Deus que abençoe sempre este Historiado, sou um grande admirador seu! ... o Brasil tem essa grande preciosidade, inclusive no modo claro de explicar e se fazer entender. Mas como tudo, pouco dá valor as suas preciosidades.
@KellyCThomaz Жыл бұрын
Esse livro detalha a história de modo respeitoso.
@marianatedesco27314 жыл бұрын
Incrível como necessitamos conhecer a cultura dos nossos compatriotas Africanos. Precisamos de professores como esse senhor.
@danieldiasdossantos Жыл бұрын
👏👏👏
@luciaribeiro3385 жыл бұрын
Quando agente começa a ler e ter mais conhecimento do continente africano em sua Cultura e seu universo suas tradições sua historia do passar dos tempos agente se envolve com esse mundo tao diferente misterioso e se apaixona por esse contnente.
@elisabetepradodecampos77923 жыл бұрын
Fiquei estasiada com tamanha informação, de maneira clara e calma. Vi várias vezes o vídeo! Quero ver mais coisas do Alberto. Com certeza! Parabéns Mestre!
@herberthmartinssantos76982 жыл бұрын
Um verdadeiro intelectual da humanidade de nosso tempo.
@anacristinamachado61576 жыл бұрын
Li a Enxada e a Lança, quando fiz a disciplina África 1 na faculdade,a linguagem que ele usa é muito fácil de compreender. Vale a pena,e ouvindo ele agora melhorou tudo.É demais.
@fabricioramos14162 жыл бұрын
Olá! Onde encontro esse livro ?
@fabricioramos14162 жыл бұрын
Olá! Onde encontro esse livro?
@PandoraElfa3 жыл бұрын
Estou vivendo a cansativa saga de ler "A Enxada e a Lança" ouvi o professor até me deu um refresco.
@fabricioramos14162 жыл бұрын
Olá! Onde encontro esse livro?
@auriceliogoncalves99348 ай бұрын
Os livros da Alberto são editados pela Nova Fronteira e tem dois box lindos @@fabricioramos1416
@ruthsantos73624 жыл бұрын
A melhor explicação sobre a escravidão que já vi
@tudoutil45725 жыл бұрын
Quanto conhecimento numa só pessoa. Sublime
@leoguimaraes90847 жыл бұрын
já li um livro desse cara aprendi muito sobre a escravização e mudei minha percepção sobre esse assunto
@em1l1o6 жыл бұрын
A mudança foi em que sentido?
@user-go8vt9lp7i5 жыл бұрын
Qual foi o livro??
@seucurujito82245 жыл бұрын
Parabéns.
@antoniogimenes4605 жыл бұрын
Obrigado por sua aula, seu entusiamo e brilho contagia
@lauramelo37822 жыл бұрын
Nunca tinha pensado nisso! A África não era cristã, e o povo era diferente... excelente percepção! Grata! Muito elucidativo
@nunobrito9285 Жыл бұрын
Na verdade depende da África. A Etiópia era cristã. E o Congo se tornou cristão.
@flowkst3 жыл бұрын
Lamentável que isso tenha acontecido, parece história de filme de terror, mas foi real. 😥
@Edper19617 жыл бұрын
Conversa maravilhosa, muito bom!
@regianemax84046 жыл бұрын
Obrigada, amei 😍
@RENNERFERREIRAGUERRA7 жыл бұрын
muito bom 👏👏👏
@karlasenna21575 жыл бұрын
Meu passado me persegui, humilha, condena e me envergonha
@faupoesias7665 жыл бұрын
por que
@viking57744 жыл бұрын
@@faupoesias766 não sabe pq? Observe mais e vá estudar, tambem!
@CarlosSantana-sm3sn4 жыл бұрын
Peggy su?
@mariacristinamateus45333 жыл бұрын
Se você viu este vídeo, uma vez só não bastou. Veja mais vezes. Porque só nessbe vídeo, dá pra se ter uma dimensão do quanto a África e seu povo, foi importante e necessária.para a humanidade. Esse seu pensamento, é o pensamento que o branco colonizador, quis nos enfiar goela abaixo, nos introjetando, através de uma lavagem cerebral, nossa inferioridade como Raça Humana. Em você eles conseguiram.
@RenatoSantos-in2qz2 жыл бұрын
Quem deveria ter vergonha é quem escravizava. Resistir sempre. 2022. Uma homenagem musical a Zumbi dos Palmares.....kzbin.info/www/bejne/imW9daaeabCdbNk
@sabrinahellenandrade36123 жыл бұрын
Obrigada por esse vídeo!
@wendelfreitastutti94593 жыл бұрын
Grato por postar,visando a nossa formação.
@diegobarros64676 жыл бұрын
Vendo esse vídeo entedi por que ele é tão utilizado na faculdade!
@cicerosantos34912 жыл бұрын
Os processos e métodos de colonização foram, sem dúvida, um horror. E chamamos isso tudo de "civilização"! Precisamos desses grandes mestres para reescrevendo as histórias formadas sobre camadas e mais camadas de pura inconsciência. Valeu mestre!
@joedsongomesprodutorcultural4 жыл бұрын
Acabei de ver dois vídeos que falavam de povos que escravizavam a si mesmo, agora esse outro já diz diferente! Chega desses vídeos por hoje, minha cabeça tá muito confusa!
@analucinha294 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/jHW4f2ecj7WYhMU assista esse aqui, vai lhe ajudar no entendimento não desse vídeo, mas do assunto de um modo geral
@analucinha294 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/aqKbimaYmN6Di8k nesse vídeo vc tem um resumo da obra do escritor Tidiane N'Diaye - O genocídio velado.
@ÁfricadoJeitoQueNuncaViu4 жыл бұрын
Maior parte dos nomes que foram citados nesse vídeo são mais conhecidas na Bahia que na África. Tem muito conhecimento da Bahia e pouco sobre os reinos africanos.
@dantx2404 жыл бұрын
Além de dedicar a maior parte de sua vida intelectual à África, seu serviço diplomático foi, também na maior parte, em solo africano. Ele costumava jogar pôquer com reis africanos que eram considerados divindades, além de ter escrito diversos livros sobre a África, e sobre a relações Brasil-África. É insensato mensurar o conhecimento de um africanólogo a partir de uma simples entrevista.
@mariadelourdesbispo4637 Жыл бұрын
@@dantx240sábias palavras, e sobre a crítica referida no comentário acima do seu ,o que ocasionou sua resposta , os nomes da geografia africana (Nigéria) em afirmar que são da Bahia, prova que não teve atenção ao conteúdo do vídeo kkk o povo yoruba foi levado para Bahia isso deixa óbvio que foram eles (yorubas) que colocaram os nomes na geografia de lá através de sua grandíssima influência por serem urbanos kkk ,abraços
@wesleyprado24325 жыл бұрын
08:07 Vc vê, em único lugar pequeno com tribus com religiões e deuses diferentes. Um deus que tem sua existência presa a uma Cultura. 🤔😕😔
@jamaisdirei5 жыл бұрын
Do mesmo modo, Javé é um deus de uma tribo nõmade do deserto. Toda divindade é etnica.
@brunodias58584 жыл бұрын
cara , desculpa te desapontar , mas todos os deuses sao frutos de culturas e dependem delas pra sobreviver ...se vc acreditar em algum deus, ele deve ser desse mesmo jeitinho bem ai....alguem inventou ele em algum momento e ele segue sendo reescrito a cada dia , à medida q novas geracoes vao aderindo a ele ....maravilhos ser humano ne? ter cultura , ter ciencia, conhecer a historia....mas da medo tb as vezes ...
@marcoswillianl4 жыл бұрын
@@brunodias5858 Que ignorância.
@lucasf81804 жыл бұрын
Eterno Francisco Félix de Sousa ❤
@edinetesantos97543 жыл бұрын
Foi o maior traficante de escravos da história
@lucasf81803 жыл бұрын
@@edinetesantos9754 idai?
@edinetesantos97543 жыл бұрын
@@lucasf8180 E dai que tu é burro
@lbahiana3 жыл бұрын
Ja o conhecia
@tiagoasafe83945 жыл бұрын
Os estudos de genética mostram que isso chamados de bantus são na verdade duas linhagens separadas, muito antigas e bastante basais na nossa espécie.
@abeljayabega62564 жыл бұрын
É só uma linhagem, há maior probabilidade que a língua era uma e tudo foi mudando e apareceram outras
@Erick1997kaiten5 жыл бұрын
1:33 significa que os romanos e egípcios não tinham escravos de sua própria terra?
@brunoramos24225 жыл бұрын
Ele estava explicando especificamente colonial do Brasil e alguns países.
@brunoramos24224 жыл бұрын
@@e.a.s.4227 Os próprios egípcios escravizaram os seus próprios povos Os líderes quê era negro escravisava o seu povo negro.
@fabioamorimvieira4 жыл бұрын
@@brunoramos2422 os egípcios, bem como os romanos e outros povos da antiguidade, escravizavam essencialmente os estrangeiros, sobretudo os cativos de guerras. No Egito principalmente no Reino Novo eram cativos principalmente sírios, libios e núbios, que inclusive eram povos sempre representados com os braços atados nas costas em relação ao faraó, imagem máxima da identidade egípcia. E no Egito não havia escravidão de "negros contra negros" porque eles não possuiam uma identidade negra para si mesmos e para outros povos africanos, sendo impossível que eles enxergassem como semelhantes esses outros povos como os núbios.
@brunoramos24224 жыл бұрын
@@fabioamorimvieira Não importa o que eles acham de qualquer forma eles não eram brancos. Egito fica na África e pega uma parte da Ásia. Eu estou falando que eles escravizava seus semelhante. E meu comentário Não era nem focado ao Egito, e sim sobre a África e seu líderes que vendia Escravos para todo o continente. Principalmente para o Egito.
@brunoramos24224 жыл бұрын
@@fabioamorimvieira o Japão teve o mesmo pensamento. Coreia do Norte também tem o mesmo pensamento. "Coreia do Sul não é meu semelhante" Se Você colocar um do lado do outro, dá para ver claramente que pertence à mesma linhagem na árvore genealógica. Mas Não aceita seu semelhante. E Acredita mesmo ser superior.
@Sou_a_Rin3 жыл бұрын
Vim pela aula online
@bancasantos02187 жыл бұрын
vim pelo Fabio brazza
@csarchannel76814 жыл бұрын
Mas ficquei com uma dúvida, se ele é tão conceituado, tem muito conhecimento do assunto, é recomendado na faculdade e inclusive aborda a escravidão islamica, porque muitos professores negros ( ou não) ainda repetem o mesmo discurso colonialista sem abordar a escravidão dentro da própria África?
@brunodias58584 жыл бұрын
cara...tem um monte de professor negro especializado em escrvidao na africa sim...inclusive escravidao la em africa e ca no brasil estao conectados como o proprio professor falou....a situacao politica da africa refletia diretamente nas pessoas q eram vendidas para / nas americas ...agora, obviamente nem todo professor negro vai ser anti racista / progressista ou algo assim
@csarchannel76814 жыл бұрын
@@brunodias5858 Seria absurdo um professor negro ser anti-racista, a menos que idiotas assim o interpretem como tal.
@ultronwarlock19154 жыл бұрын
@@csarchannel7681 Vc conhece muito poucos professores negros para falar isso. Até mesmo no continente africano como na Nigéria, em Angola ou na Namíbia, tem muitos especialistas em continente africano e suas guerras civis entre reinos e também no colonialismo e imperialismo europeu.
@csarchannel76814 жыл бұрын
@@ultronwarlock1915 Será que conheço poucos?? Vc é um destes professores ou dos outros??
@makedaqueen68674 жыл бұрын
Nao podem falar se nao da treta
@abeljayabega62564 жыл бұрын
Errou quando fala que os bantus foi uma criação, Bantu é um grupo que nele fala-se várias línguas mas se perceberes é muito igual como se fala. Há até locais que só muda pronúncia
@edinetesantos97543 жыл бұрын
Você quer ensinar o pai a fazer filhos ai é foda amigão
@marquelinemontenegro30277 жыл бұрын
Escravidão nucar mais limpa limpos
@em1l1o6 жыл бұрын
Nunca mais? Esqueceram de avisar os mercadores Líbios sobre o fim da escravidão. Dê uma pesquisada no KZbin pra ver.
@thiagoklencarrijo-brancoca82527 жыл бұрын
Foda
@sergiobarreto1807 Жыл бұрын
Mina é etnia ou um agrupamento de etnias de negros que vieram do forte de São Jorge de Mina?
@fatnerd58837 жыл бұрын
Popó pequeno e Popó Grande ? 3:19 ???????????
@dimas123lol6 жыл бұрын
Popo é um grupo que faz parte desse todo conglomerado que representa os povos iorubas!
faltou o tópico «escravidão islâmica». sem isso não se percebe nada.
@Ninasim1237 жыл бұрын
luís palma de jesus Está acontecendo agora na Líbia. Africanos sendo escravizados por muçulmanos.
@politiksispoker23627 жыл бұрын
sempre pulam esse tópico já reparou? Esquecem disso o tempo todo, e enquanto isso a escravidao Islamica comemora 3.000 anos
@jaguar82086 жыл бұрын
Sempre contam as maldades dos brasileiros e portugueses. Dos índios, negros, árabes muçulmanos, outros europeus e outros povos não contam, eu já to cansado, to enchendo de comentários esses vídeos.
@tiagor.3693 жыл бұрын
O vídeo não é para falar sobre cada forma de escravidão que existiu na humanidade, mas focado em falar sobre a escravidão no Golfo de Benin. Você não está em busca do conhecimento, mas de espalhar mentira por motivo ideológico, resta saber se você é supremacista branco ou um neoconservador sionista.
@tiagor.3693 жыл бұрын
@@politiksispoker2362 Quem está comemorando? E como tem 3 mil anos de escravidão islâmica se o islamismo como religião tem 1.500 anos? Ou você está considerando como "islamismo" toda e qualquer religião abraâmica como o judaísmo e o cristianismo?
@carlaaraujo64564 жыл бұрын
Não se escraviza uma pessoa só só porque ela é diferente,existiu à escravidão de brancos na Grécia,existem vários motivos principais por pura maldade,interesse econômico,interesse pelo poder.
@marinabrito31434 жыл бұрын
Pois ainda assim era a escravidão do diferente: ou do pobre pelo rico (escravidão por dívida), ou do criminoso pelo que se considera justo (escravidão por crime), ou daquele que pertece a um povo, uma etnia diferente da minha (escravidão por guerra). A questão aqui é que você está colocando todos os negros em um grupo e todos os brancos em outro grupo, e não é esse o caso. Lembrando que africanos escravizavam outros africanos, mas sempre o diferente (por exemplo, o muçulmano escravizando um não muçulmano).
@edribeiro5070Ай бұрын
Não entendeu a aula, assista de novo, abra sua cabeça, ele está narrando uma concepção de um estudioso não de um político rastaquera.
@gizelasousa9914 жыл бұрын
Nomes estranhos já não existe este grupos em África chamando esses nomes ninguém vai saber de onde eram.
@USENAM9U4 жыл бұрын
Varios nomes citados sao cidades que ainda existem na nigeria
@abeljayabega62564 жыл бұрын
Existem sim 👍🏿 eu vivo em um deles é pertenço a qualquer uma das linhagens O erro é história contada por alguém que também vê tudo pela Google nunca andou
@vitoraguiar93763 жыл бұрын
@@abeljayabega6256 Me dê mais detalhes sobre isso?
@tiagor.3693 жыл бұрын
@@vitoraguiar9376 Todas cidades citadas continuam existindo: Oyo, Abeokuta, Ibadan, Porto Novo, Lagos...
@vitoraguiar93763 жыл бұрын
@@abeljayabega6256 Poderia?
@alipiofelipe25906 жыл бұрын
Um monte de ignorante que nunca leram um livro do cara, nunca foram na África pesquisar e conhecer nada, nunca leram João José Reis, Lilia Schwarcz, Leslie Bethell, Sidney Chalhoub, John Thornton, Diop, se quer Edward Said que é basilar pra ficar comentando sobre cultura ocidental e cultura africana e asiática, mas adoram dar seus pitacos sobre Cultura e Sociedade pré-colonial Africana e Brasil Colônia. De quebra, chamam um dos maiores pensadores do Brasil de burro, ou de petralha... Só no youtube mesmo que a gente vê uma coisa dessa... Vcs merecem mesmo os livros didáticos sem referencial bibliográfico, cheio de erros ortográficos e propaganda daquele genial Decreto, até hoje, sem explicação de origem e razão. Pera, vcs já possuem tudo isso no youtube que é o próprio livro didático de vcs! HAHAHA... Tá explicado, vão aprender História com o Kim Kataguiri e suas datações atemporais, ou então na Super Class do Nando Moura.
@gustavokeno5 жыл бұрын
Exato!
@brunoramos24225 жыл бұрын
Concordo em parte com você mas pelo que eu saiba só teve pensadores esquerdistas com livros publicados.
@luanycaro40854 жыл бұрын
:^
@claudiogingar3 жыл бұрын
É Têm idiotas que Dizem - O Africanos Escravisou o Seu Irmão, o Seu Igual, Sem Saber que na África Tinha Mais de 300 GRUPOS ÉTNICOS de REINOS Distintos.
@leandrorasta4162 жыл бұрын
Esse discurso é por ser do mesmo continente os povos meu irmão
@PachecoAquarismo3 жыл бұрын
Isso a escola não encina
@pedrooctavio5085 Жыл бұрын
SEI...1/2 HISTÓRIA...A verdade , verdade não se contam...Sei...Narrativa...Hummm
@r.c.77933 жыл бұрын
.
@bundagorda12344 жыл бұрын
1:02 O CERTO É CISPLATINA GARAI
@bundagorda12344 жыл бұрын
Mt verdade isso
@leopoldomeyermuhlmann99014 жыл бұрын
@@bundagorda1234 no
@louroadiodato126521 күн бұрын
Não existia Brasil , A Terra era Africa e América separada pôr um Rio .
@mjll2105Ай бұрын
😢 A ignorância,o complexa,y u senso de superidade,ten sido uma das pragas, doenças mais devastador do planeta! Nenhuma doença,ten matado mais humanos.qe a doença humana da creencia de superioridade,asi como ver a diversidade humana como um perigo.ten sido uma ameaçã ser diferente. Espero que añgum dia encontremos a cura para a ignorância y que ninguém volta a sufrir pela ignorância, complexo do outro seja cual seja .
@benonesmsilvamoreira85114 жыл бұрын
Tive uma nocao nesse video. No casos brancos tambem era escravos.entao os negros foi consequencia e como os poderosos eram.a maioria brancos. Para fecilitar .distinguir o escravo dos senhores escolheirao os negros.se a maioria negra fosse senhores acho que hj estamos falando de brancos escravisados..
@sergerenine98285 жыл бұрын
Em resumo: a Africa é maravilhosa; a Baia é maravilhosa, mas todo mundo vem para o Sul, de preferencia para o Rio de Janeiro e São Paulo. João Gilberto, Caetano, Gil, Gal e inúmeros outros fizeram o mesmo. Só historiador, escritor e assemelhados pra cair na balela dessa gente conversinha.
@centurio39167 жыл бұрын
O Homen viajou na maionese. O tema era se não me engano a "Escravidão na História e na Africa" . O cara falou de religião, linguas, tribos etc...
@Osmarpiazzijr7 жыл бұрын
presta atenção meu querido
@claudioreis75467 жыл бұрын
Esse Centurio é analfabeto em Sociedade e História. Faltou o respeito com o professor e literato (foi chamado de 'o cara ') e mostrou que não entendeu nada do assunto respondido. O tema foi RICAMENTE ABORDADO E EXPLICADO. Compre e leia os trabalhos do PROFESSOR Alberto Costa e Silva.
@dimas123lol6 жыл бұрын
Com o crescimento de pensamentos conservadores na sociedade brasileira, a tendência é essa. Já li alguns trabalhos de Costa e Silva, e são excelentes. Quando vamos falar de escravidão, falamos também de povos e suas culturas.
@jorgeifma6 жыл бұрын
@@dimas123lol o problema não é o conservadorismo em si, mas a forma de "alfabetização" deles!
@thaisazevedo15 жыл бұрын
quem viajou foi tu
@johnleandrocarvalhocoelho53946 жыл бұрын
Não se escraviza ninguém na Própria terra ? foram os próprios negros na Africa que começaram o processo de escravidão ..
@igorsilva80546 жыл бұрын
John Leandro Carvalho Coelho eles escravizaram PRISIONEIROS e descumpridores da lei das tribos locais, so pra constar
@elifeliz9726 жыл бұрын
John Leandro Carvalho Coelho verdade
@elifeliz9726 жыл бұрын
Detetive Tintinho sqn viu,a africa tinha seus reis e principes viu,ja era uma civilização,,,Zumbi foi um deles,sou negra e n tenho ele como heroi
@felipeferreira-ye2cd6 жыл бұрын
Alberto da Costa Silva dr em historia com espacialização em africanidades falou cometeu um equivoco vc que John Leonardo Carvalho Coelho que eu nunca vi ser documento de estudo que está certo,
@felipeferreira-ye2cd6 жыл бұрын
vc deve aprender que n tinha o conceito de africanos, irmãos, eles eram rivais. e quando os capturavam faziam de escravos, porém tinha direito ao '' peculho '' que era um valor que o escravo recebia para ser que por muitas vezes ele trocava por outros escravos, por tanto escravos tinham escravos por não existir o conceito de fraternidade entre toda a África, porém a forçada diáspora africana pra o Brasil parte de um conceito de escravizar o negro por ser infiel, e por notar que os indígenas não eram fortes para o trabalho escravista.
@valentimkissneto48585 жыл бұрын
Completamente desatualizado. Vá estudar
@brunoramos24225 жыл бұрын
????? Kkkkk só ganhou o prêmio Camões o prêmio mais importante da literatura.
@ThiiagoFJV4 жыл бұрын
Kkkkkkkkkk
@carlaaraujo71584 жыл бұрын
Kakakkakakakakakak cada uma
@lucasf81804 жыл бұрын
@@brunoramos2422 foda se? E ninguém do Brasil conhece esse velho.
@vitoraguiar93763 жыл бұрын
@@lucasf8180 Ninguém no brasil conhece VOCÊ! Fracassado, vai estudar!
@Sergiofreitas56 жыл бұрын
Professorzinho petralha. Detected!
@pedrosants3885 жыл бұрын
Vc não disse nada aí, esse cara é imparcial , top 5 dos intelectuais do Brasil , estudioso sem viés político , procure saber mais sobre ele
@alanviana21874 жыл бұрын
@@pedrosants388 Vai perder tempo com quem acredita em Terra plana e mamadeira de piroca?
@lucasf81804 жыл бұрын
@@alanviana2187 e quem acredita em discurso esquerdista é mais burro ainda.
@kidop564 жыл бұрын
TANTOS ATALHOS... Chamam a isso professor??? Acho que devia ir ter aulas novamente.