Рет қаралды 6,948
O Café Filosófico CPFL é um espaço aberto para reflexão. As falas dos convidados e os comentários do público são de responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a visão do Instituto CPFL ou de seus controladores. Comentários fora do tema proposto e que disseminem discursos de ódio e/ou ataques criminosos serão banidos automaticamente.
O psicanalista Daniel Lins trata da recepção de Nietzsche no Brasil numa exposição que nos leva desde a Escola do Recife, em finais do século 19, até a produção de alunos de hoje. Ele faz uma interpretação da presença das ideias nietzschianas no movimento da tropicália, nas obras de Chico Buarque e de Renato Russo. Daniel Lins também fala sobre como o “trio infernal” da filosofia francesa (Deleuze, Derrida e Foucault) se apropriou das ideias de Nietzsche e como a psicanálise se relacionou com o filósofo.
Reexibições de acervo
5 vezes Nietzsche
O filósofo alemão Friedrich Nietzsche é um dos pensadores que mais vivenciou pessoal e radicalmente a filosofia. Da filosofia à psicanálise, da educação às artes, seu pensamento influenciou gerações de diferentes segmentos sociais, estimulando pessoas de ontem e de hoje. Sua filosofia também tem sido um dos temas mais recorrentes dos 20 anos do Café Filosófico CPFL, que já abordou, entre outros conceitos, o trágico, o niilismo, a transvaloração dos valores, o eterno retorno e a vontade de poder. Essa série especial de reexibições do acervo do Café comemora sua importância para a cultura contemporânea e retoma cinco importantes encontros que abordaram por diferentes pontos de vista sua filosofia.
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: / tvcultura
Twitter: / tvcultura
Instagram: / tvcultura
TikTok: www.tiktok.com...
Site: tvcultura.com.br/
Siga o Instituto CPFL
Facebook: / institutocpfl
Twitter: / cafe_filosofico
TikTok: www.tiktok.com...
Site: www.institutocp...