A propaganda do regime militar era tão eficiente que até hoje há quem defenda a sua volta. Eu era criança nos anos 70, mas me recordo muito desses comerciais
@scheillasmith14123 ай бұрын
@@williamf1967 A propaganda é alma do negócio (já diziam os antigos)🫤
@felipeandrade91383 ай бұрын
Só quem defende a volta disso, são pessoas alienadas, época de inflação sem controle, de um dia pro outro seu dinheiro estava com valores completamente diferentes e absurdos.
@fabylorah2 ай бұрын
E voltou ja né, o 9 dedos prende quem fala mal dele, quem protesta e ainda ta fazendo censura forte no Brasil. Viva o amor
@felipeandrade91382 ай бұрын
@@fabylorah E porque você ainda não foi presa? Está aqui falando abobrinha livremente. Que ditadura fraca e sem graça.
@cpetrag2 ай бұрын
@@fabylorah ahahahhahahahahahahhahahahahahaha Bebeu o que antes de escrever essa bobagem?
@ndremattos4 ай бұрын
Meu pai foi da primeira turma no Brasil de engenharia metalúrgica, Belo vídeo.
@DeniseLopes154 ай бұрын
Eu fui criança nos anos 70. Estudei em escola pública, adorava as aulas de música e artes, moral e cívica, hastear a bandeira e respeitar o Brasil. Até hoje fico emocionada com o nosso hino, um dos mais lindos do mundo. Tive coleguinhas cujos pais fugiram da ditadura em outros países e falavam espanhol (acho que vieram da Argentina), outros com deficiência por talidomida (mãos a partir do cotovelo) e ninguém fazia bullying, pelo contrário, eram elogiadas por suas realizações. Os professores era mais ríspidos, isso não achei bom, mas eram como todos os demais adultos de sua geração. As pessoas fumavam no elevador, nos hospitais, escolas, no ônibus, quem diria? A lei antifumo só chegou em 1996. Foram tempos de dificuldade econômica. As roupas eram confeccionadas pelas mães numa máquina de costura, porque roupas prontas eram um luxo. Os casacos e sapatos passavam do maior para o menor. Nas escolas usávamos uniforme, o que facilitava muito poupar as nossas roupas " de passeio". Fazíamos pesquisas e trabalhos escolares nas enciclopédias das bibliotecas. Nosso Google Maps era um catálogo telefônico. Para ter uma linha de telefone residencial precisava ficar anos numa fila até que fosse comtemplado! A solução era comprar fichas e usar o orelhão.
@mariaizabeldealvarenga39073 ай бұрын
Sou dessa época!!!
@RodrigoCafezeiro-qd6ir3 ай бұрын
Pois eu ainda prefiro esse época. 😂😂😂
@geninhaamelie3 ай бұрын
Lembro. Tempo ruim demais, meu Deus.
@eumesmoaquidenovo-q6r3 ай бұрын
Retrospecção rósea é sinal claro de velhice e de ignorância sobre o passado....e o presente...
@carlosbino4 ай бұрын
Achei que fizessem propagandas que estimulassem a população a apoiar o regime e seus ideais. Mas isso são propagandas semelhantes as propagandas governamentais atuais, só que com as crenças da época.
@AndreLuizSilva14084 ай бұрын
Só lembrando que existia no final dos anos 70, no intervalo do programa Silvio Santos, uma "propaganda" que se chamava "Semana do Presidente", onde enfatizada os feitos do presidente durante a semana....
@jullyeti34624 ай бұрын
Lembro disso
@fabinhocmf4 ай бұрын
Isso durou por muito tempo. Nos anos 90 ainda tinha.
@zOiNhUh4 ай бұрын
Durou até a época do Itamar
@joaocarloslimadevasconcelo66964 ай бұрын
Foi assim que ele "ganhou" a concessão do SBT em 1981.
@tonymietto4 ай бұрын
"O Figueiredo (maôeeee!) É coisa nossa! Mas que vai vaaaaaai, mas que vai veeeemmmm...." Triste lembrança...
@GHBarreto3 ай бұрын
Que legal um programa mais maduro onde até a sua entonação é mais sóbria. Legal é uma forma de introduzir as pessoas que estavam acostumadas com a programação mas infantil a um mundo mais próximo da realidade parabéns
@LadyRainbowHair4 ай бұрын
Agora eu entendi porque meus pais eram metalurgicos. Agora faz sentido... -Uma coisa Renato, pra se localizar. Desde 2008 nas escolas não se falam mais da ditadura, da Era Vargas, Nazismo, Guerra Fria, Industria. Essas coisas sairam aos poucos da grade escolar. Vi isso aos poucos durante minha época na escola, minhas irmãs mais novas e agora meus sobrinhos. Muita coisa sobre o Brasil foi retirado. -Eu como professora de história fiquei meio pasma quando alguns alunos vieram brigar comigo alegando que o Brasil não foi pra guerra. E você não pode ensinar porque não tá na grade escolar.
@MatheusHenrique-lr1si4 ай бұрын
Nossa, Professora 😢 que triste, deveria ser justamente ao contrário 😢 esses temas deveriam ganhar mais relevância com o tempo :')
@ananerifolly87694 ай бұрын
Cadê a memória histórica do povo brasileiro? Não sabemos realmente aconteceu nos governos ditadores do nosso país.
@fabinhocmf4 ай бұрын
Me formei no Ensino Médio em 2001, e só soube do Regime Militar no Brasil através de fontes externas. Na escola não vi nada a respeito.
@lucasr.f.maester16484 ай бұрын
Eu sou professor de História e posso dizer que pelo menos no meu caso, é o contrário. Dou aula pro 9° ano na rede estadual de SP e esse bimestre é basicamente só Ditadura Militar. Na 3ª Série do Ensino Médio também tem uma sequência de aulas com esse tema. Era Vargas, a mesma coisa.
@DaviRamosNicácio4 ай бұрын
Na minha escola estou começando a aprender sobre a Era Vargas, e no próximo mês vou começar a aprender sobre o Regime Militar.
@jhonn4584 ай бұрын
Só penso que se as condições de trabalho hoje em dia já são ruins, imagina naquela época. O tanto de acidente grave que tinha.
@zOiNhUh4 ай бұрын
Se hoje a peãozada já dá trabalho para os técnicos de segurança do trabalho, antes era pior. Menos de 20 anos atrás eu ainda vi frentista em posto de gasolina usando sandália, e hoje aparentemente é obrigatório usar calçado fechado e com algumas especificações de segurança definidas pela ABNT.
@josedeoliveiralima57774 ай бұрын
Nessa época, morria uma pessoa por dia, na estatal paulista Cosipa...
@vitoralbertocorreia4 ай бұрын
a história da construção da ponte Rio-Niterói é aterradora 😨
@thiagobatistadantas94084 ай бұрын
as normas NR's surgiram nessa época.
@o_blauzer4 ай бұрын
Tinha acidente pq na época segurança do trabalho não era desenvolvida no mundo todo. Mas outra coisa que tinha era emprego para caraio. Lembro do meu tio, meu pai, meus professores da escola técnica falando que as empresas só faltava roubar os funcionários umas das outras. Se não tava boa em uma ia para outra. Meu pai falou que como conferente de supermercado ganhava 7 salários fora as hora extra. Meu tio do estaleiro eu achava que era rico quando criança.
@jocimardarosa1253 ай бұрын
Muito bom o vídeo Renato. Nunca tinha visto essas propagandas no KZbin!! O Dirceu Rabello, narrador da Globo, narrou várias propagandas na década de 70! Percebi pela voz dele!!
@julianadalio44794 ай бұрын
Achei super oportuno e atemporal a primeira propaganda dos tomates 👏🏻👏🏻👏🏻 gente é a mais pura verdade, se algo está com valor acima da média é só não comprarmos e tentar fazer substituições, na gde maioria dos produtos isso é possível...todos nós deveríamos agir desta forma pq só assim evitaríamos preços abusivos! Eu penso que antigamente teve bastante coisas erradas, mas que em alguns pontos eram mto sábios e acertivos sim, e que deveriam aproveitar tudo o que foi bom no passado e reaplicar hoje em dia, mas a maioria das pessoas não estão preparadas para esta conversa! 🤦🏼♀️🤷🏼♀️
@scheillasmith14124 ай бұрын
15:01 Bom,para os pobres(que é só a maioria da população brasileira)nem precisa dizer pra boicotar o que tá caro.Mas o molho ou extrato só vai estar mais barato pq foi produzido na época da safra quando o tomate tá mais barato.O que for produzido com tomate caro vai estar caro também.Fora que não dá fazer salada de tomate só com o molho, né?
@bortolozzomenin4 ай бұрын
Pensei o mesmo, e sobre as caronas eu também concordo! Várias coisas aí são ótimas dicas sobre economia.
@DaniCosta-v2t3 ай бұрын
Fia, se uma coisa tá cara, é óbvio que a maioria não vai comprar. Isso não vai fazer abaixar o preço, se a inflação estiver alta. Já vi que vc teria caído nessa propaganda tbm.
@bortolozzomenin3 ай бұрын
@@DaniCosta-v2t Pior que é ao contrário, vou sempre no mercado (e como dona de casa posso dizer que o povo é tão trouxa que compra, por vezes, pra ostentar. E usam a desculpa de que se 'tá mais caro tem mais qualidade / mesmo sem um centavo no bolso colocam no crédito e por vezes, pasme, parcelam comida mesmo sabendo que no próximo mês vão precisar comprar também). Basta dar uma olhada nos carrinhos de compras próximos aos caixas, com aquelas filas intermináveis, e escutar a conversa do povo, já que é impossível não ouvir ficando um tempo na espera com gente por todos os lados.
@DaniCosta-v2t25 күн бұрын
@@bortolozzomenin Amada, se vc tá dizendo que o povo compra pra ostentar, então não faria sentido esse mesmo povo reclamar do preço. Pensa um pouquinho. A propaganda em questão era direcionada ao povo que não tinha condições pra ficar ostentando nada. É disso que eu tô falando.
@sergioaugustosouzaesilva62644 ай бұрын
Renato, gosto muito do seu programa, essa nostalgia de propagandas antigas, claro na época do regime militar, me fez recordar de uma publicidade que eu nunca esqueci... Não recordo se era de algum evento, ou marca de lápis (Faber Castell). O gingle começava: Era uma vez uma estória de um tempo atrás... E finalizava: ...ler é sonhar, ler é viver!!! Nunca consegui encontrar na internet, espero que você, ou algum de seus seguidores, recordem e possam realizar o desejo de ver aquela belíssima peça publicitária dos anos70/80. 👍
@julianadalio44794 ай бұрын
As propagandas da Faber-Castell eram sensacionais! 😍❤️
@irmaodojorel24144 ай бұрын
Regime não, ditadura. Ninguém elegeu esse regime, ele tomou o poder. Portanto, ditadura.
@MatheusHenrique-lr1si4 ай бұрын
Gente do céu, quem puder ir no show desse homi no teatro, vá ❤ fui no de Curitiba e foi muito divertido!!!
@givalsilva46254 ай бұрын
Um dia eu vou 👏👏❤️❤️👍
@franciscocesar39684 ай бұрын
Acredito que seja, a gente já no vídeo s simpatia dele e da mulher.
@franciscocesar39684 ай бұрын
Vê
@danieldomingues82063 ай бұрын
Pra ver o que? Edição de vídeo?
@GHBarreto3 ай бұрын
Agora no final do vídeo eu parabenizo é muito importante que as pessoas saibam o que fomos obrigados a seguir quem deve ser obrigado a amar o amor tem que ser natural
@RobertoSilva-uf9mm4 ай бұрын
Uma coisa que tinha nessa época e que não tem mais é a matéria de moral e cívica. Eu gostava dessa matéria porque era temas fáceis e eu tirava boas notas,me ajudava a passar de ano 😊
@GarciaJojo4 ай бұрын
sim, era fácil pra maioria das pessoas porque os pais já ensinavam em casa. Hoje ninguem mais sabe o que é isso
@nerdshow4 ай бұрын
hahaahahahah
@kitsunealexandre28504 ай бұрын
Matérias como Moral e cívica, sociologia, OSPB, Religião são eliminadas para o povo não desenvolver senso critico. Afinal, tudo que um governo espera do povo é que seja capaz de votar.
@andreaf.46384 ай бұрын
@@kitsunealexandre2850 A gente não aprendia nada, só fazia decorar. Nós éramos muito alienados!
@jacquesdela61054 ай бұрын
@@andreaf.4638 Vai me desculpar mas naquela época saíamos alfabetizados da escola oque não acontece hoje em dia
@eumesmoaquidenovo-q6r3 ай бұрын
"Ô pai...o que é nacionalismo hein?", pergunta a criança no comercial de um regime lacaio aos Estados Unidos....
@alisonaraujo52194 ай бұрын
O que notei é que pelo menos eles tentaram justificar (mesmo que não concordemos) à população o gasto em X coisa.. E hoje os caras não dão satisfação, só enganam mesmo.
@Zer0Playr4 ай бұрын
Minha mãe foi um dos primeiros casos de meningite aqui no país. Isso foi na primeira metade de 74.
@MaisDesignWeb3 ай бұрын
Essas propaganda sobre economizar são bem legais. Quem valoriza os recursos que tem, consegue ter melhores condições
@leonelafranco8163 ай бұрын
Muito bom. Sou professora de História e estamos estudando sobre a Ditadura militar no Brasil. Irei usar o seu vídeo.
@arturbarzic14054 ай бұрын
4:06 Tocando Echoes do Pink Floyd numa propaganda da ditadura...Por essa eu não esperava
@kingnurk8884 ай бұрын
Pensando bem, isso é um tanto irônico 😂
@joaofelipevillasboas70434 ай бұрын
4:12 - Poxa, isso é muito real até hj meu vô faz isso de anotar a kilometragem
@TigerMachset0074 ай бұрын
Então era por isso que, quando eu era criança, minha mãe me chamava de Sugismundo quando eu não queria tomar banho.
@nerdshow4 ай бұрын
POis é! eu também ahahha
@AlanCarvalho3 ай бұрын
@@nerdshow hahahahahaaha
@luciamartini82174 ай бұрын
Tenho a coleção completa dos discos compactos com as campanhas do governo militar. Sujismundo, vacinação e outros. São mais de 100. Meu pai era radialista, recebia e conservou todos. Quero vender a quem possa dar um bom destino à coleção.
@karensouza59224 ай бұрын
vender? q vender q rapaz dá pra quem quiser de graça vc só pensa em dinheiro seu soberbo
@julianadalio44794 ай бұрын
@@karensouza5922😅😅😅 Hoje em dia se vente tudo, vc não sabia? Até a água suja do banho tem gente vendendo por aí...😣 depois que eu soube disso desacreditei da "racionalidade" de certas pessoas! 🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️
@leonardojunior57054 ай бұрын
Que dar o q, ngm da nada pra ngm não. Agora eu vi msm kkkk@@karensouza5922
@jacquesdela61054 ай бұрын
@@karensouza5922 è a típica Karen barraqueira , afffff
@karensouza59224 ай бұрын
@@julianadalio4479 KK
@celtyBrenda3 ай бұрын
A propaganda ao som de Pink Floyd me pegou demais kkkkkkkkk Mas interessantíssimo assistir essa época da nossa história pra entender o pensamento de nossos pais e avôs, esse tipo de coisa com roupagem bem inocente tem uma influência gigante. Já ouvi muito o termo sugismundo sem saber de onde vinha.
@rodrods88683 ай бұрын
Quanto mais coisas eu vejo, leio e aprendo sobre a ditadura mais eu fico enojado.
@eduardoventurini24433 ай бұрын
Nojo sinto desse governo de hoje, roubalheira, violência geração fraca
@eduardoventurini24433 ай бұрын
Nojo sinto hoje, um governo corrupto uma geração de frouxos mimisentos
@valmirol3 ай бұрын
Nofffffaaaaaaa santa, pelo visto você nem sabe o que é de verdade uma ditadura
@ianclaudio7774 ай бұрын
Posto fechado aos FDS, meu pai até chora quando lembra disso... Racionamento, inflação, pró-alcool, converteu a Brasília dele pra álcool, ficou horrível, depois pegou um chevette a alcool, melhorzinho, mas moramos em Curitiba, quando faz temperatura negativa não pegava e se pegava tinha que deixar 30 minutos esquentando, ir tomar banho, café da manhã e tal.... Tinha que fazer todo um cronograma pro carro a álcool.... Tempos difíceis, depois anos 80, Sarney, inflação de milhões, Collor, poupança confiscadas, FHC, Lula, Dilma, temer, bolso, lula again, como estamos vivos?!?!?!??!?
@julianadalio44794 ай бұрын
😅😅😅 "Tempos difíceis fazem pessoas fortes, mas tempos fáceis fazem pessoas fracas!"...isso já explica quase tudo né?
@rafaelbarbosacruz30084 ай бұрын
Pulou o Bolsonaro 😂
@brunoazevedoX4 ай бұрын
@@rafaelbarbosacruz3008 ele citou "bolso é ele
@jackjnnascimento65034 ай бұрын
Parabéns Renato👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@gugal30214 ай бұрын
Que vídeo incrível!!! Parabéns, Renato!!!
@o_blauzer4 ай бұрын
A propagando do tomate da certa. Eu cheguei a essa conclusão óbvia a anos e sempre falo isso para meu amigo, o Cabaço, que gosta de fazer comprar e reclamar dos preços e compra mesmo assim. Ele sempre fala, tem q comprar pq tem q comer. Eu falo, faz jejum intermitente.
@cassianodesouzaable4 ай бұрын
Parabéns por ter coragem de fazer esse vídeo, com tanto negacionista, é importante resgatar esse triste período da nossa história para que ele não se repita.
@beneditoleister39064 ай бұрын
A educação nesta época era bem melhor que hoje. A gente simplesmente tinha que aprender senão era reprovado, sem choro. Com relação ao ensino técnico, eu fiz e foi muito importante para mim. Recomendo.
@anap25734 ай бұрын
Amei o vídeo! Lembro-me que antes de entrar na sala de aula, enfileirados, cantávamos o Hino Nacional e rezávamos a oração do Pai-Nosso. O catavento, era usado na Semana da Pátria durante um pequeno desfile. Dia da Bandeira, participávamos do seu asteamento e cantávamos o seu hino. Um dos meus irmãos fez o MOBRAL... Era um tempo bem, mas bem diferente...
@scheillasmith14124 ай бұрын
Estudei em escola particular no final da década de 80 e início dos 90.Mas não creio que isso tenha tido algum efeito.(e muitos dos coleguinhas ficavam de zoeira tanto no hino como nas orações)
@anap25734 ай бұрын
@@scheillasmith1412 Eu estudei na rede pública de ensino de 1979 até 1996. Melhor fase da minha vida... a realidade era outra, o mundo era outro.
@Rourkeh3 ай бұрын
Apenas sinto pena de quem não era cristão sendo forçado a orar o pai nosso (e mais pena ainda de quem ousava a se recusar).
@anap25733 ай бұрын
@@Rourkeh Bom, pelo menos onde estudei do pré-primário até a antiga sétima série, nunca teve nenhum problema. Eu tinha colegas de classe que eram "crentes" (nessa época não se usava muito a palavra "protestante na conversa informal), usavam saia preta, coque no cabelo. Já as colegas de classe que eram Testemunhas de Jeová ficavam em silêncio. Detalhe: os pais dessas minhas colegas foram conversar com a Diretora e Vice-Diretora da escola sobre a religião que frequentavam. Lembro dessas colegas até hoje. É como eu disse, os tempos eram outros.
@DaniLima85Ай бұрын
Eu quero parte 2!❤
@danielgeometron4 ай бұрын
Eu lembro, lá por 1981, de uma propaganda de UM SABIÁ ASSOBIANDO O HINO NACIONAL.
@jardessonbarroso60534 ай бұрын
Não é só a questão dos petróleo e sim depois que teve a guerra de yom kippu de 1973 os Países árabes bloqueando o acesso do petróleo aos aliados de Israel
@lucasr.f.maester16484 ай бұрын
Eu me alistei no Exército em 2011 ou 2012. Nessa época ainda obrigavam a entregar foto 3X4 de terno, igual na propaganda! Você ia tirar foto na loja de fotografia, dizia que era pro "Tiro" e eles puxavam do armário a parte de cima de um terno apertado e davam pra você vestir!
@tatiware4 ай бұрын
Sugismundo ahahahaha Minha avó usava, minha mãe usava e eu uso com meu filho! Putz, repensar tudo isso. Ótimo vídeo!
@LuizGeraldoClemente4 ай бұрын
Bem legal, com imagens que eu não via desde a minha infância nos anos 70.
@BielSullivan-w5f4 ай бұрын
Muito desses assuntos deveriam estar no Currículo Escolar.
@cristiano_angelo4 ай бұрын
Eh Renato,pra nós que somos mineiros ✊, quando fala em economia, se leva pro coração 😂😂😂😂
@cabellurads33794 ай бұрын
6:48. Mano, essa de colocar espuma da bucha da pia pra ver se o gás não tá vazando(inclusive faço mais por segurança do que por gasto) aprendi quando criança e faço até hj quando troco o bujão. Mas coloco só um pouco de espuma, não dou banho no registro do bujão de gás assim não. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
@rdgpaixao4 ай бұрын
Achei exagerado a espuma também, mas talvez estivesse vazando por isso a quantidade de bolhas
@xchantisx4 ай бұрын
Foi assim que descobri mês passado que meu registro estava frouxo e vazando gás e troquei.
@scheillasmith14124 ай бұрын
Também faço isso é a clássica vedação com sabão.
@cabellurads33794 ай бұрын
@@xchantisxcara... O meu já tem anos, e toda vez que troco o bujao, faço esse teste da espuma da bucha, claro que não tão exagerado como no vídeo e quando acontece de vazar, sempre foi aquela borrachinha de vedação. Ae tive que levar o bujão e trocar. Tanto que da última vez, os caras me deram umas de backup, caso acontecesse novamente, já trocava em casa msm...
@xchantisx4 ай бұрын
@@cabellurads3379 o meu, que tinha 5 anos já, tava torto e não rosqueava mais, o cara tentou 3 borrachinhas, mas o problema tava no registro msm. Daí ele trocou pra mim, e a mangueira tb, que tava ficando podre.
@NogueiraMG4 ай бұрын
Nunca fui a favor da ditadura militar e espero que ela jamais volte. Só que muita coisa de bom apareceu naqueles tempos. Não vi nada de mais nessas propagandas. Desde quando está errado ensinar a população a economizar ou ser patriota ou incentivar a vacinação? Errado é querer doutrinar a população ou mentir para ela, como é feito hoje - por todos os governos ou administrações municipais, independentemente de partido. Faltou citar as campanhas “não faça de seu carro uma arma. A vítima pode ser você”. Quem dera se hoje tivéssemos campanhas para incentivar a segurança no trânsito, moderar o consumo de bebidas, banir as drogas ou mostrar o lado mais do que perverso do jogo - numa época em que temos uma verdadeira epidemia de “bets” da vida ou cassinos na Internet.
@eduardoventurini24433 ай бұрын
Mas se analisar a coisa era mais séria, havia respeito
4 ай бұрын
Parece a picanha de Painho... "Ovo tem proteína, se não tiver picanha, compre ovos"!
@Ett3454 ай бұрын
Muito bom o vídeo, como sempre!❤😁
@rafaelpena19984 ай бұрын
Aí Renato se tá apanhando dos dois lados parabéns tá fazendo um ótimo trabalho
@Murilo.Rassen4 ай бұрын
4:19 pelo menos tinham bom gosto, meteram um Pink Floyd raiz
@mitunes4 ай бұрын
A CRISE do petróleo foi a OPEP que estabeleceu os preços no mundo NÃO FOI NADA DISSO QUE O CANAL DISSE KKKKK
@SaberFilosofico14094 ай бұрын
Isso tudo era educativo e positivo. O Brasileiro é muito gastador e egoísta. Seria muito positivo se todos compartilhassem seus veículos, os engarrafamentos iriam diminuir e todos sairiam ganhando.
@marciojf64044 ай бұрын
E o brasileiro tem dinheiro pra gastar?
@ThonyH4 ай бұрын
Faz falta essas dicas econômicas hoje em dia
@cabellurads33794 ай бұрын
20:10. O João vai fazer 18 com a voz de 40. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@lucasr.f.maester16484 ай бұрын
E a cara de 12.
@christiancalderandelannoy21644 ай бұрын
Hoje o João deve ser oficial militar ou então foi dispensado ainda aos 18, enfim hoje o João da propaganda está com quase 70 anos
@AlanCarvalho3 ай бұрын
hahahahaahahaha muito boa!
@pedrocarvalho31114 ай бұрын
Chocado que o Orlando Drummond já fez comercial do governo da época
@bartgomes99994 ай бұрын
A época da ditadura eles tinham uma forma boa de convencer você a fazer as coisas do jeito que eles querem. tipo muito dinheiro um pau de arara um ferro quente nas costas o cabo de vassoura enfiada no seu cu choques elétricos . Como você pode ver a ditadura podia ser tudo . Mas ela era muito criativa e tinha várias maneiras de incentivar o cidadão fazer o que eles queria
@fabinhocmf4 ай бұрын
Era só mais um trabalho. Um dublador famoso atualmente fez vídeo narrando a história de uma ditadura comunista opressora, mas ele não tem nada de comunista. É só saber separar.
@givalsilva46254 ай бұрын
Grande Orlando ator Dublador eterno seu piru 😅😅😅😅😅😅👏👏❤️❤️❤️👍
@ivancamargo7854 ай бұрын
Certo, mas vc não fica chocado com os "artistas" de hj fazendo propaganda, apoiando etc o governo de agora
@ota9a4 ай бұрын
@@fabinhocmfdoideira é achar que a ditadura do Brasil foi comunista, ai ai...
@LeandroRodrigues-mu9yy4 ай бұрын
Partes do vídeo: 0:00...Intro 1:29...O Tomate está caro porque todo mundo está Comprando 3:18...´´Essa Viagem é Realmente Necessária´´? 3:59...´´ Livro do ABC´´ 5:00...Semana da Pátria 6:32...´´Olha o Gás´´ 10:21...Militares e a indústria automobilística 13:55...O antepassado do ´´Cascão´´ 18:12...Lema do governo Geisel 18:46...Propagandas patriotistas 19:50...Alistamento Militar
@giovanioliveira60574 ай бұрын
14:21 ainda é assim, o salário família é pago em folha de pagamento para quem tem filho até 14 anos, e esteja dentro do limite da tabela. A contrapartida é entregar ao RH comprovante de vacinação até 7 anos, e comprovante escolar até 14 anos. O valor pago é descontado da guia de INSS do empregador
@danielgeometron4 ай бұрын
Até os anos 70 as propagandas eram com uma voz "Repórter Esso"?
@GeekNerdNoir4 ай бұрын
Adorei a música Echoes do Pink Floyd na propaganda para poupar combustível, bom gosto músical de quem fez o comercial.
@Joseparaense4 ай бұрын
Eu revi varias propagandas desse período também das vacinas, era animadas ate que bem pra época, mesmo que as tv na maioria estivessem preto e branco.
@AmauryMessias4 ай бұрын
De uma forma geral, estas propagandas enalteciam um Brasil ideal. E, sim... Isto é algo positivo! Porém, o tal "milagre econômico" foi tocado a base de empréstimos no FMI, equívocos nas estratégias de investimentos e, por fim, o enfraquecimento das base industrial nacional que exigia infraestruturas maiores e uma participação maior de toda a sociedade levou o sistema ao colapso. Os militares "devolveram" o Brasil quase na bancarrota. É claro que não podemos negar alguns avanços, mas foi muito pouco diante do mundo que se transformava profundamente.
@julianadalio44794 ай бұрын
@LcFG_ASO que vc chama de "carroças" estão ainda em um grande número circulando pelas ruas e num estado de conservação admirável, pois tinham qualidade e eram feitos para durar...diferentemente de tudo que é feito nos dias atuais incluindo os automóveis que não suportam uma batidinha de leve que amassam igual um papel 😅🤦🏼♀️ sem falar que daqui uns anos nem veremos mais esses exemplares pelas ruas pois são fabricados sem resistência nenhuma e feitos para acabarem em nada mesmo...e tire vc mesmo as suas conclusões!
@irmaodojorel24144 ай бұрын
@LcFG_ASparabéns, falou muito e falou muita b0st@ KKKKKKKKK os esquerdistas são quem hoje batem de frente com os EUA, se chama China. Começou nessa época aí, olha onde estão hoje... Luta contra fatos quanto quiser, só não sai mentindo por aí achando que vai todo mundo rir calado.
@DrOriginSonic4 ай бұрын
Nerd Show, o nosso país da república do Brasil participou de vários eventos históricos como o "show das Olimpíadas" na década de 60, 70, 80, 90 e no início anos 2000 até 2024 já foi dos grandes destaques para este tipo de conteúdo não me entendem mal sempre fui bom jornalista nacional.
@rdgpaixao4 ай бұрын
2:20 mas é verdade lei da oferta e da procura
@giovanifm19844 ай бұрын
A Crise do Petróleo não teve relação com temor que acabasse, mas sim, com a retaliação dos países produtores em função do apoio dos EUA a Israel em 1973, posteriormente, em função da Revolução Iraniana de 1979; A dívida brasileira não é resultado do "Milagre", mas sim, resultado dos choques de petróleo.
@kingnurk8884 ай бұрын
Mais um vídeo envolvente e didático 👏
@GHBarreto3 ай бұрын
O desenvolvimento da industrial automobilística se deu a partir de investimentos que hoje nos custam e também custa o fato de termos deixado de investir no transporte ferroviário
@Marceloony4 ай бұрын
Só vi bons incentivos: economizar gás e gasolina, deixar de comprar produtos caros, ter uma profissão e respeitar a pátria são ótimos conselhos e o milagre econômico com crescimento de 13% ao ano. Foi uma 'ditadura' q pensava no povo, e não como hoje em que o estado quer tomar conta de tudo, protege a bandidagem dá uma migalha p o povo.
@jacquesdela61054 ай бұрын
Pensava tanto no povo que não tinha hospitais , não havia o SUS e nem postos de saúde. Só era atendido quem pagava o INPS ( ou INAMPS)
@Marceloony3 ай бұрын
Exatamente. Raciocine : quem trabalhava o inps era descontado e tinha atendimento, cada um era responsável por si mesmo, era mais um incentivo ao trabalho, cada um era dono do próprio dinheiro pagando menos impostos. Hoje há um incentivo à vagabundagem, todo mundo quer ter direito sem ter deveres e sem fazer nada. Nos governos militares pagava-se 13% de impostos no total, hoje se paga 39% e o Haddad ainda quer aumentar taxar tudo ao máximo, e não me venha dizer que o sus é de graça e bom, se fosse bom, o seu Lule não teria médico particular sem precisar de fila, vc está sendo enganade. FAZ O L 😂
@jhonatanfarias19914 ай бұрын
gosto d+ desse programa.
@denises224 ай бұрын
Excelente! Vc pode estudar a história e o pensamento de uma época por vários produtos. Adorei ver (e 😂 rever, mas olha eu era criança) alguns comerciais, e ver as ideias que os permeavam. Vocês são bons demais. 👏👏👏 Parabéns!
@zOiNhUh4 ай бұрын
As propagandas melhor produzidas que as de hoje, mesmo com poucos recursos como a computação gráfica. E assim como na época da II Guerra Mundial teve racionamento de combustível (e se usava o gasogênio para gerar combustível a partir de lenha porque a gasolina estava racionada), na época do governo militar o aumento dos preços do petróleo que era predominantemente importado atrapalhou tudo. E deveria voltar o ensino médio técnico profissionalizante, para a molecada já ter alguma perspectiva se não passar num vestibular, e já ficaria mais difícil o crime organizado cooptar um moleque instruído que já tenha uma profissão. E também seria bom ter grupos de escotismo nas escolas públicas.
@rosanatofaninidasilva66503 ай бұрын
Sempre existiu ensino técnico!
@zOiNhUh3 ай бұрын
A diferença é que hoje o ensino técnico é um curso à parte, e não mais feito paralelamente ao ensino médio regular. Por isso que eu me refiro ao ensino médio técnico profissionalizante. Se fosse o caso, depois se o aluno ainda fosse tentar fazer uma faculdade quando já estivesse inserido profissionalmente (e tem muita gente que estuda à noite, até em algumas faculdades públicas), estaria familiarizado com algumas matérias mais específicas da área de atuação profissional.
@plutao_pt4 ай бұрын
A propaganda do "preço dos tomates" existiram várias em Portugal tanto na ditadura do Estado Novo bem como na democracia e Portugal até 1985 vivia na pindaiba e o governo dizia para consumir tudo que é nacional, não comprar o que fosse "caro" até descer e outra paradas
@D5704 ай бұрын
Certo os governos. Tem que sabotar maus empresarios aí eles serao obrigados a dançar conforme a musica
@Jhonkli4 ай бұрын
"Compre aqui,Não lá" Zé do Taxão - 2024
@plutao_pt4 ай бұрын
@@D570 Em Portugal a pindaiba teve duas causas, a consequências da ditadura que veio de 1926 até 1974 e ... dois choques do petróleo, um em 1979 e outro em 1983, além dos choques, uma chuva de falências de empresas públicas que antes 1974 eram privadas
@CarlosAlbertoSantosAlmeida-l3y4 ай бұрын
Boicote
@ivancamargo7854 ай бұрын
@@D570certo , militante encantado, o certo e podar alguns políticos , governo pra assim eles dançarem conforme a música
@danielgeometron4 ай бұрын
Quem era o desenhista dos milico? O maluco é brabo!!!
@GleidsondeSouzalopes4 ай бұрын
E em Natal, quando vai ser!?!?
@celia3330454 ай бұрын
Em economia é normal vc substituir um bem que está em alta por outro de menor valor pra reduzir a inflamação. Em economia chamamos de bem substituto ou sucedâneo.
@StanleyRibeiro4 ай бұрын
1:20 Me fez lembrar uma frase do governo atual “Ao invés de falarem o 'Lula está errando’, têm que falar 'eu tô errando'"
@jaquelinebezerra56313 ай бұрын
E dizem que a ditadura no Brasil foi de direita!
@jaquelinebezerra56313 ай бұрын
Ainda dizem que a ditadura no Brasil foi de direita!
@ricardoalvesdealmeidaricar23143 ай бұрын
Seu madruga ensinando e muito bom😂😂
@nilzamegattopacheco4 ай бұрын
Eu queria dar uma ideia de pauta... de vcs falarem das guerras aq do Brasil ex. Guerra dos farrapos no RS, pq na escola a gente quase não estudo sobre elas somente 1° e 2° guerra mundial
@gilmaraparecidodequadros82044 ай бұрын
❤😂😂🎉😢😮😅😊
@gilmaraparecidodequadros82044 ай бұрын
❤😂🎉😢😮😅😊😊
@peagadearaujo4 ай бұрын
Isso é no Canal Buenas Ideias
@edwigesrodrigues45234 ай бұрын
Estou gostando muito desses vídeos sobre a história das coisas, das pessoas e do nosso país, muitas vezes convivemos com o fato e não sabemos como aconteceu, parabéns pelo conteúdo, inclusive essas propagandas poderiam voltar para vê se o brasileiro aprendem a economizar e “obrigar” os preços a diminuir rsrs
@leticiademarialima21654 ай бұрын
*Gostei do vídeo 📹 🤗 🤗 abraço 🤗*
@edgardjose49323 ай бұрын
Tenho uma observação. Na deçada de 70 ouve 2 çrises do petrolio no mundo devido a 2 guerra no Oriente medio. Uma em 1973 e outra em 1978
@rdgpaixao4 ай бұрын
9:47 sem as pontes não teria vazão dos produtos, consumo e transporte
@felipeoliveira98984 ай бұрын
N importa os governos q tivemos até hj, sempre falam para nós economizar e não importa o quanto economizamos eles pedem mais e mais e o preço de td sempre sempre subindo, então está na hora de hora de mudar a política e começar a mudar as leis e prender os corruptos.
@sergiop902 ай бұрын
Vivi esse epoca e sinceramente; era melhor que hoje.
@Diogo-Fanny4 ай бұрын
Faz Comercial pra Economizar Combustível😂e à Fábrica Faz um Monte de Carro😂🤦♂️🕹🎮
@MatheusHenrique-lr1si4 ай бұрын
Que vídeo bonito, vídeo bem feito!!!!
@julianadalio44794 ай бұрын
Vídeo formoso 😅😅😅
@vezes64 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo 🎉❤
@klausrosa79794 ай бұрын
Baita vídeo!
@wilsonpereira95104 ай бұрын
Nascí em 1963 e viví parte do governo milítar no brasíl...econômicamente foi uma tragédia.
@scheillasmith14124 ай бұрын
Milagre econômico uma ova, né? O cinismo daqueles que acreditam nesse tal milagre é tanto que pra eles a pobreza deve ter surgido da noite pro dia no Brasil ao fim daquele período.
@rdgpaixao4 ай бұрын
3:30 certinho mas seria melhor investir em ônibus, trens e tecnologia
@rdgpaixao4 ай бұрын
5:28 queria isso de volta eu amava o catavento
@alfredocarvalho-rk5pk4 ай бұрын
Quem é a mulher que comenta de forma inteligente Uma voz belíssima
@scheillasmith14124 ай бұрын
É a esposa dele.
@soliope12104 ай бұрын
Mano eu deixo de comprar o que tá muito caro, fico sem mesmo, quando o preço melhora volto a consumir, faz parte... e nem vi comercial da ditadura. É a lei da oferta e procura.
@wagnersirahata4 ай бұрын
hoje você economiza água e luz, e no proximo mês vem mais caro.
@ianclaudio7774 ай бұрын
Eu economizo luz no inverno para compensar, por exemplo, tomo banho uma vez por semana para poder usar o aquecedor nas noites de temperatura negativa em Curitiba, e também para poder secar as roupas na secadora, já que não tem sol, aí assim a conta não vem exorbitante, mas eu tenho que abrir mão do banho diário e só lavar as partes e o sovaco. Minha conta de luz não pode passar dos r$ 100 Então tem que fazer a maior malabarismo para poder chegar no fim do mês com algum alimento na dispensa e as contas pagas E eu também reutilizo água para lavar roupas
@Fabialmeidasts4 ай бұрын
Hoje não se mudou muito, desde a greve dos caminhões bem antes da pandemia que automóveis por exemplo, só aumentou. Veio a pandemia e pronto, houve modelos que os preços mais que dobrou. Tem até uma lógica essa propaganda do tomate, se não houvesse filas de espera em carros onde houve mais de 50% de aumento, os preços que já não era justo voltaria. Olha que não vou me referir a outros produtos para não se estender ainda mais, como os da cesta básica !
@PedroFigs4 ай бұрын
Os caras enaltecendo a indústria automobilística e depois falando para as pessoas economizarem combustível e usar menos os carros. Que beleza de planejamento.
@sandromsantos66924 ай бұрын
Já tem dois meses que eu estou esperando o preço do alho diminuir,e está dando certo kkkkkkks
@KratosSoldier-no3qy3 ай бұрын
Que nostálgico Quem percebeu que o segundo comercial do automóvel está rolando um Floyd 😊😂
@victormelo70534 ай бұрын
Quando vai fazer vídeo de Cuba Venezuela???
@DaniloCrux953 ай бұрын
Poxa, fiquei esperando citar a icônica banda Os Incríveis que gravaram "Este é um país que vai p´ra frente"
@HildaSouza-wt1ce4 ай бұрын
Olha, Renato, dei like em repeito ao seu trampo 🤗 Mas dá um ódio ver esse video com essas cretinices criminosas 😡 Lembro da minha mãe xingando os apresentadores de telejornais quando anunciavam aumentos de preços. Tadinha. Eu era pequena, não entendia muito, mas tomava a raiva dela pra mim. 😊
@scheillasmith14124 ай бұрын
Espero que não apareçam saudosistas dizendo que aquele tempo que era bom. Milagre econômico?Sei!Por baixo dos panos a pobreza e o cr1me 0rgabiz@do só aumentavam.🤢🤢🤢🤮🤮🤮
@Moura87944 ай бұрын
Faz a parte 2.
@magdaluizmiani27814 ай бұрын
Eu não vou comentar. Já fiz isso em outros vídeos sobre este período. É só pensar e transferir para os tempos atuais. Tenho 63 anos e muita história dos meus pais.
@MauricioMuniz.4 ай бұрын
Legal de mais esse vídeo, bem interessante
@Joecarv.4 ай бұрын
Lei da oferta e demanda. A propaganda tava muito errada não. Deviam fazer essa propaganda com carros aqui no Brasil. Kkkkkk Só rico tem carro nesse país. Pobre (classe média) pra ter carro novo tem que economizar uma vida inteira ou então se endividar.
@willianpaivaoficial4 ай бұрын
Tocando 'Echoes' do Pink Floyd na propaganda da época da Ditadura Militar? Mano do céu! 😵💫🤯 4:02
@scheillasmith14124 ай бұрын
E quanto porcento da população brasileira daquela época conhecia Pink Floyd?Minha mãe (*1940 + 2012)nunca teve ideia da existência dessa banda e nem quando eu estava ouvindo esse som ela jamais disse algo do tipo: música bonita.Meu pai(*1951)idem.Pra eles música boa era que eles ouviam nas rádios AM e artistas eram os que iam ao programa do Chacrinha(e a maioria era 🤢🤢🤢🤢🤮🤮🤮)