No video

O Anel de Giges: lições de ética dos gregos aos nossos dias, com Eduardo Giannetti e Eduardo Wolf

  Рет қаралды 60,609

Café Filosófico CPFL

Café Filosófico CPFL

Жыл бұрын

"A partir da fábula de Giges, presente no segundo livro da República de Patão, na qual um camponês encontra um anel capaz de lhe conceder o poder da invisibilidade, Eduardo Giannetti faz uma reflexão a um só tempo acessível e erudita sobre a diferença entre ser e parecer. Investigando o experimento mental de se viver sem impedimentos ou censura social, e pondo à prova os ideais de plenitude e felicidade das tradições filosóficas ocidentais, este livro convida o leitor a penar o que nos leva a agir como agimos e a ser quem somos".
Eduardo Giannetti, é formado em Economia e Ciências Sociais pela USP e com Ph.D. em Economia pela Universidade de Cambridge, tendo lecionado em ambas as instituições e no INSPER-SP.
É autor de 11 livros de ficção e de não ficção e foi agraciado com o Prêmio Jabuti em duas ocasiões. Autoengano, de 1997, vendeu mais de 60 mil exemplares e foi traduzido para Inglaterra, Itália, Holanda, Iugoslávia e Japão. Entre seus livros estão Felicidade, O valor do amanhã e A ilusão da alma - Biografia de uma ideia fixa, Trópicos Utópicos, O Elogio do Vira-Lata e O Anel de Giges (todos pela Companhia das Letras).
Um dos maiores intelectuais públicos brasileiros, Eduardo Giannetti foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2022.
Eduardo Wolf, professor de Filosofia Antiga da Universidade de Brasília (UnB), professor do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da UnB e pesquisador da Cátedra Archai-Unesco de Filosofia, além de membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga da Universidade de São Paulo (USP). Editor-associado da revista Acadêmica Archai, editada pela Universidade de Coimbra e pela Universidade de Brasília, é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, tendo sido pesquisador visitante na Universidade Ca’Foscari (Veneza, Itália). Foi curador-assistente e editor de conteúdo do Fronteiras do Pensamento, crítico de livros da revista Veja e fundador da plataforma digital multimídia Estado da Arte, publicada no site do jornal O Estado de S. Paulo, tendo sido, ainda, colunista do jornal Zero Hora e colaborador de diversas outras publicações. Foi professor e pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento Mídia (LABÔ) na PUC-SP (2019-2020) e Secretário Adjunto de Cultura de Porto Alegre (2017). Editou, entre outros, os volumes Pensar a Filosofia e Pensar o Contemporâneo, lançados pela Arquipélago Editorial. Traduziu os ensaios de T. S. Eliot (Notas para uma Definição de Cultura e A Ideia de uma Sociedade Cristã e Outros Ensaios - É Realizações) e diversos títulos de filosofia (A Filosofia Antes de
Sócrates, de Richard Mckirahan (Editora Paulus), A invenção da Filosofia, de Néstor-Cordero (Editora Odysseus).
Palestra do módulo Filosofia: sua história, nossa vida, de Eduardo Wolf
A história dos 20 anos do Café Filosófico CPFL, celebrada em 2023, traz a marca da filosofia em seu DNA, não apenas em seu nome. Não é um simples acidente que este projeto, dos mais longevos e importantes do cenário cultural brasileiro, traga em seu nome filosófico, justamente. Além de resgatar e revitalizar a tradição do livre e informado debate de ideias, da reflexão crítica e arejada -- sempre combinada com o formato informal, descontraído e agradável da boa conversação --, o projeto da CPFL reuniu alguns dos principais nomes do cenário filosófico brasileiro.
Para comemorar esta tradição, revisitando-a nestes seus 20 anos, propõe-se um Café Filosófico CPFL especial dedicado à relação de alguns dos grandes clássicos do pensamento filosófico com a História e com a Vida: de que maneira as imorredouras lições da filosofia se renovam, se transformam, se transmutam em novos e radicais questionamentos? O que permanece da perplexidade originária das primeiras indagações? Que novas perplexidades nos sustentam na trilha do pensamento?
Por meio de tais reflexões, a Filosofia e sua história tocam a própria vida vivida por cada um de nós, e em cada um dos quatro encontros que compõem o presente ciclo, realizaremos um mergulho em grandes temas e problemas - clássicos e contemporâneos - que mobilizam nossas existências e nos lançam nesta grande conversação ininterrupta das ideias maiúsculas.
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: / tvcultura
Twitter: / tvcultura
Instagram: / tvcultura
Site: tvcultura.com.br/
Siga o Instituto CPFL
- Facebook: / institutocpfl
- Twitter: / cafe_filosofico
- Site: www.institutocp...

Пікірлер
A utopia brasileira, por Eduardo Giannetti
44:25
FecomercioSP
Рет қаралды 115 М.
拉了好大一坨#斗罗大陆#唐三小舞#小丑
00:11
超凡蜘蛛
Рет қаралды 14 МЛН
How I Did The SELF BENDING Spoon 😱🥄 #shorts
00:19
Wian
Рет қаралды 37 МЛН
Eduardo Giannetti | Provoca | 01/11/2022
53:12
Provoca
Рет қаралды 65 М.
Eduardo Giannetti lança "O Valor do Amanhã" - 22/04/06
55:33
Sempre Um Papo - Ano 38
Рет қаралды 4,3 М.
Identidade e Identitarismo
1:02:25
Academia Brasileira de Letras
Рет қаралды 8 М.
Alegria para viver, com Claudio Thebas #aovivo
2:02:41
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 27 М.
Espinosa, o principal filósofo português? | Leandro Karnal e José Rodrigues dos Santos
48:07
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 85 М.
Eduardo Giannetti no #SempreUmPapo - 2018
1:39:10
Sempre Um Papo - Ano 38
Рет қаралды 11 М.
monja coen e mario sergio cortella em especial do café filosófico
1:46:07
JONES MANOEL  - HISTÓRIA POLÍTICA E SOCIEDADE - KRITIKÊ PODCAST #298
3:32:26
Debate entre os expositores do seminário de economia
39:16
Fundação Rede Brasil Sustentável
Рет қаралды 29 М.