Рет қаралды 32,755
O Alambamento (ou Alembamento) na Tradição Bakongo, foi um filme realizado com uma câmera fotográfica Nikon CMOS, no interior do Bairro Palanka de Luanda. O convite foi feito por Miguel Kilaudianza, parente da noiva, que também é o responsável pela tradução (do Bakongo) e pela narração do ritual.
O ritual do Alambamento não é exclusivo dos Bakongo, pois está presente em vários grupos etnicos de Angola e da região Bantu. Evidentemente que mesmo no interior dos Bakongos há grandes diversidades do ritual.
O Alambamento é um ritual que visa expressar a união conjugal, no interior de um conjunto de ações que simbolizam o encontro entre o Clâ da família do noivo e o Clã da familia da noiva. O que significa, em grandes medidas, na oferta (família do noivo) de certos valores materiais (roupas, bebidas, animais, utensílios para a casa etc.) bem como na entrega de dinheiro. No entanto, os objetos que circulam o ritual exercem uma função puramente decorativa, pois as razões principais estão associadas aos seus simbolismos e não ao valor intrínseco do objeto. Um terno de marca ou um vinho especial, apesar de carregar o peso do signo do produto, perdem a força primordial da marca quando estão imersos no processo simbólico.
A "entrega da noiva" acaba sendo o centro do rirual e das permutas, pois a intenção é tanto valorizar a figura feminina como quem procria e oferece vida aos seres, quanto como a personagem que deve ser protegida e cuidada.
Sérgio Bairon
Coordenador do CEDIPP - Pesquisador do Diversitas/USP