Рет қаралды 902
A Novena de Santa Mônica é uma poderosa devoção que ocorre entre 10 e 27 de agosto, culminando na festa de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho. Conhecida por sua fé inabalável e perseverança na oração, Santa Mônica é um exemplo de amor materno e dedicação, tendo passado anos orando pela conversão de seu filho, que se tornaria um dos maiores santos da Igreja.
Durante a novena, os fiéis são convidados a rezar com fervor, apresentando suas intenções e pedidos a Deus, especialmente em relação à conversão de familiares e amigos. A novena é um momento de reflexão, onde os devotos podem aprender com a vida de Santa Mônica a importância da oração constante e da confiança em Deus, mesmo diante das dificuldades.
Cada dia da novena oferece uma oportunidade para meditar sobre as virtudes de Santa Mônica e pedir sua intercessão. É um tempo de renovação espiritual, onde se busca fortalecer a fé e a esperança, sabendo que, assim como ela, podemos alcançar grandes graças por meio da oração.
Que a Novena de Santa Mônica nos inspire a ser perseverantes em nossas orações e a confiar na intercessão da santa, ajudando-nos a viver com amor e fé em nossas famílias e comunidades.
9º Dia
Sinal da Cruz
Meu Senhor Jesus Cristo, divino Redentor e Salvador das almas, que por mediação das piedosas lágrimas de vossa serva Mônica, dignastes-Vos converter inteiramente o coração de seu filho Agostinho, e desde o dia de sua total e ditosa conversão lhe inspirastes que fizesse sempre frutos de verdadeira penitência; pelas lágrimas benditas daquela mãe, e pela mais profunda e sincera conversão daquele bem-aventurado filho, concedei, misericordioso, a nossas almas, aquela dor de verdadeiro arrependimento, que atinge com segurança o perdão de toda culpa; aquele pranto de sincero arrependimento que apaga toda iniqüidade e toda mancha. E ao fazer tais frutos de verdadeira penitência, que devolvam a justificativa e a paz a nosso espírito contrito e humilhado, que deverá se converter e desejar ver-Vos glorioso para sempre. Amém.
Ó gloriosa Santa Mônica, espelho de esposas, modelo de mães, consolo de viúvas, mulher admirável, a quem Deus infundiu o espírito de oração e concedeu aquele dom de lágrimas com que soubestes fazer violência ao Deus das misericórdias, para que se compadecesse de vossos gemidos, escutasse vossas preces e vos concedesse as vossas suplicas, nós que sofremos e choramos nos tristes caminhos da vida, a suplicar-vos que nos atinjais o espírito de oração que tivestes e a misericórdia que merecem nossas culpas, para que derramando com humildade nosso coração diante de Deus de toda piedade e misericórdia, atinjamos a graça de viver a santa vida que vivestes na terra, e mereçamos a glória que gozais agora no céu, em companhia de nossos pais, esposos e filhos, e de todos os que pelo sangue e pelo afeto nos pertencem e são, em Jesus Cristo, Senhor nosso, amados e queridos de nosso coração. Amém.
Nono Dia - Intercessão dos santos
Ó Deus, que sempre vos comprazes na glória de vossos santos e vos mostras neles admirável para que sejam venerados entre os povos; e assim no traslado das santas relíquias de vossa serva Mônica, desde o porto de Ostia à Cidade Eterna, dignastes-vos honrá-la com o júbilo dos povos que a saudavam a seu passo, com a devoção de tantas mães que saíam a oferecer-lhe seus filhos e suas lágrimas e a acompanhastes naquela gloriosa viagem com os prodígios de vossa onipotência, fazendo, por sua mediação, desejadíssimos milagres; pelo suave aroma que exalam em vossa presença os restos venerados daquela mulher santa e admirável, dignai-vos acordar-me de minha indiferença, ressuscitar-me a vossa graça e conceder-me quanto vos peço para minha saúde eterna e a de todos aqueles que Vós pusestes sob meu amor e cuidado. Glorificado seja, deste modo, o vosso nome e o nome de Mônica, vossa serva, pelos séculos dos séculos. Amém.
3 Pai Nossos
3 Ave Marias
3 Glórias ao Pai
PRECES
ACLAMAÇÕES
Oração Final
Gloriosíssima e bem-aventurada, Santa Mônica! Grande na paciência, magnânima na esperança e ditosa no triunfo; mulher sábia e prudente, que soubestes edificar vossa casa e nela resplandecentes como o sol quando amanhece nas alturas do céu, e em tudo fostes exemplo esclarecido à mulher cristã; agora que estais já na “terra dos que vivem para sempre, onde não há prantos nem gemidos, nem dor alguma”, lembrai-vos das que ainda gememos e choramos neste vale, onde gemestes e chorastes; e intercedei diante do Senhor para que tenha compaixão de tantas mães e esposas em suas tribulações e trabalhos, e para que recolha nossos gemidos e escute nossas preces e nos conceda, como a vós, o fim de todos nossos desejos, e mereçamos, num dia, reinar e descansar na glória como vós, rodeadas de todos os entes queridos de nosso coração, e abençoar, ali, convosco as eternas misericórdias do Senhor, pelos séculos dos séculos. Amém.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!
Amém!
Voz: Gustavo Grimacio
Música: Frolic
Autor: E's Jammy Jams