Francisco Ortega é um dos mais briosos teóricos contemporâneos. Vale cada segundo do vídeo, cada artigo do autor!
@MatheusSilva-gc7tm5 жыл бұрын
O café filosófico é sem dúvidas o melhor canal do KZbin, no que se refere a filosofia. Parabéns.
@marisilviacamilo35465 жыл бұрын
Matheus Oliveira realmente é um excelente canal mesmo. Me desculpe a pergunta incomveniente, mais vc conhece outros canais no youtube ou na tv acabo ou ate na tv aberta; que traten de temas tam esclarecedores quanto este?
@luizbatista81185 жыл бұрын
Nos tempos atuais, as pessoas tem que classificar tudo, o melhor, o maior, o pior... No yt têm vários canais muito interessantes no campo da filosofia. Democracia na teia e Nova Acrópole são dois, entre os populares, que eu gosto também.
@marisilviacamilo35465 жыл бұрын
Luiz Batista interessante luiz, vou dar uma olhada. Obrigado por compartilhar com a gente.
@angeloromeu46073 жыл бұрын
@@marisilviacamilo3546 amiga, tem a casa do saber, que é muito boa por sinal
@luacheia21025 жыл бұрын
Esse assunto é muito vasto e interessante. Parabéns ao canal em abordar esse tema!
@dircemazzarosilva15475 жыл бұрын
O Café Filosófico é um programa excelente , abordando temas tão relevantes e complexos . O Filósofo Francisco Ortega esteve muito bem , pois é um grande desafio falar de um órgão tão complexo como o cérebro.
@moisessilva13815 жыл бұрын
Esse assunto me encanta
@wendersonmarinho79022 жыл бұрын
Amei. Sou disléxico e também tenho as minhas dificuldades. É a maior delas é o medo de escrever. Logo, gente faça um vídeo explicando como podemos vencer esse medo por gentileza.
@marisilviacamilo35465 жыл бұрын
Excelente canal e programa. Mais uma seguidora.
@conexoesterritoriodovelhochico Жыл бұрын
Muito bom!
@zillahmurgelbranco15115 жыл бұрын
Existe uma possivel competição entre as carreiras científicas tendo em conta os investimentos financeiros para o seu desenvolvimento.O poder político na sociedade conduzem esta tendência de acordo com os objetivos dominantes nas sociedades.
@marisilviacamilo35465 жыл бұрын
Zillah Murgel Branco ?????
@caduribeiro3103 жыл бұрын
Não entendi muito bem o que quis dizer, mas... Bom dia!
@celinapaim69345 жыл бұрын
Espetacular
@Gabrielboasnovas5 ай бұрын
O cerebro é como uma maquina e nos pelo psicologico somos um com a maquina, é como se fosse um conjunto, quer dizer eu posso afirmar é um conjunto, cada parte cerebral é como o motor de um carro, e nos a parte cognitiva do cerebro somos o que dirige pois somos nos que aprendemos e o subconsciente vai administrando o consciente.
@marisilviacamilo35465 жыл бұрын
Seria interessante se vcs isolasem em um video a parte, a parte do autismo de baixo e alto funcionamento. Achei muito curioso isto
@matheusrodrigues2709 Жыл бұрын
eu tava pensando isso a semana toda, mas ao inves de pensar sozinho bora ouvir quem entende kkkkkkk
@nathanrodrigues53145 жыл бұрын
Faltou um neurocientista pra falar sobre o assunto. O filosófo traz alguns argumentos que não tenho certeza se seriam corroboradas entre autores da neurociência.
@gleycebrandao49275 жыл бұрын
Boa observação!
@ricardopbcorrea75 жыл бұрын
Eu ia escrever exatamente isto!
@jzocchio4 жыл бұрын
Sim, sempre falta. Nos "recomendados" tem vários outros vídeos com falas de neurocientistas, também vale comentar por lá que faltou um filósofo para discutir o assunto.
@annamilinski_3 жыл бұрын
Ele ficou divagando superficialmente no assunto, sem chegar numa conclusão relevante
@eduardoprisco3 жыл бұрын
O livro "Somos nosso cérebro?" ganhou o prêmio de livro do ano da International Society for the History of the Neurosciences em 2018. Logo o trabalho do Francisco tem impacto e é reconhecido por diversos neurocientistas. Recomendo a leitura do livro para um debate mais aprofundado.
@professorraphael43394 жыл бұрын
👏👏👏👏
@diariodakey73614 жыл бұрын
Entendi perfeitamente o gancho c o autismo. Perfeito!
@vendasmaria23353 жыл бұрын
Olá pode me tirar uma dúvida, o curso de neurociência, estuda um pouco o que os psiquiatras estuda?
@pablodRonne5 жыл бұрын
"O Eu é um outro." Rimbaud
@oTIEEMANUEL49405 жыл бұрын
Pablo Donne eu sou apenas eu e isso já é muito
@marisilviacamilo35465 жыл бұрын
Seria legal se vcs fizesem um programa ou até uma serie de programas sobre o mundo autista, negro ou afro-desendente ou lgbtiq+ e outros.
@emilecastro71975 жыл бұрын
Excelente contra ponto Em tempos de mindset ...
@paulohenriques.m8385 жыл бұрын
O governo não dá a mínima para seus cidadãos contribuinte.
@RosanaPortes4 жыл бұрын
Seria bom chamar o Calabrez ou a Cilene Rodrigues para falar desse assunto e ampliar mais o debate filosófico.
@caioadao18633 жыл бұрын
Muito bom. Materialistas bravinhos nos comentários. Rsrs
@josimarsantos18853 жыл бұрын
O quer, o quem é responsável por tudo em nossa existência, como respirar, se alimentar, tomar água, andar correr falar entre mais inúmeras funções vitais a nossa sobrevivência se não o Cérebro, então consequente nós somos o cérebro.
@miguelqy14839 ай бұрын
Somos o espírito, a alma… é tudo isso que nos mantém vivo
@fabianesoaresfarias95315 жыл бұрын
Particularmente esse programa não foi bom. Primeiro que o filósofo desviou o assunto da chamada do programa e ficou abordando o autismo. Segundo que se é para falar de diagnósticos pertinentes a psiquiatria ou neurologia, então chamem um médico especialista na área, por favor. Por que para quem é profissional da saúde ter que ouvir un filósofo falando de coisas da área da medicina ficou bastante cansativo. Seria mais interessante ouvir um psiquiatra ou um psicólogo falando sobre esse tema.
@atenaatena99164 жыл бұрын
Na filosofia tudo cabe, né? Na filosofia.
@paulosoares33153 жыл бұрын
Logico que ha exageros e supervalorização, no estado embrionário em q esta a neurociencia, que gera compreesões inadequadas. Mas parece que ele tem uma briga pessoal. A psicologia e neurociencia não podem ser concorrentes. Se deixarmos de lado a metafísica, acredito que nossa subjetividade será necessariamente resultado de processos fisico/quimico/ biológicos, neurotransmissores e impulsos elétricos, interagindo através dos neuronios e subsistemas, q são afetados tanto por estímulos do corpo, quanto de fora. Deixou a desejar.
@Pietro-Netto11 ай бұрын
Eu estava procurando este comentário. Confesso que quando vejo que envolve essas discussões metafísicas, se torna uma salada de frutas.
@paulosoares331511 ай бұрын
@@Pietro-Netto Sempre que envolvem metafisica nas discuções, a busca do conhecimento se dilui na própria mínima parte racional do cerebro e incrivelmente passa a comunicar-se de forma "romântica" e acalentadora com o cerebro oculto, aquele que cada um de nós desconhece, e que somos essencialmente compostos, que determina nossas crenças e, acreditem, nossa própria racionalidade para compreensão destes mecanismos tão complexos.
@ricardob25393 жыл бұрын
Infelizmente o professor foi superficial, a filosofia sempre será fundamental para a ciência, mas os questionamentos devem ser melhor embasados, como no exemplo do câncer no cérebro, a depender da região onde se tem a alteração estrutural o sujeito pode sofrer alterações de personalidade (lobo pré frontal). Os questionamentos da filosofia sempre serão fundamentais, só não podem ser superficiais.