Рет қаралды 35
Muito mais do que uma garantia de vida eterna livre do castigo de Deus, o evangelho nos capacita a viver uma vida santa que agrada a Deus e nos satisfaz. Sem esta verdade, o pecado pode ser aceito e até aumentado por causa da mentira de que a graça possa nos permitir pecar porque é superabundante na abundância de pecados. Paulo refuta esta mentira explicando sobre a união do crente com Cristo. Nesta meditação, a união legal com Cristo é tratada. Na próxima, a união vital com Cristo. Entenda, aproprie-se e pratique esta união com Cristo em sua vida.
Mensagem do culto de 03 de março de 2024
Textos base: ROMANOS 5:12-6:14
ROMANOS 5
¹² Quando Adão pecou, o pecado entrou no mundo, e com ele a morte, que se estendeu a todos, porque todos pecaram.
¹³ É fato que as pessoas pecaram antes que a lei fosse concedida, mas, porque ela não existia, seus pecados não foram levados em conta.
¹⁴ Mesmo assim, do tempo de Adão até o de Moisés, todos morreram, incluindo os que não desobedeceram a uma ordem explícita de Deus, como Adão desobedeceu. Na verdade, Adão é um símbolo, uma representação daquele que ainda haveria de vir.
¹⁵ Mas há uma grande diferença entre o pecado de Adão e a dádiva de Deus. Pois o pecado de um único homem trouxe morte para muitos. Ainda maior, porém, é a graça de Deus e sua dádiva que veio sobre muitos por meio de um único homem, Jesus Cristo.
¹⁶ E o resultado da dádiva de Deus é bem diferente do resultado do pecado de um único homem, pois enquanto o pecado de Adão levou à condenação, a dádiva de Deus nos possibilita ser declarados justos diante dele, apesar de nossos muitos pecados.
¹⁷ A morte reinou sobre muitos por meio do pecado de um único homem. Ainda maior, porém, é a graça de Deus e sua dádiva de justiça, e todos que a recebem reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.
¹⁸ É verdade que um só pecado de Adão trouxe condenação a todos, mas um só ato de justiça de Cristo removeu a culpa e trouxe vida a todos.
¹⁹ Por causa da desobediência a Deus de uma só pessoa, muitos se tornaram pecadores. Mas, por causa da obediência de uma só pessoa a Deus, muitos serão declarados justos.
²⁰ A lei foi concedida para que todos percebessem a gravidade do pecado. Mas, à medida que o pecado aumentou, a graça se tornou ainda maior.
²¹ Portanto, assim como o pecado reinou sobre todos e os levou à morte, agora reina a graça, que nos declara justos diante de Deus e resulta na vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
ROMANOS 6
¹ Pois bem, devemos continuar pecando para que Deus mostre cada vez mais sua graça?
² Claro que não! Uma vez que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?
³ Ou acaso se esqueceram de que, quando fomos unidos a Cristo Jesus no batismo, nos unimos a ele em sua morte?
⁴ Pois, pelo batismo, morremos e fomos sepultados com Cristo. E, assim como ele foi ressuscitado dos mortos pelo poder glorioso do Pai, agora nós também podemos viver uma nova vida.
⁵ Uma vez que nossa união com ele se assemelhou à sua morte, assim também nossa ressurreição será semelhante à dele.
⁶ Sabemos que nossa velha natureza humana foi crucificada com Cristo, para que o pecado não tivesse mais poder sobre nossa vida e dele deixássemos de ser escravos.
⁷ Pois, quando morremos com Cristo, fomos libertos do poder do pecado.
⁸ Então, uma vez que morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.
⁹ Temos certeza disso, pois Cristo foi ressuscitado dos mortos e não mais morrerá. A morte já não tem nenhum poder sobre ele.
¹⁰ Quando ele morreu, foi de uma vez por todas, para quebrar o poder do pecado. Mas agora que ele vive, é para a glória de Deus.
¹¹ Da mesma forma, considerem-se mortos para o poder do pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus.
¹² Não deixem que o pecado reine sobre seu corpo, que está sujeito à morte, cedendo aos desejos pecaminosos.
¹³ Não deixem que nenhuma parte de seu corpo se torne instrumento do mal para servir ao pecado, mas em vez disso entreguem-se inteiramente a Deus, pois vocês estavam mortos e agora têm nova vida. Portanto, ofereçam seu corpo como instrumento para fazer o que é certo para a glória de Deus.
¹⁴ O pecado não é mais seu senhor, pois vocês já não vivem sob a lei, mas sob a graça de Deus.
Instagram: @igrejaefeso
Whatsapp: 43-99993-4109