimes.
@tariqbs46803 жыл бұрын
@@100referencia os italianos ao menos tiveram resistência própria e a própria população bateu no Mussolini, diferente da terra do sol nascente...
@luishenriquemarianlena97863 жыл бұрын
@@tariqbs4680Cara a maioria dos italianos ainda eram favoráveis ao fascismo, todo mundo conhece o fato do Mussolini ter sido linchado, mas quase ninguém fora da Itália sabe que depois disso ele foi enterrado em um mausoléu e está lá até hoje.
@xxdigoc3 жыл бұрын
A diferença entre um heroi de guerra e um criminoso de guerra e que o heroi lutou do lado que venceu.
@cruvimaster3 жыл бұрын
Cirúrgico.
@nicolasferreira11463 жыл бұрын
O eixo cometeu muito mais atrocidades que os aliados
@xxdigoc3 жыл бұрын
@@nicolasferreira1146 e se o eixo tivesse vencido hoje vc estaria dizendo exatamente o contrario.
@nicolasferreira11463 жыл бұрын
@@xxdigoc ninguém fez tantos crimes como os nazistas e os próprios japoneses
@xxdigoc3 жыл бұрын
@@nicolasferreira1146 essa nao e a guerra que os sovieticos assassinavao em massa seus proprios soldados acho que eu to errado deve ser outra guerra
@MatheusMQ3 жыл бұрын
6:10 esse tema de uso de armas biológicas é apontado no filme "Campo 731" ou "Man behind the Sun" que mostra, de maneira brutal, os testes feitos em chineses das armas e métodos de tortura japonesas.
@katharynemartins5652 жыл бұрын
O Man Behind the sun eu nunca ouvi falar,mas o da unidade 731 é bem pesado
@ulrichhelmuth29173 жыл бұрын
Quando a radicalizacão do Nacionalismo do Japão, teve mais a ver com o assassinato do primeiro Ministro Inukai Tsuyoshi, que teve grande apoio popular. O Japão foi um dos países menos afetados durante a crise de 29.
@juangabrielmg24673 жыл бұрын
Incidente do dia 15 de abril de 1933? Se mal me engano. Que instigou o incidente do dia 26 de fevereiro de 1936.
@alexvalverde88193 жыл бұрын
menos afetado da crise de 29? kkkkkkkkkkkkk ta doido.
@ulrichhelmuth29173 жыл бұрын
@@alexvalverde8819 Sim, o Japão foi um dos países menos afetados durante a Crise de 29, embora eles também tenham sido afetados, não foi tão grave quanto Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e Canadá. O Japão se estabilizou em 1931, já em 1932 estava recuperado, antes da maioria dos países Europeus. O motivo pela radicalização do Nacionalismo Japonês, tem a ver com incidente de 15 de abril. E o assassinato do primeiro Ministro japonês.
@Driver_46022 жыл бұрын
@@ulrichhelmuth2917 mentira cara puríssima mentira onde que eles foram menos afetados ? eles precisaram da Manchúria pra recuperar a economia
@natanchaves2367 Жыл бұрын
@@ulrichhelmuth2917 isso nem faz sentido kkkkkk
@rodrigogamam3 жыл бұрын
Esse o primeiro registro que aprecio sobre o imperialismo japonês pré segunda guerra aqui. Desde sempre se fala muito sobre a Itália e a Alemanha e quase nada sobre o Japão. Muito bom!
@nicolaslino91183 жыл бұрын
Dizem que "avatar: a lenda de aang" é uma alusão ao imperialismo japonês, onde a nação do fogo seria o Japão
@alexvalverde88193 жыл бұрын
faz sentido,pelo fato da nação do fogo ser bem eugenista
@katharynemartins5652 жыл бұрын
Pra mim é uma mistura de Japão com a Mongolia. A Mongolia costumava ser da mesma forma na idade média,apesar de poucos lembrarem.
@renanmaia66163 жыл бұрын
Felipe sempre fala muito bem sobre a história do Japão, esse é um tema que sempre quis ver por aqui
@lucasgoncalves5683 жыл бұрын
Sugestão: Período dos Três Reinos da China
@lucasgoncalves5683 жыл бұрын
@Su Li Hang eu fiquei fascinado nesse tema de uns dois anos pra cá, mas é difícil encontrar vídeos falando sobre ele no KZbin. Não só isso, mas eu morro de vontade de ler o Romance dos Três Reinos, mas infelizmente não tem em português.
@renanalvim61603 жыл бұрын
@Su Li Hang As vzs um nerdologia sobre é uma forma de despertar interesse! Ia ser bem bacana
@lucasgoncalves5683 жыл бұрын
@Su Li Hang você é chinês ou descendente?
@alexvalverde88193 жыл бұрын
@Su Li Hang nada de dificil,pois essa obra tem referencia em vários jogos e afins
@有希長門-n5c3 жыл бұрын
@Su Li Hang Um fã de Cao Wei曹魏, e não Shu Han蜀汉?? isso é algo que me surpreende, quase toda mídia (inclusive o clássico se pensarmos bem) é puxadinha pra Shu, né? Grande Cao Cao, um gênio, numa era de gênios. Tenho estátua e quadro de Guan Yu aqui em casa. Até quis uma tatuagem mas não quero passar por tríade se for pra lá.
@maludbem3 жыл бұрын
Por favor faz um vídeo completo sobre as mulheres de conforto, nunca vi nenhum aqui no KZbin, amo o seu canal e adoraria ouvir vc falar sobre elas, é importante.
eu ja vi, varios e sinceramente, nao recomendo, nao consigo nem dormir direito por cada historia horrepilante que ouvi,, os japoneses eram muito desumanos com essas mulheres
@leopereshz3 жыл бұрын
É interessante como a imagem atual japonesa é de um povo extremamente educado e tal, o que contrasta a ideologia que eles viviam há meio século. Sugiro um episódio sobre qual foi esse ponto de virada na civilização japonesa.
@kazuki3212 жыл бұрын
E os Japoneses hoje em dia pagam um pau pros Eua
@walderyfranca2272Ай бұрын
Recentemente terminei de ler A guerra da papoula, que é um livro escrito por uma autora chinesa. Em dado momento do livro, um massacre é apresentado e é praticamente impossível não associa-lo as atrocidades do Japão ao longo das suas empreitadas militares. Simplesmente chocante.
@rcdt66533 жыл бұрын
Esse Nerdologia me abalou, nao vou mentir.
@mangiatoredijagaimo2 жыл бұрын
Canal xenofóbico e anti-japonês! "crimes de guerra", fale de todos os crimes de guerra de outros países também, só tem esse video no canal sobre "crimes de guerra"! Fale dos crimes de guerra dos Eua(principalmente), do Reino Unido(principalmente), da Russia, da Coreia, da China, dos aliados em geral! Cadê o canal falando sobre o bombardeio de tokyo, bombardeio de dresden, acordo haavara, relatório leuchter, etc etc???!!!
@lordmarverick3 жыл бұрын
O Filme "Invencível", de Angelina Jolie mostra um pouco desses crimes. Ele e baseado em fatos reais. Conta a História do Atleta Louis Zamperini e de Mutsuhiro Watanabe e se passa durante o teatro de guerra do pacífico.
@pauloa.28803 жыл бұрын
O Japão foi na Ásia o que Alemanha foi na Europa durante a guerra!
@Vitor567253 жыл бұрын
Não é atoa que tavam no msm time
@yuriguedesneiva3 жыл бұрын
O japao foi pior
@joselucas93983 жыл бұрын
Japão foi até pior viu... Ao ponto em que generais alemães que visitaram o Japão durante a guerra ficaram aterrorizados, lol
@madarasantista95863 жыл бұрын
O Japão fez a Alemanha parecer Amadora
@nadson31683 жыл бұрын
Japão foi BEM pior que os alemães. A doutrina deles era extremamente violenta. "Samurais de farda" como os americanos chamavam.
@yuuyagami3 жыл бұрын
Nerdologia absurdo! Eu soube um pouco mais dessa história do japão através de um álbum de uma banda tailandesa chamada Chthonic, o álbum em questão é o Takasago Army, a proposta do álbum é mostrar a versão dos tailandeses sobre a segunda guerra e como eles foram recrutados pelo Japão e as suas consequências
@randomllyy710 ай бұрын
Ouvindo agora esse albúm influenciada pelo seu comentário.
@jonathancarvalho94683 жыл бұрын
A lenda de aang tbm é uma alegoria sobre a guerra sino japonesa e esses outros conflitos asiáticos, não?
@renatam.r.67623 жыл бұрын
Sim, tem bastante disso, embora não pareça ser algo super fundamentado no worldbuilding.
@manogold68203 жыл бұрын
Tem algumas referencias
@有希長門-n5c3 жыл бұрын
É mais uma referencia a unificação da China sob o estado Legalista de Qin ShiHuang. por isso todos lá possuem influencia chinesa nas artes marciais, roupas e toda estética etc.
@MiguelScapin3 жыл бұрын
Império do Sol - J. G. Ballard me ajudou a aprender sobre esse tema pouco discutido nas aulas de história.
@caiobicalhosl3 жыл бұрын
Cara, por conta do seu comentário descobri esse livro e estou comprando nesse exato momento pelo Amazon kkk
@tiagor.3693 жыл бұрын
Eu só conheço o filme dirigido pelo Spielberg, não sabia que era baseado em um livro.
@MiguelScapin3 жыл бұрын
@@caiobicalhosl fico feliz por ter despertado a curiosidade sobre esta obra com apenas um comentário, a literatura agradece :) .
@MiguelScapin3 жыл бұрын
@@tiagor.369 quando era criança olhava o poster desse filme na casa do meu padrinho e achava incrível a fotografia. O livro e o filme são incríveis.
@anavonborowsky38113 жыл бұрын
Ouçam o episódio "guerra do pacífico", do História FM que trata sobre o Japão na segunda guerra. É muito interessante e cheio de detalhes que eu nunca tinha ouvido falar! Super recomendo pra quem se interessou pelo tema.
@Evandr0Truta3 жыл бұрын
Poderia fazer um sobre os crimes de guerra da União Soviética também!
@thiagodnz3 жыл бұрын
Vídeo excelente. Falando em genocídio, vocês poderiam fazer vídeos sobre os genocídios desconhecidos. Alguns que foram quase apagados da história, por força de propaganda e alienação nacionalista. Poderia começar pelo Genocídio Filipino, quando o Theodore Roosevelt enviou tropas para as Filipinas com ordens pra matar qualquer homem adulto não branco que encontrassem. Foram cerca de 1 milhão de mortos. Tudo pra combater uma pequena guerrilha que queria que as Filipinas fossem independentes dos EUA.
@renatam.r.67623 жыл бұрын
Os próprios crimes do Japão lembrados são contra a Coréia e a China, mas há outros. E como não lembrar do motivo pelo qual Churchill não é bem visto na Índia?
@Curvatorta3 жыл бұрын
@@renatam.r.6762 Deveria falar também dos crimes dos comunistas chineses contra o próprio povo. Totalmente apagados ou reescritos pela midia estatal. Não é a toa que eles exercem censura brutal nos meios de comunicação. O massaccre na Praça da Ppaz Celestial em 1989 só ficou na memória de quem viu mas tem medo de contar. Foi totalmente apagado da história local. Praticamente nenhum chinês sabe do que se trata.
@renatam.r.67623 жыл бұрын
@@Curvatorta É claro, porém não teremos informações tão claras sobre esse tipo de crime. Não sabemos o que aconteceu com o homem na frente do tanque da famosa foto, por exemplo. Não há informações acuradas e por isso mesmo pode até ser um pouco perigoso falar sobre algo assim, ainda que tenhamos certeza de certos fatos e possamos, por exemplo, falar sobre estimativas. O que mais me interessa na China, porém, é a questão uigur, até por pensar que a província deles é a menos chinesa de todas, pois nem fala língua sino-tibetana e há questões com grupos extremistas islâmicos. Bem, mas é claro que há outros genocídios. - Genocídio Waitaká, ocorrido na costa brasileira. - Holodomor. - Genocídios ocorridos na região Balcã. - Outros genocídios contra povos indígenas na América. - Genocídios cometidos pelos romanos. - Genocídio contra os protestantes franceses. - Genocídio assírio e grego. E tem tantos outros fatos também para explicar, como a Guerra do Paraguai, Ghengis Khan mandando acabar com cidades que o rejeitaram. A lista é bem vasta. Aliás, a Primeira e a Segunda Guerras são muito ligadas ao eugenismo e há desconfianças de que a Áustria-Hungria teria começado tudo para ter um motivo para matar sérvios. De qualquer modo, todo mundo sabe o que a China faz, mas os casos do Churchill e do Roosevelt são importantes por serem ambos vistos como heróis por direita e esquerda hoje.
@renatam.r.67623 жыл бұрын
@@Curvatorta A questão uigur e sua ligação quebrada com o Taliban deve ser abordada, porque dizem que agora a aliada é a China.
@Gabriel-il8dj3 жыл бұрын
Poderia falar do genocídio de Mao Zedong, que matou mais de 70 milhões de pessoas na China no século XX, ou do genocídio do Camboja, conhecido como Khamer Vermelho.
@vnfake13833 жыл бұрын
Para que tiver um tempinho, recomendo muitíssimo o podcast Geopizza, eles tem um episódio incrível sobre os crimes de guerra do Japão.
@lucasfelipe31023 жыл бұрын
o filme que mais gosto dos japoneses pra falarem do periodo da segunda guerra é tumulo dos vagalumes. Os autores do geração das cinzas, e o autor do romance e o do filme, nesse caso, mostram como por um lado existiu a incotentação com o imperio, como tambem aos ataques que sofriam durante a guerra( levando em consideração tambem Hiroshima e Nagazaki). Exelente trabalho do Felipe, ainda mais deixando nitido o recorte no final, nesses dias que as pessoas fogem do pensamento complexo. Além da politicca do esquecimento, os franceses querem esquecer a grande quantidade de franceses favoraveis a ocupação nazista e ao campo de concentração que mantiveram catalães presos, que estavam fungindo do franquismo, por exemplo.
@marcusviniciuswenzel94453 жыл бұрын
Ótimo. E vcs poderiam falar sobre como se define um genocídio?
@twoc.c14683 жыл бұрын
Em geral é qualquer assassinato em massa de um povo causado deliberadamente por uma política de estado, normalmente com questões raciais envolvidas
@brownbread8483 жыл бұрын
"Só é genocídio se perder a guerra"
@katharynemartins5652 жыл бұрын
@@brownbread848 .
@brownbread8482 жыл бұрын
🤔
@julhocamargo12483 жыл бұрын
Basicamente todos os países que entraram ou entram em guerras, acabam por cometer crimes de guerra, alguns até tentam esconder como o Japão e os EUA, porem mais cedo ou mais tarde esse crimes costumam vir a público. As leis e regras de uma guerra pouco se segue, é como uma luta por sobrevivência onde quem está perdendo usará todos e quaisquer meios para obter a vitória.
@sigma71803 жыл бұрын
Não entendo como tem gente que acha que no passado o mundo era maravilhoso e todo mundo santinho. O povo vivia de guerra, violência, discriminação, torturas e maldades.
@gabrielsoaresdarosa9383 жыл бұрын
Só a dona cleusa da igreja que acredita nisso, sem querer generalizar
@Religiãoseculo213 жыл бұрын
Obrigado youtube por me mostrar aquilo que desejei. Obrigado pelo conteúdo criado. Gratidão. Se eu fosse pesquisar em outro momento da história passaria semanas e o youtube não conseguiria ter a precisão de um criador. De todo o meu coração. Muito Obrigado.
@luciocarvalho5975 Жыл бұрын
Muito legal. Sugiro que façam um vídeo sobre os crimes de guerra na instalação da URSS, CHINA e CUBA também!!
@guilhermemoura63423 жыл бұрын
#Nerdologia Barão de Mauá, o homem mais rico da história do Brasil. Fale mais sobre o Brasil.
@tariqbs46803 жыл бұрын
Ele até que fala bastante, mas também quero que fale desse Barão.
@ThiagoMoraesLeal3 жыл бұрын
Tem o caso do doutor e braço direito do vilão de My Hero Academia, Kyudai Garaki (originalmente Shiga Maruta). Criou-se um desconforto na Ásia por conta do termo "maruta" que, por coincidência ou não, se refere às cobaias humanas do Exército Imperial Japonês na Segunda Guerra Mundial. Válido ressaltar que o personagem de Kyudai Garaki é responsável por inúmeras experiências envolvendo humanos no mangá.
@有希長門-n5c3 жыл бұрын
Maruta significa tronco. E a instalação da Unidade 731 era disfarçada (dentre várias coisas) como industria de processar madeira. daí o apelido das cobaias ser este.
@katharynemartins5652 жыл бұрын
Na minha opinião,o autor de my hero,o Horikoshi,sabia sim do significado do nome,ele só não esperava que fosse dar ruim pro lado dele. Levou um fecho da Shueisha e aquietou o facho.
@rodrigoribeiromoitinho6033 жыл бұрын
Já pode pedir outra coisa relacionada? Ou tá cedo? Queria um episódio sobre símbolos e coisas pop do Japão, que são questionadas pela Coreia e China. Tipo, os brincos do Tanjiro em Kimetsu no Aiba, teve um mangá parece que foi banido pq era bastante preconceituoso com Coreanos parece ou era chineses... Tem umas coisas assim. Queria entender mais. O episódio foi maravilhoso.
@ismaeljunior86243 жыл бұрын
Eu lembro dessa história, era chineses, o protagonista era veterano de guerra japonês e dizia claramente que gostava de matar eles, e considerando que o mercado de animes ta cada dia mais dependente da china, o japão tratou logo de apagar o fogo, sem pedir desculpas, claro.
@Curvatorta3 жыл бұрын
Não precisa ser nem brincos do Tanjiro. Se mostrar um desenho do Sol raiando, eles já metem bronca. Completamente bitolados. Lá também fazem provocações. Ainda lembro que um integrante de um grupo de KPop botou uma camiseta com desenho de explosão nuclear que lembrava a explosão da Bomba de Hiroxima. O grupo havia sido convidado a se apresentar no Festival de Koohaku Utagassen mas foi desconvidado após críticas dentro do JP.
@marcodarklennon3 жыл бұрын
Teve uma polêmica também em Boku no Hero Academia com o cientista que recebeu o nome de Maruta resultando no banimento do mangá na China.
@ErickHenrique-tb2dm Жыл бұрын
cara eu nunca tinha pensado na importância de Shingeki sobre a indústria de animes e conscientizar os japoneses ótimo vídeo
@fabiomedeiros16943 жыл бұрын
Eu recomendo o filme "Flores do Oriente" o filme mais caro da história do cinema Chinês.
@ffquadrado3 жыл бұрын
Ótimo vídeo, vou passar pros alunos. Ajuda muito a aula os vídeos, principalmente sobre temas pouco abordados nos livros e apostilas. Falta muita coisa sobre História da Índia, China, Filipinas, Ásia em geral. Currículo muito eurocêntrico, ainda mais depois da reforma da médio.
@zakazany19453 жыл бұрын
Esse vídeo é bem raso e não carrega o tom que deveria ter. Mesmo como recorte é muito falho.
@zakazany19453 жыл бұрын
Inclusive tem bem cara de vídeo feito na má vontade.
@AlexandreScortecci3 жыл бұрын
Olá, adoraria um nerdologia de história sobre Zélio Fernandino e o nascimento da umbanda.
@lololol907173 жыл бұрын
Pra quem se interessar existe um manhwa sobre as " mulheres de conforto" onde é relatado muita coisa que aconteceu em alguns campos de concentração japonês o nome é Grama.
@danielsampar75163 жыл бұрын
Por favor, criem episódios com o conteúdo completo, pode ser de 1hr ou mais eu não ligo, mas 10min é pouco tempo 😭
@brunomoura3963 жыл бұрын
Oi Felipe, pode ajudar citar que esse posicionamento do autor de Attack on Titan faz alusão - indiretamente - ao entendimento da Função Autor de Foucault, em que o leitor deve ler um texto a partir do texto e não buscando compreender o que levou o autor a escrever aquilo.
@---ce7gq2 жыл бұрын
Isso não faz qualquer sentido, todo artista coloca a si mesmo em suas obras, e não faz sentido se blindar disso.
@fernandocillo89053 жыл бұрын
A série The Man in the High Castle (Amazon prime video) mostra bem as políticas do Japão imperial nas suas colônias (nos EUA, na série, que é de ficção) e como a ideologia era alinhada com a dos alemães, até certo ponto.
@Curvatorta3 жыл бұрын
Ouvi falar que que a marinha japonesa foi baseada na marinha britânica.
@canalracionalizando97563 жыл бұрын
Por favor, façam um Nerdologia dedicado a história do filme "O Homem da Máscara de Ferro", lançado em 1998, com a temática do governo do Rei Francês Luís V.
@marcosalexandre97833 жыл бұрын
Essa historia é tirada do último livro da trilogia dos Mosqueteiros: O Visconde de Bragelonne, então é inteiramente ficcional.
@renatam.r.67623 жыл бұрын
@@marcosalexandre9783 Voltaire disse wie encontrou com ele, dizem. Aparentemente na Bastilha.
@marcosalexandre97833 жыл бұрын
@@renatam.r.6762 esse artigo mostra que Voltaire provavelmente estava mentindo: crimereads.com/voltaire-man-in-the-iron-mask/
@renatam.r.67623 жыл бұрын
@@marcosalexandre9783 Não duvido, mas é só uma anedota mesmo. Aliás, eu acho que certos "fatos históricos" foram manipulados por escritores. Legal essa informação, no entanto.
@lecaso293 жыл бұрын
Seria muito legal se vocês conseguissem fazer alguns nerdologias mais longos, principalmente os de história, quem sabe um episódio especial de 30 min a cada um mês ou dois.
@forrest17773 жыл бұрын
Tem um livro muito bom chamado "Evil Men" que tem uma grande parte baseada em entrevistas feitas por soldados que participaram na segunda guerra sino-japonêsa. Não está no material de referência mas acho que vale a pena uma lida.
@Oplessao3 жыл бұрын
Os alemães ficavam impressionados com a crueldade japonesa. Só isso é suficiente pra entender a desumanidade do Japao nessa época.
@pedroarthur9193 жыл бұрын
Não foi todo os generais alemães que foram simpatizantes com o nazismo, deve ser por isso que eles ficaram impressionados com a crueldade dos japoneses
@Oplessao3 жыл бұрын
@@pedroarthur919 creio que muitos generais estavam tão imersos nos combates que mal sabiam que o holocausto estava rolando
@flavioferreira49783 жыл бұрын
@@Oplessao verdade! Muitas vezes desconfio que nem membros da alta patente do exército alemão sabia direito o que acontecia nos campos de concentração. Muitas vezes chego a pensar que os alemães acreditavam que os judeus e outras minorias eram apenas exilados ou expulsos de suas casas e cidades e enviados para locais distantes nos países conquistados como a Polônia e a Tchecoslováquia. Mas convenhamos, que em muita o ocidente estava bem a frente em se tratando de direitos civis.
@Gabriel-hy8be3 жыл бұрын
@@Oplessao O alto comando das forças armadas alemã absolutamente sabia do holocausto, visto que, eles foram um dos seus principais participantes. Quando a Wehrmacht invade a URSS o alto-comando militar afirma a todo soldado que "esta guerra exige ação implacável e agressiva contra agitadores bolcheviques, atiradores, sabotadores e judeus, e eliminação incansável de qualquer resistência ativa ou passiva", isso foi basicamente uma carta branca do alto-comando para que os soldados exterminem todos os judeus que encontrassem. Além disso, um extremo anti-semitismo já era prevalente no alto-comando do exercito alemão, como também no próprio império, bem antes do próprio nazismo existir, com inclusive o próprio Kaiser da Alemanha dizendo que os judeus eram "parasitas na Alemanha que deveriam ser exterminados, preferencialmente com gás", e isso ironicamente antes da subida ao poder de Hitler e do acontecimento do holocausto. Inclusive, é nestes circulos militares e monarquistas que formavam a maior parte do alto-comando militar alemão que vai surgir o mito fundador, e base do anti-semitismo nazista, o mito da facada nas costas, que entre outras coisas, culpa a derrota do império durante na primeira guerra em uma sabotagem do país pelos judeus e socialistas. Isso acaba sendo uma das bases de perseguição e extermínio destes dois grupos durante o regime nazista, e o alto comando-alemão em grande parte acreditava nisto religiosamente, afinal, foram eles que criaram.
@Retr0D3ds3c3 жыл бұрын
Sugestões: Nerdologia Império Austro-Hungaro e Nerdologia Criminosos Crimes da Rua Alvoredo em Porto Alegre!
@renatam.r.67623 жыл бұрын
Ele poderia falar do filme Sarajevo, que fala da hipótese de armação austríaco no ataque de Sarajevo.
@thiagor55933 жыл бұрын
Depois queremos um vídeo sobre os crimes de guerra dos países asiáticos e os campos de concentração de japoneses dos eua.
@katharynemartins5652 жыл бұрын
Eles existiam no Brasil também.
@henrique_29343 жыл бұрын
Fala sobre o Grande Cisma de 1054 e as implicações históricas deste evento.
@manualvares53313 жыл бұрын
Queria um vídeo sobre o crash de 2008! Será que teremos? Fica a sugestão! Amo o canal ❤️
@Omarciio1003 жыл бұрын
"Vamos instaurar um governo autoritário e nacionalista para fugir da ameaça comunista." Onde foi que já ouvi isso antes?
@rodrigo17203 жыл бұрын
"Vamos mudar alguma coisa"
@Nai-qk4vp3 жыл бұрын
OU SEJE, TEM QUE ACABAR COM AMEAÇA COMUNISTA E DEFENDER A PATRIA , TALKEY?
@nemiaslopes41083 жыл бұрын
Kkkk pq tem tudo haver ne onde a corrupção de todos os poderes e políticos e a ajuda a regimes fascistas comunistas como Cuba e Venezuela entra nesta história???
@renatam.r.67623 жыл бұрын
@Anônimo Qualquer Quem não tem lado acaba caindo para a direita.
@BizorroGames3 жыл бұрын
@@renatam.r.6762 Depende do lado, para bolsominion cai pro comunismo quem discorda do jegue deles.
@capivaratecnologica3 жыл бұрын
Isso só prova que nao existe UM pais no mundo que seja 100% bonzinho, voce pode pensar que tal nação seja neutra ou pacifista HOJE, mas seu passado foi construido em cima de mortes e tragedias É natural do ser humano, o maior problema está em como cada nação lida com seus proprios crimes
@hunterandroid39753 жыл бұрын
Calma meu amigo otaku, não fique bravo por "seu" Japão ser sanguinário e cruel em vez de fofo.
@Curvatorta3 жыл бұрын
Japão de 80 anos atrás com a atual, nada a ver. Virou terra de suicidas a lambe botas de americanos. Dá uma pena....
@davipessoa78403 жыл бұрын
Pra quem gosta de podcast o leitura obrigahistoria lançou um EP sobre a guerra do pacífico e fala de algumas coisas desse nerdologia e aprofunda em outras.
@marty34103 жыл бұрын
Eu lembro que o Filipe disse num episódio do Xadrez Verbal que, hoje em dia, a gente tem a visão dos japoneses como um pessoal tranquilo, paz e amor com todo mundo, mas que até um tempinho atrás eles eram o exato oposto disso. Bom...um pessoal que teve um período na história de mais de 100 anos de guerra civil, então até que dá pra dizer que eles curtiam uma guerrinha.
@TiagoCardoso19873 жыл бұрын
Isso é expresso na música de Gilberto Gil/João Donato, também interpretada pro Zizi Possi, chamada "A Paz".
@Accelluter3 жыл бұрын
Quem tiver estomago forte, que veja o filme Campo 731 - Bactérias, A Maldade Humana. um filme que retrata bem o que acontecia na Unidade comandado por Shiro ishii
@zakazany19453 жыл бұрын
E também o filme Black Sun - The Nanking Massacre
@Curvatorta3 жыл бұрын
Filme feito pelo governo comunista chinês. Não tem um único japonês intrepretando os vilões...
@rodrigobarros18233 жыл бұрын
Vídeo muito bom. Já existe um sobre os crimes de guerra dos EUA? Seria um bom paralelo para falar não somente das famosas bombas atômicas, mas mais do que isso, dos enormes incêndios provocados por munição incendiária em quase todo o Japão. Abraços!
@jeanguimaraes55273 жыл бұрын
Me veio a mente o filme campo 731: bactérias, a maldade humana
@angeloneto72973 жыл бұрын
Esse filme é tenso, só de imaginar que infelizmente isso ocorreu de verdade me dá náusea
@jeanguimaraes55273 жыл бұрын
@@angeloneto7297 saber que foi verdade é algo triste, mas o filme em si acho tranquilo
@angeloneto72973 жыл бұрын
@@jeanguimaraes5527 eu sou bem sincero, não tenho estômago pra esse filme, principalmente a parte dos ratos e do gato que parece que eles maltrataram os bicho de verdade, tiro o chapéu pq eu não durmo bem se ver isso n kkk
@jeanguimaraes55273 жыл бұрын
@@angeloneto7297 compreendo. Eu não posso é com filme de espírito, o desconhecido me deixa tenso
@madarasantista95863 жыл бұрын
Eu vi esse também retrata toda a brutalidade feita NA QUELA base
@NereidaLinda3 жыл бұрын
Dentro do tópico de polêmica em anime, seria interessante ter mencionado também Boku No Hero, que teve um dos vilões - um "médico" que sequestrava e fazia experimentos em humanos - nomeado "Maruta", um termo que era usado no Japão pra se referir as vítimas da Unidade 731
@ursosentado3 жыл бұрын
Tenho uma história pessoal que mostra a hostilidade nacionalista dos japoneses. Visitei o tempo Yasukuni, pois adoro história militar. Minha ex-esposa, japonesa, estava a viagem toda nervosa, mas como estava essencialmente hipnotizado pelos aviões da segunda guerra e outras coisas incríveis que um nerd de história ama, não notei. No final do passeio, ela me perguntou se estava bem, e se eu não tinha notado a hostilidade. Segundo ela, vários visitantes do museu (principalmente idosos), me encaravam com raiva. Na cultura japonesa, encarar desconhecidos é entendido como desrespeitoso, mas como sou HUEBRBR, nem notava. É absurdo. O templo é lindo, e por mais polêmico seja exibir criminosos de guerra, não podemos negar que a história seja escancarada. Felizmente para eles, os nacionalistas estão em decadente minoria.
@victorlima81273 жыл бұрын
Faz um nerdologia sobre o império colonial francês
@lucashashimoto5553 жыл бұрын
Super interessante terem citado Attack on Titan. Uma obra essencialmente sócio política com uma crítica fortíssima ao racismo e segregação, em meio a tantas alegorias e afins. Muito Bom!
@eduardoanimebr68893 жыл бұрын
Verdade, obra prima
@enzojose40013 жыл бұрын
Você está de brincadeira? Attack on titan é um dos mangás mais fascistas dos últumos tempos, tanto que foi banido da coréia e da China por polêmicas de crimes de guerra.
@eduardoanimebr68893 жыл бұрын
@@enzojose4001 ai ai cara..... vc tem algo chamado cérebro sabia?
@eduardoanimebr68893 жыл бұрын
@@enzojose4001 polêmica idiota, e sério? A China bane tudo
@enzojose40013 жыл бұрын
@@eduardoanimebr6889 Também foi banido na Coréia. Com dito no vídeo, o Japão colonizou e mal tratou a Coréia durante décadas, aí o autor de attack on titan chega e faz um dos personages mais importantes do mangá (general dot pix) ser inspirado em um colonizador da Coréia e da Rússia. Isso é muita falta de bom senso e empatia.
@pollyanaviana5763 жыл бұрын
Japão é aquela frase "o sonho do oprimido é virar opressor".
@natanprometeu49223 жыл бұрын
A frase é o “sonho do oprimido é se tornar o opressor, se não tiver a educação adequada” Paulo Freire. O sonho do oprimido é ter justiça.
@rermanandriz8783 жыл бұрын
Ok, o Japão nunca foi um "oprimido".
@NãoSouConduzidoConduzo2 жыл бұрын
@@rermanandriz878 Bem em 1853 o japão era um país agrário, feudal, pobre, totalmente isolado do mundo e parado no tempo mais especificamente parado no século 17, daí os americano chega com um monte de navios e armas modernas e falam gentilmente "abram as portas para o comércio, se não abrirem pediremos educadamente para abrirem com os nossos canhões para bombardearem a cidade de edo(tokyo hoje), no final os japas abriram e aceitaram assinar os tratados humilhantes, tiveram que ceder alguns portos para potências europeias e outras coisas básicas do imperialismo, os japoneses ficaram tão bravos com o governo da época(o xogunato tokugawa) que queriam mudanças e acabar com as humilhações, até que em 1868 o xogum tokugawa yoshinobu renúncia ao seu cargo á favor do imperador mutsuhito(meiji), daí nasce o japão imperial e em poucos anos o japão sai de um país feudal e extremamente atrasado para um país forte, poderoso e industrializado, e é claro eles adotaram o imperialismo e começaram á humilhar os seus vizinhos e o resto vocês já sabem.
@rermanandriz8782 жыл бұрын
@@NãoSouConduzidoConduzo rapaz, agradeço sua boa intenção, mas você perdeu tempo. Já trabalhei tudo isso com os meus alunos de 8 e 9 anos.
@deniseduardobatistadesouza44753 жыл бұрын
Parabéns sempre peguei os detalhes que não são contados na história e vc pega cada detalhe é evitá que eu investigue perdia muito tempo e vc reduziu isso
@vitormm28723 жыл бұрын
Como sou cringe assisto na velocidade 0,75. Mas que conteúdo, muito bom!
@lucas-qr1br3 жыл бұрын
Sempre achei que a história do atatck on titan estava mais ligada ao antissionismo e suas consequências, obrigado pelo episódio
@crissouza92173 жыл бұрын
Infelizmente a historia do Japão não é nada bonita. Quem gosta de aspectos da cultura japonesa como mangás ou animes (como eu) geralmente ignora as partes desagradáveis. É o mesmo que um gringo gostar de samba e carnaval, mas não sabe nada da guerra de Canudos ou do processo escravocrata.
@mora65903 жыл бұрын
Claro, uma coisa não tem muito a ver com a outra. Eu gosto dos aspectos culturais e produções de lá, o que não tem muito a ver com crimes de guerra. Não tem nada de infeliz nisso, só são coisas diferentes
@RMNPRANTO3 жыл бұрын
@@mora6590 eu também, eu adoro a cultura japonesa mais nao esqueço que existe isso , mais eu prefiro mesmo ver as histórias através o animes e mangas
@mora65903 жыл бұрын
@@RMNPRANTO eu tmb não esqueço, porém não me é relevante isso com produções de lá
@Yamato3533 жыл бұрын
Anime nem foi criado no japão
@TonyStark-qr2jd3 жыл бұрын
@@Yamato353 e? Isso não diz nada, como os foguetes a Alemanha os criou, mas a Alemanha não faz os melhores foguetes do mundo (pelo que eu sei) ou tem a melhor agência espacial.
@1minuto7683 жыл бұрын
Faço vídeos de curiosidades em apenas 1 minuto de qualquer tipos de assuntos, seja de esportes, de animes, da cultura, enfim, de tudo! Não sei editar muito, mas tento fazer sempre dar o melhor de mim!
@Rafmoubar3 жыл бұрын
Sugestões de leitura de mangás para quem gosta desse tema e quer refletir sobre esse período tão marcante e difícil da história: -Gen pés descalços (além de falar sobre a visão de um japonês que sobreviveu a bomba de Hiroshima, também faz críticas ao nacionalismo japonês, 10 volumes, editora Conrad). - Marcha para a morte (baseado na experiência pessoal do autor quando o mesmo recebeu a ordem de seus comandantes do exército japonês, de lutar até a morte, junto com seu batalhão, editora Devir, volume único) - zero eterno ( sobre os kamikazes, editora JBC, 5 volumes) - Grama ( da editora pipoca e nanquim, que fala sobre as "mulheres de conforto", volume único) - recado a Adolf (Osamu Tesuka, publicado atualmente também pela editora pipoca e nanquim, dois volumes)
@romeuyamaguchi97273 жыл бұрын
Que vídeo incrível este!!! Sensacional Faça mais sobre a unidade 731....as guerras do Japão até o fim da primeira guerra!!
@Curvatorta3 жыл бұрын
O Japão participou da Primeira Guerra Mundial de 1914 a 1918 em uma aliança com a Tríplice Entente e desempenhou um papel importante na proteção das rotas marítimas no Pacífico Ocidental e no Oceano Índico contra a Marinha Imperial Alemã mas aparetemete tinha intenções de tomar as colônias alemãs e se apoderar de recursos naturais escassos em seu território. Participou da Primeira Guerra em respeito aos tratados firmados com o imperio britânico.
@erickbarbosa50633 жыл бұрын
Se o Japão pedisse perdão por tudo que fez nas Coreias, China e Filipinas, talvez vivêssemos com menos tensão de um novo conflito hj em dia.
@Curvatorta3 жыл бұрын
Já pediu perdão inumeras vezes e indenizou aqueles países. Tratado de São Francisco. Acordo de indenização com a Coréia em 2015, criou fundos para ajudar a população mais pobre da China. Empresas que usaram escravos, pagaram indenizações à China, o que permitiu que as mesmas pudessem investir naquele país. Ocorre que por lá especialmente na Coreia, também existem nacionalistas que não querem saber de boas relações com o JP. Países como Filipinas, Indonésia, Vietnã, Taiwan não tem rancores nenhum. Isso é excusivo das Coreias e da China.
@erickbarbosa50633 жыл бұрын
@@Curvatorta Negativo. Pesquise em qualquer lugar: "Japão e Coreia do Sul - Aliados, mas nem tanto!"
@Curvatorta3 жыл бұрын
@@erickbarbosa5063 Se for aquele canal militar, eu dispenso. Os dois únicos países que tem sérias divergencias são as Coreias e a China. Taiwan tem otimas relações com o Japão, inclusive o Japão fez uma série de obras naquela ilha que ajudaram no seu desenvolvimento econômico. Pesquise sobre o engenheiro hidráulico, Yoichi Hatta que tem até uma estátua em sua homenagem. Na Coreia, é mentira que o Japão só trouxe atrasos. Havia planos de construir hidrelétricas e extensas redes ferroviárias, inclusive aquela ponte ferroviária que liga Coreia do Norte a China, foi construída pelos japoneses e usada até hoje pelo lider norte coreano quando sai de trem em direção à China.
@erickbarbosa50633 жыл бұрын
@@Curvatorta ok
@katharynemartins5652 жыл бұрын
Mas eles pediram,várias vezes e pagaram indenização. A questão é que,as ações do governo, não condizem com as suas palavras de remorso. Por exemplo,existe o santuário de Yasukuni em Tóquio onde têm corpos de criminosos de guerra que o ex primeiro ministro Shinzo Abe(que é neto de um cara que trabalhava pro Hideki Tojo) ia visitar todos os anos. E também a bandeira do sol nascente,que deveria ser proibida no país,ainda é usada como estética e pela Marinha de lá. Por mais dura que a realidade seja,indenização não vai apagar o que aconteceu,o que pode melhorar a situação,é eles mudaram as suas ações.
@majesticed93293 жыл бұрын
Faz sobre os crimes de guerra Americanos
@Nai-qk4vp3 жыл бұрын
Melhor ainda: um.sobre o genocídio de povos indígenas das Américas. Tem como fazer um de horas e horas sobre o massacre de Sand Creek. E se quiser trazer o negócio pra mais perto ainda do quintal, fala sobre os crimes do Brasil contra os indígenas , esses que ainda ocorrem nesse país hoje.
@artesabia4293 жыл бұрын
Procurei muito por um vídeo sobre os crimes de guerra japoneses e finalmente achei, nunca encontrava
@Nômadejapa Жыл бұрын
Saber que meu avô fez parte disso me dá calafrios e muita ódio
@silverfoxmt3 жыл бұрын
É, o japonês na guerra era bizarro, ainda imagino se eles tivessem ganhado a 2 guerra.... ia ser trágico
@bruneko16493 жыл бұрын
Se o EIXO tivesse ganho, provavelmente estaríamos vivendo uma guerra fria entre Alemanha nazista e os japoneses.
@Curvatorta3 жыл бұрын
Mais tragico se a China Comunista se impor no mundo. Tem muita mentira ou apenas meia verdade sendo contada por aí. Taiwan por exemplo, dá mais pontos positivos do que negativos aos japoneses apesar da ocupação. Tem até um japonês que eles idolatram chamado Yoichi Hatta que foi engenheiro hidráulico, autor de importantes obras naquela ilha. Tem até uma estatua para lembrar seus feitos...