Um dos melhores vídeos sobre segurança do trabalho no Brasil. Parabéns e obrigado.
@luizeduardospinelliАй бұрын
Obrigado!
@ailton699 күн бұрын
Realmente , principalmente em idosos, uma queda da própria altura, pode ter consequências graves...
@gilcellionsilva93345 ай бұрын
Esse vídeo é o mais completo e agregador de conhecimentos sobre a NR 35 ao qual eu assisti....Parabéns, simplesmente fantástivo.🎉
@luizeduardospinelli4 ай бұрын
Obrigado!
@CBCMon Жыл бұрын
Não tenho palavras para expressar minha gratidão pela sua dedicação e amor em partilhar tantas informações sensacionais com os colegas de profissão. JOEL SANTOS
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Joel!
@ricardoosvaldo49504 ай бұрын
Parabéns pela excelente aula
@luizeduardospinelli4 ай бұрын
Obrigado!
@edivaldosantana7075 Жыл бұрын
Parabéns a MSA por patrocinar tema/aula tão relevante para a segurança do trabalho. Obs.: Visitei a fabrica em maio/2023, é show! Parabéns Luiz pela abordagem técnica e sensata. Muito bom e contribuiu bastante para o entendimento, aplicações e melhorias que podemos realizar na prática nas empresas que atuamos. Grato!
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Edivaldo!
@marcopolo5731 Жыл бұрын
Passam se anos e o homem continua referência 👏🏿🎯
@fernandorodrigo555 Жыл бұрын
Verdade!
@protecaoebrigada Жыл бұрын
Luiz, muito obrigado pela oportunidade de ouvir a você, que realmente uma referência sobre o tema, creio uma das maiores, se não for a maior! É uma pena que muitas envolvam a tomada de decisões públicas.
@luizeduardospinelli9 ай бұрын
Obrigado!
@antoniateixeiradasilva920Ай бұрын
Professor parabens! Eu sempre tive muito cuidado, como tecnica, eu sempre tive cuidado e acompanhava os novatos na area ate eles saberem bem , pois sempre vi os treinamentos como meros "papeis" na maioria das vezes.
@luizeduardospinelliАй бұрын
Sim, você tem razão, e fez bem em ter esse cuidado.Parabéns pelo profissionalismo!
@flaviomoraes284 Жыл бұрын
Luiz!! Primeiramente, o meu muito obrigado por essa iniciativa de excelência nesse canal. Descobri o seu canal esses dias e só nesse vídeo estou há quase uma semana assistindo e voltando em várias partes pra anotar tudo. Sou TST, e em virtude de muitas mudanças no Brasil abortei um projeto digital e estou retomando a área de SST. Achar esse canal está sendo como uma mina de ouro. Sou Paulistano, mas atualmente moro na Paraíba. Se precisar de mim, será um prazer atendê-lo. Estou a disposição.
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Flávio! Boa sorte na Paraíba!
@sedevilsonramalho7265 Жыл бұрын
Quem tem agradecer sou eu por esse excelente trabalho, conteúdo de grande valia, parabéns e se fosse de 5 horas seria pouco por informações valiosas como essas.. Terminei meu curso de TST a alguns meses essa foi uma aula de grande importância para mim. Muito Obrigado
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Parabéns pela conclusão do curso! Desejo sucesso na carreira!
@sedevilsonramalho7265 Жыл бұрын
@@luizeduardospinelli Obrigado. Estou com 63 anos mas estou muito animado com essa linda profissão. Estou lendo o manual sistema de ancoragem que vc indicou, muito proveitoso. Obrigado. Abraços
@rodrigotaveira90314 ай бұрын
Parabéns!! Ótima aula!!
@luizeduardospinelli3 ай бұрын
Obrigado!
@mariosousa3955 Жыл бұрын
Prezado Luiz Spinelli, párabéns pelo conteúdo. 👏🏿
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Mario!
@caveraleopoldo Жыл бұрын
Parabéns Spinelli, ótimo conteúdo, como sempre ajudando os profissionais a se manterem informados e incentivando a busca por mais informações. O importando agora é não só trinar o trabalhador na ponta mas também mostrar para os donos de empresas. Obrigado pelo vídeo.
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Leonardo! Sim, de fato, não basta capacitar os empregados se as organizações e os seus líderes também não estiverem capacitados.
@victormartins9865 Жыл бұрын
Vou apresentar meu tcc do curso segurança no trabalho dia 22/06/23 ,estou estudando muito com seus vídeos da nova nr 35 ,pois estou fazendo um estudo comparativo Da 35
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Desejo sucesso!
@evandodeoliveiraoliveira7051 Жыл бұрын
Esse cara não é bom ele é fodão sabe muito...!!
@wagner19741 Жыл бұрын
Que profissional sábio e sensato, meus parabéns.
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Wagner!
@nivaldovitor2121 Жыл бұрын
Excelente profissional , muito bom o conteúdo. Obrigado por compartilhar mero conhecimento.
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Bom proveito!
@flaviohenriquebezerradasil4037 Жыл бұрын
Bom dia, Sr. Luiz e muito obrigado por compartilhar seus vastos conhecimento.🙏🙏👋👋👋👍👍👍
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Flávio!
@andersonsantos6624 Жыл бұрын
Muito obrigado pelas explicações show👏👏👏
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Anderson!
@andersonsantos6624 Жыл бұрын
@@luizeduardospinelli Eu que agradeço, aprendendo muito com as aulas expositivas muito grato abraço..
@diegopacheco9763 Жыл бұрын
Excelente aula, professor
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Diego!
@armandosouza8054 Жыл бұрын
Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco. Lhe desejo ainda mais sucesso em sua carreira profissional.
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Armando!
@adrianoevangelista46933 ай бұрын
@@luizeduardospinellisuas ilustrações eu gostei como eu faço para baixar ele?
@luizeduardospinelli3 ай бұрын
@@adrianoevangelista4693 As ilustrações são a minha propriedade intelecutal, sou o dedentor dos direitos autorais e não autorizo o uso.
@alturabrasil2 жыл бұрын
Brilhantes comentários Spinelli! Divido das mesmas opiniões..... parabéns pelo seu excelente trabalho. Estou maratonando seus vídeos recentes da NR 35 FORÇA E HONRA!
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
Obrigado pelos elogios! Quanto aos meus vídeos recentes espero que você tenha percebido que são os mesmos. Os dois primeiros são trechos da aula integral, então, basta assisitr ao último e você assistirá a tudo. Boa aula!
@robsonluissouzacruzsouzacr6198 Жыл бұрын
Parabéns e obrigado pela excelente aula.
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Robson!
@SegurançaTrabalhoInflex Жыл бұрын
PARABENS MEU CARO PELO EXCELENTE DIDATICA..
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado!
@andreluis6250 Жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho, sempre mostrando conhecimento nos assuntos abordados .
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado André!
@dicasdear378 Жыл бұрын
Excelente explicação e questionamentos!
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado!
@r.j.valerio7233 Жыл бұрын
Parabéns Spinelli! Pelo canal e orientação deste vídeo. A NR35 é dinâmica em seus dizeres e responsabilidades. Quando na nova redação menciona sobre emergência e resgate e deixa a critério do empregador definir o conteúdo e carga horaria para o treinamento, porque não mencionou que deveria atender a norma técnica NBR 16710 que trata deste assunto!? Porque na NR33 menciona em seu anexo, que a capacitação para tal situação deve ter a carga horaria de 24h e 32h conforme norma técnica vigente que se entende que seria seguir a NBR 16710.
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Eu considero o campo Emergência e Salvamento um dos pontos fracos dessa nova NR 35. Por causa disso estou produzindo uma nova videoaula sobe o tema Emergências com base nas Normas Regulamentadoras e Normas Técnicas. E obviamente vou citar a NBR 16710.
@r.j.valerio7233 Жыл бұрын
@@luizeduardospinelli Muito obrigado! Fico na expectativa deste vídeo.
2 жыл бұрын
Concordo em tudo que você falou eu ministro treinamento em altura desde de 2014, tenho vários cursos voltado a altura além de ser profissional de acesso por cordas. E esperava que essa mudança trouxesse alterações no âmbito de absorvedores de energia sendo colocado em diferentes resistências para diferentes massas corporais. E na parte do resgate para diminuição da suspensão inerte, e tanto que já trabalhei com resgatista em espaço confinado e altura. E gostaria de trazer para minha cidade cursos de capacitação em resgate industrial. Tenho experiência nesta assunto e gostaria de me aprofundar mais, nós sabemos que esses atualização ou cursos são de valor elevado e você fazer um investimento alto para ter mais proficiência no assunto e as empresas não terem essa obrigatoriedade de treinar seus colaboradores que é o problema. Aqui em Uberlândia - MG só tem um a empresa que exige plano de resgate e um resgatista de supervisor em altura e espaço confinado. Uberlândia tem aproximadamente 1 milhão de habitantes, e considerado uma cidade polo industrial. Obrigado por gravar esse vídeo estava ciente destes assuntos mas é muito bom ver a perspectiva de outro profissional.
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
Assuntos muito específicos como absorvedores de energia devem ser tratados nas normas técnicas. Sobre a suspensão inerte, de fato, é um problema sério, mas existem algumas crenças equivocadas/exageradas sobre isso. Ainda farei uma videoaula sobre esse tema.
2 жыл бұрын
@@luizeduardospinelli O maior problema que vejo é a conscientização das empresas segurança altura e também confinado. Valeu vou seguir seu canal.....
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
@ Se os fatos se restringissem só as organizações (empregadores) o problema seria menor, mas envolve também as outras partes integrantes (empregados, poder público etc).
@DaviSantos-gr7ss Жыл бұрын
1:02:05 Boa tarde, Na frase em questão: "Quando utilizado para retenção de queda, o cinturão de segurança tipo paraquedista deve ser dotado de talabarte integrado com absorvedor de energia." Na minha interpretação a palavra "integrado" esta relacionada ao absorvedor de energia !! Pois para "reteção de quedas" é obrigatório o uso de um talabarte integrado com absorvedor de energia, pois o uso de um tababarte sem esse equipamento trará mais danos ao trabalhador em uma possivel queda, Certo ?!
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Certíssimo! E não é isso que eu questiono. Questiono a redação que pode levr a uma interpretação erronea sobre o talabarte ter que ser integrado ao cinturão.
@DaviSantos-gr7ss Жыл бұрын
Positivo, parabéns pela aula !!
@adroaldodias66602 жыл бұрын
Eu trabalhei em uma grande organização, que trabalhávamos com essa supervisão que vc comenta, '"liderança'" q era o gerente da área. Ele recebia treinamento para reconhecer os riscos, era responsável em assinar e liberar o trabalho junto com a segurança, o trabalho só era liberado com o acompanhamento e liberação dele. O TST dava o suporte e assessoria para esse supervisor, mas ele como dono da área que era o responsável pela atividade. Dependendo do grau do risco, ele permanecia no local e se fosse de auto risco o TST permanecia junto.
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
Ótimo!
@jonasferreira7131 Жыл бұрын
Muito bom o vídeo gostei muito
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado!
@zeniltooliveirasilvasilva760910 ай бұрын
Muito obrigado.
@valdirbarros55322 жыл бұрын
Parabéns pelo excelente conteúdo Mestre.
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
Obrigado Valdir!
@LuisAdriano-op7xt Жыл бұрын
Que legal ótimo Obrigado
@LuisAdriano-op7xt Жыл бұрын
Artigo 170 portador de necessidades especiais portaria da União federal
@LuisAdriano-op7xt Жыл бұрын
Em Brasília restrito Federal Obrigado
@LuisAdriano-op7xt Жыл бұрын
Destrito federal Brasília
@LuisAdriano-op7xt Жыл бұрын
Caçador santa Catarina Brasil
@LuisAdriano-op7xt Жыл бұрын
Obrigado meu presidente da república Luiz índio lula da Silveira
@AguinaldoAlmeida-wz9cq2 жыл бұрын
Parabéns!!!
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
Obrigado!
@startalpinismoindustrialea7751 Жыл бұрын
Tenho uma dúvida quando fala do profissional capacitado para ser um "supervisor" do trabalho em altura um responsável bem habilitado para essa atividade poder ser um técnico em segurança com especialização em alpinismo industrial? Hoje tenho uma empresa e uma das nossas maiores procuras e o técnico com especialização em acesso por cordas para supervisionar trabalho em altura.
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Eu costumo dizer que acesso por cordas é trabalho em altura, mas o trabalho em altura não é acesso por cordas. Sem dúvida que a soma das duas formações agrega muito ao profissional, mas não são os certificados que garantem a qualificação de um profssional e sim o seu compromisso e empenho em aprender, a sua dedicação aos estudos.
@r.j.valerio7233 Жыл бұрын
Spinelli, se a norma estabelece que se o SPCQ prevalece sobre o SPIQ, então quando num andaime tipo tubo rool (tubos e presilhas) que possui guarda corpo com os travessões (tubo) superior e intermediário e rodapé e piso adequado e sendo liberado pelo PLH, então não precisaria estar conectado com o elemento de ligação (talabarte) no próprio tubo como ponto de ancoragem?Somente utilizá-lo como forma de acesso a plataforma de andaime. Desde já agradeço.
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
O uso do cinturão de segurança e do talabarte somente se justificaria se o acesso ao alto dele implicar em risco de queda.
@r.j.valerio7233 Жыл бұрын
@@luizeduardospinelli Obrigado!
@paulobigoni2 жыл бұрын
Luiz, o item da nova NR relativo à obrigatoriedade do uso de talabarte integrado ao cinto para retenção de queda deve ter sido inserido para acabar com a dúvida sobre o uso de talabarte SEM absorvedor de energia. O texto talvez não tenha sido bem elaborado.... Acredito que essa teria sido a intenção: O fim da possibilidade de uso de talabarte sem absorvedor para retenção de queda. Lembrando que há casos onde o uso de cinto com talabarte pode ser para limitações de movimentação sem necessariamente ser para retenção de queda. Nesse caso pode ser talabarte sem absorvedor de energia...
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
Eu também gostaria de acreditar que esse item segue critérios técnicos e que foi apenas mal elaborado, mas independentemente da justificsativa, do jeito que está ele não ajuda.
@vanessasoares499 Жыл бұрын
MUITO TOP!
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Obrigado Vanessa!
@AAUUUFOGOES10 ай бұрын
Obrigado pela sua explicação, tenho dúvidas, trabalho com instalação de gás e coifas, nunca ninguém pediu a nr35, teve agora uma empresa que está pedindo e perdi o serviço. Esse curso tem que ser presencial ou pode ser on-line? Tenho essa dúvida, vi que tem site que tem esse curso. Tem algum pra indicar? Obrigado pela atenção...
@luizeduardospinelli10 ай бұрын
A norma exige conteúdo prático. E quanto a escola, procure instituições reconhecidas no mercado como SENAi, SESI...
@AAUUUFOGOES10 ай бұрын
@@luizeduardospinelli obrigado
@brunosousa1032 Жыл бұрын
Bom dia, poderia me ajudar a tirar uma dúvida? A carga horária para trabalho em altura seria de 44 horas semanas com 48 de repouso/ descanso ou não ?
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Não lembo de já ter visto alguma determinação sobre isso. Lamento!
@r.macielknives Жыл бұрын
Excelente conteúdo parabéns. O senhor que a NBR 16.710/2020 resgate em altura na indústria, pode deixar de ser seguido com essa nova redação redação da NR 35 ? forte abraço.
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Não. A nova NR 35 não valoriza ou desvaloriza a norma de resgate. Ela continua sendo a única norma técnica sobre o tema.
@makaisuon2 жыл бұрын
Uma pergunta ! Na sua opinião o que falta, leis ou pessoas, que as façam cumprir?
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
Falta bom censo, falta consciência, falta comprometimento, falta conhecimento técnico. Creio que o problema maior seja cultural. Os problemas pontuais são consequencias disso.
@lopesl4026 Жыл бұрын
Qual o motivo das sugestões não tem sido aproveitadas? Falta de conhecimento? Pressa? Descaso? Talvez nunca saibamos. E será que a situação pode ser revista? Forte abraço.
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Você conhece a estrutura de uma comissão tripartite? Ela é composta por três bancadas, a do governo, dos empregadores e a dos empregados. A dos empregadores tem participado com a missão de barrar tudo e qualquer coisa que gera demandas para as empresas. A dos empregados tem sido mal representada e a do governo costuma assumir uma posição mais conciliadora/política. Os debates pouco se valem dos aspectos técnicos. Alguma coisa precisa ser feita para mudar essa realidade.
@adroaldodias66602 жыл бұрын
Na proficiência, acredito que tivemos maiores problemas q soluções. Quando incluíram a palavra diploma, induz que, quem tem um diploma pode ou é proficiente. Q no caso é emitido por instituição de ensino vinculado ao MEC. Vai induzir que todo engenheiro ou técnico é proficiente.
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
Atualmente um certificado de um curso de instrutor de 20 ou 24 horas tem bastado para os auditores fiscais.
@adroaldodias66602 жыл бұрын
Q não é nada....E q na prática não comprova profiecia. Mas é o temos
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
@@adroaldodias6660 Sim, de fato. Um cursinho de 24 horas não faz ninguém um professor.
@diegofabiano7712 Жыл бұрын
O senhor tem algum curso de NR 33 espaço confinado?
@luizeduardospinelli Жыл бұрын
Não tenho Diego. Para o ano que vem pretendo disponibilizar um curso EAD sobre trabalho em altura (aperfeiçoamento).
@cristianooliveira38432 жыл бұрын
Oi Luiz, pode me tirar uma dúvida. É permitido usar talabarte sem ABS quando estiver utilizando ponto de ancoragem sobre a cabeça no caso fator 0?. E também se tiver subindo uma escada marinheiro mantendo fator 0 precisa atingir 2,5m para que possa usar o talabarte com ABS? Antes de atingir os 2,5m a subida deve ser feita por trava queda certo? Sou aluno de tst, você oferece algum tipo de curso?
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
Talabartes para a retenção de queda precisam ter o abosrvedor de energia, é uma necessidade. Sobre escadas, nenhuma das soluções populares oferece uma proteção adequada para baixas alturas. O travaqueda retrátil é a solução mais adequada. Aqui no canal e no meu site existem materiais de estudo. Recomendo que você os acesse. Aprenderá o porque das coisas.
@jonasferreira7131 Жыл бұрын
Porque eu trabalho em cadeira sustentada por cordas
@adroaldodias66602 жыл бұрын
Concordo em tudo, mas acredito que em relação do conteúdo da reciclagem não vai mudar na prática, pq não teve redução da carga horária. Primeiro q na prática os cursos na grande maioria é uma M... Mas se houvesse uma redução de hora aí sim seria mais preocupante. Mas não prática ngm faz reciclagem de altura. Vão lá e fazem um curso como se fossem o primeiro. Tbm acredito q 8 horas é muito pouco. Deveria ser no mínimo 16 e a reciclagem uma menor Aragão horária. Na 33 temos profissionais que chegam a 40 e na 10 tbm.
@luizeduardospinelli2 жыл бұрын
Como eu falo no vídeo, a carga horária, isoladamente, não determina a qualidade do curso. Vários fatores determinam a eficiência de um treinamento, entre eles o equilíbrio entre conteúdo e carga horária.