“NO MEU FILHO NINGUÉM PÕE A MÃO”, GRITOU ROSE PARA O DELEGADO FLEURY

  Рет қаралды 2,985

TUTAMÉIA TV

TUTAMÉIA TV

Күн бұрын

“Eles chegaram bem tarde da noite, e eu tinha o nenê de um mês. Fleury falou que estávamos presos e disse para a turma dele: ‘Pega o moleque que a gente vai levar para o juizado de menores’. E eu falei: ‘Não vai!’ Ele botou a mão no revólver e disse: ‘Eu posso usar violência!’. Eu respondi: 'Pode, mas que que muda? Eu não quero que ele vá! Vocês não toquem no meu filho! No meu filho ninguém põe a mão!”
É o que lembra a jornalista Rose Nogueira, 78, do dia de sua prisão: 4 de novembro de 1969.
“Não sei o que me deu. Era o Fleury falando comigo. Nem tive medo dele. Eu vivo falando que a coisa mais poderosa do mundo é a maternidade”, afirma ela ao TUTAMÉIA.
Na entrevista, gravada em 10 de fevereiro de 2024, Rose fala do trabalho como jornalista durante a ditadura militar, do assassinato de Vladimir Herzog, da censura, da resistência. “A ditadura foi a cultura do ódio, e a gente sentiu diretamente”, declara.
No dia do golpe militar, em primeiro de abril de 1964, Rose, então com 18 anos, estava na praça do Patriarca, no centro de São Paulo, e sentiu um alvoroço. “Todo mundo de radinho de pilha, todo mundo ouvindo. Alguns diziam: ‘O Jango fugiu’. Outros: ‘É primeiro de abril, é mentira!”.
“Nós lá em casa amávamos o Jango, a Maria Teresa. Foi um sofrimento muito grande. Foi mais do que um banho de água fria. Foi uma pancada no coração”.
Como repórter, Rosa acompanhou os festivais da canção, as peças de teatro, a efervescência cultural naquela segunda metade dos anos 1960, antes do AI-5. “Era muito clara a disposição de combater a ditadura através da arte, como eles podiam”.
Depois, na cobertura internacional, testemunhou a ação da censura nas redações. Lembra de quando chegou um aviso de que era proibido citar o nome de dom Helder Câmara, que percorria o Brasil denunciando a ditadura.
“A gente escrevia, então, ‘arcebispo de Olinda e Recife’ e dizia onde ele tinha estado. Tinha um quadro na redação cheio de telex da censura. Antes de fazer uma matéria, precisava olhar lá para saber se era censurado ou não”, diz.
Trabalhando com Vladmir Herzog na TV Cultura, ela fala do choque que foi receber a notícia da morte do jornalista, em 1975. “Eu caí no chão. Não acreditava, não é possível!”.
O assassinato (que a ditadura dizia ter sido um suicídio) mobilizou a sociedade naquele momento. Um grande ato ecumênico foi realizado na catedral da Sé. “Reuniu tanta gente! Era ditadura e ninguém teve medo; foi todo mundo para lá. Aquilo balançou um pouco bastante a ditadura”, afirma.
O depoimento integra uma série de entrevistas sobre o golpe militar de 1964, que está completando sessenta anos. Com o mote “O que eu vi no dia do golpe”, TUTAMÉIA publica neste mês de março mais de duas dezenas de vídeos com personagens que vivenciaram aquele momento, como Almino Affonso, João Vicente Goulart, Anita Prestes, Frei Betto, Roberto Requião, Djalma Bom, Luiz Felipe de Alencastro, Ladislau Dowbor, José Genoíno, Roberto Amaral, Guilherme Estrella e Sérgio Ferro.
Inscreva-se no TUTAMÉIA TV e visite o site TUTAMÉIA, tutameia.jor.br, serviço jornalístico criado por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena.
Acesse este link para entrar no grupo AMIG@S DO TUTAMÉIA, exclusivo para divulgação e distribuição de nossa produção jornalística: chat.whatsapp....

Пікірлер: 22
@loreinesucupira1964
@loreinesucupira1964 6 ай бұрын
QUERIDA ROSE VC ME REPRESENTA! OBRIGADA ROSE POR TER LUTADO POR NÓS!!!! EU TE AMO! ESTAMOS JUNTAS
@ivanalopescremascodasilva1126
@ivanalopescremascodasilva1126 6 ай бұрын
Maravilhosa entrevista!
@sylviaperez9467
@sylviaperez9467 6 ай бұрын
Mais uma vez, uma ótima entrevista, com muitos detalhes que eu desconhecia. Gratidão queridos jornalistas da TUTAMÉIA ❤❤
@sandrinha9361
@sandrinha9361 6 ай бұрын
Quantas pessoas que viveram essa época e contam o que passaram e a maioria de hoje nem sabe ou recebe informação distorcida...
@fatimacarmo7551
@fatimacarmo7551 6 ай бұрын
Viva o Lula , viva a Democracia
@FlaviaFonseca-q8c
@FlaviaFonseca-q8c 6 ай бұрын
Que aula, dessa grande mulher. Ainda não a conhecia. 🙌👏👏👏👏👏👏 Obrigada 🤝
@joseantonioantonio3306
@joseantonioantonio3306 6 ай бұрын
MULHER DE MUITO VALOR....TODO MÉRITO PARA ESTA MULHER MARAVILHOSA. ABRAÇOS PARA ELA...VERDADE-JUSTICA-SOLIDARIEDADE PARA OS HONESTOS
@ricardosoaresmachado6565
@ricardosoaresmachado6565 6 ай бұрын
Boa tarde! Abaixo a ditadura!!! Niterói - RJ.
@SandroVillar
@SandroVillar 5 ай бұрын
Rose Nogueira é um tesouro do jornalismo brasileiro. Aprendi muito com ela na TV Cultura. Saúde e paz, minha irmã! Sim, gosto tanto de você que a considero minha irmã. Você me ajudou muito em várias ocasiões. Isso não tem preço.
@SandroVillar
@SandroVillar 5 ай бұрын
Simpático casal Eleonora e Rodolfo: peço licença para anunciar meu canal no KZbin. É a coluna O Espadachim, com crônicas e frases(drops)com um toque de humor. Forte abraço!
@anapaulalobo3805
@anapaulalobo3805 6 ай бұрын
@LuliBrazil
@LuliBrazil 2 ай бұрын
Que Deus abençoe e proteja essa mulher e família, essas pessoas nunca devem ser esquecidas, lutaram pela liberdade que temos de falar hoje.
@joseantonioantonio3306
@joseantonioantonio3306 6 ай бұрын
ROSE NOGUEIRA, EU AMO VOCÊ..
@lucapellari5985
@lucapellari5985 6 ай бұрын
Rainha da Inglaterra mezovo, essa é uma Rainha de verdade. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@Ignezregis
@Ignezregis 5 ай бұрын
A simplicidade e os detalhes vividos por Rose Nogueira nos mostram flahs de uma época em que a vida borbulhava nas ruas, nos corações e na mente. Maravilha!
@lucapellari5985
@lucapellari5985 6 ай бұрын
Minha mãe era uma mulher comum na cidade de São Paulo. Ela me contava que achava estranho os discos do Chico Buarque serem lacrados porque ele "falava mal" do governo. Ela acompanhava os Festivais da Record, acho que aprendeu muito com isso. Uma coisa que me marcou foi ela ter dito que descobriu sobre toda a censura quando ocorreu o 4ssassin4to do Vlado. O primeiro voto dela foi no Jango, jovem, e só foi votar novamente com uma caçula de 14 anos. Muito triste.
@Reginaapa.L.deAzevedo
@Reginaapa.L.deAzevedo 6 ай бұрын
🌿🇦🇪🌷
O que eu vi no dia do Golpe de 1964 - Entrevista Tutaméia
1:04:42
Ladislau Dowbor
Рет қаралды 1,8 М.
Do you choose Inside Out 2 or The Amazing World of Gumball? 🤔
00:19
💩Поу и Поулина ☠️МОЧАТ 😖Хмурых Тварей?!
00:34
Ной Анимация
Рет қаралды 2 МЛН
РОДИТЕЛИ НА ШКОЛЬНОМ ПРАЗДНИКЕ
01:00
SIDELNIKOVVV
Рет қаралды 2,8 МЛН
DELEGADO SERGIO FLEURY
11:32
Paulo Fleury
Рет қаралды 104 М.
A comercialização dos filhos
2:34:18
Atila Iamarino
Рет қаралды 46 М.
Israel bombardeia Beirute e provoca mais de 500 mortes em um dia
1:11:33
Trans Rights and Gender Identity with Kathleen Stock
1:12:11
Heterodox Academy
Рет қаралды 67 М.
Bob Fernandes Entrevista Gregório Duvivier | TVE Entrevista Especial
52:40
CHICO PINHEIRO ENTREVISTA - 30/09/24 - CHICO PINHEIRO ENTREVISTA PEDRO CARDOSO
52:26
Instituto Conhecimento Liberta
Рет қаралды 133 М.
5 GRANDES CANALHAS DA NOSSA HISTÓRIA - EDUARDO BUENO
16:46
Buenas Ideias
Рет қаралды 322 М.
Do you choose Inside Out 2 or The Amazing World of Gumball? 🤔
00:19