NEUROCIENTISTA EXPLICA CICLO DE ESCASSEZ | Lutz Podcast

  Рет қаралды 240,234

Cortes do Lutz [OFICIAL]

Cortes do Lutz [OFICIAL]

9 ай бұрын

Assista ao episódio completo:
kzbin.infoz0Av-SPj...
Dra. Jéssica Campara: Finanças Comportamentais e Neurociência | Lutz Podcast #188
INSIDER:
www.insiderstore.com.br/LutzP... e use o cupom LUTZ12 para 12% de desconto em todo site
REDES SOCIAIS:
Insta da Jéssica: / jessica.campara
Insta do Lutz: / lutzlobo
Insta do Podcast: / lutzpodcast
PUBLICIDADE:
Entre em contato: comercial@lutzpodcast.com

Пікірлер: 562
@CortesdoLutzOFICIAL
@CortesdoLutzOFICIAL 9 ай бұрын
INSIDER: www.insiderstore.com.br/LutzP... e use o cupom LUTZ12 para 12% de desconto em todo site
@celiacarvalho4054
@celiacarvalho4054 9 ай бұрын
Má alimentação, escola de péssima qualidade, falta de estímulos ... tristezas que não acabam no Brasil
@MrMarcusPires
@MrMarcusPires 9 ай бұрын
E atualmente a divulgação de notícias ruins se transformou também neste ciclo vicioso...
@isabelcristinaborin5687
@isabelcristinaborin5687 9 ай бұрын
A pobreza é mundial e alguns poucos querem e fazem de tudo pra manter isso e dominar a maioria. Enquanto a ambição e a ganância existir vai ser assim infelizmente 😢
@ln124
@ln124 9 ай бұрын
@@isabelcristinaborin5687 É isso que acontece quando não se importamos com os outros, nem tudo é escolha
@isabelcristinaborin5687
@isabelcristinaborin5687 9 ай бұрын
@@ln124 vdde, nem tudo é escolha e sei bem como é isso😞
@MillenaAbreu
@MillenaAbreu 9 ай бұрын
Eu tive parte da minha infância e adolescência,até adolescencia bem pobre.O que me ajudou foi conviver com pessoas de classe social acima da minha,mesmo sofrendo preconceito. Hoje estas pessoas tem boa formação e profissão, então com muita força de vontade,luta e persistência eu consegui algo melhor.
@vanessaelizeu3943
@vanessaelizeu3943 9 ай бұрын
Eu, meu esposo e irmão quebramos o ciclo de escassez. Passamos fome e vivíamos na miséria. Hoje em dia, temos uma boa vida e nossos filhos tbm. Graças ao bom Deus. 🙌🙏
@user-he3im8mt6x
@user-he3im8mt6x 9 ай бұрын
E qual foi o primeiro passo? Estou nessa situação
@arcanixszat
@arcanixszat 9 ай бұрын
@@user-he3im8mt6x ganhar mais do que ganha hoje e, ao mesmo tempo, estudar sobre finanças pessoais em livros, podcasts, vídeos etc.
@paulocavutto3601
@paulocavutto3601 9 ай бұрын
@@user-he3im8mt6x antes do Brasil se tornar socialista era possível crescer com o trabalho agora não é mais.
@JoelNetoChess
@JoelNetoChess 9 ай бұрын
@@user-he3im8mt6x O livro "Segredos das mentes milionárias" aborda muito bem esse tema
@marapsicabracali2963
@marapsicabracali2963 9 ай бұрын
Qdo era criança dava aula para meus vizinhos com dificuldade na escola! Tinha um menininho que chorava pq não entendia a matéria, chorava pq não aprendia a lição! Isso me marcou, até hj lembro dele! 😢😢
@Athena285
@Athena285 9 ай бұрын
Muito já se sabe q está ligado à falta de nutrientes já na gestação .
@Lewandowski.lewand
@Lewandowski.lewand 9 ай бұрын
Se a mãe não comia bem na gravidez a criança naturalmente terá dificuldade em leitura e aprendizado. Se a mãe também não teve iodo na gravidez, piora a situação.
@brunobrunolutz
@brunobrunolutz 9 ай бұрын
Conheço muita gente assim. Nunca tem dinheiro, mas gasta com roupa de marca, tênis da Nike e Heineken.
@tomemata394
@tomemata394 9 ай бұрын
Não estou nem ai pra essas futilidades. Gosto mesmo é de ver números nos meus apps de banco...
@cristianabryla5664
@cristianabryla5664 9 ай бұрын
​@@tomemata394EU tb amo ❤
@josegomesrodrigo3334
@josegomesrodrigo3334 9 ай бұрын
​@@tomemata394😂
@marciana503
@marciana503 9 ай бұрын
É que o pobre acha que adquirindo coisas caras ele se torna mais rico sendo que, na verdade isso é ilusão. E também gostam de comprar para gerar admiração em outros pobres. Não estou falando por mal, são coisas que observo.
@feijao5794
@feijao5794 9 ай бұрын
Sem contar no iPhone, que é um item "essencial" para alguns, que abrem mão de muita coisa pra ter um .
@martamorfose
@martamorfose 9 ай бұрын
Meus avós paternos eram fazendeiros, porém meu pai e meus tios viveram na escassez, roubavam ovos do próprio galinheiro, e açúcar para fazer gemada. Se escondiam nos estábulos para meu avô não ouvir o barulho do garfo batendo na tigela. Meus avós vieram da alemanha na época da guerra, então herdaram a escassez dos pais, repassaram para os filhos. Meu pai sempre ganhou muito dinheiro, mas nunca víamos a cor do dinheiro, sempre tinha alguém passando ele para trás ou algo parecido. A escassez não acontece apenas pela falta de recursos, mas por crenças também. Acredito que até a maneira como o sistema social é construído converge para isso, parece que é feito propositalmente para manter a massa na escassez. Economizar água?! Como podem?! Água é o que temos de mais abundante no planeta! E não me venham com papinho de que somente 1% é potável porque já existem sistemas fantásticos de dessalinização, então teoricamente toda a água do planeta pode ser consumida. Então de duas uma: Ou isso é má administração pública de recursos ou é má fé, para manter o gado sob controle. E nós, aceitamos tudo o que nos enfiam na cachola. Pobre humanidade 🥺
@thiagoromanovillasboas4301
@thiagoromanovillasboas4301 9 ай бұрын
Sim, se falta água, como podem deixar o rio Tietê e o Pinheiros do jeito que estão? Não poderiam então limpar os rios, deixar essas águas mais límpidas, sabemos que a Indústria pode mudar isso.
@ismaelpieroni4599
@ismaelpieroni4599 9 ай бұрын
Pura verdade esse seu comentário.... parabéns,por essa 'rica' observação.....🙏
@dbs545
@dbs545 9 ай бұрын
Devemos cuidar dos nosso recursos, não desperdiçar em bobagens é uma forma de cuidá-los. Ok, entendo que a água é abundante e quando se fala para economizar, não é porque ela simplesmente vai sumir do planeta, mas é porque a poluição vai chegar em um nivel de dificil descontaminação, que como sabemos, nem todos terão acesso. Seu celular e seu computador já foram rocha um dia, são produtos que provêm da mineração e trocar de celular todo ano porque vêm com um detalhe diferente não é sustentável, até mesmo pela produção de lixo. O consumo exacerbado não deve ser incentivado meu amigo, o que se deve reivindicar é que todos tenham as mesmas condições de acesso a serviços e garantias básicas.
@Jefftender
@Jefftender 9 ай бұрын
Muito bom... 😎👊
@martamorfose
@martamorfose 9 ай бұрын
@@dbs545 Equilíbrio é o que o mundo precisa. Escassez é desequilíbrio. Consumismo é desequilíbrio. Porém ambos os extremos fazem parte de agendas públicas! E isso é o que precisa ser assimilado pelo indivíduo. A massa vai seguir essas agendas perversas ad infinitum, está condicionada a isso; não há livre arbítrio na inconsciência. Somente um indivíduo consciente pode exercer verdadeiramente seu poder de escolha. E somente esse indivíduo irá usar a água (mesmo sendo abundante) corretamente. Somente esse indivíduo irá comprar um celular novo apenas se e quando for necessário. Não a massa, a massa seguirá sempre um rebanho, um grupo. Os que necessitam de pertencimento sempre seguirão um rebanho. Seja na escassez ou seja no consumismo.
@Mariecatblaset
@Mariecatblaset 9 ай бұрын
Ouvindo ela, lembrei de mim mesma na infância. Ia para a escola com fome. Lembro da indisposição e irritação. A dificuldade em aprender era imensa. Todas essas características que ela cita foram por mim vivenciadas. Agora entendo meu imediatismo e o do meu pai.
@ricardoaciole2352
@ricardoaciole2352 9 ай бұрын
Nao se culpe, nem culpe seu pai. As pessoas nao enriquecem por causa da elite brasileira. O mundo nao é um lugar onde é só querer que vc enriquece
@anacezar8508
@anacezar8508 8 ай бұрын
​@@ricardoaciole2352perfeito. É o Capitalismo !
@noone-hf6cj
@noone-hf6cj 8 ай бұрын
Nesse comentário essa pessoa não está se culpando, ela só está resignificando. Ótimo e sem coitadismo.
@pamelalima5401
@pamelalima5401 8 ай бұрын
@@anacezar8508 capitalismo não… governos corruptos milionários fingindo que se importam com os pobres… não de bolsa miséria dê emprego, estudo, profissão, moradia digna, acabe com a moleza da bandidagem e com as drogas que o ciclo de miséria acaba… muitos passam fome mas vivem no bar
@LeticiaSimoes-hf2vh
@LeticiaSimoes-hf2vh 8 ай бұрын
@@ricardoaciole2352 Independente de elite é utopia achar que todos podem chegar a um bom nível social, afinal as elites descendem de pessoas que foram mais ousadas e visionária espertas, e essa elites atuais herdaram essas características, assim como os pobres herdam as caracteristicas ( conformidade, insegurança etc...,) de seus antepassados.
@mizaelguedesdasilva1633
@mizaelguedesdasilva1633 9 ай бұрын
O problema é que a maior parte das pessoas não ganham o suficiente para criar reservas financeiras o dinheiro mal da pra sobreviver
@tomemata394
@tomemata394 9 ай бұрын
E não contente com a vida medíocre que tem, ainda pioram colocando filhos no mundo fora de hora, sem se planejarem... É uma bola de neve sem fim.
@reniaparecidacouto7344
@reniaparecidacouto7344 9 ай бұрын
Não sabem gestar o dinheiro q ganha e nem querem aprender, na Sobrevivência tbm existe qualidade de Vida, mas não querem economizar luz, água verificar uma torneira ou cano vazando, não fazem pesquisa de preço (sacolão supermercado, trocar marca d produtos de o q gosta de comprar está caro, UBER d jeito nenhum) é possível ter uma casa bonita e confortável mesmo morando em Comunidade, Brasileiro anexou na pessoa dele(a) a Síndrome de Gabriela!
@raiodesol8558
@raiodesol8558 9 ай бұрын
Distribuição de renda desigual em um país que a escravidão foi a última do mundo a ser finalizada Tem muito meus cousa por trás minha amada O buraco é mais embaixo 😢😢😢😢😢😢😢😢 Muitas vezes sem escolhas Sem opções
@Gabriel-md7gt
@Gabriel-md7gt 9 ай бұрын
E guardar 10% do sálario minimo é um grande desafio, tem que ser muito resiliente, ter disciplina , porque se utilizar a mentalidade do "quando sobrar eu guardo" isso nunca vai acontecer.
@takejiyakabi5165
@takejiyakabi5165 9 ай бұрын
O problema não é quem não tem e sim quem tem e não faz.
@brendasoares7857
@brendasoares7857 9 ай бұрын
Depende muito do pobre. Vive escassez em toda minha infância, adolescência, mas hoje Jesus mudou minha história, aprendi a economizar e hoje tenho uma vida abençoada, uma vida de rico, pq sabedoria pode pedir a Deus que ele concede, fui pobre passei muitas privações sim, energia cortada, água, escola pública, mas hoje eu não sou iludida com roupas de marcas, sapato caro, invisto no que vale a pena.
@mudando_sua_mente
@mudando_sua_mente 9 ай бұрын
noq?
@Mandalar
@Mandalar 9 ай бұрын
Realmente! Sou professora de escola pública e ao longo da minha trajetória profissional vejo uma constância de crianças com dificuldades de aprendizagem altíssima. Sempre que posso levo estímulos até de elevar a autoestima porque eles não vem perspectiva de futuro, de crescimento.. é algo enraizado mesmo. Triste!
@0102MOA
@0102MOA 9 ай бұрын
O mais triste é saber que isso serve ao sistema, o Brasil já foi a 10 economia do mundo, não falta dinheiro, falta vontade de mudar, ou projeto de pais se assim preferir.
@alessandroconceicao8655
@alessandroconceicao8655 9 ай бұрын
Caso houvesse educadores os quais não pensassem só nos seus salários e ego exacerbado, se sentindo superiores aos alunos e pais, teríamos crianças aprendendo e felizes. Tudo da boca pra fora. Não acredito em fala de professoras. Não sabe mediar aplicando os conceitos que receberam dos cursos com o dinheiro dos impostos dos pais. Conceitos dos quais mandam a cartilha, através dos interacionistas Lev Vygotsky, Maturana, Piaget, Wallon. Teria que exonerar muitas professorinhas despreparadas , pra começar a melhorar a educação no Brasil. Estou Cansado de hipócritas na educação.
@manakaty3515
@manakaty3515 9 ай бұрын
​@@alessandroconceicao8655prpfessor só serve pra reclamar
@chaoswarriorbr
@chaoswarriorbr 9 ай бұрын
@0102MOA De nada adianta ser a 10a economia do mundo ou mais se a maior parte do poder aquisitivo do pobre é roubado pelo Estado. Na CF/88 garantia direito a saúde, educação e alimentação, mas o Estado corrupto cobra impostos sobre estes e controla a oferta, levando a uma baixa capacidade, altos custos e escassez. Só os mama-tetas estatais e os "amigos do Rei" enriquecem.
@thiagodumont4089
@thiagodumont4089 8 ай бұрын
​@@alessandroconceicao8655 acabou de falar que existe criança que não consegue aprender pq não tem comida dentro de casa e vc quer culpar o professor? Canalhice !
@christiansegundodemelo9510
@christiansegundodemelo9510 9 ай бұрын
Há um ciclo de pobreza. Poucos conseguem sair desse ciclo..
@renataruaschavesruaschaves2558
@renataruaschavesruaschaves2558 9 ай бұрын
Isto é implacável 😮
@gabrielmiiilskdjdjk
@gabrielmiiilskdjdjk 9 ай бұрын
@@renataruaschavesruaschaves2558não é
@0102MOA
@0102MOA 9 ай бұрын
Principalmente porque o pessoal que vive a séculos o ciclo de riqueza, faz de tudo pra manter tudo como está e a classe média prefere sonhar com a riqueza que provavelmente nunca ira alcançar, que se juntar ao pobre e pedir equidade. A velha luta de classes. Em um pais que teve o 10PIB global não falta dinheiro, para educação, saúde, etc. Apenas esta na mão de poucos, alguns tão poucos que nem vivem no Brasil, só tem aqui sua inesgotável fonte de renda. (Modelo Colonial)
@Guilherme-qq7lz
@Guilherme-qq7lz 8 ай бұрын
@@0102MOA o Bostilzão da América Latrina é um país pobre. Ser top 10 na economia com a 7a maior população, quando se divide o per capta, a situação é clara. O BR NÃO É RICO. O governo ainda continua gastando mais do que arrecada, aumentando a dívida do país e diluindo o poder de compra da moeda via imposto inflacionário. Não existe luta de classes, existe Estado x Indivíduo. A gangue arranca dinheiro do indivíduo e perpetua a pobreza para ter mais votos.
@divulgacaopro
@divulgacaopro 13 сағат бұрын
Metal, tudo começa na mente
@naram.m9442
@naram.m9442 9 ай бұрын
Filhos são para quem está muitíssimo preparado, tanto financiamente, psicologicamente
@0102MOA
@0102MOA 9 ай бұрын
Essa uma visão correta, a partir da tua realidade, mas cuidado para não cair na armadilha de querer achar que todas as famílias, nas múltiplas realidades do Brasil vão pensar da mesma forma. Estudos de uma socióloga da UFRGS, não vou me lembrar o nome agora, mostram que entre as camadas mais pobres, inconscientemente filhos são uma forma de prosperar, de sobreviver a dificuldade, e a quantidade é uma forma de aumentar as chances de sucesso. Podemos discordar, mas a mente humana é traiçoeira, uma coisa é certa: Sociedades inseguras produzem mais filhos que sociedades estáveis. ou ricas por assim dizer.
@guimcast1
@guimcast1 9 ай бұрын
Mas dá impressão as vezes que quem mais quer, menos tem condição :(
@leonoraazimute4885
@leonoraazimute4885 9 ай бұрын
@@guimcast1e é por aí vc está certo um bando de irresponsável não estão nem aí se a criança vai sofrer
9 ай бұрын
@@0102MOAprincipalmente quem veio de uma realidade rural cresceu com a mentalidade de que filhos eram uma mão de obra a mais na familia, na roça isso é fato, quando a criança já tinha idade pra trabalhar no campo ela meio que já produzia o que ela mesmo consumia e mais um pouco. mas quando algum membro da familia tem a oportunidade de sair do campo, muitas vezes não tem a oportunidade de receber um conhecimnto atualizado, e dessa forma mantem a mentalidade de quanto mais filhos melhor, mas na cidade a realidade é outra.
@0102MOA
@0102MOA 9 ай бұрын
@ Concordo Allysson, mas você está racionalizando, o estudo que citei parte da premissa inconsciente que em sociedades desprovidas de recursos "aumentar as chances" é uma condição de auto-defesa, inconsciente. Nem é uma boa estratégia do ponto de vista racional, com poucos filhos vc concent3a recursos, mas como afirmei anteriormente o cérebro tem suas próprias conclusões, um pensamento racional pode não superar milhares de anos evolutivos, grandes ninhadas aumentam as chances em ambientes hostis. PS. Um bom exemplo é a China que sempre teve problemas em fazer a política de filho único, mas quando deixou as guerras, erradicou parcialmente a extrema pobreza e aumentou os direitos das mulheres, passou a enfrentar um baixo crescimento populacional a ponto de estarem preocupados com a falta de mão de obra.
@haria.6407
@haria.6407 9 ай бұрын
Poucas vezes, eu vi uma análise tão bem feita sobre este problema.
@pedrocristo2652
@pedrocristo2652 9 ай бұрын
Complementando, eu penso que não é apenas a questão de conhecer, pois as vezes conhecemos, porém não sabemos como alcançar, ou não é valorizado pela cultura imediata (educação não é valorizado por alguns pais e comunidades), ou é inacessível financeiramente, ou é inacessível para aquele grupo social (cinema, teatro, feira de ciências, saúde, educação) e também noto que algumas não se veem naquele lugar ou com aquela possibilidade ou capaz de estar ali. Então a questão da probabilidade de alcançar, falta de referencia , estímulos, barreiras (até a discriminação de classe e cor de pele) podem dificultar esse processo de ascensão.
@0102MOA
@0102MOA 9 ай бұрын
Acho que foi exatamente isso que ela falou, "conhecer" de uma forma mais ampla é ter acesso.
@rafaelmmification
@rafaelmmification 9 ай бұрын
na verdade a sensação de sobrevivencia vem porque a perspectiva de futuro é de piora, pois vamos envelhecendo, e esse medo, em sendo pobre, faz a gente querer aproveitar o agora pela falta de um futuro melhor, que nunca vai existir, então não vale a pena deixar pra depois
@HenriqueSilva-zr8fv
@HenriqueSilva-zr8fv 9 ай бұрын
Genial o q vc disse
@josefilho2023
@josefilho2023 9 ай бұрын
Mas, se a gente gastar tudo no agora, o que vai ser nosso depois?
@tomemata394
@tomemata394 9 ай бұрын
Exatamente por pensar que as coisas ficaram difíceis no futuro é que eu vivo um degrau abaixo pra ter uma reserva de emergência e aproveito pra alocar bem o meu dinheiro, não gastando com coisas fúteis. Viver pra mim é saber que estarei assegurado a qualquer adversidade que aparecer.
@fabiana3588
@fabiana3588 9 ай бұрын
Alem do que, essa sensação de que o futuro será pior é uma manipulação da mídia, fazendo lavagem cérebral para exatamente fazer as pessoas consumirem mais e ter atitudes autodestrutivas. E qdo se vê, o futuro chegou muito mais longe do que se esperava, mas você não se preparou e não tem como ter uma vida digna, enqto outros que acreditaram no futuro e no próprio potencial, estão bem melhores que você. Então comece tirando isso da sua cabeça.
@LeticiaSimoes-hf2vh
@LeticiaSimoes-hf2vh 8 ай бұрын
@@josefilho2023 Tudo o quê? A maioria sequer consegue pro básico, é quando consegue algo extra, faz algo que tem vontade; pois não sabe quando terá nova oportunidade ou se terá novamente.
@fabiana3588
@fabiana3588 9 ай бұрын
Que bom ver pessoas bem sucedidas, tendo noção dos seus privilégios. Só assim podemos ajudar outros que não os tiveram. No mínimo ter empatia.
@0102MOA
@0102MOA 9 ай бұрын
Concordo, mas cuidado com o ajudar (no sentido assistencialista), é responsabilidade de uma sociedade promover a igualdade e prosperidade de seu povo, não se "dá nada" em uma sociedade, se distribui, não é benfeitoria é obrigação. Não sei se fui claro.
@fabiana3588
@fabiana3588 9 ай бұрын
@@0102MOA Sim.
@gepetovovo2509
@gepetovovo2509 8 ай бұрын
toma cuidado com isso, pra não transformar em socialismo e muitas pessoas ai são geração NEM NEM..
@0102MOA
@0102MOA 8 ай бұрын
@@Vinicius-dt1vw Vinicius acho que vc não entendeu alguns conceitos simples. Um governo é para todos e se uma parte está excluída é obrigação do governo incluiir-las, as cotas são para isso, 50% da população tem uma determinada característica de cor ou sexo e sua representatividade é de 10% ou 5%, o governo tem obrigação de buscar a homogeneização, afinal todos pagam ao governo, pela administração igualitária dos recursos, isso é um assunto. Outro assunto: a ajuda financeira, para além das disparidades sociais criadas por fatores sociais, como racismo, desigualdade histórica, ou de gênero, há aqueles que não possuem emprego e renda MIMIMOS para subsistência, aí é um pouco mais complexo, existem dois fatores básicos em ação: Primeiro a ajuda garante o mínimo a "subsistência", se quiserem viver (no sentido amplo da palavra) terão que continuar batalhando para sair desta condição. Segundo é mais complexo de entender, como sociedade se deixamos uma parte muito para trás, não vamos para frente, todos perdem com uma fração da população extremamente pobre. Vou explicar isso através do bolsa família: se ninguém tem dinheiro para comprar os mercados não geram margem de lucro suficientes para crescer, as crianças não vão a escola e não geram mão de obra qualificada, nem consumo, as pessoas ficam mais doentes e oneram o serviço de saúde, MAS se vc garantir o mínimo da subsistência, exigindo as obrigações mínimas em retorno, vc desoneração saúde, educação e gera crescimento aos comerciantes e serviços, consequentemente você gera mais emprego e toda cadeia retorna com mais impostos. Cálculos econômicos mostram que o programa trás mais retorno em cadeia produtiva do que não fazer nada, inclusive alguns economistas não o veem como programa social, mas econômico. Veja isto não é simples, existe um volume financeiro importante a ser aplicado, se for muito gera poupança (e guardar dinheiro tira daquela economia que pretende ajudar), se for pouco, não gera os efeitos desejados. Por isso o bolsa família foi várias vezes referendado pelas comissões sociais e econômicas da ONU, existe uma série de regras e medidas que se aperfeiçoaram, a ponto de saber exatamente a medida certa para cada família e as exigências mínimas a se fazer. Totalmente diferente do auxílio emergencial que a pessoa só se cadastrada e ganhava dinheiro, o bolsa família tem dados sólidos de pessoas que superam a necessidade do programa (e principalmente que não guardam o dinheiro, ou não aplicam naquilo que o governo precisa que apliquem). Então criticar é bom, mas não coloque suas frustrações em um saco de gato e saia por aí criticando o mundo, porque este mundo é muito mais complexo do que parece.
@fabiana3588
@fabiana3588 8 ай бұрын
@@0102MOA 👏👏👏
@feijao5794
@feijao5794 9 ай бұрын
Meu pai ganhou muito dinheiro, mas a mente da escassez fez ele perder tudo. Parece que o dinheiro arrumava uma forma de fugir; ou alguém o roubava no seu estabelecimento, ou traía a sua confiança (com cheques em branco), ou ele arranjava outras famílias, ou vendia os bens comprados para os filhos e depois o dinheiro "sumia", fazia poupança para os filhos depois gastava, etc. No final morreu sem nada, recebendo ajuda dos filhos.
@mariohenriqueguimaraes5562
@mariohenriqueguimaraes5562 8 ай бұрын
Isso se chama castigo! Se o dinheiro não servia para nada, qual a razão do dinheiro estar com ele?!
@veloztubecorridas8580
@veloztubecorridas8580 8 ай бұрын
Igual o meu pai! Ainda vivo, porém, quebrado!
@misantosbalaban9079
@misantosbalaban9079 8 ай бұрын
Com os meus pais, foi mais ou menos isso... meu pai teve frota de caminhões, oficinas mecânicas, posto de gasolina, uma casa chique no centro da cidade, apartamento e casa na praia, carros diversos, minha mãe vivia nos médicos porque tinha o melhor plano, fazia plástica e outras estéticas, tínhamos diarista, minhas irmãs estudaram um tempo em colégio particular conceituado em Curitiba, faziamos compras no mercado que davam 2 a 3 carrinhos (anos 90/2000)... mas meu pai virou alcólatra, espancava minha mãe dia e noite, se envolvia com prostitutas e diversas mulheres, arrumou filhos fora do casamento, mandava fechar restaurante para dar festas para "amigos" e amantes, emprestava/dava dinheiro para amigos e nunca mais recebia, foi torrando tudo o que tinha, sendo roubado pelos tais "amigos", foi perdendo seus negócios, tendo que vender o que tinha pois contraia dívidas, imóveis tiveram que ser vendidos pra não ir a leilão... e assim foi. Perderam tudo! Única coisa que restou foi a casa no centro, que no divórcio deles ficou pra minha mãe. Hoje em dia, ele não tem nada e minha mãe ainda tem uma casa que comprou com o dinheiro da venda da outra.. mais nada. Vivem doentes, eu os ajudo como posso, cuidando deles. Tínhamos uma vida boa (na época que nasci, já estavam-se indo embora as coisas, minhas irmãs aproveitaram mais). E tudo se acabou porque não souberam investir, segurar e multiplicar... é triste só de pensar!
@sae192
@sae192 8 ай бұрын
A única coisa que pode mudar esse ciclo de escassez é buscar por estudo, por conhecimento, algo que nunca ninguém tirará de nós e que nos levará a lugares inimagináveis (digo por experiência própria)
@seuimovelbsb
@seuimovelbsb 9 ай бұрын
Todos nós em imensa maioria estamos muito mais próximos da pobreza do que da riqueza que se aparenta existir. Por isso devemos pensar em meios de nos prevenir dos riscos e das intermpéries que acontecem. Estudar sempre, ter o seu teto, poupar e investir são coisas muito importantes. Mas é uma ilusão culpar o pobre por um ciclo de escassez. Na realidade muitos pobres embora não vivam o ''modelo de riqueza'' (que é pura aparência) prosperam aos poucos nessa vida injusta. Guardam dinheiro, constróem uma casinha, alimentam as bocas, compram um carro, poupam e fazem outras coisas. Nesse sentido, pobreza maior é não fazer nada por si mesmo e nem pelas pessoas. A mente brasileira é tão presa a esse modelo que se recusa a usar transporte público e cobrar qualidade pelo mesmo, mas prefere gastar muito em um carro top. Quando vamos na europa e EUA ricos e pobres usam o metrô, pegam ônibus normalmente.
@helenareinisch1142
@helenareinisch1142 9 ай бұрын
@seuimovelbsb Legal, gostei da sua forma de pensar...
@0102MOA
@0102MOA 9 ай бұрын
A mente do brasileiro está presa no Brasil colônia. Falta um projeto de nação, pra isso precisa mudar a classe politica, que por sua vez precisa aceitar a mudança, é um ciclo vicioso bem complexo, não empolga muito não. Minha opinião!
@pitty3084
@pitty3084 9 ай бұрын
Cara, te falta mt estudo e consciência de classe. Estuda um pouco mais afundo a história do Brasil e lê um pouco mais de notícia para vc entender q n se trata apenas de querer "parecer rico" ou falta de humildade. Isso é mais aparente na classe média brasileira que ainda assim são só 10% do total. O pobre mesmo n tem tempo para tudo isso: investir, estudar... eles só trabalham e o único dia q tem de folga na semana, eles se arrastam para aproveitar com a família
@seuimovelbsb
@seuimovelbsb 9 ай бұрын
@dear_mi3961 é, nos EUA é um tanto relativo, tem cidades e cidades feita para dirigir. Mas em compensação a boa parte dos mais pobres compra um carro usado razoável a preço bom também.
@ordemeprogresso8043
@ordemeprogresso8043 7 ай бұрын
Excelente comentário se o brasileiro fizesse igual o americano fazer uma busca por conhecimento e ter experiências com o trabalho, poupar e investir ter patrimônio de valor que te de uma renda passiva pra pagar um carro ou uma casa séria diferente a vida do brasileiro educação financeira e o caminho ganhar o seu salário e viver abaixo disso e um bom caminho pra se ter um patrimônio que gera dividendos.
@cristiane5040
@cristiane5040 9 ай бұрын
Não sobra, falta inclusive o mínimo para viver. As pessoas pobres apenas vivem para sobreviver.
@AnaPaula-kt1oi
@AnaPaula-kt1oi 7 ай бұрын
Isso também se aplica para quem não recebeu atenção suficiente dos pais na infância, a pessoa sente que não é importante e tem facilidade pra desenvolver dependências/vícios por que acha que não dá conta sozinha/baixa autoestima.
@Iluminado222
@Iluminado222 25 күн бұрын
Orientação, atenção é outra coisa.
@Watolisil
@Watolisil 9 ай бұрын
A escassez financeira na infância pode realmente impactar a forma como lidamos com o dinheiro na vida adulta. É um ciclo difícil de quebrar, e muitas vezes, as pessoas não tiveram exemplos de como administrar suas finanças adequadamente. A educação financeira é essencial para ajudar a quebrar esse ciclo e permitir que as pessoas tenham uma relação mais saudável com o dinheiro.
@darkstar9304
@darkstar9304 8 ай бұрын
Meus pais sempre se sacrificaram para que eu pudesse estudar em escola particular, hoje com 40 anos, fico pensando, se eu não tivesse estudado em escola particular talvez meus pais tivessem tido uma vida melhor e mais confortável, eles que tentaram quebrar o ciclo da pobreza, passaram dificuldade na infância, mas fizeram de tudo para que eu não passasse por isso e tivesse bons estudos. As vezes me pego pensando, pois meu pai faleceu com 60 anos de câncer, nunca conseguiu aproveitar a vida, nunca tirava férias pois ele foi atrás do sonho de não ser clt, no final de vida quando ja estava meio que aposentado se arrependia de decisões tomadas principalmente voltado a emprego. Hoje não tenho filho e sou casado, ganho na faixa dos 7k por mês e sempre guardo dinheiro, pois meu pai sempre ensinou que dinheiro não leva desaforo pra casa e com filhos eu teria que me sacrificar como meus pais se sacrificaram e não estou afim de fazer isso.
@divulgacaopro
@divulgacaopro 13 сағат бұрын
Tenho certeza que se ele tivesse outra chance faria tudo de novo. Tem coisas que são maiores que qualquer descanso ou conforto, e, ver o filho realizado é uma delas. Não há nada melhor no mundo que isso para um pai que ama seu filho.
@S.O-
@S.O- 9 ай бұрын
A fórmula para sair do ciclo de pobreza não tem segredo nenhum, é simples porém ao mesmo tempo difícil. 1- Não ter filhos antes de ter uma vida completamente estabilizada 2- trabalhar muitoooo e estudar muitooooo, sempre conciliando e mantendo o equilíbrio entre os dois 3- manter o custo de vida baixo e ao mesmo tempo guardar no mínimo metade do que ganha ao mês 4- Se importar menos com as pessoas financeiramente falando, nada de criar o hábito de ajudar com dinheiro, quem quer que seja. Se ofereça para erguer a pilastra, e não comprar o bloco. Faça isso dos 18 aos 40 anos, ou o mais cedo possível, que não há a mínima possibilidade de você não viver uma vida digna e sem passar sufoco. É difícil justamente por conta do ciclo da pobreza, já que a pessoa chega na vida adulta sem instrução alguma, e pra perceber esses passos por conta própria antes de ferrar com a própria vida, a pessoa já se mete em diversos problemas financeiros e familiares.
@manuelgoncalves5853
@manuelgoncalves5853 9 ай бұрын
Só falou groselha. Como ss a vida pudesse ser planejada a longo prato, segundo o que disse, dos 18 aos 40 anos. Guardar metade do salário? Em que mundo vc vive?
@rafaelcanova6924
@rafaelcanova6924 7 ай бұрын
​@@manuelgoncalves5853é o q ele escreveu amigo, não ter filhos, filho só milionário tem, graças a Deus não tive e nem pretendo, cachorro é mais barato e gosta mais de mim q um filho. Economizo 30% da minha renda, isso q sou gastador. Dinheiro faz dinheiro, eu invisto em ações, todo mês recebo dinheiro. Só q 70% da população não conhece este mecanismo e tem filho sem ter estudado. Daí vai sofrer pra sempre
@bisnetodeportugues
@bisnetodeportugues 9 ай бұрын
Quis muito Tomar Um Curso Técnico.. Eletro eletrônica. Mas na minha Cidade não Tem. Aprendi o que eu Sei em Sites gringos. Parece que a política Brasileiro não quer Levar Desenvolvimento as pessoas. quer a gente Continue sem Conhecimento Na Pobreza.
@user-ej3sp1or1h
@user-ej3sp1or1h 9 ай бұрын
Meu senso de sobrevivência não foi gastar tudo o que tenho hoje para aproveitar, mas sim pensar que se eu gastar tudo o que tenho hoje, amanhã talvez não tenha o que comer, pensando nisso, ajustavamos a nossa economia para assegurar o amanhã. Meu sapato gastava a sola, e trocava até três vezes, até que aguentava, a roupa tinha rasgado, mas já tínhamos feito remendo várias vezes, assim era nossa escola da vida, somos indivíduos pelas provações da vida e não por essa abundância desacreditada.
@Jefftender
@Jefftender 9 ай бұрын
Tem razão, falta de escacez não deve ser associado a abundância, em ter muitas coisas na minha opinião! Apenas não ser miserável e saber aproveitar...
@guilhermecaiado5384
@guilhermecaiado5384 9 ай бұрын
Tempo de hiper inflação obriga a vender o almoço para ter janta. Antes do plano real as pessoas tinham que correr no super mercado porque o salario que recebiam de manhã já não comprava o mesmo à noite.
@osvaldotcf
@osvaldotcf 9 ай бұрын
Sem distribuição de renda adequada, sem acesso a saúde (ampla) e segurança, é um milagre os índices de suicídio não serem maiores!
@guimcast1
@guimcast1 9 ай бұрын
Suicídio só aumenta quando e onde as necessidades básicas não fazem parte mais das preocupações diárias (exceto alguns casos), pq nenhuma espécie teve a oportunidade de não precisar pensar nisso. Só nos adaptamos a sobreviver e reproduzir, o resto é resto...
@MarceloFirmino85
@MarceloFirmino85 9 ай бұрын
Meus pais eram muito humildes, mas trabalhavam na Barra e Zona Sul, foi enxergando onde eles trabalhavam e observando o sacrifício em fazer dinheiro, que eu comecei a estudar muito, talvez me tenha faltado algo sobre empreendimento, que é algo que passo para os meus filhos hoje, estude e empreenda.
@zombieakagrilo
@zombieakagrilo 9 ай бұрын
Fico extremamente satisfeito em ver alguém com doutorado sendo tratado pelo seu título. Mas tenho que salientar que o ciclo de escassez está direta e intrinsecamente ligado à acumulação de capital e de recursos escassos.
@suelidias9252
@suelidias9252 8 ай бұрын
Amo pessoas inteligentes, que sabem explicar bem como essa mulher, maravilhosa!❤😊 sofro com o imediatismo e outros...mas bora superar
@01Ccq
@01Ccq 9 ай бұрын
Posso falar por mim que o ambiente em minha volta me fez ser o que sou hoje. Família estruturada, pobres, porém sempre tive apoio e comida. Maaas minha vida mudou de fato quando passei em um ensino técnico enquanto fazia ensino médio, o curso era bem concorrido e em bairro de classe media alta. Só ali conheci uma enorme variedade do que eu podia fazer profissionalmente pq conheci pessoas de diferentes áreas e gente com mais acessos, mais contatos, culturas diferentes. Esse pessoal já tinham famíliares ou conhecidos com ensino superior, enquanto eu fui um dos primeiros da família
@antonioneiva7855
@antonioneiva7855 9 ай бұрын
Ja vi idosos dizerem que o maior arrependimento foi não ter vivo o mometo e ter se privado, economizando o dinheiro com medo do amanhã e já vi idoss se arrependere de não ter tido limite e gastado tudo sem pensar no amanhã. No final o que é melhor é relativo e cada ser humano vai se sentir melhor de uma das maneiras. E digo mais, para piorar, a maneira que hoje parece a melhor, seja viver economizando ou gastando tudo, pode no futuro se mostrar ter sido a pior decisão.
@helenareinisch1142
@helenareinisch1142 9 ай бұрын
Acredito que tem que haver equilíbrio...
@josegomesrodrigo3334
@josegomesrodrigo3334 9 ай бұрын
Pior chegar na velhice e não ter nem o dinheiro para comprar o próprio remédio, melhor dizendo, seria chegar na velhice e não precisar tomar nenhum remédio, cuidar da saúde física e mental quando jovem. Se todos soubessem o dia de sua morte, gastaríamos tudo antes de morrer, mas não funciona assim.
@josicamargo2685
@josicamargo2685 9 ай бұрын
Sempre foi muito difícil as coisas para mim , não fui tão pobre mas tive bastante dificuldade sempre trabalhei mas ganhado pouco para mal pagar as contas , minha casa perdi por que era financiada pela caixa econômica federal “ não consegui pagar e simplesmente me tomaram “ um dia Resolvi mudar de país , ainda não está fácil mas um pouco mais leve e consigo pagar as contas E assim não é fácil em lugar nenhum quando se e pobre .
@neeeeery
@neeeeery 9 ай бұрын
Para onde vc se mudou e como conseguiu ir??
@janemoreira7637
@janemoreira7637 6 ай бұрын
Pq a pobreza e escassez está tbm na mente. E a mente te acompanha, mude a mente
@danieldias6620
@danieldias6620 8 ай бұрын
Bom dia a todos! Ao meu ver 90% das pessoas São pobres, porém quando vc consegue furar a bolha que é estudar e ter um profissão sua vida começa a mudar. Uma outra coisa que eu observei é a respeito do casamento, pois quando os dois juntam os salários para pagarem as contas e de fatos viram sócios a vida melhora. Depois vem os quesitos: Nunca gastar mais do que se ganha. Primeira coisa quando receber o salário é separar 30%, para se pagar antes de qualquer coisa, ou seja, vc vai investir esse dinheiro. Depois 50% para dividas fixa: água, luz, telefone, alimentação, etc. Devemos também deixar : 20 % para o lazer, pois trabalhar sem viajar se torna maçante. Esse é o conselho que dei para minha filha.
@bboyslimfbc3024
@bboyslimfbc3024 9 ай бұрын
Ganhando o mínimo fica mais difícil
@ribamarmonteiro4670
@ribamarmonteiro4670 9 ай бұрын
Excelente explicação dessa doutora. Parabéns.
@tenentealonzohenriqueharri3068
@tenentealonzohenriqueharri3068 9 ай бұрын
Conversa Fiada! No Brasil o maior problema é a corrupção. Por esse motivo o trabalhador é Desqualificado, salário mínimo é uma vergonha, escola pública é péssima
@CelularTec-iz6zo
@CelularTec-iz6zo 9 ай бұрын
Análise e colocação perfeita ,👏👏
@kidesone4841
@kidesone4841 8 ай бұрын
Conheço essa realidade mas consegui mudar a forma de pensar estou me desenvolvendo a cada ano
@user-xl2mb8td2j
@user-xl2mb8td2j 9 ай бұрын
Gratidão por me nos dá esse conhecimento 😮
@ramonfelipedejesus7562
@ramonfelipedejesus7562 9 ай бұрын
Eu para mudar minha vida tive que mudar o meu ciclo de vida afastei dos amigos e familiares, amo minha famíliaa mas se continuasse e convivesse com eles ia ser igual eles. Mudei melhorei minha vida mas infelizmente meu passado de amigos e familiares não faço mais questão, não sendo soberba tentei ajudar todos eles mas são pessoas que já se acostumou de viver na mesmice. Esse tipo de gente não quero ..
@vbrant
@vbrant 8 ай бұрын
Sensacional Dra. Parabéns!
@patriciasantana4887
@patriciasantana4887 9 ай бұрын
Desses fatores que ela citou, o único que realmente tem um peso mais relevante, é a questão da exposição as possibilidades, e mesmo assim, apenas numa primeira instância, pois isto pode mudar no momento que qualquer um pode passar a simplesmente OBSERVAR o mundo ao redor, muitas vezes, em condições de vida mais difícil, muitos podem tirar enormes APRENDIZADOS SIM, e desenvolver inteligência emocional inclusive, muito mais até do que os que não estão equipados com OS DOIS EXTREMOS, não a toa, quando alguns ricos fracassam, desenvolvem depressão ou causam suicídio, porque teem terror a se deparar com outra realidade da qual nem sabem como lidar, na verdade até a posse de fortunas, na qual muitos não conseguem extrair felicidade que procuram através destas, também se deparam com estas finalidades. Bom, o fato é que esses tipos de comentários como os dela, só levam ao desânimo os ouvintes também tendo como este o propósito, que crescem ouvindo "Vocês estão limitados!"; "Vai ser muito difícil mudar de realidade", é isto que QUEREM que vcs acreditem! Limitados somos TODOS de alguma forma, mas da forma como querem impor na mentalidade do povo, é mentira! Entendam, todos os outros fatores que ela citou, se aprende, só é preciso buscar o conhecimento, até mesmo a mentalidade é possível mudar a qualquer momento!
@patriciasantana4887
@patriciasantana4887 9 ай бұрын
Eles QUEREM MESMO que os demais se agarrem ao vitimismo, porque isto ESTAGNA/APRISIONA, ao invés de motivá-los a ler, arregaçar as mangas e aprender, principalmente a não ser dependente de um sistema, que somente ensina o que é conveniente para fabricar operários não pensantes.
@cleberalves2596
@cleberalves2596 9 ай бұрын
Pertencionismo ainda reina no Brasil...
@Fabio.dev.12
@Fabio.dev.12 9 ай бұрын
Você explicou perfeitamente seu ponto de vista e concordo totalmente. O mais bizarro é uma "Neorocientista" com mesmo discurso da extrema esquerda. A verdade é. O próprio sistema(estado) contribuí arduamente pra que continuamos pobres seja mentalmente ou financeiramente. Somos ensinados desde do berço a pensar apenas no curto prazo. Querer é poder sim. Se você tem um objetivo, uma meta de poder uma vida melhor, basta querer. Trabalhe, estude, ganhe conhecimento, se destaque. Se não tem recursos. Trabalhe com que tem ou se não busque. Esse papo de visão limitada do mundo dificulta seu crescimento não cola mais. Temos a internet. Um poderoso recurso pra ter acesso a informação e conhecimento.
@taniavernalha4109
@taniavernalha4109 9 ай бұрын
Exatamente! Não é para esse conformismo e vitimismo que a NEUROCIÊNCIA está aí!!!
@vanessabtfly
@vanessabtfly 9 ай бұрын
Perfeito. Se existe um ser resiliente nessa vida somos nós, pobres! Vide Gerson Rufino e tantos outros.
@cauasimoes418
@cauasimoes418 8 ай бұрын
que papo inteligente, obrigado pelas ótimas observações
@selmamarques3088
@selmamarques3088 9 ай бұрын
Não esqueça dos elementos culturais, estes podem formar ideias de derrota muitos fortes. Eles são difíceis de destruição.
@_mastah
@_mastah 9 ай бұрын
Dinheiro nunca é o suficiente. Isso é fato. A ganância do ser humano sempre supera a necessidade. Quem controla ganancia, enriquece.
@Yurimartins97
@Yurimartins97 9 ай бұрын
Não. Quem controla os meios de produção enriquece, e quem se destaca socialmente em virtude de originalidade e rentabilidade (diga-se: patrocínio a partir do destaque), enriquece. E esse segundo caso, é a exceção da exceção O problema é que há algumas décadas, com a massificação do neoliberalismo como estilo de vida, gestão do Estado e ditame das relações sociais, essas exceções são tratadas como regra, e logo, todo o resto é ignorado (isso quando não é negado no mau caratismo mesmo)
@Athena285
@Athena285 9 ай бұрын
Sabemos de tudo isso e estamos cansados de saber . A questão é : como resolver .
@samuelfigueiredo192
@samuelfigueiredo192 9 ай бұрын
É simples, jogue todo seu programa de pobre e fracassado no lixo, veio dos seus pais e pessoas próximas, tudo q vc acredita, 90% de tudo q tu acha q é certo tá errado. Quando tu começar a pensar do jeito correto colherá bons frutos. Se Seus pais eram pobres Eles não sabiam pensar corretamente e passou tudo errado pra tu. Tu é adulto, tem q jogar tudo no lixo pq se não tu vai repetir o resultado deles.
@samuelfigueiredo192
@samuelfigueiredo192 9 ай бұрын
A sim, julgue seus pais, observe a vida deles e suas ideias, veja onde tudo q eles acreditam os levou. Julgue tudo e todos, julgue, julgue vc, primeiro tu julga, depois tu entende e só depois tu entender e se desalienar tu pode parar de julgar. Ao julgar sua mente começa a entender o q tá certo e o que tá errado, não deixe de julgar, julgar é necessário, vc só saberá distinguir o mal do bom, o feio do bonito, o branco do preto se julgar. Abc
@andremardegan8874
@andremardegan8874 9 ай бұрын
As elites brasileiras também ajudam os pobres a ficarem pobres. A política econômica brasileira é mais voltada pra quem tem dinheiro, do que pra aqueles que não tem dinheiro, porque a política econômica brasileira não é igualitária, com profissões ganhando oceanos de dinheiro de um lado, e o outro lado com profissões ganhando salários baixos. A maioria das faculdades brasileiras são privatizadas, com cursos de alto escalão como psicologia, medicina, direito e jornalismo com preços caríssimos em alguns estados brasileiros, portanto, mesmo se o aluno passar no vestibular, ele vai ter que pagar preços caros, o que podem fazê-los desistirem do curso. A solução é a política econômica igualitária que não permiria que alguns ganhem oceanos de dinheiro de um lado, em prejuízo de outras profissões. Depois, faculdades disprivatizadas, tornando-as gratuitas, o que faria com que mais alunos entrassem na faculdade. Mesmo se a família for nota 10, e o aluno for inteligente e consciente não adianta, porque a máquina pública estatal é fundamental pra erradicar a pobreza.
@paolawintersilveira2019
@paolawintersilveira2019 9 ай бұрын
Gente, que mulher maravilhosa!!!
@renatoknight6967
@renatoknight6967 9 ай бұрын
FICO COM MUITA PENA DOS PEQUENOS, QUE POR SOFREREM COM ESCASSEZ EM SUAS CASAS FICAM COM VÁRIAS ÁREAS DE SUAS VIDAS COMPROMETIDAS. 😭😭😭😭
@geraldacosta39
@geraldacosta39 9 ай бұрын
O loco ,eu nunca tinha pensado nisso dessa forma ,com esse olhar !😮chocada 😮😮😮
@arcanixszat
@arcanixszat 9 ай бұрын
O grande problema desses discursos é que eles enfatizam o vitimismo e a letargia. A pessoa simplesmente ouve essas coisas e se contenta em estar onde está ou fica eternamente culpando alguém pela sua situação. O fato é que APESAR da pobreza, alguns conseguem enriquecer e outros conseguem melhorar de vida. E é nisso que as pesquisas deveriam se focar. O que as pessoas de sucesso fizeram para romper o ciclo e prosperar? Isso é mais interessante do que dizer "ele nunca vai conseguir porque é pobre e mimimi"
@leandrocoelho7939
@leandrocoelho7939 9 ай бұрын
Eu tenho 42 anos e embora meus pais SEMPRE souberam economizar (ter dinheiro na conta) e sustentaram uma vida classe médica beeeeemmmmm confortável, eu não sei o que é ter dinheiro na conta e tenho pouquíssimas habilidades pra fazer dinheiro, tanto é assim que moro com meus pais muito mais por necessidade do que por qualquer outra coisa. Por outro, conheço pessoas próximas que tiveram uma infância sofrida e pobre e hoje tem dinheiro na conta, é empresário, chefe de família e vive muito bem obrigado. Sei lá, pode ser duas exceções para essa teoria....
@samuelsilva4498
@samuelsilva4498 8 ай бұрын
Seus pais souberam fazer pra eles. Mas não souberam ou não conseguiram te ensinar. E você viu como se faz mas não aprendeu como.😢
@LeticiaSimoes-hf2vh
@LeticiaSimoes-hf2vh 8 ай бұрын
@@samuelsilva4498 Ou ele simplesmente não é capaz como os país, eu por exemplo tento tanta coisa e nunca saí do lugar.
@thtasca
@thtasca 8 ай бұрын
@@LeticiaSimoes-hf2vh o problema é sempre achar que existe uma fórmula, ninguém é igual, o que funciona pra um pode não funcionar pra outro e não tem nenhum problema nisso, o que fode com a vida da maioria é achar que tem que se encaixar em um lugar, pra muitos só pagar as contas já é ter sucesso, assim como ter uma empresa que lucra um monte, casa, carro, casamento é sucesso também, tudo é ponto de vista e objetivo. Só que ai aparece alguém e fala que viver desse ou daquele jeito não é correto ai tu fica pilhado e o que tava tudo certo vira um caos.
@MarceloCosta-km8ym
@MarceloCosta-km8ym 8 ай бұрын
Ela falou só de uma pequena coisa que é muito mais complexa. Essas pessoas mais pobres que conheceu usaram as dificuldades como combustível para progredir financeiramente. No seu caso buscar mais independência é que seria o combustível, ainda que venha a ter uma vida menos confortável, mas não necessariamente menos feliz.
@patriciavlemes
@patriciavlemes 9 ай бұрын
Excelente entrevistada! Explica muito bem e de maneira simples. Parabéns pelo seu trabalho 👍🏻❤
@hendrixgaviaoadvogado
@hendrixgaviaoadvogado 9 ай бұрын
Esporte ensina superação, dedicação e perseverança, então todos conseguem ter exemplo, falta é saber enxergar. Nesse sentido, até mesmo "cientistas" e "educadores", limitam essa visão aos seus expectadores, pois mesmo num mundo de conhecimento estão limitados.
@rogercaselli2921
@rogercaselli2921 9 ай бұрын
Bom dia!!! No dia a dia constatamos isso.
@ambomfim
@ambomfim 9 ай бұрын
Há também os casos de pessoas que cresceram na bonança extrema e que não souberam se adaptar e preparar para a escassez. Embora possam ter mais recursos intelectuais, de experiências, torraram tudo como se não houvesse amanhã.
@eusouajucilene
@eusouajucilene 9 ай бұрын
Meu marido, ele vem de uma família onde os avós eram fazendeiros, ricos e tudo é muita fartura, ele por ganhar bem, torra tudo, não tem limite algum de gasto. Eu venho de uma família de escassez, já tenho medo de comprar e nisso é uma guerra todo mês kkkkk, pq ele não sabe administrar e eu não sei gastar 😢
@stefanisilva2493
@stefanisilva2493 9 ай бұрын
E continuaram ricos ou, no mínimo, bem de vida. Ou seja, pra eles compensou.
@vivianemartinez1483
@vivianemartinez1483 9 ай бұрын
Acho que o corte foi muito rápido kkk. Ela não falou sobre como driblar a escassez. Há técnicas para isso. Tem um livro sobre o tema bem bacana que chama Escassez.
@reniaparecidacouto7344
@reniaparecidacouto7344 9 ай бұрын
Viviane Martinez posta aqui o Autor do livro!
@alexalmeyda7167
@alexalmeyda7167 9 ай бұрын
Interessante. Este debate prova que as pessoas são diferentes. Eu vivi na escasses quando era criança. E atualmente, não consigo despirocar o cabeção con a grana e sair gastando como louco. Muitas vezes tenho que fazer um esforço para comprar algumas coisas. Costumo dizer que era pobre, e a pobreza não saiu de mim. Rsrs. Não que deixe de fazer as coisas, mas sempre tento economizar.
@severofeniz6302
@severofeniz6302 9 ай бұрын
Por isso que a meritocracia é um devaneio!!
@tomemata394
@tomemata394 9 ай бұрын
comentário mais perfeito aqui... Na mosca.
@severofeniz6302
@severofeniz6302 9 ай бұрын
@@tomemata394 obrigado meu nobre🤝🙏
@Fabio.dev.12
@Fabio.dev.12 9 ай бұрын
Pra você pode ser. Mas pra uma galera que saiu da miséria e tem uma vida instável hoje... Eles acreditaram na meritocracia. Seu problema é responsabilizar os outros e não a sua falta de objetivo e persistência.
@severofeniz6302
@severofeniz6302 9 ай бұрын
@@Fabio.dev.12 , cara para de delirar e criar factóides! Meritocracia existe na cabeça de um reprimido e sádico! "Galera que saiu da miséria" sozinhaKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjkkkkkkkkkk ninguém chega a lugar nenhum sozinho! Ninguém é só uma ilha. " Para crescer, aprender construir conhecimento e se construir sozinho, o ser humano precisa dos outros”. Estuda 👉🏽👉🏽👍 Vygotsky
@Fabio.dev.12
@Fabio.dev.12 9 ай бұрын
@@severofeniz6302 Ow débil mental. Já que tu deve ter alguma deficiência cognitiva vou tentar desenhar pra você. Um indivíduo precisa de objetivos. E pra chegar nesses objetivo ele precisa trabalhar arduamente. Por que não existe almoço grátis. É óbvio que precisamos de ajuda gênio. O problema das pessoas é esse pensamento coletivista doente que você e outros preguiçosos tem. O Ser humano precisa ser individualista em determinadas situações. Se tu não acredita que trabalhar e buscar conhecimento não traz valor. Ok. Problema seu. Mas não ache que isso é uma regra. Depois eu sou o delirante. Por que não faz um teste em vez ficar defecando merda pela boca. É pra acabaaa!!!
@Travassosadvogadoimobiliario.
@Travassosadvogadoimobiliario. 8 ай бұрын
Por essa razão, entendo que aqueles que viveram experiências familiares de extrema pobreza e escassez, quando consegue alcançar o sucesso na vida, é pq demandou muito esforço e sabedoria para "furar" a bolha.
@fabiano7606
@fabiano7606 9 ай бұрын
Excelente Fala! perfeita!
@danielcosta5705
@danielcosta5705 9 ай бұрын
O tipo de afeto ( o que me afeta) nos relacionamentos desde o inicio da vida no campo do sentido ( com país, mães ou tutores), algo sentido e não visto, tem muita sifnificancia no desenvolvimento humano no campo da constituição/aprendizado . A escola pública poderia ser um grande colaborador ( aprendizado humano, científico, financeiro). É complexo!
@pensacomigo0832
@pensacomigo0832 9 ай бұрын
Há uma lacuna não abordada pela entrevistada na questão da escassez. Walter Mischel, antes mesmo do experimento do Marshmallow, realizou um estudo precursor em Trinidad, no qual ele observou que os grupos étnicos que habitavam a ilha possuíam estereótipos diferentes dos outros, especialmente em relação à percepção da imprudência alheia, autocontrole e capacidade de se divertir. Neste pequeno estudo com 53 crianças, entre meninos e meninas, com idades entre 7 e 9 anos (35 negros e 18 indianos orientais) na escola rural de Trinidad, as crianças tiveram que fazer uma escolha entre receber imediatamente 1 centavo de doce ou preferencialmente receber 10 centavos do mesmo doce dali a uma semana. Mischel relatou que as diferenças étnicas significativas, as grandes variações de idade e a "diferença de status econômico" entre "superior" e "inferior" não apresentaram diferenças significativas na escolha. A ausência do pai foi mais prevalente no grupo de afrodescendentes (em contraste com apenas um caso entre os indianos), e essa variável mostrou a relação mais forte com a espera pela recompensa, uma vez que as crianças de famílias completas demonstraram uma habilidade superior para esperar. Outro fator importante é a escolha das guloseimas, uma vez que, para muitos paladares, as opções escolhidas podem ser menos atraentes na área testada, uma vez que são mais apreciadas em outras áreas além dessa.
@cleidebonettorosa8443
@cleidebonettorosa8443 9 ай бұрын
Concordo contigo. A presença de uma família que passe segurança em todos os aspectos para a criança ,é fundamental, em acréscimo a tudo o que ela falou
@evandroramos3932
@evandroramos3932 9 ай бұрын
A recompensa futura, acumulação, é algo branco, europeu. Os demais grupos, particularmente grupos africanos e indígenas americanos e vivem um dia de cada vez, eles não esperam o futuro, vivem no presente. perspectiva. Querem esperar que um negro ou indígena tenha a mesma noção de família e acumulação que os europeus é bizarro. Mas nada de novo que europeus esperando que seu modo de vida seja o superior e que todos deveriam seguir para seu próprio bem né
@stefanisilva2493
@stefanisilva2493 9 ай бұрын
@@evandroramos3932 Simplificação grosseira. Um dos países com maior poupança do mundo é o Japão. Fato esse que salvou a economia deles no pós guerra. Não é racial: pessoas pobres ou de locais desestruturados não guardam simplesmente porque não há o que guardar e juntar migalhas nunca leva o indivíduo a obter o que precisa, sendo uma dor inútil abrir mão do pouco que tem agora.
@evandroramos3932
@evandroramos3932 9 ай бұрын
@@stefanisilva2493 não foi a poupança dos japoneses que impulsionou o Japão no pós guerra, mas os investimentos dos EUA (que impuseram restrições sobre a defesa externa japonesa que existem até hoje). A poupança dos japoneses começou a fazer efeito 30 anos depois do fim da guerra, em meados dos 1970, explodiu nos 80 e a crise imobiliária no início dos 1990 explodiu. Também nessa época, os EUA tinham deslocado o eixo de investimentos prós tigres asiáticos, pelo contexto da guerra fria (inclusive tenho maior interesse pelo modelo dos gansos voadores kk). Mas ok, desculpe a grosseria.
@evandroramos3932
@evandroramos3932 9 ай бұрын
@@stefanisilva2493 seguindo o mesmo raciocínio, se não houver um investimento pesado no local onde as condições estão ruins (no caso, ricos prós pobres, EUA pra Japão pós segunda guerra), vai ser bem difícil sair da pobreza. O que não possibilita são os interesses de cada, já que pregamos a liberdade, E a desconexão entre religiões, gêneros, raças, etc
@cezarhyr8219
@cezarhyr8219 8 ай бұрын
No meu caso, meu avô foi um mestre das finanças, minha mãe já foi um desastre tadinha, tudo que cai para ela, se dissipa na hora. Ela sempre ganhou acima de 10k, e tinha uma compulsão por comprar roupas e jóias loucamente.
@alssnco
@alssnco 9 ай бұрын
Meu senso de sobrevivência é ao contrário do que ela citou. Se eu gastar tudo hoje, como vou sobreviver amanhã?
@cristianabryla5664
@cristianabryla5664 9 ай бұрын
Tem que juntar dinheiro sempre.
@julianedeoliveira3280
@julianedeoliveira3280 9 ай бұрын
Nem todos nasceram ricos ou tiveram pais ricos, existem muitas pessoas que estudaram ou não, e mesmo assim prosperaram e evoluiram financeiramente ... mesmo nascendo na pobreza muitos crescem com um bom intelecto, mas oque falta é oportunidade ...
@samuelfigueiredo192
@samuelfigueiredo192 9 ай бұрын
Concordo com quase tudo menos a última parte, a oportunidade é vc que cria. vc que deve criar, criar, criar a sua oportunidade e não depender de outros.
@fatimasaviodossantos273
@fatimasaviodossantos273 9 ай бұрын
Não sou rica. Tenho uma vida razoável, mas sou de uma família muito, mas muito precária. Não tivemos, eu e meus irmãos, nenhuma estrutura familiar, psicológica, espiritual, financeira, nada....passamos muita necessidade qdo pequenos. Pai alcoólatra e mãe q era diarista e chegava às 9 da noite, com meio k de feijão pra cozinhar, qdo conseguia comprar. Morávamos em locais muito precários. Muuuita escassez, de tudo, mas hoje, cada um tem sua casa própria e consegue pagar as contas. Eu estudei, porque corri atrás. Trabalhava numa universidade pra poder ter bolsa. Graças a Deus, superamos tudo aquilo. Hoje, meus filhos não passam pelo q passamos. A pessoa precisa correr atrás pra tentar melhorar.
@danielamendonca6728
@danielamendonca6728 9 ай бұрын
Não podemos vitimizar, minha infancia foi bem humilde, graças a Deus estudei em uma instituição que estudava o dia inteiro, e ei e meus irmao superamos esta fase, onde esta fase, serviu de resiliência para nós, hj temos uma vida melhor para nossos filhos. Outro fator, muitos filhos que teve uma infancia boa, e chega na fase adulto, não conseguem administrar sua vida financeira, e o que os pais deixam, acabam gastando atoa, pois sempre dependeram dos pais, e não teve uma boa evolução na vida adulta.
@m.m.772
@m.m.772 8 ай бұрын
É um estado de espírito, um pensamento positivo....e tantas pessoas nas ruas, nos lixões e favelas tão pobres ,está moça e mesquinha e não dividir a sabedoria .
@proffernandaviana
@proffernandaviana 9 ай бұрын
Muito bom Lutz me revejo e minha irma nessa trajetória mas mudei de ambiente, resignifiquei o "ter e poder" e hj guardo enquanto ela gasta tudo o que ganha e ganha mais que eu... o JJ ia adorar essa neuro, a dias vi ntrevista dele c Boca rosa q eu nao conhecia e falavam sobre a descrença nessa chamada ilusão da "meritocracia" afinal como a crianca que chega a escola c fome vai competir c a que se alimentou bem?
@rodolformartins
@rodolformartins 9 ай бұрын
É so observar a estrutura finaneira que a gente vive, ai vamos entender o por que do ciclo de escassez.
@DesapegosDaLu
@DesapegosDaLu 6 ай бұрын
Infelizmente vivemos num país com uma desigualdade social escancarada e ABSURDA! Quando ela disse: "crianças que vivem num ambiente de situação financeira baixa, ela tem limitação no processo de aprendizado", isso é tão óbvio, a criança pobre não tem acesso à uma educação de qualidade, de estudar em escola particular aonde o ensino é muito superior em relação às escolas públicas! 🙄
@DaDaisantos1083
@DaDaisantos1083 9 ай бұрын
É verdade, eu me sinto confortável em pagar minhas contas e nao ter nada de dinheiro a mais. Sensaçao de escassez sem fim porem parece que tem que ser assim.
@rosangelapires7089
@rosangelapires7089 9 ай бұрын
E quando a pessoa é criada com bom colegio,boa alimentação ,amada e essa pessoa não progride, vive trancada em um quarto apesar de ser acompanhada por terapeutas?
@MarceloCosta-km8ym
@MarceloCosta-km8ym 8 ай бұрын
Possivelmente ela precisa encontrar alguma motivação na vida. Motivação é o combustível da vontade e a vontade é o primeiro passo para conquistar alguma coisa. Certas coisas demoram um tempo para serem resolvidas na terapia. Escola boa, alimentação, amor criam um ambiente muito confortável, como uma cama quente no inverno e aí precisamos de algum impulso para sair da cama, tomar um banho e ir para vida.
@senhorengenheiro4702
@senhorengenheiro4702 9 ай бұрын
Antes de estudar as dinâmicas do nosso modo de produção eu acreditava nessas teorias que a entrevistada descreve. Hoje eu sei o que destrói o vida do proletariado é o CAPITALISMO e sua exploração do trabalho, onde os burgueses que são donos do meios de produção acumulam o excedente do trabalho gerado pelo próprio trabalhador deixando o mesmo na miséria, através da mais valia.
@andrevidalufms
@andrevidalufms 9 ай бұрын
Sai dessa ideia que isso aí é um pensamento limitante que esconde a verdade.
@manuelgoncalves5853
@manuelgoncalves5853 9 ай бұрын
Correto. Essa história de culpar o indivíduo quando na vdd o sistema é que ferra com a pessoa
@gilsonmelo3531
@gilsonmelo3531 8 ай бұрын
Eu penso na prosperidade e abundância!!
@raphaelmarinho6108
@raphaelmarinho6108 9 ай бұрын
Concordo somente com a questão da alimentação. Hoje em dia, com a internet, todo mundo tem acesso a qualquer tipo de "consumo de informação". A pessoa pode não ter nascido num lar estável. Pode não ter referência em casa. Mas se essa pessoa consome conhecimento adequado pela internet, ela consegue moldar a própria mentalidade.
@Elvis750
@Elvis750 8 ай бұрын
Conhecimento é a palavra chave. Qnd comecei a ver o mundo de outra forma atravéz da busca por conhecimento,percebí que hoje em dia no Brasil da pra sair da escassez,mas para isso o indivíduo terá que fazer alguns sacrifícios,mas para adquirir conhecimento é preciso abrir um livro ou ver algum vídeo chato do tiozão conselheiro,que também é um sacrifício
@getulio_gf
@getulio_gf 9 ай бұрын
Bixo, eu já li uns 500 livros de finanças, mexo com bolsa de valores. Estudo sempre sobre dinheiro, mas o fato de ter vivido a vida toda em um ambiente de escassez, parece que minha vida não anda para frente. Incrível 🙈
@futeboleliberdade2888
@futeboleliberdade2888 9 ай бұрын
Ninguém vence o ambiente Só saindo dele
@asmrsoapinlove2180
@asmrsoapinlove2180 8 ай бұрын
Amigo, faça hoponopono para limpar essa crença limitante. Veja no canal.da Beth Russo como fazer. Sucesso.
@janemoreira7637
@janemoreira7637 6 ай бұрын
Terapia ajuda
@mariareginacorrea8012
@mariareginacorrea8012 8 ай бұрын
Como querer algo que não conhece, não faz parte de seu mundo. Muito interessante.
@jhonatam46
@jhonatam46 8 ай бұрын
Se eu tivesse que dar uma dica pra alguém de como sair de uma vida miserável e ficar rico ou ter uma condição de vista justa, seria: Rotina. Pra mim foi o que deu certo. Identifiquei os objetivos q eu precisava e não deixei que NADA me tirasse do foco. Todos os dias a mesma coisa. Treino, boa alimentação, MUITO estudo e Muito trabalho duro.
@thythus6660
@thythus6660 9 ай бұрын
Quem quer que o pobre tenha muitos filhos é o rico tanto para ter mão de obra barata, como para ter alguém que consuma comida falsa como os compostos lácteos que a classe média não vai consumir. O pobre gera lucro para o rico. A classe média tem raiva do pobre porque ela tem uma visão limitada, não entende que na piramide social se o pobre sair, o consumo diminui e a mão de obra barata também, o que faria a classe média ficar no lugar do pobre. Para o pobre é melhor que ele não tenha filhos, mas quando o pobre sumir, vai ser necessário ter outros pobres no lugar que será a classe média. O pobre é o sacrifício para manter a riqueza da minoria.
@misantosbalaban9079
@misantosbalaban9079 8 ай бұрын
Com os meus pais, foi mais ou menos isso: meu pai teve frota de caminhões, oficinas mecânicas, posto de gasolina, uma casa chique no centro da cidade, apartamento e casa na praia, carros diversos, minha mãe vivia em médicos porque tinha o melhor plano, fazia plástica e outras estéticas, tínhamos diarista, minhas irmãs estudaram um tempo em colégio particular conceituado em Curitiba, faziamos compras no mercado que davam 2 a 3 carrinhos (anos 90/2000)... Mas meu pai virou alcólatra, espancava minha mãe dia e noite, se envolvia com prostitutas e diversas mulheres, arrumou filhos fora do casamento, mandava fechar restaurante para dar festas para "amigos" e amantes, emprestava/dava dinheiro para amigos e nunca mais recebia, foi torrando tudo o que tinha, sendo roubado pelos tais "amigos", foi perdendo seus negócios, tendo que vender o que tinha pois contraia dívidas, imóveis tiveram que ser vendidos pra não ir a leilão... e assim foi. Perderam tudo! Única coisa que restou foi a casa no centro, que no divórcio deles ficou para minha mãe. Hoje em dia, ele não tem nada e minha mãe ainda tem uma casa que comprou com o dinheiro da venda da outra.. mais nada. Vivem doentes, eu os ajudo como posso, cuidando deles. Tínhamos uma vida boa (na época que nasci, já estavam-se indo embora as coisas, minhas irmãs aproveitaram mais). E tudo se acabou porque não souberam investir, segurar e multiplicar... é triste só de pensar!
@WilliamSantos-to2qh
@WilliamSantos-to2qh 8 ай бұрын
Finalmente uma pessoa na internet que não vem cheia de mentira, falando que qualquer um hj ganhou 100.000, só querer
@Tatsy1000
@Tatsy1000 9 ай бұрын
Perfeito!
@lis8999
@lis8999 9 ай бұрын
Excelente!
@user-bt9st2sb3c
@user-bt9st2sb3c 8 ай бұрын
Tenho uma teoria sobre dinheiro. Quem tem amor em casa, gasta dinheiro em casa. Quem não tem, gasta dinheiro na rua, na busca de amor. Uma pessoa que não prospera é uma pessoa que não se sente amada. Em linhas gerais, mas faz muito sentido.
@luizasombrio4676
@luizasombrio4676 9 ай бұрын
Os políticos têm vários privilégios exemplo auxílio paletó 🤦🏿‍♀️ Enquanto pessoas desfavorecidas precisam sobreviver com um salário mínimo para ajudar a pagar água, luz e aluguel 🤷🏿‍♀️
@paulocatitao
@paulocatitao 9 ай бұрын
Fatos, fatos e fatos... Por isso é muito importante identificar pessoas assim e apoiar é muito importante.
@rosislainedoss.medeiros7192
@rosislainedoss.medeiros7192 8 ай бұрын
As pessoas que eu conheço que quebraram esse ciclo foi trabalhando por conta própria as vezes o estudo nao é o caminho para algumas pessoas terem uma vida melhor. Um exemplo é o dono de um mercado onde moro ele começou com uma banca vendendo temperos depois virou Hortifruti hoje ele tem dois supermercado. Outra trabalhava em um salao de beleza e quando ela aprendeu começou a trabalhar por conta fez curso e abriu o salão dela hoje ela vive muito bem comprou até 🏠.Lembrando que não é todo mundo que vai conseguir ficar rico😊
@gtrap33
@gtrap33 9 ай бұрын
2:14 alguém sabe o nome desse livro que ela citou ?
@patriciamarques2128
@patriciamarques2128 9 ай бұрын
Que sensatez❤
@comunista.investidor
@comunista.investidor 9 ай бұрын
Acho que o problema mesmo e que ninguém se preocupa de verdade com isso as pessoas so sabem da esmola uns para os outros.
@axetroll
@axetroll 9 ай бұрын
Natureza: seleção natural
@jessicaoliveira4959
@jessicaoliveira4959 8 ай бұрын
Infelizmente é muito verdade, por mais que tenha esforço, a sensação de sobrevivência e falta te limita a ver as possibilidades. Experiência de quem vive.
@luizphillipes.m1396
@luizphillipes.m1396 9 ай бұрын
Ela explicou errado: no caso seria Viés Hiperbólico (Imediatismo) que é contrário ao Viés Intertemporal (que é voltar-se para recompensas a longo prazo).
@Di_ascending77
@Di_ascending77 9 ай бұрын
Por favor, há que considerar a herança genética! Os factores culturais e sociais...
@danieldias6620
@danieldias6620 8 ай бұрын
Tudo que os seres humanos precisam saber é que precisam estudar. Independente de ser escola pública ou particular. Os pais também ao meu ver se tornam responsáveis pelo fracasso ou sucesso dos filhos. Pelo menos os pais dessa nova geração, pois hoje a muito conhecimento na internet. O conhecimento faz toda diferença na vida do seres humanos. Meus pais sempre foram pobres e nunca me ensinaram nada de educação financeira, porém me deram o essencial o estudo e a partir disso consegui furar a bolha. Hoje casado e com dois filhos, escrevi um livro para meus filhos ensinando como funciona a vida. Que o principal é ter Deus ao seu lado e saber administrar suas finanças.
@vilmasilva9213
@vilmasilva9213 9 ай бұрын
Você falou tudo.
@laurofigueredo1112
@laurofigueredo1112 9 ай бұрын
Alguém anotou o nome do autor e do livro que ela falou (em 2:13)????
AS 4 CRENÇAS FINANCEIRAS: NEUROCIENTISTA EXPLICA | Lutz Podcast
12:50
Cortes do Lutz [OFICIAL]
Рет қаралды 43 М.
NUTRICIONISTA ALERTA: SEU INTESTINO ESTÁ TE FAZENDO ACUMULAR GORDURA | Lutz Podcast
11:46
Became invisible for one day!  #funny #wednesday #memes
00:25
Watch Me
Рет қаралды 59 МЛН
DAD LEFT HIS OLD SOCKS ON THE COUCH…😱😂
00:24
JULI_PROETO
Рет қаралды 14 МЛН
Coleção uma família de letrinhas
1:37
Dra Livia Figueiredo
Рет қаралды 20
5 sinais que você VIBRA NA ESCASSEZ
18:36
Cátia Bazzan
Рет қаралды 24 М.
Robert Kiyosaki O discurso mais famoso da internet  mantenha os pobres!!!
10:27
Motiversity em Português
Рет қаралды 1,2 МЛН
5 HÁBITOS que te farão RICO segundo a BÍBLIA - BOB PROCTOR
14:05
Resumindo Conhecimento
Рет қаралды 1,1 МЛН
🔴 Pablo Marçal | COMO VENCER A ESCASSEZ #pablomarçal
30:06
Mente de Transbordo
Рет қаралды 17 М.
DO YOU HAVE PARENTS LIKE THIS?
0:19
dednahype
Рет қаралды 41 МЛН
как попасть в закулисье в schoolboy runaway
0:51