No video

Notícias Univesp - Racismo em Monteiro Lobato - Marisa Lajolo

  Рет қаралды 38,787

UNIVESP

UNIVESP

Күн бұрын

A professora Marisa Lajolo, da Unicamp e da Universidade Mackenzie, especialista na obra de Monteiro Lobato, conversa com o jornalista Ederson Granetto a respeito da ação movida, junto ao Supremo Tribunal Federal, pelo Instituto de Advocacia Racial e Ambiental pedindo providências para o fato de o livro "Caçadas de Pedrinho" conter o que o instituto chama de "elementos racistas". A professora contesta a afirmação e diz não encontrar racismo nos livros de Monteiro Lobato.

Пікірлер: 26
@rixsilveira
@rixsilveira 12 жыл бұрын
Marisa Lajolo é contra uma nota rodapé na edição do Caçadas de Pedrinho. Ela diz que basta termos leitores inteligentes que assim garantimos a boa leitura dos trechos que seriam racistas. E para justificar isso compara Caçadas de Pedrinho com Machado de Assim. Como se um leitor de 10 anos tivesse o mesmo senso crítico que um de 18. Pra mim é claro: ela não está disposta a pensar no assunto.
@ivanildosssantos7440
@ivanildosssantos7440 12 жыл бұрын
Como é possivel!!! que alguém que se diz estudioso de um determinado autor, que se diz especialista em um determinado autor, não perceba a conexão entre as expressões utilizadas pelo autor e a sua confessa condição de eugenista. Tenha paciência! Não é má vontade não, é interesse em perpetuar idéias racistas.
@flaviocoli.
@flaviocoli. 7 жыл бұрын
Como é bom ouvir ouvir a Marisa Lajolo.
@carolkellin
@carolkellin 9 жыл бұрын
Essa entrevista é excelente. Parabéns pela objetividade e pelo conteúdo. O entrevistador é super culto e adiciona valor na discussão. Adorei
@josival8743
@josival8743 10 жыл бұрын
Há pessoas aqui homenageando Monteiro Lobato, dizendo que não há fundamento em criticá-lo (como se tudo o que ele escreveu fosse louvável), que suas obras são maravilhosas para a criança (como se os fins justificassem os meios e fizessem com que alguns aspectos desses meios não contivessem erros grotescos), que essas discussões são desnecessárias, que as notas esclarecedoras também o são, blá, blá, blá! Devem ser os(as) mesmos(as) que homenageiam pseudo-heróis do passado brasileiro, que exterminaram milhares ou milhões de negros, índios, etc., só porque tais pseudo-heróis fizeram o Brasil se desenvolver em “algumas áreas”. Em outras palavras: Os fins justificam os meios, mesmo que esses meios tragam destruição emocional, psicológica, cultural, física, etc, para o próximo. Depois, essas mesmas pessoas irão para as ruas pedir paz, liberdade, igualdade, fraternidade, etc. Quanta gente hipócrita, que só busca os seus interesses mesquinhos, e, por que não dizer também....racistas!
@daniloezln
@daniloezln 11 жыл бұрын
Pesquisem sobre a relação do Monteiro Lobato com a Eugenia
@AlceuFerrazCosta
@AlceuFerrazCosta 12 жыл бұрын
Se você está interessado no contraponto, acredito que irá encontrar bastante opiniões nos vídeos relacionados, que aparece na barra à direita. Minha dúvida é será possível encontrar alguém que possua a mesma autoridade no assunto que a professora que comenta neste vídeo.
@anhangamirim
@anhangamirim 12 жыл бұрын
Na minha pobre opinião, acho que a primeira pessoa a quem se deve perguntar é à criança negra. A Marisa bem lembrou isso nesta entrevista. Tem um excelente dito judaico que é: Não se pode perdoar por um dano feito a outra pessoa. Somente quem sofreu o mau é que pode decidir absolver ou não o mal que lhe foi feito. Lobato tem um papel fundamental na LIJ nacional. Bem colocado seu comentário.
@anhangamirim
@anhangamirim 12 жыл бұрын
Hitler também usava o discurso de sua época. Assim como Napoleão (para quem mulheres não tinham alma!). Vamos então usar discursos de época pra ensinar nossas crianças?
@tatipereira04
@tatipereira04 8 жыл бұрын
Esta senhora disse não saber como crianças negras veem estas obras... Pois eu respondo a ela... Passei a minha infância toda sendo chamada(entenda-se como xingada) de Saci, por meus coleguinhas! Antes que venham dizer que eu deveria aceitar como elogio, lhes digo... NÃO me diziam isso como forma elogiosa, ok?
@rosadossantosdonascimento6423
@rosadossantosdonascimento6423 8 жыл бұрын
+Tatiane Pereira, - Oi, eu sou branca e convivi com negros vizinhos e sempre tivemos excelentes amizade, nunca passou na minha cabeça esses termos pejorativos, eu também sofri preconceito na escola, pois a segunda dentição nasceram dentes grandes e eu era chamada de dentinho, ironia, não sofri, não dei bola, pois eu era dentuça mesmo. Sorte que naquela época não tinha a personagem mônica. Um abraço
@tatipereira04
@tatipereira04 8 жыл бұрын
Rosa, todos nós passamos por momentos difíceis na infância. A questão é: Adultos não devem fomentar estes tipos de preconceitos nas crianças. A infância é a fase das descobertas e cabe aos adultos instruir as crianças da melhor forma. As crianças geralmente não fazem associações diretas ao pejorativo, porém percebem sim que é algo desagradável aos que são alvos de tais peripécias infantis. Aquilo que introduzimos no inconsciente dos pequenos, poderá ditar seus traumas, comportamentos, julgamentos, escolhas na fase adulta. Abraço p ti tbm!
@rosadossantosdonascimento6423
@rosadossantosdonascimento6423 8 жыл бұрын
Tatiane, esqueci de comentar, cresci com vergonha dos meus dentes e quando eu ria, colocava as mãos na boca, mas superei, pus aparelho e fiz implante dentário. Hoje estou bem, mas fez mal para mim, cresci tímida e isolada. Nunca comentei isso em casa, guardei essa dor para mim. Um abraço
@anhangamirim
@anhangamirim 12 жыл бұрын
Se não fosse por Lobato muitos clássicos não teriam chegado ao público. Mas fica complicado expor crianças tão jovens a isso. Machado de Assis / Brás Cubas é para uma faixa etária que já desenvolveu senso crítico. Concordo contigo.
@tatipereira04
@tatipereira04 8 жыл бұрын
Que isso, gente??? Pra q essa discussão toda se só teve um pouquinho de racismo? Um pouquinho de racismo pode, ué!... Deprimente perceber essas coisas, e ver boa parte das pessoas encarando as queixas como coitadismo de negro...
@Vinimagem
@Vinimagem 12 жыл бұрын
Pq não há quem explique o outro lado? A entrevista, ao excluir o contraponto, já mostra compromisso em minimizar a ação da secretaria de igualdade racial. 'Engraçado' que na Inglaterra proibiram o uso de photoshop em imagens com o intuito de diminuir a exploração da neurose de forma consumista. No Brasil as universidades vão na contra mão e convocam 'especialista' para defender o uso de termos que reforçam o inconsciente coletivo. B R A S I L, mostra sua cara!
@jacsmaciel
@jacsmaciel 8 жыл бұрын
Essa mulher realmente não deveria estar comentando sobre isso. Devem pesquisar como crianças brancas vêem isso pq as ofensas são feitas por brancos e negros. Um professor bem formado deveria boicotar Monteiro Lobato. Só os personagens já criam um estereotipo mulher negra empregada.
@Vinimagem
@Vinimagem 12 жыл бұрын
Da maneira que foi feito, é evidente, que não traz apenas "o ponto de vista do entrevistado". Principalmente por reduzir a visão do publico "As caçadas de Pedrinho" enquanto a história do autor exala racismo para todo lado. Proponho a @univesptv entrevistar um alemão de direita para falar positivamente do livro Mein Kampf de Hitler, que tal? Será que conseguiriam desassociar a mensagem escrita com o histórico do autor? Então porquê minimizar, se falamos do mesmo autor de "O presidente negro"?
@janecz
@janecz 12 жыл бұрын
Uma BOBAGEM discutir. Monteiro Lobato É E SEMPRE SERÁ O MELHOR ESCRITOR DE COLEÇÃO INFANTIL DO MUNDOOO!!!!! Sua coleção de livros para crianças abre a inteligência da criança de tal forma que ela fica DIFERENTE das outras: fica mais culta, mais independente, mais curiosa. E se discutíssemos o Visconde de Sabugosa, agora? Se ele é transgênico ou não? Que bobagem discutir essas coisas a respeito de um autor tão fantástico. Bem, compreende-se. O momento é emburrecer mais ainda as massas.
@darlanmarinho1243
@darlanmarinho1243 11 жыл бұрын
E graças a ele e a outros que contribui com a descriminação racial até hoje milhares de negros no Brasil são ridicularizados no meio social e essa vilolencia tem que acabar !
@ismaelsilva4877
@ismaelsilva4877 11 жыл бұрын
Então se faça uma entrevista com o outro lado ora!! Muito anti ético a postura de vocês!!
@EduardoHenrique-fs5ol
@EduardoHenrique-fs5ol 9 жыл бұрын
Eu leio monteiro lobato desde de pequeno e munca vi nada de racista eu tenho de adulto e de crianca e gosto nao tem nada de racista leia o livro
8 жыл бұрын
Eu quando criança também sofri bullying, coisa normal entre crianças, e todos sabemos que crianças podem ser muito más...ofendendo mesmo o colega. Não acho que seja uma questão de preconceito racial. Se vitimizar por ser negro....isso sim é preconceito. Viver não é mais fácil para os brancos, amarelos, vermelhos....eu garanto, aliás o negro é uma raça privilegiada fisicamente. No geral, são lindos !!!
Leitura, suas mediações, seus mediadores| Marisa Lajolo
30:56
SisEB São Paulo
Рет қаралды 14 М.
女孩妒忌小丑女? #小丑#shorts
00:34
好人小丑
Рет қаралды 56 МЛН
Вы чего бл….🤣🤣🙏🏽🙏🏽🙏🏽
00:18
SPILLED CHOCKY MILK PRANK ON BROTHER 😂 #shorts
00:12
Savage Vlogs
Рет қаралды 47 МЛН
DERMEVAL SAVIANI | A pedagogia histórico-crítica
21:02
Leituras Brasileiras
Рет қаралды 416 М.
O lado oculto por trás da história de Monteiro Lobato!
20:31
Fatos Desconhecidos
Рет қаралды 94 М.
Racismo disfarçado de ciência: como foi a eugenia no Brasil
13:50
CANAL NARRATIVAS
Рет қаралды 5 М.
Livros 88: Monteiro Lobato Livro a Livro - Marisa Lajolo
15:44
História: O ofício do historiador - Maria Helena Capelato
29:07
A Grécia de Monteiro Lobato - Noites Gregas
34:47
Noites Gregas
Рет қаралды 8 М.
#14 Negrinha - Monteiro Lobato- Conto um Conto
24:00
Conto um Conto
Рет қаралды 67 М.
Marisa Lajolo fala sobre a obra de Monteiro Lobato
7:42
NOVA ESCOLA
Рет қаралды 19 М.
Conhecendo Museus - Ep. 11: MUSEU MONTEIRO LOBATO
26:01
Conhecendo Museus
Рет қаралды 64 М.
女孩妒忌小丑女? #小丑#shorts
00:34
好人小丑
Рет қаралды 56 МЛН